6º ano - XV Sequência didática

 

XV SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

 

Tema intercurricular: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais.

Tema integrador: Educação para a Diversidade em Direitos Humanos

 

 

Unidade Temática:

Números

Objetos de Conhecimento: Frações

Ano:6º                    Período: 22/11 a 03/12/2021          Nº. de Aulas: 08

   HABILIDADE

(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 22 a 26/12/2021

 

1ª e 2ª aulas: Os números racionais na forma de fração

 

1º momento

● Solicitar que leiam o texto: Planeta Azul, da página 146, as informações da página 149 e observem as imagens

● A seguir questionar:

• Qual é o nome da aeronave que levou o primeiro ser humano ao espaço?

• Quantos minutos durou a viagem?

Chamar a atenção dos alunos para que percebam que, em 1961, a tecnologia não era tão avançada como hoje. Além disso, se julgar conveniente, comentar que o primeiro satélite artificial, chamado Sputnik, foi lançado em 1957, também pela então União Soviética. Explicar a eles que satélites artificiais são equipamentos enviados ao espaço, permanecendo em órbita do Sol, da Terra ou

de outro planeta, e que são importantes para pesquisas científicas, para as telecomunicações e para a defesa do território nacional.

Em relação ao último item, verificar se os alunos tomaram como base as informações do texto. Propor a eles que observem a fotografia apresentada e respondam se concordam ou não com a frase

dita por Gagarin.

 

 

2º momento

● Apresentar a palavra FRAÇÃO e solicitar que falem o que entendem pela mesma.

● Comentar as respostas dadas

● Pedir que leiam os dois primeiros parágrafos da página 148

● Representar ¾ de forma explicita e comparar a dimensão de água do Planeta Terra: 3 partes de água para 1 de solo(terra).

● Definir:

Fração

Numerados

Denominador

● Apresentar imagens representando frações e sua respectiva leitura

● Definir e exemplificar, frações decimais, razão e quociente de uma divisão

● Orientar para fazer as atividades das páginas 150 e 151

 

3ª e 4ª aulas: População negra no Brasil e revisão de: Os números racionais na forma de fração

1º momento

● Corrigir as questões das páginas 150 e 151.

 

2º momento

● Apresentar os slides sobre a população negra no Brasil, em tela.

● De acordo cada slide apresentado fazer comentário e indagar respostas dos alunos.

● Pedir que os alunos pesquisem e apresentem na próxima aula, pessoas negras que destacaram ou destacam na sociedade (mencionar o nome e o que fez ou faz de destaque). Sugerir o site https://todosnegrosdomundo.com.br/negros-e-numeros-que-nos-representam-na-era-da-consciencia-negra/

● Orientar para fazer a atividade 01 (anexo).

 

 

Segunda semana: 29/11 a 03/12/2021

 

5ª e 6ª aulas: Fração de uma quantidade

 

1º momento

● Corrigir a atividade 01(anexo).

● Solicitar que os alunos apresentem suas pesquisas

 

2º momento

● Solicitar que leiam os dois primeiros parágrafos e a seguir pedir que calculem a fração correspondente às unidades federativas de cada região, igual o exemplo que fez com a Região do Nordeste.

• Região Norte:

• Região Centro-Oeste:

• Região Sudeste:

• Região Sul:

● Em seguida averiguar se os alunos lembram quais os estados que compõe cada região

● Orientar para fazer as atividades das páginas 153 e 154.

 

 

7ª e 8ª aulas: Fração de uma quantidade

 

1º momento

Corrigir a as atividades das páginas 153 e 154.

 

2º momento

● Desafiar os alunos a jogar em tempo real. Quem acertar primeiro vai pontuando. No final, ganha quem pontuar mais.

Acessar e jogar, quem finalizar um inicia outro

Quebra cabeça de fração: https://www.coquinhos.com/quebra-cabeca-de-fracao/play/

Representar as frações https://www.coquinhos.com/representar-as-fracoes/play/

Corrida de frações : https://www.coquinhos.com/corrida-de-representacao-de-fracao/play/

Outros: https://www.coquinhos.com/tag/jogos-de-fracoes/

 

RECURSOS:(X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x) Outros: celular, notebook;.

AVALIAÇÃO:(  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: 146 a 154

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: _____________________________ Escola: ___________________________________________

Referências https://todosnegrosdomundo.com.br/negros-e-numeros-que-nos-representam-na-era-da-consciencia-negra/

 

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/12809603/4322818/MIOLO5oANOWEB_45A66.pdf

 

 

ANEXOS

 

ATIVIDADE 01

 

1º) Observe que, na figura abaixo, o círculo representa a unidade:

a) Qual é a fração que a parte colorida da figura representa?

b) Qual é o numerador da fração?

c) Qual é o denominador da fração?

d) Compare o numerador da fração com o denominador. Qual é o menor?

2º) Qual é a fração que representa os pedaços consumidos na pizza?

3º) Represente em forma de fração:

4º) Escreva como se lê:

                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário