Tema
intercurricular: Pluralismo Cultural e
Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e
culturais. Tema integrador: Educação para
a Diversidade em Direitos Humanos |
Unidade Temática: Números |
Objetos de
Conhecimento: Frações |
|
Ano:6º Período: 22/11 a 03/12/2021 Nº. de Aulas: 08 |
|
HABILIDADE |
|
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações
associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão,
identificando frações equivalentes. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Desenvolver o
raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender
e atuar no mundo. 3. Compreender
as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da
Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de
outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade
de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima
e a perseverança na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social,
cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo
e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva. 5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências
culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem
entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas
ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade. 10. Agir pessoal
e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos,
sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade;
Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 22 a 26/12/2021 1ª e 2ª aulas: Os números racionais na forma de fração 1º momento ● Solicitar que leiam o texto: Planeta Azul, da
página 146, as informações da página 149 e observem as imagens ● A seguir questionar: • Qual
é o nome da aeronave que levou o primeiro ser humano ao espaço? •
Quantos minutos durou a viagem? Chamar
a atenção dos alunos para que percebam que, em 1961, a tecnologia não era tão
avançada como hoje. Além disso, se julgar conveniente, comentar que o
primeiro satélite artificial, chamado Sputnik, foi lançado em 1957, também
pela então União Soviética. Explicar a eles que satélites artificiais são
equipamentos enviados ao espaço, permanecendo em órbita do Sol, da Terra ou de
outro planeta, e que são importantes para pesquisas científicas, para as
telecomunicações e para a defesa do território nacional. Em
relação ao último item, verificar se os alunos tomaram como base as
informações do texto. Propor a eles que observem a fotografia apresentada e
respondam se concordam ou não com a frase dita
por Gagarin. 2º momento ● Apresentar a palavra FRAÇÃO e solicitar que falem o que entendem pela
mesma. ● Comentar as respostas dadas ● Pedir que leiam os dois primeiros
parágrafos da página 148 ● Representar ¾ de forma explicita e
comparar a dimensão de água do Planeta Terra: 3 partes de água para 1 de
solo(terra). ● Definir: Fração Numerados Denominador ● Apresentar imagens representando frações e
sua respectiva leitura ● Definir e exemplificar, frações decimais,
razão e quociente de uma divisão ● Orientar para fazer as atividades das
páginas 150 e 151 3ª e 4ª aulas: População negra no
Brasil e revisão de: Os
números racionais na forma de fração 1º momento ● Corrigir as questões das páginas 150 e 151. 2º momento ● Apresentar os slides sobre a população
negra no Brasil, em tela. ● De acordo cada slide apresentado fazer
comentário e indagar respostas dos alunos. ● ● Pedir que os alunos pesquisem e apresentem na
próxima aula, pessoas negras que destacaram ou destacam na sociedade
(mencionar o nome e o que fez ou faz de destaque). Sugerir o site https://todosnegrosdomundo.com.br/negros-e-numeros-que-nos-representam-na-era-da-consciencia-negra/ ● Orientar para fazer a atividade 01 (anexo). Segunda semana: 29/11 a 03/12/2021 5ª e 6ª aulas: Fração
de uma quantidade 1º momento ● Corrigir a atividade 01(anexo). ● Solicitar que os alunos apresentem suas
pesquisas 2º momento ● Solicitar que leiam os dois primeiros parágrafos
e a seguir pedir que calculem a fração correspondente às unidades federativas
de cada região, igual o exemplo que fez com a Região do Nordeste. • Região Norte: • Região Centro-Oeste: • Região Sudeste: • Região Sul: ● Em seguida averiguar se os alunos lembram
quais os estados que compõe cada região ● Orientar para fazer as atividades das
páginas 153 e 154. 7ª e 8ª aulas: Fração de uma
quantidade 1º momento ● Corrigir a as atividades das páginas 153 e 154. 2º momento ● Desafiar os alunos a jogar em tempo real. Quem
acertar primeiro vai pontuando. No final, ganha quem pontuar mais. Acessar e jogar, quem finalizar um inicia
outro Quebra cabeça de fração: https://www.coquinhos.com/quebra-cabeca-de-fracao/play/ Representar as frações https://www.coquinhos.com/representar-as-fracoes/play/ Corrida de frações : https://www.coquinhos.com/corrida-de-representacao-de-fracao/play/ Outros: https://www.coquinhos.com/tag/jogos-de-fracoes/ |
RECURSOS:(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; (X)
Vídeo; (X
) Computador; ( ) Jogos;
( ) Material pertinente ao experimento; (
) Informativos; ( x)
Outros: celular, notebook;. |
AVALIAÇÃO:( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: 146 a 154 ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( )
Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
|
Professor:
_____________________________ Escola:
___________________________________________
Referências
https://todosnegrosdomundo.com.br/negros-e-numeros-que-nos-representam-na-era-da-consciencia-negra/
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/12809603/4322818/MIOLO5oANOWEB_45A66.pdf
ANEXOS
ATIVIDADE
01
1º)
Observe que, na figura abaixo, o círculo representa a unidade:
a)
Qual é a fração que a parte colorida da figura representa?
b)
Qual é o numerador da fração?
c)
Qual é o denominador da fração?
d)
Compare o numerador da fração com o denominador. Qual é o menor?
2º) Qual é a fração que representa os
pedaços consumidos na pizza?
3º) Represente em forma de fração:
4º) Escreva como se lê:
Nenhum comentário:
Postar um comentário