6ª Sequência didática 9º ano

 

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 06-2023

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Doenças crônicas

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e estilo de vida

TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Ano:           Período: 22/05 a 09/06/2023              Nº de Aulas: 06                          

HABILIDADES

·         (EF09EF21IT) Reconhecer a importância da alimentação e exercício físico para o funcionamento do organismo fazendo associação às doenças crônicas e transtornos alimentares.

·         (EF09EF22IT) Vivenciar, com ênfase no caráter inclusivo e social diferentes jogos tabuleiros e mesa presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo, respeitando e valorizando as diferenças individuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  •  Conhecer os tipos de doenças crônicas existentes.
  •  Identificar as causas e consequências das doenças crônicas.
  • Vivenciar atividades adaptadas a alimentação saudável, estimulando a integração, socialização entre os grupos.
  • Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

 

Utilizar a primeira aula dessa sequência para finalizar a abordagem sobre transtornos alimentares (sequência anterior).

 

AULA 02

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será as doenças crônicas. Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

·         O que são doenças crônicas?

·         Existe alguém em sua família que possui algum tipo de doença crônica?

·         O que precisamos ou queremos aprender sobre essas doenças?

·         Por que precisamos aprender e conhecer sobre as doenças crônicas?

 

Introdução do objeto de conhecimento/ Tipos de doenças crônicas: diabetes, doenças cardiovasculares (hipertensão), doenças respiratórias (asma) e obesidade.

 

A abordagem e explanação do objeto a ser estudado pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

 

Sugestões de vídeos e links para abordar o objeto de conhecimento:  https://www.youtube.com/watch?v=BufG_H9uKZY

https://www.youtube.com/watch?v=eUwSZZF5-eI

https://www.youtube.com/watch?v=R8--QCr4CBw

https://www.youtube.com/watch?v=qcNunoyyDqk

 

 

Após a explanação, dividir a turma em grupos e sortear os tipos de doenças entre eles para que na próxima aula construam em sala um cartaz.

 

Grupo 1: Hipertensão

Grupo 2: Diabetes

Grupo 3: Obesidade

Grupo 4: Asma

AULA 02

 

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

 

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

 

Ø  Trabalho em grupo (Hipertensão, diabetes, obesidade e asma).

Ø  Construção dos cartazes em grupos sobre os tipos de doenças crônicas.

Ø  Apresentação e discussão dos grupos sobre cada tema.

 

 

AULA 04

 

1º momento: Aula prática

Atividade 1:

MONTANDO O PRATO

a) Entregar para cada grupo um prato de papel e vários nomes ou várias figuras dos grupos de alimentos da pirâmide;

b) Cada grupo deve montar no menor tempo possível o prato com alimentos saudáveis e balanceados segundo os princípios da pirâmide alimentar.

 

Exemplos de alimentos que podem ser utilizados: arroz, feijão, ovo, batata frita, frango, tomate, cenoura e alface. (material em anexo)

 

Atividade 2:

DOMINÓ DAS FRUTAS E NÚMEROS (material em anexo para impressão)

Pode fazer a impressão em um papel mais duro (vegê) e utilizar em todas as salas o mesmo material. Ao acertar a fruta ou número o aluno deverá colocar grãos ao invés de marcar a lápis ou caneta.

 

AULA 05

1º momento: Aula teórica

Assistir ao Filme:

Amigos da nutrição 1 (12 min.)

Amigos da Nutrição 2 (12 min.)

 

Disponíveis links para baixar pelo youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=3qQyb1qxSZw&t=510s

https://www.youtube.com/watch?v=j09DbMXkDhY&t=167s

 

(Após o filme apresentar discussão e associação da história do filme as ações do dia a dia), pode-se utilizar como atividade uma produção de um resumo do filme ou questões de interpretação sobre a história do filme relacionando a alimentação saudável.

 

2º momento

Atividade sobre diabetes e conceito das doenças crônicas

 

AULA 06

 

1º momento: Aula prática

     Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas

 

RECURSOS: (x) quadro, pincel atômico, apagador; (x) Data show; ( x ) Vídeo; ( x) Computador; (   ) Jornal;

(  ) Revista; (   ) Informativos; ( x) Jogos diversos; ( x  ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  (   ) celular; (   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; ( x   ) Pesquisa; (  x )Resolução de Exercícios; (x  ) Seminários;

( x ) Cartaz; (  x ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; ( x  ) Avaliação da participação;

(x  ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                          

 

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 9º ANO

 
Componente Curricular: Educação Física    

Objeto de conhecimento: Doenças crônicas

 

 

CÂNCER, DOENÇAS CARDIOVASCULARES E DIABETES SÃO ALGUMAS DAS DOENÇAS CRÔNICAS MAIS RECORRENTES.

Doenças crônicas são aquelas que duram mais de um ano e precisam de cuidados médicos praticamente constantes. Câncer, diabetes e problemas cardiovasculares estão na lista que reúne as principais causas de morte no Brasil e no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2020, segundo estimativas da OMS, a mortalidade atribuída às principais doenças crônicas deve corresponder a um percentual 73% do total de mortes. Além disso, 79% das mortes atribuídas às doenças crônicas ocorrem nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

O QUE SÃO DOENÇAS CRÔNICAS?

As doenças crônicas não são emergências médicas, que necessitam de atendimento imediato. Por outro lado, podem ser bastante graves e precisar de cuidados ao longo de muitos anos ou até mesmo da vida toda.

Certas condições, como o câncer, precisam ser monitoradas mesmo quando não há mais sintomas ou presença de tumores. O grupo também inclui doenças cujos sintomas precisam ser tratados ao longo da vida e, portanto, não têm cura. Além disso, certas doenças crônicas são assintomáticas e apresentam picos de sintomas apenas durante alguns períodos.

Dentre as principais doenças crônicas, algumas delas – cardiovasculares, câncer, pulmonar obstrutiva crônica e diabetes tipo 2 – possuem fatores de risco que são comuns e evitáveis. Pressão alta, colesterol alto e excesso de peso, por exemplo, são alguns dos fatores que podem ser evitados ou controlados pela adoção de bons hábitos. Dieta saudável, prática de atividades físicas e não fumar são práticas que devem ser adotadas de forma perene.

 

AS PRINCIPAIS DOENÇAS CRÔNICAS

Diabetes

Para entender a diabetes, vamos ter em mente que a glicose é um tipo de açúcar (carboidrato) utilizado pelo corpo para produzir energia. Quando comemos frutas, arroz e batata, por exemplo, nosso organismo quebra as moléculas presentes no alimento e libera glicose na corrente sanguínea.

Para metabolizar a glicose, o pâncreas produz o hormônio insulina, que transforma o açúcar ingerido em energia para o corpo. O diabetes é caracterizado justamente pela incapacidade do corpo de produzir insulina e de usá-la de forma eficaz, o que resulta em níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia).

Existem diferentes tipos de diabetes, que podem ser diagnosticados ainda na infância ou adolescência (diabetes tipo 1), na fase adulta (diabetes tipo 2) ou na gravidez (diabetes gestacional). Os sintomas variam de acordo com o tipo da doença, mas podem incluir fome, sede e vontade de urinar frequentes, assim como fraqueza e cansaço. A diabetes não tem cura. A manutenção dos sintomas deve ser feita por toda a vida.

 

 

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares se referem a vários tipos de doenças que envolvem o coração e os vasos sanguíneos, como doença coronária, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.

A doença cardíaca coronária é a mais comum dentre as cardiovasculares. Ocorre quando uma substância se acumula no coração e estreita as artérias, dificultando a passagem do sangue. Ela pode provocar o ataque cardíaco, também conhecido como infarto, que ocorre quando uma artéria fica completamente bloqueada.

As doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo, assim como uma das principais condições crônicas.

Doenças respiratórias

Doenças respiratórias também estão entre as crônicas mais recorrentes. A doença obstrutiva crônica pulmonar reúne uma série de condições que afetam os pulmões, como bronquite, enfisema e alguns tipos de asma. Em geral, pessoas com essas condições têm dificuldades para respirar, pois menos ar flui pelos tubos (vias aéreas) até os pulmões.

Não há cura para a maioria das doenças respiratórias, como a asma. No entanto, os sintomas podem ser gerenciados, assegurando a qualidade de vida do paciente.

Obesidade

Estar obeso significa que o acúmulo de gordura corporal no organismo está superior ao saudável, o que pode provocar problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, aumento do colesterol, diabetes, distúrbios musculoesqueléticos e alguns tipos de câncer.

A obesidade é considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde e também pode trazer impactos emocionais, como depressão. No Brasil, estima-se que 20% esteja obesa. O sedentarismo e a alimentação inadequada e excessiva são as principais causas da doença.

 

https://www.danonenutricia.com.br/adultos/saude/doencas-cronicas--saiba-quais-sao-as-mais-recorrentes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO 1

 9º ANO

 
 (DIABETES)     

 

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado.

Existem quatro tipos principais de diabetes: a diabetes tipo 1, a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional e a pré-diabetes. A principal causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico.

O tratamento da diabetes normalmente passa por fazer alterações no estilo de vida, principalmente na dieta e na prática de exercício físico. Mas também podem ser necessários remédios, como antidiabéticos orais ou insulina.

As causas da diabetes variam de acordo com o tipo de diabetes:

Diabetes tipo 1

Não se conhece a causa exata da diabetes tipo 1, no entanto, sabe-se que o sistema imune identifica as células ß do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina, e causa a sua destruição, sendo por isso conhecida como uma doença autoimune.

Uma vez que não é causada pelo estilo de vida, a diabetes tipo 1 pode estar presente desde o nascimento, sendo identificada durante a infância ou adolescência.

2. Diabetes tipo 2

diabetes tipo 2 é principalmente causada por maus hábitos alimentares, especialmente o consumo excessivo de alimentos com açúcar ou carboidratos. Além disso, ter um estilo de vida sedentário também pode contribuir para o aparecimento da diabetes.

Pessoas com acúmulo de gordura na região abdominal também parecem ter maior risco de diabetes tipo 2, já que as células de gordura parecem contribuir para a resistência à insulina.

3. Diabetes gestacional

diabetes gestacional se desenvolve principalmente devido aos hormônios que são produzidos pela placenta durante a gravidez. Esses hormônios parecem bloquear parcialmente a ação da insulina, fazendo com que seja mais fácil aumentar os níveis de açúcar no sangue durante a gestação.

Ainda assim, mulheres que têm excesso de peso, que ganharam muito peso durante a gravidez, que já tiveram diabetes gestacional ou que têm histórico de diabetes tipo 2 na família, parecem ter maior risco de desenvolver diabetes gestacional.

O diagnóstico da diabetes pode ser feito com um conjunto de exames de sangue que permitem avaliar a quantidade de glicose. No entanto, um dos exames mais utilizados e que, geralmente, é incluído nos exames de rotina, é o teste da glicemia de jejum. Este teste mede a quantidade de glicose no sangue após um período de jejum de, pelo menos, 8 horas, sendo os valores de referência:

·         Normal: inferior a 99 mg/dL;

·         Pré-diabetes: entre 100 a 125 mg/dL;

·         Diabetes: acima de 126 mg/dL.

Quando os valores de glicose em jejum estão alterados em ao menos 2 dosagens em dias diferentes, normalmente é recomendado fazer outro exame para confirmar os valor e ajudar no diagnóstico. Porém, o médico também pode pedir outros exames, como hemoglobina glicada ou o teste de tolerância à glicose (TOTG).

 

SINTOMAS

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

O tratamento da diabetes tem como principais objetivos melhorar a qualidade de vida, aliviando os sintomas, e evitar o desenvolvimento de complicações de saúde mais graves.

Embora alguns cuidados sejam considerados gerais para tratar qualquer tipo de diabetes, como planejar o tipo de alimentos que se ingere e fazer exercício físico regular, o tratamento pode variar um pouco de acordo com o tipo da diabetes:

Diabetes tipo 1

O principal tratamento para a diabetes tipo 1 é o uso diário de insulina injetável, pois, como o corpo não consegue produzir o hormônio, a insulina precisa ser injetada no corpo. Normalmente, é aplicada uma injeção ao início do dia, de ação lenta, para manter um nível basal do hormônio no organismo, mas também é necessário medir a glicemia antes e após as refeições para avaliar se é necessário fazer alguma injeção extra, geralmente de uma insulina rápida ou ultra-rápida.

Além da insulina, também é recomendado manter um planeamento das refeições, especialmente sobre a quantidade de açúcar e carboidratos consumidos, assim como adotar um estilo de vida ativo, com a prática regular de exercício físico.

Diabetes tipo 2

O tratamento da diabetes tipo 2 nem sempre precisa começar sendo feito com remédios porque, dependendo dos níveis de açúcar no sangue, pode ser possível controlar a glicose apenas com alterações no estilo de vida, principalmente na dieta, com redução da ingestão de alimentos açucarados e carboidratos, assim como a prática regular de exercício físico. Nos casos em que é necessário fazer uso de remédios, o médico pode receitar o uso de dois tipos diferentes:

 

·         Antidiabéticos orais: são a primeira linha de tratamento medicamentoso da diabetes tipo 2 e ajudam a manter os níveis de açúcar controladas através de vários mecanismos, seja estimulando a produção de insulina pelo pâncreas, eliminando glicose pela urina ou diminuindo a produção de glicose pelo fígado;

·         Insulina: é usada quando os antidiabéticos orais não foram suficientes para controlar a glicose ou quando os antidiabéticos não são uma opção de tratamento, como no caso de pessoas com insuficiência renal.

 

Diabetes gestacional

O tratamento da diabetes gestacional é feito essencialmente com alterações na dieta e prática regular de exercício físico, pois são medidas naturais que permitem controlar os níveis de glicemia no sangue.

Porém, caso as alterações no estilo de vida não estejam sendo suficientes para controlar os níveis de açúcar e caso os valores de glicemia estejam sempre muito altos, o médico pode aconselhar o uso de antidiabéticos orais ou insulina, sendo também importante fazer a medição regular dos níveis de glicemia em casa, utilizando um aparelho para medir o nível de açúcar no sangue.

Fontes: https://www.tuasaude.com/diabetes

 

 9º ANO

 
GRUPO 2: Doenças cardiovasculares/ Hipertensão

 

As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos, e que surgem com a idade, normalmente relacionadas a hábitos de vida poucos saudáveis, como alimentação rica em gordura e falta de atividade física, por exemplo. No entanto, as doenças cardiovasculares também podem ser diagnosticadas logo ao nascimento, como é o caso das cardiopatias congênitas.

Além disso, as doenças cardiovasculares podem acontecer como consequências de infecções por vírus, fungos ou bactérias, que provocam a inflamação do coração, como no caso da endocardite e da miocardite.

É importante que as doenças cardiovasculares sejam devidamente tratadas pois, além de provocarem sintomas desconfortáveis, como falta de ar, dor no peito ou inchaço no corpo, também são principal causa de morte no mundo.

 

Hipertensão

 

A hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, normalmente acima de 130 x 80 mmHg, o que pode influenciar no bom funcionamento do coração. Essa situação pode acontecer devido ao envelhecimento, falta de exercício, aumento do peso ou consumo excessivo de sal, por exemplo, no entanto a hipertensão também pode acontecer como consequência de outras situações, como diabetes ou doenças renais, por exemplo.

O aumento da pressão arterial normalmente não causa sintomas, mas em alguns casos pode ser percebido por meio de alguns deles, como tontura, dor de cabeça, alterações na visão e dor no peito, por exemplo.

É recomendado fazer seguimento da hipertensão com um clínico geral ou cardiologista, pois pode ser necessário fazer uso de medicamentos, além de uma dieta pobre em sal.

 

 

https://www.tuasaude.com/doencas-cardiovasculares/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 9º ANO

 
GRUPO 3: Doenças respiratórias/ ASMA

 

Condição em que as vias aéreas de uma pessoa ficam inflamadas, estreitas e inchadas, além de produzirem muco extra, o que dificulta a respiração.

A asma pode ser leve ou interferir nas atividades diárias. Em alguns casos, pode levar a um ataque com risco de vida.

A asma pode causar dificuldade para respirar, dor no peito, tosse e respiração ofegante. Às vezes, os sintomas podem aparecer repentinamente.

A asma geralmente pode ser controlada com inaladores de resgate, que tratam os sintomas, e inaladores de controle (esteroides), que os previnem. Os casos graves podem exigir inaladores de ação prolongada que mantêm as vias aéreas abertas, bem como esteroides orais.

 

Requer um diagnóstico médico

A asma pode causar dificuldade para respirar, dor no peito, tosse e respiração ofegante. Às vezes, os sintomas podem aparecer repentinamente.

 

Sintomas ou condições:

Tosse: com catarro, seca, crônica, durante atividade física, à noite, forte ou leve

No sistema respiratório: dificuldade ao respirar, falta de ar durante a noite, infecções respiratórias frequentes, respiração pela boca, respiração rápida ou respiração sibilante

Também é comum: ansiedade, irritação na garganta, pressão no peito ou ritmo cardíaco acelerado

 

O tratamento é feito por meio de cuidados individuais e do uso de broncodilatadores

A asma geralmente pode ser controlada com inaladores de resgate, que tratam os sintomas, e inaladores de controle (esteroides), que os previnem. Os casos graves podem exigir inaladores de ação prolongada que mantêm as vias aéreas abertas, bem como esteroides orais.

