6ª Sequência didática 7º ano

 

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 06-2023

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Pirâmide alimentar/ (Carrinho de rolimã: História, regras, principais partes, confecção, equipamentos, riscos e proteção).

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e estilo de vida / Práticas Corporais de Aventura.

TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Ano: 7º           Período: 22/05 a 09/06/2023              Nº de Aulas: 06                         

HABILIDADES

(EF67EF33BA) Compreender os diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física, oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis.

(EF07EF18IT) Associar a manutenção da saúde com o consumo equilibrado de uma alimentação saudável adquirindo hábitos da prática de atividades físicas.

(EF07EF19IT) Estabelecer a importância da Pirâmide Alimentar fazendo relação aos alimentos industrializados.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·         Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos associados a queimada, promovendo a interação e a cooperação do grupo.

·         Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

·         Identificar os alimentos e números através de um bingo.

·         Vivenciar jogos a partir da alimentação saudável promovendo a interação, cooperação, competitividade.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será sobre a Pirâmide Alimentar. Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

Levantamento Prévio

 

·         Onde surgiu a pirâmide alimentar?

·         Como foi criada a pirâmide alimentar brasileira?

·         Porque foi criada a pirâmide alimentar?

·         Em que ano foi criada a primeira pirâmide alimentar brasileira?

·         Qual a sua importância?

·         Como ela é dividida?

·         Pirâmide da atividade física, por quê foi criada?

·         É de fácil entendimento?

 

A abordagem e explanação do objeto a ser estudado pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

 

 

Vídeos sobre a Pirâmide alimentar.

 

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=Y5Jl9UAp-es#bottom-sheet

 

Duração: 05:49

 

https://www.youtube.com/watch?v=DVfiVIgXUt0

 

     Duração: 05:20

AULA 02

 

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

Queimada

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Atividade com questões sobre a pirâmide alimentar. ANEXO

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

 

Atividade 1:

EXPERIMENTANDO TEXTURAS E SABORES

Material necessário: Vendas para os olhos, vasilhas plásticas homogêneas e pedaço grande de TNT preto, para confecção do circuito da vivência.

a) Iniciar a aula perguntando a opinião dos alunos sobre a importância da alimentação. Em seguida, introduzir aos alunos os conceitos e características do órgão que detecta os sabores – paladar;

c) Segue-se para a explicação da vivência, montada em um pátio coberto, preferencialmente. Forma-se um circuito com vários alimentos em vasilhas organizados em uma dada sequência, cercados pelo TNT preto. De olhos vendados, cada aluno passará pelo mesmo, experimentando os alimentos;

d) Ao terminar a degustação o aluno deve retornar para a sala e responder as questões na lousa;

e) As questões devem chamar a atenção para os aspectos do que foi degustado, considerando as texturas, a maciez, o sabor, e também se a experiência resgatou alguma lembrança da memória, revivida durante a experimentação, como a sensação de conforto, prazer, lembrança de um lugar ou pessoa. Priorize alimentos práticos, porém variados quanto a texturas e sabores.

Ex: gelatina; fruta amassada; paçoca; pé de moleque; maria-mole; algodão doce, salgadinho de pacote; biscoito de polvilho; pipoca, sementes, granulados, cubos de gelo, sucos, café, entre outros.

 

Atividade 2:

– ESCONDE - ESCONDE

a) Esconder em vários lugares da escola embalagens de alimentos;

b) Dividi as equipes onde cada equipe receberá uma listagem de alimentos que deverão encontrá-los. Um representante da equipe deverá segurar uma cesta ou caixa em um determinado local orientado pelo professor. Quando os demais das equipes acharem um alimento que tiver na lista deverão correr e colocar dentro da cesta da equipe. Cada equipe deve encontrar cinco alimentos;

c) Após encontrá-los a equipe deve separar de acordo a pirâmide por grupos de alimentos e dizer a quais grupos pertencem;

d) A equipe que terminar primeiro ganha pontos.

 

 

 

Atividade 3:

DOMINÓ DAS FRUTAS E NÚMEROS (material em anexo para impressão)

Pode fazer a impressão em um papel mais duro (vegê) e utilizar em todas as salas o mesmo material. Ao acertar a fruta ou número o aluno deverá colocar grãos ao invés de marcar a lápis ou caneta.

 

AULA 05

OBJETO DE CONHECIMENTO: Práticas Corporais de Aventura Urbana (Carrinho de rolimã: História, regras, principais partes, confecção, equipamentos, riscos e proteção).

Levantamento de conhecimentos prévios:

·         Alguém já ouviu falar do carrinho de Rolimã?

·         Você já brincou ou conhece alguém que já praticou o carrinho de rolimã?

·         Onde é possível realizar essa prática?

·         Você acredita que as pessoas mais velhas que você conhece já realizaram essa prática?

·         Acham que aqui em Itamaraju alguém conhece o carrinho de rolimã?

·         Conhece alguém que aventurou usar o carrinho de rolimã na ladeira do canequinho?

·         Para confeccionar o carrinho de rolimã, quais os matérias seriam necessários?

Aprofundando no tema Para dá continuidade direcionar a exposição do objeto de conhecimento através de vídeos, slides, textos, dentre outros, através do estudo das Práticas Corporais de aventura Urbana (Carrinho de rolimã: História, regras, principais partes, confecção, equipamentos, riscos e proteção).

 

SUGESTÕES DE VÍDEOS E LINKS PARA ABORDAR O OBJETO DE CONHECIMENTO

 

https://youtu.be/s7t6l-YsOQQ

https://youtu.be/k5qhwrW5zy8

https://youtu.be/ilh4_3d4kSc

https://youtu.be/FNOY1F3rCzs

 

ATIVIDADE EM ANEXO.

 

 

AULA 06

1º MOMENTO:
Aula prática

 

ü  Jogos de tabuleiro

ü   Circuitos

 

RECURSOS: (  X) quadro, pincel atômico, apagador; (  ) Data show; ( X ) Vídeo; (  ) Computador; (   ) Jornal;

(  ) Revista; (   ) Informativos; (X ) Jogos diversos; ( X  ) Jogos de tabuleiro (   ) bolas, apito, rede;  ( X  ) celular; (   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; (  ) Trabalho; ( X   ) Pesquisa; (   )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(X  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (   ) Avaliação da participação;

(  ) Apresentação oral; (  X) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

7º ano

OBJETO DE CONHECIMENTO:

PIRÂMIDE ALIMENTAR

     A pirâmide alimentar fornece informações corretas para a população sobre como ter uma alimentação saudável, analisando-se os grupos de alimento e sua importância nutricional.

     Existem diferentes pirâmides alimentares, inclusive para vegetarianos.

     A pirâmide alimentar é uma representação gráfica usada para indicar quais os tipos e as quantidades de alimentos devem ser consumidos por dia, sendo especialmente utilizada por nutricionistas. Um dos objetivos da pirâmide alimentar é promover o peso corporal adequado e aumentar o consumo de alimentos como frutas, vegetais e leguminosas. 

     A distribuição dos grupos de alimentos na pirâmide é feita de baixo para cima. Os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade ficam na base e os que devem ser ingeridos em menor quantidade ficam no topo da pirâmide.

     A primeira pirâmide alimentar foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (UEDA), e sofreu muitas críticas, principalmente pelos nutricionistas. De acordo com esses profissionais, óleos e gorduras foram colocados na posição de vilão alimentar, ignorando o fato de que algumas dessas substâncias não são prejudiciais, como é o caso do azeite de oliva. 

     Em substituição à pirâmide alimentar da UEDA, em 2005, especialistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard propuseram a criação de um novo modelo, que ficou conhecido como pirâmide fundamental. 

     No novo gráfico haviam correções ao modelo anterior, redistribuição dos alimentos de modo que os mais importantes estavam na base e os que devem ser menos consumidos ocupavam o topo. Também foram inseridas orientações para o consumo de vinho, exercícios físicos e controle de peso.

 

PIRAMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA

     Existem vários tipos de pirâmides alimentares pelo mundo. Elas, normalmente, apresentam variações, pois cada região possui uma especificidade na dieta. No Brasil, por exemplo, a primeira pirâmide foi desenvolvida em 1999, entretanto, após esse período, ela recebeu reestruturação para se adequar melhor à realidade do nosso país.

     Ela é baseada na pirâmide de Philippi, em uma dieta de 2000 quilocalorias e agrupa os alimentos em oito grupos básicos. Esses oito grupos estão dispostos em quatro níveis distintos, sendo eles:

Primeiro nível (base da pirâmide): grupo dos cereais, tubérculos, raízes;  (ENERGÉTICOS)

Segundo nível: grupo das hortaliças e grupo das frutas; (REGULADORES)

Terceiro nível: grupo do leite e produtos lácteos, grupo das carnes e ovos, grupo das leguminosas e oleaginosas; (CONSTRUTORES)

Quarto nível (topo da pirâmide): grupo dos óleos e gorduras, grupo dos açúcares e doces. (ENERGÉTICOS EXTRA)

 

 

 

 

A NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR

A Pirâmide Alimentar de Harvard foi desenvolvida com base em resultados de pesquisas científicas recentes. Ela tem em sua base a prática de atividade física associada à manutenção de um peso saudável e uma adequada hidratação. Os cereais integrais, as gorduras saudáveis (azeite de oliva, óleo de canola) e as frutas e hortaliças também encontram-se na parte inferior da pirâmide e têm seu consumo estimulado, enquanto alimentos como carnes vermelhas gordurosas, cereais refinados e bebidas com sal e açúcar estão no topo da pirâmide e devem ter um consumo esporádico.


Descrição: Nenhuma descrição de foto disponível.

REFERÊNCIAS:

https://endocrinosaude.com/2011/04/piramide-alimentar/

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/piramide-alimentar

https://brasilescola.uol.com.br/saude/piramide-alimentar.htm#:~:text=A%20pir%C3%A2mide%20alimentar%20%C3%A9%20uma,de%20cada%20tipo%20de%20alimento.

 

ESCOLA MUNICIPAL:___________________________________________________________________________

ALUNO (A):________________________________________________________________TURMA/ANO:_______

 

ATIVIDADE 1

 

Pirâmide Alimentar

 

     A Pirâmide Alimentar é um tipo de gráfico que apresenta os alimentos de acordo com suas funções e nutrientes a sua principal finalidade é fornecer informações para uma alimentação saudável e equilibrada auxiliando o consumo equilibrado de alimentos que prejudicam a saúde em excesso. Os alimentos são classificados em oito grupos: carboidratos, hortaliças, frutas, leguminosas, leites e derivados, carnes e ovos, óleos e gorduras, açúcares.

 

•Carboidratos: Fontes de energia.

•Hortaliças: Regularizar o funcionamento do organismo.

•Frutas: Fonte de fibras, vitaminas e minerais proporciona equilíbrio.

•Leguminosas: São fontes de proteínas de origem vegetal.

•Leite e Derivados: Fonte de cálcio, nutriente fundamental para formação dos ossos.

•Carnes e Ovos: Fontes de proteínas animal, essencial na formação de tecidos enzimas e anticorpos, alimentos ricos em ferro e vitaminas.

•Óleos e Gorduras: Fonte de energia, responsável pelo transporte de vitaminas do complexo B, por ser rico em calorias seu consumo deve ser moderado.

•Açúcares: Pobre de nutrientes, seu consumo deve ser esporádico.

 

 

1)Escreva ( R ) para reguladores ( C ) para construtores ( E ) para energéticos.

 

(    ) Leite (    ) Peixes (    ) Caju (    ) Cenoura (    ) Soja (    ) Gorduras (    ) Iogurte (    ) Abacate              

(    ) Feijão (    ) Queijo (    ) Frango (    ) Banana (    ) Atum (    ) Couve (    ) Sardinha

 

 

2) Coloque ( C ) para a afirmação correta e ( E ) para a afirmação errada:

 

a) (    ) Os alimentos energéticos são responsáveis pelo crescimento e formação do corpo.

b) (    ) Os alimentos reguladores são responsáveis por regular as funções do organismo.

c) (    ) As proteínas são encontradas em qualquer tipo de alimento.

d) (    ) Devemos comer um só tipo de alimento, pois o organismo só precisa de um tipo de nutriente.

 

 

3)Relacione cada nutriente abaixo com a função exercida no organismo.

 

( 1 ) carboidratos e gorduras ( 2 ) proteínas ( 3 ) vitaminas ( 4 ) sais minerais

 

(    )Participam da multiplicação das células, permitindo o crescimento do corpo

(    )Ajudam a defender o organismo de algumas doenças.

(    )Fornecem a energia que é utilizada pelo organismo na realização de atividades físicas.

(    )Ajudam na formação dos ossos, dentes e das células sanguíneas e ajudam no controle dos batimentos cardíacos.

 

4)Monte uma lista com alimentos que considera saudáveis para serem consumidos.

 

 

 

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