6º SEQUÊNCIA DIDÁTICAS DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO E 7ºANO DE 2022

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Geografia e consumo

UNIDADE TEMÁTICA:  Formas de Representação e Pensamento Espacial

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Transformação das Paisagens Naturais e Antrópicas.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                          Período: 01/08/2022  a  27/08/2022                                Nº de Aulas: 12

                                HABILIDADES

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimenta-do-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju.

(EF06GE07IT) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza destacando as vantagens e desvantagens da indústria de cerâmicas, cuja matéria-prima é extraída nas planícies e margens do Rio Jucuruçu em Itamaraju) a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em seu município ou em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência  terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                                                 1ªAula

ETAPA1: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, seguidamente abordar sore o tema a ser trabalhado durante a IIIunidade, sndagem  dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos. Comece com alguns questionamentos sobre “ As diversas facetas do consumo” fazendo um levantamento prévio do aluno, estimulando os alunos a discuti sobre o assunto e levando-os a reflxão sobre o consumo consciente através de um  de texto disponível na apostila.

       

 

ETAPA 2: Em seguida sugerir um dos dois  vídeos que estaão disponível nesses  links:

 https://youtu.be/rd4gOK7r6Ts sobre “ Consumo e consumismo”

 https://youtu.be/3lxdBt-KeJU  Orientar os alunos a assistir e fazer anotações daquilo que mais o chamou atenção!

Logo depois questionamentos... é importante abrir um espaço para o aluno se expressar sobre o assunto abordado e logo após socializar.

                                                                                   2ªAula

 

ETAPA 1: Sugerimos que de forma introdutória você utilize a imagem abaixo, estimulando os alunos a irem colorindo e identificando os continentes tomando como referência o Planisfério  da página 83 do livro de Geografia. Outra possibilidade é que os alunos façam o decalque do próprio livro.

 

 

 

 ETAPA 2 : Correção da atividade.   

 

 

                                                                                              3ºAula

 

 ETAPA 1:  Para os colegas que tem a disponibilidade das midias sociais em suas escolas, proporcionarem aos alunos assistirem essa animação bem didática a respeito dos Continentes. https://www.youtube.com/watch?v=l5_dcoioiB8&t=1s .

 

 Outra opção é fazer uso da leitura coletiva seguido de explicação; ou ainda para os que preferirem podem usar o texto abaixo:

Texto:

           

"Continentes são grandes massas de terra banhadas por mares e oceanos. A superfície do planeta Terra se divide hoje em seis grandes continentes, que são África, América, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A sua formação e a atual disposição dos continentes são explicadas por meio da teoria da deriva continental. Com exceção da Antártida, todos os continentes se dividem em unidades territoriais chamadas de países. Alguns países pertencem a mais de um continente ao mesmo tempo, sendo chamados de transcontinentais."

 

Resumo sobre Continentes:

 

"Continentes são imensas porções de terra banhadas pelos oceanos.

Juntos, somam uma área de 149 milhões de km², aproximadamente.

Sua configuração atual é explicada pela teoria da deriva continental.

A Terra se divide em seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.

País é a unidade política em que os continentes estão divididos, exceto a Antártida.

Todos os continentes são banhados por pelo menos um dos cinco oceanos que formam a parcela de água da superfície terrestre.

A Ásia é o mais extenso e mais populoso continente do mundo. O menor deles é a Oceania.

A Terra é formada por cinco oceanos: oceano Atlântico (América, Europa, África), oceano Pacífico (América, Ásia, Oceania), oceano Índico (Oceania, Ásia, África), oceano Glacial Ártico (Ásia, Europa, América) e oceano Glacial Antártico (Antártica).

Quais são os continentes da Terra?

A superfície do planeta Terra se encontra dividida em seis continentes:

 

América;África;Europa;Ásia;Oceania;Antártida.

Com exceção da Antártida, todos os continentes apresentam subdivisões estabelecidas com base em critérios políticos, econômicos e socioculturais."

"Os continentes são extensas parcelas de terra banhadas pelos oceanos. Eles são formados por uma imensa área emersa e uma extensão situada abaixo do nível da água do mar, que é denominada plataforma continental. Juntos, perfazem uma área de aproximadamente 149 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 30% da superfície terrestre.

Estando posicionados sobre placas tectônicas, os continentes se originaram por meio do movimento desses blocos sobre o magma terrestre, processo explicado através da teoria da deriva continental. A atual configuração da superfície do planeta teve início há 200 milhões de anos, com a desagregação do supercontinente Pangeia, e adquiriu o formato dos continentes observados hoje durante o começo do período Quaternário, há 2,6 milhões de anos."

4º AULA

 

 ETAPA 1 e 2: Solicitar aos alunos que pesquisem o que São ilhas e arquipélagos.

Outra opção e direcionar os alunos a  montarem maquetes ( sustentáveis) representando as ilhas e arquipélagos e expliquem sobre o tema. Outra sugestão fazer a leitura compartilhada do texto abaixo. Em seguida explicação, questionamento e socialização.

 

AS ILHAS E OS ARQUIPÉLAGOS

 

 As ilhas são porções de terra emersas cercadas pelas águas de um oceano, mar, rio ou lago. Elas podem ter pequenas ou grandes dimensões. Arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras. O Arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, é formado por cinco ilhas. O Japão, outro exemplo de arquipélago, reúne quatro ilhas grandes e milhares de ilhas pequenas.

   Ilhas continentais e ilhas oceânicas

  As ilhas são continentais quando se localizam nas proximidades de um continente. Em um passado bem remoto, elas fizeram parte do continente. Um exemplo no Brasil é a Ilha de Santa Catarina, onde está a cidade de Florianópolis. As ilhas são oceânicas quando não têm ligação com os continentes. Há dois tipos de ilhas oceânicas: ilhas coralíneas (atol); ilhas vulcânicas. As ilhas oceânicas localizam-se em alto-mar e fazem parte do relevo submarino.

            

                                                                                 5ºAula

 

  ETAPA 1 e 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura, sugerir aos alunos a copiar e responder a atividade e em seguida a correção e socialização.                                                                  

                                                                          Atividade

1 Escreva em seu caderno a qual continente corresponde cada uma das características apresentadas a seguir.

a) É o continente mais extenso no sentido norte-sul.

b) Atualmente, possui um bloco político e econômico que permite o livre-comércio e a livre circulação de pessoas entre seus países.

c) A maioria de seus países é formada por ilhas.

d) Possui o maior número de países e uma grande variedade de paisagens.

e) Devido às suas baixíssimas temperaturas, não possui uma população fixa.

f) Possui a maior população total e a maior área territorial.

 2 Defina com apenas uma palavra:

a) Conjunto de ilhas próximas entre si.

b) Ilha sem ligação com o continente.

c) Ilha próxima ao continente.

d) Recife coralíneo circular.

3. As terras emersas ( acima do nível do mar) são divididas em seis continentes, quais são eles?

4. Qual é a diferença entre Ilha e Arquipélago?

5-Os continentes são grandes porções de terras, limitadas pelas águas dos oceanos e dos mares. Diante dessa afirmação desenhe o mapa munde com as divisões continentais. aponte os oceanos de azul-claro. b. Com a ajuda de um atlas, pinte cada continente do planisfério acima com uma cor diferente. correlacione aqui o nome dos seis continentes. d. O país em que você mora se localiza em qual continente?

                                                                             6º AULA

 

 

  ETAPA 1 e 2:Correção da atividade da aula anterior, aproveitando esse momento para revisar explicação anterior.

                                                                             7º AULA

 

ETAPA 1 e 2:Fazer a introdução do conteúdo Oceanos e Mares, utilizando o mapa, se houver na escola, mostrando ao aluno a localização de cada um deles. Logo depois façam roda de leitura, onde os alunos vão lendo o conteúdo e o professor fazer a explicação.

https://www.youtube.com/watch?v=LaPhmHNilCA

     

                                                                                     8ºAula

 

ETAPA 1:  Elaborar acertivas  de verdadeiro ou falso copiar no quadro com base nas páginas 95,96 e 97.

Com essa atividade o aluno terá que ler o conteúdo do livro para responder e justificar porque a alternativa é verdadeira ou falsa.

 Outra sugestão:Leitura compartilhada das páginas 92 a 97 do livro didático de Geagrafia ou do texto disponível na apostila. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Diferença entre mares e oceanos. https://www.youtube.com/watch?v=jjxwA-zCwoc

Leitura do texto:

                                                                           Oceanos e mares

  Os oceanos são grandes extensões de água salgada que cobrem 70,8% da superfície da Terra, envolvendo e separando os continentes. Observe o mapa desta página. Já os mares são partes dos oceanos localizadas próximo aos continentes ou em seu interior.

  Assim como a superfície dos continentes, o fundo dos oceanos possui diferentes formas, destacando-se as extensas cadeias montanhosas, também denominadas dorsais, e as áreas rebaixadas e aplainadas, chamadas de planícies abissais. As águas oceânicas estão em constante movimento por influência da rotação da Terra. Somadas a ela, as diferenças de temperatura e salinidade das águas provocam o deslocamento de massas de água nos oceanos, conhecidas como correntes marítimas.

                                                                                 OS OCEANOS

  Existem quatro oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico e Glacial Ártico. O oceano Pacífico é o maior dos oceanos e cobre cerca de um terço da superfície terrestre. Nas suas fossas marinhas, encontram-se os locais mais profundos dos oceanos. A Fossa das Marianas, nas proximidades das ilhas da Micronésia, ao norte da Austrália, alcança 11 000 metros de profundidade. Ele tem importância estratégica comercial e militar, sobretudo para os países da Ásia, da Oceania e para os Estados Unidos. Algumas nações asiáticas voltadas para o Pacífico se tornaram grandes exportadores de produtos industrializados, utilizando seus portos marítimos como porta de saída para as mercadorias. O oceano Atlântico é o segundo maior oceano do mundo. O oceano Índico é o terceiro maior do mundo e tem sua maior parte localizada no Hemisfério Sul. O Índico é a rota de muitos navios que saem da Ásia rumo a outros pontos do mundo. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas vivem às margens dele e importantes atividades se desenvolvem em suas águas, como a pesca de atum e a exploração de petróleo.

·         As águas do oceano Glacial Ártico apresentam baixas temperaturas e permanecem congeladas durante grande parte do ano.

                                                                         OS MARES

   Os mares, em relação aos oceanos, apresentam menor profundidade, além de maior variação de quantidade de sal, temperatura e transparência das águas. Classificam-se em mar aberto, mar fechado e mar interior.

·         O mar aberto, também denominado mar costeiro, é aquele que se comunica com o oceano por largas passagens, a exemplo do Mar do Norte, na Europa.

·         O mar fechado, também denominado mar isolado, não possui comunicação com um oceano ou outro mar. Localiza-se dentro das terras continentais, como um grande lago salgado, a exemplo do mar Morto, entre Israel e Jordânia, na Ásia.

·         O mar interior, também denominado mar continental, comunica-se com o oceano por estreitos ou canais. O mar Mediterrâneo, por exemplo, comunica-se com o oceano Atlântico pelo Estreito de Gibraltar.

 

                                                                                           9ºAula

ETAPA 1e 2 :  Boas vindas bate papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre os mares e oceanos. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior. Em seguida propor atividade complementar presente na apostila.Nessa aula você pode pedir para o aluno lê o texto em anexo ou usar o livro nas ( 92 a 97 ).

 OBS: No termino da explicação pode aplicar essa atividade para o aluno ou elaborar outra que achar mais interessante.

                                                                                        Atividade                                  

   1- O nome do oceano que preenche a lacuna conforme a característica citada é o:

a) Índico

b) Glacial Ártico

c) Pacífico

d) Glacial Antártico

e ) Atlântico

2- Relacione as colunas, indicando as respectivas características dos oceanos. Coluna 01 Coluna 02

 (1)Oceano Pacífico I.                               ( ) Apresenta a maior profundidade média dos oceanos.

(2)Oceano Índico II.                                 ( ) As diferenças de temperaturas provocam a ocorrência das monções.

 (3)Oceano Atlântico III.                          ( ) Maciça presença de terremotos e tsunamis. IV.

                                                                    ( )Originaosfenômenos“ElNiño”e“La Niña”.V.

                                                                    ( ) Os maiores rios do mundo desembocam em suas águas.

  3- Sobre os principais movimentos da água dos mares, é INCORRETA a afirmação:

a)O movimento lento de subida e descida do nível da água do mar é denominado de corrente marinha

 b) As ondas são movimentos superficiais da água do mar provocadas pela ação dos ventos atmosféricos ou em razão de terremotos no fundo do mar.

c)O fenômeno da ressurgência ocorre quando correntes marinhas frias e quentes encontram-se, provocando movimentação das águas em um determinado lugar, e as águas frias de grande profundidade sobem em direção à superfície.

d) A atuação combinada da Lua e do Sol provoca sobre os oceanos o fenômeno das marés.

e)O movimento de rotação exerce influência sobre a movimentação da massa líquida da superfície terrestre.

 4- Assinale a alternativa em que aparecem somente as águas doces da superfície.

a), mares, lagos.

b)Rios, lagos, geleiras.

c)Rios, mares, lagos.

d) Rios, lagos e oceanos.

5 – O que são oceanos?

 

                                                                                            10ºAula

 

                                                             

ETAPA 1 :  Correção da atividade anterior, de forma oral, incentivando o aluno em sua autonomia.

                                                                                 

ETAPA 2: Como forma a incentivar os alunos a leitura e interpretação do conteúdo trabalhado , atividade do livro páginas 98 e 99.

 

                                                                                      11ºAula

ETAPA 1e 2: Correção e revisão da atividade anterior.

Na sequência roda de leitura  pelos alunos do texto da página 100 e 101, seguido dos apontamentos do professor.

                                                                                      12ºAula

ETAPA 1e 2: O mapas mentais tem se mostrado uma ferramenta de aprendizagem muito interessante. Com base nisso, orientar os alunos com base nos aprendizados, utilizando o livro, ou em pesquisa por outras vias produzirem o seu próprio mapa mental, um sobre os Continentes  e outro sobre os Oceanos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( 83 a 99)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 93 a 99)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

                                                                                        

 Referencias:

 

 Livro didático Araribá Mais Geografia 6º ano.

 Link: https://youtu.be/rd4gOK7r6Ts sobre “Consumo e consumismo”

 Link: https://youtu.be/3lxdBt-KeJU  “A história da Água Engarrafada”

 Diferença entre mares e oceanos. https://www.youtube.com/watch?v=jjxwA-zCwoc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Geografia e consumo

UNIDADE TEMÁTICA:  Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO:   Produção, Circulação e Consumo de Mercadorias.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 7°                          Período: 01/ 08/2022  a  27/08/2022                              Nº de Aulas: 12

                                HABILIDADES

(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

(EF07GE07BA) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro e baiano, identificando as desigualdades no espaço urbano e rural, mundo regional e local e as consequências disso.

(EF07GE07IT) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro e baiano, identificando as desigualdades no espaço urbano e rural, mundo regional e local e as consequências disso, observando e comparando a partir meio de vivência.

(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 1ªAula

ETAPA 1: Nesta  a aula  inicie com um bom dia e a chamada, em seguida fazer a apresentação do tema “ As diversas facetas do consumo "que vai ser trabalhado durante a III unidade. Professor proponho trabalhar um cordel “O consumo e consumismo humano na Fonte: https://www.recantodasletras.com.br/cordel/3350346 .Outra sugestão trabalhar uma atividade.

    

 

ETAPA 2: Correção questionamento e socialização.

 

                                                                                 2ªAula

  ETAPA 1:  Nesta aula levantamento prévio sobre “População brasileira”. Em seguida sondagem dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos. Comece com alguns questionamentos:

  1. Quais são as caracteristicas da população brasileira?
  2. Fale sobre os aspectos demográficos do Brasil?
  3. Por que a população brasileira é marcada pela diversidade?
  4. O que representa a taxa de Natalidade e a taxa de Mortalidade?
  5. O que é a Pirâmide etária brasileira?
  6. Quais fatores contribuiram para a heterogeneidade da população brasileira?

 

 

 

ETAPA 2: Em seguida sugerir um vídeo sobre “A heterogeneidade da população brasileira”que esta disponível no link:  https://youtu.be/llD0Qma8frs .

                                                                                     3ªAula

 

ETAPA 1: Após um levantamento prévio e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados, sugerir uma atividade de revisão. Sugestão o professor pode fazer modificações  na atividade.

 

ESCOLA – ..........................................................................................TURMA - ...................

COMPONENTE CURRICULAR – GEOGRAFIA          7º ANO

NOME - ......................................................................... TURNO - .........................................

                                                            Atividade de Revisão

Baseado na “População brasileira” e a “ heterogeneidade da população brasileira responda as questões:

1.      Quais são as características da população brasileira?

2.      O crescimento natural ou vegetativo de uma população é determinado pela diferença entre quais taxas?

3.      Marque a alternativa que corresponde a questão. Entre quais taxas o crescimento natural ou vegetativo de uma população é determinado?

a)      Crescimento populacional

b)      Densidade demográfica

c)      Natalidade e mortalidade

d)      Mortalidade e crescimento populacional

4.      Assinale a alternativa correta. É um tipo de gráfico que representa os dados sobre a população masculina e feminina por idades.

a)      Taxa de Natalidade

b)      Taxa de Mortalidade

c)      Pirâmide Etária

d)      Crescimento Populacional

5.      Marque a alternativa que afirma. Fatores que podem ser considerados como responsáveis pelas alterações nas taxas de natalidade e de mortalidade brasileiras nas últimas décadas.

a)      A queda na taxa natalidade e a queda na taxa de mortalidade

b)      A queda no crescimento populacional

c)      A baixa densidade demográfica

d)      A pobreza no Brasil

6.      É o resultado de século de miscigenação entre diversos povos, principalmente indígenas, africanos e europeu, que aos poucos incorporam características físicas e culturais uns dos outros. Esse contexto faz relação a qual alternativa?

a)      Povos indígenas

b)      População brasileira

c)      Povos africanos

d)      Migrações internas

7.      Grande parte da população brasileira é formada por descendentes de pessoas vindas de diferentes partes do mundo. Diante desse contexto marque a alternativa correta.

a)      Povos africanos

b)      Os imigrantes

c)      Migrantes sazonais

d)      Migrações intrarregionais

8.      Porque a população brasileira é marcada pela diversidade?

9.      Porque as pessoas migram?

10.  O que são comunidade quilombolas?

 ETAPA 2 : Correção da atividade.                                                                    

                                                                                             4ºAula

 ETAPA 1 e 2: Leitura compartilhada das páginas (84 a 88) ou do texto proposto na apostila. Se preferir inicie a aula com o vídeo “População e trabalho: mulheres, crianças e idosos” , que esta disponibilizado no link: https://youtu.be/2j9YWSeQiCg . Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro didático Araribá Mais Geografia.

       MAPA MENTAL SOBRE GEOGRAFIA POPULAÇÃO - STUDY MAPS   

                                                 

    Texto para leitura:

                                                                     POPULAÇÃO E TRABALHO

 

  A População Economicamente Ativa (PEA) corresponde à população com idade superior a 15 anos que está trabalhando ou procurando emprego. Como uma parcela reduzida de idosos trabalha, a maioria dos integrantes da PEA apresenta entre 15 e 64 anos.

  Segundo o IBGE, o crescimento da parcela da população em idade ativa, previsto até 2030, tende a gerar um bônus demográfico, que ocorre quando a PEA é maior do que o número de dependentes (crianças e idosos). Essa situação representa um período favorável para o crescimento econômico do país. Estima-se que na segunda metade do século XXI, no entanto, o Brasil deixará de apresentar a situação de bônus demográfico, e a maioria da população será composta de dependentes, o que deve alterar a situação de desenvolvimento econômico do país e exigir que o governo invista em políticas voltadas aos dependentes. Os empregos formais, que vinham crescendo no Brasil nas últimas décadas, passaram a decair a partir de 2015.

                                                          O DESEMPREGO E A ECONOMIA INFORMAL

         A maioria dos países enfrenta o problema do desemprego, situação que ocorre quando uma pessoa disposta a trabalhar não encontra trabalho. São diversos os fatores que levam um indivíduo a estar desempregado, como as crises econômicas, que resultam, entre outras consequências, em demissões nas empresas. A crise econômica mundial, iniciada entre os anos de 2008 e 2009 nos Estados Unidos — ainda a maior economia do mundo —, afetou rapidamente outros países, e os reflexos chegaram ao Brasil após alguns anos.

              TRABALHO INFANTIL: UMA VIOLAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

   

     É considerado trabalho infantil aquele realizado por menores de 16 anos ou que tenham entre 14 e 16 anos mas não estejam na condição de aprendiz. No Brasil, assim como em muitos outros países pobres e desiguais, existem muitas crianças nessas condições. Na maioria dos casos, elas trabalham para ajudar no sustento de sua família, recebendo valores irrisórios ou trocando o trabalho por comida.

   

    De modo geral, nas regiões Norte e Sul as crianças desempenham atividades que estão mais ligadas à exploração dos recursos naturais, no Nordeste há mais crianças trabalhando no setor agropecuário e, no Sudeste, no setor industrial e de serviços. No Centro-Oeste, as atividades se dividem entre a exploração de recursos naturais e atividades referentes à agropecuária. O trabalho infantil prejudica os estudos, reduz a frequência do estudante às aulas e aumenta a chance de abandono escolar, especialmente entre os adolescentes.

         

                                                              A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

  

  A participação da mulher no mercado de trabalho cresceu muito nas últimas décadas. No entanto, o tratamento desigual entre homens e mulheres persiste. Muitas mulheres recebem salários menores do que homens na mesma função profissional. Além disso, há casos de desrespeito aos direitos garantidos pelas leis trabalhistas, como a licença-maternidade e a licença para amamentar.

  Em momentos de crise econômica, historicamente, as mulheres eram as primeiras a serem demitidas. O percentual de mulheres desempregadas, em 2014, ainda era superior ao percentual de homens.

                              

                                                                           NOVAS PROFISSÕES

 

  Ao longo do tempo, algumas profissões são substituídas por outras ou passam a ser realizadas por máquinas. Isso ocorre em função do desenvolvimento de novas tecnologias e da busca pelo aumento da produtividade e pela redução de custos em setores como a indústria e a agricultura. Diversos tipos de atividades que no passado eram desenvolvidas por muitas pessoas foram totalmente automatizadas ou empregam apenas operadores de equipamentos modernos — profissionais com formação especializada.

  Trabalhadores com baixa qualificação profissional, em especial aqueles que procuram o primeiro emprego, são os mais prejudicados pela especialização e mecanização da produção, pois não conseguem assumir funções nas atividades modernizadas e tendem a migrar para as atividades de mais baixa remuneração.

                                                                                          5ºAula

 

 ETAPA 1 :Dando continuidade a aula anterior  sugiro se possível for, fazer uma roda de conversa e questione os alunos quais dúvidas teriam sobre conteúdo abordado na aula, promovendo um momento de escuta, dando oportunidade ao aluno a obter mais conhecimento sobre o conteúdo.

ETAPA 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura, sugerir aos alunos a atividade.                                                                   

                                                                                 Atividade

1.      Reescreva corretamente em seu caderno as frases apresentadas a seguir:

a) De acordo com o IBGE, a População Economicamente Ativa (PEA) compreende parcela da população entre 18 e 59 anos que está trabalhando ou procurando emprego.

 b) A população feminina no mercado de trabalho vem crescendo a cada ano, e as mulheres recebem salários mais altos que os dos homens.

  2. O que é economia informal e qual é a principal distinção entre os trabalhadores informais e formais? 3 Indique em seu caderno a afirmativa correta. Os trabalhadores na economia informal:

   a) não possuem nenhum registro nem direitos garantidos, a não ser pela carteira de trabalho.

   b) comercializam apenas produtos importados, considerados ilegais, sem pagar impostos.

   c) são ligados somente ao setor primário, não são registrados nem possuem carteira de trabalho.

 d) prestam serviços e produzem bens, sem nenhum tipo de registro, carteira de trabalho nem direitos trabalhistas garantidos.

  3. A maioria dos países enfrenta o problema do desemprego, essa situação que ocorre quando ?     3.  Pesquise medidas de enfrentamento ao trabalho infantil adotadas no Brasil. Depois, com ajuda do professor, exponha os resultados da pesquisa para a turma.

   4. A que corresponde a “População Economicamente Ativa” (PEA)?

   5.  Como é a valorização da mulher no mercado de trabalho brasileiro?

 

                                                                                 6ºAula

 

ETAPA 1 e 2:Correção e socialização da atividade proposta.

                                                                                  7ºAula

 

ETAPA 1: Leitura compartilhada das páginas 92 a 99 do livro didático Araribá Mais Geografia ou dos textos disponível na apostila. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário  .

                                                                                    8ºAula

 

ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio da aula anterior. Em seguida Leitura compartilhada do texto disponível na apostila.

 

Leitura do texto:

                                                 INDUSTRIALIZAÇÃO  E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA    

               

  Até o século XIX, a atividade industrial não era muito significativa no Brasil. O café era o principal produto da economia nacional. De 1830 a 1929, a expansão da atividade cafeeira assumiu importância crescente no desenvolvimento industrial, especialmente das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Parte do lucro obtido com as exportações do café foi investida na importação de máquinas, na instalação das primeiras fábricas e na infraestrutura de transportes.

  No início do século XX, a economia mundial enfrentou graves períodos de crise que afetaram a produção de café no Brasil — a exportação do produto diminuiu bastante, causando prejuízos aos produtores. Aos poucos, essa atividade econômica foi se tornando cada vez menos lucrativa.

                                                           INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL

  Além dos lucros obtidos com a produção de café, as duas guerras mundiais ocorridas no século XX (1914-1918 e 1939-1945) impulsionaram a industrialização no Brasil. Com a queda na produção industrial dos países envolvidos nos conflitos, muitos produtos começaram a faltar nas prateleiras brasileiras, e a solução foi produzir internamente o que antes era importado. Essa situação contribuiu para o desenvolvimento da atividade industrial no país. Outro período de grande crescimento industrial ocorreu durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), que ofereceu vantagens para a instalação de indústrias no Brasil. As primeiras indústrias a se instalar foram as automobilísticas.

                                                                    Características da industrialização brasileira

 

  O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais:

·         industrialização tardia: ocorreu cerca de 200 anos após o início da Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII; substituição de importações: produtos que eram importados começaram a ser fabricados internamente (e foram bem recebidos pelo mercado consumidor);

·         dependência de capital e de tecnologia estrangeiros: no início, houve necessidade de importar máquinas e equipamentos para as indústrias nacionais;

·         posteriormente, foram atraídos investimentos e tecnologia estrangeiros para incrementar as indústrias de bens de consumo já existentes e implantar outros tipos de indústrias, como as siderúrgicas e petroquímicas, consideradas indústrias de base. Embora o Brasil conte, atualmente, com um significativo parque industrial, a dependência tecnológica ainda marca a indústria do país.

                                                          Concentração e desconcentração industrial

    

    Em seu início, a industrialização brasileira ocorreu com maior intensidade no estado de São Paulo, impulsionando o crescimento da capital paulista. Na década de 1970, São Paulo era responsável por 58,42% da produção industrial do país, e a região metropolitana concentrava 77,52% do total do estado.

                                                                 TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO

 As redes de transporte e de comunicação são fundamentais para o funcionamento do mundo moderno, no qual prevalece a lógica da globalização e internacionalização da economia. No Brasil, essas infraestruturas foram ampliadas de modo mais intenso a partir da década de 1960, interligando o Norte e o Centro-Oeste ao restante do país. Nesse processo, destaca-se o papel do Estado como grande articulador, captador de recursos e investidor.

                                                                      Redes de transporte

As redes de transporte se caracterizam pelos seus diferentes tipos, como ferroviário, marítimo, rodoviário, aéreo, dutoviário (estruturas tubulares), entre outros.

                        

                                                                       Redes de comunicação

As redes de comunicação podem ser as linhas de transmissão de rádio, televisão, cabeamento de fibra ótica, internet, antenas de telefonia móvel etc.

                                                                                   9ºAula

 

ETAPA 1 e 2:Dando continuação ao objeto de conhecimento abordado na aula anterior orientar aos alunos a fazer a leitura e interpretação do texto abaixo sobre Urbanização consolidada” , em seguida explicação e momento de tira dúvidas.

                                                                           

                                                                  URBANIZAÇÃO CONSOLIDADA

  O Brasil é considerado um país urbano, o que significa que a população residente nas cidades é superior à população rural. A urbanização é um fenômeno observado em todo o mundo atual. Envolve um modo de vida próprio nas cidades, a instalação de infraestrutura e o surgimento de novas áreas urbanas. No entanto, nem todos os países populosos são predominantemente urbanos. Na Índia, por exemplo, a maioria das pessoas vive em áreas rurais, apesar de ser um país com alta concentração urbana.

     

                                                                      Urbanização recente

 No Brasil, a urbanização é um fenômeno relativamente recente, que ocorreu com muita rapidez. Até a década de 1960, a maior parte da população brasileira se concentrava no campo. Na década seguinte, a população urbana já havia superado a rural e, de 1970 para 2016, saltou de aproximadamente 53 milhões para 174 milhões (de acordo com estimativas do IBGE). Ao mesmo tempo, a população rural, que era de cerca de 41 milhões em 1970, se reduziu a menos de 29 milhões em 2016.

  No século XIX, as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil eram a mineração, o cultivo da cana-de-açúcar e as plantações de café. Nesse contexto, a maior parcela da população vivia na área rural.

                                                                                       10ºAula

ETAPA 1 e 2:Nesta aula professor   se preferir inicie a aula com o vídeo “Industrialização e urbanização brasileira” que esta disponível no link: https://youtu.be/TIQ_XRrnWmc  . Orientar os alunos a fazer um resumo do vídeo e produzir 4 questões com respostas depois socializar com a sala.Em seguida escrever no quadro para que eles se aproprie desse questionário pronto em outro momento promover um debate com perguntas e respostas.

                                                                                       ATIVIDADE

1.      Em que ano a expansão da atividade cafeeira assumiu importância crescente no desenvolvimento industrial, especialmente das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro ?

2.      O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais quais são elas?

3.      Preenche as lacunas com as respectivas palavras: Brasil, 1960, população, fenômeno.

a)      No................ a urbanização é um....................... relativamente recente, que ocorreu com muita rapidez. Até a década de ..............., a maior parte da ........................... brasileira se concentrava no campo

                                                                                              11ºAula

 

ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio e sondagem da aula anterior. Em seguida continuação do capítulo 8, leitura do texto e atividade complementar.                                               

  LEITURA DO TEXTO :

                                                                 INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO

   A industrialização, de modo geral, pode ser definida como um processo em que a atividade industrial passa a comandar a economia de uma sociedade, tornando outras atividades (comércio, transportes, operações financeiras, produção de matéria-prima na agricultura, pecuária, extrativismo etc.) subordinadas a ela. Os equipamentos urbanos, tais como estabelecimentos comerciais, bancos, avenidas e transportes, constituem a estrutura necessária à industrialização.

  Sua instalação provoca transformações e ao mesmo tempo atrai cada vez mais pessoas para o espaço urbano em busca de oportunidades de trabalho.

                                                                                   A REDE URBANA

 

  Quanto maiores as cidades, maior a concentração de atividades industriais e/ou comerciais e a diversificação de serviços oferecidos. Os grandes centros também contam com melhor infraestrutura urbana, além de sediarem grande parte dos órgãos públicos. Por esses motivos, algumas cidades exercem influência econômica, política ou cultural sobre outras, e essa relação de atração e influência forma a rede urbana, que se articula, basicamente, por meio dos sistemas de transporte e comunicação.

 

                                                             REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS

  À medida que aumenta o número de habitantes, a área urbana dos municípios se expande, ocupando áreas localizadas no entorno da cidade. Esse crescimento é denominado “expansão da mancha urbana”. Quando há uma expansão expressiva da mancha urbana de dois ou mais municípios, pode ocorrer uma conturbação, ou seja, união física das áreas urbanas desses municípios.  Em algumas áreas conturbadas há regiões metropolitanas, formadas por municípios que, embora independentes administrativamente, pertencem a um conjunto sob influência, principalmente econômica, de um centro urbano principal.

                                                                             Problemas sociais urbanos

  Nas regiões metropolitanas, parte da população considerada pobre reside nos chamados aglomerados subnormais (assentamentos irregulares com residências precárias, popularmente conhecidos como favela, comunidade, grotão, mocambo, entre outros). Entretanto, pobreza urbana e moradias precárias, com carência de infraestrutura, têm sido fenômenos cada vez mais observados também nas cidades médias e pequenas.

  Atualmente, os problemas mais comuns encontrados nos centros urbanos são:

·         insuficiência ou baixa qualidade de hospitais, escolas, creches, centros de lazer e cultura;

·         precariedade nos serviços públicos de saneamento básico (fornecimento de água tratada e encanada, coleta e tratamento de esgoto), habitação, coleta de lixo, iluminação e pavimentação;

·         deficiência e precariedade do sistema de transporte coletivo (como ônibus, metrôs e trens suburbanos), além dos frequentes congestionamentos nas principais vias de circulação;

·         elevados índices de violência urbana (furtos, roubos, sequestros, tráfico de drogas e assassinatos), que atingem principalmente os jovens nas cidades grandes e médias;

·         conflitos e disputas territoriais nas ruas e em áreas abandonadas, associadas ao tráfico e à comercialização de drogas.

                                                                         Problemas ambientais urbanos

  Os problemas ambientais urbanos, embora não estejam restritos às grandes cidades, são agravados pela intensa concentração de pessoas e da produção econômica. Soma-se a isso o fato de o Estado não propiciar infraestrutura e serviços de maneira igualitária à população. Nesse contexto, os bairros mais pobres e periféricos são comumente mais desfavorecidos pelo poder público, que demora mais para disponibilizar à população serviços públicos essenciais, como fornecimento de água e esgoto ou iluminação pública..

                                                                                  12ºAula

ETAPA 1 e 2:Após a leitura e interpretação do texto, solicitar aos alunos a copia e responder a atividade no caderno. Em seguida se possível fazer a correção.

                                                                                                

                                                                              ATIVIDADE

 

1 . Como a produção cafeeira contribuiu para o início da industrialização no Brasil? 2 Com base no que você estudou, responda:

 a) Que mudanças ocorreram no meio rural brasileiro para que a população rural diminuísse?

 b) Que motivos atraíram as pessoas do campo para as cidades?

 c) Que nome se dá a esse processo de migração bastante importante no Brasil?

4 Qual foi a contribuição da indústria para a urbanização do Brasil? 5 Que importância tem a desconcentração industrial para a economia do país?

 5. De modo geral, como pode ser definida a industrialização?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                          

 

RECURSOS: ( 76 a 83 e 84 a 89 e 94...)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 83, 89...)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 Livro Araribá Mais Geografia

  A heterogeneidade da população brasileira”https://youtu.be/llD0Qma8frs .

  Cordel- O consumo e consumismo humano:https://www.recantodasletras.com.br/cordel/3350346

   População e trabalho:  https://youtu.be/2j9YWSeQiCg .

Industrialização e urbanização brasileira: https://youtu.be/TIQ_XRrnWmc.

Mapa mental sobre Geografia e população:  htps://br.pinterest.com/pin/583638432938729499/

 

 

 

 

 

                                                                                           Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

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