6º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO -2023

 

                                                     SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

Subtema: Economia, sociedade e consumo.

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de representação e pensamento espacial.

Objetos do conhecimento: Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.

Objetivo geral: Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                          Período: 17- 07-2023 a 05-08-2023                         de Aulas: 06

HABILIDADES

 

EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

 (EF09GE09IT) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais comparando com o Brasil, a Bahia e o município de Itamaraju.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

  COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                             COMPETÊNCIAS  SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

 

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os estudantes .

 


 

                            aula

 

Etapa 1e 2: Nesta etapa se possível disponibilizar para os estudantes assistir o vídeo sobre “Europa: economia e população” que esta disponível no link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI . O solicitar a leitura compartilhada do conteúdo do capitulo 6 , páginas  90 a 101do livro didático de Geografia, em seguida deixar espaço durante a aulas para comentários e socialização do vídeo.

Incentivando-os a fazer um resumo das informações que mais o chamou a atenção!

Leitura do texto:

            Economia da Europa

 

A Europa apresenta uma economia extremamente desenvolvida e industrializada. O continente é um importante centro mundial de produção e também de consumo de bens industrializados. A maior parte dos países europeus possui um setor primário desenvolvido, um setor secundário baseado na produção de bens de alto valor agregado e, ainda, um setor terciário ancorado nos serviços e no turismo. A Europa possui na atualidade o maior bloco econômico do mundo, a União Europeia, formada por 27 países do continente.

A agropecuária europeia apresenta elevada produtividade, em razão do alto nível de mecanização e utilização de insumos agrícolas. São produzidos alimentos como trigo, batata, beterraba, centeio, aveia, carnes diversas, leites e derivados, entre outros. Já o extrativismo é limitado em razão das condições geográficas do continente, que não apresenta muitos recursos naturais. Mesmo assim, na Europa há reservas importantes de petróleo, gás natural, carvão mineral, ferro e manganês.

O setor secundário é marcado por indústrias de transformação e de bens de tecnologia. São destaque as indústrias de eletrônicos, produtos farmacêuticos, equipamentos de transportes, entre outros. A maior parte da indústria europeia está concentrada na porção ocidental do continente, em países como Alemanha, França e Suíça. A Europa possui diversos centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como um elevado capital humano, que favorece o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia.

  o setor terciário é marcado pela grande oferta de redes de transporte e telecomunicações, que possibilitam a ampla atuação dos setores de comércio e serviços do continente. A Europa possui uma extensa rede de serviços bancários, educacionais e de telecomunicações, assim como sedia as principais organizações mundiais públicas e privadas. A maior parte dos países europeus tem ainda como ramo importante da economia o turismo. O continente europeu é um dos centros do turismo mundial e possui uma ótima infraestrutura hoteleira e de equipamentos de lazer.

 

ETAPA 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto, sugerir aos estudantes a fazer a atividade da pagina (115 ) do livro didático Araribá Mais Geografia .                                                  

                                    aula

 

ETAPA 1: Nesta etapa dando continuidade ao conteúdo, o professor (a) pode orientar aos estudantes a fazer a  leitura  comentada do texto sobre a “União Europeia "em seguida estimular aos alunos a comentar sobre o que mais o chamou a atenção.

União Europeia

União Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Seus países-membros contam com um elevado nível de integração, inclusive com o uso de moeda única.

A União Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco.

Atualmente, a União Europeia é composta por 27 países-membros, com destaque para Alemanha, França e Itália. O bloco representa o mais elevado nível de integração econômica e monetária, especialmente por meio da adoção de moeda única, o euro.

Resumo sobre União Europeia

     A União Europeia foi formada, em 1992, por meio do Tratado de Maastricht, acordo político-econômico assinado por 12 países europeus.

     A integração europeia, no entanto, foi iniciada, em 1944, pela integração pioneira dos países Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.

     A formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço também foi uma importante percursora da constituição da União Europeia.

     Atualmente, a União Europeia conta com 27 países-membros. Houve, nos últimos anos, a saída do Reino Unido e a entrada da Croácia.

     Possui diversas instâncias que permitem o adequado funcionamento do bloco, inclusive por meio da adoção de moeda comum.

     Um dos seus principais objetivos é garantir a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços entre os países-membros.

ETAPA 2: Nesta etapa depois da leitura comentada estimular aos estudantes a uma atividade lúdica, com a orientação do professor(a).

1-Sugestão de atividade.

Um varal ou jornal informativo, com algumas informações sobre o bloco econômico da União Europeia.

Conteúdo da atividade (A atividade pode ser feita em grupo, dividindo um tema para cada grupo.

História da União Europeia

Países que fazem parte da União Europeia.

Como funciona a União Europeia

Objetivos da União Europeia

Porque o Reino Unido não faz mais parte do Bloco econômico da União Europeia.

Sugestão de vídeos para auxiliar os estudantes:

 

                              aula

Etapa 1 e 2: Se possível nesta etapa o professor(a) disponibiliza para os estudantes assistir os vídeos propostos para melhor auxiliar os estudantes no aprendizado sobre o conteúdo abordado. Em seguida solicitar a eles que no caderno descrevam as informações que mais os chamou a atenção.

 Europa: aspecto econômicos link:  https://youtu.be/vF4odWUncN4.

Por que o Reino está saindo da União Europeia? Vídeo disponível no link: https://youtu.be/MYQJ8eJ0EuM

                            aula

 

Etapa 1 e 2: Para aperfeiçoar o conhecimento , oriente os estudantes que copie e responda no caderno com muita organização a atividade da pagina 102 do livro didático de Geografia. Em continuação correção da atividade e socialização.

 

                        ATIVIDADE

 

 

 Sugestão de atividade.

Construção de um mapa mental sobre o mesmo conteúdo da opção da segunda atividade. Em seguida promover nos estudantes um momento de apresentação dos trabalhos.

 

 

 

                                 Mapa mental

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                 aula

 

Etapa 1 e 2: Solicitar aos estudantes a a copiar e responder no caderno a atividade proposta na apostila. Dando continuidade fazer junto com os estudantes a correção e socialização.

 

 

                                 aula

 

ETAPA 1 :Nesta etapa apresente o objeto de conhecimento que iremos trabalhar. Comece abordando sobre “O Leste Europeu e a Organização da CEI”

Capitulo 8 do livro Araribá Mais pagina 120 á  133

 Para iniciar a aula, peça aos estudantes que localizem a Rússia e os países vizinhos no mapa-múndi. A intenção é investigar o que eles já conhecem a respeito da União Soviética. Para tanto, faça-lhes algumas perguntas sobre o tema:

 “Vocês conseguem identificar a região que corresponde à antiga URSS?”;

 “Além da Rússia, que países fizeram parte dessa união?”;

 “Por que essa região era conhecida como bloco soviético durante a existência da URSS?”.

 Esses questionamentos são importantes para uma comparação entre os Estados que faziam parte da antiga URSS e a atual Federação Russa, antes de se introduzir o conceito de CEI, formada em 1991 como tentativa de manutenção da influência de Moscou sobre os vizinhos.

 Prossiga com o diálogo perguntando aos alunos quais fatores levaram ao enfraquecimento político e à dissolução da União Soviética no início dos anos 1990. Espera-se que mencionem os maiores investimentos efetuados no complexo industrial-militar e o consequente enfraquecimento de outros tipos de indústrias; o aumento da burocracia estatal; a falta de controle sobre os gastos públicos; problemas de planejamento econômico para o desenvolvimento; corrupção e concessão de privilégios a altos funcionários do Estado e pessoas influentes etc. Destaque que as heranças decorrentes desse processo de enfraquecimento econômico ainda repercutem na atual Federação Russa.

 Explique aos alunos que a CEI é uma organização político-econômica destinada à cooperação entre os países formados com a dissolução da União Soviética. Quando de sua criação, o intuito dessa comunidade era criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário soviético, centralizado pelo governo de Moscou. A nova Federação Russa também desejava continuar a exercer influência sobre as repúblicas recém-formadas.

 

Etapa 2:Nesta etapa reproduza a tabela a seguir na lousa e peça aos alunos que a copiem no caderno, pois esses dados serão utilizados em uma atividade posterior.

 

 CEI: grupos étnicos de origem russa, por país-membro País Percentual em relação ao total de habitantes

Azerbaijão 1,3%

Belarus 8,3%

Cazaquistão 23,7%

Quirguistão 5,64%

Armênia 0,4%

Moldávia 4,1%

Rússia 80,9%

Tadjiquistão 1,1%

Uzbequistão 2,3%

Geórgia 0,7%

Turcomenistão 4%

Ucrânia 17,3%

 Explique aos alunos que esses dados expressam a porcentagem, em cada país, de pessoas de origem étnica russa. Pergunte aos alunos se, de acordo com a tabela, é possível inferir que existe uma grande diversidade étnica nos países da CEI. Conduza à reflexão destacando que, mesmo na Rússia, o percentual daqueles considerados não russos é de quase 20% do total de habitantes.

Na sequência, pergunte-lhes de que maneira tais dados poderiam ser utilizados como justificativa para a formação da CEI. A intenção é que os alunos compreendam que a presença de habitantes de origem étnica russa em todos esses países era um dos motivos pelos quais a política externa russa justificava a necessidade da existência da comunidade.

Ressalte que a nova Federação Russa apresenta a Comunidade dos Estados Independentes como uma aliança de cooperação e fortalecimento entre seus membros. Exemplifique esse raciocínio com fatores como o ensino do idioma russo nas escolas, a presença de integrantes do governo de Moscou nos países-membros da CEI e as influências econômica, política, militar e cultural russas sobre os demais territórios.

Sugestão:  O professor(a) pode fazer a leitura comentada das páginas 120 a 128 do livro didático Araribá Mais Geografia se  assim preferir.

 

 

 

a)  RECURSOS: ( 104 a 117) Livro didático; (x ) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (x ) Textos Informativos; ( ) Outros

b) AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 115 )

c)  ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

d) ( x ) Atividade escrita; (x  ) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 

Livro Arariá Mais  Geografia nas páginas 104 a 117.

Europa: economia e população  link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI

Imagens do mapa da  Russia link: : https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u106721.shtml

Vídeo sobre  “A Rússia e a CEI”     link: https://youtu.be/e3SElEDcx4E

Vídeo sobre  RUSSIA: Economia em expansão” link:  https://youtu.be/PLn91tTXa1I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                        

                                                    Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário