SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema: Leitura, escrita em
movimento: Itamaraju em foco. Subtema: Desafios de ensinar a
ler o mundo global. |
Unidade
Temática: Formas
de representação e pensamento espacial Objetos
do conhecimento: Corporações e organismos internacionais e do
Brasil na ordem econômica mundial. |
|
|
Ano: 8º Período:29 /07 a 10/078/24 Nº
de Aulas: 4 |
|
|
|
|
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar
os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de
problemas. 2. Estabelecer
conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a
importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres
humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro
,sem preconceito de qualquer natureza. 7:Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima;
autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores,
essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas. |
Sugestão
:
O professor(a) usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção de atividade.
Sugetão: Abordar sobre
o tema” Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco” que será trabalhado durante a
sequência didática.
Como a História e a Geografia articuladas com a leitura e a escrita podem contribuir
para a construção de um mundo melhor?
1º Aula: : Indicadores sociais
Objeto de conhecimento: Corporações
e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. Objetivo: ·
Compreender a importância dos
indicadores sociais para mostrar as desigualdades no mundo. |
Metodologia: ·
Aula expositiva utilizando o livro didático. ·
Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo “ Indicadores sociais”. ·
Solicitar
que os estudantes analisem a tabela com atenção. Perguntar o que puderam
observar e pedir que respondam oralmente. |
Habilidade: (EF08GE03)
Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando
características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e
mobilidade espacial). Uma na pelos continentes e sua espacialização no país e
no estado da Bahia e no município de Itamaraju. (EF08GE20) Analisar
características de países e grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e
discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza
e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. |
:Desenvolvimento: 1º Etapa,
fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Indicadores sociais ” somos todos atores a turma iniciando com as
perguntas de sondagem. 2º Etapa,
realizar a leitura compartilhada das páginas 66,67,68,69com a turma., com
momento de questionamento, discussão e
socialização. |
Objeto de conhecimento: Corporações
e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. |
||
Metodologia: ·
Sondagem dos conhecimentos
prévios através de imagens, ou, atividades práticas; ·
Resolução de atividades
individuais e/ou em grupos. |
||
Habilidade: (EF08GE19BA)
Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses
geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar
com outros. (EF08GE19IT) Interpretar
cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com
informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros mais
próximos da realidade. |
||
Desenvolvimento: 1º Etapa: Após a
leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar
aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 70, 71 e
72 . 2º Etapa: Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
|
||
Aula 3: AMÉRICA
– Dimensão, localização e Regionalizações |
||
Objeto de conhecimento: Distribuição
da população mundial e deslocamentos populacionais . Objetivo: ·
Conhecer as principais regionalizações do
continente americano, compreendendo os critérios que as definem e
identificando os países. |
||
Metodologia: Introdução do objeto de conhecimento o
professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro
didático nas páginas 74, 75,76 e 77sobre Dimensão,
localização e Regionalizações
e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia
para realizar atividades e posteriormente socializar. |
||
Habilidade: .
(EF08GE05) Aplicar os conceitos de
Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e
tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na
América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. |
||
Desenvolvimento: 1º Etapa: Inicie
com uma breve explicação do objeto de conhecimento sobre Dimensões, localização e regionalizações geográficas. O
professor(a), pode solicitar a leitura e interpretação coletiva das
informações trazidas pelo livro didático nas páginas 74, 75 e 76. Use
exemplos simples e cotidianos para ilustrar como as pessoas dividem e
entendem o espaço ao seu redor. 2º Etapa: Orientar
os estudantes a realizar a atividade 77
de forma individual. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
|
Aula 4: América
- Ocupação e colonização |
||
Objeto de conhecimento: Distribuição
da população mundial e deslocamentos
populacionais. |
||
Metodologia: Sondagem dos conhecimentos prévio através do
que foi trabalhado na aula anterior. Leitura e interpretação de texto com
questionamentos, discussão e socialização. Resolução de atividades individuais e/ ou em
grupo. |
||
Habilidade: (EF08GE05)
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o
entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para
as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas
regionalizações a partir do pós-guerra. (EF08GE20) Analisar
características de países e grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e
discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza
e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. |
||
Desenvolvimento: 1º Etapa: Promover
a leitura coletiva do texto da página 78, com
questionamentos e discussão. 2º Etapa: Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 78 e 79
( 1,2,3 e 4). 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
|
Obs. O
professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material complementar
desde que trabalhe o objeto de conhecimento.
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 74 a 81)
( ) Seminários; (x )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;
( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da
participação; Outros:
REFERENCIAS:
Livro didático
Geografia Espaço e Interação.
https://youtu.be/mA4AhI0TEfg A história dos Estados Unidos
- Povoamento
https://www.youtube.com/watch?v=MrG6Ofb2MTQ
Continente americano.
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário