6º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2024

 

                                       SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema: Desafios de ensinar a ler o mundo global.

Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial.

Objetos do conhecimento:  Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas

 de representação para analisar Informações Geográficas.

Ano: 9º    Período: 29/07 a 10/08/2024                                                         Aulas: 04

Objetivo geral:

·         Identificar, reconhecer e representar, no mapa, a formação de comunidade de Estados Independentes como estratégia militar e econômica;

·         Reconhecer e compreender que a Europa Oriental está em nível desenvolvimento diferente do Leste Europeu;

·         Compreender a diversidade étnico-cultural e os consequentes conflitos existentes na região do leste Europeu.

                                               COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

                                                COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                         COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

 

Sugestão: Abordar sobre o temaLeitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco” que será trabalhado durante a sequência didática estimulando o estudante a prática da leitura e escrita no seu cotidiano.

Como a História e a Geografia articuladas com a leitura e a escrita podem contribuir para a construção de um mundo melhor?

 História assim como Geografia, leva os estudantes à reflexão, refletir muito sobre seu espaço, entender de que forma ele atua na sociedade, de que forma ele passa a atuar.      

Link:  https://novaescola.org.br/

 

1º e 2º Aula: Organizações Internacionais

Objeto de conhecimento: Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas

 de representação para analisar Informações Geográficas.

Objetivo:

  • Compreender o papel e a importância das organizações internacionais no cenário global.
  • Identificar as principais organizações internacionais e suas funções.

Promover a interação e a participação ativa dos estudantes através de atividades lúdicas.

 

Metodologia:

  1. Apresentação do tema:

·         Iniciar a aula explicando brevemente o que são organizações internacionais e por que são importantes.

·         Perguntar aos alunos se eles conhecem alguma organização internacional e o que sabem sobre elas.

  1. Leitura orientada:

·         Utilizando o livro "Geografia: espaço e interação", fazer uma leitura guiada sobre o capítulo que aborda Organizações Internacionais.

·         Pedir aos alunos para anotarem os pontos principais.

 

Habilidade:

 (EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

Desenvolvimento:

Etapa, divisão em grupos:

·         Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

·         Cada grupo receberá uma ficha com informações detalhadas sobre uma organização internacional específica (ex: ONU (Organização das Nações Unidas), OMS (Organização Mundial da Saúde), FMI (Fundo Monetário Internacional), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

 

           Etapa, pesquisa e criação de cartazes:

·         Os grupos irão pesquisar mais informações sobre a organização designada (podem usar o livro, materiais complementares e recursos digitais).

·         Criar um cartaz com as seguintes informações: nome da organização, logotipo, objetivos principais, sede, países membros e uma curiosidade interessante.

2º Aula: Organizações Internacionais (continuação da aula anterior com a conclusão de todos trabalhos).

        1º e 2º Etapa, Conclusão com apresentação dos cartazes:

·         Cada grupo apresentará seu cartaz para a turma, explicando os pontos principais sobre a organização estudada.

·         Encorajar perguntas e discussões breves após cada apresentação.

  Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução das atividades propostas/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

Obs. Esta aula é flexível e pode ser adaptada de acordo com a turma e disponibilidade de recursos ou o professor(a) utilizar outra aula desde que não fujam do objeto de conhecimento.

 

3º Aula :  Europa- Território e Natureza

Objeto de conhecimento:

Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de representação para analisar Informações Geográficas.

Objetivos:

  • Compreender as características físicas e territoriais da Europa.
  • Identificar as principais características naturais do continente europeu.
  • Analisar a relação entre o território e a natureza na Europa.

Metodologia:

  • Aula expositiva e dialogada;
  • Atividade prática em grupo;
  • Discussão e reflexão.

Habilidade:

(EF09GE04IT) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais e no local de vivência.

(EF09GE07) Analisar os componentes físico naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

Desenvolvimento:

1º Etapa, apresentação do tema da aula: "Europa: Território e Natureza" com uma breve discussão inicial sobre o que os estudantes já sabem sobre a Europa.

2º Etapa, utilização do livro "Geografia: Espaço e Interação" para explorar as características físicas do território europeu (montanhas, planícies, rios, climas) nas páginas 84 a 91.

  • Apresentação de mapas físicos e políticos da Europa para identificação das principais características geográficas.
  • Discussão sobre as diferenças naturais e territoriais entre as diversas regiões da Europa.

3º Etapa, atividade em Grupo:

  • Dividir a turma em grupos de 4-5 alunos.
  • Cada grupo receberá um mapa físico da Europa e deverá identificar e marcar:
    • Principais cadeias montanhosas (Alpes, Pireneus, Cárpatos);
    • Grandes rios (Danúbio, Reno, Volga);
    • Principais planícies e bacias hidrográficas.
  • Os grupos deverão discutir a importância dessas características para o desenvolvimento das regiões.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução das atividades propostas/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

Sugestão: O professor(a) pode orientar os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 87 do livro didático de Geografia espaço e interação. Realizar uma correção coletiva.                              

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4º Aula:  Europa- Território e Natureza

Objeto de conhecimento:

Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de representação para analisar Informações Geográficas.

Objetivos:

  • Compreender as características físicas e territoriais da Europa.
  • Identificar as principais características naturais do continente europeu.
  • Analisar a relação entre o território e a natureza na Europa.

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Leitura e interpretação de textos e exposição de vídeo;

  • Atividade prática em grupo ou individual;
  • Discussão e reflexão.

Habilidade:

(EF09GE04IT) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais e no local de vivência.

(EF09GE07) Analisar os componentes físico naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

                                                            

Professor(a), peça aos estudantes para assistir link: https://youtu.be/SHbr62F7utM?si=z3Fg6PKufWmTCJCC  do vídeo sobre Europa aspectos naturais se houver tempo fazer um momento de questionamento e discussão. Em seguida aplicar a atividade complementar.

 

NOME:_______________________________________________Data ___/___/____

Professor(a): _____________________________ Turma:___________

Componente curricular: _____________________ Turno: ______________________

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

                                               Europa - Território e Natureza

A Europa é um continente que se destaca por sua diversidade geográfica e natural. Com uma área de aproximadamente 10 milhões de km², o continente europeu abriga uma grande variedade de paisagens, climas e ecossistemas. Desde as vastas planícies da Europa Oriental até as cadeias montanhosas dos Alpes e dos Pireneus, a Europa apresenta uma rica tapeçaria natural que influencia diretamente a vida e a cultura de seus habitantes.

Os principais aspectos geográficos da Europa incluem:

  • Relevo: Montanhas (Alpes, Pireneus, Cáucaso), planícies (Germânica, do Norte), planaltos (Meseta Ibérica), entre outros.
  • Hidrografia: Rios importantes como o Danúbio, Reno, Sena, e o Volga.
  • Clima: Variedade de climas, desde o mediterrâneo no sul até o temperado continental no leste e o subártico no norte.

Perguntas de Múltipla Escolha

  1. Qual dos seguintes rios atravessa mais de um país europeu e é um dos mais importantes para a navegação?
  2. a) Sena
    b) Tâmisa
    c) Danúbio
    d) Pó
  3. Qual cadeia montanhosa separa a Península Ibérica do resto da Europa? a) Alpes
    b) Apeninos
    c) Cáucaso
    d) Pireneus
  4. O clima mediterrâneo é caracterizado por: a) Invernos frios e verões quentes e secos.
    b) Invernos suaves e verões secos e quentes.
    c) Invernos rigorosos e verões frescos.
    d) Invernos úmidos e verões úmidos.
  5. Qual país europeu é famoso por suas paisagens vulcânicas e gêiseres? a) Suécia
    b) Islândia
    c) Alemanha
    d) Itália
  6. A península onde se encontram Portugal e Espanha é chamada de:

a) Balcânica
b) Ibérica
c) Escandinava
d) Itálica

7.    Explique como a diversidade de climas na Europa influencia a agricultura e a economia dos países europeus.

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  1. Descreva a importância dos Alpes para o turismo e a economia de países como Suíça, França e Itália.

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Recursos necessários:

° Materiais de apoio impressos (imagens, textos explicativos)

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução das atividades propostas/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

Referencia:

Livro didático Geografia espaço e interação.

 

Link: https://youtu.be/SHbr62F7utM?si=z3Fg6PKufWmTCJCC  do vídeo sobre Europa aspectos naturais.

Obs.

O professor(a) é livre para utilizar outra atividade complementar ou fazer modificações se assim acha viável.

 

 

                                      Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

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