6º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 7º ANO - 2024

 

                                                     SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema: Leitura no Espaço Geográfico.

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de representação e pensamento espacial.

Objetos do conhecimento: Mapa temáticos do Brasile da mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju/ Característica da população brasileira.

Objetivo geral: Identificar características das desigualdades sociais, compreendendo como esses aspectos das sociedades humanas se manifestam no Brasil.

Ano:     Período:  29/07 a 10/08/2024                   de Aulas: 06

    

 

                                                 COMPETÊNCIA   ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

   COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                            COMPETÊNCIAS   SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

 

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

 

  Sugestão: Iniciar abordando o temaLeitura, escrita em movimento: Itamaraju em focoque será trabalhado durante a aplicação da sequência didática.

 

“A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita”.                                 

 

 

 

 

 

Aula 1:  POPULAÇÕES TRADICIONAIS E TERRITÓRIO

 

  Grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição (BRASIL, 2007).

 

 

Objeto de conhecimento:

Mapa temáticos do Brasil e da mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju.

 

Metodologia:

·         Aula expositiva sobre o objeto de conhecimento “Mapas temáticos do Brasil “População tradicionais e território” utilizando o livro didático;

Levantamento prévio da aula anterior. E m seguida o professor(a) pode iniciar a os estudos explicando aos estudantes os conceitos de povo, nação e população, que perpassam os conteúdos. É comum que eles  não os diferenciem.

Habilidade:

 (EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

 (EF07GE03BA) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos.

EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

Desenvolvimento:

 

Etapa, apresentar o objeto de conhecimento “Mapas temáticos do Brasil” sobre População tradicionais e território.

Etapa, realizar a leitura e interpretação de texto das páginas 84, 85,86,87 do livro didático Geografia espaço e interação com a turma.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

Aula 2: POPULAÇÕES TRADICIONAIS E TERRITÓRIO ( Continuação).

Objeto de conhecimento:

Mapa temáticos do Brasil e da mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju.

Metodologia:

·         Vídeos sobre Documentário – “Quilombos do século XXI” ou exposição de slides abordando os temas estudados;

·         Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão ler as informações trazidas pelo livro e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

(EF07GE03BA) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos.

 (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

 

Desenvolvimento:

1º Etapa: 4° Usar o vídeo sobre Quilombos do século XXI” do link: https://youtu.be/CNhqvWJjGII  para obter mais informações  sobre a origem em comum dos remanescentes de quilombos é a ancestralidade africana de negros escravizados que fugiram da crueldade da escravidão e refugiaram-se nas matas.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 88 .

3° Etapa, realizar a atividade da página página 91 atividades1 e 2.

4º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                              

Sugestão de atividade complementar ( ANEXO 1).

 

 

Aula 3: Desigualdades sociais

Objeto de conhecimento: Característica da população brasileira.

Objetivo: Compreender a localização e a importância dos quilombos no Brasil, assim como suas contribuições culturais e sociais.

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens ou relatos.

·         Aula expositiva utilizando o livro didático.

·         Discussão em sala de aula ;

·         Trabalho em grupo na sala de aula orientado pelo professor(a).

Habilidade:

(EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

Desenvolvimento:

1º Etapa:

·         O professor(a) pode promover a leitura coletiva das páginas 92,93,94 e 95,que aborda o objeto de conhecimento sobre “Desigualdade social” e os conceitos que se refere às diferenças no acesso a recursos e oportunidades entre diferentes grupos sociais.

  •  Discuta algumas das principais causas da desigualdade social, como a distribuição desigual de riqueza, educação, saúde, e oportunidades de emprego.

2º Etapa:

·         Explique o que é o IDH e como ele mede o desenvolvimento humano a partir de indicadores como expectativa de vida, educação e renda.

·         Apresente dados comparativos de diferentes países para mostrar como a desigualdade pode variar.

·         Fale sobre as disparidades regionais e sociais no Brasil, incluindo as diferenças entre regiões urbanas e rurais, e as questões de raça e gênero.

  • Discutir as consequências da desigualdade como os impactos sociais, impactos econômicos e estimular os estudantes a refletir sobre soluções e medidas para reduzir a desigualdade através das Políticas Públicas falando sobre a importância de políticas públicas, como programas de transferência de renda, acesso à educação e saúde pública de qualidade e participação social, enfatizando  no papel da sociedade civil e da participação cidadã na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

3º Etapa: Após  as discussões propor uma atividade prática.

  •  Proponha uma atividade onde estudantes possam discutirem  em grupos pequenas maneiras de reduzir a desigualdade social em suas comunidades.
  • Peça para que os estudantes analisem casos reais ou fictícios de desigualdade e proponham soluções.
  • Encoraje os estudantes a refletirem sobre o papel que cada um pode desempenhar na construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
  •  Sugira leituras adicionais ou atividades que possam aprofundar o entendimento sobre o tema.

Obs. Essa estrutura pode ser adaptada conforme o nível de compreensão dos estudantes e o tempo disponível para a aula.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

Aula 4: Desigualdades sociais ( continuação)

Objeto de conhecimento:  Característica da população brasileira

Metodologia:

·          Resolução de atividades individuais utilizando o livro didático.

·         Discussão e reflexão em sala.

Habilidade:

(EF07GE03BA) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado e caatinga, de ribeirinhos.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju

 (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

 (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Orientar os estudantes a copiar e responder a atividade disponível nas páginas 96 e 97 do livro didático de Geografia espaço e interação.

 2º Etapa: Continuação da atividade e correção e momento de questionamento e socialização.

  

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

Aula 5: O BRASIL EM REGIÕES – REGIÃO NORDESTE

Objeto de conhecimento:

Características da população brasileira.         

Metodologia:

·         Aula expositiva utilizando o livro didático e texto complementar no ANEXO 2 apresentação teórica e discussão.

·         Leitura e interpretação de textos.

Habilidade:

(EF07GE06) Discutirem que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

(EF07GE06BA) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.

(EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos.

(EF06GE08) Medir distâncias na gráficas e numéricas dos mapas. superfície pelas escalas.

 

Desenvolvimento:

1º Etapa, iniciar com exposição do objeto de conhecimento sobre Região Nordeste promovendo a leitura do mapa e análise dos indicadores territoriais socioeconômicos da Região Nordeste na página 228 do livro didático de Geografia espaço e interação.

 

Etapa, orientar aos estudantes a fazer a atividade da página 228 do livro didático , ou outra atividade elaborada pelo professor(a).

Avaliação

  • Participação nas discussões;
  • Qualidade na resolução de atividades individuais;
  • Clareza e organização na apresentação dos trabalhos.

 

6º Aula : Região Nordeste  ( CONTINUAÇÃO).

Objeto de conhecimento:

Características da população brasileira.

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Vídeos exposição de slides ou abordando os temas estudados;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

 

Habilidade:

 

EF07GE06) Discutirem que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

EF07GE06BA) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.

(EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos.

(EF07GE06IT) Diagnosticar e interpretar os impactos ambientais provocados com o uso de agrotóxico causador de possíveis riscos a saúde dos seres humanos e ao meio ambiente e apontar meios para o cultivo de agricultura orgânica.

Desenvolvimento:

. Etapa: Continuação do conteúdo sobre a Região Nordeste com a atividade da página 233 do livro didático  Geografia espaço e interação ou uma atividade proposta pelo professor(a).

Etapa: Correção da atividade e momento de tira dúvida e socialização.

Avaliação

  • Participação nas discussões.
  • Trabalho em equipe, ou individual e colaboração.

Clareza e organização na apresentação dos trabalhos

Referencia :

Livro didático Geografia espaço e interação.         

https://www.fadc.org.br/noticias/a-importancia-da-leitura-para-o-desenvolvimento-das-criancas#:~:text=A%20leitura%20%C3%A9%20uma%20pr%C3%A1tica,e%20ampliam%20a%20capacidade%20criativa.

Link: https://razaoconsultoriaambiental.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Faded-Realm-1-1024x1024.jpg . Comunidades tradicionais.

 

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ANEXO – 1

Uma atividade lúdica sobre os quilombolas pode ser uma maneira eficaz de engajar os estudantes e aprofundar seu entendimento sobre a história e a cultura desses povos no Brasil. Aqui está uma sugestão de atividade baseada no conteúdo do livro "Geografia: Espaço e Interação" para o 7º ano:

Atividade: Mapa dos Quilombos Históricos

Objetivo: Compreender a localização e a importância dos quilombos no Brasil, assim como suas contribuições culturais e sociais.

