XIV SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – MATEMÁTICA |
|
Tema intercurricular: "Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais” Tema integrador: Educação para a Diversidade em Direitos
Humanos |
Unidade Temática: Grandezas
e medidas |
Objetos de
Conhecimento:Medidas de Massa; Medidas de Tempo; Medidas de Temperatura. |
|
Ano: 6º.
Período: 08/11 a 19/11/2021Nº. de
Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06MA24). Resolver e elaborar problemas
que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área
(triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos
retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos
oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do
conhecimento. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das
necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos,
e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e
tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com
impactos no mundo do trabalho. 3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes
campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e
Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à
própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos,
desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções. 5. Utilizar processos e
ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para
modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de
conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia; Autoestima; Ética;
Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento;
Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 08 a 12/11/ 2021 1ª e 2ª aulas: Medidas de Tempo 1º momento ·
Iniciar a aula
questionando sobre datas importantes para a nossa cidade. 24
/06 (São João) 26/09
(Santos Cosme e Damião) 05/10/1961
(emancipação de Itamaraju) - Sugestão de vídeo: https://youtu.be/5IAQIS3pLAE (NOMES DOS MESES | HISTÓRIA CURIOSA) ·
Leitura e interpretação
das páginas 130 e 131. ·
Utilizar o vídeo para
ilustrar as medidas de tempo. https://www.youtube.com/watch?v=B-l5HEXoGnM 2º momento Atividade da página 131, 132 e 133 (Analise
a quantidade de questões necessárias para sua turma) 3ª e 4ª aulas: Medidas de Tempo 1º momento ·
Corrigir a atividade da
página 131, 132 e 133. ·
Leitura e interpretação
das páginas 134 e 135. ·
Utilizar o vídeo para
ilustrar A história dos relógios: Do relógio de sol ao relógio atômico - A história dos relógios ( https://youtu.be/9TrduATxgyA ) 2º momento ·
Atividade da página 136 e 137 (Analise a quantidade de questões
necessárias para sua turma) Segunda semana: 15 a 19/11/ 2021 5ª e 6ª aulas: Medidas de Temperatura 1º momento ·
Corrigir a atividade da
página 136 e 137 ·
.Leitura e
interpretação das páginas 138 e 139. ·
Game Show Quiz - Temperatura: https://wordwall.net/resource/20222336/temperatura 2º
momento ·
Atividade da página 140 e 141 (Analise a quantidade de questões
necessárias para sua turma) 7ª e 8ª aulas: Revisão
Medidas 1º momento ·
Corrigir a atividade da
página 140 e 141 ·
Atividade de Revisão (Anexo 01) (Analise a quantidade de questões necessárias para sua turma) ·
Atividades Extras (Anexo 02) (Analise a quantidade de questões necessárias para sua turma) 2º
momento ·
Corrigir as
atividades Anexo 01 e 02 ·
Finalizar o Capítulo com o Texto “Você Cidadão”, página 142 e 143.
Alertando nossos estudantes sobre a prática de redução dos conteúdos das
embalagens realizadas pelos fabricantes, trabalhando a competência geral 7 e
à competência especifica 7 de matemática na BNCC, uma vez que o tema permite
uma amplianção na discurssão dos direitos do consumidor, contribuindo para o
desenvolvimento do consumo consciente e sustentável. |
ANEXOS
Atividade de Revisão
- Medidas. (Anexo 01)
1) Uma placa de isopor tem 2 cm de espessura.
Camila empilhou 35 placas como essa. Qual é a altura dessa pilha de isopor?
a) 80 cm
b) 71 cm
c) 75 cm
d) 37 cm
e) 70 cm
2) Quando nasci tinha 56 centímetros. Hoje a minha altura é 1,46 m. Quantos
centímetros cresci?
a) 75 cm
b) 80 cm
c) 85 cm
d) 90 cm
e) 92 cm
3) Um serralheiro precisa partir uma barra de ferro com 8 metros em 4 pedaços
do mesmo tamanho. Quanto medirá cada pedaço?
a) 2 m
b) 4 m
c) 6 m
d) 8 m
4) Dos instrumentos abaixo, quais são usados para medir comprimento?
a) Fita métrica e termômetro
b) Fita métrica e Trena
c) Termômetro e trena
d) Fita métrica, termômetro e trena.
5) A tabela mostra as distâncias na estrada, em quilômetros, entre Itamraju e
algumas cidades da região. Qual a cidade mais próxima de Itamaraju nessa
tabela? E a mais distante?
Trajeto |
Distância em Km |
Itamaraju -
Teixeira de Freitas |
70 km |
Itamaraju - Prado |
51 km |
Itamaraju -
Eunapolis |
108 km |
Itamaraju - Porto
Seguro |
143 km |
Itamaraju -
Caravelas |
101 km |
Fonte: http://www.distanciasentrecidades.com/
6)
7) O professora
Sara saiu de casa às 8h 40min e demorou duas horas e quinze minutos fazendo as
compras. Ela pretendia chegar a casa antes das 11 horas. Ela conseguiu realizar
suas compras e chegar dentro do período pretendido?
8) Júlia
comprou manteiga de garrafa e no rótulo, podia-se ler a seguinte inscrição;
Após feita, pode ser consumida em até dois meses. FABRICADO EM: 15 JUL 2021
Qual a data de validade deste produto?
9) Na praça
principal de uma cidade são realizadas feiras de artesanato em todos os
domingos. Supondo que hoje é domingo e anteontem foi dia 5. Em quais dias deste
mês acontecem as feiras de artesanato na praça principal?
a) 7, 14, 21,
28
b) 6, 13, 20,
27
c) 5, 12, 19,
26
d) 5, 14, 21,
28
10) O pai de
Gabriela preparou um bolo e colocou-o no forno às 11:45 h . O bolo ficou pronto
após 50 minutos. A que horas o bolo ficou pronto?
a) 11:05 h
b) 11:35 h
c) 11:50 h
d) 12:35 h
11) A aula de
matemática do professor Alexandre começa às 7h e tem a duração de 1h e 10min?
Qual a duração da aula em minutos?
A) 50 min.
B) 60 min.
C) 70 min.
D) 80 min.
12) Fabio está
estudando medicina. O curso tem a duração de 12 semestres. Em quantos anos
Fabio concluirá o seu curso?
A) 5 anos.
B) 7 anos
C) 6 anos.
D) 3 anos.
13) Maria está
procurando um armário e encontrou uma promoção que será iniciada no 4º bimestre
do mês. Qual alternativa que indica o mês da promoção.
A) Maio B) Julho C)Setembro D)Dezembro
14) Calebe
viajou de férias para Gramado. Chegando lá, encontrou a seguinte temperatura:
Seu corpo
sentiu:
a) Calor. b) Frio.
c) Nada. d) Suor.
15) Pedro apresentou uma “quentura” fora do normal
em seu corpo. Sua mãe verificou a temperatura identificando a FEBRE.
"FEBRE é a elevação da temperatura para cima dos limites considerados
normais (36 a 37,4 ºC)"
Marque a
temperatura que sua mãe encontrou:
a) 32ºC
b) 36ºC
c) 37ºC
d) 39ºC
16) Ontem a
temperatura máxima na cidade de Itamaraju foi de 27ºC. Hoje a temperatura
máxima será de 35 ºC. Qual é a diferença entre as temperaturas?
a) 3ºC b) 27ºC c) 35ºC d)
5ºC e)
8ºC
ATIVIDADES
EXTRAS - (Anexo 02 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário