PLANEJAMENTO
ANUAL
6º
ANO-2023
PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 2023 ESCOLA: PROFESSOR
(A):
ANO:
6º ANO OBJETIVO DA ÁREA: A Educação Física, enquanto componente
curricular contribui para a formação dos alunos por meio da apreensão dos
conhecimentos específicos que favorecem a aquisição de competências motoras,
a ampliação do repertório de movimentos e o hábito da prática regular de
atividades físicas, integrados a conhecimentos gerais contextualizados às
temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e
ambientais. COMPETÊNCIAS GERAIS DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas
manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também
participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa,
reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para
se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos,
resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e
coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer
escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com
liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a
resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o
respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da
diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades,
culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com
autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação,
tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA ÁREA DE
LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL 1. Compreender as linguagens como construção
humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e
valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de
subjetividades e identidades sociais e culturais. 2. Conhecer e explorar
diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em
diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas
possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção
de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. 3. Utilizar diferentes
linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita),
corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e
produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à
cooperação. 4. Utilizar diferentes
linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os
direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em
âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do
mundo contemporâneo. 5. Desenvolver o senso
estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações
artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas
pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de
práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção
artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e
culturas. 6. Compreender e utilizar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias,
produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e
coletivos. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Considerando
esses pressupostos, e em articulação com as competências gerais da BNCC e as
competências específicas da área de Linguagens, o componente curricular de
Educação Física deve garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas
relacionadas a seguir: 1. Compreender
a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização
da vida coletiva e individual. 2. Planejar e empregar estratégias para
resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas
corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural
nesse campo. 3. Refletir, criticamente, sobre as relações
entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença,
inclusive no contexto das atividades laborais. 4. Identificar a multiplicidade de padrões
de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente,
os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e
preconceituosas. 5. Identificar as formas de produção dos
preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos
discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes. 6. Interpretar e recriar os valores, os
sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem
como aos sujeitos que delas participam. 7. Reconhecer as práticas corporais como
elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos. 8. Usufruir das práticas corporais de forma
autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as
redes de sociabilidade e a promoção da saúde. 9. Reconhecer o acesso às práticas corporais
como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua
realização no contexto comunitário. 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e
criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e
práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o
protagonismo. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS Fica estabelecido que os
educadores ofereçam aos estudantes oportunidades de desenvolver os cinco
grandes domínios que são entendidos como
cinco macro competências, e em cada um deles localizam-se diversas
competências mais específicas, fortemente relacionadas entre si. Autogestão: determinação, organização, foco, persistência e
responsabilidade. Engajamento com os outros: iniciativa social,
assertividade, entusiasmo. Amabilidade: empatia, respeito e confiança. Resiliência Emocional: tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância a
frustração. Abertura ao novo: curiosidade para aprender, imaginação criativa,
interesse artístico. TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES Na educação, os temas
integradores são fundamentais para o trabalho pedagógico interdisciplinar e
contextualizado, são propostas que dizem respeito a questões que atravessam
as experiências de vida e interferem na construção da identidade do indivíduo
envolvendo teoria e prática. São temas que perpassam às experiências dos
sujeitos, envolvendo o ambiente, a ética e a criticidade sobre o mundo em sua
volta. Dessa forma na BNCC, os Temas
Contemporâneos Transversais foram ampliados para quinze e distribuídos em
seis macro áreas deixando de serem recomendações facultativas, tornando-se
essenciais e obrigatórias conforme as Resoluções CNE/CEB Nº 7/2010 E Nº 12/2012.
São elas: Meio Ambiente (Educação Ambiental, Educação para o consumo),
Economia (Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal) Saúde (Saúde,
Educação alimentar e Nutricional) Cidadania e Civismo (Vida Familiar e social, Educação para
o Trânsito, Educação em Direitos da Criança e do Adolescente, Processo de
envelhecimento, Respeito e Valorização do Idoso) Multicuturalismo
(Diversidade cultural, Educação para valorização do multicuturalismo nas
matrizes históricas e culturais brasileiras), Ciências e Tecnologia) METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM Os conteúdos selecionados, organizados e
sistematizados devem promover uma concepção científica de mundo, a formação
de interesses e a manifestação de possibilidades e aptidões para conhecer a
natureza e a sociedade. Partimos do pressuposto de que não existem
fórmula mágica ou receitas prontas de como ensinar, porque o ensino, como um
processo de construção coletiva, é mediado pela relação
professor/aluno/conhecimento. Nesse sentido, há de se considerar, no cotidiano
de nossas aulas, a possibilidade de alterar o planejamento previsto por meio
de intervenções criativas e inovadoras que facilitem a aprendizagem dos
alunos de maneira prazerosa e significativa. O compromisso da área da Educação Física com
a formação cidadã demanda que o processo ensino-aprendizagem seja orientado,
sobretudo, pelos seguintes princípios metodológicos: • Reconhecimento
e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos – Esse
princípio, fundamentado no reconhecimento do aluno como sujeito do processo
educativo, é essencial não só para conhecer melhor suas necessidades e os
interesses e ampliar as possibilidades de construção de novas aprendizagens,
como também para motivar o seu efetivo envolvimento e participação nas aulas.
• Consideração
da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva – O
reconhecimento da diversidade, além de ser a essência dos princípios da
democracia e da estética, é também uma das diretrizes da educação nacional.
No contexto do ensino da Educação Física, esse princípio desafia-nos a
desenvolver uma prática pedagógica não discriminatória entre meninos e
meninas, independentemente da classe social, do grupo étnico e do credo religioso
a que pertencem ou do nível de aptidão física ou mental que possuem. • Integração
teoria-prática – É importante ressaltar que os conhecimentos, no ensino
da Educação Física demanda a criação de estratégias metodológicas que
estimulem o aluno a apreender o conhecimento pelo processo de
ação-reflexão-ação. Para tanto, faz-se necessário problematizar a vivência
corporal dos alunos nas brincadeiras, nos jogos, nas danças, nas ginásticas,
nos esportes, enfim, em todas as suas manifestações corporais, imprimindo-lhes
sentidos e significados educativos. Assim, as práticas corporais deixam de
ser vistas como um “fazer pelo fazer”, ou seja, como uma atividade desprovida
de significado e intencionalidade educativa, e passam a ser percebidas como
conhecimentos importantes e necessários à formação humana do educando,
principalmente para a vivência plena de sua corporeidade. • Interdisciplinaridade
– No contexto do processo educativo, esse princípio instiga-nos a repensar e
re-significar nossa prática pedagógica e desafia-nos a superar a
desarticulação entre os diferentes componentes curriculares e entre esses
saberes e a vida cotidiana dos alunos.
Esse enfoque de ensino nos desafia não só a
articular as disciplinas entre si, mas também a relacioná-las com o cotidiano
da vida dos alunos. Essa é uma forma que temos, como professores, de tornar o
ensino significativo e prazeroso. O
trabalho por projetos é alternativa capaz de viabilizar ações coletivas e a
interdisciplinaridade no interior da escola. • Articulação
coerente entre objetos de conhecimento, métodos e recursos didáticos – É
imprescindível garantir a articulação entre objetos de conhecimento e métodos
de ensino, na opção didática que se fizer para que o ensino alcance as
habilidades e os objetivos propostos. Assim, os professores poderão utilizar,
dentre outros, os seguintes recursos didáticos e estratégias de ensino: -Análise e criação de imagens e sons
(filmes, vídeos, fotografias, desenhos, pinturas, propagandas, músicas,
charges, tirinhas, murais, documentários); de objetos (troféus, medalhas,
certificados, diplomas, maquetes, cenários,); de textos (livros, mapas
conceituais, contos, crônicas, jornais, revistas, poesias, histórias,
paródias), dentre outros; -Pesquisa, trabalho, relatórios, entrevista,
júri simulado, seminário, palestra; oficina, campeonatos, torneios, desafios,
excursões, debate, feir as e eventos artísticos e culturais, dentre
outros. AVALIAÇÃO
I
TRIMESTRE UNIDADES
TEMÁTICAS: Esporte, Saúde,
Lazer e estilo de vida. TEMAS INTER CURRICULARES OBJETOS DE CONHECIMENTO TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES Valores em pauta: Aprendizagem
significativas e inovadoras em sala de aula. (01/03 a 07/04) ·
O que é Educação Física? ·
O que é Fair Play? ·
Esporte de
invasão ou territorial (FUTEBOL) História-contextualização Reconhecimento do campo e suas marcações. Saúde Ciência e Tecnologia Projeto de Vida Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (10/04
a 26/05) Saúde,
Lazer e estilo de vida: ·
Antropometria ·
Higiene alimentar
Cuidado na compra dos alimentos; Cuidado na manipulação; Cuidado na cozinha. ·
Doenças causadas
por uma má higienização dos alimentos. Cidadania e Civismo Ciência e Tecnologia Projeto de Vida Meio Ambiente Economia HABILIDADES (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico-
combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico-
combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas
básicas e respeitando regras. (EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e
táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e
técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para
praticar de forma específica. (EF06EF09IT) Conhecer
a origem do futebol identificando
o campo e suas marcações. (EF67EF32BA) Construir,
coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a
participação de todos nas práticas corporais/atividades físicas, com o
objetivo de promover a saúde e o lazer ativo. (EF67EF33BA) Compreender os
diversos paradigmas contemporâneos do ser humano e sua corporeidade, a partir
das discussões sobre as questões da saúde, do lazer ativo e atividade física,
oportunizando a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis. (EF06EF19IT) Identificar as doenças
causadas pela má higienização. II
TRIMESTRE UNIDADES TEMÁTICAS: Práticas
corporais de aventura, Esportes, Ginásticas. TEMAS INTER CURRICULARES OBJETOS DE CONHECIMENTO TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!” (29/05 a 10/06) Práticas
corporais de aventura Urbana (BIKE) ·
História/Origem ·
Principais partes ·
Benefícios para a saúde ·
Ciclistas de Itamaraju ·
Equipamentos de segurança e riscos Meio ambiente Economia Saúde Ciência e tecnologia Cidadania e Civismo Educação para o trânsito Consumidor
consciente empreendedor eficiente. (12/06
a 04/08) Esporte de
Invasão ou Territorial (FUTSAL) ·
História-contextualização ·
Reconhecimento da quadra e suas marcações. Esportes
Técnicos Combinatórios (GINÁSTICA
RÍTMICA) ·
História e Evolução ·
Principais movimentos ·
Capacidades físicas ·
Adaptação dos materiais da GR Saúde Ciência e tecnologia Multiculturalismo Meio ambiente Leitura,
escrita em movimento. Ginástica de
condicionamento físico (GINÁSTICA LABORAL) ·
História ·
Classificação Esporte de
precisão (BOLICHE) ·
História-contextualização ·
Regras Saúde Ciência e tecnologia Multiculturalismo Meio ambiente HABILIDADES (EF67EF18) Experimentar e
fruir diferentes práticas
corporais de aventura urbanas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. (EF67EF19) Identificar os
riscos durante a realização de práticas corporais de aventura urbanas e
planejar estratégias para sua superação. (EF67EF20) Executar
práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio público e utilizando
alternativas para a prática segura em diversos espaços. (EF67EF21) Identifica a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de
recriá-las, reconhecendo ascaracterísticas(instrumentos,
equipamentos de segurança, indumentária,
organização) e seus tipos de práticas. (EF06EF16IT) Identificar grupos de
ciclistas que realizam essa prática corporal na cidade, bem como os
benefícios que a prática da bike traz para a
saúde. (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes de marca,
precisão, invasão e técnico- combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e
o protagonismo. (EF67EF04) Praticar um ou mais esportes de marca,
precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos pela escola, usando
habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. (EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para
solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca,
precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas
escolhidas para praticar de forma específica. (EF67EF06) Analisar as transformações na organização e
na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e
comunitário/lazer). (EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de
esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos
comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução,
prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. (EF06EF08IT) Entender o contexto
histórico do esporte de invasão futsal identificando a quadra e suas
marcações. (EF06EF11IT) Analisar a evolução histórica da ginástica rítmica utilizando os principais
movimentos que solicitem diferentes capacidades físicas e as sensações
provocadas pela sua prática. (EF67EF08) Experimentar e fruir
exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas,
identificando seus tipos (força, velocidade,
resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática. (EF67EF09) Construir,
coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a
participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo
de promover a saúde. (EF06EF07IT) Discutir a história do boliche,
construindo estratégias de criação ou adaptação de materiais para confecção,
experimentando e respeitando as regras desse esporte de precisão. III
TRIMESTRE UNIDADES TEMÁTICAS: Esporte, Jogos e brincadeiras,
Lutas, Danças. TEMAS INTER CURRICULARES OBJETOS DE CONHECIMENTO TEMAS CONTEMPORÂNEOS/ INTEGRADORES Leitura, escrita em movimento (04/09 a
30/09) Esporte de marca
(ATLETISMO) ·
História ·
Corridas/saltos (SISTEMA
ESQUELÉTICO) ·
Função/divisão/principais ossos ·
Fraturas ósseas no atletismo Saúde Ciência e
tecnologia Multiculturalismo Economia (02/10
a 24/11) Jogos
eletrônicos Brincadeiras e
jogos populares do Brasil e do mundo ·
História/Evolução ·
Tipos de jogos (lúdico Lutas do Brasil
(CAPOEIRA) ·
Aspectos históricos culturais ·
Capoeira da Angola e Capoeira Regional ·
Preconceito da prática da modalidade ·
Movimentos de ataque e defesa Danças urbanas
(HIP HOP) ·
História/Origem ·
Elementos constitutivos ·
Forma, espaço e tempo Saúde Multiculturalismo Meio ambiente Ciência e
tecnologia Cidadania e civismo HABILIDADES (EF67EF03) Experimentar e
fruir esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios,
valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. (EF67EF04) Praticar um ou
mais esportes de marca, precisão, invasão e técnico- combinatórios oferecidos
pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras. (EF67EF05) Planejar e
utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto
nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas
modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica. (EF06EF04IT) Conhecer a origem do esporte de marca atletismo, bem como diferenciar
os tipos de corridas e saltos. (EF06EF05IT) Conhecer os
fatos históricos dos desportistas praticantes do atletismo em Itamaraju-BA.
(EF06EF06IT) Perceber a função, divisão e os principais ossos do sistema esquelético compreendendo as fraturas ósseas decorrentes no esporte de marca atletismo. (EF67EF01) Experimentar e fruir,
na escola e fora dela,
jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e
significados atribuídos a eles por diferentes
grupos sociais e etários. (EF67EF02) Identificar as
transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos
avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por
esses diferentes tipos de jogos . (EF67EF03BA)
Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na
escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e
africana, e demais. (EF06EF01IT)
Refletir
sobre os jogos eletrônicos e o desenvolvimento do aspecto
lúdico. (EF06EF02IT)
Experimentar
algumas brincadeiras e jogos
populares do Brasil
identificando as suas características. (EF06EF03IT)
Pesquisar
a historicidade das brincadeiras ejogos
populares, resgatando e compreendendo suas origens e
evolução ao longo do tempo, refletindo sobre os aspectos socioculturais que
influenciaram a criação dos mesmos. (EF67EF14) Experimentar,
fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e
integridade física, bem como as
dos demais. (EF67EF15) Planejar e
utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o colega como
oponente. (EF67EF16) Identificar
as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos,
indumentária, materiais, instalações,
instituições) das lutas do Brasil. (EF67EF17) Problematizar
preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo
alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na
equidade e no respeito. (EF67EF28BA) Compreender a
capoeira como jogo, dança e seu significado como patrimônio imaterial. (EF67EF29BA) Identificar e compreender a relevância social dos grandes mestres
da capoeira, com ênfase na Bahia. (EF06EF14IT) Analisar os aspectos histórico-culturais identificando
a capoeira como elemento cultural do movimento humano brasileiro a partir dos seus aspectos histórico-sociais; (EF67EF11) Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus
elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos). (EF67EF12) Planejar e utilizar
estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas. (EF67EF13) Diferenciar as danças
urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando
os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais. (EF06EF13IT) Conhecer o
contexto histórico do Hip hop experimentando e recriando essa dança urbana. FAIR PLAY E ÉTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBSERVAÇÕES: As
habilidades a serem desenvolvidas aparecem por ordem de objetos de
conhecimentos trabalhados.
O processo de avaliação se dará através conceitos de
acordo a Resolução CMEI Nº 001/2022, aprovada pelo Conselho Municipal de
Educação em 19/05/2022, disposto no capítulo VI sobre o Ensino Fundamental
Anos Iniciais e Anos Finais.
Art. 35-Usar-se-à no Ensino Fundamental anos iniciais e
finais, conceitos como instrumento de registro, com o intuito de informar os
resultados obtidos no processo de ensino aprendizagem.
I-Constituição dos seguintes conceitos para fins de
atividades avaliativas:
S-SATISFATÓRIO: O aluno alcançou os objetivos determinados pelo
componente curricular, em relação às atividades avaliativas, assim como
inerentes aos bloco/ano que está inserido.
PS-PARTICALMENTE
SATISFATÓRIO: O aluno alcançou em nível médio em relação
aos objetivos determinados para o componente curricular, inerentes aos
bloco/ano que está inserido, assim como, em relação à atividade avaliativa
desenvolvida, porém precisa aperfeiçoar o seu resultado.
NS-NÃO
SATISFATÓRIO: Aplicar-se-á quando o aluno não alcançou
resultados satisfatórios em relação aos objetivos propostos pelo professor em
determinadas atividades avaliativas dos componentes curriculares, assim como,
inerentes aos bloco/ano que está inserido.
Art. 36- Nos anos finais do Ensino
Fundamental será promovido para o ano seguinte o aluno que até o terceiro trimestre
atingir os conceitos PS e S. Caso não atingir esses dois conceitos será submetido
à recuperação final.
Cuidado na armazenagem;
Saúde
Economia
(07/08 a 01/09)
Economia
Territorialidade, identidade étnica e multiculturalismo no Bicentenário da independência
da Bahia.
·
Trabalhar os valores através do fair play no esporte e
na vida;
·
Refletir sobre as atitudes que possam ser aplicadas
para que tenhamos o jogo limpo nos espaços.
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