Material Necessário:

  • Mapa do Brasil em tamanho grande (pode ser impresso ou desenhado)
  • Marcadores coloridos ou adesivos
  • Fichas com informações sobre quilombos históricos (por exemplo, Quilombo dos Palmares, Quilombo de São José da Serra, Quilombo de Ivaporunduva, etc.)
  • Cartolina, papel e canetas para anotações.

Metodologia:

Etapa 1: Comece com uma breve explicação sobre o que são quilombos e a importância dos quilombolas na história do Brasil. Discuta a resistência à escravidão e a formação de comunidades quilombolas como formas de resistência.

Etapa 2 : Divida a classe em pequenos grupos e entregue a cada grupo uma ficha com informações sobre um quilombo específico. As fichas devem incluir dados como localização geográfica, período histórico, características culturais, e contribuições para a cultura brasileira.

Etapa 3: Exploração e Pesquisa. Dê tempo para que os grupos leiam as fichas e façam pesquisas adicionais, se possível. Eles devem preparar uma apresentação curta sobre o quilombo que lhes foi designado, destacando sua importância. Em seguida cada grupo marca no mapa do Brasil a localização do quilombo que estudaram usando marcadores ou adesivos. Ao lado da marcação, eles devem colocar uma pequena nota ou imagem representativa.

Etapa 4: Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma, explicando a importância do quilombo e quaisquer aspectos culturais ou históricos relevantes. Eles devem também apontar a localização do quilombo no mapa. Após as apresentações, conduza uma discussão em classe sobre o impacto dos quilombos na história do Brasil e como a cultura quilombola influencia a sociedade brasileira contemporânea.

Obs.

  • Se possível, inclua materiais visuais como fotos, vídeos ou música que representem a cultura quilombola.
  • Incentive os alunos a refletirem sobre a importância da diversidade cultural e da preservação das tradições dos quilombolas.

Essa atividade não só ajuda a desenvolver o conhecimento geográfico dos alunos, mas também promove uma compreensão mais profunda da história e cultura dos quilombolas no Brasil.

 

 

 

ANEXO- 2

 

  Vamos fazer a leitura !

 

                                          Localização Geográfica e Subdivisões                          

  A Região Nordeste do Brasil é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. É a região mais próxima da África e da Europa e faz fronteira com o Oceano Atlântico ao leste e ao norte.

2. Clima e Vegetação

A região Nordeste é caracterizada por uma grande diversidade climática:

  • Litoral: Tem clima tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante o ano, especialmente na Zona da Mata.
  • Sertão: Apresenta clima semiárido, com baixa precipitação e longos períodos de seca. É a região da Caatinga, uma vegetação adaptada à aridez.
  • Agreste: É uma zona de transição entre o litoral úmido e o sertão seco, com clima mais ameno e variado.
  • Meio-Norte: Clima tropical, mas com uma estação seca mais curta. Abriga formações de cerrado e áreas de transição para a Amazônia.

3. Economia                  

A economia do Nordeste é diversificada, com destaque para:

  • Agricultura: O cultivo de cana-de-açúcar e algodão é tradicional, mas também há produção de frutas tropicais (como manga, melão e caju) para exportação.
  • Pecuária: A criação de gado, especialmente no sertão, é uma atividade importante.
  • Indústria e Energia: Há polos industriais em cidades como Salvador (BA) e Fortaleza (CE). A região também abriga parques eólicos, aproveitando os ventos constantes do litoral.
  • Turismo: A beleza natural e o patrimônio histórico (como o Pelourinho, em Salvador) fazem do turismo uma atividade econômica significativa.

4. Aspectos Culturais

O Nordeste é rico em diversidade cultural, resultado de influências indígenas, africanas e europeias. Alguns elementos culturais importantes incluem:

  • Música e Dança: O forró, o frevo, o maracatu e o axé são ritmos musicais característicos.
  • Festividades: Festas juninas, carnaval de Olinda, e o São João de Campina Grande são eventos marcantes.
  • Culinária: A gastronomia nordestina é conhecida pelo uso de ingredientes como mandioca, carne de sol, feijão-verde, além de pratos típicos como acarajé, vatapá e buchada de bode.

5. Desafios Socioeconômicos

Apesar do desenvolvimento em várias áreas, o Nordeste enfrenta desafios como a desigualdade social, o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em algumas regiões, e problemas relacionados à seca no sertão, que afetam a agricultura e o abastecimento de água.

Essa é uma visão geral que cobre os principais tópicos sobre a Região Nordeste do Brasil, conforme abordado geralmente em livros didáticos de geografia para o ensino fundamental. Para informações mais detalhadas, é interessante consultar o livro específico que você mencionou ou outras fontes de estudo.

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  ANEXO - 3

  Jogo de Cartas - Sabores do Nordeste

Objetivo:

Conhecer e identificar comidas típicas da Região Nordeste do Brasil.

Material Necessário:

  • Cartolinas coloridas ou papel grosso
  • Tesoura
  • Canetas coloridas
  • Cola
  • Imagens de comidas típicas (podem ser impressas ou desenhadas)
  • Cartões de descrição (com o nome do prato, ingredientes principais e breve descrição)

Passo a Passo:

  1. Preparação das Cartas:

·         Corte a cartolina em retângulos de tamanho semelhante a cartas de baralho.

·         Em cada carta, cole ou desenhe a imagem de uma comida típica da Região Nordeste (como acarajé, baião de dois, moqueca, carne de sol, etc.).

·         Prepare cartões de descrição com o nome do prato, ingredientes principais e uma breve descrição do seu preparo e origem.

  1. Divisão dos estudantes:

·         Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 5 alunos.

3.    Jogo:

·         Cada grupo receberá um conjunto de cartas de imagens e um conjunto de cartões de descrição.

·          O objetivo é que os estudantes associem corretamente cada imagem com a descrição correspondente.

·         Após associarem todas as cartas, cada grupo deve apresentar suas associações ao restante da turma, explicando os pratos escolhidos.

  1. Discussão e Reflexão:

·         Após a apresentação dos grupos, discuta com a turma a importância cultural e histórica dessas comidas na Região Nordeste.

·         Pergunte se algum estudantes já provou algum desses pratos e qual foi a experiência.

Variação:                                        

  • Degustação: Se possível, organize uma pequena degustação de alguns pratos típicos para que os estudantes possam experimentar os sabores da região. Certifique-se de considerar alergias alimentares e preferências dietéticas.

 Essa atividade é uma forma interativa e divertida de explorar a diversidade cultural do Nordeste do Brasil, promovendo o aprendizado através da experiência sensorial e da colaboração entre os estudantes.

  ANEXO - 4

           Atividade: Conhecendo as Sub-regiões e Comidas Típicas do Nordeste

Objetivo:

  • Compreender as características das sub-regiões da Região Nordeste do Brasil.
  • Identificar e descrever as comidas típicas associadas a cada sub-região.

 Passo a Passo:                                                                                                                     

  1. ETAPA 1: Leia o capítulo do livro "Geografia: Espaço e Interação" sobre a Região Nordeste e suas sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte. Pesquise sobre as comidas típicas de cada sub-região. Use o livro, internet e outros materiais de estudo disponíveis.

      ETAPA 2: Escolha uma comida típica de cada sub-região do Nordeste.

o    Para cada comida escolhida, responda às seguintes perguntas:

§  Qual é o nome da comida?

§  De qual sub-região ela é típica?

§  Quais são os ingredientes principais?

§  Em quais ocasiões ou festividades essa comida é geralmente consumida?

§   Crie um cartaz ou uma apresentação com imagens e descrições das comidas típicas de cada sub-região. Inclua informações sobre a origem dos pratos e sua importância cultural.

§  Se possível, traga uma receita simples de uma das comidas para compartilhar com a turma (opcional).

  1. Discussão em Grupo:

·         Apresente suas descobertas para a classe.

·         Discuta com seus colegas as semelhanças e diferenças nas tradições culinárias de cada sub-região.

Exemplo de Resposta:

  • Comida: Acarajé
  • Sub-região: Zona da Mata (Bahia)
  • Ingredientes: Feijão-fradinho, camarão seco, cebola, azeite de dendê
  • Ocasiões: Festas religiosas do Candomblé, festas populares, eventos culturais

 

Avaliação:

  • Será avaliada a clareza e a organização das informações apresentadas, bem como a participação nas discussões em grupo.
  • Espero que essa atividade ajude a enriquecer o entendimento dos estudantes sobre a diversidade cultural e geográfica da Região Nordeste do Brasil!

 

 

 

                                                                      

 

Obs. O professor (a) é livre para utilizar outro material desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                 Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós.


 

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