6º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO - 2024

 

                                                SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 Tema:  Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema: Leituras geográficas.

Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial.

Objetos do Conhecimento: Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

Objetivo geral:  Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 6°                          Período: 29/07 a 10/08/2024                                         Nº de Aulas: 6

                                 HABILIDADES

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju.

tipos desolo, relevo e formações vegetais.

(EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

                     COMPETÊNCIA  ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

                        COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

              COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes, assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

      sobre o temaLeitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco” que será trabalhado durante a sequência didática estimulando o estudante a prática da leitura e escrita no seu cotidiano.

Como a História e a Geografia articuladas com a leitura e a escrita podem contribuir para a construção de um mundo melhor?

 

1º Aula: : Formas de produzir o espaço – Transformações no campo ( Moradias de povos indígenas).

Objeto de conhecimento:  

Transformação das paisagens naturais e antrópicas.                                                         

Objetivo:

·         Compreender a importância dos indicadores sociais para mostrar as desigualdades no mundo.

Metodologia:

·         Aula expositiva utilizando o livro didático.

·         Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo .

·         Solicitar que os estudantes analisem a tabela com atenção. Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam oralmente.

Habilidade:

 (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

:Desenvolvimento:

Etapa, com base nas ilustrações e nas legendas de cada quadro da página 83 do livro didático de Geografia espaço e interação, os estudantes poderão compreender o processo de modernização, sua relação com o desenvolvimento urbano e suas consequências socioambientais. O professor(a) pode  indicar as principais transformações ocorridas no campo e em que medidas elas se relacionam com o desenvolvimento das cidades iniciando com as perguntas de sondagem.

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 83,84 e 84 com a turma., com momento de questionamento,  discussão e socialização.

 

Aula 2:  Formas de produzir o espaço – Transformações no campo ( Moradias de povos indígenas)-Transformações no campo Moradias de povos indígenas   (Continuação).

Objeto de conhecimento:

Transformação das paisagens naturais e antrópicas                                                         

Objetivo:

·         Analisar os croquis e a comparar a distribuição dos elementos na paisagem;

·         Perceber que a organização espacial das comunidades indígenas pode variar de um povo para outro.

Metodologia:

 

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Após a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 87 ( 1 e 2).

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

Aula 3:  Transformações no campo Moradias de povos indígenas   (Continuação).

Objeto de conhecimento:

Transformação das paisagens naturais e antrópicas.                                                         

Objetivo:

·         Analisar os croquis e a comparar a distribuição dos elementos na paisagem;

Percebere que a organização espacial das comunidades indígenas pode variar de um povo para outro.

Metodologia:

  

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

 

Habilidade:

EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

(EF06GE01IT) Comparar modificações das paisagens de diversos lugares, inclusive no município de Itamaraju, em diferentes tempos.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Inicie com uma sondagem da aula anterior, dando continuidade ao objeto de conhecimento

2º Etapa: Orientar os estudantes a realizar a atividade da página 88, 89 e 92 de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

 

Aula 4: Transformações no campo Moradias de povos indígenas   (Continuação).

Objeto de conhecimento:

Transformação das paisagens naturais e antrópicas.                                                         

Objetivo:

·         Analisar os croquis e a comparar a distribuição dos elementos na paisagem;

·         Perceber que a organização espacial das comunidades indígenas pode variar de um povo para outro.

Metodologia:

 

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Após a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 94 e 95 ( 7,8,9 e 10, e 11).

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

Aula 5: RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS –USO DOS MINERAIS

Objeto de conhecimento:

Transformação das paisagens naturais e antrópicas                                                         

Objetivo:

·         Identificar a presença de recursos minerais e energéticos na organização do espaço geográfico, percebendo a importância desses recursos para a produção e a realização das atividades cotidianas.

Metodologia:

 

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens;

·         Aula expositiva utilizando o livro didático;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

(EF06GE12BA) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos e rurais.

 (EF06GE12IT) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos: Rios do Ouro, Jucuruçu, desaparecimento de nascentes urbanas, na cidade de Itamaraju, bem como outros rios importantes nos distritos e em ambientes rurais como a destruição da mata ciliar e a canalização ilegal das águas para propriedades particulares.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Iniciar com  leitura e interpretação compartilhada do objeto de conhecimento sobre o Uso dos recursos Minerais, nas páginas 98 a 99 e 100, dando oportunidade aos com questionamentos e discussões,

2º Etapa:  Solicitar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 101do livro didático Geografia espaço e interação.

Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

 

 

 

 

 

                                   

Aula 6 : Recursos minerais e Energéticos – DE ONDE VÊM OS MINERAIS?

Objeto de conhecimento:

Transformação das paisagens naturais e antrópicas.                                                        

Objetivo:

Identificar a presença de recursos minerais e energéticos na organização do espaço geográfico, percebendo a importância desses recursos para a produção e a realização das atividades cotidianas.

Metodologia:

Sondagem dos conhecimentos prévio através do que foi trabalhado na aula anterior.

Leitura e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização.

Resolução de atividades individuais e/ ou em grupo.

Habilidade:

  EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

(EF06GE12BA) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos e rurais.

 (EF06GE12IT) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos: Rios do Ouro, Jucuruçu, desaparecimento de nascentes urbanas, na cidade de Itamaraju, bem como outros rios importantes nos distritos e em ambientes rurais como a destruição da mata ciliar e a canalização ilegal  águas para propriedades particulares.

 

 

Desenvolvimento:

1º Etapa: Promover a leitura coletiva do texto da página 102 e 103 com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 104 e 105 ( 1 e 2).

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

 

Obs. O professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material complementar desde que trabalhe o objeto de conhecimento.

 

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 101,104 e 105)

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;

( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da participação; Outros:

REFERENCIAS:

 

Livro didático Geografia Espaço e Interação.

 

https://youtu.be/-Tw0GXO6ga0?si=FjAg0mSbLGLfjWOA RECURSOS DE EXPLORAÇAO

 

                                                           

                                                             Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

                                                                   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário