6º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 6º ANO E 7º ANO - 2023

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

 SUBTEMA:  Consumo sustentável no planeta.

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de representação e pensamento espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Transformação das Paisagens Naturais e Antrópicas.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                          Período: 17/07/2023  a  05/08/2023                                Nº de Aulas: 9

                                HABILIDADES

 

EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

EF06GE05IT: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância.

EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

EF06GE09IT: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de Itamaraju.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                                 1ªAula

   ETAPA1: Iniciar a aula  com um bom dia ou boa tarde e a chamada, em seguida fazer um comentário aos estudantes sobre o tema intercurricular.

“Pensar o consumismo e seus impactos na vida das pessoas e da comunidade, como se propõe neste tema: Consumidor consciente, empreendedor eficiente. Entende-se  que é dever de todos os cidadãos que habitam um planeta em estado de emergência ambiental e gigantesca desigualdade socioeconômica. De maneira simples e direta, busca-se refletir sobre o consumismo, objetivando criar condições para que o dinheiro seja gasto conscientemente proporcionar condições para  o desenvolvimento socioeconômico individual e coletivo”. Diante deste contexto o professor(a) pode promover um momento de discussão sobre o tema abordado e questiona-los com algumas perguntas:

·         Que é o consumidor consciente?

·         Qual a importancia do consumo consciente para o planeta?

·         Qual o papel do consumidor consciente, empreendedor eficiente?

 

ETAPA 2: Após os questionamentos e socialização sobre o tema abordado em seguida fazer um  levantamento prévio da aula anterior  e introdução do objeto de conhecimento sobre “o relevo terrestre” comece com alguns questionamentos sobre:

·         O que é relevo?

·         Quais os tipos de relevos?

·         É possível construir em terrenos inclinados sem correr risco de desabamento?

·         O ser humano consegue viver longe da água doce dos rios? Como?

 Após o questionamento sobre o relevo terrestre. Leitura compartilhada do texto disponível na apostila. Sugestão o professor pode utiliza as páginas (104 a 108) do livro didático.

 

  Leitura do texto:

 

                                                                                   RELEVO

     

 Relevo é o conjunto das diferentes formas existentes na superfície da Terra. Hidrografia é o ramo da Geografia que estuda as águas correntes, as águas paradas, as águas subterrâneas e as águas oceânicas. As formas do relevo influenciam os locais onde os rios nascem, por onde passam e onde deságuam. Os rios, por sua vez, modelam as formas do relevo. Por isso, o relevo e a hidrografia são interdependentes. As atividades realizadas pelo ser humano e a maneira como ele ocupa o espaço também são influenciadas pelas formas do relevo e pela hidrografia. O modo como as edificações são construídas, por exemplo, depende de o terreno ser plano ou inclinado.

    As principais formas do relevo continental: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

  MONTANHAS

   

As montanhas são as formas de relevo de maior altitude e encostas íngremes (bastante inclinadas) na superfície terrestre. Um conjunto de montanhas recebe o nome de cadeia montanhosa ou cordilheira. Na América do Sul, a maior cordilheira é a dos Andes. A Cordilheira do Himalaia, localizada na Ásia, possui o ponto mais elevado do planeta Terra: o monte Everest, com 8 848 metros.

  A diferença entre altitude e altura

 A altura é a dimensão de um corpo, de sua base para cima. Já a altitude é a medida que nos permite conhecer a elevação das diferentes formas do relevo da superfície terrestre em relação ao nível médio do mar (altitude zero).

   PLANALTOS

   

Os planaltos são superfícies irregulares que podem ter formatos variados, como morros, serras e chapadas. Essas áreas sofrem mais a ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios e os ventos, do que a ação de agentes de sedimentação. Os morros são formas de relevo com topos arredondados e altitudes entre 300 e 900 metros. Já as serras são formas geralmente alongadas, com fortes desníveis, cujas altitudes podem variar de 600 a 3 000 metros. As chapadas são formas com escarpas e topo plano. São constituídas em grande parte por camadas de arenito e em geral situam-se em altitudes acima dos 600 metros.

 

 

  PLANÍCIES

   

As áreas de planície geralmente apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no terreno. Geralmente estão associadas a processos de sedimentação, isto é, são áreas de deposição de sedimentos.

 

 

 

 

 

 

 

  DEPRESSÕES

 

As depressões são as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor. As áreas continentais abaixo do nível do mar são chamadas de depressões absolutas. A mais conhecida delas é a depressão onde se localiza o mar Morto, no Oriente Médio. Sua superfície encontra-se cerca de 400 metros abaixo do nível do mar. Outra área de depressão absoluta bastante conhecida ocorre na Holanda ou Países Baixos. Quando as depressões estão em um nível mais baixo que o dos terrenos vizinhos, mas acima do nível do mar, são chamadas de depressões relativas. Esse é o caso da depressão Sertaneja, no Nordeste brasileiro.

 

ETAPA  3: Após a leitura compartilhada do texto disponível na  apostila ou as páginas 104 a 113 do livro Araribá Mais Geografia, propor aos estudantes uma  roda de conversa  como momento escuta e questionamentos.

 

Uma sugestão:  Se trabalhar as páginas do livro didático comece lendo textos mais curtos: em vez de iniciar por textos mais longos, comece por textos mais curtos e rápidos. É importante lembrar-se de que a profundidade do texto não está necessariamente ligada ao seu tamanho, mas a como, quando, por quem e de que forma foi produzido.

                                                                               

                                                                        2ªAula

 

 

ETAPA 1 e 2: Nesta etapa se possível disponibilizar o  vídeo sobre “o relevo terrestre” que esta disponível no link:  https://youtu.be/O0COEOIuPZw  , ou o vídeo deste link:

Formas de Relevo: Planalto, Planície, Escarpa e outros (Geografia Física)

https://youtu.be/vSha1B1CyE8  . Após assistir os vídeos propor que os estudantes façam um resumo, abordando as principais informações que mais os chamaram a atenção, depois peça-os o relato e promova um momento de tirá possíveis dúvidas.

 

                                                                        3ªAula

ETAPA 1: Após a leitura complementar do texto disponível na apostila e vídeo disponibilizado sugerir uma atividade . Sugestão o professor (a) pode fazer modificações na atividade ou utilizar a atividade da página 115 do livro didático Araribá Mais Geografia .

 

                                                            ATIVIDADE

 

1.      Qual dos tipos de relevo completa a lacuna corretamente .

São as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor.

Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de .....................absoluta.

a)      (  ) Planice

b)      (  ) Depressão

c)      (  ) Montanhas

d)      (  ) Relevo

2.      Assinale a alternativas falsas(F) e as verdadeiras (V) sobre os tipos de relevo.

a)      (  ) Os terremotos ou abalos sísmicos ocorreram há bilhões de anos.

b)      (  ) A terra possui uma estreita camada chamada crosta terrestre.

c)      (  ) É sobre a mesma  que os homens trabalham e realizam suas atividades.

d)      (  ) O choque entre as placas provocam os  terremotos.

e)      (  ) Os terremotos e os abalos físicos não provocam vibrações.

 

3.      Relacione corretamente:

A-    As áreas geralmente apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no terreno.

B-     São as formas de relevo de maior altitude e encostas íngremes ( bastantes inclinadas) na superficie terretre.

C-     São as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor.

D-    São formas com escarpas e topo plano, constituída em grande parte por camadas de arenito.

E-     São superfícies irregulares que podem ter formatos variados, como morros, serras e chapadas.

(  ) Planalto

(  ) Montanhas

(  ) Planície

(  ) Depressões

(  ) Chapadas

4.      Marque a alternativa correta:

Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de:

a)      (  ) Cordilheiras.

b)      (  ) Morros.

c)      (  ) chapadas.

d)      (  ) Serras

e)      (  ) Depressões

5.      Quais a principais formas do relevo continental? ...................................................................................................................................................................................

 ETAPA 2 : Correção da atividade.        

 

                                                                                    4ºAula

 

ETAPA 1e 2:. Iniciar a etapa com um levantamento prévio da aula anterior, sabendo que, conhecer e identificar as formas de relevo são pré- -requisitos para o desenvolvimento da habilidade EF06GE05. Trabalhar a gênese das formas de relevo implica o desenvolvimento dessa habilidade. Sendo assim, para melhor compreensão do conteúdo abordado o professor(a) pode propor  mais uma atividade complementar. Em seguida fazer a correção da atividade .

 

 

 

 

 

 

 

 

   Nome:__________________________________________________Turma:__________________________

   Data: ____/_____/_____.              Componente Curricular: Geografia       Turno:____________________

                                                                  Atividade Complementar

https://i.pinimg.com/564x/0f/65/19/0f651938e61c53d1972f80c174527a27.jpg

 

                                              

                                                                                       5ºAula

 

 ETAPA 1: Nesta etapa orientar os estudantes a fazer uma leitura comentada do texto disponível na apostila ou a página(109 a 113) do livro do didático Araribá Mais Geografia). Em seguida questionamento e discussão sobre Transformação do relevo: Agentes  internos, Agentes externos. Sugestão explicar o assunto  usando o texto ou o livro como suporte para o estudante  responder as atividades. Se preferir inicie a aula com o vídeo que esta disponível no link:  https://youtu.be/hkmQ36YyyPU . Em continuidade  comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro didático.

                                                                    

Leitura do texto:

                                        TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO – AGENTES INTERNOS    

  

  As forças que atuam do interior para o exterior da Terra, modificando a superfície do planeta, são provocadas pelos agentes internos ou endógenos. Os principais agentes endógenos são os movimentos das placas tectônicas, as erupções vulcânicas e os terremotos. Todos eles atuam na formação e na transformação do relevo terrestre e são também responsáveis pela origem de algumas formas, como as montanhas, as depressões e os vulcões.

  A formação das montanhas é resultado do choque ou do movimento horizontal de duas placas tectônicas quando ocorre o dobramento de uma delas, originando as grandes cordilheiras, como o Himalaia (na Ásia), os Andes e as Montanhas Rochosas (na América).

  A formação das depressões pode ocorrer por falhamento provocado pelos agentes internos, que consiste no movimento de afundamento ou levantamento de blocos rochosos que antes ficavam lado a lado, caso do vale do rio Paraíba. As depressões também podem ser formadas por processos erosivos, caso da depressão Sertaneja e da depressão do rio São Francisco.

 As erupções vulcânicas expelem a lava, que se solidifica e se transforma em rocha. O acúmulo de rochas forma montanhas, planaltos vulcânicos e ilhas.

  Os terremotos também contribuem para a formação e a transformação do relevo, pois, dependendo da intensidade, podem soerguer terrenos ou até provocar seu afundamento parcial.

                                 TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO – AGENTES EXTERNOS

  Os processos químicos, físicos e biológicos que ocorrem na crosta terrestre transformam e modelam o que os agentes internos produziram. Esses processos são denominados agentes externos ou exógenos e dependem do ar (vento), da temperatura e da água (sólida, líquida e gasosa). A alteração das rochas e do solo devido à ação de agentes externos chama-se intemperismo. Os agentes externos causam a erosão, que é o processo de desgaste das rochas e transporte de material desgastado e de partes do solo para outros locais. Esse transporte ocorre por meio do vento e das águas de chuvas, rios e mares, e pode dar origem ao processo de sedimentação. As condições climáticas predominantes em uma área interferem no modo como atuam os agentes externos. Em áreas de clima desértico, por exemplo, a temperatura e os ventos são mais atuantes que a água. Em áreas quentes e úmidas, a ação da água em estado líquido é que terá maior importância. Já em áreas frias, a ação do gelo será preponderante.

  A formação do solo é produto da ação dos agentes externos nas rochas. Ele é formado por processos físicos, químicos e biológicos. O processo de decomposição das rochas e formação do solo pode durar centenas de anos.

 Os solos são utilizados, por exemplo, para a obtenção de alimentos e o desenvolvimento de atividades econômicas, como a agropecuária, pois é neles que as plantas se fixam e crescem.

   A erosão

 

 

 Existem diversos tipos de erosão, causados por diferentes agentes externos. As águas correntes dos rios causam a chamada erosão fluvial. Por esse processo, as águas fragmentam as rochas e transportam esse material particulado, depositando-o ao longo do leito do rio, em locais onde ocorrem os processos de sedimentação.

 A erosão pluvial é realizada pelas águas das chuvas, que atuam na desagregação da rocha e no transporte e deposição dos sedimentos.

  A erosão glaciária ocorre em regiões de clima frio e temperado. Consiste no deslizamento do gelo, acumulado em zonas mais elevadas, juntamente com detritos de rocha. A transformação das rochas pela ação do vento é chamada de erosão eólica. Apesar de a ação do vento ter pouca capacidade erosiva, é bastante transformadora quando carrega partículas de areia, sendo mais comum em regiões litorâneas, desérticas e semiáridas. O vento também modifica o relevo ao formar e movimentar dunas.

 A erosão marinha é causada pela força da água dos mares, que modifica o relevo nos litorais, destruindo as paredes rochosas e formando sedimentos. As correntes marinhas movimentam esses sedimentos, somados aos provenientes do continente, e os depositam na zona costeira, formando as praias. O movimento dessas correntes, quando paralelas à costa, pode dar origem às restingas, que são depósitos alongados de areia.

A erosão antrópica é causada pelas ações humanas. Para construir casas e pontes, por exemplo, e para produzir alimentos e bens que usam em seu dia a dia, os seres humanos modificam a superfície terrestre.

     

    O RELEVO E AS AÇÕES ANTRÓPICAS

  Como vimos, a erosão é um processo natural de desgaste das rochas e transporte do material resultante pela ação dos agentes externos. No entanto, as atividades humanas têm intensificado esse processo, provocando uma série de alterações no relevo. Uma das atividades humanas que contribuem para a erosão é a retirada da vegetação para o estabelecimento de áreas agrícolas. Tal prática altera as características naturais do relevo, contribuindo para a movimentação intensa dos solos e das rochas, principalmente em morros, colinas ou montanhas. Essa movimentação ocorre com mais frequência em encostas íngremes ou em locais atingidos por chuvas intensas, o que pode provocar acidentes. A remoção de vegetação do entorno de rios, córregos, lagos etc. pode provocar acúmulo de sedimentos nos corpos d’água. O assoreamento, como esse acúmulo de sedimentos é chamado, pode alterar o curso dos rios ou até mesmo levar à extinção de sua vazão, bem como das espécies de animais e plantas que dependem dela. As margens de um curso d’água compõem as várzeas ou planícies de inundação. São áreas que permanecem alagadas naturalmente durante o período das cheias. A ocupação indevida das planícies de inundação, com a construção de edificações, ruas, avenidas etc., reduz a área de inundação e também sua capacidade de infiltração, o que pode provocar problemas, sobretudo nas grandes cidades, em virtude da ocorrência de enchentes e alagamentos.

                                                                                6ºAula

 

ETAPA 1: Iniciar a etapa com um bom dia ou boa tarde e chamada, cotiando o momento para melhor compreensão do conteúdo o professor(a) pode se possível disponibilizar para os estudantes a assistir o vídeo presente no link:  https://youtu.be/-e01Y5-B6uc

 Em seguida após a leitura comentada ou ter assistido vídeo, propor que os estudantes comentem e questionem sobre o conteúdo abordado.

                                                                                 7ºAula

 

ETAPA 1: Nesta etapa sondagem da aula anterior sobre o conteúdo abordado em seguida sugerir ao estudantes a fazer a atividade. Sugestão o professor(a) pode sugerir a atividade das páginas  116 do livro didático e em seguida a correção e socialização.                                                                  

 

                                                                    ATIVIDADE

 

1.      As praias são locais de intensa erosão e modificação do relevo. Leia o trecho de notícia a seguir.

 

 Erosão assusta e atrai curiosos na Praia

 do Riacho, em Guarapari

            À medida que a erosão avança na Praia do

        Riacho, tanto na direção do mar quanto na ex-

        tensão da orla, mais pessoas visitam o local.

        Muitos parecem não acreditar no que veem.

       [...] “O mar está levando tudo. É a natureza

       tentando se recuperar de tantas intervenções,

       da ação do homem. Não sei se um muro irá re-

       solver”, destacou Rodrigo Manso, autônomo.

          A erosão já foi muito além da região próxi-

       ma ao edifício Seaport, onde a rua não existe

       mais, destruindo parte do calçamento e tre-

        chos da ciclovia.

                            BRASIL, C arolina. Erosão assusta e atrai

                         curiosos na Praia do Riacho, em Guarapari.

                         Folha Vitória, Vitória, 18 abr. 2018

 

 a) O que é erosão?

 b) Como a erosão está relacionada ao processo de sedimentação?

 c) Como ocorre a erosão marinha? Como ela contribui para a formação das praias?

 d)De acordo com o fragmento de notícia, qual é o problema provocado pela erosão marinha na Praia do Riacho?

 2.  Complete as lacunas .

 erupções vulcânicas- placas tectônicas-  planeta- endógenos

 As forças que atuam do interior para o exterior da Terra, modificando a superfície do..................., são provocadas pelos agentes internos ou........................ Os principais agentes endógenos são os movimentos das......................................, as ....................................... e os terremotos.

3.Relacione as colunas corretamente :

A - A erosão pluvial                             (  ) é causada pela força da água dos mares, que modifica o relevo nos litorais,                                                                        

B - A erosão antrópica                        (  ) ocorre em regiões de clima frio e temperado.

C - A erosão marinha                          (  ) é realizada pelas águas das chuvas, que atuam na desagregação da rocha.

D - A erosão glaciária                          (  ) é causada pelas ações humanas.

 

ETAPA 2: Correção da atividade e momento de tira possíveis dúvidas.

                                                                              8ºAula

 

                                                                               

ETAPA 1: Nesta aula antes de iniciar faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior. Em seguida inicie a aula propondo a leitura das páginas (117 a 127) ou do texto disponível na apostila.

LEITURA DO TEXTO:

                                                              A ÁGUA E A HIDROGRAFIA

 

    

 

 A água está constantemente passando de um estado para outro: sólido (gelo), líquido (água) e gasoso (vapor-d’água). A essa transformação e circulação da água damos o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico. Vamos entender como ele ocorre, observando a ilustração abaixo.

    

  OS RIOS

  Os rios são cursos naturais de água doce que correm sobre os continentes e as ilhas. São muito importantes para as sociedades, pois fornecem água e alimento, possibilitam a geração de energia elétrica, a navegação e a irrigação de áreas agrícolas, além de servirem para o lazer. Em geral, as águas de um rio se originam de fontes subterrâneas que afloram do solo, do escoamento superficial da água da chuva ou do derretimento de geleiras.

 

  Curso e volume de água dos rios

 

  Um rio corre sempre de áreas de maior altitude, onde fica a nascente, para áreas de menor altitude, onde está a foz ou embocadura, local de seu término, que pode ser junto de um oceano, mar, lago ou mesmo outro rio. A variação do volume das águas de um rio no período de um ano é chamada de regime fluvial. A água das chuvas interfere no regime de um rio.

  Nas épocas de seca, muitos rios têm seu volume diminuído, e o contrário acontece na estação chuvosa, quando o volume de água aumenta. No curso em direção à foz, os rios podem se encontrar e se unir. Nesse caso, um rio principal recebe as águas de outros rios, chamados afluentes. Os rios formam uma rede fluvial, e a área drenada por um rio principal e seus afluentes é chamada de bacia hidrográfica.

 

  Rios de planalto e rios de planície

  O curso de um rio apresenta características relacionadas às formas do relevo. Os rios que cruzam áreas de planalto costumam ter muitas quedas-d’água, pois são áreas com muitos desníveis. São os chamados rios de planalto.      Geralmente, podem ser aproveitados para geração de energia elétrica. Já os rios que percorrem áreas de planície não apresentam quedas-d’água por estarem em áreas pouco elevadas, sendo, por isso, mais utilizados para a navegação, a pesca e o lazer. São denominados rios de planície.

   AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

   As águas subterrâneas originam-se das chuvas. Quando chove, parte da água penetra na terra e forma reservatórios abaixo da sua superfície.

   Existem dois níveis do solo nos quais a água subterrânea é encontrada: o lençol freático e o lençol artesiano. O lençol freático é um reservatório de água encontrado na camada do solo mais próxima da superfície. A água ali armazenada é a mais fácil de ser alcançada e retirada. O lençol artesiano é um reservatório de água localizado em uma camada mais profunda do solo, onde estão as rochas. Para captar a água nele acumulada, são necessárias máquinas capazes de perfurar as camadas mais duras do solo. Em geral, as águas dos poços que abastecem parte das casas e povoados provêm do lençol freático.

   OS LAGOS

 Os lagos são originados pelo acúmulo de água em áreas mais baixas de um terreno. Essa água pode provir de rios, de fontes subterrâneas, das chuvas ou do derretimento de geleiras.

  

   AS GELEIRAS

 As geleiras são massas de gelo formadas em regiões onde a queda de neve é superior ao degelo. Elas são encontradas nas regiões de altitude elevada, como os picos de montanhas, ou nas Zonas Polares. Nessas áreas, quando ocorre um aumento da temperatura em períodos mais quentes, o gelo pode se descongelar e dar origem a lagos e rios.

   DISPONIBILIDADE DE ÁGUA DOCE

  Nove países concentram 60% da água doce disponível no mundo: Brasil, Rússia, Canadá, Estados Unidos, China, Indonésia, Índia, Colômbia e Peru. No entanto, diversos fatores podem causar a falta de água até nesses países.

 

   O CONSUMO DOS RECURSOS HÍDRICOS

  A água é necessária para a realização de diversas atividades e para a sobrevivência dos seres humanos. Por isso, a carência de água é um dos maiores problemas da humanidade. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que “todos os povos, quaisquer que sejam seus estágios de desenvolvimento e suas condições sociais e econômicas, têm direito ao acesso à água potável em quantidade e qualidade à altura de suas necessidades básicas” e que o saneamento básico é essencial.

   Assim como a ONU, outras organizações também lutam pela melhor distribuição da água no mundo. No entanto, órgãos públicos responsáveis por essa distribuição cobram dos consumidores preços elevados para fornecer água. Outro problema é a existência de práticas agrícolas, industriais e domésticas que podem causar a contaminação das águas superficiais e subterrâneas. A retirada excessiva da água de determinadas fontes pode também causar problemas em áreas urbanas e ameaçar estruturas e construções. Diante de situações como essas, é necessário pensar em opções sustentáveis para o uso da água.

·         A água de uso doméstico

·         A água na agropecuária

·         A água na indústria

Recursos hídricos nos espaços rural e urbano

  No espaço rural, mesmo onde as ações antrópicas provocam alterações na natureza, os recursos hídricos presentes na paisagem (como rios, córregos, riachos, lagos e lagoas) são geralmente visíveis. E no espaço urbano? É possível observá-los da mesma forma que no espaço rural? Em muitas cidades, as intervenções humanas alteram de tal forma a natureza que, ao caminhar em ruas e avenidas, podemos estar sobre rios que foram soterrados.

   ETAPA 2: O professor pode sugerir o vídeo sobre “Regiões Hidrográfica do Brasil” que esta disponível no link:  https://youtu.be/MNYEfqGYX2k .

                                                                              9ºAula

   ETAPA 1 e 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura, o professor(a) pode sugerir aos alunos a atividade das páginas ( 129 a 131) ou a atividade disponível na apostila e em seguida a correção e socialização.                                                                   

                                                                        ATIVIDADE

1.      É um reservatório de água encontrado na camada do solo mais próxima da superfície. Marque as a alternativa correta:

a)      (  ) Regime fluvial

b)      (  ) Bacia hidrográfica

c)      (   ) Lençol freático

d)      (  ) Rios de planície

e)      (  ) Lençol artesiano

2.      O são rios?

....................................................................................................................................................................................

3.      A água está constantemente passando de um estado para outro: sólido, líquido, gasoso. Considerando esse contexto descreva como ocorre o ciclo da água ou ciclo hidrológico?...............................................................................

..............................................................................................................................................................................

..............................................................................................................................................................................

4.      As porções de água doce que se encontram nos continentes, entre elas os rios, as águas subterrâneas, os lagos e as geleiras. Está constantemente passando de um estado para outro: sólido, líquido e gasoso. Diante desse contexto. Todas as alternativas são correta exceto:

a)      (  ) O curso de um rio apresenta características relacionadas ás formas do relevo.

b)      (  ) As águas subterrâneas originam-se das chuvas.

c)      (  ) Os lagos são cursos naturais de água doce que correm sobre os continentes e as ilhas.

d)      (  ) Nove países concentram 60% da água doce disponível no mundo.

e)      (  ) O lençol artesiano é um  reservatório de água localizado em uma camada mais profunda do solo, onde estão as rochas.

5.      Quais as principais bacias hidrográficas do Brasil?

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ETAPA 2: Correção da atividade e momento  para tira dúvidas .

 

 

RECURSOS: ( 102, 113, 117e 128)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (115, 116, 129,130 e 131)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

                                                                                        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Consumidor consciente, empreendedor eficiente.

 SUBTEMA:  Crescimento Populacional e Consumo

 

UNIDADE TEMÁTICA:  Formas de representação e pensamento espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO:   Produção, Circulação e Consumo de Mercadorias com práticas Agroecológicas e Cooperação.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 7°                          Período: : 17/07/2023  a  22/07/2023                             Nº de Aulas: 3

                                HABILIDADES

  (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.

EF07GE06: Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

EF07GE06BA: Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.

EF07GE06IT: Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos.

EF07GE07: Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

EF07GE07IT:Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro e baiano, identificando as desigualdades no espaço urbano e rural, mundo regional e local e as consequências disso, observando e comparando a partir meio de vivência.

 

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza

 

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de uma semana para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos  estudantes ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                                      1ºAula

 ETAPA 1 e 2: Leitura compartilhada das páginas (84 a 88) ou do texto proposto na apostila. Se preferir inicie a aula com o vídeo “População e trabalho: mulheres, crianças e idosos” , que esta disponibilizado no link: https://youtu.be/2j9YWSeQiCg  . Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro didático Araribá Mais Geografia. Texto para leitura.

                                                         

                                                                        POPULAÇÃO E TRABALHO

 

  A População Economicamente Ativa (PEA) corresponde à população com idade superior a 15 anos que está trabalhando ou procurando emprego. Como uma parcela reduzida de idosos trabalha, a maioria dos integrantes da PEA apresenta entre 15 e 64 anos.

  Segundo o IBGE, o crescimento da parcela da população em idade ativa, previsto até 2030, tende a gerar um bônus demográfico, que ocorre quando a PEA é maior do que o número de dependentes (crianças e idosos). Essa situação representa um período favorável para o crescimento econômico do país. Estima-se que na segunda metade do século XXI, no entanto, o Brasil deixará de apresentar a situação de bônus demográfico, e a maioria da população será composta de dependentes, o que deve alterar a situação de desenvolvimento econômico do país e exigir que o governo invista em políticas voltadas aos dependentes. Os empregos formais, que vinham crescendo no Brasil nas últimas décadas, passaram a decair a partir de 2015.

                                                          O DESEMPREGO E A ECONOMIA INFORMAL

         A maioria dos países enfrenta o problema do desemprego, situação que ocorre quando uma pessoa disposta a trabalhar não encontra trabalho. São diversos os fatores que levam um indivíduo a estar desempregado, como as crises econômicas, que resultam, entre outras consequências, em demissões nas empresas. A crise econômica mundial, iniciada entre os anos de 2008 e 2009 nos Estados Unidos — ainda a maior economia do mundo —, afetou rapidamente outros países, e os reflexos chegaram ao Brasil após alguns anos.

              TRABALHO INFANTIL: UMA VIOLAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

   

     É considerado trabalho infantil aquele realizado por menores de 16 anos ou que tenham entre 14 e 16 anos mas não estejam na condição de aprendiz. No Brasil, assim como em muitos outros países pobres e desiguais, existem muitas crianças nessas condições. Na maioria dos casos, elas trabalham para ajudar no sustento de sua família, recebendo valores irrisórios ou trocando o trabalho por comida.

   

    De modo geral, nas regiões Norte e Sul as crianças desempenham atividades que estão mais ligadas à exploração dos recursos naturais, no Nordeste há mais crianças trabalhando no setor agropecuário e, no Sudeste, no setor industrial e de serviços. No Centro-Oeste, as atividades se dividem entre a exploração de recursos naturais e atividades referentes à agropecuária. O trabalho infantil prejudica os estudos, reduz a frequência do estudante às aulas e aumenta a chance de abandono escolar, especialmente entre os adolescentes.

         

                                                              A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

  

  A participação da mulher no mercado de trabalho cresceu muito nas últimas décadas. No entanto, o tratamento desigual entre homens e mulheres persiste. Muitas mulheres recebem salários menores do que homens na mesma função profissional. Além disso, há casos de desrespeito aos direitos garantidos pelas leis trabalhistas, como a licença-maternidade e a licença para amamentar.

  Em momentos de crise econômica, historicamente, as mulheres eram as primeiras a serem demitidas. O percentual de mulheres desempregadas, em 2014, ainda era superior ao percentual de homens.

                             

                                                                           NOVAS PROFISSÕES

 

  Ao longo do tempo, algumas profissões são substituídas por outras ou passam a ser realizadas por máquinas. Isso ocorre em função do desenvolvimento de novas tecnologias e da busca pelo aumento da produtividade e pela redução de custos em setores como a indústria e a agricultura. Diversos tipos de atividades que no passado eram desenvolvidas por muitas pessoas foram totalmente automatizadas ou empregam apenas operadores de equipamentos modernos — profissionais com formação especializada.

  Trabalhadores com baixa qualificação profissional, em especial aqueles que procuram o primeiro emprego, são os mais prejudicados pela especialização e mecanização da produção, pois não conseguem assumir funções nas atividades modernizadas e tendem a migrar para as atividades de mais baixa remuneração.

 

                                                                                     2ºAula

 ETAPA 1e 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura e interpretação do texto, sugerir aos estudantes a copiar e responder a atividade disponível na apostila..Em seguida se possível fazer a correção e socialização.                                                           

                                                                                 Atividade

1.      Reescreva corretamente em seu caderno as frases apresentadas a seguir:

a) De acordo com o IBGE, a População Economicamente Ativa (PEA) compreende parcela da população entre 18 e 59 anos que está trabalhando ou procurando emprego.

 b) A população feminina no mercado de trabalho vem crescendo a cada ano, e as mulheres recebem salários mais altos que os dos homens.

  2. O que é economia informal e qual é a principal distinção entre os trabalhadores informais e formais? 3 Indique em seu caderno a afirmativa correta. Os trabalhadores na economia informal:

   a) não possuem nenhum registro nem direitos garantidos, a não ser pela carteira de trabalho.

   b) comercializam apenas produtos importados, considerados ilegais, sem pagar impostos.

   c) são ligados somente ao setor primário, não são registrados nem possuem carteira de trabalho.

   d) prestam serviços e produzem bens, sem nenhum tipo de registro, carteira de trabalho nem direitos trabalhistas garantidos.

  3. A maioria dos países enfrenta o problema do desemprego, essa situação que ocorre quando ?   

   Pesquise medidas de enfrentamento ao trabalho infantil adotadas no Brasil. Depois, com ajuda do professor, exponha os resultados da pesquisa para a turma.

   4. A que corresponde a “População Economicamente Ativa” (PEA)?

   5.  Como é a valorização da mulher no mercado de trabalho brasileiro?

 

                                                                                   3ºAula

 

ETAPA 1: Leitura compartilhada das páginas 92 a 99 do livro didático Araribá Mais Geagrafia ou dos textos disponível na apostila. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo “Industrialização e urbanização brasileira” que esta disponível no link: https://youtu.be/TIQ_XRrnWmc  .

Leitura do texto:

TEXTO 1:

                                                 INDUSTRIALIZAÇÃO  E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA    

               

  Até o século XIX, a atividade industrial não era muito significativa no Brasil. O café era o principal produto da economia nacional. De 1830 a 1929, a expansão da atividade cafeeira assumiu importância crescente no desenvolvimento industrial, especialmente das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Parte do lucro obtido com as exportações do café foi investida na importação de máquinas, na instalação das primeiras fábricas e na infraestrutura de transportes.

  No início do século XX, a economia mundial enfrentou graves períodos de crise que afetaram a produção de café no Brasil — a exportação do produto diminuiu bastante, causando prejuízos aos produtores. Aos poucos, essa atividade econômica foi se tornando cada vez menos lucrativa.

                                                           INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL

  Além dos lucros obtidos com a produção de café, as duas guerras mundiais ocorridas no século XX (1914-1918 e 1939-1945) impulsionaram a industrialização no Brasil. Com a queda na produção industrial dos países envolvidos nos conflitos, muitos produtos começaram a faltar nas prateleiras brasileiras, e a solução foi produzir internamente o que antes era importado. Essa situação contribuiu para o desenvolvimento da atividade industrial no país. Outro período de grande crescimento industrial ocorreu durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), que ofereceu vantagens para a instalação de indústrias no Brasil. As primeiras indústrias a se instalar foram as automobilísticas.

                                                                       Características da industrialização brasileira

 

  O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais:

·         industrialização tardia: ocorreu cerca de 200 anos após o início da Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII; substituição de importações: produtos que eram importados começaram a ser fabricados internamente (e foram bem recebidos pelo mercado consumidor);

·         dependência de capital e de tecnologia estrangeiros: no início, houve necessidade de importar máquinas e equipamentos para as indústrias nacionais;

·         posteriormente, foram atraídos investimentos e tecnologia estrangeiros para incrementar as indústrias de bens de consumo já existentes e implantar outros tipos de indústrias, como as siderúrgicas e petroquímicas, consideradas indústrias de base. Embora o Brasil conte, atualmente, com um significativo parque industrial, a dependência tecnológica ainda marca a indústria do país.

                                                                 Concentração e desconcentração industrial

    

    Em seu início, a industrialização brasileira ocorreu com maior intensidade no estado de São Paulo, impulsionando o crescimento da capital paulista. Na década de 1970, São Paulo era responsável por 58,42% da produção industrial do país, e a região metropolitana concentrava 77,52% do total do estado. Atualmente, esse percentual vem baixando a cada ano; em 2014, atingia cerca de 22% da produção industrial brasileira — entre 2004 e 2014, o percentual baixou 8,6 pontos. Essa queda verificada na participação do estado de São Paulo no total da produção industrial brasileira mostra a relativa desconcentração industrial que vem ocorrendo no país nos últimos anos. Isso decorre, entre outros fatores, do custo elevado de imóveis e salários, da escassez de terrenos para a instalação de novas fábricas e dos altos impostos.

                                                                 TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO

 As redes de transporte e de comunicação são fundamentais para o funcionamento do mundo moderno, no qual prevalece a lógica da globalização e internacionalização da economia. No Brasil, essas infraestruturas foram ampliadas de modo mais intenso a partir da década de 1960, interligando o Norte e o Centro-Oeste ao restante do país. Nesse processo, destaca-se o papel do Estado como grande articulador, captador de recursos e investidor.

                                                                      Redes de transporte

As redes de transporte se caracterizam pelos seus diferentes tipos, como ferroviário, marítimo, rodoviário, aéreo, dutoviário (estruturas tubulares), entre outros.

                        

                                                                       Redes de comunicação

As redes de comunicação podem ser as linhas de transmissão de rádio, televisão, cabeamento de fibra ótica, internet, antenas de telefonia móvel etc.

                                                                            URBANIZAÇÃO CONSOLIDADA

  O Brasil é considerado um país urbano, o que significa que a população residente nas cidades é superior à população rural. A urbanização é um fenômeno observado em todo o mundo atual. Envolve um modo de vida próprio nas cidades, a instalação de infraestrutura e o surgimento de novas áreas urbanas. No entanto, nem todos os países populosos são predominantemente urbanos. Na Índia, por exemplo, a maioria das pessoas vive em áreas rurais, apesar de ser um país com alta concentração urbana.

     

                                                                      Urbanização recente

 No Brasil, a urbanização é um fenômeno relativamente recente, que ocorreu com muita rapidez. Até a década de 1960, a maior parte da população brasileira se concentrava no campo. Na década seguinte, a população urbana já havia superado a rural e, de 1970 para 2016, saltou de aproximadamente 53 milhões para 174 milhões (de acordo com estimativas do IBGE). Ao mesmo tempo, a população rural, que era de cerca de 41 milhões em 1970, se reduziu a menos de 29 milhões em 2016.

  No século XIX, as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil eram a mineração, o cultivo da cana-de-açúcar e as plantações de café. Nesse contexto, a maior parcela da população vivia na área rural.

                               

ETAPA 2: Após a assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto sugerir a atividade.                                                                                                                                                              

 

 

                                          

 

 

RECURSOS: ( 84 a 91 e 92 a 105)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (104 a 105, 89, 91)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

                                                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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