SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Nº 06-2023 |
TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a
vida, por todas as formas de vida e para a vida!” |
OBJETO DE CONHECIMENTO: Doenças causadas pela má higienização dos
alimentos/ Bike: História, origem, principais partes, benefícios
para a saúde, equipamentos de segurança e riscos. |
UNIDADE TEMÁTICA: Saúde, lazer e
estilo de vida/ Práticas corporais de aventura
Urbana. |
TEMAS INTEGRADORES: Meio ambiente, Saúde,
Ciência e Tecnologia. |
Ano:
6º Período: 22.05 a 09.06.2023 Nº de Aulas: 06 |
HABILIDADES |
(EF06EF16IT)
Identificar grupos de ciclistas que realizam essa prática corporal na cidade,
bem como os benefícios que a prática da bike traz para a saúde. (EF67EF18)
Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas,
valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. (EF06EF19IT)
Identificar as doenças causadas pela má higienização. (EF67EF20)
Executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio
público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços. (EF67EF21)
Identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades
de recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de
segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas. (EF67EF33BA) Compreender os diversos
paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir das
discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física,
oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
·
Vivenciar práticas de jogos pré-desportivos
associados a queimada, promovendo a interação e a cooperação do grupo. ·
Desenvolver habilidades cognitivas e
socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio. ·
Identificar os alimentos e números através de um
bingo. ·
Vivenciar jogos a partir da alimentação saudável
promovendo a interação, cooperação, competitividade. ·
Conhecer a História
da (Bike), principais partes, benefícios para a saúde, equipamentos de
segurança e riscos. ·
Desenvolver habilidades cognitivas e
socioemocionais a partir dos jogos de raciocínio. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
AULA 01 1º Momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que será trabalhado
nesta aula será sobre as doenças causadas pela má higienização dos alimentos.
Abrir uma roda de conversa para
levantar informações sobre o objeto a ser estudado. Levantamento Prévio A partir da leitura do texto
a seguir: Alimento contaminado X alimento estragado Os comportamentos de higiene
relacionados aos alimentos têm como objetivo evitar que os estes fiquem
contaminados ou até mesmo estragados. Mas qual a diferença? Um alimento contaminado
é aquele que contém bactérias prejudiciais à saúde, mas o cheiro, o gosto e a
aparência do alimento continuam normais. Um alimento estragado é aquele que
estava contaminado, mas que com o passar do tempo às bactérias se multiplicaram,
mudando o cheiro, sabor e aparência do alimento (alimento podre). Tanto os
contaminados como os estragados podem causar problemas como diarreia, vômitos
e até a morte. Mas os alimentos contaminados são muito mais perigosos que os
estragados, pois pela aparência não podemos perceber que eles estão ruins. Já
os estragados, de longe sabemos que eles não devem ser consumidos. Mas
atenção: podem acontecer de uma pessoa não conhecer o cheiro e o gosto normal
de uma determinada comida e comer um alimento estragado sem saber que ele não
está bom. Isso é muito perigoso! Um alimento também pode estar contaminado ou
estragado em apenas uma parte e é por isso que às vezes as pessoas comem da
mesma comida e só algumas passam mal. Quando temos bons hábitos de higiene,
as quantidades de bactérias presentes em nosso meio são bem menores e o risco
de acontecer algum problema também! Por isso é tão importante manter-se
sempre limpo, e cuidar da limpeza pessoal, do ambiente e dos alimentos
corretamente. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cuidado_alimentos.pdf A abordagem
e explanação do objeto a ser estudado pode ser feita através de slides,
vídeos, pesquisa, debate, etc. AULA 02 1º momento: Aula prática Para
esta aula trabalhar com os jogos de tabuleiro e cartas. Queimada AULA 03 1º momento: Aula teórica Direcionar a atividade 1 para fixação do
objeto de conhecimento em estudo. AULA 04 1º momento: Aula prática Atividade 1: EXPERIMENTANDO TEXTURAS E SABORES Material
necessário: Vendas para os olhos, vasilhas plásticas homogêneas e pedaço
grande de TNT preto, para confecção do circuito da vivência. a)
Iniciar a aula perguntando a opinião dos alunos sobre a importância da
alimentação. Em seguida, introduzir aos alunos os conceitos e características
do órgão que detecta os sabores – paladar; c)
Segue-se para a explicação da vivência, montada em um pátio coberto,
preferencialmente. Forma-se um circuito com vários alimentos em vasilhas
organizados em uma dada sequência, cercados pelo TNT preto. De olhos
vendados, cada aluno passará pelo mesmo, experimentando os alimentos; d) Ao
terminar a degustação o aluno deve retornar para a sala e responder as
questões na lousa; e) As
questões devem chamar a atenção para os aspectos do que foi degustado,
considerando as texturas, a maciez, o sabor, e também se a experiência
resgatou alguma lembrança da memória, revivida durante a experimentação, como
a sensação de conforto, prazer, lembrança de um lugar ou pessoa. Priorize
alimentos práticos, porém variados quanto a texturas e sabores. Ex:
gelatina; fruta amassada; paçoca; pé de moleque; maria-mole; algodão doce,
salgadinho de pacote; biscoito de polvilho; pipoca, sementes, granulados,
cubos de gelo, sucos, café, entre outros. Atividade 2: – ESCONDE - ESCONDE a)
Esconder em vários lugares da escola embalagens de alimentos; b) Dividi
as equipes onde cada equipe receberá uma listagem de alimentos que deverão
encontrá-los. Um representante da equipe deverá segurar uma cesta ou caixa em
um determinado local orientado pelo professor. Quando os demais das equipes
acharem um alimento que tiver na lista deverão correr e colocar dentro da
cesta da equipe. Cada equipe deve encontrar cinco alimentos; c) Após
encontrá-los a equipe deve separar de acordo a pirâmide por grupos de
alimentos e dizer a quais grupos pertencem; d) A
equipe que terminar primeiro ganha pontos. Atividade 3: DOMINÓ DAS FRUTAS E NÚMEROS (material em
anexo para impressão) Pode fazer
a impressão em um papel mais duro (vegê) e utilizar em todas as salas o mesmo
material. Ao acertar a fruta ou número o aluno deverá colocar grãos ao invés
de marcar a lápis ou caneta. AULA 05 1º momento: Aula teórica O objeto de conhecimento que
será trabalhado nesta aula será Práticas Corporais de aventura Urbana (Bike)
História, principais partes, benefícios para a saúde, equipamentos de
segurança e riscos. Abrir uma roda de conversa
para levantar informações sobre o objeto a ser estudado. Levantamento Prévio: Para início de conversa-
Sobre a Bike vale a pena apresentar sobre essa prática na nossa cidade.
Inicie a aula apresentando links de vídeos onde abordam diretamente de Itamaraju
BA, o Valso, praticante de Bike, exemplo de ser humano diferenciado com a
vontade indomável! Inspira muitos! Famoso ciclista Brou Bruto se comove ao
ver “Bracinho” pedalando, e veja o que ele faz! VÍDEO 1: E você? vai fingir? passa a visão na
tocada Maluca do Valso, exemplo de superação e brilho no olhar! https://www.youtube.com/watch?v=SN11g2gcgNQ&list=RDCMUCqDc_Hlsr0RQPaR4sP4EGZw&index=2 Duração: 01:11 VÍDEO 2: O sonho nunca acaba!
Não deixe sua limitação te "limitar"! Sr Valson mereceu a bike
Caloi de Rico. https://www.youtube.com/watch?v=xbMHLVn_4LI Duração:14:42 VÍDEO 3: FAMOSO CICLISTA SE
COMOVE AO VER "BRACINHO" PEDALANDO, E VEJA QUE ELE FAZ! @Brou Bruto
Drews https://www.youtube.com/watch?v=xbMHLVn_4LI Duração: 01:37 2º
Momento: Após a apresentação dos vídeos, o professor fará alguns
questionamentos aos alunos, tais como: a) Você já conhecia esse fato
que aconteceu em nossa cidade sobre essa prática do Valso? b) Alguém já o viu pedalando?
O conhece? c) Você tem ou já teve uma
bicicleta? d) Você gosta de Bicicleta? e) Quais os locais que você
vai pedalar? f) Quais são os benefícios
que essa prática corporal traz para o corpo? Sugestões de atividades em anexo. AULA 06 1º
momento: Aula prática Para esta aula trabalhar com
os jogos de tabuleiro e cartas. Outra sugestão: Passeio de
bike pelo bairro da escola. (Caso realize solicitar com antecedência a guarda
municipal de trânsito para fazer o isolamento das ruas onde serão utilizadas
para esse percurso). |
RECURSOS: ( X) quadro, pincel
atômico, apagador; ( X ) Data show; ( X
) Vídeo; ( X ) Computador; ( X )
Jornal; ( ) Revista; ( ) Informativos; (X ) Jogos
diversos; ( X ) Jogos de tabuleiro
( X ) bolas, apito, rede; ( X
) celular; ( ) Notebook ( ) Outros: fita métrica, balança. ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( X ) Trabalho; ( X ) Pesquisa; ( X )Resolução de Exercícios; ( ) Seminários; (X ) Cartaz; ( ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Resumo; ( ) Avaliação escrita; ( ) Avaliação da participação; ( ) Apresentação oral; ( X) Observação do desempenho do grupo;
( ) Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível,
seguindo os mesmos objetos de conhecimentos, podem ser ajustados a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
OBJETO DE CONHECIMENTO: Doenças causadas pela má
higienização dos alimentos
"A contaminação de pessoas através de
alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo.
Muitos microrganismos presentes em alguns alimentos provocam o aparecimento de
intoxicações alimentares, mas infelizmente esses alimentos não apresentam
alterações em seu cheiro, sabor ou aspecto. Os principais agentes biológicos
capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças
aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas
microbianas.
As bactérias são os microrganismos que mais
provocam intoxicações alimentares, e entre elas podemos citar Salmonella sp,
Listeria monocytogenes, Clostridium prefringes, Campylobacter sp, E. coli,
sendo que as duas últimas bactérias são as principais causadoras de diarreia em
humanos. O botulismo é uma doença bacteriana provocada por uma bactéria do
gênero Clostridium, que causa intoxicação alimentar e afeta o sistema nervoso,
podendo levar à morte.
A contaminação dos alimentos pode ocorrer
através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos
alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos
microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e
fabricação e práticas adequadas de manipulação e armazenamento.
Muitas pessoas desconhecem, mas o simples
fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para
cortar uma carne assada pode gerar vários riscos à saúde. Isso ocorre porque
carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos
causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já
estão prontos. “Esse tipo de contaminação pode acontecer por meio da
transferência de microrganismos de um alimento ou superfície, através de
utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador”, explica Maria Cecilia
Brito, diretora da agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Quando a
contaminação de algum alimento ocorre dessa maneira é chamada de contaminação
cruzada.
A melhor forma de evitar a contaminação dos
alimentos é seguindo algumas regras básicas durante a manipulação, o preparo e
o armazenamento desses alimentos.
► Lave muito bem as mãos antes de manipular
qualquer tipo de alimento;
► Lave muito bem as mãos e os utensílios ao
manipular alimentos diferentes, para evitar a contaminação cruzada;
► Lave muito bem as frutas, legumes e
verduras em água corrente e deixe-as de molho em água com hipoclorito de sódio;
► Não congele alimentos que já foram
descongelados;
► Descongele os alimentos sempre dentro da
geladeira;
► Todos os alimentos, dentro ou fora da
geladeira, deverão estar em recipientes fechados com tampa ou cobertos com
plástico transparente;
► Evite carnes malpassadas;
► Evite comer ovos em que a gema esteja
crua
► Evite usar ovos crus em receitas;
► Mantenha a temperatura da geladeira
abaixo de quatro graus, enquanto que o freezer deve ficar entre doze e quinze
graus negativos;
► Evite comer alimentos crus, como ostras e
crustáceos;
► Evite comer em barraquinhas de praia ou
de rua, locais que você desconhece as condições de higiene, e não sabe por
quanto tempo aquele alimento ficou fora da geladeira."
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/contaminacao-alimentos.htm
ESCOLA
MUNICIPAL:___________________________________________________________________________
ALUNO (A):________________________________________________________________TURMA/ANO:_______
ATIVIDADE 1
Esta atividade
tem como objetivo trabalhar a percepção dos alunos em assimilar o vídeo e
refletir sobre o assunto assistido, respondendo as questões selecionadas
abaixo.
O vídeo é uma
reportagem da Edição Saúde - Dr. Bactéria e os perigos da contaminação dos
alimentos disponível em http://www.youtube.com/watch?v=zzOSljLklqU
1) Explique a
frase: no preparo da comida pode esconder um inimigo invisível.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Qual a
possível causa da contaminação de alimento por micro-organismo que provocam
doenças?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Qual o setor
do supermercado que mais requer cuidados com os alimentos? Justifique a sua
resposta.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Qual a
importância das embalagens nos produtos alimentícios?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Qual o
possível local mais contaminado de uma casa? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Como podemos
proceder para limpar a bucha da cozinha?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA URBANA
BIKE
História da bicicleta
Tudo começou com a "draisiana", o primeiro meio de transporte a
utilizar duas rodas. Ela foi inventada pelo alemão Karl von Drais, em 1817, e
tinha uma espécie de viga de madeira com duas rodas ligadas e alinhadas no
sentido de giro, um banco e uma alavanca. Para mover-se, o usuário “patinava”
sobre o chão, empurrando os pés alternadamente.
Draisiana: precursora da bicicleta não parecia muito confortável
E o que aconteceu? A draisiana foi um sucesso! E, como ela ficou
conhecida, muita gente tentou melhorá-la. Uma adaptação com pedais surgiu em
1839, criada pelo ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan e que, mesmo
funcionando bem, não se popularizou. Diversos modelos com pedais foram
desenvolvidos nos anos seguintes por diferentes inventores, mas apenas em 1864
foi criada a primeira empresa que construía bicicletas com pedais, aberta por
Pierre Michaux - ela desenvolveu um modelo a partir da draisiana que foi
batizado como "velocípede".
Com a revolução industrial, esse meio de locomoção se popularizou
e foi se desenvolvendo até o modelo que utilizamos hoje em dia. A bicicleta foi de grande
importância para o desenvolvimento do transporte, sendo uma das bases até para
a criação do automóvel.
No Brasil
No final do século XIX, a bicicleta chegou ao
Brasil vinda da Europa. Os primeiros relatos de seu uso no país vêm da cidade
de Curitiba, no Paraná, onde já existia um clube de ciclistas organizado por
imigrantes da colônia alemã local desde 1895.
Até meados dos anos 1940, as bicicletas e suas peças eram
importadas, o que significava um custo elevado devido às dificuldades de
importação da época. Por conta da Segunda Guerra Mundial, com a substituição
das importações, empresas nacionais como Caloi, Monark e Irca passaram a
produzir grande parte das peças e, a partir da década de 1950, as bicicletas dessas marcas
começaram a ser produzidas integralmente no Brasil por causa de ações do
governo que dificultavam a importação de materiais.
A partir dos anos 2000, os governos de vários centros urbanos do
Brasil começaram a projetar investimentos em ciclovias, visando a redução
da poluição atmosférica. Assim, houve aumento no uso da bicicleta que, infelizmente,
gerou um crescimento do número de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas -
muito se deve à pouca estrutura oferecida aos ciclistas urbanos no país, mas
não é possível desconsiderar o papel da falta de informação e prudência de
motoristas, pedestres e até de alguns ciclistas.
Partes da bicicleta
Os materiais mais utilizados para a fabricação de bicicletas são o aço, o alumínio
e a fibra de carbono. Eles podem ser reciclados: os aros de alumínio podem
virar antenas de TV ou partes de panelas; banco, pedal e cobertura de guidão
são reaproveitados para a produção de embalagens; corrente de aço, guidão e
quadro podem virar matéria-prima para a construção civil.
Cada bicicleta difere
seus componentes de acordo com o desenho e função. Abaixo temos uma demonstração
de uma bicicleta comum
e suas principais partes:
1. Selim (sela, banco)
2. Canote de selim
3. Guidão
4. Mesa
5. Manetes de freio
6. Cabos de aço
7. Freio dianteiro
8. Pneu
9. Roda dianteira
10. Garfo
11. Pedal
12. Pedivela e engrenagem
13. Corrente (correia)
14. Roda livre e engrenagem
15.
Freio
traseiro
Benefícios da bicicleta para a saúde
Pedalar é uma das melhores formas de se exercitar. Se você ainda
não acha que vale a pena, motivos para ser convencido não faltam:
·
Pedalar
30 minutos por dia pode diminuir pela metade o risco de desenvolver diabetes e obesidade;
·
Causa
menos impacto nas articulações do que outras atividades físicas. Por ser um
exercício que se pratica sentado, o peso do corpo é distribuído e não
sobrecarrega nenhuma parte. É indicado para iniciantes na atividade física,
além de ser um ótimo exercício para quem está acima do peso;
·
Ajuda
a prevenir doenças cardíacas, infartos e pressão alta;
·
Promove
o bem-estar físico;
·
Aumenta
a qualidade de vida e reduz o risco de depressão;
·
Trabalha
os grandes grupos musculares das pernas, além de estimular a contração do
abdômen, ajudando a tonificar mais da metade do seu corpo;
·
Intensifica
a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos, aumentando a
performance nas relações sexuais (precisa mesmo de mais um motivo?);
·
Estimula
a liberação de endorfinas e os níveis de serotonina, fazendo o indivíduo ser
mais feliz e ter um sono saudável;
·
Reduz
o colesterol e triglicerídeos;
·
Diminui
a pressão arterial;
·
Melhora
o sistema imunológico;
·
Garante
boa forma e fôlego ao seu praticante.
Equipamento e proteção
A bicicleta funciona
como uma peça de roupa, tem que ser do tamanho certo para que a experiência de
sua utilização seja confortável e prazerosa. O mais indicado é que a pessoa vá até
uma loja e experimente o tamanho do quadro ideal, que pode variar de acordo com
o tamanho do usuário, do seu tronco, dos braços e a altura do seu “cavalo” (a
distância das solas dos pés até a região que vai apoiada no selim).
A escolha da bicicleta correta
também é importante e varia de acordo com o uso pretendido. Para pedalar na
praia, onde o terreno é plano, uma bicicleta sem marchas, ou seja, mais leve, é
uma ótima opção. Na cidade, uma bicicleta com
21 ou 24 marchas atende bem o ciclista para que ele possa encarar as retas e
ladeiras.
Procure uma loja especializada, que possua pessoas capacitadas
para tirar suas dúvidas e indicar qual tamanho e tipo de bicicleta são mais adequados para
você.
A utilização de equipamentos de segurança também é importante para
diminuir a chance de acidentes e seus impactos, caso ocorram. Capacetes são
essenciais para a proteção do ciclista e devem ser ajustáveis, para que fiquem
bem presos à cabeça. Óculos de proteção são importantes para proteger nossos olhos
da poluição do ambiente urbano, de pequenos objetos (insetos ou “pedrinhas”),
dos raios UV emitidos pelo sol e de reflexos que atrapalham a visão.
Um tênis ou calçado adequado também é essencial para que a pessoa
não escorregue no pedal. Mantenha o cadarço bem preso para que ele não
enrosque.
Em algumas cidades, como Londres, é comum observar a utilização de
máscara de proteção para evitar a poluição do trânsito; essa medida fica a
critério do ciclista, que pode se sentir incomodado utilizando a máscara, mesmo
ela sendo recomendada por especialistas.
Outros equipamentos de proteção como luvas, buzina, refletivos,
faróis e espelhos retrovisores podem ser adquiridos a fim de garantir mais
proteção e conforto para o usuário. Lembre-se de não utilizar fones de ouvido
durante a atividade: eles podem tirar sua atenção de algum eventual aviso
sonoro como buzinas ou gritos de pessoas
https://www.ecycle.com.br/2831-bicicleta
10 Benefícios da Bike para o Meio Ambiente
Os transportes conscientes estão ganhando cada vez mais espaço e força
nas grandes cidades. A bicicleta deixou de ser apenas lazer e esporte para
voltar a ser meio de transporte e, dessa forma, se mostra uma excelente
alternativa de locomoção. Reunimos aqui 10 benefícios da bike para o meio
ambiente:
1. Emissão zero de CO2. Chega de aquecimento
global!
Dentre os principais responsáveis pela emissão de CO2 na atmosfera estão
os veículos automotores. Ao optar pela bicicleta como transporte, você deixa de emitir
qualquer gás do efeito estufa e outros componentes dos combustíveis fósseis. Os
gases do efeito estufa bloqueiam a saída da radiação solar, que não é absorvida
pela natureza e que, em estado normal, deveria voltar para o espaço. Porém,
essa massa de calor permanece na atmosfera causando o aquecimento global.
2. Economia na certa! Chega de posto de gasolina
Além de ser bom para o bolso, não consumir gasolina é ótimo para o meio
ambiente. A gasolina e o diesel são derivados do petróleo e sua queima, resulta
em CO2, que – por sua vez –, atinge a camada de ozônio, alavancando o processo
citado no item 1. Além disso, deixamos de ser reféns das oscilações de
preços dos postos e incentivar a indústria petrolífera.
3. Você é o trânsito
Podem notar que nos horários em que o trânsito está parado, grande parte
dos carros tem uma pessoa só. É um desperdício de espaço, não é? A bicicleta,
por ser bem menor que qualquer veículo automotivo, evita engarrafamentos. Além
de, nessas situações, a locomoção de bicicleta se tornar bem mais
rápida. Abram caminhos, queremos passar com nossas bikes!
4. Mais saúde e qualidade de vida
Exercícios físicos melhoram a saúde da gente. Otimizar tempo nos dias de
hoje é, muitas vezes, imprescindível. Ou seja, aproveitar o tempo do transporte
se exercitando é a melhor saída para aqueles que têm a rotina apertada.
Contribuindo para a boa saúde, diminui-se a necessidade do uso de medicamentos.
A bicicleta melhora a qualidade de vida de toda a população.
5. Fácil de reciclar
A bicicleta melhora a qualidade de vida de toda a população. É muito
mais prática do que um carro. Poucas peças, pouco material e tudo facilmente
reciclável.
6. Silêncio no trânsito
As bicicletas estão livres de poluição sonora, especialmente, nas grandes
cidades e na hora do rush. Imagina as vias sem o barulho de motor,
buzinas, escarpamento? Um sonho
7. Sinônimo de autonomia
Tem coisa melhor do que saber exatamente a hora que você vai
chegar? Só depende de você e de sua força de vontade! Independe do
trânsito, independe do ônibus passar ou não, do táxi cancelar a corrida, do
metrô estar parado…
8. Sem problemas para estacionar
Com uma boa corrente, em qualquer cantinho você estaciona sua bike. Sem ter
que dar voltas e voltas no quarteirão atrás de vaga, sem ter que gastar
dinheiro com estacionamento, sem ter que pagar pela Zona Azul…
9. Transforma a relação indivíduoXambiente
Andar de bicicleta aumenta a sensação de ser parte – ativa – da cidade. Cruzar
com ciclistas pelas ruas e trocar olhares, cumprimentos, ‘bom dia’s, ‘boa
noite’s. Explorar cada canto, notar cada detalhe. A bicicleta demanda atenção e
estar atento à cidade que moramos é uma atitude transformadora! Atenção:
Vamos pedalar com segurança. Lembre-se sempre de usar capacete, lanterna,
farol, buzina, sinalizador e não fique com fone de ouvido.
10. Novos espaços
Compare uma área com 10 carros e uma área com 10 bicicletas. O ganho de
espaço com a substituição do carro pela bicicleta pode ser destinado a inúmeros
outros fins.
https://blog.positiva.eco.br/10-beneficios-da-bike/#:~:text=Emiss%C3%A3o%20zero%20de%20CO2.&text=Ao%20optar%20pela%20bicicleta%20como,deveria%20voltar%20para%20o
Escola: _____________________________________Data: _________Ano/ Turma: _________ Professor (a): ________________________________Componente Curricular: Educação Física Aluno (a): ________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: Práticas Corporais
de aventura Urbana (Bike) História, principais
partes, benefícios para a saúde, equipamentos de segurança e riscos |
ATIVIDADE
1.
Leitura e reflexão do
texto:
O uso da bicicleta no Brasil
A utilização da bicicleta como meio de locomoção no Brasil
ainda conta com poucos adeptos, em comparação com países como Holanda e
Inglaterra, por exemplo, nos quais a bicicleta é um dos principais veículos nas
ruas. Apesar disso, cada vez mais pessoas começam a acreditar que a bicicleta
é, numa comparação entre todos os meios de transporte, um dos que oferecem mais
vantagens.
A bicicleta já pode ser comparada a carros, motocicletas e
a outros veículos que, por lei, devem andar na via e jamais na calçada.
Bicicletas, triciclos e outras variações são todos considerados veículos, com
direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores.
Alguns dos motivos pelos quais as pessoas aderem à
bicicleta no dia a dia são: a valorização da sustentabilidade, pois as bikes
não emitem gases nocivos ao ambiente, não consomem petróleo e produzem muito
menos sucata de metais, plásticos e borracha; a diminuição dos
congestionamentos por excesso de veículos motorizados, que atingem
principalmente as grandes cidades; o favorecimento da saúde, pois pedalar é um
exercício físico muito bom; e a economia no combustível, na manutenção, no seguro
e, claro, nos impostos.
No Brasil, está sendo implantado o sistema de
compartilhamento de bicicletas. Em Porto Alegre, por exemplo, o BikePOA é um
projeto de sustentabilidade da Prefeitura, em parceria com o sistema de Bicicletas
SAMBA, com quase um ano de operação. Depois de Rio de Janeiro, São Paulo,
Santos, Sorocaba e outras cidades espalhadas pelo país aderirem a esse sistema,
mais duas capitais já estão com o projeto pronto em 2013: Recife e
Goiânia. A ideia do compartilhamento é semelhante em todas as cidades. Em Porto
Alegre, os usuários devem fazer um cadastro pelo site. O valor do passe mensal
é R$ 10 e o do passe diário, R$ 5, podendo-se utilizar o sistema durante todo o
dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. Em todas as cidades que já aderiram
ao projeto, as bicicletas estão espalhadas em pontos estratégicos.
A cultura do uso da bicicleta como meio de locomoção não
está consolidada em nossa sociedade. Muitos ainda não sabem que a bicicleta já
é considerada um meio de transporte, ou desconhecem as leis que abrangem a
bike. Na confusão de um trânsito caótico numa cidade grande,
carros, motocicletas, ônibus e, agora, bicicletas, misturam-se, causando,
muitas vezes, discussões e acidentes que poderiam ser evitados.
Ainda são comuns os acidentes que atingem ciclistas. A
verdade é que, quando expostos nas vias públicas, eles estão totalmente
vulneráveis em cima de suas bicicletas. Por isso é tão importante usar capacete
e outros itens de segurança.
A maior parte dos motoristas de carros, ônibus,
motocicletas e caminhões desconhece as leis que abrangem os direitos dos
ciclistas. Mas muitos ciclistas também ignoram seus direitos e deveres.
Alguém que resolve integrar a bike ao seu estilo de vida e
usá-la como meio de locomoção precisa compreender que deverá gastar com alguns
apetrechos necessários para poder trafegar. De acordo com o Código de Trânsito
Brasileiro, as bicicletas devem, obrigatoriamente, ser equipadas com campainha,
sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho
retrovisor do lado esquerdo.
(Bárbara
Moreira, http://www.eusoufamecos.net. Adaptado)
02. De acordo com o texto, como está o uso da bicicleta
enquanto meio de locomoção nas metrópoles brasileiras?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Por que a bicicleta já pode ser comparada
a carros, motocicletas e a outros veículos?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. Quais os motivos pelos quais as pessoas
aderem à bicicleta no dia a dia?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. Para integrar a bike ao seu estilo de vida
e usá-la como meio de locomoção precisa compreender que deverá gastar com
alguns apetrechos necessários para poder trafegar. De acordo com o Código de
Trânsito Brasileiro, como devem ser as bicicletas?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. A cultura do uso da bicicleta como meio de
locomoção não está consolidada em nossa sociedade. Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. No Brasil, está sendo implantado o sistema
de compartilhamento de bicicletas. Como funciona este projeto e quais as
cidades que já aderiram a este sistema?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escola: ________________________________________Data: _________Ano/ Turma: ___ Professor (a):
________________________________Componente
Curricular: Educação Física Aluno (a): ________________________________________________________________ |
Objetos de Conhecimento: Práticas Corporais de aventura Urbana (Bike) História, principais partes, benefícios para a
saúde, equipamentos de segurança e riscos |
ATIVIDADE
01) Pedalar e uma das melhoras
formas de se exercitar, cite os benefícios destas práticas.
a) diminui a qualidade de vida
b) aumenta o risco de doenças cardíacas
c) promove o bem estar físico
d) aumenta o risco de hipertensão arterial
02) Qual a parte presente
no guidão da bicicleta serve para diminuir a velocidade?
a) freio
b) corrente
c) buzina
d) engrenagem
03) Qual foi a primeira
cidade no Brasil que teve relatos sobre o uso de bicicletas?
a) Salvador
b) Rio de Janeiro
c) Belo Horizonte
d) Curitiba
04) Em qual ano foi desenvolvida
a primeira bicicleta?
a) 1817
b) 1940
c) 1918
d) 1900
05) Qual o nome da peça
localizada no guidão, que pode ser de plástico ou alumínio?
a) pneu
b) garfo
c) manetes de freio
d) pedivela
06)
Em que ano foi feita a primeira bicicleta com pedal?
a) em 1817
b) no ano de 1895
c) em 1839
d) no ano de 1940
07)
Qual parte da bicicleta possui um material de borracha que que é usado para o
movimento da bike?
a) selin
b) correntes
c) cabos de aço
d) pneu
08)
Qual o nome da peça de metal que é o eixo da roda dianteira?
a) garfo
b) cabo de aço
c) pedal
d) pedivela
09)
Analise a imagem abaixo da bicicleta e escreva os nomes das partes indicadas em
cada número.
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
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