SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema: Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. Subtema: Economia, sociedade e consumo. |
UNIDADE TEMÁTICA: Formas
de representação e pensamento espacial. Objetos do conhecimento: Leitura e
elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para
analisar informações geográficas. |
Objetivo geral:
Objetivo: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre
homem e meio ambiente que podemos chamar
de ecologia, mas também pode
ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde
se viver. |
|
Ano: 9º Período: 17-
07-2023 a 05-08-2023 Nº de Aulas:
06 |
|
HABILIDADES |
|
EF09GE02) Analisar a atuação das
corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da
população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. (EF09GE09) Analisar características de
países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos
populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades
sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais. (EF09GE09IT) Analisar características
de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus
aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas
desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais
comparando com o Brasil, a Bahia e o município de Itamaraju. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como
os seres humanos
fazem uso dos
recursos da natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para
entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 7.
Argumentar com base
em fatos, dados
e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista
e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional e global, com posicionamento ético
em relação ao cuidado de si mesmo,
dos outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso
só tem a ganhar
o reconhecimento em si
e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar
quanto no futuro,
para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores,
essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos alunos , assim
teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil a
avaliação de desempenho da participação nas
aulas e nas atividades realizadas. Informações para os estudantes . |
1º aula
Etapa 1e 2: Nesta
etapa se possível disponibilizar para os estudantes assistir o vídeo sobre “Europa: economia e população” que esta
disponível no link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI
. O solicitar a leitura compartilhada do conteúdo do capitulo 6 , páginas 90 a 101do livro didático de Geografia, em
seguida deixar espaço durante a aulas para comentários e socialização do vídeo.
Incentivando-os a fazer um resumo das
informações que mais o chamou a atenção!
Leitura
do texto:
A Europa apresenta uma economia extremamente desenvolvida e industrializada.
O continente é um importante centro mundial de produção e também de consumo de
bens industrializados. A maior parte dos países europeus possui um setor
primário
desenvolvido, um setor
secundário
baseado na produção de bens de alto valor agregado e, ainda, um setor
terciário
ancorado nos serviços e no turismo. A Europa possui na atualidade o maior bloco econômico do mundo, a União
Europeia, formada por 27 países do continente.
A agropecuária europeia
apresenta elevada produtividade, em razão do alto nível de
mecanização e utilização de insumos agrícolas. São produzidos alimentos como
trigo, batata, beterraba, centeio, aveia, carnes diversas, leites e derivados,
entre outros. Já o extrativismo é
limitado em razão das condições geográficas do continente, que não apresenta
muitos recursos naturais. Mesmo assim, na Europa há reservas importantes de petróleo, gás natural, carvão mineral, ferro e manganês.
O setor secundário é marcado por indústrias
de transformação e de bens de tecnologia. São destaque as indústrias de
eletrônicos, produtos farmacêuticos, equipamentos de transportes, entre outros.
A maior parte da indústria europeia está concentrada na porção ocidental do
continente, em países como Alemanha, França e Suíça. A Europa possui diversos
centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como um elevado capital humano,
que favorece o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia.
Já o setor terciário é marcado pela grande oferta de redes de transporte e
telecomunicações, que possibilitam a ampla
atuação dos setores de comércio e serviços do continente. A Europa possui
uma extensa rede de serviços bancários, educacionais e de telecomunicações,
assim como sedia as principais organizações mundiais públicas e privadas. A
maior parte dos países europeus tem ainda como ramo importante da economia o
turismo. O continente europeu é um dos
centros do turismo mundial e possui uma ótima infraestrutura hoteleira e de
equipamentos de lazer.
ETAPA 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto, sugerir aos
estudantes a fazer a atividade da pagina (115 ) do livro didático Araribá Mais
Geografia .
2º aula
ETAPA 1: Nesta etapa dando
continuidade ao conteúdo, o professor (a) pode orientar aos estudantes a fazer
a leitura comentada do texto sobre a “União Europeia "em
seguida estimular aos alunos a comentar sobre o que mais o chamou a atenção.
União Europeia
União Europeia é o principal bloco econômico do mundo.
Seus países-membros contam com um elevado nível de integração, inclusive com o
uso de moeda única.
A União Europeia é o
principal bloco econômico do
mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do
continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e
política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento
diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco.
Atualmente, a União Europeia é composta por 27 países-membros, com
destaque para Alemanha, França e Itália. O bloco representa o mais elevado
nível de integração econômica e monetária, especialmente por meio da adoção de
moeda única, o euro.
Resumo
sobre União Europeia
●
A União Europeia foi
formada, em 1992, por meio do Tratado de
Maastricht, acordo político-econômico assinado
por 12 países europeus.
●
A integração europeia,
no entanto, foi iniciada, em 1944, pela integração pioneira dos países Bélgica,
Luxemburgo e Países Baixos.
●
A formação da Comunidade
Europeia do Carvão e do Aço também foi uma importante percursora da
constituição da União Europeia.
●
Atualmente, a União
Europeia conta com 27 países-membros. Houve, nos últimos anos, a saída do Reino
Unido e a entrada da Croácia.
●
Possui diversas
instâncias que permitem o adequado funcionamento do bloco, inclusive por meio
da adoção de moeda comum.
●
Um dos seus principais
objetivos é garantir a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços
entre os países-membros.
ETAPA 2: Nesta etapa depois da leitura comentada estimular aos estudantes a uma
atividade lúdica, com a orientação do professor(a).
1-Sugestão de atividade.
Um varal ou jornal informativo, com algumas informações sobre o bloco
econômico da União Europeia.
Conteúdo da atividade (A atividade
pode ser feita em grupo, dividindo um tema para cada grupo.
História da União Europeia
Países que fazem parte da União Europeia.
Como funciona a União Europeia
Objetivos da União Europeia
Porque o Reino Unido não faz mais parte do Bloco econômico da União
Europeia.
Sugestão de vídeos para auxiliar os estudantes:
3º aula
Etapa 1 e 2: Se possível nesta
etapa o professor(a) disponibiliza para os estudantes assistir os vídeos
propostos para melhor auxiliar os estudantes no aprendizado sobre o conteúdo
abordado. Em seguida solicitar a eles que no caderno descrevam as informações
que mais os chamou a atenção.
Europa: aspecto econômicos link: https://youtu.be/vF4odWUncN4.
Por que o Reino
está saindo da União Europeia? Vídeo disponível no link: https://youtu.be/MYQJ8eJ0EuM
4º aula
Etapa 1 e 2: Para aperfeiçoar o
conhecimento , oriente os estudantes que copie e responda no caderno com muita
organização a atividade da pagina 102 do livro didático de Geografia. Em continuação correção da
atividade e socialização.
ATIVIDADE
Sugestão de atividade.
Construção de um mapa mental sobre o mesmo conteúdo da opção da segunda
atividade. Em seguida promover nos estudantes um momento de apresentação dos
trabalhos.
Mapa
mental
5º aula
Etapa 1 e 2: Solicitar aos estudantes a a copiar e responder no caderno a
atividade proposta na apostila. Dando continuidade fazer junto com os
estudantes a correção e socialização.
|
6º aula
ETAPA 1 :Nesta etapa apresente o objeto de
conhecimento que iremos trabalhar. Comece abordando sobre “O Leste Europeu e a
Organização da CEI”
Capitulo 8 do livro Araribá Mais pagina 120
á 133
Para iniciar a aula, peça aos estudantes que
localizem a Rússia e os países vizinhos no mapa-múndi. A intenção é investigar
o que eles já conhecem a respeito da União Soviética. Para tanto, faça-lhes
algumas perguntas sobre o tema:
“Vocês conseguem identificar a região que
corresponde à antiga URSS?”;
“Além da Rússia, que países fizeram parte
dessa união?”;
“Por que essa região era conhecida como bloco
soviético durante a existência da URSS?”.
Esses questionamentos são importantes para uma
comparação entre os Estados que faziam parte da antiga URSS e a atual Federação
Russa, antes de se introduzir o conceito de CEI, formada em 1991 como tentativa
de manutenção da influência de Moscou sobre os vizinhos.
Prossiga com o diálogo perguntando aos alunos
quais fatores levaram ao enfraquecimento político e à dissolução da União
Soviética no início dos anos 1990. Espera-se que mencionem os maiores
investimentos efetuados no complexo industrial-militar e o consequente
enfraquecimento de outros tipos de indústrias; o aumento da burocracia estatal;
a falta de controle sobre os gastos públicos; problemas de planejamento
econômico para o desenvolvimento; corrupção e concessão de privilégios a altos
funcionários do Estado e pessoas influentes etc. Destaque que as heranças
decorrentes desse processo de enfraquecimento econômico ainda repercutem na
atual Federação Russa.
Explique aos alunos que a CEI é uma
organização político-econômica destinada à cooperação entre os países formados
com a dissolução da União Soviética. Quando de sua criação, o intuito dessa
comunidade era criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário
soviético, centralizado pelo governo de Moscou. A nova Federação Russa também
desejava continuar a exercer influência sobre as repúblicas recém-formadas.
Etapa 2:Nesta etapa reproduza
a tabela a seguir na lousa e peça aos alunos que a copiem no caderno, pois
esses dados serão utilizados em uma atividade posterior.
CEI: grupos étnicos de origem russa, por
país-membro País Percentual em relação ao total de habitantes
Azerbaijão 1,3%
Belarus 8,3%
Cazaquistão 23,7%
Quirguistão 5,64%
Armênia 0,4%
Moldávia 4,1%
Rússia 80,9%
Tadjiquistão 1,1%
Uzbequistão 2,3%
Geórgia 0,7%
Turcomenistão 4%
Ucrânia 17,3%
Explique aos alunos que esses dados expressam
a porcentagem, em cada país, de pessoas de origem étnica russa. Pergunte aos
alunos se, de acordo com a tabela, é possível inferir que existe uma grande
diversidade étnica nos países da CEI. Conduza à reflexão destacando que, mesmo
na Rússia, o percentual daqueles considerados não russos é de quase 20% do
total de habitantes.
Na sequência,
pergunte-lhes de que maneira tais dados poderiam ser utilizados como
justificativa para a formação da CEI. A intenção é que os alunos compreendam
que a presença de habitantes de origem étnica russa em todos esses países era
um dos motivos pelos quais a política externa russa justificava a necessidade
da existência da comunidade.
Ressalte que a nova
Federação Russa apresenta a Comunidade dos Estados Independentes como uma
aliança de cooperação e fortalecimento entre seus membros. Exemplifique esse
raciocínio com fatores como o ensino do idioma russo nas escolas, a presença de
integrantes do governo de Moscou nos países-membros da CEI e as influências
econômica, política, militar e cultural russas sobre os demais territórios.
Sugestão: O professor(a) pode fazer a leitura comentada
das páginas 120 a 128 do livro didático Araribá Mais Geografia se assim preferir.
a)
RECURSOS: ( 104 a 117) Livro didático; (x ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( x ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; (x ) Textos Informativos; ( ) Outros
b) AVALIAÇÃO: (
) Prova; (x ) Trabalho; (
x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 115 )
c) (
) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
d) ( x )
Atividade escrita; (x ) Avaliação da
participação; Outros:
Referencias:
Livro Arariá
Mais Geografia nas páginas 104 a 117.
Europa: economia e população link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI
Imagens do mapa
da Russia link: : https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u106721.shtml
Vídeo sobre “A Rússia e a CEI” link: https://youtu.be/e3SElEDcx4E
Vídeo sobre “RUSSIA:
Economia em expansão” link: https://youtu.be/PLn91tTXa1I
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário