SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 06-2023 |
TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à
vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Doenças crônicas |
UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e
estilo de vida |
TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente,
Saúde, Ciência e Tecnologia. |
Ano:
9º Período: 22/05 a 09/06/2023 Nº de Aulas: 06 |
HABILIDADES |
·
(EF09EF21IT) Reconhecer a importância da alimentação e exercício físico para
o funcionamento do organismo fazendo associação às doenças crônicas e
transtornos alimentares. ·
(EF09EF22IT) Vivenciar,
com ênfase no caráter inclusivo e social diferentes jogos tabuleiros e mesa
presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo, respeitando e
valorizando as diferenças individuais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
ETAPAS DA
AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º Momento: Aula teórica Utilizar a primeira
aula dessa sequência para finalizar a abordagem sobre transtornos alimentares
(sequência anterior). AULA 02 1º Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será
trabalhado nesta aula será as doenças crônicas. Abrir uma roda de conversa
para levantar informações sobre o objeto a ser estudado. ·
O que são
doenças crônicas? ·
Existe
alguém em sua família que possui algum tipo de doença crônica? ·
O que
precisamos ou queremos aprender sobre essas doenças? ·
Por que
precisamos aprender e conhecer sobre as doenças crônicas? Introdução
do objeto de conhecimento/ Tipos de doenças crônicas: diabetes, doenças
cardiovasculares (hipertensão), doenças respiratórias (asma) e obesidade. A abordagem
e explanação do objeto a ser estudado pode ser feita através de slides,
vídeos, pesquisa, debate, etc. Sugestões de vídeos e links para abordar
o objeto de conhecimento: https://www.youtube.com/watch?v=BufG_H9uKZY https://www.youtube.com/watch?v=eUwSZZF5-eI https://www.youtube.com/watch?v=R8--QCr4CBw https://www.youtube.com/watch?v=qcNunoyyDqk Após a
explanação, dividir a turma em grupos e sortear os tipos de doenças entre
eles para que na próxima aula construam em sala um cartaz. Grupo 1:
Hipertensão Grupo 2:
Diabetes Grupo 3:
Obesidade Grupo 4:
Asma AULA 02 1º momento: Aula prática Para
esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas. AULA 03 1º momento: Aula teórica Ø Trabalho
em grupo (Hipertensão, diabetes, obesidade e asma). Ø Construção dos cartazes em grupos sobre os tipos de doenças crônicas. Ø Apresentação e discussão dos grupos sobre cada tema. AULA 04 1º momento: Aula prática Atividade 1: MONTANDO O PRATO a)
Entregar para cada grupo um prato de papel e vários nomes ou várias figuras
dos grupos de alimentos da pirâmide; b) Cada
grupo deve montar no menor tempo possível o prato com alimentos saudáveis e
balanceados segundo os princípios da pirâmide alimentar. Exemplos
de alimentos que podem ser utilizados: arroz, feijão, ovo, batata frita,
frango, tomate, cenoura e alface. (material
em anexo) Atividade 2: DOMINÓ DAS FRUTAS E NÚMEROS (material em
anexo para impressão) Pode fazer
a impressão em um papel mais duro (vegê) e utilizar em todas as salas o mesmo
material. Ao acertar a fruta ou número o aluno deverá colocar grãos ao invés
de marcar a lápis ou caneta. AULA 05 1º momento: Aula teórica Assistir
ao Filme: Amigos da nutrição 1 (12 min.) Amigos da Nutrição 2 (12 min.) Disponíveis links para baixar pelo youtube: https://www.youtube.com/watch?v=3qQyb1qxSZw&t=510s https://www.youtube.com/watch?v=j09DbMXkDhY&t=167s (Após
o filme apresentar discussão e associação da história do filme as ações do
dia a dia), pode-se utilizar como atividade uma produção de um resumo do
filme ou questões de interpretação sobre a história do filme relacionando a
alimentação saudável. 2º momento Atividade sobre diabetes e conceito das
doenças crônicas AULA 06 1º momento: Aula prática Para
esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas |
RECURSOS: (x) quadro, pincel atômico, apagador; (x) Data show; ( x ) Vídeo; ( x) Computador; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Informativos; ( x) Jogos
diversos; ( x ) Jogos de tabuleiro
( ) bolas, apito, rede; ( )
celular; ( ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO:
( )
Prova; ( ) Trabalho; ( x )
Pesquisa; ( x )Resolução de
Exercícios; (x ) Seminários; ( x ) Cartaz; (
x ) Debate; ( ) Relatórios; ( )
Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; (x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
9º ANO
Componente Curricular: Educação Física
Objeto de conhecimento: Doenças crônicas
CÂNCER, DOENÇAS CARDIOVASCULARES E
DIABETES SÃO ALGUMAS DAS DOENÇAS CRÔNICAS MAIS RECORRENTES.
Doenças crônicas são aquelas que duram mais de um ano e
precisam de cuidados médicos praticamente constantes. Câncer, diabetes e
problemas cardiovasculares estão na lista que reúne as principais causas de
morte no Brasil e no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em 2020, segundo estimativas da OMS, a mortalidade
atribuída às principais doenças crônicas deve corresponder a um percentual 73%
do total de mortes. Além disso, 79% das mortes atribuídas às doenças crônicas
ocorrem nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
O QUE SÃO DOENÇAS CRÔNICAS?
As doenças crônicas não são emergências médicas, que
necessitam de atendimento imediato. Por outro lado, podem ser bastante graves e
precisar de cuidados ao longo de muitos anos ou até mesmo da vida toda.
Certas condições, como o câncer, precisam ser monitoradas
mesmo quando não há mais sintomas ou presença de tumores. O grupo também inclui
doenças cujos sintomas precisam ser tratados ao longo da vida e, portanto, não
têm cura. Além disso, certas doenças crônicas são assintomáticas e apresentam
picos de sintomas apenas durante alguns períodos.
Dentre as principais doenças crônicas, algumas delas –
cardiovasculares, câncer, pulmonar obstrutiva crônica e diabetes tipo 2 –
possuem fatores de risco que são comuns e evitáveis. Pressão alta, colesterol
alto e excesso de peso, por exemplo, são alguns dos fatores que podem ser
evitados ou controlados pela adoção de bons hábitos. Dieta saudável, prática de
atividades físicas e não fumar são práticas que devem ser adotadas de forma
perene.
AS PRINCIPAIS DOENÇAS CRÔNICAS
Diabetes
Para entender a diabetes, vamos ter em mente que a glicose
é um tipo de açúcar (carboidrato) utilizado pelo corpo para produzir energia.
Quando comemos frutas, arroz e batata, por exemplo, nosso organismo quebra as
moléculas presentes no alimento e libera glicose na corrente sanguínea.
Para metabolizar a glicose, o pâncreas produz o hormônio
insulina, que transforma o açúcar ingerido em energia para o corpo. O diabetes
é caracterizado justamente pela incapacidade do corpo de produzir insulina e de
usá-la de forma eficaz, o que resulta em níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia).
Existem diferentes tipos de diabetes, que podem ser
diagnosticados ainda na infância ou adolescência (diabetes tipo 1), na fase
adulta (diabetes tipo 2) ou na gravidez (diabetes gestacional). Os sintomas
variam de acordo com o tipo da doença, mas podem incluir fome, sede e vontade
de urinar frequentes, assim como fraqueza e cansaço. A diabetes não tem cura. A
manutenção dos sintomas deve ser feita por toda a vida.
Doenças
cardiovasculares
As doenças cardiovasculares se referem a vários tipos de
doenças que envolvem o coração e os vasos sanguíneos, como doença coronária,
acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.
A doença cardíaca coronária é a mais comum dentre as
cardiovasculares. Ocorre quando uma substância se acumula no coração e estreita
as artérias, dificultando a passagem do sangue. Ela pode provocar o ataque
cardíaco, também conhecido como infarto, que ocorre quando uma artéria fica
completamente bloqueada.
As doenças cardíacas são as principais causas de morte no
mundo, assim como uma das principais condições crônicas.
Doenças respiratórias
Doenças respiratórias também estão entre as crônicas mais
recorrentes. A doença obstrutiva crônica pulmonar reúne uma série de condições
que afetam os pulmões, como bronquite, enfisema e alguns tipos de asma. Em
geral, pessoas com essas condições têm dificuldades para respirar, pois menos
ar flui pelos tubos (vias aéreas) até os pulmões.
Não há cura para a maioria das doenças respiratórias, como
a asma. No entanto, os sintomas podem ser gerenciados, assegurando a qualidade
de vida do paciente.
Obesidade
Estar obeso significa que o acúmulo de gordura corporal no
organismo está superior ao saudável, o que pode provocar problemas de saúde,
como doenças cardiovasculares, aumento do colesterol, diabetes, distúrbios
musculoesqueléticos e alguns tipos de câncer.
A obesidade é considerada uma pandemia pela Organização
Mundial da Saúde e também pode trazer impactos emocionais, como depressão. No
Brasil, estima-se que 20% esteja obesa. O sedentarismo e a alimentação
inadequada e excessiva são as principais causas da doença.
https://www.danonenutricia.com.br/adultos/saude/doencas-cronicas--saiba-quais-sao-as-mais-recorrentes
GRUPO 1
9º ANO
(DIABETES)
A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento
dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se
não for tratado.
Existem quatro tipos principais de diabetes: a diabetes
tipo 1, a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional e a pré-diabetes. A principal
causa da diabetes é a má alimentação, especialmente o consumo excessivo de
alimentos açucarados, industrializados e a falta de exercício físico.
O tratamento da diabetes normalmente passa por fazer
alterações no estilo de vida, principalmente na dieta e na prática de exercício
físico. Mas também podem ser necessários remédios, como antidiabéticos orais ou
insulina.
As causas da
diabetes variam de acordo com o tipo de diabetes:
Diabetes
tipo 1
Não se conhece a causa exata da diabetes
tipo 1, no entanto, sabe-se que o sistema imune identifica as
células ß do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina, e causa a sua
destruição, sendo por isso conhecida como uma doença autoimune.
Uma vez que não é causada pelo estilo de vida, a diabetes
tipo 1 pode estar presente desde o nascimento, sendo identificada durante a
infância ou adolescência.
2. Diabetes
tipo 2
A diabetes tipo 2 é principalmente causada
por maus hábitos alimentares, especialmente o consumo excessivo de alimentos
com açúcar ou carboidratos. Além disso, ter um estilo de vida sedentário também
pode contribuir para o aparecimento da diabetes.
Pessoas com acúmulo de gordura na região abdominal também
parecem ter maior risco de diabetes tipo 2, já que as células de gordura
parecem contribuir para a resistência à insulina.
3. Diabetes
gestacional
A diabetes
gestacional se desenvolve principalmente devido aos hormônios
que são produzidos pela placenta durante a gravidez. Esses hormônios parecem
bloquear parcialmente a ação da insulina, fazendo com que seja mais fácil
aumentar os níveis de açúcar no sangue durante a gestação.
Ainda assim, mulheres que têm excesso de peso, que ganharam
muito peso durante a gravidez, que já tiveram diabetes gestacional ou que têm
histórico de diabetes tipo 2 na família, parecem ter maior risco de desenvolver
diabetes gestacional.
O diagnóstico da diabetes pode ser feito
com um conjunto de exames de sangue que permitem avaliar a quantidade de glicose. No
entanto, um dos exames mais utilizados e que, geralmente, é incluído nos exames
de rotina, é o teste da glicemia de jejum. Este teste mede a
quantidade de glicose no sangue após um período de jejum de, pelo menos, 8
horas, sendo os valores de referência:
·
Normal: inferior a 99 mg/dL;
·
Pré-diabetes: entre 100 a 125 mg/dL;
·
Diabetes: acima de 126 mg/dL.
Quando os
valores de glicose em jejum estão alterados em ao menos 2 dosagens em dias
diferentes, normalmente é recomendado fazer outro exame para confirmar os valor
e ajudar no diagnóstico. Porém, o médico também pode pedir outros exames,
como hemoglobina glicada ou o teste de tolerância à glicose (TOTG).
SINTOMAS
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes
ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
O tratamento da diabetes tem como principais objetivos
melhorar a qualidade de vida, aliviando os sintomas, e evitar o desenvolvimento
de complicações de saúde mais graves.
Embora alguns cuidados sejam considerados gerais para
tratar qualquer tipo de diabetes, como planejar o tipo de alimentos que se
ingere e fazer exercício físico regular, o tratamento pode variar um pouco de
acordo com o tipo da diabetes:
Diabetes
tipo 1
O principal tratamento para a diabetes tipo 1 é o uso
diário de insulina injetável, pois, como o corpo não
consegue produzir o hormônio, a insulina precisa ser injetada no corpo.
Normalmente, é aplicada uma injeção ao início do dia, de ação lenta, para
manter um nível basal do hormônio no organismo, mas também é necessário medir a
glicemia antes e após as refeições para avaliar se é necessário fazer alguma
injeção extra, geralmente de uma insulina rápida ou ultra-rápida.
Além da insulina, também é recomendado manter um
planeamento das refeições, especialmente sobre a quantidade de açúcar e
carboidratos consumidos, assim como adotar um estilo de vida ativo, com a
prática regular de exercício físico.
Diabetes
tipo 2
O tratamento da diabetes tipo 2 nem sempre precisa começar
sendo feito com remédios porque, dependendo dos níveis de açúcar
no sangue, pode ser possível controlar a glicose apenas com alterações no
estilo de vida, principalmente na dieta, com redução da ingestão de alimentos
açucarados e carboidratos, assim como a prática regular de exercício físico.
Nos casos em que é necessário fazer uso de remédios, o médico pode receitar o
uso de dois tipos diferentes:
·
Antidiabéticos
orais: são a primeira linha de tratamento
medicamentoso da diabetes tipo 2 e ajudam a manter os níveis de açúcar
controladas através de vários mecanismos, seja estimulando a produção de
insulina pelo pâncreas, eliminando glicose pela urina ou diminuindo a produção
de glicose pelo fígado;
·
Insulina: é usada
quando os antidiabéticos orais não foram suficientes para controlar a glicose
ou quando os antidiabéticos não são uma opção de tratamento, como no caso de
pessoas com insuficiência renal.
Diabetes gestacional
O tratamento da diabetes gestacional é feito essencialmente
com alterações na dieta e prática regular de exercício físico, pois são medidas
naturais que permitem controlar os níveis de glicemia no sangue.
Porém, caso as alterações no estilo de vida não estejam
sendo suficientes para controlar os níveis de açúcar e caso os valores de
glicemia estejam sempre muito altos, o médico pode aconselhar o uso de
antidiabéticos orais ou insulina, sendo também importante fazer a medição
regular dos níveis de glicemia em casa, utilizando um aparelho para medir o
nível de açúcar no sangue.
Fontes: https://www.tuasaude.com/diabetes
9º ANO
GRUPO 2: Doenças cardiovasculares/ Hipertensão
As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas
que atingem o coração e os vasos sanguíneos, e que surgem com a idade,
normalmente relacionadas a hábitos de vida poucos saudáveis, como alimentação
rica em gordura e falta de atividade física, por exemplo. No entanto, as
doenças cardiovasculares também podem ser diagnosticadas logo ao nascimento,
como é o caso das cardiopatias congênitas.
Além disso, as doenças cardiovasculares podem acontecer
como consequências de infecções por vírus, fungos ou bactérias, que provocam a
inflamação do coração, como no caso da endocardite e da miocardite.
É importante que as doenças cardiovasculares sejam
devidamente tratadas pois, além de provocarem sintomas desconfortáveis, como
falta de ar, dor no peito ou inchaço no corpo, também são principal causa de
morte no mundo.
Hipertensão
A hipertensão é caracterizada pelo aumento da pressão
arterial, normalmente acima de 130 x 80 mmHg, o que pode influenciar no bom
funcionamento do coração. Essa situação pode acontecer devido ao
envelhecimento, falta de exercício, aumento do peso ou consumo excessivo de
sal, por exemplo, no entanto a hipertensão também pode acontecer como
consequência de outras situações, como diabetes ou doenças renais, por exemplo.
O aumento da pressão arterial normalmente não causa
sintomas, mas em alguns casos pode ser percebido por meio de alguns deles, como
tontura, dor de cabeça, alterações na visão e dor no peito, por exemplo.
É
recomendado fazer seguimento da hipertensão com um clínico geral ou
cardiologista, pois pode ser necessário fazer uso de medicamentos, além de uma
dieta pobre em sal.
https://www.tuasaude.com/doencas-cardiovasculares/
9º ANO
GRUPO 3: Doenças
respiratórias/ ASMA
Condição em que as vias aéreas de uma pessoa ficam
inflamadas, estreitas e inchadas, além de produzirem muco extra, o que
dificulta a respiração.
A asma pode ser leve ou interferir nas
atividades diárias. Em alguns casos, pode levar a um ataque com risco de vida.
A asma pode causar dificuldade para respirar,
dor no peito, tosse e respiração ofegante. Às vezes, os sintomas podem aparecer
repentinamente.
A asma geralmente pode ser controlada com
inaladores de resgate, que tratam os sintomas, e inaladores de controle
(esteroides), que os previnem. Os casos graves podem exigir inaladores de ação
prolongada que mantêm as vias aéreas abertas, bem como esteroides orais.
Requer um diagnóstico médico
A asma pode causar dificuldade para respirar, dor no peito,
tosse e respiração ofegante. Às vezes, os sintomas podem aparecer
repentinamente.
Sintomas ou condições:
Tosse: com catarro, seca, crônica,
durante atividade física, à noite, forte ou leve
No sistema respiratório: dificuldade ao
respirar, falta de ar durante a noite, infecções respiratórias frequentes,
respiração pela boca, respiração rápida ou respiração sibilante
Também é comum: ansiedade, irritação na
garganta, pressão no peito ou ritmo cardíaco acelerado
O tratamento é feito por meio de cuidados
individuais e do uso de broncodilatadores
A asma geralmente pode ser controlada com
inaladores de resgate, que tratam os sintomas, e inaladores de controle
(esteroides), que os previnem. Os casos graves podem exigir inaladores de ação
prolongada que mantêm as vias aéreas abertas, bem como esteroides orais.
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/asma/
GRUPO
4: OBESIDADE
9º ANO
OBESIDADE
A
obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo
excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo
para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a
obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético
correspondente.
O
excesso de gordura pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do
coração, pressão alta, artrite, apneia e derrame. Por causa do risco envolvido,
é bom que você perca peso mesmo que não esteja se sentindo mal agora. É difícil
mudar seus hábitos alimentares e fazer exercícios. Mas, se você planejar, pode
conseguir.
Quando
você ingere mais calorias do que gasta, você ganha peso. O que você come e as
atividades que você faz ao longo do dia influenciam nisso. Se seus familiares
são obesos, você tem mais chances de também ser. Além disso, a família também
ajuda na formação dos hábitos alimentares. A vida corrida também torna mais
difícil planejar refeições e fazer alimentações saudáveis. Para muitos, é mais
fácil comprar comidas prontas e comer fora. Não há soluções de curto prazo para
a obesidade. O segredo para perder peso é ingerir menos calorias do que você
gasta.
Diagnóstico e exames
A
obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado
dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado
revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado -
revelando sobrepeso ou obesidade.
Tratamento e cuidados
Como a
obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do
organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida
mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas.
Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como
facilita a manutenção do quadro saudável.
A
utilização de medicamentos contribui de forma modesta e temporária no caso da
obesidade, e nunca devem ser usados como única forma de tratamento. Boa parte
das substâncias usadas atuam no cérebro e podem provocar reações adversas
graves, como: nervosismo, insônia, aumento da pressão sanguínea, batimentos
cardíacos acelerados, boca seca e intestino preso. Um dos riscos mais
preocupantes dos remédios para obesidade é o de se tornar dependente. Por isso,
o tratamento medicamentoso da obesidade deve ser acompanhado com rigor e
restrito a alguns tipos de pacientes.
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/obesidade
Escola: _______________________________________Data: _________Ano/ Turma: 9º Ano___ Professor
(a): ________________________________Componente
Curricular: Educação Física Aluno (a):
________________________________________________________________ |
Objetos de
Conhecimento: DOENÇAS CRÔNICAS |
ATIVIDADE
01- Defina doenças crônicas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02- De acordo com o texto, descreva
as principais doenças crônicas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03- A
diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar
no sangue. As causas da diabetes variam de acordo com o tipo. Marque a
alternativa que corresponde a sequência correta.
1- Presente
desde o nascimento, sendo identificado durante a infância e adolescência.
2- Se
desenvolve principalmente devido aos hormônios que são produzidos pela
placenta.
3- Causada
por maus hábitos alimentares, especialmente o consumo excessivo de alimentos
com açúcar ou carboidratos.
a) 1-
Tipo 1 - 2- tipo 2 - 3- Diabetes gestacional
b) 1-
Tipo 2 - 2- diabetes gestacional
- 3- tipo 1
c) 1-
Tipo 1 - 2- Diabetes gestacional - 3 –
tipo 2
04- Descreva
os sintomas de uma pessoa com os níveis de açúcar no sangue muito elevados.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05- Quais
são os valores de referência descritos pelo teste de glicemia em jejum?
a) Normal:
____________________
b) Pré-Diabetes:________________
c) Diabetes:____________________
Escola: _______________________________________Data: _________Ano/ Turma: 9º Ano___ Professor
(a): ________________________________Componente
Curricular: Educação Física Aluno (a):
________________________________________________________________ |
Objetos de
Conhecimento: DOENÇAS CRÔNICAS |
Atividade
Desafio
do caça palavras:
- A turma será dividida em duplas, cada
aluno irá criar um caça palavras e desafiar o aluno de sua dupla a encontrar
as palavras escondidas.
- Sugestões de palavras:
- DOENÇAS
- SAÚDE
- DIABETES
- OBESIDADE
- CÂNCER
- PULMONAR
- GLICOSE
- HIPERGLICEMIA
- CARDIOVASCULARES
- BRONQUITE
PRÁTICA: ATIVIDADE 1: MONTANDO O PRATO
SALSICHA MACARRÃO FARINHA SOPA
INDUSTRIALIZADA EMPANADO
DE FRANGO SALADA
DE MAIONESE BACON
FRITO MACARRONADA SALADA
COM VERDURAS E LEGUMES FRANGO
ASSADO LASANHA TORTA
SALGADA
Nenhum comentário:
Postar um comentário