SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: As diversas facetas do Consumo SUBTEMA: Geografia
e consumo |
UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento
Espacial OBJETO DE CONHECIMENTO: Transformação das Paisagens Naturais e
Antrópicas. |
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Objetivo
geral: Estudo do espaço, da
superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos,
frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 6° Período: 01/08/2022 a
27/08/2022 Nº de Aulas: 12 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE06) Identificar as características
das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento
da agropecuária e do processo de industrialização. (EF06GE06BA) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas
de diversos serviços, partindo de sua realidade. (EF06GE06IT) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento
da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimenta-do-reino e
eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles
ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju. (EF06GE07IT) Explicar as mudanças na interação humana com a
natureza destacando as vantagens e desvantagens da indústria de cerâmicas,
cuja matéria-prima é extraída nas planícies e margens do Rio Jucuruçu em
Itamaraju) a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos
processos produtivos em seu município ou em sua comunidade, estado, no Brasil
e no mundo. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os
conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de
problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 5. Desenvolver e
utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender
o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de quatro
semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma
visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
1ªAula
ETAPA1:
Inicie a aula com um bom dia e a chamada, seguidamente abordar sore o tema a
ser trabalhado durante a IIIunidade,
sndagem dos objetos de conhecimentos trabalhados
e discutidos com os alunos. Comece com alguns questionamentos sobre “ As
diversas facetas do consumo” fazendo um levantamento prévio do aluno,
estimulando os alunos a discuti sobre o assunto e levando-os a reflxão sobre
o consumo consciente através de um de
texto disponível na apostila. ETAPA 2:
Em seguida sugerir um dos dois vídeos que
estaão disponível nesses links: https://youtu.be/rd4gOK7r6Ts sobre “ Consumo e consumismo” https://youtu.be/3lxdBt-KeJU Orientar os alunos
a assistir e fazer anotações daquilo que mais o chamou atenção! Logo depois questionamentos... é importante abrir um
espaço para o aluno se expressar sobre o assunto abordado e logo após
socializar.
2ªAula ETAPA 1: Sugerimos que de forma introdutória você
utilize a imagem abaixo, estimulando os alunos a irem colorindo e
identificando os continentes tomando como referência o Planisfério da página 83 do livro de Geografia. Outra
possibilidade é que os alunos façam o decalque do próprio livro. ETAPA 2 : Correção da atividade.
3ºAula
ETAPA 1:
Para os colegas que tem a disponibilidade
das midias sociais em suas escolas, proporcionarem aos alunos assistirem essa
animação bem didática a respeito dos Continentes. https://www.youtube.com/watch?v=l5_dcoioiB8&t=1s . Outra opção é fazer uso da leitura coletiva
seguido de explicação; ou ainda para os que preferirem podem usar o texto
abaixo: Texto: "Continentes são grandes massas de terra banhadas por mares e oceanos. A superfície do planeta Terra se divide hoje em seis grandes continentes, que são África, América, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A sua formação e a atual disposição dos continentes são explicadas por meio da teoria da deriva continental. Com exceção da Antártida, todos os continentes se dividem em unidades territoriais chamadas de países. Alguns países pertencem a mais de um continente ao mesmo tempo, sendo chamados de transcontinentais." Resumo sobre Continentes: "Continentes
são imensas porções de terra banhadas pelos oceanos. Juntos,
somam uma área de 149 milhões de km², aproximadamente. Sua
configuração atual é explicada pela teoria da deriva continental. A
Terra se divide em seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e
Antártida. País é
a unidade política em que os continentes estão divididos, exceto a Antártida. Todos
os continentes são banhados por pelo menos um dos cinco oceanos que formam a
parcela de água da superfície terrestre. A Ásia
é o mais extenso e mais populoso continente do mundo. O menor deles é a
Oceania. A
Terra é formada por cinco oceanos: oceano Atlântico (América, Europa,
África), oceano Pacífico (América, Ásia, Oceania), oceano Índico (Oceania,
Ásia, África), oceano Glacial Ártico (Ásia, Europa, América) e oceano Glacial
Antártico (Antártica). Quais são os continentes da Terra? A superfície do planeta Terra se encontra
dividida em seis continentes: América;África;Europa;Ásia;Oceania;Antártida. Com exceção da Antártida, todos os continentes apresentam
subdivisões estabelecidas com base em critérios políticos, econômicos e
socioculturais." "Os continentes são extensas parcelas de
terra banhadas pelos oceanos. Eles são formados por uma imensa área emersa e
uma extensão situada abaixo do nível da água do mar, que é denominada
plataforma continental. Juntos, perfazem uma área de aproximadamente 149
milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 30% da superfície
terrestre. Estando posicionados sobre placas tectônicas, os
continentes se originaram por meio do movimento desses blocos sobre o magma
terrestre, processo explicado através da teoria da deriva continental. A
atual configuração da superfície do planeta teve início há 200 milhões de
anos, com a desagregação do supercontinente Pangeia, e adquiriu o formato dos
continentes observados hoje durante o começo do período Quaternário, há 2,6
milhões de anos." 4º AULA ETAPA 1 e 2: Solicitar
aos alunos que pesquisem o que São ilhas e arquipélagos. Outra
opção e direcionar os alunos a montarem
maquetes ( sustentáveis) representando as ilhas e arquipélagos e expliquem
sobre o tema. Outra sugestão fazer a leitura compartilhada do texto abaixo. Em
seguida explicação, questionamento e socialização. AS
ILHAS E OS ARQUIPÉLAGOS As ilhas são porções de terra emersas
cercadas pelas águas de um oceano, mar, rio ou lago. Elas podem ter pequenas
ou grandes dimensões. Arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das
outras. O Arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, é formado por cinco
ilhas. O Japão, outro exemplo de arquipélago, reúne quatro ilhas grandes e
milhares de ilhas pequenas. Ilhas continentais e ilhas oceânicas As ilhas são continentais quando se
localizam nas proximidades de um continente. Em um passado bem remoto, elas
fizeram parte do continente. Um exemplo no Brasil é a Ilha de Santa Catarina,
onde está a cidade de Florianópolis. As ilhas são oceânicas quando não têm
ligação com os continentes. Há dois tipos de ilhas oceânicas: ilhas
coralíneas (atol); ilhas vulcânicas. As ilhas oceânicas localizam-se em
alto-mar e fazem parte do relevo submarino.
5ºAula ETAPA 1 e 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura, sugerir aos
alunos a copiar e responder a atividade e em seguida a correção e
socialização.
Atividade 1 Escreva em seu
caderno a qual continente corresponde cada uma das características
apresentadas a seguir. a) É o continente mais
extenso no sentido norte-sul. b) Atualmente, possui
um bloco político e econômico que permite o livre-comércio e a livre
circulação de pessoas entre seus países. c) A maioria de seus
países é formada por ilhas. d) Possui o maior
número de países e uma grande variedade de paisagens. e) Devido às suas
baixíssimas temperaturas, não possui uma população fixa. f) Possui a maior
população total e a maior área territorial. 2 Defina com apenas uma palavra: a) Conjunto de ilhas
próximas entre si. b) Ilha sem ligação com
o continente. c) Ilha próxima ao
continente. d) Recife coralíneo
circular. 3. As terras emersas (
acima do nível do mar) são divididas em seis continentes, quais são eles? 4. Qual é a diferença
entre Ilha e Arquipélago? 5-Os continentes são
grandes porções de terras, limitadas pelas águas dos oceanos e dos mares.
Diante dessa afirmação desenhe o mapa munde com as divisões continentais.
aponte os oceanos de azul-claro. b. Com a ajuda de um atlas, pinte cada
continente do planisfério acima com uma cor diferente. correlacione aqui o nome
dos seis continentes. d. O país em que você mora se localiza em qual
continente?
6º AULA ETAPA 1 e 2:Correção
da atividade da aula anterior, aproveitando esse momento para revisar
explicação anterior.
7º AULA ETAPA 1 e 2:Fazer
a introdução do conteúdo Oceanos e Mares, utilizando o mapa, se houver na
escola, mostrando ao aluno a localização de cada um deles. Logo depois façam
roda de leitura, onde os alunos vão lendo o conteúdo e o professor fazer a
explicação. 8ºAula ETAPA 1:
Elaborar acertivas de verdadeiro ou falso copiar no quadro com base
nas páginas 95,96 e 97. Com
essa atividade o aluno terá que ler o conteúdo do livro para responder e
justificar porque a alternativa é verdadeira ou falsa. Outra
sugestão:Leitura compartilhada das páginas 92 a 97 do livro didático de
Geagrafia ou do texto disponível na apostila. Explorar o tema com outras
questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo
proposto abaixo: Diferença entre mares e oceanos. https://www.youtube.com/watch?v=jjxwA-zCwoc Leitura do texto:
Oceanos
e mares Os oceanos são grandes extensões de água
salgada que cobrem 70,8% da superfície da Terra, envolvendo e separando os
continentes. Observe o mapa desta página. Já os mares são partes dos oceanos
localizadas próximo aos continentes ou em seu interior. Assim como a superfície dos continentes, o
fundo dos oceanos possui diferentes formas, destacando-se as extensas cadeias
montanhosas, também denominadas dorsais, e as áreas rebaixadas e aplainadas,
chamadas de planícies abissais. As águas oceânicas estão em constante
movimento por influência da rotação da Terra. Somadas a ela, as diferenças de
temperatura e salinidade das águas provocam o deslocamento de massas de água
nos oceanos, conhecidas como correntes marítimas. OS OCEANOS Existem quatro oceanos: Pacífico,
Atlântico, Índico e Glacial Ártico. O oceano Pacífico é o maior dos oceanos e
cobre cerca de um terço da superfície terrestre. Nas suas fossas marinhas,
encontram-se os locais mais profundos dos oceanos. A Fossa das Marianas, nas
proximidades das ilhas da Micronésia, ao norte da Austrália, alcança 11 000
metros de profundidade. Ele tem importância estratégica comercial e militar,
sobretudo para os países da Ásia, da Oceania e para os Estados Unidos.
Algumas nações asiáticas voltadas para o Pacífico
se tornaram grandes exportadores de produtos industrializados, utilizando
seus portos marítimos como porta de saída para as mercadorias. O oceano Atlântico é o segundo maior
oceano do mundo. O oceano Índico é
o terceiro maior do mundo e tem sua maior parte localizada no Hemisfério Sul.
O Índico é a rota de muitos navios que saem da Ásia rumo a outros pontos do
mundo. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas vivem às margens dele e
importantes atividades se desenvolvem em suas águas, como a pesca de atum e a
exploração de petróleo. ·
As
águas do oceano Glacial Ártico
apresentam baixas temperaturas e permanecem congeladas durante grande parte
do ano.
OS MARES Os mares, em relação aos oceanos,
apresentam menor profundidade, além de maior variação de quantidade de sal,
temperatura e transparência das águas. Classificam-se em mar aberto, mar
fechado e mar interior. ·
O
mar aberto, também denominado mar
costeiro, é aquele que se comunica com o oceano por largas passagens, a
exemplo do Mar do Norte, na Europa. ·
O
mar fechado, também denominado mar
isolado, não possui comunicação com um oceano ou outro mar. Localiza-se
dentro das terras continentais, como um grande lago salgado, a exemplo do mar
Morto, entre Israel e Jordânia, na Ásia. ·
O
mar interior, também denominado
mar continental, comunica-se com o oceano por estreitos ou canais. O mar
Mediterrâneo, por exemplo, comunica-se com o oceano Atlântico pelo Estreito
de Gibraltar.
9ºAula ETAPA 1e 2 : Boas vindas bate papo sobre a aula anterior
para a socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre
os mares e oceanos. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o
que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na
aula anterior. Em seguida propor atividade complementar presente na apostila.Nessa
aula você pode pedir para o aluno lê o texto em anexo ou usar o livro nas (
92 a 97 ). OBS: No termino da explicação pode aplicar
essa atividade para o aluno ou elaborar outra que achar mais interessante. Atividade 1- O nome do oceano que preenche a lacuna
conforme a característica citada é o: a) Índico b) Glacial Ártico c) Pacífico d) Glacial Antártico e ) Atlântico 2- Relacione as colunas,
indicando as respectivas características dos oceanos. Coluna 01 Coluna 02 (1)Oceano Pacífico I. ( )
Apresenta a maior profundidade média dos oceanos. (2)Oceano Índico II. ( ) As diferenças de temperaturas provocam a
ocorrência das monções. (3)Oceano Atlântico III. ( ) Maciça presença
de terremotos e tsunamis. IV.
( )Originaosfenômenos“ElNiño”e“La Niña”.V.
( ) Os maiores rios do
mundo desembocam em suas águas. 3- Sobre os principais movimentos da água
dos mares, é INCORRETA a afirmação: a)O movimento lento de subida e
descida do nível da água do mar é denominado de corrente marinha b) As ondas são movimentos superficiais da
água do mar provocadas pela ação dos ventos atmosféricos ou em razão de
terremotos no fundo do mar. c)O fenômeno da ressurgência
ocorre quando correntes marinhas frias e quentes encontram-se, provocando
movimentação das águas em um determinado lugar, e as águas frias de grande
profundidade sobem em direção à superfície. d) A atuação combinada da Lua e
do Sol provoca sobre os oceanos o fenômeno das marés. e)O movimento de rotação exerce
influência sobre a movimentação da massa líquida da superfície terrestre. 4- Assinale a alternativa em que aparecem
somente as águas doces da superfície. a), mares, lagos. b)Rios, lagos, geleiras. c)Rios, mares, lagos. d) Rios, lagos e oceanos. 5 – O que são oceanos? 10ºAula
ETAPA 1 : Correção da atividade anterior, de
forma oral, incentivando o aluno em sua autonomia.
ETAPA 2: Como forma a
incentivar os alunos a leitura e interpretação do conteúdo trabalhado ,
atividade do livro páginas 98 e 99. 11ºAula ETAPA 1e 2:
Correção e revisão da atividade anterior. Na
sequência roda de leitura pelos alunos
do texto da página 100 e 101, seguido dos apontamentos do professor.
12ºAula ETAPA 1e 2: O mapas
mentais tem se mostrado uma ferramenta de aprendizagem muito interessante.
Com base nisso, orientar os alunos com base nos aprendizados, utilizando o
livro, ou em pesquisa por outras vias produzirem o seu próprio mapa mental,
um sobre os Continentes e outro sobre
os Oceanos. RECURSOS: ( 83 a 99)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 93 a 99) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Referencias: Livro didático
Araribá Mais Geografia 6º ano. Link: https://youtu.be/rd4gOK7r6Ts sobre “Consumo e consumismo” Link: https://youtu.be/3lxdBt-KeJU “A história da
Água Engarrafada” Diferença entre mares e oceanos. https://www.youtube.com/watch?v=jjxwA-zCwoc
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Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
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