 

 

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/asma/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO  4: OBESIDADE

 

 

 9º ANO

 
OBESIDADE

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

O excesso de gordura pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apneia e derrame. Por causa do risco envolvido, é bom que você perca peso mesmo que não esteja se sentindo mal agora. É difícil mudar seus hábitos alimentares e fazer exercícios. Mas, se você planejar, pode conseguir.

Quando você ingere mais calorias do que gasta, você ganha peso. O que você come e as atividades que você faz ao longo do dia influenciam nisso. Se seus familiares são obesos, você tem mais chances de também ser. Além disso, a família também ajuda na formação dos hábitos alimentares. A vida corrida também torna mais difícil planejar refeições e fazer alimentações saudáveis. Para muitos, é mais fácil comprar comidas prontas e comer fora. Não há soluções de curto prazo para a obesidade. O segredo para perder peso é ingerir menos calorias do que você gasta.

 

Diagnóstico e exames

A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado - revelando sobrepeso ou obesidade.

 

Tratamento e cuidados

Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.

A utilização de medicamentos contribui de forma modesta e temporária no caso da obesidade, e nunca devem ser usados como única forma de tratamento. Boa parte das substâncias usadas atuam no cérebro e podem provocar reações adversas graves, como: nervosismo, insônia, aumento da pressão sanguínea, batimentos cardíacos acelerados, boca seca e intestino preso. Um dos riscos mais preocupantes dos remédios para obesidade é o de se tornar dependente. Por isso, o tratamento medicamentoso da obesidade deve ser acompanhado com rigor e restrito a alguns tipos de pacientes.

 

 

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/obesidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola: _______________________________________Data: _________Ano/ Turma: 9º Ano___

Professor (a): ________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): ________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: DOENÇAS CRÔNICAS

 

ATIVIDADE

01-  Defina doenças crônicas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

02-  De acordo com o texto, descreva as principais doenças crônicas.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

03-  A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. As causas da diabetes variam de acordo com o tipo. Marque a alternativa que corresponde a sequência correta.

 

1-      Presente desde o nascimento, sendo identificado durante a infância e adolescência.

2-      Se desenvolve principalmente devido aos hormônios que são produzidos pela placenta.

3-      Causada por maus hábitos alimentares, especialmente o consumo excessivo de alimentos com açúcar ou carboidratos.

 

a)      1- Tipo 1 - 2- tipo 2    -   3- Diabetes gestacional

b)      1- Tipo 2 - 2- diabetes gestacional    -    3- tipo 1

c)      1- Tipo 1 -   2- Diabetes gestacional - 3 – tipo 2

 

 

 

 

04-  Descreva os sintomas de uma pessoa com os níveis de açúcar no sangue muito elevados.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

05-  Quais são os valores de referência descritos pelo teste de glicemia em jejum?

a)      Normal: ____________________

b)      Pré-Diabetes:________________

c)      Diabetes:____________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola: _______________________________________Data: _________Ano/ Turma: 9º Ano___

Professor (a): ________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): ________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: DOENÇAS CRÔNICAS

 

 

Atividade

 

Desafio do caça palavras:

 

  • A turma será dividida em duplas, cada aluno irá criar um caça palavras e desafiar o aluno de sua dupla a encontrar as palavras escondidas.

 

  • Sugestões de palavras:

 

  • DOENÇAS
  • SAÚDE
  • DIABETES
  • OBESIDADE
  • CÂNCER
  • PULMONAR
  • GLICOSE
  • HIPERGLICEMIA
  • CARDIOVASCULARES
  • BRONQUITE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRÁTICA:  ATIVIDADE 1: MONTANDO O PRATO

 

SALSICHA

 

 

MACARRÃO

 

 

FARINHA

 

 

SOPA INDUSTRIALIZADA

 

 

EMPANADO DE FRANGO

 

 

SALADA DE MAIONESE

 

 

BACON FRITO

 

 

MACARRONADA

 

 

SALADA COM VERDURAS E LEGUMES

 

 

FRANGO ASSADO

 

 

LASANHA

 

 

TORTA SALGADA

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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