6ª Sequência didática 6º ano

 

 

                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA                  Nº 06-2023

TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

OBJETO DE CONHECIMENTO: Doenças causadas pela má higienização dos alimentos/ Bike: História, origem, principais partes, benefícios para a saúde, equipamentos de segurança e riscos.

UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e estilo de vida/ Práticas corporais de aventura Urbana.

TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Ano: 6º           Período: 22.05 a 09.06.2023                Nº de Aulas: 06                         

HABILIDADES

(EF06EF16IT) Identificar grupos de ciclistas que realizam essa prática corporal na cidade, bem como os benefícios que a prática da bike traz para a saúde.

(EF67EF18) Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.

(EF06EF19IT) Identificar as doenças causadas pela má higienização.

(EF67EF20) Executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.

(EF67EF21) Identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.

(EF67EF33BA) Compreender os diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física, oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·         Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos associados a queimada, promovendo a interação e a cooperação do grupo.

·         Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

·         Identificar os alimentos e números através de um bingo.

·         Vivenciar jogos a partir da alimentação saudável promovendo a interação, cooperação, competitividade.

·         Conhecer a História da (Bike), principais partes, benefícios para a saúde, equipamentos de segurança e riscos.

·         Desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

AULA 01

1º Momento: Aula teórica

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será sobre as doenças causadas pela má higienização dos alimentos.  Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

 

 

 

 

 

Levantamento Prévio

A partir da leitura do texto a seguir:

 

Alimento contaminado X alimento estragado

Os comportamentos de higiene relacionados aos alimentos têm como objetivo evitar que os estes fiquem contaminados ou até mesmo estragados. Mas qual a diferença? Um alimento contaminado é aquele que contém bactérias prejudiciais à saúde, mas o cheiro, o gosto e a aparência do alimento continuam normais. Um alimento estragado é aquele que estava contaminado, mas que com o passar do tempo às bactérias se multiplicaram, mudando o cheiro, sabor e aparência do alimento (alimento podre). Tanto os contaminados como os estragados podem causar problemas como diarreia, vômitos e até a morte. Mas os alimentos contaminados são muito mais perigosos que os estragados, pois pela aparência não podemos perceber que eles estão ruins. Já os estragados, de longe sabemos que eles não devem ser consumidos. Mas atenção: podem acontecer de uma pessoa não conhecer o cheiro e o gosto normal de uma determinada comida e comer um alimento estragado sem saber que ele não está bom. Isso é muito perigoso! Um alimento também pode estar contaminado ou estragado em apenas uma parte e é por isso que às vezes as pessoas comem da mesma comida e só algumas passam mal. Quando temos bons hábitos de higiene, as quantidades de bactérias presentes em nosso meio são bem menores e o risco de acontecer algum problema também! Por isso é tão importante manter-se sempre limpo, e cuidar da limpeza pessoal, do ambiente e dos alimentos corretamente.

 

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cuidado_alimentos.pdf

 

A abordagem e explanação do objeto a ser estudado pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

 

 

AULA 02

 

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

Queimada

 

AULA 03

1º momento: Aula teórica

Direcionar a atividade 1 para fixação do objeto de conhecimento em estudo.

 

 

AULA 04

1º momento: Aula prática

 

Atividade 1:

EXPERIMENTANDO TEXTURAS E SABORES

Material necessário: Vendas para os olhos, vasilhas plásticas homogêneas e pedaço grande de TNT preto, para confecção do circuito da vivência.

a) Iniciar a aula perguntando a opinião dos alunos sobre a importância da alimentação. Em seguida, introduzir aos alunos os conceitos e características do órgão que detecta os sabores – paladar;

c) Segue-se para a explicação da vivência, montada em um pátio coberto, preferencialmente. Forma-se um circuito com vários alimentos em vasilhas organizados em uma dada sequência, cercados pelo TNT preto. De olhos vendados, cada aluno passará pelo mesmo, experimentando os alimentos;

d) Ao terminar a degustação o aluno deve retornar para a sala e responder as questões na lousa;

e) As questões devem chamar a atenção para os aspectos do que foi degustado, considerando as texturas, a maciez, o sabor, e também se a experiência resgatou alguma lembrança da memória, revivida durante a experimentação, como a sensação de conforto, prazer, lembrança de um lugar ou pessoa. Priorize alimentos práticos, porém variados quanto a texturas e sabores.

Ex: gelatina; fruta amassada; paçoca; pé de moleque; maria-mole; algodão doce, salgadinho de pacote; biscoito de polvilho; pipoca, sementes, granulados, cubos de gelo, sucos, café, entre outros.

 

Atividade 2:

– ESCONDE - ESCONDE

a) Esconder em vários lugares da escola embalagens de alimentos;

b) Dividi as equipes onde cada equipe receberá uma listagem de alimentos que deverão encontrá-los. Um representante da equipe deverá segurar uma cesta ou caixa em um determinado local orientado pelo professor. Quando os demais das equipes acharem um alimento que tiver na lista deverão correr e colocar dentro da cesta da equipe. Cada equipe deve encontrar cinco alimentos;

c) Após encontrá-los a equipe deve separar de acordo a pirâmide por grupos de alimentos e dizer a quais grupos pertencem;

d) A equipe que terminar primeiro ganha pontos.

 

 

Atividade 3:

DOMINÓ DAS FRUTAS E NÚMEROS (material em anexo para impressão)

Pode fazer a impressão em um papel mais duro (vegê) e utilizar em todas as salas o mesmo material. Ao acertar a fruta ou número o aluno deverá colocar grãos ao invés de marcar a lápis ou caneta.

 

AULA 05

1º momento: Aula teórica

 

O objeto de conhecimento que será trabalhado nesta aula será Práticas Corporais de aventura Urbana (Bike) História, principais partes, benefícios para a saúde, equipamentos de segurança e riscos.

Abrir uma roda de conversa para levantar informações sobre o objeto a ser estudado.

 

Levantamento Prévio:

Para início de conversa- Sobre a Bike vale a pena apresentar sobre essa prática na nossa cidade. Inicie a aula apresentando links de vídeos onde abordam diretamente de Itamaraju BA, o Valso, praticante de Bike, exemplo de ser humano diferenciado com a vontade indomável! Inspira muitos! Famoso ciclista Brou Bruto se comove ao ver “Bracinho” pedalando, e veja o que ele faz!

VÍDEO 1: E você? vai fingir? passa a visão na tocada Maluca do Valso, exemplo de superação e brilho no olhar! https://www.youtube.com/watch?v=SN11g2gcgNQ&list=RDCMUCqDc_Hlsr0RQPaR4sP4EGZw&index=2

Duração: 01:11

VÍDEO 2: O sonho nunca acaba! Não deixe sua limitação te "limitar"! Sr Valson mereceu a bike Caloi de Rico.

https://www.youtube.com/watch?v=xbMHLVn_4LI

 

Duração:14:42

 

VÍDEO 3: FAMOSO CICLISTA SE COMOVE AO VER "BRACINHO" PEDALANDO, E VEJA QUE ELE FAZ! @Brou Bruto Drews

https://www.youtube.com/watch?v=xbMHLVn_4LI

 Duração: 01:37

 

2º Momento: Após a apresentação dos vídeos, o professor fará alguns questionamentos aos alunos, tais como:

 

a) Você já conhecia esse fato que aconteceu em nossa cidade sobre essa prática do Valso?

b) Alguém já o viu pedalando? O conhece?

c) Você tem ou já teve uma bicicleta?

d) Você gosta de Bicicleta?

e) Quais os locais que você vai pedalar?

f) Quais são os benefícios que essa prática corporal traz para o corpo?

 

Sugestões de atividades em anexo.

 

AULA 06

 

1º momento: Aula prática

Para esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas.

Outra sugestão: Passeio de bike pelo bairro da escola. (Caso realize solicitar com antecedência a guarda municipal de trânsito para fazer o isolamento das ruas onde serão utilizadas para esse percurso).

 

 

 

RECURSOS: ( X) quadro, pincel atômico, apagador; ( X ) Data show; ( X ) Vídeo; ( X ) Computador; (  X ) Jornal;

(  ) Revista; (   ) Informativos; (X ) Jogos diversos; ( X  ) Jogos de tabuleiro (  X ) bolas, apito, rede;  ( X  ) celular; (   ) Notebook (  ) Outros: fita métrica, balança.

(  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (   ) Prova; ( X ) Trabalho; ( X   ) Pesquisa; ( X  )Resolução de Exercícios; (  ) Seminários;

(X  ) Cartaz; (   ) Debate; (  ) Relatórios; (     ) Resumo; (  ) Avaliação escrita; (   ) Avaliação da participação;

(  ) Apresentação oral; (  X) Observação do desempenho do grupo; (    ) Outros:                                                           

 

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6º ano

Descrição: Os alimentos podem ser contaminados na sua manipulação ou no próprio ambiente em que foram produzidos
OBJETO DE CONHECIMENTO: Doenças causadas pela má higienização dos alimentos

 

"A contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo. Muitos microrganismos presentes em alguns alimentos provocam o aparecimento de intoxicações alimentares, mas infelizmente esses alimentos não apresentam alterações em seu cheiro, sabor ou aspecto. Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.

As bactérias são os microrganismos que mais provocam intoxicações alimentares, e entre elas podemos citar Salmonella sp, Listeria monocytogenes, Clostridium prefringes, Campylobacter sp, E. coli, sendo que as duas últimas bactérias são as principais causadoras de diarreia em humanos. O botulismo é uma doença bacteriana provocada por uma bactéria do gênero Clostridium, que causa intoxicação alimentar e afeta o sistema nervoso, podendo levar à morte.

A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e armazenamento.

Muitas pessoas desconhecem, mas o simples fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar uma carne assada pode gerar vários riscos à saúde. Isso ocorre porque carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos. “Esse tipo de contaminação pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície, através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador”, explica Maria Cecilia Brito, diretora da agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Quando a contaminação de algum alimento ocorre dessa maneira é chamada de contaminação cruzada.

A melhor forma de evitar a contaminação dos alimentos é seguindo algumas regras básicas durante a manipulação, o preparo e o armazenamento desses alimentos.

► Lave muito bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento;

► Lave muito bem as mãos e os utensílios ao manipular alimentos diferentes, para evitar a contaminação cruzada;

► Lave muito bem as frutas, legumes e verduras em água corrente e deixe-as de molho em água com hipoclorito de sódio;

► Não congele alimentos que já foram descongelados;

► Descongele os alimentos sempre dentro da geladeira;

► Todos os alimentos, dentro ou fora da geladeira, deverão estar em recipientes fechados com tampa ou cobertos com plástico transparente;

► Evite carnes malpassadas;

► Evite comer ovos em que a gema esteja crua

► Evite usar ovos crus em receitas;

► Mantenha a temperatura da geladeira abaixo de quatro graus, enquanto que o freezer deve ficar entre doze e quinze graus negativos;

► Evite comer alimentos crus, como ostras e crustáceos;

► Evite comer em barraquinhas de praia ou de rua, locais que você desconhece as condições de higiene, e não sabe por quanto tempo aquele alimento ficou fora da geladeira."

Por Paula Louredo

Graduada em Biologia

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/contaminacao-alimentos.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLA MUNICIPAL:___________________________________________________________________________

ALUNO (A):________________________________________________________________TURMA/ANO:_______

 

ATIVIDADE 1

Esta atividade tem como objetivo trabalhar a percepção dos alunos em assimilar o vídeo e refletir sobre o assunto assistido, respondendo as questões selecionadas abaixo.

O vídeo é uma reportagem da Edição Saúde - Dr. Bactéria e os perigos da contaminação dos alimentos disponível em http://www.youtube.com/watch?v=zzOSljLklqU

 

1) Explique a frase: no preparo da comida pode esconder um inimigo invisível.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Qual a possível causa da contaminação de alimento por micro-organismo que provocam doenças?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Qual o setor do supermercado que mais requer cuidados com os alimentos? Justifique a sua resposta.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Qual a importância das embalagens nos produtos alimentícios?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5) Qual o possível local mais contaminado de uma casa? Por quê?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6) Como podemos proceder para limpar a bucha da cozinha?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA URBANA

BIKE

 

História da bicicleta

Tudo começou com a "draisiana", o primeiro meio de transporte a utilizar duas rodas. Ela foi inventada pelo alemão Karl von Drais, em 1817, e tinha uma espécie de viga de madeira com duas rodas ligadas e alinhadas no sentido de giro, um banco e uma alavanca. Para mover-se, o usuário “patinava” sobre o chão, empurrando os pés alternadamente.

bicicleta
Draisiana: precursora da bicicleta não parecia muito confortável

E o que aconteceu? A draisiana foi um sucesso! E, como ela ficou conhecida, muita gente tentou melhorá-la. Uma adaptação com pedais surgiu em 1839, criada pelo ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan e que, mesmo funcionando bem, não se popularizou. Diversos modelos com pedais foram desenvolvidos nos anos seguintes por diferentes inventores, mas apenas em 1864 foi criada a primeira empresa que construía bicicletas com pedais, aberta por Pierre Michaux - ela desenvolveu um modelo a partir da draisiana que foi batizado como "velocípede".

Com a revolução industrial, esse meio de locomoção se popularizou e foi se desenvolvendo até o modelo que utilizamos hoje em dia. A bicicleta foi de grande importância para o desenvolvimento do transporte, sendo uma das bases até para a criação do automóvel.

 

No Brasil

No final do século XIX, a bicicleta chegou ao Brasil vinda da Europa. Os primeiros relatos de seu uso no país vêm da cidade de Curitiba, no Paraná, onde já existia um clube de ciclistas organizado por imigrantes da colônia alemã local desde 1895.

Até meados dos anos 1940, as bicicletas e suas peças eram importadas, o que significava um custo elevado devido às dificuldades de importação da época. Por conta da Segunda Guerra Mundial, com a substituição das importações, empresas nacionais como Caloi, Monark e Irca passaram a produzir grande parte das peças e, a partir da década de 1950, as bicicletas dessas marcas começaram a ser produzidas integralmente no Brasil por causa de ações do governo que dificultavam a importação de materiais.

A partir dos anos 2000, os governos de vários centros urbanos do Brasil começaram a projetar investimentos em ciclovias, visando a redução da poluição atmosférica. Assim, houve aumento no uso da bicicleta que, infelizmente, gerou um crescimento do número de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas - muito se deve à pouca estrutura oferecida aos ciclistas urbanos no país, mas não é possível desconsiderar o papel da falta de informação e prudência de motoristas, pedestres e até de alguns ciclistas.

 

Partes da bicicleta

Os materiais mais utilizados para a fabricação de bicicletas são o aço, o alumínio e a fibra de carbono. Eles podem ser reciclados: os aros de alumínio podem virar antenas de TV ou partes de panelas; banco, pedal e cobertura de guidão são reaproveitados para a produção de embalagens; corrente de aço, guidão e quadro podem virar matéria-prima para a construção civil.

Cada bicicleta difere seus componentes de acordo com o desenho e função. Abaixo temos uma demonstração de uma bicicleta comum e suas principais partes:

 

 

 

 

 

 

Bike

 

 

1.      Selim (sela, banco)

2.      Canote de selim

3.      Guidão

4.      Mesa

5.      Manetes de freio

6.      Cabos de aço

7.      Freio dianteiro

8.      Pneu

9.      Roda dianteira

10.   Garfo

11.   Pedal

12.   Pedivela e engrenagem

13.   Corrente (correia)

14.   Roda livre e engrenagem

15.   Freio traseiro

 

Benefícios da bicicleta para a saúde

Pedalar é uma das melhores formas de se exercitar. Se você ainda não acha que vale a pena, motivos para ser convencido não faltam:

 

·         Pedalar 30 minutos por dia pode diminuir pela metade o risco de desenvolver diabetes e obesidade;

·         Causa menos impacto nas articulações do que outras atividades físicas. Por ser um exercício que se pratica sentado, o peso do corpo é distribuído e não sobrecarrega nenhuma parte. É indicado para iniciantes na atividade física, além de ser um ótimo exercício para quem está acima do peso;

·         Ajuda a prevenir doenças cardíacas, infartos e pressão alta;

·         Promove o bem-estar físico;

·         Aumenta a qualidade de vida e reduz o risco de depressão;

·         Trabalha os grandes grupos musculares das pernas, além de estimular a contração do abdômen, ajudando a tonificar mais da metade do seu corpo;

·         Intensifica a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos, aumentando a performance nas relações sexuais (precisa mesmo de mais um motivo?);

·         Estimula a liberação de endorfinas e os níveis de serotonina, fazendo o indivíduo ser mais feliz e ter um sono saudável;

·         Reduz o colesterol e triglicerídeos;

·         Diminui a pressão arterial;

·         Melhora o sistema imunológico;

·         Garante boa forma e fôlego ao seu praticante.

 

Equipamento e proteção

bicicleta funciona como uma peça de roupa, tem que ser do tamanho certo para que a experiência de sua utilização seja confortável e prazerosa. O mais indicado é que a pessoa vá até uma loja e experimente o tamanho do quadro ideal, que pode variar de acordo com o tamanho do usuário, do seu tronco, dos braços e a altura do seu “cavalo” (a distância das solas dos pés até a região que vai apoiada no selim).

A escolha da bicicleta correta também é importante e varia de acordo com o uso pretendido. Para pedalar na praia, onde o terreno é plano, uma bicicleta sem marchas, ou seja, mais leve, é uma ótima opção. Na cidade, uma bicicleta com 21 ou 24 marchas atende bem o ciclista para que ele possa encarar as retas e ladeiras.

Procure uma loja especializada, que possua pessoas capacitadas para tirar suas dúvidas e indicar qual tamanho e tipo de bicicleta são mais adequados para você.

A utilização de equipamentos de segurança também é importante para diminuir a chance de acidentes e seus impactos, caso ocorram. Capacetes são essenciais para a proteção do ciclista e devem ser ajustáveis, para que fiquem bem presos à cabeça. Óculos de proteção são importantes para proteger nossos olhos da poluição do ambiente urbano, de pequenos objetos (insetos ou “pedrinhas”), dos raios UV emitidos pelo sol e de reflexos que atrapalham a visão.

Um tênis ou calçado adequado também é essencial para que a pessoa não escorregue no pedal. Mantenha o cadarço bem preso para que ele não enrosque.

Em algumas cidades, como Londres, é comum observar a utilização de máscara de proteção para evitar a poluição do trânsito; essa medida fica a critério do ciclista, que pode se sentir incomodado utilizando a máscara, mesmo ela sendo recomendada por especialistas.

Outros equipamentos de proteção como luvas, buzina, refletivos, faróis e espelhos retrovisores podem ser adquiridos a fim de garantir mais proteção e conforto para o usuário. Lembre-se de não utilizar fones de ouvido durante a atividade: eles podem tirar sua atenção de algum eventual aviso sonoro como buzinas ou gritos de pessoas

 

https://www.ecycle.com.br/2831-bicicleta

 

 

 

10 Benefícios da Bike para o Meio Ambiente

 

Os transportes conscientes estão ganhando cada vez mais espaço e força nas grandes cidades. A bicicleta deixou de ser apenas lazer e esporte para voltar a ser meio de transporte e, dessa forma, se mostra uma excelente alternativa de locomoção. Reunimos aqui 10 benefícios da bike para o meio ambiente:

 

  1.  Emissão zero de CO2. Chega de aquecimento global!

Dentre os principais responsáveis pela emissão de CO2 na atmosfera estão os veículos automotores. Ao optar pela bicicleta como transporte, você deixa de emitir qualquer gás do efeito estufa e outros componentes dos combustíveis fósseis. Os gases do efeito estufa bloqueiam a saída da radiação solar, que não é absorvida pela natureza e que, em estado normal, deveria voltar para o espaço. Porém, essa massa de calor permanece na atmosfera causando o aquecimento global.

 

 2. Economia na certa! Chega de posto de gasolina

Além de ser bom para o bolso, não consumir gasolina é ótimo para o meio ambiente. A gasolina e o diesel são derivados do petróleo e sua queima, resulta em CO2, que – por sua vez –, atinge a camada de ozônio, alavancando o processo citado no item 1. Além disso, deixamos de ser reféns das oscilações de preços dos postos e incentivar a indústria petrolífera.

 

3. Você é o trânsito

Podem notar que nos horários em que o trânsito está parado, grande parte dos carros tem uma pessoa só. É um desperdício de espaço, não é? A bicicleta, por ser bem menor que qualquer veículo automotivo, evita engarrafamentos. Além de, nessas situações, a locomoção de bicicleta se tornar bem mais rápida. Abram caminhos, queremos passar com nossas bikes!

 

4. Mais saúde e qualidade de vida

Exercícios físicos melhoram a saúde da gente. Otimizar tempo nos dias de hoje é, muitas vezes, imprescindível. Ou seja, aproveitar o tempo do transporte se exercitando é a melhor saída para aqueles que têm a rotina apertada. Contribuindo para a boa saúde, diminui-se a necessidade do uso de medicamentos. A bicicleta melhora a qualidade de vida de toda a população.

 

5. Fácil de reciclar

A bicicleta melhora a qualidade de vida de toda a população. É muito mais prática do que um carro. Poucas peças, pouco material e tudo facilmente reciclável.

 

6.  Silêncio no trânsito

As bicicletas estão livres de poluição sonora, especialmente, nas grandes cidades e na hora do rush. Imagina as vias sem o barulho de motor, buzinas, escarpamento? Um sonho

 

7. Sinônimo de autonomia

Tem coisa melhor do que saber exatamente a hora que você vai chegar? Só depende de você e de sua força de vontade! Independe do trânsito, independe do ônibus passar ou não, do táxi cancelar a corrida, do metrô estar parado…

 

8. Sem problemas para estacionar

Com uma boa corrente, em qualquer cantinho você estaciona sua bike. Sem ter que dar voltas e voltas no quarteirão atrás de vaga, sem ter que gastar dinheiro com estacionamento, sem ter que pagar pela Zona Azul…

 

9.  Transforma a relação indivíduoXambiente

Andar de bicicleta aumenta a sensação de ser parte – ativa – da cidade. Cruzar com ciclistas pelas ruas e trocar olhares, cumprimentos, ‘bom dia’s, ‘boa noite’s. Explorar cada canto, notar cada detalhe. A bicicleta demanda atenção e estar atento à cidade que moramos é uma atitude transformadora! Atenção: Vamos pedalar com segurança. Lembre-se sempre de usar capacete, lanterna, farol, buzina, sinalizador e não fique com fone de ouvido.

 

10.  Novos espaços

Compare uma área com 10 carros e uma área com 10 bicicletas. O ganho de espaço com a substituição do carro pela bicicleta pode ser destinado a inúmeros outros fins.

 

https://blog.positiva.eco.br/10-beneficios-da-bike/#:~:text=Emiss%C3%A3o%20zero%20de%20CO2.&text=Ao%20optar%20pela%20bicicleta%20como,deveria%20voltar%20para%20o

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola: _____________________________________Data: _________Ano/ Turma: _________

Professor (a): ________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): ________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: Práticas Corporais de aventura Urbana (Bike) História, principais partes, benefícios para a saúde, equipamentos de segurança e riscos

 

ATIVIDADE

1.      Leitura e reflexão do texto:

O uso da bicicleta no Brasil

 

A utilização da bicicleta como meio de locomoção no Brasil ainda conta com poucos adeptos, em comparação com países como Holanda e Inglaterra, por exemplo, nos quais a bicicleta é um dos principais veículos nas ruas. Apesar disso, cada vez mais pessoas começam a acreditar que a bicicleta é, numa comparação entre todos os meios de transporte, um dos que oferecem mais vantagens.

 

A bicicleta já pode ser comparada a carros, motocicletas e a outros veículos que, por lei, devem andar na via e jamais na calçada. Bicicletas, triciclos e outras variações são todos considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores.

 

Alguns dos motivos pelos quais as pessoas aderem à bicicleta no dia a dia são: a valorização da sustentabilidade, pois as bikes não emitem gases nocivos ao ambiente, não consomem petróleo e produzem muito menos sucata de metais, plásticos e borracha; a diminuição dos congestionamentos por excesso de veículos motorizados, que atingem principalmente as grandes cidades; o favorecimento da saúde, pois pedalar é um exercício físico muito bom; e a economia no combustível, na manutenção, no seguro e, claro, nos impostos.

 

No Brasil, está sendo implantado o sistema de compartilhamento de bicicletas. Em Porto Alegre, por exemplo, o BikePOA é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura, em parceria com o sistema de Bicicletas SAMBA, com quase um ano de operação. Depois de Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Sorocaba e outras cidades espalhadas pelo país aderirem a esse sistema, mais duas capitais já estão com o projeto pronto em 2013: Recife e Goiânia. A ideia do compartilhamento é semelhante em todas as cidades. Em Porto Alegre, os usuários devem fazer um cadastro pelo site. O valor do passe mensal é R$ 10 e o do passe diário, R$ 5, podendo-se utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. Em todas as cidades que já aderiram ao projeto, as bicicletas estão espalhadas em pontos estratégicos.

 

A cultura do uso da bicicleta como meio de locomoção não está consolidada em nossa sociedade. Muitos ainda não sabem que a bicicleta já é considerada um meio de transporte, ou desconhecem as leis que abrangem a bike. Na confusão de um trânsito caótico numa cidade grande, carros, motocicletas, ônibus e, agora, bicicletas, misturam-se, causando, muitas vezes, discussões e acidentes que poderiam ser evitados.

 

Ainda são comuns os acidentes que atingem ciclistas. A verdade é que, quando expostos nas vias públicas, eles estão totalmente vulneráveis em cima de suas bicicletas. Por isso é tão importante usar capacete e outros itens de segurança.

 

A maior parte dos motoristas de carros, ônibus, motocicletas e caminhões desconhece as leis que abrangem os direitos dos ciclistas. Mas muitos ciclistas também ignoram seus direitos e deveres.

 

Alguém que resolve integrar a bike ao seu estilo de vida e usá-la como meio de locomoção precisa compreender que deverá gastar com alguns apetrechos necessários para poder trafegar. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as bicicletas devem, obrigatoriamente, ser equipadas com campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo.

 

(Bárbara Moreira, http://www.eusoufamecos.net. Adaptado)

 

02. De acordo com o texto, como está o uso da bicicleta enquanto meio de locomoção nas metrópoles brasileiras?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

03. Por que a bicicleta já pode ser comparada a carros, motocicletas e a outros veículos?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

04. Quais os motivos pelos quais as pessoas aderem à bicicleta no dia a dia?

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

05. Para integrar a bike ao seu estilo de vida e usá-la como meio de locomoção precisa compreender que deverá gastar com alguns apetrechos necessários para poder trafegar. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, como devem ser as bicicletas?

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

06. A cultura do uso da bicicleta como meio de locomoção não está consolidada em nossa sociedade. Por quê?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

07. No Brasil, está sendo implantado o sistema de compartilhamento de bicicletas. Como funciona este projeto e quais as cidades que já aderiram a este sistema?

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Escola: ________________________________________Data: _________Ano/ Turma: ___

Professor (a): ________________________________Componente Curricular: Educação Física

Aluno (a): ________________________________________________________________

Objetos de Conhecimento: Práticas Corporais de aventura Urbana (Bike) História, principais partes, benefícios para a saúde, equipamentos de segurança e riscos

 

 

ATIVIDADE

 

01) Pedalar e uma das melhoras formas de se exercitar, cite os benefícios destas práticas.

a) diminui a qualidade de vida

b) aumenta o risco de doenças cardíacas

c) promove o bem estar físico

d) aumenta o risco de hipertensão arterial

 

02) Qual a parte presente no guidão da bicicleta serve para diminuir a velocidade?

a) freio

b) corrente

c) buzina

d) engrenagem

 

03) Qual foi a primeira cidade no Brasil que teve relatos sobre o uso de bicicletas?

a) Salvador

b) Rio de Janeiro

c) Belo Horizonte

d) Curitiba

 

04) Em qual ano foi desenvolvida a primeira bicicleta?

a) 1817

b) 1940

c) 1918

d) 1900

     

05) Qual o nome da peça localizada no guidão, que pode ser de plástico ou alumínio?

a) pneu

b) garfo

c) manetes de freio

d) pedivela

 

06) Em que ano foi feita a primeira bicicleta com pedal?

a) em 1817

b) no ano de 1895

c) em 1839

d) no ano de 1940

 

07) Qual parte da bicicleta possui um material de borracha que que é usado para o movimento da bike?

a) selin

b) correntes

c) cabos de aço 

d) pneu

 

08) Qual o nome da peça de metal que é o eixo da roda dianteira?

a) garfo

b) cabo de aço

c) pedal

d) pedivela

                     

09) Analise a imagem abaixo da bicicleta e escreva os nomes das partes indicadas em cada número.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário