6º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º ANO E 9º ANO -2022

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: América Sociedade e Consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial

OBJETO DE CONHECIMENTO: Corporações e Organismos Internacionais e do Brasil na Ordem Econômica Mundial/ Os Diferentes contextos e os Meios Técnicos e Tecnologicos na Produção das Políticas de Agroecológica.

Objetivo geral:

• compreender os aspectos físicos do continente americano e formas de regionalizá-lo;

• entender as questões relacionadas aos aspectos populacionais, sociais e econômicos da América;

• conhecer os principais recursos naturais e atividades econômicas encontradas nesse continente.

Ano: 8°                          Período: 01/08/2022  a  27/08/2022                                Nº de Aulas: 8

                                HABILIDADES

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário internacional em sua posição de liderança globalenarelaçãocoma ChinaeoBrasil.

 (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

(EF08GE08BA) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os desdobramentos dissona Bahia.

 (EF08GE08IT) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra, identificando os desdobramentos disso na Bahia na mesorregião do Extremo Sul da Bahia em especial em Itamaraju.

(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

(EF08GE13BA) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África, estabelecendo aproximações e distanciamentos com a realidade brasileira e baiana.

(EF08GE13IT) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África, estabelecendo aproximações e distanciamentos com a realidade brasileira e baiana. Transformações do espaço na sociedade urbano industrial na América Latina.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 1ªAula

·         ETAPA1: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos na aula anterior.Em seguida abordar sobre o novo tema “ As diversas facetas do consumo abordando alguns questionamentos através de uma mensagem publicitária.

 

                                            Mensagens publicitárias

 

  A propaganda e os meios de comunicação são os instrumentos de estímulos ao consumo. A propaganda baseia-se na análise do consumidor e na pesquisa de mercado destinada a determinada classe social. A criatividade publicitária dedica-se posteriormente a associar os produtos ao seu público-alvo e criar-lhe o desejo de adquirir-los. Os meios de comunicação divulgam os produtos e suas marcas, a parti das mensagens publicitárias, e os tornam conhecidos a uma infinidade de pessoas.

 

Diante da mensagem por que a  propaganda e os meios de comunicação são instrumentos de estímulos ao consumo?

Oque é consumo?

O é consumismo?

Qual a diferença entre consumo e consumismo?

Quais as consequências do consumismo?

 

ETAPA 2: Após os questionamentos, discussão e socialização. Abordar o próximo objeto de conhecimento a ser trabalhado fazendo a explanação do objeto de conhecimento sobre  Diferentes formas de regionalização”. Verificando o conhecimento prévio dos alunos. Comece perguntando aos alunos  algumas questões:

·         Oque é regionalização?

·         Quais os critérios que podem ser usados para se fazer uma regionalização?

 

ETAPA 2: Leitura compartilhada do texto disponível na apostila ou pedir que os alunos acompanhe através do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 61 a 65.

 

Leitura do texto:

                                                                   Diferentes formas de regionalização

 

   A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias); entre outros.

  Por meio das regionalizações, podemos estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e analisando aspectos gerais e particulares.

  Outra possibilidade de regionalização do espaço mundial é pelo agrupamento de países por conta de suas características culturais e históricas. Assim, as regiões são formadas com base em aspectos como etnias, línguas, religiões, tradições, hábitos alimentares, costumes, economia etc.

 

  O geógrafo Yves Lacoste divide o espaço mundial nas seguintes grandes áreas geoculturais, que podem ser observadas no mapa abaixo:

 América do Norte: Canadá e Estados Unidos. América Latina: México, países da América Central, do Caribe e da América do Sul. Europa: todos os países da porção ocidental e parte dos países orientais desse continente.

Mundo islâmico: Norte da África, Oriente Médio e alguns países da Ásia Central, onde predomina a religião islâmica. Mundo africano: África Subsaariana.

 Mundo indiano: Índia, Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka. Russos ortodoxos: Rússia, Ucrânia e Belarus, onde predomina a religião cristã ortodoxa.

Extremo Oriente: China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Mongólia.

Ásia de Sudeste: ilhas e países como Indonésia, Tailândia, Vietnã, Camboja e Laos.

 Austrália e Oceania: Austrália, Nova Zelândia e as diversas ilhas e arquipélagos do entorno.

                

   Os critérios ambientais podem ser utilizados para regionalizar e identificar espacialmente as semelhanças e as desigualdades no uso de recursos naturais, nos impactos ambientais e na vulnerabilidade ambiental entre diferentes regiões. O uso intensivo e indiscriminado dos recursos naturais tem agravado os problemas ambientais do século XXI. Entre os principais problemas ambientais da atualidade, destacam-se a ameaça à biodiversidade, a degradação e consequente perda de fertilidade dos solos, a desertificação, o estresse hídrico e o aquecimento global.

   Em grande parte dos países com maior desenvolvimento, extensas áreas de florestas e de vegetação nativa já foram intensamente devastadas. O elevado consumo de recursos naturais nesses países estimula a busca em outras regiões do mundo.

                                                                                                                                                               Araribá Mais Geografia, página 61 a 63.

 

                                                                                   2ªAula

ETAPA 1: Continuação da aula. Se for possível disponibilizar aos alunos um vídeo sobre “ Continente  americano e caracteristicas sociais”que esta disponível no link:  https://youtu.be/q3GVQD21Bkc . Promover discussão e socialização sobre o conteúdo.

ETAPA 2: Nesta  aula, orientar os alunos a registrar informações que mais o chamou atenção e em seguida fazer um resumo.                                                          

                                                                                     3ºAula

                                                                                         

ETAPA 1: Dando continuada ao objeto de conhecimento de a aula anterior Solicitar os alunos a fazerem a leitura compartilha e se possível discussão momento de tirá dúvida..

 

O Continente Americano: Relevo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                               Agora é sua vez

 

1.      Sobre o relevo presente na América do Norte. Elabore sua resposta de forma comparativa, destacando as principais caracteristicas da costa Leste e Oeste.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

           

 

                     

  2.Considerando  o que aprendemos até agora sobre relevo americano, respondam às questões:

a)Qual tipo de relevo é predominante no Brasil?

___________________________________________________________________________________________

b) E qual o tipo de relevo é predominante no local onde você mora?

             _________________________________________________________________________________________________

 

                                                                                         

ETAPA 2: Continuação do objeto de conhecimento,  correção da atividade e momento de tira dúvidas e socializar.                       

                                                                                  4ºAula

                                                                                         

ETAPA 1: Após um levantamento prévios obre “Diferentes formas de regionalização”  e socialização sobre o conteúdo. Sugerir uma atividade complementar disponível na apostila. Sugestão o professor pode fazer modificações  na atividade.

 

                                                       ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

1.      A regionalização pode ser feita com base em critérios . Relacione as colunas abaixo:

a)      Econômico                          (  ) clima, hidrografia, vegetação;

b)      Natural                                (  ) regimes de governo;

c)       Político                                (  ) religiões, etnias;

d)      Sociais                                 (  ) produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia;

e)      Cultural                               (  ) taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH;

2.      Qual é a importância de identificar regiões de biodiversidade ameaçada?

3.      O Segundo Mundo era formado pelos países socialistas, quais são eles?

4.      Como são os países em desenvolvimento considerados emergentes ?

5.      Como se destaca o relevo da América ?

6.      Cite dois tipos de vegetação do continente americano?

7.      Formada por duas grandes massas de terras unidas por uma estreita faixa, o continente americano permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas. Marque um x na alternativa correta.

a)      América do Norte, Brasil, América Central

b)      América Sul, América, África

c)      América do Norte, América Central e América do Sul

d)      América, América do Sul e América Central

8.      Como é formada a América Anglo-Saxônica?

9.      A que se refere a expressão América Latina?

10.  Qual a importância dos movimentos sociais indígenas na América Latina?

 ETAPA 2 : Correção da atividade momento tira dúvidas e socialização.    

                                                           

                                                                                     5ºAula

 

 ETAPA 1: Nesta aula solicite o texto ou a página ( 105 a 117 ) do livro didático Araribá Mais Geografia.. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto no linkhttps://img.youtube.com/vi/0GYubk-m7wA/ maxres.

  . Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro.

Texto para leitura :

                                            

                                                 Quadro natural e regionalização

 

REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA

 

  A América pode ser regionalizada de duas maneiras, a geográfica e também a étnico-cultural. A primeira leva em consideração a localização geográfica, já a segunda leva em consideração a língua.

Regionalização geográfica: América do Norte, América Central e América do Sul;

 Regionalização étnico-cultural: América Anglo-saxônica (países de língua inglesa) e América Latina (países de língua  latina, como espanhol e português).

 

Regionalização Geográfica

 

 

 

Regionalização étnico-cultural

Fonte: https://thomazgeo.wordpress.com/2018/03/21/america-divisao-etnico-social/

Atividade de Geografia

 

1.      Quais são os dois critérios mais comuns de regionalização do continente americano?

2.       Quais características marcam o continente, considerando a sua extensão norte-sul?

3.        Quais potências europeias iniciaram a colonização da América? Em que século isso ocorreu?

4.      Leia o texto, observe a imagem e faça o que se pede.

5.      Faça a leitura do trecho a seguir:

 

O Brasil vai ultrapassar os Estados Unidos

como maior produtor mundial de soja na próxi-

ma década, enquanto o aumento da produção

 de milho será impulsionado principalmente

 pela América Latina, de acordo com o novo re-

latório  Perspectivas Agrícolas 2017-2026  [...],

 publicado pela OCDE e a FAO.

 

 PERSPECTIVAS agrícolas OCDE-FAO: Brasil vai

 ultrapassar os Estados Unidos como o maior produtor

de soja até 2026.

FAO, 10 jul. 2017. Disponível em: .

 Acesso em: 15 jun. 2018.

 

O cultivo em grande escala do grão mencionado no trecho da reportagem contribui, principalmente, para a devastação de quais tipos de vegetação nos Estados Unidos e no Brasil?

 

6.      Caracterize a diversidade de povos e culturas presente no continente americano.

7.      No lugar onde você mora, é possível observar quais influências de grupos americanos?

 

 

ETAPA 1: Correção da atividade momento tira dúvida e socialização.

 

 

                                                                                    6 ºAula

                                                                                         

ETAPA 1: Iniciar a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada. E seguida explanar o objeto de conhecimento abordando os  aspectos gerais sobre a população a e economia do continente americano. Solicitando aos alunos a fazer a leitura do texto disponível na apostila ou orienta-los pelo livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 105 a 117.

 

Sugestão de atividade:

 

  Professor, esta atividade poderá ser trabalhada em parceria com professores de História e Língua Portuguesa. Proponha a montagem de uma exposição sobre os povos indígenas da América, a fim de resgatar a história desses povos e ressaltar a sua contribuição na formação territorial e cultural dos atuais Estados Nacionais, destacando o Brasil.

 • Com as orientações do professor de História, solicite uma pesquisa sobre os povos indígenas que originalmente habitavam as Américas, ressaltando:

 - As civilizações pré-colombianas (astecas, incas e maias) e as características da região que habitavam, sua organização social e cultural e o grau de desenvolvimento científico.

 - Os principais povos indígenas brasileiros, destacando as características mais importantes de sua organização social e econômica.

  • Escolha um povo indígena americano ou uma civilização pré-colombiana e faça uma pesquisa sobre o seu legado cultural.

  • Escolha uma personagem ou lenda do folclore indígena brasileiro e, com o professor de Língua Portuguesa, organize uma roda de leituras e dramatizações.

  • Faça uma pesquisa sobre a atual situação dos povos indígenas americanos, enfatizando a questão da demarcação das terras, a distribuição pelos territórios nacionais, suas condições socioeconômicas e os problemas enfrentados atualmente. Selecione um subtema da questão indígena para o seu grupo produzir um cartaz com as informações levantadas e a reflexão da turma sobre o assunto.

 • Para finalizar a atividade, organize uma exposição dos trabalhos elaborado.

                                                                                7ºAula

                                                                                         

ETAPA 1: Iniciar a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada, em seguida explanação do objeto de conhecimento  abordando aspectos gerais sobre a população e a economia do continente americano.Solicitar os alunos a fazer a leitura e interpretação do texto disponível na apostila ou no livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 105 a

O

 

 

 Texto para leitura :

   

População absoluta e população relativa - Mundo Educação      

          População  e economia

 

  O território americano é ocupado de forma desigual pelos seus habitantes. Essa distribuição irregular é explicada por fatores históricos, econômicos e naturais — entre os quais estão as tendências de concentração urbana em zonas litorâneas, o padrão de povoamento estabelecido pela colonização europeia e a dificuldade de ocupação das altas montanhas. Os índices mais altos de densidade demográfica são encontrados na porção leste, a primeira do continente americano a ser colonizada. O relevo, constituído principalmente de planaltos de baixa altitude, e as extensas formações vegetais que existiam na região favoreceram a ocupação humana. Os extremos norte e sul da América apresentam as menores densidades em virtude de seu clima mais frio. As porções central e oeste do continente apresentam baixa densidade demográfica. No centro, esse índice se relaciona à presença da Floresta Amazônica e de extensões áridas e semiáridas na América do Sul. Na porção central da América do Norte, a ocupação humana é dificultada pela ocorrência de climas muito secos. No oeste, tanto na América do Sul como na América do Norte, um fator limitador para o povoamento é o relevo montanhoso.

                                                                     CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

  Na segunda metade do século XIX, a América Anglo- -Saxônica, em especial os Estados Unidos, passou por um período de crescimento econômico que promoveu melhoria das condições de vida e redução das taxas de mortalidade. Esse aspecto, aliado à chegada de muitos imigrantes, proporcionou um rápido crescimento da população.

                                                        INDICADORES SOCIOECONÔMICOS

   Os problemas sociais da América têm origem na distribuição desigual da riqueza, que prejudica as condições de vida da maioria da população.

                                                                               SAÚDE PÚBLICA

Apesar dos avanços verificados nas últimas décadas, a América Latina apresenta graves problemas relacionados à saúde pública. Em vários países da região, o atendimento médico-hospitalar é inadequado e insuficiente para atender à maioria da população. Além disso, um número elevado de pessoas vive em condições de pobreza, com renda insuficiente para ter uma alimentação adequada ou acesso a medicamentos. Dois indicadores sociais ajudam a compreender as diferentes condições de saúde na América Anglo-Saxônica e na América Latina: a taxa de mortalidade infantil e a expectativa de vida.

                                                                          

 ESTRUTURA ETÁRIA

  Os países em desenvolvimento do continente americano apresentam taxas de natalidade mais altas e expectativa de vida mais baixa que os países com maior desenvolvimento. Na América Latina, é grande a participação de crianças e jovens na estrutura etária da população, enquanto na América Anglo-Saxônica é maior a participação de adultos e idosos. Por meio de uma pirâmide etária ou de idades, podemos perceber a diferença na estrutura etária da população americana. Na maioria dos países latino-americanos, a pirâmide tem base larga, o que indica altas taxas de natalidade e predomínio de população jovem. O topo, no qual estão representados os idosos, é estreito nos casos em que a expectativa de vida é baixa, como na Guatemala.

  Nos países da América Anglo-Saxônica, a pirâmide etária tem base mais estreita, em razão do baixo índice de natalidade, e topo mais largo, devido à alta expectativa de vida, como ocorre no Canadá. Alguns países latino-americanos apresentam pirâmides etárias que indicam características de países ricos, como a elevada participação de idosos na população, a exemplo do Uruguai.

ETAPA 2: Após a leitura do texto sugerir a atividade .

                                                                          ATIVIDADE

1.       Façam uma análise das pirâmides e verifiquem qual faixa etária é mais numerosa, qual país é mais populoso etc. No caso do Brasil, o que vocês acham que a população brasileira, de acordo com a projeção, vai envelhecer relativamente rápido, pois trata-se de um período de 40 anos.

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                                                                                 8ºAula

                                                                                         

ETAPA 1:Nesta aula , Continuação do objeto de conhecimento sobre  RECURSOS NATURAIS

 

 

 RECURSOS NATURAIS

 

  O território americano é rico em recursos naturais, que são explorados de várias maneiras: a formação geológica do continente propicia a exploração de recursos minerais; a presença de dois oceanos, que banham a costa leste e a oeste do continente, favorece a atividade pesqueira; a extensa rede hidrográfica facilita a obtenção de energia elétrica; os diversos tipos de clima e de solo e as variadas formas de relevo contribuem para a prática da agropecuária.

  A biodiversidade das formações vegoooetais da América também é aproveitada pelas indústrias, como as de medicamentos e cosméticos, no desenvolvimento de vários produtos.

                                                                           AGROPECUÁRIA

  A produção agropecuária é bastante diversificada no continente americano. Na América Anglo-Saxônica, a agricultura se destaca como uma das mais desenvolvidas do mundo, empregando técnicas modernas como a seleção de sementes, o uso intensivo de fertilizantes para corrigir os solos e de agrotóxicos para combater pragas.

   Na pecuária, são adotadas tecnologias avançadas que aumentam a produtividade, como inseminação artificial e modificação genética, técnicas também empregadas no circuito de carnes nos pampas argentinos e no Brasil, na América Latina.

                                                    Características da produção agropecuária na América Latina

  Em vários países da América Latina, grande parte da produção agropecuária é voltada para a exportação e praticada em extensas propriedades monocultoras. Essa estrutura produtora é herança dos tempos coloniais, das plantations, grandes áreas monocultoras de produtos tropicais (cana-de-açúcar, banana) destinados à exportação e cultivados por mão de obra escravizada. Atualmente, países como Colômbia, Paraguai, Cuba e Guatemala continuam economicamente dependentes da exportação de produtos agropecuários, principalmente café, cacau, cana-de-açúcar e banana, em geral produzidos com o emprego de técnicas tradicionais, o que resulta em baixa produtividade, como pode ser observado na fotografia abaixo, à esquerda. Seus investimentos em mecanização, fertilização, drenagem e recuperação de solos são escassos ou inexistentes.

                                                                             INDÚSTRIA

  No continente americano, a indústria, atividade econômica do setor secundário, concentra-se na América Anglo-Saxônica e em algumas áreas da América Latina. Os países da América Anglo-Saxônica são mais industrializados e utilizam tecnologia de ponta. No Canadá, as cidades de Ontário e Quebec destacam-se como centros industriais. A siderurgia é um dos setores mais importantes no país. Nos Estados Unidos, formou-se uma das maiores e mais antigas áreas industriais do mundo, conhecida como manufacturing belt, ou cinturão da indústria, que concentra as tradicionais indústrias dos ramos automobilístico, siderúrgico, metalúrgico, mecânico, têxtil, aeronáutico e naval.

    

                                                                    

                                                                         Indústria e tecnologia

  Estados Unidos e Canadá dedicam parte relevante de seu orçamento a pesquisas, educação e formação profissional. Esses países abrigam as principais zonas de desenvolvimento tecnológico, os chamados tecnopolos, com destaque para a Califórnia e a região dos Grandes Lagos, localizadas em território estadunidense. No oeste dos Estados Unidos, na região conhecida como Vale do Silício, na Califórnia, concentram-se as indústrias de tecnologia de ponta, como informática, eletrônica e robótica.

                                                                                 

                                           Dependência e desigualdade

  A industrialização da América Latina, iniciada mais tardiamente que a da América Anglo-Saxônica, apresenta como característica uma grande dependência de capital e de tecnologia provenientes, principalmente, de empresas transnacionais sediadas na América Anglo-Saxônica, na Europa e no Japão. Na maioria dos países, predominam as indústrias têxteis, de alimentos e bebidas, que empregam baixa tecnologia no processo produtivo e mão de obra barata e pouco qualificada.

                                                                 COMÉRCIO E SERVIÇOS

  A partir da década de 1970, o desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias na indústria, além da concentração de terras e da modernização do campo, favoreceram a urbanização e o crescimento do setor terciário. A mão de obra dispensada pelos setores primário e secundário migrou para o comércio e a prestação de serviços.

                         CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS GRANDES CIDADES DA AMÉRICA LATINA

  Os problemas sociais da América Latina também podem ser observados por meio das condições de trabalho existentes em parte significativa das grandes cidades do continente. Alguns fatores, como a maior complexidade da economia, a mecanização do campo e a crescente automação das linhas de produção industrial, contribuíram para a ampliação do setor terciário, caracterizado pelas atividades comerciais e de serviços. Atualmente, trata-se do segmento que emprega a maior parte dos trabalhadores urbanos. No entanto, o crescimento tem sido tão intenso que muitos especialistas o caracterizam como setor terciário hipertrofiado, isto é, uma excessiva concentração de população trabalhando em comércios e serviços.     

  

ETAPA 2: Após a leitura  e interpretação do texto orientar os alunos a copiar e responder no caderno a atividade. dispoivel.

 .

                                                                          ATIVIDADE

1.       Observe a charge a seguir:               

 

 a) Qual é o fenômeno social retratado pela charge?

 b) A charge mostra uma característica do capitalismo. Que característica é essa? Qual é a ironia presente na charge?

c) Dê uma explicação para a ocorrência desse fenômeno, tão comum no continente americano.

                                     

2.       Sobre o continente americano, responda:

a) Por que possui uma ocupação humana irregular?

 b) Quais são as porções mais e menos povoadas?

      

 

3.       Qual é a principal crítica realizada pelo texto?

4.        Na sua opinião, como foi construída a ideia de regionalizar o continente americano conforme proposto no mapa?

                                                                                

RECURSOS(61 a 119)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (118 a 119)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

                                                                               

 Referencias:

Imagem: https://trabalhosparaescola.com.br/continente-americano/

Fonte: https://thomazgeo.wordpress.com/2018/03/21/america-divisao-etnico-social/

Fonte: http://www.tvassembleia.org/noticia.php?idNoticia=15827

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Sociedade e consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial

OBJETO DE CONHECIMENTO:Transformações do Espaço na Sociedade Urbano-Industria/ Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de Representação Para Analisar Informações.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 9°                          Período: 01/08/2022  a  27/08/2022                               Nº de Aulas: 8

                                HABILIDADES

((EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

 (EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

(EF09GE11BA) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil e na Bahia.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

 4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                    1ªAula

ETAPA1: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos. Em seguida abordar sobre o tema que será trabalhado durante a III unidade “ As diversas faceta do consumo” sondando os alunos sobre oque é consumo e consumismo?

E em seguida fazendo a leitura compartilhada de um texto disponível na apostila.

 

                                                                       Consumo consciente

  Nas últimas décadas, a população mundial cresceu num ritmo extraordinário.

  Há 2000 anos éramos cerca de 300 milhões de habitantes no planeta e, hoje, já ultrapassamos os 6 bilhões de pessoas, sendo que muitos especialistas preveem que, antes do ano 2050, chegaremos a 10 bilhões. Se tornamos a população brasileira como parâmetro, cada brasileiro produz em média 1kg de lixo e consome cerca de 250 litros de água por dia. O lixo produzido é constituído, na maioria das vezes, de itens descartáveis que foram feitos com a intenção de “ facilitar” a vida das pessoas; e a água é gasta em atividades como banho, cuidados de higiene, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa e ingestão.

 

1.      Vamos saber se você é um consumidor consciente. Coloque (S) para Sim e (N)para Não.

A-(  ) Na casa em que você vive com sua família, nos cômodos em que a luzes ficam acesas por mais de 4 horas, as lâmpadas são econômicas( fluorescentes)?

B- (  ) Quando você toma banho, você demora mais do que 10 minutos?

C-(    ) Você deixa a torneira aberta ao escovar os dentes?

D-(    ) Na casa ou prédio em que você vive com sua família, a calçada é limpa com vassoura ao invés de água?

E-(    ) Você e sua família dão preferência às frutas e verduras da estação?

F- (   ) Você e sua família fazem a separação dos materiais dos materiais recicláveis?

 

  ETAPA 2: Correção e socialização. Em seguida sondagem sobre O Continente americano  se possível solicite aos alunos um vídeo sobre “ Continente americano e características sociais” que esta disponível no link:  https://youtu.be/q3GVQD21Bkc .

                                                                                   2ªAula

 

ETAPA 1: Após um levantamento prévio e revisão dos conteúdos trabalhados, sugerir uma atividade de revisão. Sugestão o professor pode fazer modificações  na atividade.

 

ESCOLA – ..........................................................................................TURMA - ...................

COMPONENTE CURRICULAR – GEOGRAFIA          9º ANO

NOME - ......................................................................... TURNO - .........................................

                                                            ATIVIDADE DE REVISÃO

11.  A regionalização pode ser feita com base em critérios . Relacione as colunas abaixo:

f)       Econômico                          (  ) clima, hidrografia, vegetação;

g)      Natural                                 (  ) regimes de governo;

h)      Político                                  (  ) religiões, etnias;

i)        Sociais                                (  ) produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia;

j)        Cultural                              (  ) taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH;

12.  Qual é a importância de identificar regiões de biodiversidade ameaçada?

13.  O Segundo Mundo era formado pelos países socialistas, quais são eles?

14.  Como são os países em desenvolvimento considerados emergentes ?

15.  Como se destaca o relevo da América ?

16.  Cite dois tipos de vegetação do continente americano?

17.  Formada por duas grandes massas de terras unidas por uma estreita faixa, o continente americano permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas. Marque um x na alternativa correta.

e)      América do Norte, Brasil, América Central

f)       América Sul, América, África

g)      América do Norte, América Central e América do Sul

h)      América, América do Sul e América Central

18.  Como é formada a América Anglo-Saxônica?

19.  A que se refere a expressão América Latina?

20.  Qual a importância dos movimentos sociais indígenas na América Latina?

ETAPA 2 : Correção da atividade, e socialização.      

 

                                                                                  3º aula

Etapa 1 e 2:Levantamento prévio da aula anterior. Em seguida explanação do objeto de conhecimento sobre “O continente  europeu "orientando os alunos a fazer a leitura de um texto disponível na apostila ou das páginas 76 ao 88 do livro didático Araribá Mais Geografia.

 

Leitura  do texto:

                      

        Europa: quadro natural e regionalização

O continente europeu está situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro grandes regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Mediterrânea. O relevo do continente europeu é marcado por montanhas e planícies. A hidrografia é densa, com variados cursos de água, usados para diversos fins econômicos. O clima predominante é o temperado. A vegetação é variada, com predomínio de Florestas Temperadas. Entretanto, grande parte dessas florestas já foi derrubada, e o continente sofre com o desmatamento. A Europa vem buscando, nos últimos anos, novas políticas sustentáveis, principalmente no campo energético, para diminuir suas emissões de CO2 . O continente ainda é muito dependente de fontes de energias não renováveis e altamente poluentes, como o petróleo e o carvão, e da importação de petróleo e gás natural.

                                                           O RELEVO E A HIDROGRAFIA

Três unidades de relevo destacam-se no continente europeu.

Maciços antigos. Montanhas muito antigas, que se situam no centro-norte e no leste do continente, entre as quais se destacam os montes Urais — que separam a Europa da Ásia, a leste — e os Alpes Escandinavos. Planícies centrais. Localizadas na região central, apresentam grande extensão e solos muito férteis, onde predominam o cultivo de cereais e a criação de gado. Cordilheiras recentes. Montanhas jovens e de elevada altitude: os Pireneus, os Cárpatos, os Alpes, os Apeninos, os Alpes Dináricos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso. Também são encontradas no continente algumas áreas de depressão, ou seja, que estão abaixo do nível do mar. A mais conhecida é a dos Países Baixos, país famoso pelos seus diques e pôlderes.

                                                                O CLIMA E AS PAISAGENS

  Com base nos aspectos naturais, podemos distinguir três grandes regiões europeias com características climáticas e formações vegetais bem definidas. Europa do norte. Nas latitudes superiores a 60° N, predominam os climas frio e polar, onde encontramos a Floresta Boreal e a Tundra, e menor densidade demográfica. Europa das planícies. Destaca-se pelo clima temperado oceânico (com temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano) e continental (mais seco que o oceânico e com grandes variações de temperatura). A vegetação típica é a Floresta Temperada. Na porção leste da região, ocorrem o clima semiárido e as Pradarias. Europa do sul. As terras voltadas para o mar Mediterrâneo apresentam as médias térmicas mais altas da Europa, com verões secos e invernos chuvosos, principais características do clima mediterrâneo. Lá encontramos formações vegetais arbóreas e arbustivas que constituem a Vegetação Mediterrânea. Nessa região há também as cadeias montanhosas, marcadas pelo clima frio de montanha e pela Vegetação de Altitude.

 

                                                               As paisagens e os aspectos culturais

 Apesar de ter uma área menor que a de outros continentes, a Europa é reconhecida pela grande diversidade dos aspectos culturais de sua população. Abriga idiomas, modos de vida, hábitos e costumes variados. As diferentes paisagens que se formam com base na interação dos aspectos físicos, como os fatores climáticos, as formas de relevo, os tipos de vegetação e a rede hidrográfica, desempenham um papel fundamental para que cada região europeia apresente características culturais próprias.  

                                                                                  4ºaula

 

 

  Etapa 1: Após a leitura do texto orientar os alunos a responder no caderno a atividade proposta.

                                                                                   ATIVIDADE

 

1.      Situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro grandes regiões o continente europeu. Considerando o atual contexto, quais são essas quatro grandes regiões?

2.      Quais as três unidades de relevo que se destacam no continente europeu? Cite dois exemplo de cada uma delas?

3.      Descreva a localização da Europa e seus limites físicos.

4.      Qual é a importância econômica dos rios e dos mares europeus? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.

5.      Quais os principais tipos de clima predominantes da Europa ?  

Etapa 2: Correção da atividade momento de tira dúvidas.

 

Sugestão: O professor se possível por os alunos para assistir o vídeo que esta no link: https://youtu.be/3hDBhX0hgcg para melhor compreensão do assunto.

                                                                                  5ºaula

Etapa 1 e 2: Levantamento prévio do assunto da aula anterior em seguida fazer a leitura compartilhada do textosobre  OS PROBLEMAS AMBIENTAIS” disponível na apostila e no livro didático Araribá  Mais Geografia no capítulo 5.

 

Leitura do texto:

                                                                 OS PROBLEMAS AMBIENTAIS

 

  Apesar de os governos e as organizações internacionais terem criado planos de controle para diminuição de danos ao ambiente — como a reciclagem de resíduos sólidos, a proibição da gasolina com chumbo e da fabricação de CFC —, os problemas ambientais são uma questão com a qual os países europeus têm se preocupado cada vez mais. Veremos, a seguir, os principais problemas ambientais da Europa.

Chuva ácida. O uso de combustíveis fósseis, sobretudo carvão, contribui para a formação e emissão de compostos que reagem na atmosfera formando soluções ácidas que precipitam com as chuvas. As chuvas ácidas podem causar corrosões, por exemplo, em peças metálicas ao ar livre.

 Desertificação. Processo de degradação do solo causado por recorrentes incêndios, pelas mudanças climáticas e pela ação humana. Tem atingido principalmente o sul da Europa. 

Exploração dos recursos pesqueiros

 Bastante concentrada no Mediterrâneo e no Atlântico, tem posto em risco de extinção algumas espécies de peixes.                                 Resíduos nucleares. Além de gerar resíduos, a energia nuclear traz riscos de vazamentos e explosões.

 Destruição da vegetação nativa. Os incêndios florestais têm dizimado espécies animais típicas do continente, como o lince e o bisão europeu. Em busca da sustentabilidade a Europa adotou uma nova postura em relação à produção e ao consumo de combustíveis, entre outros aspectos.

 As cidades inteligentes

  Atualmente, muitas cidades se voltam para o crescimento econômico sustentável e para a prosperidade de seus habitantes, tornando-se cada vez mais conectadas e automatizadas. São as chamadas cidades inteligentes. Santander, na Espanha, é um modelo de cidade inteligente. A instalação de sensores em diversos pontos desse centro urbano possibilita o recolhimento de informações sobre qualidade do ar, coleta de lixo, situação do trânsito e iluminação pública. 

  MATRIZ ENERGÉTICA EUROPEIA

  As principais fontes de energia que constituem a matriz energética da Europa são: gás e petróleo,  carvão, energia nuclear.

  A importação de fontes de energia

  Um dos principais problemas da Europa é a dependência em relação a seus poucos fornecedores de petróleo e gás natural. A maior parte do gás utilizado na Europa vem da Rússia e, em seguida, da Líbia e da Argélia. O petróleo é importado da Líbia e da Rússia. O gás natural russo atravessa diversos países europeus.                                                       

                 A revisão das políticas energéticas

    A Europa produz metade da energia que consome, e 50% de sua matriz energética é composta de combustíveis fósseis. Preocupados com a dependência externa em relação a essas fontes de energia e com os altos níveis de poluição provocados pela queima de petróleo e carvão, os europeus têm se voltado para a revisão de suas políticas energéticas e o desenvolvimento de energias renováveis. Entre as opções de fontes renováveis estão:

·         a biomassa, que pode ser convertida em combustível de alta qualidade, como o biodiesel, produzido a partir de óleos vegetais extraídos do girassol, do trigo e da soja; o bi etanol, obtido da fermentação controlada e da destilação de resíduos orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar e da beterraba; e o biogás, produzido a partir de dejetos animais e restos vegetais;

·         a geração de energia por meio de hidrelétricas, insuficiente para abastecer a demanda europeia; a energia geotérmica, produzida por meio do aproveitamento do calor existente no interior do planeta, que eventualmente se encontra próximo à superfície terrestre. Esse tipo de ocorrência se restringe a locais onde há fontes de água quente e gases, como a Islândia;   

·         a energia eólica, cuja produção desacelerou nos últimos anos em virtude de dificuldades técnicas tanto na sua geração quanto na sua distribuição. Também se buscam alternativas para reduzir o nível das emissões dos gases de efeito estufa, como o incentivo à utilização da bicicleta como meio de locomoção e a viabilização comercial do carro elétrico.   

 

                                                                                       6ºAula

                                                               

Etapa 1 : Logo após a explicação, sugerir aos alunos que façam a atividade complentar. O professor também pode trabalhar a atividade do livro didático de Geografia na página 89.     

                                                    

                                                                  ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

1.      Quais são os principais problemas ambientais da Europa, que preocupa os países europeus cada vez mais?

2.      . Em resposta aos problemas ambientais que vem enfrentando, a Europa adotou uma nova postura em relação à produção e ao consumo de combustíveis, entre outros aspectos. Com isso, o que foi estabelecido na Europa em 2008?

3.      Com base na leitura das alternativas seguintes, assinale aquela que apresenta apenas fontes de energia renovável:

a)      Petróleo, gás natural, eólica

b)      Gás natural, eólica ,solar

c)      Nuclear, solar, carvão mineral

d)      Solar, biomassa, eólica

e)      Petróleo, nuclear, solar

4.      Quais são as principais fontes de energias que constituem a matriz energética da Europa?

5.      Como é produzida a energia geotérmica na Europa?

 Etapa 2: Correção da atividade e socialização.

                                                          

                                                                              7º aula

Etapa 1:Nesta aula se possível disponibilizar para os alunos assistir o vídeo sobre “Europa: economia e população” que esta disponível no link: https://youtu.be/BLPkq4uT8TI . O solicitar a leitura compartilhada conteúdo do capitulo 6 , páginas  90 a 101do livro didático de Geografia, em seguida deixar espaço durante a aulas para comentários e socialização do vídeo.

Incentivando-os a fazer um resumo das informações que mais o chamou a atenção!

Leitura do texto:

                                                            

 Europa: economia e população

 

 Economia alemã Milagre do pós-guerra, a “economia social de mercado” alemã parece ser inabalável: superou as explosões nos preços do petróleo nos anos 1970 e 1980, o impacto da reunificação nos anos 1990, a recessão mundial de 2008- -2009 e está passando firme pela atual crise que atinge a zona do euro. Hoje, o país é um dos três maiores exportadores globais, tem o crescimento per capita mais alto do mundo desenvolvido e um índice de desemprego de 6,9%, bem inferior à média da eurozona, de 11,7%. [...] “É um sistema baseado na cooperação e no consenso mais do que na competência, e que cobre toda a teia socioeconômica, desde o setor financeiro ao industrial e ao Estado”, explicou Gropp [o professor Reint Gropp, presidente do Instituto Hall para a Investigação Econômica, da Alemanha].

  A chamada “economia social de mercado” teve sua origem na Alemanha Ocidental do pós-guerra [...] e se manteve, desde então, como uma espécie de política de Estado. Sebastian Dullien, economista do Conselho Europeu de Relações Exteriores, concorda que o consenso e cooperação estão presentes em todos as camadas da economia. "No centro estão os sindicatos e os patrões, que coordenam salário e produtividade com o objetivo obter um aumento real dos rendimentos dos funcionários, além de manter os postos de trabalho.

  A integração é tal que, por lei, os sindicatos estão representados no conselho de administração, participam das decisões estratégicas nas empresas”, afirmou. No sistema financeiro, as cooperativas e os poderosos bancos públicos se encarregam de fazer com que o crédito alcance a todos [...].

                                                                                          O SEGREDO que faz da Alemanha a economia mais sólida do mundo. BBC Brasil, 31 jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2018

 

 Etapa 2: Para aperfeiçoar o conhecimento , oriente os alunos que façam a atividade da pagina 102 do livro didático de Geografia.

. Etapa 3: Correção da atividade proposta.                                                                   

   

                                                                                       8ºAula

 ETAPA 1:Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de aprender que a “União Europeia” é um bloco formado por 28 países integrados economicamente, com atuação conjunta em diversas ações políticas e livre circulação de mercadorias e pessoas. Solicitar a leitura compartilhada das páginas (104 a 114) ou do texto proposto na apostila. Se preferir inicie a aula com o vídeo “União Europeia” , que esta disponibilizado no link: https://youtu.be/SNxz3Rs2Qu4  Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro didático Araribá Mais Geografia. Texto para leitura.

             

                                                                              União Europeia

 

  A União Europeia (UE) é um bloco formado por 28 países integrados economicamente, com atuação conjunta em diversas ações políticas e livre circulação de mercadorias e pessoas. Apesar da crise financeira, social e política que alguns de seus países-membros enfrentaram, principalmente desde 2008, esse bloco representa uma poderosa força econômica e política no cenário mundial. Países integrantes da UE com economias mais frágeis e que haviam recebido pesados investimentos externos, como Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha, viram-se em sérias dificuldades para honrar seus compromissos financeiros. A instabilidade econômica criada gerou incertezas sobre a permanência de alguns desses países no bloco e sobre a coesão da própria União Europeia. Algumas dessas economias já se recuperaram ou estão em recuperação.

                                                             A evolução do bloco econômico

 Em 1973, incorporaram-se à Comunidade Econômica Europeia (CEE) o Reino Unido, a Irlanda e a Dinamarca; em 1981, a Grécia; e, em 1986, Espanha e Portugal. Nesse último ano, foi assinado o Ato Único Europeu, que assentou as bases de uma futura unidade política dos países do bloco. Em 1992, com o Tratado de Maastricht, a CEE passou a se chamar União Europeia e fixaram-se os critérios para a adoção da futura moeda única pelos países-membros. Três anos depois, ingressaram no bloco a Áustria, a Suécia e a Finlândia.

                                                                        Mais doze países

  Em 2004, a UE incorporou dez novos países do leste e do sul da Europa: Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Hungria, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia ingressaram formalmente no bloco em 2007 (ver o mapa desta página). Os países candidatos a ingressar na UE até o início de 2018 eram Turquia, Macedônia, Albânia, Sérvia e Montenegro.

                                                      POLÍTICAS SOCIAIS DA UNIÃO EUROPEIA

   Os países-membros da União Europeia desenvolveram um sistema de proteção social que, apesar de questionado por seu elevado custo, tem garantido aos cidadãos um padrão de vida elevado e diminuído as desigualdades sociais nesses países.

                                                             O Estado de bem-estar social

  Alguns países europeus desenvolveram um sistema de proteção social conhecido como "Estado de bem-estar social" (Welfare State). Outras denominações são "Estado-previdência" e "Estado social de direito". Seguro-desemprego, previdência social, sistemas públicos de saúde e educação eficientes, crédito acessível para a compra de imóveis, atendimento a pessoas idosas e políticas de integração de pessoas com deficiência são exemplos das políticas de proteção social típicas desses países.

                                                             Prioridades das políticas sociais

  Entre as preocupações sociais europeias, há duas de grande impacto para a população: o desemprego e a falta de segurança. Desemprego Assim como as demais regiões desenvolvidas do mundo capitalista, os países da Europa Ocidental vivem um intenso processo de incorporação de novas tecnologias em praticamente todos os setores de atividade econômica. Esse processo gera demanda de investimentos em equipamentos e tecnologia por parte das empresas e agrava o desemprego.

                                                                                  Segurança pública

  A segurança pública tem sido cada vez mais relevante no conjunto de preocupações sociais da Europa. Ainda que as taxas de criminalidade no continente sejam baixas em comparação com as da América Latina ou da África, a segurança pública preocupa a população.

                                                                                   Impostos e taxas

  As políticas sociais europeias são financiadas por uma série de impostos e taxas cobrados da sociedade. Embora cada país tenha independência na política fiscal, a União Europeia estabelece diretrizes gerais para homogeneizar a tributação em todos os países.

                                                            AS INSTITUIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA

  Há algumas instituições que regulam e intermedeiam a atuação da União Europeia:

  Conselho Europeu. Encarrega-se de definir as políticas gerais da União. É formado pelos chefes de Estado ou de governo dos países-membros, pelo seu presidente e pelo presidente da Comissão Europeia. Seu presidente é eleito por maioria qualificada, cujo mandato é de dois anos e meio, podendo ser renovado uma vez.

  Comissão Europeia. Órgão encarregado de colocar em prática as políticas comunitárias. Com sede em Bruxelas, na Bélgica, a Comissão é formada por 28 comissários, um para cada país da UE, sendo nomeado um candidato a presidente. Este, por sua vez, deverá ser aprovado pela maioria do Parlamento Europeu.

  Parlamento Europeu. Controla a Comissão Europeia e aprova pressupostos comuns. O número de deputados que o compõe é proporcional ao número de habitantes de cada país, com no mínimo 6 e no máximo 96 deputados. São eleitos a cada cinco anos pelos cidadãos.

  Tribunal de Justiça. Assegura o respeito às leis comuns e à aplicação dos tratados. Também atua como árbitro dos conflitos entre os órgãos da UE e entre os Estados- -membros. Tem sede em Luxemburgo.

  Comitê Econômico e Social. Responsável por prestar consultoria às propostas da Comissão Europeia.

 

 ETAPA 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto, sugerir aos alunos a fazer a atividade da pagina (115 ) do livro didático Araribá Mais Geografia .                                                   

                                                                                  

 

 

 

RECURSOS:( 104 e 114)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (115)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

Referencias:

 

 Imagem do do continente americano:https://brainly.com.br/tarefa/45128574

 Europa  link: https://youtu.be/3hDBhX0hgcg

 União Europeia  link: https://youtu.be/SNxz3Rs2Qu4

 

                                                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

                                                                                                                     

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