6º ano - XIV Sequência didática

 

XIV  SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: "Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais”

Tema integrador:  Educação para a Diversidade em Direitos Humanos

Unidade Temática: Grandezas e medidas

Objetos de Conhecimento:Medidas de Massa; Medidas de Tempo; Medidas de Temperatura.

Ano: 6º.       Período: 08/11 a 19/11/2021Nº. de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF06MA24). Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 08 a 12/11/ 2021

1ª e 2ª aulas: Medidas de Tempo

1º momento

·         Iniciar a aula questionando sobre datas importantes para a nossa cidade.

24 /06 (São João)

26/09 (Santos Cosme e Damião)

05/10/1961 (emancipação de Itamaraju)

- Sugestão de vídeo: https://youtu.be/5IAQIS3pLAE (NOMES DOS MESES | HISTÓRIA CURIOSA)

·         Leitura e interpretação das páginas 130 e 131.

·         Utilizar o vídeo para ilustrar as medidas de tempo. https://www.youtube.com/watch?v=B-l5HEXoGnM

 

2º momento

Atividade da página 131, 132 e 133 (Analise a quantidade de questões necessárias para sua turma)

 

3ª e 4ª aulas: Medidas de Tempo

1º momento

·         Corrigir a atividade da página 131, 132 e 133.

·         Leitura e interpretação das páginas 134 e 135.

·         Utilizar o vídeo para ilustrar A história dos relógios: Do relógio de sol ao relógio atômico - A história dos relógios ( https://youtu.be/9TrduATxgyA )

2º momento

·         Atividade da página 136 e 137 (Analise a quantidade de questões necessárias para sua turma)

 

Segunda semana: 15 a 19/11/ 2021

 

5ª e 6ª aulas: Medidas de Temperatura

1º momento

·         Corrigir a atividade da página 136 e 137

·         .Leitura e interpretação das páginas 138 e 139.

·         Game Show Quiz - Temperatura: https://wordwall.net/resource/20222336/temperatura

 

2º momento

·         Atividade da página 140 e 141 (Analise a quantidade de questões necessárias para sua turma)

 

7ª e 8ª aulas: Revisão Medidas

1º momento

·         Corrigir a atividade da página 140 e 141

·         Atividade de Revisão (Anexo 01)  (Analise a quantidade de questões necessárias para sua turma)

·         Atividades Extras (Anexo 02) (Analise a quantidade de questões necessárias para sua turma)

 

2º momento

·         Corrigir as atividades Anexo 01 e 02

·         Finalizar o Capítulo com o Texto “Você Cidadão”, página 142 e 143. Alertando nossos estudantes sobre a prática de redução dos conteúdos das embalagens realizadas pelos fabricantes, trabalhando a competência geral 7 e à competência especifica 7 de matemática na BNCC, uma vez que o tema permite uma amplianção na discurssão dos direitos do consumidor, contribuindo para o desenvolvimento do consumo consciente e sustentável.

 

ANEXOS

 

Atividade de Revisão - Medidas. (Anexo 01)

 

1) Uma placa de isopor tem 2 cm de espessura. Camila empilhou 35 placas como essa. Qual é a altura dessa pilha de isopor?
a) 80 cm
b)
71 cm
c)
75 cm
d)
37 cm
e)
70 cm

 

2) Quando nasci tinha 56 centímetros. Hoje a minha altura é 1,46 m. Quantos centímetros cresci?

a) 75 cm                                       

b) 80 cm

c) 85 cm

d) 90 cm

e) 92 cm

 

3) Um serralheiro precisa partir uma barra de ferro com 8 metros em 4 pedaços do mesmo tamanho. Quanto medirá cada pedaço?

a) 2 m                                       

b) 4 m

c) 6 m

d) 8 m

 

4) Dos instrumentos abaixo, quais são usados para medir comprimento?

a) Fita métrica e termômetro

b) Fita métrica e Trena

c) Termômetro e trena

d) Fita métrica, termômetro e trena.

 

5) A tabela mostra as distâncias na estrada, em quilômetros, entre Itamraju e algumas cidades da região. Qual a cidade mais próxima de Itamaraju nessa tabela? E a mais distante?

Trajeto

Distância em Km

Itamaraju - Teixeira de Freitas

70 km

Itamaraju - Prado

51 km

Itamaraju - Eunapolis

108 km

Itamaraju - Porto Seguro

143 km

Itamaraju - Caravelas

101 km

Fonte: http://www.distanciasentrecidades.com/

6)  

7) O professora Sara saiu de casa às 8h 40min e demorou duas horas e quinze minutos fazendo as compras. Ela pretendia chegar a casa antes das 11 horas. Ela conseguiu realizar suas compras e chegar dentro do período pretendido?

 

8) Júlia comprou manteiga de garrafa e no rótulo, podia-se ler a seguinte inscrição; Após feita, pode ser consumida em até dois meses. FABRICADO EM: 15 JUL 2021 Qual a data de validade deste produto?

 

9) Na praça principal de uma cidade são realizadas feiras de artesanato em todos os domingos. Supondo que hoje é domingo e anteontem foi dia 5. Em quais dias deste mês acontecem as feiras de artesanato na praça principal?

a) 7, 14, 21, 28

b) 6, 13, 20, 27

c) 5, 12, 19, 26

d) 5, 14, 21, 28

 

10) O pai de Gabriela preparou um bolo e colocou-o no forno às 11:45 h . O bolo ficou pronto após 50 minutos. A que horas o bolo ficou pronto?

a) 11:05 h

b) 11:35 h

c) 11:50 h

d) 12:35 h

 

11) A aula de matemática do professor Alexandre começa às 7h e tem a duração de 1h e 10min? Qual a duração da aula em minutos?

A) 50 min.

B) 60 min.

C) 70 min.

D) 80 min.

 

12) Fabio está estudando medicina. O curso tem a duração de 12 semestres. Em quantos anos Fabio concluirá o seu curso?

A) 5 anos.

B) 7 anos

C) 6 anos.

D) 3 anos.

 

13) Maria está procurando um armário e encontrou uma promoção que será iniciada no 4º bimestre do mês. Qual alternativa que indica o mês da promoção.

A) Maio                 B) Julho                     C)Setembro                      D)Dezembro

 

14) Calebe viajou de férias para Gramado. Chegando lá, encontrou a seguinte temperatura:

IMG_256Seu corpo sentiu:

                                                       a) Calor.              b) Frio.                   

                                                       c) Nada.               d) Suor.

 

 

 

 

 

15)  Pedro apresentou uma “quentura” fora do normal em seu corpo. Sua mãe verificou a temperatura identificando a FEBRE.

"FEBRE é a elevação da temperatura para cima dos limites considerados normais (36 a 37,4 ºC)"

IMG_256Marque a temperatura que sua mãe encontrou:

a) 32ºC

b) 36ºC

c) 37ºC

d) 39ºC

 

16) Ontem a temperatura máxima na cidade de Itamaraju foi de 27ºC. Hoje a temperatura máxima será de 35 ºC. Qual é a diferença entre as temperaturas?

a) 3ºC              b) 27ºC                       c) 35ºC                        d) 5ºC                                     e) 8ºC

 

ATIVIDADES EXTRAS - (Anexo 02 )

20211104_211308.jpg

20211104_211330.jpg

20211104_211339.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário