6ª Sequência didática 8º ano

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 06-2023

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Pirâmide alimentar

 

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e estilo de vida

TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Ano: 8º           Período: 22/05 a 09/06/2023              Nº de Aulas: 06                      

HABILIDADES

(EF89EF28BA) Compreender adaptações fisiológicas relacionadas à saúde em detrimento das atividades físicas.

(EF89EF32BA) Experimentar e compreender a importância das práticas corporais/ atividades físicas de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos diversos, ampliando as redes de sociabilidade e a promoção da saúde mental, física e exercícios físicos.

(EF89EF33BA) Experimentar e compreender a organização alimentar nos processos de gasto calórico e suas relações antes, durante e depois das atividades físicas.

(EF08EF18IT) Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de uma alimentação saudável reconhecendo a sua influência na prática de exercício físico.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos associados a queimada, promovendo a interação e a cooperação do grupo.

·         Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

·         Identificar os alimentos e números através de um bingo.

·         Vivenciar jogos a partir da alimentação saudável promovendo a interação, cooperação, competitividade.

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será sobre a Pirâmide Alimentar. Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

Levantamento Prévio

 

·         Onde surgiu a pirâmide alimentar?

·         Como foi criada a pirâmide alimentar brasileira?

·         Porque foi criada a pirâmide alimentar?

·         Em que ano foi criada a primeira pirâmide alimentar brasileira?

·         Qual a sua importância?

·         Como ela é dividida?

·         Pirâmide da atividade física, por quê foi criada?

·         É de fácil entendimento?

 

 

 

A abordagem e explanação do objeto a ser estudado pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

 

VIDEOS

https://youtu.be/t4Dup_VaArM

https://youtu.be/DVfiVIgXUt0

https://youtu.be/LPj_iryIySY

 

AULA 02

 

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

 

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Atividade com questões sobre a pirâmide alimentar.

 

Outra sugestão:

Leitura do texto/reflexão: ADOLESCÊNCIA E ALIMENTAÇÃO (em anexo)

     A partir dessa leitura elaborar uma produção de texto com o título: “Adolescência e alimentação” e no seu ponto de vista sobre o assunto, dentre outros fatores que podem relatar para enriquecer o seu texto com no mínimo 20 linhas.

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

 

Atividade 1:

MONTANDO O PRATO

a) Entregar para cada grupo um prato de papel e vários nomes ou várias figuras dos grupos de alimentos da pirâmide;

b) Cada grupo deve montar no menor tempo possível o prato com alimentos saudáveis e balanceados segundo os princípios da pirâmide alimentar.

 

Exemplos de alimentos que podem ser utilizados: arroz, feijão, ovo, batata frita, frango, tomate, cenoura e alface. (material em anexo)

 

Atividade 2:

DESVENDANDO OS GRUPOS ALIMENTARES

Em algumas cartolinas ou papel madeira escrever o nome de alguns alimentos em letras desordenadas. Cada equipe deve ordenar as letras e dizer qual é o nome dos alimentos e a qual grupo alimentar pertence. A equipe que terminar primeiro ganha pontos. (material em anexo)

 

Atividade 3:

DOMINÓ DAS FRUTAS E NÚMEROS (material em anexo para impressão)

Pode fazer a impressão em um papel mais duro (vegê) e utilizar em todas as salas o mesmo material. Ao acertar a fruta ou número o aluno deverá colocar grãos ao invés de marcar a lápis ou caneta.

 

 

 

 

 

 

Atividade 4:

DESCOBRINDO O CÓDIGO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

a) Em uma cartolina ou papel madeira colar figuras de alimentos, sendo um alimento que inicie com cada letra do alfabeto (exemplos: abóbora, banana, etc).

b) Codificar cada alimento com uma letra do alfabeto (por exemplo: abóbora código A, iogurte código I.

c) Em outra cartolina colocar figuras de alimentos em baixo de uma linha tracejada formando um nome de alimento e de atividade física.

d) Cada equipe deve usar o código para descobrir os alimentos que podem lhe dar energia e nutrientes necessários para fazer as suas atividades, e quais atividades físicas podem ajudar a manter uma vida saudável.

 

AULA 05

1º momento: Aula teórica

Assistir ao Filme:

Amigos da nutrição 1 (12 min.)

Amigos da Nutrição 2 (12 min.)

 

Disponíveis links para baixar pelo youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=3qQyb1qxSZw&t=510s

https://www.youtube.com/watch?v=j09DbMXkDhY&t=167s

 

(Após o filme apresentar discussão e associação da história do filme as ações do dia a dia), pode-se utilizar como atividade uma produção de um resumo do filme ou questões de interpretação sobre a história do filme relacionando a alimentação saudável.

 

 

2º momento

Atividade caça palavras e questões sobre a pirâmide alimentar.

 

AULA 06

 

 

1º MOMENTO:
Aula prática

 

ü  Jogos de tabuleiro

ü  Circuitos

 

 

 

RECURSOS: (  X) quadro, pincel atômico, apagador; (  ) Data show; ( X ) Vídeo; (  ) Computador; (   ) Jornal;

(  ) Revista; (   ) Informativos; (X ) Jogos diversos; ( X  ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  ( X  ) celular; (   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; ( X   ) Pesquisa; (   )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(X  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (   ) Avaliação da participação;

(  ) Apresentação oral; (  X) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

8º ano

OBJETO DE CONHECIMENTO:

Pirâmide alimentar

Pirâmide Alimentar é um tipo de gráfico que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e seus nutrientes.

Importante ressaltar que a principal finalidade dessa organização, consiste em fornecer informações acerca de uma alimentação saudável e equilibrada.

 

 

A estrutura da pirâmide alimentar indica os alimentos considerados essenciais para a nossa saúde, apresentando aqueles que fornecem os nutrientes necessários para uma vida saudável e para prevenção de doenças.

Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos, a saber:

 

Grupo 1: Carboidratos

Representa a base da pirâmide, indicando os alimentos que fornecem energia, pois ao serem consumidos os carboidratos são convertidos em açúcar no sangue.

O consumo na forma integral é recomendado pelo número de fibras, vitaminas e minerais que deixam essa absorção mais lenta. As principais fontes de carboidrato são: arroz, pão, batata, massa, mandioca, cereais, etc.

 

Grupo 2: Verduras e Legumes

Está acima da base da pirâmide, representando as fontes de fibras, vitaminas e minerais que ajudam no controle e funcionamento do corpo.

O consumo de verduras e legumes melhora o hábito intestinal. Alguns alimentos deste grupo são: brócolis, couve, repolho, abobrinha, etc.

Grupo 3: Frutas

As frutas estão ao lado das verduras e legumes, representando outro tipo de fonte de fibras, vitaminas e minerais.A frutose (açúcar da fruta) aumenta o nível de açúcar no sangue de forma rápida. Alguns exemplos de frutas são: abacaxi, maçã, banana, kiwi, caju, acerola, etc.

Além das opções tradicionais, as frutas exóticas se tornam uma opção para variar as frutas consumidas.

Grupo 4: Leite e derivados

Localizado na parte intermediária da pirâmide, o leite e seus derivados são uma excelente fonte de cálcio, que é essencial para a constituição óssea e dos dentes.

Além disso, também fornecem proteínas ao organismo. Os principais alimentos deste grupo são: queijo, leite, iogurtes, etc.

Grupo 5: Carnes e Ovos

Assim como os leites e derivados, este grupo está na parte intermediária da pirâmide e representa a fonte de proteína de origem animal.

Os alimentos deste grupo têm como característica serem ricos em ferro e vitaminas B6 e B12, prevenindo anemias. Os principais alimentos deste grupo são: peixe, frango, carne, ovos, etc.

Grupo 6: Leguminosas e oleaginosas

As leguminosas completam a parte intermediária da pirâmide, representando as fontes de proteína vegetal. Também são excelentes fontes de fibras. Compõem esse grupo: feijão, soja, lentilha, grão de bico, castanhas etc.

Grupo 7: Óleos e Gorduras

Os óleos e gorduras fazem parte do topo da pirâmide. Os alimentos deste grupo são fontes de energia e são responsáveis pelo transporte de vitaminas do complexo. B.

São ricos em calorias e seu consumo deve ser controlado. São alimentos desse grupo: azeite, manteiga, óleo de soja, etc.

Grupo 8: Açúcares e Doces

Dividindo o topo da pirâmide alimentar, estão os açúcares e doces. São alimentos ricos em carboidratos simples, não possuem fibras e apresentam poucos nutrientes.

Seu consumo deve ser moderado. Os alimentos que compõem esse grupo são: açúcar, mel, chocolate, sorvete, bolo, etc.

Além disso, são divididos em quatro níveis:

1.    Alimentos Energéticos: Grupo 1

2.    Alimentos Reguladores: Grupos 2 e 3

3.    Alimentos Construtores: Grupos 4, 5 e 6

4.    Alimentos Energéticos Extras: Grupos 7 e 8

 

A despeito da água não fazer parte da pirâmide alimentar tradicional, os nutricionistas recomendam a ingestão diária de no mínimo 2 litros.

Para eles, a água aparece na base da pirâmide, configurando o alimento mais essencial para o ser humano.

 

Nova Pirâmide Alimentar Brasileira

 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (UEDA), esquematizou, em 1992, a primeira pirâmide alimentar, embora os primeiros guias alimentares tenham sido criados nos anos 1970.

Vale lembrar que no Brasil, o primeiro gráfico foi criado em 1999 com base nos padrões alimentares norte-americanos. A nova pirâmide incluiu alimentos tipicamente brasileiros, como o caju, a graviola, a castanha do Pará.

Em 2013, o Brasil passou a ter uma nova Pirâmide Alimentar com diversas reformulações. Essa mudança esteve relacionada com a quantidade, o tipo e a distribuição dos alimentos, visto que a obesidade tem sido um problema recorrente e preocupante para os estudiosos.

A nova Pirâmide Alimentar propõe a diminuição de calorias (de 2500 para 2000 calorias diárias) e diminuição do tempo entre as refeições (a cada 3 horas). Ademais, inclui a realização de 30 minutos diários de atividade física.

Orientações para uma alimentação saudável

O Ministério da Saúde (MS) lançou em novembro de 2014 o Guia Alimentar para a População Brasileira, em que utiliza novos parâmetros para uma boa alimentação.

O objetivo do guia é tornar a alimentação saudável e promover a boa saúde. Seu principal objetivo é a prevenção de doenças como obesidade, diabetes, infarto, doenças vasculares e câncer.

Conheça abaixo as principais orientações apresentadas:

·       Evite fast-food e opte por comidas caseiras. O preparo do alimento é uma forma de produção sustentável.

·       Aumente o consumo de alimentos naturais como frutas, verduras e carnes.

·       Reduza os alimentos processados e em conserva, como enlatados e defumados.

·       Evite consumir alimentos ultra processados como biscoitos, refrigerantes, hambúrgueres congelados, nuggets e outros industrializados.

 

https://www.todamateria.com.br/piramide-alimentar/

Juliana Diana

Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA MUNICIPAL:___________________________________________________________________________

ALUNO (A):________________________________________________________________TURMA/ANO:_______

ATIVIDADE 1

1. A PIRÂMIDE ALIMENTAR É UM INSTRUMENTO, SOB A FORMA GRÁFICA, QUE TEM COMO OBJETIVO:

A) Mostrar a quantidade de alimento carboidrato que cada indivíduo deve consumir.

B) Orientar as pessoas como não manter uma dieta mais saudável.

C) Orientar as pessoas a manter uma dieta rica em gorduras e carboidratos

D) Orientar as pessoas para uma dieta mais saudável, balanceando a porção e correta de cada alimento durante o dia.

 

2. NA PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA, OS ALIMENTOS ESTÃO DIVIDIDOS EM OITO GRUPOS, DISPOSTOS EM QUANTOS NÍVEIS:

A) Um nível 

B) Três níveis

C) Cinco níveis 

D) Quatro níveis  

 

3. DE ACORDO COM A PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUAIS SÃO OS GRUPOS PERTENCENTES AO SEGUNDO NÍVEL:

A) Grupo das hortaliças e grupo das frutas;

B) Grupo do leite e produtos lácteos

C) Grupo dos óleos e gorduras

D) Grupo dos cereais, tubérculos, raízes; 

 

4. DE ACORDO COM A PIRÂMIDE ALIMENTAR, EM QUAL NÍVEL SE ENCONTRA O GRUPO DOS ÓLEOS E GORDURAS: 

A) Quinto nível

B) Segundo nível

C) Oitavo nível

D) Quarto nível

 

5. QUAL DOS ALIMENTOS ABAIXO POSSUI UMA GRANDE QUANTIDADE DE NUTRIENTES QUE ATUAM COMO CONSTRUTORES NO NOSSO ORGANISMO?

A) Feijão

B) Carne 

C) Arroz

D) Batata-frita

 

6. O QUE PODE ACONTECER CONOSCO QUANDO SE INGERE MAIS CALORIAS QUE O NECESSÁRIO? 

A) Anemia

B) Anorexia

C) Obesidade

D) Perda de peso

 

7. ALIMENTOS COMO MACARRÃO, ARROZ, BATATA, BOLOS E BISCOITOS SÃO RICOS EM:

A) Lipídeos

B) Vitaminas

C) Amido 

D) Proteínas

 

8. QUAL É A COMPOSIÇÃO NUTRITIVA BÁSICA DA REFEIÇÃO A BAIXO?

A) Proteínas

B) Vitaminas e sais minerais.
C) Carboidratos.
D) Lipídios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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ATIVIDADE 2

  1. Procure no caça-palavras abaixo as palavras que estão em destaque no texto.

A pirâmide alimentar é uma representação gráfica que serve de base na orientação de uma dieta equilibrada. Nossas refeições ao longo do dia devem incluir alimentos que forneçam ao organismo carboidratos e lipídios, que garantem o suprimento de energia; proteínas, necessárias ao desenvolvimento e à manutenção de nosso corpo e, também, vitaminas e sais minerais, que o conservam em bom funcionamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 


2. PARA TERMOS UMA VIDA SAUDÁVEL PRECISAMOS TER HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E BALANCEADOS. UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA DEVE CONTER:


A) frutas, cereais (inclusive integrais), verduras, legumes, carnes e leite.
B) carnes, verduras.
C) legumes e cereais.
D) leite e frutas.

3. NA PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUE ALIMENTOS PRECISAM SER CONSUMIDOS EM MAIOR QUANTIDADE?

A) Carboidratos complexos, como alimentos integrais e cereais.

B) Proteínas, presentes na carne, ovos e verduras verdes escuras

C) Lipídios, como óleos e sementes oleaginosas

D) Vitaminas, presentes em frutas e verduras

 

4. O QUE FICA NA BASE DA PIRÂMIDE ALIMENTAR?

 

A) Carboidratos

B) Exercícios físicos e ingestão de água

C) Alimentos gordurosos e ricos em açúcar

D) Proteínas e vitaminas


 

 

 8º ANO

 

Componente Curricular: Educação Física  

 

TEXTO/REFLEXÃO: ADOLESCÊNCIA E ALIMENTAÇÃO

 

A adolescência é um período de várias mudanças, que acontecem dos 12 aos 20 anos de idade, e quando ocorrem diversas alterações no corpo e no comportamento. Algumas mudanças físicas que podem ser notadas são o crescimento das mamas nas meninas, o surgimento de pêlos e o amadurecimento das genitálias.

Além das alterações que ocorrem no seu corpo, o adolescente começa a assumir mais responsabilidades e se torna mais independente, o que provoca mudanças no seu comportamento. Todas essas transformações da adolescência influenciam o comportamento alimentar.

Para compreendermos melhor o comportamento alimentar dos adolescentes, nós precisamos considerar que vários fatores interferem nessa fase da vida. Os principais fatores externos são: a família, as atitudes dos amigos, as regras e valores sociais e culturais, as informações trazidas pela mídia, por conhecimentos relativos à  nutrição e até mesmo por “manias”.

Já os fatores internos são formados pela imagem do seu próprio corpo, por valores e experiências pessoais, preferências alimentares, pelas características psicológicas, pela auto-estima, pelas condições de saúde e pelo desenvolvimento psicológico. Esses fatores estão ligados às condições sociais e econômicas, à disponibilidade de alimentos, à produção e à forma de distribuição de alimentos, o que leva a um determinado estilo de vida, resultando em hábitos alimentares individuais.

Como vimos, os adolescentes são influenciados por vários fatores na formação dos seus hábitos alimentares e, por isso, eles se dividem em vários grupos, também de acordo com a motivação com a qual selecionam os alimentos.

Porém, é importante lembrar que há informação disponível sobre nutrição e alimentação saudável para os adolescentes, mas eles têm dificuldade para aplicar esses conhecimentos, pois alguns adolescentes também costumam associar os alimentos saudáveis com atividades chatas, como ficar em casa com os pais. Além disso, os adolescentes tendem a viver o momento atual, não dando importância às conseqüências de seus hábitos alimentares, que podem ser prejudiciais a longo prazo.

Algumas pesquisas mostram que os adolescentes brasileiros possuem hábitos alimentares inadequados, com baixo consumo de produtos lácteos, frutas, verduras, legumes, e ingestão excessiva de açúcar e gordura.

Entre os adolescentes, também é comum o consumo de alimentos com alta quantidade de gordura (principalmente gordura saturada), açúcar, colesterol ou sal e com pouca ou nenhuma quantidade de vitaminas e minerais. E você sabe o que pode acontecer com adolescentes que se alimentam dessa forma? Quando essas preparações são consumidas de vez em quando e fazem parte de uma alimentação adequada, elas podem ser aceitáveis, mas, caso sejam consumidas com muita freqüência, podem ser prejudiciais. Os adolescentes provavelmente estarão consumindo uma menor quantidade de proteína, cálcio, vitaminas e minerais e uma maior quantidade de gordura e sal. Além desse hábito prejudicar o crescimento e desenvolvimento desses adolescentes, poderá aumentar o risco de desenvolverem obesidade, dislipidemias e outras doenças crônicas não-transmissíveis, típicas, até pouco tempo atrás, da população adulta.

Fast food ou refeição rápida é o nome dado aos alimentos que podem ser consumidos rapidamente como pastéis, coxinhas, sanduíches e pizzas, entre outros. Normalmente, são vendidos em lanchonetes e em grandes redes de alimentação.

Dislipidemias são alterações na quantidade de gordura no sangue, como, por exemplo, o colesterol. Gorduras saturadas estão presentes em alimentos de origem animal como manteiga, banha, toucinho, carnes e seus derivados, leite e derivados integrais. Também existem em alguns óleos vegetais como o óleo de coco. Essas gorduras, quando ingeridas em excesso, aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os adolescentes passam a maior parte do tempo fora de casa, eles ficam mais na escola e com amigos. Os dois últimos também influenciam na escolha dos alimentos e estabelecem o que é mais aceito no grupo. Por isso, é importante que uma alimentação saudável seja estimulada na escola. Além do ambiente escolar, deve-se lembrar que o grupo de amigos e o próprio modismo divulgado na televisão, internet, jornais e revistas, podem exercer influência sobre o hábito alimentar dos adolescentes.

Outro ponto que influencia o comportamento dos adolescentes é a família. Normalmente, quando o relacionamento do adolescente com a família é desarmônico, principalmente quando os pais são muito autoritários, eles utilizam o alimento para mostrar sua rebeldia contra os seus pais. A rebeldia é demonstrada em práticas alimentares erradas, como recusar os alimentos saudáveis ou realizar dietas malucas. Isso também pode ocorrer quando os pais não estabelecem limites para os filhos. Por isso, é muito importante que os pais coloquem limites, mas sem exagerar.

 

 

 

 

 

ESCOLA MUNICIPAL:__________________________________________________________________

ALUNO (A):______________________________________________________TURMA/ANO:_________

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FISICA                     PROFESSOR (A) _____________

 

PRODUÇÃO DE TEXTO

 

Elabore uma produção de texto com base nas reflexões do texto: “Adolescência e alimentação” e no seu ponto de vista sobre o tema, dentre outros fatores que podem relatar para enriquecer o seu texto com no mínimo 20 linhas.

 

1

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PRÁTICA:  ATIVIDADE 1: MONTANDO O PRATO

 

SALSICHA

 

 

MACARRÃO

 

 

FARINHA

 

 

SOPA INDUSTRIALIZADA

 

 

EMPANADO DE FRANGO

 

 

SALADA DE MAIONESE

 

 

BACON FRITO

 

 

MACARRONADA

 

 

SALADA COM VERDURAS E LEGUMES

 

 

LASANHA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



ATIVIDADE PRÁTICA

ATIVIDADE 2: DESVENDANDO OS GRUPOS ALIMENTARES

 

 

ALIMENTOS EMBARALHADOS

 

 

1. PÃO INTEGRAL  ENERGÉTICO

 

2. ÓLEO VEGETAL ENERGÉTICOS EXTRAS

 

3. CARNES MAGRAS CONSTRUTORES

 

4. FRANGO EMPANADO  CONSTRUTORES

 

5.RÚCULA  REGULADORES

 

6.ACELGA REGULADORES

 

7. LEGUMINOSAS  CONSTRUTORES

 

8. CARNES VERMELHAS GORDAS CONSTRUTORES

 

9. REFRIGERANTES ENERGÉTICOS EXTRAS

 

10. FRUTOS DO MAR CONSTRUTORES

 

 

 

  • Alimentos Energéticos

Arroz, pão, massa, batata e mandioca.

 

  • Alimentos Reguladores

Frutas, legumes e verduras.

 

  • Alimentos Construtores

Leite, queijo, iogurte, carnes, ovos, feijões e leguminosas.

 

  • Alimentos Energéticos Extras

Óleos, gorduras, açúcares e doces.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALIMENTOS EMBARALHADOS

 

 

NOME DOS ALIMENTOS

GRUPO ALIMENTAR

 

1

 

ÃPO   LTEAGRIN

 

 

 

 

2

 

LEÓO   ELGEVAT

 

 

 

 

3

 

RCAENS   GRMASA

 

 

 

 

4

 

ANGRFO   PADOEMNA

 

 

 

 

5

 

CÚLRUA

 

 

 

 

6

 

LEACAG

 

 

 

 

7

 

SSNOLEGMUIA

 

 

 

 

8

 

SERCNA   VMEASLHER   SRODGA

 

 

 

 

9

 

FRIGETNSEARRE

 

 

 

 

10

 

TRUFSO  OD   RMA

 

 

 

 

  • Alimentos Energéticos

Arroz, pão, massa, batata e mandioca.

  • Alimentos Reguladores

Frutas, legumes e verduras.

  • Alimentos Construtores

Leite, queijo, iogurte, carnes, ovos, feijões e leguminosas.

  • Alimentos Energéticos Extras

Óleos, gorduras, açúcares e doces.

  

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 06-2023

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Pirâmide alimentar

 

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e estilo de vida

TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Ano: 8º           Período: 22/05 a 09/06/2023              Nº de Aulas: 06                      

HABILIDADES

(EF89EF28BA) Compreender adaptações fisiológicas relacionadas à saúde em detrimento das atividades físicas.

(EF89EF32BA) Experimentar e compreender a importância das práticas corporais/ atividades físicas de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos diversos, ampliando as redes de sociabilidade e a promoção da saúde mental, física e exercícios físicos.

(EF89EF33BA) Experimentar e compreender a organização alimentar nos processos de gasto calórico e suas relações antes, durante e depois das atividades físicas.

(EF08EF18IT) Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de uma alimentação saudável reconhecendo a sua influência na prática de exercício físico.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos associados a queimada, promovendo a interação e a cooperação do grupo.

·         Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

·         Identificar os alimentos e números através de um bingo.

·         Vivenciar jogos a partir da alimentação saudável promovendo a interação, cooperação, competitividade.

 

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será sobre a Pirâmide Alimentar. Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

Levantamento Prévio

 

·         Onde surgiu a pirâmide alimentar?

·         Como foi criada a pirâmide alimentar brasileira?

·         Porque foi criada a pirâmide alimentar?

·         Em que ano foi criada a primeira pirâmide alimentar brasileira?

·         Qual a sua importância?

·         Como ela é dividida?

·         Pirâmide da atividade física, por quê foi criada?

·         É de fácil entendimento?

 

 

 

A abordagem e explanação do objeto a ser estudado pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

 

VIDEOS

https://youtu.be/t4Dup_VaArM

https://youtu.be/DVfiVIgXUt0

https://youtu.be/LPj_iryIySY

 

AULA 02

 

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

 

 

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Atividade com questões sobre a pirâmide alimentar.

 

Outra sugestão:

Leitura do texto/reflexão: ADOLESCÊNCIA E ALIMENTAÇÃO (em anexo)

     A partir dessa leitura elaborar uma produção de texto com o título: “Adolescência e alimentação” e no seu ponto de vista sobre o assunto, dentre outros fatores que podem relatar para enriquecer o seu texto com no mínimo 20 linhas.

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

 

Atividade 1:

MONTANDO O PRATO

a) Entregar para cada grupo um prato de papel e vários nomes ou várias figuras dos grupos de alimentos da pirâmide;

b) Cada grupo deve montar no menor tempo possível o prato com alimentos saudáveis e balanceados segundo os princípios da pirâmide alimentar.

 

Exemplos de alimentos que podem ser utilizados: arroz, feijão, ovo, batata frita, frango, tomate, cenoura e alface. (material em anexo)

 

Atividade 2:

DESVENDANDO OS GRUPOS ALIMENTARES

Em algumas cartolinas ou papel madeira escrever o nome de alguns alimentos em letras desordenadas. Cada equipe deve ordenar as letras e dizer qual é o nome dos alimentos e a qual grupo alimentar pertence. A equipe que terminar primeiro ganha pontos. (material em anexo)

 

Atividade 3:

DOMINÓ DAS FRUTAS E NÚMEROS (material em anexo para impressão)

Pode fazer a impressão em um papel mais duro (vegê) e utilizar em todas as salas o mesmo material. Ao acertar a fruta ou número o aluno deverá colocar grãos ao invés de marcar a lápis ou caneta.

 

 

 

 

 

 

Atividade 4:

DESCOBRINDO O CÓDIGO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

a) Em uma cartolina ou papel madeira colar figuras de alimentos, sendo um alimento que inicie com cada letra do alfabeto (exemplos: abóbora, banana, etc).

b) Codificar cada alimento com uma letra do alfabeto (por exemplo: abóbora código A, iogurte código I.

c) Em outra cartolina colocar figuras de alimentos em baixo de uma linha tracejada formando um nome de alimento e de atividade física.

d) Cada equipe deve usar o código para descobrir os alimentos que podem lhe dar energia e nutrientes necessários para fazer as suas atividades, e quais atividades físicas podem ajudar a manter uma vida saudável.

 

AULA 05

1º momento: Aula teórica

Assistir ao Filme:

Amigos da nutrição 1 (12 min.)

Amigos da Nutrição 2 (12 min.)

 

Disponíveis links para baixar pelo youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=3qQyb1qxSZw&t=510s

https://www.youtube.com/watch?v=j09DbMXkDhY&t=167s

 

(Após o filme apresentar discussão e associação da história do filme as ações do dia a dia), pode-se utilizar como atividade uma produção de um resumo do filme ou questões de interpretação sobre a história do filme relacionando a alimentação saudável.

 

 

2º momento

Atividade caça palavras e questões sobre a pirâmide alimentar.

 

AULA 06

 

 

1º MOMENTO:
Aula prática

 

ü  Jogos de tabuleiro

ü  Circuitos

 

 

 

RECURSOS: (  X) quadro, pincel atômico, apagador; (  ) Data show; ( X ) Vídeo; (  ) Computador; (   ) Jornal;

(  ) Revista; (   ) Informativos; (X ) Jogos diversos; ( X  ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  ( X  ) celular; (   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; ( X   ) Pesquisa; (   )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(X  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (   ) Avaliação da participação;

(  ) Apresentação oral; (  X) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

8º ano

OBJETO DE CONHECIMENTO:

Pirâmide alimentar

Pirâmide Alimentar é um tipo de gráfico que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e seus nutrientes.

Importante ressaltar que a principal finalidade dessa organização, consiste em fornecer informações acerca de uma alimentação saudável e equilibrada.

 

 

A estrutura da pirâmide alimentar indica os alimentos considerados essenciais para a nossa saúde, apresentando aqueles que fornecem os nutrientes necessários para uma vida saudável e para prevenção de doenças.

Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos, a saber:

 

Grupo 1: Carboidratos

Representa a base da pirâmide, indicando os alimentos que fornecem energia, pois ao serem consumidos os carboidratos são convertidos em açúcar no sangue.

O consumo na forma integral é recomendado pelo número de fibras, vitaminas e minerais que deixam essa absorção mais lenta. As principais fontes de carboidrato são: arroz, pão, batata, massa, mandioca, cereais, etc.

 

Grupo 2: Verduras e Legumes

Está acima da base da pirâmide, representando as fontes de fibras, vitaminas e minerais que ajudam no controle e funcionamento do corpo.

O consumo de verduras e legumes melhora o hábito intestinal. Alguns alimentos deste grupo são: brócolis, couve, repolho, abobrinha, etc.

Grupo 3: Frutas

As frutas estão ao lado das verduras e legumes, representando outro tipo de fonte de fibras, vitaminas e minerais.A frutose (açúcar da fruta) aumenta o nível de açúcar no sangue de forma rápida. Alguns exemplos de frutas são: abacaxi, maçã, banana, kiwi, caju, acerola, etc.

Além das opções tradicionais, as frutas exóticas se tornam uma opção para variar as frutas consumidas.

Grupo 4: Leite e derivados

Localizado na parte intermediária da pirâmide, o leite e seus derivados são uma excelente fonte de cálcio, que é essencial para a constituição óssea e dos dentes.

Além disso, também fornecem proteínas ao organismo. Os principais alimentos deste grupo são: queijo, leite, iogurtes, etc.

Grupo 5: Carnes e Ovos

Assim como os leites e derivados, este grupo está na parte intermediária da pirâmide e representa a fonte de proteína de origem animal.

Os alimentos deste grupo têm como característica serem ricos em ferro e vitaminas B6 e B12, prevenindo anemias. Os principais alimentos deste grupo são: peixe, frango, carne, ovos, etc.

Grupo 6: Leguminosas e oleaginosas

As leguminosas completam a parte intermediária da pirâmide, representando as fontes de proteína vegetal. Também são excelentes fontes de fibras. Compõem esse grupo: feijão, soja, lentilha, grão de bico, castanhas etc.

Grupo 7: Óleos e Gorduras

Os óleos e gorduras fazem parte do topo da pirâmide. Os alimentos deste grupo são fontes de energia e são responsáveis pelo transporte de vitaminas do complexo. B.

São ricos em calorias e seu consumo deve ser controlado. São alimentos desse grupo: azeite, manteiga, óleo de soja, etc.

Grupo 8: Açúcares e Doces

Dividindo o topo da pirâmide alimentar, estão os açúcares e doces. São alimentos ricos em carboidratos simples, não possuem fibras e apresentam poucos nutrientes.

Seu consumo deve ser moderado. Os alimentos que compõem esse grupo são: açúcar, mel, chocolate, sorvete, bolo, etc.

Além disso, são divididos em quatro níveis:

1.    Alimentos Energéticos: Grupo 1

2.    Alimentos Reguladores: Grupos 2 e 3

3.    Alimentos Construtores: Grupos 4, 5 e 6

4.    Alimentos Energéticos Extras: Grupos 7 e 8

 

A despeito da água não fazer parte da pirâmide alimentar tradicional, os nutricionistas recomendam a ingestão diária de no mínimo 2 litros.

Para eles, a água aparece na base da pirâmide, configurando o alimento mais essencial para o ser humano.

 

Nova Pirâmide Alimentar Brasileira

 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (UEDA), esquematizou, em 1992, a primeira pirâmide alimentar, embora os primeiros guias alimentares tenham sido criados nos anos 1970.

Vale lembrar que no Brasil, o primeiro gráfico foi criado em 1999 com base nos padrões alimentares norte-americanos. A nova pirâmide incluiu alimentos tipicamente brasileiros, como o caju, a graviola, a castanha do Pará.

Em 2013, o Brasil passou a ter uma nova Pirâmide Alimentar com diversas reformulações. Essa mudança esteve relacionada com a quantidade, o tipo e a distribuição dos alimentos, visto que a obesidade tem sido um problema recorrente e preocupante para os estudiosos.

A nova Pirâmide Alimentar propõe a diminuição de calorias (de 2500 para 2000 calorias diárias) e diminuição do tempo entre as refeições (a cada 3 horas). Ademais, inclui a realização de 30 minutos diários de atividade física.

Orientações para uma alimentação saudável

O Ministério da Saúde (MS) lançou em novembro de 2014 o Guia Alimentar para a População Brasileira, em que utiliza novos parâmetros para uma boa alimentação.

O objetivo do guia é tornar a alimentação saudável e promover a boa saúde. Seu principal objetivo é a prevenção de doenças como obesidade, diabetes, infarto, doenças vasculares e câncer.

Conheça abaixo as principais orientações apresentadas:

·       Evite fast-food e opte por comidas caseiras. O preparo do alimento é uma forma de produção sustentável.

·       Aumente o consumo de alimentos naturais como frutas, verduras e carnes.

·       Reduza os alimentos processados e em conserva, como enlatados e defumados.

·       Evite consumir alimentos ultra processados como biscoitos, refrigerantes, hambúrgueres congelados, nuggets e outros industrializados.

 

https://www.todamateria.com.br/piramide-alimentar/

Juliana Diana

Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA MUNICIPAL:___________________________________________________________________________

ALUNO (A):________________________________________________________________TURMA/ANO:_______

ATIVIDADE 1

1. A PIRÂMIDE ALIMENTAR É UM INSTRUMENTO, SOB A FORMA GRÁFICA, QUE TEM COMO OBJETIVO:

A) Mostrar a quantidade de alimento carboidrato que cada indivíduo deve consumir.

B) Orientar as pessoas como não manter uma dieta mais saudável.

C) Orientar as pessoas a manter uma dieta rica em gorduras e carboidratos

D) Orientar as pessoas para uma dieta mais saudável, balanceando a porção e correta de cada alimento durante o dia.

 

2. NA PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA, OS ALIMENTOS ESTÃO DIVIDIDOS EM OITO GRUPOS, DISPOSTOS EM QUANTOS NÍVEIS:

A) Um nível 

B) Três níveis

C) Cinco níveis 

D) Quatro níveis  

 

3. DE ACORDO COM A PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUAIS SÃO OS GRUPOS PERTENCENTES AO SEGUNDO NÍVEL:

A) Grupo das hortaliças e grupo das frutas;

B) Grupo do leite e produtos lácteos

C) Grupo dos óleos e gorduras

D) Grupo dos cereais, tubérculos, raízes; 

 

4. DE ACORDO COM A PIRÂMIDE ALIMENTAR, EM QUAL NÍVEL SE ENCONTRA O GRUPO DOS ÓLEOS E GORDURAS: 

A) Quinto nível

B) Segundo nível

C) Oitavo nível

D) Quarto nível

 

5. QUAL DOS ALIMENTOS ABAIXO POSSUI UMA GRANDE QUANTIDADE DE NUTRIENTES QUE ATUAM COMO CONSTRUTORES NO NOSSO ORGANISMO?

A) Feijão

B) Carne 

C) Arroz

D) Batata-frita

 

6. O QUE PODE ACONTECER CONOSCO QUANDO SE INGERE MAIS CALORIAS QUE O NECESSÁRIO? 

A) Anemia

B) Anorexia

C) Obesidade

D) Perda de peso

 

7. ALIMENTOS COMO MACARRÃO, ARROZ, BATATA, BOLOS E BISCOITOS SÃO RICOS EM:

A) Lipídeos

B) Vitaminas

C) Amido 

D) Proteínas

 

8. QUAL É A COMPOSIÇÃO NUTRITIVA BÁSICA DA REFEIÇÃO A BAIXO?

A) Proteínas

B) Vitaminas e sais minerais.
C) Carboidratos.
D) Lipídios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA MUNICIPAL:___________________________________________________________

ALUNO (A):_______________________________________________TURMA/ANO:_______

ATIVIDADE 2

  1. Procure no caça-palavras abaixo as palavras que estão em destaque no texto.

A pirâmide alimentar é uma representação gráfica que serve de base na orientação de uma dieta equilibrada. Nossas refeições ao longo do dia devem incluir alimentos que forneçam ao organismo carboidratos e lipídios, que garantem o suprimento de energia; proteínas, necessárias ao desenvolvimento e à manutenção de nosso corpo e, também, vitaminas e sais minerais, que o conservam em bom funcionamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 


2. PARA TERMOS UMA VIDA SAUDÁVEL PRECISAMOS TER HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E BALANCEADOS. UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA DEVE CONTER:


A) frutas, cereais (inclusive integrais), verduras, legumes, carnes e leite.
B) carnes, verduras.
C) legumes e cereais.
D) leite e frutas.

3. NA PIRÂMIDE ALIMENTAR, QUE ALIMENTOS PRECISAM SER CONSUMIDOS EM MAIOR QUANTIDADE?

A) Carboidratos complexos, como alimentos integrais e cereais.

B) Proteínas, presentes na carne, ovos e verduras verdes escuras

C) Lipídios, como óleos e sementes oleaginosas

D) Vitaminas, presentes em frutas e verduras

 

4. O QUE FICA NA BASE DA PIRÂMIDE ALIMENTAR?

 

A) Carboidratos

B) Exercícios físicos e ingestão de água

C) Alimentos gordurosos e ricos em açúcar

D) Proteínas e vitaminas


 

 

 8º ANO

 

Componente Curricular: Educação Física  

 

TEXTO/REFLEXÃO: ADOLESCÊNCIA E ALIMENTAÇÃO

 

A adolescência é um período de várias mudanças, que acontecem dos 12 aos 20 anos de idade, e quando ocorrem diversas alterações no corpo e no comportamento. Algumas mudanças físicas que podem ser notadas são o crescimento das mamas nas meninas, o surgimento de pêlos e o amadurecimento das genitálias.

Além das alterações que ocorrem no seu corpo, o adolescente começa a assumir mais responsabilidades e se torna mais independente, o que provoca mudanças no seu comportamento. Todas essas transformações da adolescência influenciam o comportamento alimentar.

Para compreendermos melhor o comportamento alimentar dos adolescentes, nós precisamos considerar que vários fatores interferem nessa fase da vida. Os principais fatores externos são: a família, as atitudes dos amigos, as regras e valores sociais e culturais, as informações trazidas pela mídia, por conhecimentos relativos à  nutrição e até mesmo por “manias”.

Já os fatores internos são formados pela imagem do seu próprio corpo, por valores e experiências pessoais, preferências alimentares, pelas características psicológicas, pela auto-estima, pelas condições de saúde e pelo desenvolvimento psicológico. Esses fatores estão ligados às condições sociais e econômicas, à disponibilidade de alimentos, à produção e à forma de distribuição de alimentos, o que leva a um determinado estilo de vida, resultando em hábitos alimentares individuais.

Como vimos, os adolescentes são influenciados por vários fatores na formação dos seus hábitos alimentares e, por isso, eles se dividem em vários grupos, também de acordo com a motivação com a qual selecionam os alimentos.

Porém, é importante lembrar que há informação disponível sobre nutrição e alimentação saudável para os adolescentes, mas eles têm dificuldade para aplicar esses conhecimentos, pois alguns adolescentes também costumam associar os alimentos saudáveis com atividades chatas, como ficar em casa com os pais. Além disso, os adolescentes tendem a viver o momento atual, não dando importância às conseqüências de seus hábitos alimentares, que podem ser prejudiciais a longo prazo.

Algumas pesquisas mostram que os adolescentes brasileiros possuem hábitos alimentares inadequados, com baixo consumo de produtos lácteos, frutas, verduras, legumes, e ingestão excessiva de açúcar e gordura.

Entre os adolescentes, também é comum o consumo de alimentos com alta quantidade de gordura (principalmente gordura saturada), açúcar, colesterol ou sal e com pouca ou nenhuma quantidade de vitaminas e minerais. E você sabe o que pode acontecer com adolescentes que se alimentam dessa forma? Quando essas preparações são consumidas de vez em quando e fazem parte de uma alimentação adequada, elas podem ser aceitáveis, mas, caso sejam consumidas com muita freqüência, podem ser prejudiciais. Os adolescentes provavelmente estarão consumindo uma menor quantidade de proteína, cálcio, vitaminas e minerais e uma maior quantidade de gordura e sal. Além desse hábito prejudicar o crescimento e desenvolvimento desses adolescentes, poderá aumentar o risco de desenvolverem obesidade, dislipidemias e outras doenças crônicas não-transmissíveis, típicas, até pouco tempo atrás, da população adulta.

Fast food ou refeição rápida é o nome dado aos alimentos que podem ser consumidos rapidamente como pastéis, coxinhas, sanduíches e pizzas, entre outros. Normalmente, são vendidos em lanchonetes e em grandes redes de alimentação.

Dislipidemias são alterações na quantidade de gordura no sangue, como, por exemplo, o colesterol. Gorduras saturadas estão presentes em alimentos de origem animal como manteiga, banha, toucinho, carnes e seus derivados, leite e derivados integrais. Também existem em alguns óleos vegetais como o óleo de coco. Essas gorduras, quando ingeridas em excesso, aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os adolescentes passam a maior parte do tempo fora de casa, eles ficam mais na escola e com amigos. Os dois últimos também influenciam na escolha dos alimentos e estabelecem o que é mais aceito no grupo. Por isso, é importante que uma alimentação saudável seja estimulada na escola. Além do ambiente escolar, deve-se lembrar que o grupo de amigos e o próprio modismo divulgado na televisão, internet, jornais e revistas, podem exercer influência sobre o hábito alimentar dos adolescentes.

Outro ponto que influencia o comportamento dos adolescentes é a família. Normalmente, quando o relacionamento do adolescente com a família é desarmônico, principalmente quando os pais são muito autoritários, eles utilizam o alimento para mostrar sua rebeldia contra os seus pais. A rebeldia é demonstrada em práticas alimentares erradas, como recusar os alimentos saudáveis ou realizar dietas malucas. Isso também pode ocorrer quando os pais não estabelecem limites para os filhos. Por isso, é muito importante que os pais coloquem limites, mas sem exagerar.

 

 

 

 

 

ESCOLA MUNICIPAL:__________________________________________________________________

ALUNO (A):______________________________________________________TURMA/ANO:_________

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FISICA                     PROFESSOR (A) _____________

 

PRODUÇÃO DE TEXTO

 

Elabore uma produção de texto com base nas reflexões do texto: “Adolescência e alimentação” e no seu ponto de vista sobre o tema, dentre outros fatores que podem relatar para enriquecer o seu texto com no mínimo 20 linhas.

 

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PRÁTICA:  ATIVIDADE 1: MONTANDO O PRATO

 

SALSICHA

 

 

MACARRÃO

 

 

FARINHA

 

 

SOPA INDUSTRIALIZADA

 

 

EMPANADO DE FRANGO

 

 

SALADA DE MAIONESE

 

 

BACON FRITO

 

 

MACARRONADA

 

 

SALADA COM VERDURAS E LEGUMES

 

 

LASANHA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



ATIVIDADE PRÁTICA

ATIVIDADE 2: DESVENDANDO OS GRUPOS ALIMENTARES

 

 

ALIMENTOS EMBARALHADOS

 

 

1. PÃO INTEGRAL  ENERGÉTICO

 

2. ÓLEO VEGETAL ENERGÉTICOS EXTRAS

 

3. CARNES MAGRAS CONSTRUTORES

 

4. FRANGO EMPANADO  CONSTRUTORES

 

5.RÚCULA  REGULADORES

 

6.ACELGA REGULADORES

 

7. LEGUMINOSAS  CONSTRUTORES

 

8. CARNES VERMELHAS GORDAS CONSTRUTORES

 

9. REFRIGERANTES ENERGÉTICOS EXTRAS

 

10. FRUTOS DO MAR CONSTRUTORES

 

 

 

  • Alimentos Energéticos

Arroz, pão, massa, batata e mandioca.

 

  • Alimentos Reguladores

Frutas, legumes e verduras.

 

  • Alimentos Construtores

Leite, queijo, iogurte, carnes, ovos, feijões e leguminosas.

 

  • Alimentos Energéticos Extras

Óleos, gorduras, açúcares e doces.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALIMENTOS EMBARALHADOS

 

 

NOME DOS ALIMENTOS

GRUPO ALIMENTAR

 

1

 

ÃPO   LTEAGRIN

 

 

 

 

2

 

LEÓO   ELGEVAT

 

 

 

 

3

 

RCAENS   GRMASA

 

 

 

 

4

 

ANGRFO   PADOEMNA

 

 

 

 

5

 

CÚLRUA

 

 

 

 

6

 

LEACAG

 

 

 

 

7

 

SSNOLEGMUIA

 

 

 

 

8

 

SERCNA   VMEASLHER   SRODGA

 

 

 

 

9

 

FRIGETNSEARRE

 

 

 

 

10

 

TRUFSO  OD   RMA

 

 

 

 

  • Alimentos Energéticos

Arroz, pão, massa, batata e mandioca.

  • Alimentos Reguladores

Frutas, legumes e verduras.

  • Alimentos Construtores

Leite, queijo, iogurte, carnes, ovos, feijões e leguminosas.

  • Alimentos Energéticos Extras

Óleos, gorduras, açúcares e doces.

  

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