SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: As diversas facetas do Consumo SUBTEMA: América
Sociedade e Consumo |
UNIDADE TEMÁTICA:
Formas de Representação e Pensamento Espacial OBJETO DE CONHECIMENTO: Corporações e
Organismos Internacionais e do Brasil na Ordem Econômica Mundial/ Os Diferentes
contextos e os Meios Técnicos e Tecnologicos na Produção das Políticas de
Agroecológica. |
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Objetivo geral: • compreender os
aspectos físicos do continente americano e formas de regionalizá-lo; • entender as questões
relacionadas aos aspectos populacionais, sociais e econômicos da América; • conhecer os
principais recursos naturais e atividades econômicas encontradas nesse
continente. |
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Ano: 8° Período: 01/08/2022 a 27/08/2022 Nº de Aulas: 8 |
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HABILIDADES |
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(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e
geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos d a América no cenário
internacional em sua posição de liderança globalenarelaçãocoma ChinaeoBrasil.
(EF08GE08)
Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da
África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra. (EF08GE08BA) Analisar a situação do Brasil e de outros países da
América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem
mundial do pós-guerra, identificando os desdobramentos dissona Bahia. (EF08GE08IT)
Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da
África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra,
identificando os desdobramentos disso na Bahia na mesorregião do Extremo Sul
da Bahia em especial em Itamaraju. (EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e
tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços
urbanos e rurais da América e da África. (EF08GE13BA) Analisar a influência do desenvolvimento científico e
tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços
urbanos e rurais da América e da África, estabelecendo aproximações e
distanciamentos com a realidade brasileira e baiana. (EF08GE13IT) Analisar a influência
do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de
trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África,
estabelecendo aproximações e distanciamentos com a realidade brasileira e
baiana. Transformações do espaço na sociedade urbano industrial na América
Latina. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e
senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 4. Desenvolver o
pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e
iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a
resolução de problemas que envolvam informações geográficas. 5. Desenvolver e utilizar
processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo
natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive
tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da
Geografia. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de quatro semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula
·
ETAPA1: Inicie a aula com um bom dia e a
chamada, em seguida sondagem dos objetos de conhecimentos trabalhados e
discutidos com os alunos na aula anterior.Em seguida abordar sobre o novo
tema “ As diversas facetas do consumo” abordando alguns questionamentos através de
uma mensagem publicitária.
Mensagens publicitárias
A propaganda e os meios de
comunicação são os instrumentos de estímulos ao consumo. A propaganda baseia-se na análise do consumidor e na
pesquisa de mercado destinada a determinada classe social. A criatividade
publicitária dedica-se posteriormente a associar os produtos ao seu
público-alvo e criar-lhe o desejo de adquirir-los. Os meios de comunicação
divulgam os produtos e suas marcas, a parti das mensagens publicitárias, e os
tornam conhecidos a uma infinidade de pessoas. Diante da mensagem por que a propaganda e os meios de comunicação são
instrumentos de estímulos ao consumo? Oque é consumo? O é consumismo? Qual a diferença entre consumo e consumismo? Quais as consequências do
consumismo? ETAPA 2: Após os questionamentos, discussão
e socialização. Abordar o próximo
objeto de conhecimento a ser trabalhado fazendo a explanação do objeto de
conhecimento sobre “Diferentes formas de regionalização”.
Verificando o conhecimento prévio dos alunos. Comece perguntando aos
alunos algumas questões: ·
Oque é regionalização? ·
Quais os critérios que podem ser
usados para se fazer uma regionalização? ETAPA 2: Leitura
compartilhada do texto disponível na apostila ou pedir que os alunos acompanhe
através do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 61 a 65. Leitura do texto:
Diferentes
formas de regionalização
A regionalização pode ser feita com base em
critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação); econômicos (produção
industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos
(regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade,
indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias); entre outros. Por meio das regionalizações, podemos
estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e
analisando aspectos gerais e particulares. Outra possibilidade de regionalização do
espaço mundial é pelo agrupamento de países por conta de suas características
culturais e históricas. Assim, as regiões são formadas com base em aspectos
como etnias, línguas, religiões, tradições, hábitos alimentares, costumes,
economia etc. O geógrafo Yves Lacoste divide o espaço
mundial nas seguintes grandes áreas geoculturais, que podem ser observadas no
mapa abaixo: América
do Norte: Canadá e Estados Unidos. América Latina: México, países da
América Central, do Caribe e da América do Sul. Europa: todos os países da
porção ocidental e parte dos países orientais desse continente. Mundo islâmico: Norte
da África, Oriente Médio e alguns países da Ásia Central, onde predomina a
religião islâmica. Mundo africano:
África Subsaariana. Mundo
indiano: Índia, Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka. Russos ortodoxos:
Rússia, Ucrânia e Belarus, onde predomina a religião cristã ortodoxa. Extremo Oriente:
China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Mongólia. Ásia de Sudeste: ilhas
e países como Indonésia, Tailândia, Vietnã, Camboja e Laos. Austrália
e Oceania: Austrália, Nova Zelândia e as diversas ilhas e arquipélagos do
entorno.
Os critérios ambientais podem ser utilizados para regionalizar e
identificar espacialmente as semelhanças e as desigualdades no uso de
recursos naturais, nos impactos ambientais e na vulnerabilidade ambiental
entre diferentes regiões. O uso intensivo e indiscriminado dos recursos
naturais tem agravado os problemas ambientais do século XXI. Entre os
principais problemas ambientais da atualidade, destacam-se a ameaça à biodiversidade, a degradação e
consequente perda de fertilidade dos solos, a desertificação, o estresse
hídrico e o aquecimento global. Em grande parte dos países com maior
desenvolvimento, extensas áreas de florestas e de vegetação nativa já foram
intensamente devastadas. O elevado consumo de recursos naturais nesses países
estimula a busca em outras regiões do mundo.
Araribá Mais Geografia, página 61 a 63.
2ªAula ETAPA 1:
Continuação da aula. Se for
possível disponibilizar aos alunos um vídeo sobre “ Continente americano e
caracteristicas sociais”que esta disponível no link: https://youtu.be/q3GVQD21Bkc . Promover discussão e
socialização sobre o conteúdo. ETAPA 2: Nesta
aula, orientar os alunos a registrar
informações que mais o chamou atenção e em seguida fazer um resumo.
3ºAula
ETAPA 1: Dando continuada ao
objeto de conhecimento de a aula anterior Solicitar os alunos a fazerem a leitura compartilha e se possível discussão momento de
tirá dúvida.. O Continente Americano: Relevo Agora é sua vez 1. Sobre
o relevo presente na América do Norte. Elabore sua resposta de forma
comparativa, destacando as principais caracteristicas da costa Leste e Oeste. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.Considerando o que
aprendemos até agora sobre relevo americano, respondam às questões: a)Qual tipo de relevo é predominante no Brasil? ___________________________________________________________________________________________ b) E qual o tipo de relevo é predominante no local onde
você mora?
_________________________________________________________________________________________________
ETAPA 2:
Continuação
do objeto de conhecimento, correção da
atividade e momento de tira dúvidas e socializar.
4ºAula
ETAPA 1:
Após um levantamento prévios obre “Diferentes formas de regionalização” e socialização sobre o conteúdo. Sugerir uma atividade complementar disponível na apostila.
Sugestão o professor pode fazer modificações
na atividade. ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1. A regionalização pode
ser feita com base em critérios . Relacione as colunas abaixo: a)
Econômico ( ) clima, hidrografia, vegetação; b)
Natural
( ) regimes de governo; c)
Político ( ) religiões, etnias; d)
Sociais
(
) produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de
tecnologia; e)
Cultural ( )
taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH; 2.
Qual
é a importância de identificar regiões de biodiversidade ameaçada? 3.
O
Segundo Mundo era formado pelos países socialistas, quais são eles? 4.
Como
são os países em desenvolvimento considerados emergentes ? 5.
Como
se destaca o relevo da América ? 6.
Cite
dois tipos de vegetação do continente americano? 7.
Formada
por duas grandes massas de terras unidas por uma estreita faixa, o continente
americano permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas.
Marque um x na alternativa correta. a)
América
do Norte, Brasil, América Central b)
América
Sul, América, África c)
América
do Norte, América Central e América do Sul d)
América,
América do Sul e América Central 8.
Como
é formada a América Anglo-Saxônica? 9.
A
que se refere a expressão América Latina? 10. Qual a importância dos
movimentos sociais indígenas na América Latina? ETAPA 2 : Correção da atividade
momento tira dúvidas e socialização.
5ºAula ETAPA 1:
Nesta aula solicite o
texto ou a página ( 105 a 117 ) do livro didático Araribá Mais Geografia.. Se
preferir inicie a aula com o vídeo proposto no linkhttps://img.youtube.com/vi/0GYubk-m7wA/
maxres. . Em
seguida comece a explicação com a
ajuda do texto ou do livro. Texto
para leitura : Quadro
natural e regionalização REGIONALIZAÇÃO
DA AMÉRICA A América pode ser regionalizada de duas
maneiras, a geográfica e também a étnico-cultural. A primeira leva em
consideração a localização geográfica, já a segunda leva em consideração a
língua. Regionalização
geográfica: América do Norte, América Central e América do Sul; Regionalização étnico-cultural: América
Anglo-saxônica (países de língua inglesa) e América Latina (países de
língua latina, como espanhol e
português). Regionalização Geográfica Regionalização étnico-cultural Fonte: https://thomazgeo.wordpress.com/2018/03/21/america-divisao-etnico-social/ Atividade de Geografia 1.
Quais
são os dois critérios mais comuns de regionalização do continente americano? 2.
Quais características marcam o continente,
considerando a sua extensão norte-sul? 3.
Quais potências europeias iniciaram a
colonização da América? Em que século isso ocorreu? 4. Leia o texto, observe a
imagem e faça o que se pede. 5. Faça a leitura do
trecho a seguir: O Brasil vai
ultrapassar os Estados Unidos como maior produtor
mundial de soja na próxi- ma década, enquanto o
aumento da produção de milho será impulsionado principalmente pela América Latina, de acordo com o novo re- latório
Perspectivas Agrícolas 2017-2026 [...], publicado pela OCDE e a FAO. PERSPECTIVAS
agrícolas OCDE-FAO: Brasil vai ultrapassar os Estados Unidos como o maior
produtor de soja até 2026. FAO, 10 jul. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 jun.
2018. O
cultivo em grande escala do grão mencionado no trecho da reportagem
contribui, principalmente, para a devastação de quais tipos de vegetação nos
Estados Unidos e no Brasil? 6. Caracterize a
diversidade de povos e culturas presente no continente americano. 7. No lugar onde você
mora, é possível observar quais influências de grupos americanos? ETAPA 1:
Correção
da atividade momento tira dúvida e socialização.
6 ºAula
ETAPA 1: Iniciar a aula com um bom dia
ou boa tarde e chamada. E seguida explanar o objeto de conhecimento abordando
os aspectos gerais sobre a população a
e economia do continente americano. Solicitando aos alunos a fazer a leitura
do texto disponível na apostila ou orienta-los pelo livro didático Araribá
Mais Geografia nas páginas 105 a 117. Sugestão de atividade: Professor, esta atividade poderá ser
trabalhada em parceria com professores de História e Língua Portuguesa.
Proponha a montagem de uma exposição sobre os povos indígenas da América, a
fim de resgatar a história desses povos e ressaltar a sua contribuição na
formação territorial e cultural dos atuais Estados Nacionais, destacando o
Brasil. • Com as orientações do professor de
História, solicite uma pesquisa sobre os povos indígenas que originalmente
habitavam as Américas, ressaltando: - As civilizações pré-colombianas (astecas, incas e maias) e as
características da região que habitavam, sua organização social e cultural e
o grau de desenvolvimento científico. - Os principais povos indígenas brasileiros,
destacando as características mais importantes de sua organização social e
econômica. • Escolha um povo indígena americano ou uma
civilização pré-colombiana e faça uma pesquisa sobre o seu legado cultural. • Escolha uma personagem ou lenda do
folclore indígena brasileiro e, com o professor de Língua Portuguesa,
organize uma roda de leituras e dramatizações. • Faça uma pesquisa sobre a atual situação
dos povos indígenas americanos, enfatizando a questão da demarcação das
terras, a distribuição pelos territórios nacionais, suas condições
socioeconômicas e os problemas enfrentados atualmente. Selecione um subtema
da questão indígena para o seu grupo produzir um cartaz com as informações
levantadas e a reflexão da turma sobre o assunto. • Para finalizar a atividade, organize uma
exposição dos trabalhos elaborado.
7ºAula
ETAPA 1: Iniciar
a aula com um bom dia ou boa tarde e chamada, em seguida explanação do objeto
de conhecimento abordando aspectos gerais sobre a população e a
economia do continente americano.Solicitar os alunos a fazer a leitura e
interpretação do texto disponível na apostila ou no livro didático Araribá
Mais Geografia nas páginas 105 a O Texto para leitura : População
e economia O território americano é ocupado de forma
desigual pelos seus habitantes. Essa distribuição irregular é explicada por
fatores históricos, econômicos e naturais — entre os quais estão as
tendências de concentração urbana em zonas litorâneas, o padrão de povoamento
estabelecido pela colonização europeia e a dificuldade de ocupação das altas
montanhas. Os índices mais altos de densidade demográfica são encontrados na
porção leste, a primeira do continente americano a ser colonizada. O relevo,
constituído principalmente de planaltos de baixa altitude, e as extensas
formações vegetais que existiam na região favoreceram a ocupação humana. Os
extremos norte e sul da América apresentam as menores densidades em virtude
de seu clima mais frio. As porções central e oeste do continente apresentam
baixa densidade demográfica. No centro, esse índice se relaciona à presença
da Floresta Amazônica e de extensões áridas e semiáridas na América do Sul.
Na porção central da América do Norte, a ocupação humana é dificultada pela
ocorrência de climas muito secos. No oeste, tanto na América do Sul como na
América do Norte, um fator limitador para o povoamento é o relevo montanhoso.
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO Na segunda metade do século XIX, a América
Anglo- -Saxônica, em especial os Estados Unidos, passou por um período de
crescimento econômico que promoveu melhoria das condições de vida e redução
das taxas de mortalidade. Esse aspecto, aliado à chegada de muitos
imigrantes, proporcionou um rápido crescimento da população. INDICADORES
SOCIOECONÔMICOS Os problemas sociais da América têm origem
na distribuição desigual da riqueza, que prejudica as condições de vida da
maioria da população.
SAÚDE PÚBLICA Apesar dos avanços verificados
nas últimas décadas, a América Latina apresenta graves problemas relacionados
à saúde pública. Em vários países da região, o atendimento médico-hospitalar
é inadequado e insuficiente para atender à maioria da população. Além disso,
um número elevado de pessoas vive em condições de pobreza, com renda
insuficiente para ter uma alimentação adequada ou acesso a medicamentos. Dois
indicadores sociais ajudam a compreender as diferentes condições de saúde na
América Anglo-Saxônica e na América Latina: a taxa de mortalidade infantil e
a expectativa de vida.
ESTRUTURA ETÁRIA Os países em desenvolvimento do continente
americano apresentam taxas de natalidade mais altas e expectativa de vida
mais baixa que os países com maior desenvolvimento. Na América Latina, é
grande a participação de crianças e jovens na estrutura etária da população,
enquanto na América Anglo-Saxônica é maior a participação de adultos e
idosos. Por meio de uma pirâmide etária ou de idades, podemos perceber a
diferença na estrutura etária da população americana. Na maioria dos países
latino-americanos, a pirâmide tem base larga, o que indica altas taxas de
natalidade e predomínio de população jovem. O topo, no qual estão
representados os idosos, é estreito nos casos em que a expectativa de vida é
baixa, como na Guatemala. Nos países da América Anglo-Saxônica, a
pirâmide etária tem base mais estreita, em razão do baixo índice de
natalidade, e topo mais largo, devido à alta expectativa de vida, como ocorre
no Canadá. Alguns países latino-americanos apresentam pirâmides etárias que
indicam características de países ricos, como a elevada participação de
idosos na população, a exemplo do Uruguai. ETAPA 2: Após
a leitura do texto sugerir a atividade .
ATIVIDADE 1. Façam uma análise das pirâmides e verifiquem
qual faixa etária é mais numerosa, qual país é mais populoso etc. No caso do
Brasil, o que vocês acham que a população brasileira, de acordo com a
projeção, vai envelhecer relativamente rápido, pois trata-se de um período de
40 anos. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8ºAula
ETAPA 1:Nesta
aula , Continuação do objeto de conhecimento sobre RECURSOS NATURAIS RECURSOS NATURAIS O território americano é rico em recursos
naturais, que são explorados de várias maneiras: a formação geológica do
continente propicia a exploração de recursos minerais; a presença de dois
oceanos, que banham a costa leste e a oeste do continente, favorece a
atividade pesqueira; a extensa rede hidrográfica facilita a obtenção de
energia elétrica; os diversos tipos de clima e de solo e as variadas formas
de relevo contribuem para a prática da agropecuária. A biodiversidade das formações vegoooetais
da América também é aproveitada pelas indústrias, como as de medicamentos e
cosméticos, no desenvolvimento de vários produtos.
AGROPECUÁRIA A produção agropecuária é bastante diversificada
no continente americano. Na América Anglo-Saxônica, a agricultura se destaca
como uma das mais desenvolvidas do mundo, empregando técnicas modernas como a
seleção de sementes, o uso intensivo de fertilizantes para corrigir os solos
e de agrotóxicos para combater pragas. Na pecuária, são adotadas tecnologias
avançadas que aumentam a produtividade, como inseminação artificial e
modificação genética, técnicas também empregadas no circuito de carnes nos
pampas argentinos e no Brasil, na América Latina.
Características da produção agropecuária na América Latina Em vários países da América Latina, grande
parte da produção agropecuária é voltada para a exportação e praticada em
extensas propriedades monocultoras. Essa estrutura produtora é herança dos
tempos coloniais, das plantations, grandes áreas monocultoras de produtos
tropicais (cana-de-açúcar, banana) destinados à exportação e cultivados por
mão de obra escravizada. Atualmente, países como Colômbia, Paraguai, Cuba e
Guatemala continuam economicamente dependentes da exportação de produtos
agropecuários, principalmente café, cacau, cana-de-açúcar e banana, em geral
produzidos com o emprego de técnicas tradicionais, o que resulta em baixa
produtividade, como pode ser observado na fotografia abaixo, à esquerda. Seus
investimentos em mecanização, fertilização, drenagem e recuperação de solos
são escassos ou inexistentes.
INDÚSTRIA No continente americano, a indústria,
atividade econômica do setor secundário, concentra-se na América Anglo-Saxônica
e em algumas áreas da América Latina. Os países da América Anglo-Saxônica são
mais industrializados e utilizam tecnologia de ponta. No Canadá, as cidades
de Ontário e Quebec destacam-se como centros industriais. A siderurgia é um
dos setores mais importantes no país. Nos Estados Unidos, formou-se uma das
maiores e mais antigas áreas industriais do mundo, conhecida como
manufacturing belt, ou cinturão da indústria, que concentra as tradicionais
indústrias dos ramos automobilístico, siderúrgico, metalúrgico, mecânico,
têxtil, aeronáutico e naval.
Indústria e tecnologia Estados Unidos e Canadá dedicam parte
relevante de seu orçamento a pesquisas, educação e formação profissional.
Esses países abrigam as principais zonas de desenvolvimento tecnológico, os
chamados tecnopolos, com destaque para a Califórnia e a região dos Grandes
Lagos, localizadas em território estadunidense. No oeste dos Estados Unidos,
na região conhecida como Vale do Silício, na Califórnia, concentram-se as
indústrias de tecnologia de ponta, como informática, eletrônica e robótica.
Dependência e desigualdade A industrialização da América Latina,
iniciada mais tardiamente que a da América Anglo-Saxônica, apresenta como
característica uma grande dependência de capital e de tecnologia
provenientes, principalmente, de empresas transnacionais sediadas na América
Anglo-Saxônica, na Europa e no Japão. Na maioria dos países, predominam as
indústrias têxteis, de alimentos e bebidas, que empregam baixa tecnologia no
processo produtivo e mão de obra barata e pouco qualificada. COMÉRCIO
E SERVIÇOS A partir da década de 1970, o
desenvolvimento e a implantação de novas tecnologias na indústria, além da
concentração de terras e da modernização do campo, favoreceram a urbanização
e o crescimento do setor terciário. A mão de obra dispensada pelos setores
primário e secundário migrou para o comércio e a prestação de serviços. CONDIÇÕES
DE TRABALHO NAS GRANDES CIDADES DA AMÉRICA LATINA Os problemas sociais da América Latina
também podem ser observados por meio das condições de trabalho existentes em
parte significativa das grandes cidades do continente. Alguns fatores, como a
maior complexidade da economia, a mecanização do campo e a crescente
automação das linhas de produção industrial, contribuíram para a ampliação do
setor terciário, caracterizado pelas atividades comerciais e de serviços.
Atualmente, trata-se do segmento que emprega a maior parte dos trabalhadores
urbanos. No entanto, o crescimento tem sido tão intenso que muitos
especialistas o caracterizam como setor terciário hipertrofiado, isto é, uma
excessiva concentração de população trabalhando em comércios e serviços. ETAPA 2: Após
a leitura e interpretação do texto
orientar os alunos a copiar e responder no caderno a atividade. dispoivel. .
ATIVIDADE 1.
Observe
a charge a seguir: a) Qual é o fenômeno social retratado pela
charge? b) A charge mostra uma característica do
capitalismo. Que característica é essa? Qual é a ironia presente na charge? c) Dê uma explicação
para a ocorrência desse fenômeno, tão comum no continente americano. 2.
Sobre
o continente americano, responda: a) Por que possui uma
ocupação humana irregular? b) Quais são as porções mais e menos
povoadas? 3.
Qual
é a principal crítica realizada pelo texto? 4.
Na sua opinião, como foi construída a ideia
de regionalizar o continente americano conforme proposto no mapa?
RECURSOS: (61 a 119)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (118 a 119) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Referencias: Imagem: https://trabalhosparaescola.com.br/continente-americano/ Fonte: https://thomazgeo.wordpress.com/2018/03/21/america-divisao-etnico-social/ Fonte: http://www.tvassembleia.org/noticia.php?idNoticia=15827
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