(EF06GE02) Analisar modificações de
paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários.
(EF06GE02IT) Analisar modificações de
paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os
primeiros habitantes do município de Itamaraju.
tipos desolo, relevo e formações
vegetais.
(EF06GE05IT) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo
e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de
Itamaraju e a sua importância.
|
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história
7.
Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade,
flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões
socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e
solidários.
|
2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
4.
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras,
e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das
linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
|
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos estudantes, assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
sobre o
tema “Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco” que
será trabalhado durante a sequência didática estimulando o estudante a
prática da leitura e escrita no seu cotidiano.
Como a História e a Geografia articuladas com a leitura e a escrita podem contribuir para a construção de um
mundo melhor?
1º
Aula: : Formas
de produzir o espaço – Transformações no campo ( Moradias de povos
indígenas).
Objeto de conhecimento:
Transformação
das paisagens naturais e antrópicas.
Objetivo:
·
Compreender
a importância dos indicadores sociais para mostrar as desigualdades no
mundo.
|
Metodologia:
·
Aula expositiva utilizando o livro didático.
·
Iniciar a aula fazendo a exposição do
conteúdo .
·
Solicitar
que os estudantes analisem a tabela com atenção. Perguntar o que puderam
observar e pedir que respondam oralmente.
|
Habilidade:
(EF08GE03) Analisar aspectos representativos
da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil
etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma na pelos
continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município
de Itamaraju.
(EF08GE20) Analisar características
de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos
aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as
desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas
riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos.
|
:Desenvolvimento:
1º Etapa, com base nas ilustrações e
nas legendas de cada quadro da página 83 do livro didático de Geografia
espaço e interação, os estudantes poderão compreender o processo de
modernização, sua relação com o desenvolvimento urbano e suas consequências
socioambientais. O professor(a) pode indicar as principais transformações
ocorridas no campo e em que medidas elas se relacionam com o
desenvolvimento das cidades iniciando com as perguntas de sondagem.
2º Etapa, realizar a leitura
compartilhada das páginas 83,84 e 84 com a turma., com momento de
questionamento, discussão e
socialização.
|
Aula 2: Formas de produzir o espaço –
Transformações no campo ( Moradias de povos indígenas)-Transformações no
campo Moradias de povos indígenas (Continuação).
|
Objeto de conhecimento:
Transformação
das paisagens naturais e antrópicas
Objetivo:
·
Analisar os croquis e a comparar a
distribuição dos elementos na paisagem;
·
Perceber que a organização espacial das
comunidades indígenas pode variar de um povo para outro.
|
Metodologia:
·
Sondagem
dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
·
Resolução
de atividades individuais e/ou em grupos.
|
Habilidade:
(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes
tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
(EF06GE02IT) Analisar modificações
de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os
primeiros habitantes do município de Itamaraju.
|
Desenvolvimento:
1º
Etapa: Após
a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão.
Solicitar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da
página 87 ( 1 e 2).
2º
Etapa: Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual.
3º
Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
|
Aula 3: Transformações no campo Moradias de povos
indígenas (Continuação).
|
Objeto de conhecimento:
Transformação
das paisagens naturais e antrópicas.
Objetivo:
·
Analisar os croquis e a comparar a distribuição
dos elementos na paisagem;
Percebere que a organização espacial das
comunidades indígenas pode variar de um povo para outro.
|
Metodologia:
·
Sondagem
dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
·
Resolução
de atividades individuais e/ou em grupos.
|
Habilidade:
EF06GE01) Comparar modificações das
paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes
tempos.
(EF06GE01IT) Comparar modificações
das paisagens de diversos lugares, inclusive no município de Itamaraju, em
diferentes tempos.
|
Desenvolvimento:
1º Etapa:
Inicie com uma sondagem da aula anterior, dando continuidade ao objeto de
conhecimento
2º
Etapa:
Orientar os estudantes a realizar a atividade da página 88, 89 e 92 de
forma individual.
3º
Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
Aula
4: Transformações no campo Moradias de
povos indígenas (Continuação).
|
Objeto
de conhecimento:
Transformação das paisagens
naturais e antrópicas.
Objetivo:
·
Analisar os croquis e a comparar a
distribuição dos elementos na paisagem;
·
Perceber que a organização espacial das
comunidades indígenas pode variar de um povo para outro.
|
Metodologia:
·
Sondagem
dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
·
Resolução
de atividades individuais e/ou em grupos.
|
Habilidade:
(EF06GE02) Analisar modificações
de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os
povos originários.
(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por
diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários,
da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros
habitantes do município de Itamaraju.
|
Desenvolvimento:
1º Etapa: Após a leitura e
interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar aos
estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 94 e
95 ( 7,8,9 e 10, e 11).
2º Etapa: Os estudantes irão
realizar a atividade de forma individual.
3º Etapa: Realizar uma correção
coletiva.
Aula 5: RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS
–USO DOS MINERAIS
|
Objeto de conhecimento:
Transformação das
paisagens naturais e antrópicas
Objetivo:
·
Identificar a
presença de recursos minerais e energéticos na organização do espaço
geográfico, percebendo a importância desses recursos para a
produção e a realização das atividades cotidianas.
|
Metodologia:
·
Sondagem dos conhecimentos prévios através de
imagens;
·
Aula expositiva utilizando o livro didático;
·
Resolução de atividades individuais e/ou em
grupos.
|
Habilidade:
(EF06GE11) Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição
dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da
biodiversidade local e do mundo.
(EF06GE11IT) Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição
dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da
biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do
mundo.
(EF06GE12) Identificar o
consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias
hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações
nos ambientes urbanos.
(EF06GE12BA) Identificar o consumo
dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas
no seu município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as
transformações nos ambientes urbanos e rurais.
(EF06GE12IT) Identificar o
consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias
hidrográficas no seu município, na Bahia, no Brasil e no mundo,
enfatizando as transformações nos ambientes urbanos: Rios do Ouro,
Jucuruçu, desaparecimento de nascentes urbanas, na cidade de
Itamaraju, bem como outros rios importantes nos distritos e em
ambientes rurais como a destruição da mata ciliar e a canalização
ilegal das águas para propriedades particulares.
|
Desenvolvimento:
1º Etapa: Iniciar com leitura e interpretação compartilhada
do objeto de conhecimento sobre o Uso dos recursos Minerais,
nas páginas 98 a 99 e 100, dando oportunidade aos com
questionamentos e discussões,
2º Etapa: Solicitar aos estudantes a copiar
e responder no caderno a atividade da página 101do livro didático
Geografia espaço e interação.
Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual.
3º Etapa: Realizar uma
correção coletiva.
|
|
|
|
|
Aula 6 : Recursos minerais e Energéticos – DE ONDE
VÊM OS MINERAIS?
|
Objeto de conhecimento:
Transformação
das paisagens naturais e antrópicas.
Objetivo:
Identificar
a presença de recursos minerais e energéticos na organização do espaço
geográfico, percebendo a importância desses recursos para a produção e a
realização das atividades cotidianas.
|
Metodologia:
Sondagem
dos conhecimentos prévio através do que foi trabalhado na aula anterior.
Leitura
e interpretação de texto com questionamentos, discussão e socialização.
Resolução
de atividades individuais e/ ou em grupo.
|
Habilidade:
EF06GE11) Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos
componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade
local e do mundo.
(EF06GE11IT) Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos
componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade
do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.
(EF06GE12) Identificar o consumo dos
recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e
no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.
(EF06GE12BA) Identificar o consumo
dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu
município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações
nos ambientes urbanos e rurais.
(EF06GE12IT) Identificar o consumo dos
recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no seu
município, na Bahia, no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações
nos ambientes urbanos: Rios do Ouro, Jucuruçu, desaparecimento de nascentes
urbanas, na cidade de Itamaraju, bem como outros rios importantes nos
distritos e em ambientes rurais como a destruição da mata ciliar e a
canalização ilegal águas para
propriedades particulares.
|
Desenvolvimento:
1º
Etapa: Promover a leitura coletiva
do texto da página 102 e 103
com questionamentos e discussão.
2º
Etapa: Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 104 e
105 ( 1 e 2).
3º
Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
|
Obs. O professor(a) é livre fazer modificações ou
utilizar outro material complementar desde que trabalhe o objeto de
conhecimento.
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 101,104 e
105)
( )
Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;
( X)
Atividade escrita; ( X ) Avaliação da
participação; Outros:
REFERENCIAS:
Livro didático Geografia
Espaço e Interação.
https://youtu.be/-Tw0GXO6ga0?si=FjAg0mSbLGLfjWOA
RECURSOS DE
EXPLORAÇAO
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário