SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Consumidor consciente, empreendedor eficiente. SUBTEMA: Consumo sustentável no planeta. |
UNIDADE TEMÁTICA: Formas
de representação e pensamento espacial. OBJETO DE CONHECIMENTO: Transformação das Paisagens Naturais e
Antrópicas. |
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Objetivo
geral: Estudo do espaço, da
superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos,
frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 6° Período: 17/07/2023 a
05/08/2023 Nº de Aulas: 9 |
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HABILIDADES |
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EF06GE05: Relacionar padrões climáticos,
tipos de solo, relevo e formações vegetais. EF06GE05IT:
Relacionar
padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais identificando
estes aspectos físicos no município de Itamaraju e a sua importância. EF06GE09: Elaborar modelos
tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação,
visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. EF06GE09IT: Elaborar modelos
tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação,
visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico
usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de
Itamaraju. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os
conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de
problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 5. Desenvolver e
utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender
o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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2.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a
imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive
tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 9. Exercitar a empatia, o
diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e
promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e
valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer
natureza. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
1ªAula
ETAPA1: Iniciar a aula com um bom dia ou boa tarde e a chamada, em
seguida fazer um comentário aos estudantes sobre o tema intercurricular. “Pensar o consumismo e seus
impactos na vida das pessoas e da comunidade, como se propõe neste tema: Consumidor
consciente, empreendedor eficiente. Entende-se que é dever de todos os cidadãos que habitam um planeta em estado de
emergência ambiental e gigantesca desigualdade socioeconômica. De maneira
simples e direta, busca-se refletir sobre o consumismo, objetivando criar
condições para que o dinheiro seja gasto conscientemente proporcionar
condições para o desenvolvimento socioeconômico individual e coletivo”.
Diante deste contexto o professor(a) pode promover um momento de discussão
sobre o tema abordado e questiona-los com algumas perguntas: ·
Que é o consumidor consciente? ·
Qual a importancia do consumo
consciente para o planeta? ·
Qual o papel do consumidor
consciente, empreendedor eficiente? ETAPA 2:
Após os questionamentos e socialização sobre o tema abordado em seguida fazer
um levantamento prévio da aula
anterior e introdução do objeto de
conhecimento sobre “o relevo terrestre” comece
com alguns questionamentos sobre: ·
O que é relevo? ·
Quais os tipos de relevos? ·
É possível construir em terrenos
inclinados sem correr risco de desabamento? ·
O ser humano consegue viver longe
da água doce dos rios? Como? Após o
questionamento sobre o relevo terrestre. Leitura compartilhada do texto
disponível na apostila. Sugestão o professor pode utiliza as páginas (104 a
108) do livro didático.
Leitura do texto:
RELEVO Relevo é o conjunto das
diferentes formas existentes na superfície da Terra. Hidrografia é o ramo da
Geografia que estuda as águas correntes, as águas paradas, as águas
subterrâneas e as águas oceânicas. As formas do relevo influenciam os locais
onde os rios nascem, por onde passam e onde deságuam. Os rios, por sua vez,
modelam as formas do relevo. Por isso, o relevo e a hidrografia são
interdependentes. As atividades realizadas pelo ser humano e a maneira como
ele ocupa o espaço também são influenciadas pelas formas do relevo e pela
hidrografia. O modo como as edificações são construídas, por exemplo, depende
de o terreno ser plano ou inclinado.
As principais formas do relevo
continental: montanhas, planaltos,
planícies e depressões. MONTANHAS As montanhas são as
formas de relevo de maior altitude e encostas íngremes (bastante inclinadas)
na superfície terrestre. Um conjunto de montanhas recebe o nome de cadeia
montanhosa ou cordilheira. Na América do Sul, a maior cordilheira é a dos
Andes. A Cordilheira do Himalaia, localizada na Ásia, possui o ponto mais
elevado do planeta Terra: o monte Everest, com 8 848 metros. A
diferença entre altitude e altura A altura é a dimensão de um corpo, de sua
base para cima. Já a altitude é a medida que nos permite conhecer a elevação
das diferentes formas do relevo da superfície terrestre em relação ao nível
médio do mar (altitude zero). PLANALTOS Os planaltos são superfícies
irregulares que podem ter formatos variados, como morros, serras e chapadas. Essas
áreas sofrem mais a ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios
e os ventos, do que a ação de agentes de sedimentação. Os morros são formas
de relevo com topos arredondados e altitudes entre 300 e 900 metros. Já as
serras são formas geralmente alongadas, com fortes desníveis, cujas altitudes
podem variar de 600 a 3 000 metros. As chapadas são formas com escarpas e
topo plano. São constituídas em grande parte por camadas de arenito e em
geral situam-se em altitudes acima dos 600 metros. PLANÍCIES As áreas de planície
geralmente apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no
terreno. Geralmente estão associadas a processos de sedimentação, isto é, são
áreas de deposição de sedimentos. DEPRESSÕES As depressões são as
formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor.
As áreas continentais abaixo do nível do mar são chamadas de depressões
absolutas. A mais conhecida delas é a depressão onde se localiza o mar Morto,
no Oriente Médio. Sua superfície encontra-se cerca de 400 metros abaixo do
nível do mar. Outra área de depressão absoluta bastante conhecida ocorre na
Holanda ou Países Baixos. Quando as depressões estão em um nível mais baixo
que o dos terrenos vizinhos, mas acima do nível do mar, são chamadas de
depressões relativas. Esse é o caso da depressão Sertaneja, no Nordeste
brasileiro. ETAPA 3: Após
a leitura compartilhada do texto disponível na apostila ou as páginas 104 a 113 do livro
Araribá Mais Geografia, propor aos estudantes uma roda de conversa como momento escuta e questionamentos. Uma sugestão: Se trabalhar as páginas do livro didático comece
lendo textos mais curtos: em vez de iniciar
por textos mais longos, comece por textos mais curtos e rápidos. É importante
lembrar-se de que a profundidade do texto não está necessariamente ligada ao
seu tamanho, mas a como, quando, por quem e de que forma foi produzido.
2ªAula
ETAPA 1 e 2: Nesta etapa se possível disponibilizar o vídeo sobre “o relevo terrestre” que esta
disponível no link: https://youtu.be/O0COEOIuPZw , ou o vídeo deste link: Formas de
Relevo: Planalto, Planície, Escarpa e outros (Geografia Física) https://youtu.be/vSha1B1CyE8 . Após assistir os
vídeos propor que os estudantes façam um resumo, abordando as principais
informações que mais os chamaram a atenção, depois peça-os o relato e promova
um momento de tirá possíveis dúvidas.
3ªAula ETAPA 1:
Após a leitura complementar do texto disponível na apostila e vídeo
disponibilizado sugerir uma atividade . Sugestão o professor (a) pode fazer
modificações na atividade ou utilizar a atividade da página 115 do livro
didático Araribá Mais Geografia .
ATIVIDADE 1.
Qual
dos tipos de relevo completa a lacuna corretamente . São as formas de relevo de
altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor. Quando esta região situa-se
numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de
.....................absoluta. a)
( ) Planice b)
( ) Depressão c)
( ) Montanhas d)
( ) Relevo 2.
Assinale
a alternativas falsas(F) e as verdadeiras (V) sobre os tipos de relevo. a)
( ) Os terremotos ou abalos sísmicos
ocorreram há bilhões de anos. b)
( ) A terra possui uma estreita camada
chamada crosta terrestre. c)
( ) É sobre a mesma que os homens trabalham e realizam suas
atividades. d)
( ) O choque entre as placas provocam os terremotos. e)
( ) Os terremotos e os abalos físicos não
provocam vibrações. 3.
Relacione
corretamente: A-
As
áreas geralmente apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis
no terreno. B-
São
as formas de relevo de maior altitude e encostas íngremes ( bastantes
inclinadas) na superficie terretre. C-
São
as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu
redor. D-
São
formas com escarpas e topo plano, constituída em grande parte por camadas de
arenito. E-
São
superfícies irregulares que podem ter formatos variados, como morros, serras
e chapadas. ( ) Planalto ( ) Montanhas ( ) Planície ( ) Depressões ( ) Chapadas 4.
Marque
a alternativa correta: Quando ocorre um conjunto de
montanhas, chamamos de: a)
( ) Cordilheiras. b)
( ) Morros. c)
( ) chapadas. d)
( ) Serras e)
( ) Depressões 5.
Quais
a principais formas do relevo continental?
................................................................................................................................................................................... ETAPA 2 : Correção da atividade.
4ºAula ETAPA 1e 2:. Iniciar a etapa com um levantamento prévio da aula
anterior, sabendo que, conhecer
e identificar as formas de relevo são pré- -requisitos para o desenvolvimento
da habilidade EF06GE05. Trabalhar
a gênese das formas de relevo implica o desenvolvimento dessa habilidade. Sendo assim, para melhor compreensão do conteúdo abordado
o professor(a) pode propor mais uma
atividade complementar. Em seguida fazer a correção da atividade .
Nome:__________________________________________________Turma:__________________________
Data: ____/_____/_____.
Componente Curricular: Geografia
Turno:____________________
Atividade Complementar
5ºAula
ETAPA 1:
Nesta
etapa orientar os estudantes a fazer uma leitura comentada do texto disponível
na apostila ou a página(109 a 113) do livro do didático Araribá Mais
Geografia). Em seguida questionamento e discussão sobre Transformação do relevo: Agentes internos, Agentes externos. Sugestão
explicar o assunto usando o texto ou o
livro como suporte para o estudante responder as atividades. Se preferir inicie
a aula com o vídeo que esta disponível no link: https://youtu.be/hkmQ36YyyPU . Em continuidade comece a explicação com a ajuda do texto ou do
livro didático. Leitura
do texto: TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO – AGENTES
INTERNOS As forças que atuam do interior para o
exterior da Terra, modificando a superfície do planeta, são provocadas pelos agentes internos ou endógenos. Os
principais agentes endógenos são os movimentos
das placas tectônicas, as erupções vulcânicas e os terremotos.
Todos eles atuam na formação e na transformação do relevo terrestre e são
também responsáveis pela origem de algumas formas, como as montanhas, as
depressões e os vulcões. A formação das montanhas é resultado do
choque ou do movimento horizontal de duas placas tectônicas quando ocorre o
dobramento de uma delas, originando as grandes cordilheiras, como o Himalaia
(na Ásia), os Andes e as Montanhas Rochosas (na América). A formação das depressões pode ocorrer por
falhamento provocado pelos agentes internos, que consiste no movimento de
afundamento ou levantamento de blocos rochosos que antes ficavam lado a lado,
caso do vale do rio Paraíba. As depressões também podem ser formadas por
processos erosivos, caso da depressão Sertaneja e da depressão do rio São
Francisco. As erupções
vulcânicas expelem a lava, que se solidifica e se transforma em rocha. O
acúmulo de rochas forma montanhas, planaltos vulcânicos e ilhas. Os terremotos
também contribuem para a formação e a transformação do relevo, pois,
dependendo da intensidade, podem soerguer terrenos ou até provocar seu
afundamento parcial.
TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO – AGENTES EXTERNOS Os processos químicos, físicos e biológicos
que ocorrem na crosta terrestre transformam e modelam o que os agentes internos
produziram. Esses processos são denominados agentes externos ou exógenos e dependem do ar (vento), da
temperatura e da água (sólida, líquida e gasosa). A alteração das rochas e do
solo devido à ação de agentes externos chama-se intemperismo. Os agentes externos causam a erosão, que é o processo de desgaste das rochas e transporte de
material desgastado e de partes do solo para outros locais. Esse transporte
ocorre por meio do vento e das águas de chuvas, rios e mares, e pode dar
origem ao processo de sedimentação. As condições climáticas predominantes em
uma área interferem no modo como atuam os agentes externos. Em áreas de clima
desértico, por exemplo, a temperatura e os ventos são mais atuantes que a
água. Em áreas quentes e úmidas, a ação da água em estado líquido é que terá
maior importância. Já em áreas frias, a ação do gelo será preponderante. A formação
do solo é produto da ação dos agentes externos nas rochas. Ele é formado
por processos físicos, químicos e biológicos. O processo de decomposição das
rochas e formação do solo pode durar centenas de anos. Os solos são utilizados, por exemplo, para a
obtenção de alimentos e o desenvolvimento de atividades econômicas, como a
agropecuária, pois é neles que as plantas se fixam e crescem. A erosão Existem diversos tipos de erosão, causados
por diferentes agentes externos. As águas correntes dos rios causam a chamada
erosão fluvial. Por esse processo, as águas fragmentam as rochas e
transportam esse material particulado, depositando-o ao longo do leito do
rio, em locais onde ocorrem os processos de sedimentação. A erosão
pluvial é realizada pelas águas das chuvas, que atuam na desagregação da
rocha e no transporte e deposição dos sedimentos. A erosão
glaciária ocorre em regiões de clima frio e temperado. Consiste no
deslizamento do gelo, acumulado em zonas mais elevadas, juntamente com
detritos de rocha. A transformação das rochas pela ação do vento é chamada de
erosão eólica. Apesar de a ação do
vento ter pouca capacidade erosiva, é bastante transformadora quando carrega
partículas de areia, sendo mais comum em regiões litorâneas, desérticas e
semiáridas. O vento também modifica o relevo ao formar e movimentar dunas. A erosão
marinha é causada pela força da água dos mares, que modifica o relevo nos
litorais, destruindo as paredes rochosas e formando sedimentos. As correntes
marinhas movimentam esses sedimentos, somados aos provenientes do continente,
e os depositam na zona costeira, formando as praias. O movimento dessas
correntes, quando paralelas à costa, pode dar origem às restingas, que são
depósitos alongados de areia. A erosão antrópica é causada pelas ações humanas. Para construir
casas e pontes, por exemplo, e para produzir alimentos e bens que usam em seu
dia a dia, os seres humanos modificam a superfície terrestre. O
RELEVO E AS AÇÕES ANTRÓPICAS Como vimos, a erosão é um processo natural
de desgaste das rochas e transporte do material resultante pela ação dos
agentes externos. No entanto, as atividades humanas têm intensificado esse
processo, provocando uma série de alterações no relevo. Uma das atividades
humanas que contribuem para a erosão é a retirada da vegetação para o
estabelecimento de áreas agrícolas. Tal prática altera as características
naturais do relevo, contribuindo para a movimentação intensa dos solos e das
rochas, principalmente em morros, colinas ou montanhas. Essa movimentação
ocorre com mais frequência em encostas íngremes ou em locais atingidos por
chuvas intensas, o que pode provocar acidentes. A remoção de vegetação do
entorno de rios, córregos, lagos etc. pode provocar acúmulo de sedimentos nos
corpos d’água. O assoreamento, como esse acúmulo de sedimentos é chamado,
pode alterar o curso dos rios ou até mesmo levar à extinção de sua vazão, bem
como das espécies de animais e plantas que dependem dela. As margens de um
curso d’água compõem as várzeas ou planícies de inundação. São áreas que
permanecem alagadas naturalmente durante o período das cheias. A ocupação
indevida das planícies de inundação, com a construção de edificações, ruas,
avenidas etc., reduz a área de inundação e também sua capacidade de
infiltração, o que pode provocar problemas, sobretudo nas grandes cidades, em
virtude da ocorrência de enchentes e alagamentos. 6ºAula ETAPA 1: Iniciar
a etapa com um bom dia ou boa tarde e chamada, cotiando o momento para melhor
compreensão do conteúdo o professor(a) pode se possível disponibilizar para
os estudantes a assistir o vídeo presente no link: https://youtu.be/-e01Y5-B6uc Em seguida após a
leitura comentada ou ter assistido vídeo, propor que os estudantes comentem
e questionem sobre o conteúdo abordado.
7ºAula ETAPA 1: Nesta
etapa sondagem da aula anterior sobre o conteúdo abordado em seguida sugerir
ao estudantes a fazer a atividade. Sugestão o professor(a) pode sugerir a
atividade das páginas 116 do livro
didático e em seguida a correção e socialização.
ATIVIDADE 1.
As
praias são locais de intensa erosão e modificação do relevo. Leia o trecho de
notícia a seguir. Erosão assusta e atrai curiosos na Praia do Riacho, em Guarapari À medida que a erosão avança na
Praia do Riacho, tanto na direção do mar
quanto na ex- tensão da orla, mais pessoas visitam
o local. Muitos parecem não acreditar no que
veem. [...] “O mar está levando tudo. É a
natureza tentando se recuperar de tantas
intervenções, da ação do homem. Não sei se um muro
irá re- solver”, destacou Rodrigo Manso,
autônomo. A erosão já foi muito além da
região próxi- ma ao edifício Seaport, onde a rua não
existe mais, destruindo parte do calçamento e
tre- chos da ciclovia. BRASIL, C
arolina. Erosão assusta e atrai curiosos na Praia do Riacho, em
Guarapari. Folha Vitória,
Vitória, 18 abr. 2018 a) O que é erosão? b) Como a erosão está relacionada ao
processo de sedimentação? c) Como ocorre a erosão marinha? Como ela
contribui para a formação das praias? d)De acordo com o fragmento de notícia, qual
é o problema provocado pela erosão marinha na Praia do Riacho? 2. Complete as lacunas . erupções vulcânicas- placas tectônicas- planeta- endógenos As forças que atuam do interior para o
exterior da Terra, modificando a superfície do..................., são
provocadas pelos agentes internos ou........................ Os principais
agentes endógenos são os movimentos das......................................,
as ....................................... e os terremotos. 3.Relacione as colunas
corretamente : A - A erosão pluvial ( ) é causada pela força da água dos mares,
que modifica o relevo nos litorais,
B - A erosão
antrópica ( ) ocorre em regiões de clima frio e
temperado. C - A erosão
marinha ( ) é realizada pelas águas das chuvas, que
atuam na desagregação da rocha. D - A erosão
glaciária
( ) é causada pelas ações
humanas. ETAPA 2: Correção
da atividade e momento de tira possíveis dúvidas.
8ºAula ETAPA 1:
Nesta aula antes de iniciar faça uma reflexão sobre o que foi estudado na
aula anterior. Em seguida inicie a aula propondo a leitura das páginas (117 a
127) ou do texto disponível na apostila. LEITURA DO TEXTO: A ÁGUA E A HIDROGRAFIA
A água está constantemente passando de um
estado para outro: sólido (gelo), líquido (água) e gasoso (vapor-d’água). A
essa transformação e circulação da água damos o nome de ciclo da água ou
ciclo hidrológico. Vamos entender como ele ocorre, observando a ilustração
abaixo. OS RIOS Os rios são cursos naturais de água doce
que correm sobre os continentes e as ilhas. São muito importantes para as
sociedades, pois fornecem água e alimento, possibilitam a geração de energia
elétrica, a navegação e a irrigação de áreas agrícolas, além de servirem para
o lazer. Em geral, as águas de um rio se originam de fontes subterrâneas que
afloram do solo, do escoamento superficial da água da chuva ou do
derretimento de geleiras. Curso e volume de água dos rios Um rio corre sempre de áreas de maior
altitude, onde fica a nascente, para áreas de menor altitude, onde está a foz
ou embocadura, local de seu término, que pode ser junto de um oceano, mar,
lago ou mesmo outro rio. A variação do volume das águas de um rio no período
de um ano é chamada de regime fluvial. A água das chuvas interfere no regime
de um rio. Nas épocas de seca, muitos rios têm seu
volume diminuído, e o contrário acontece na estação chuvosa, quando o volume
de água aumenta. No curso em direção à foz, os rios podem se encontrar e se
unir. Nesse caso, um rio principal recebe as águas de outros rios, chamados
afluentes. Os rios formam uma rede fluvial, e a área drenada por um rio
principal e seus afluentes é chamada de bacia hidrográfica. Rios de planalto e rios de planície O curso de
um rio apresenta características relacionadas às formas do relevo. Os rios
que cruzam áreas de planalto costumam ter muitas quedas-d’água, pois são
áreas com muitos desníveis. São os chamados rios de planalto.
Geralmente, podem ser aproveitados para geração de energia elétrica.
Já os rios que percorrem áreas de planície não apresentam quedas-d’água por
estarem em áreas pouco elevadas, sendo, por isso, mais utilizados para a
navegação, a pesca e o lazer. São denominados rios de planície. AS
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS As águas
subterrâneas originam-se das chuvas. Quando chove, parte da água penetra na
terra e forma reservatórios abaixo da sua superfície. Existem
dois níveis do solo nos quais a água subterrânea é encontrada: o lençol
freático e o lençol artesiano. O lençol freático é um reservatório de água
encontrado na camada do solo mais próxima da superfície. A água ali
armazenada é a mais fácil de ser alcançada e retirada. O lençol artesiano é
um reservatório de água localizado em uma camada mais profunda do solo, onde
estão as rochas. Para captar a água nele acumulada, são necessárias máquinas
capazes de perfurar as camadas mais duras do solo. Em geral, as águas dos
poços que abastecem parte das casas e povoados provêm do lençol freático. OS
LAGOS Os lagos são originados pelo acúmulo de água
em áreas mais baixas de um terreno. Essa água pode provir de rios, de fontes
subterrâneas, das chuvas ou do derretimento de geleiras. AS GELEIRAS As geleiras são massas de gelo formadas em
regiões onde a queda de neve é superior ao degelo. Elas são encontradas nas
regiões de altitude elevada, como os picos de montanhas, ou nas Zonas
Polares. Nessas áreas, quando ocorre um aumento da temperatura em períodos
mais quentes, o gelo pode se descongelar e dar origem a lagos e rios. DISPONIBILIDADE
DE ÁGUA DOCE Nove países concentram 60% da água doce
disponível no mundo: Brasil, Rússia, Canadá, Estados Unidos, China,
Indonésia, Índia, Colômbia e Peru. No entanto, diversos fatores podem causar
a falta de água até nesses países. O CONSUMO DOS RECURSOS HÍDRICOS A água é necessária para a realização de
diversas atividades e para a sobrevivência dos seres humanos. Por isso, a
carência de água é um dos maiores problemas da humanidade. A Organização das
Nações Unidas (ONU) reconhece que “todos os povos, quaisquer que sejam seus
estágios de desenvolvimento e suas condições sociais e econômicas, têm
direito ao acesso à água potável em quantidade e qualidade à altura de suas
necessidades básicas” e que o saneamento
básico é essencial. Assim como a ONU, outras organizações também lutam pela melhor distribuição da
água no mundo. No entanto, órgãos públicos responsáveis por essa distribuição
cobram dos consumidores preços elevados para fornecer água. Outro problema é
a existência de práticas agrícolas, industriais e domésticas que podem causar
a contaminação das águas superficiais e subterrâneas. A retirada excessiva da
água de determinadas fontes pode também causar problemas em áreas urbanas e
ameaçar estruturas e construções. Diante de situações como essas, é necessário
pensar em opções sustentáveis para o uso da água. ·
A
água de uso doméstico ·
A
água na agropecuária ·
A
água na indústria Recursos hídricos nos
espaços rural e urbano No espaço rural, mesmo onde as ações
antrópicas provocam alterações na natureza, os recursos hídricos presentes na
paisagem (como rios, córregos,
riachos, lagos e lagoas) são geralmente visíveis. E no espaço urbano? É
possível observá-los da mesma forma que no espaço rural? Em muitas cidades,
as intervenções humanas alteram de tal forma a natureza que, ao caminhar em
ruas e avenidas, podemos estar sobre rios que foram soterrados. ETAPA 2: O professor pode sugerir o vídeo sobre “Regiões
Hidrográfica do Brasil” que esta disponível no link: https://youtu.be/MNYEfqGYX2k .
9ºAula ETAPA 1 e 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura, o professor(a)
pode sugerir aos alunos a atividade das páginas ( 129 a 131) ou a atividade
disponível na apostila e em seguida a correção e socialização.
ATIVIDADE 1. É um reservatório de água encontrado na camada do solo
mais próxima da superfície. Marque as a alternativa correta: a)
(
) Regime fluvial b)
(
) Bacia hidrográfica c)
(
) Lençol freático d)
(
) Rios de planície e)
(
) Lençol artesiano 2. O são rios? .................................................................................................................................................................................... 3. A água está constantemente passando de um estado para
outro: sólido, líquido, gasoso. Considerando esse contexto descreva como
ocorre o ciclo da água ou ciclo hidrológico?............................................................................... .............................................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................................. 4. As porções de água doce que se encontram nos continentes,
entre elas os rios, as águas subterrâneas, os lagos e as geleiras. Está
constantemente passando de um estado para outro: sólido, líquido e gasoso.
Diante desse contexto. Todas as alternativas são correta exceto: a)
(
) O curso de um rio apresenta características relacionadas ás formas
do relevo. b)
(
) As águas subterrâneas originam-se das chuvas. c)
(
) Os lagos são cursos naturais de água doce que correm sobre os
continentes e as ilhas. d)
(
) Nove países concentram 60% da água doce disponível no mundo. e)
(
) O lençol artesiano é um
reservatório de água localizado em uma camada mais profunda do solo,
onde estão as rochas. 5.
Quais as principais bacias
hidrográficas do Brasil? .................................................................................................................................................................................... ETAPA 2: Correção
da atividade e momento para tira dúvidas . RECURSOS: ( 102, 113, 117e 128)Livro didático; ( )
Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos;
(X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (115, 116, 129,130 e 131) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
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