XIII
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA |
|
Tema intercurricular: “Leitura
e escrita em movimento: Itamaraju em foco” Tema
integrador: Escrita e contextualização em Matemática |
Unidade Temática: Números |
Objetos
de Conhecimento: Medidas de Massa; Medidas de Tempo. |
|
Ano: 6º. Período: 25/10 e 05/11/2021 Nº. de
Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06MA24).
Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa,
tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume
(sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos,
sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou
relacionadas às outras áreas do conhecimento. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 3.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 8.
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos
outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 25 a 29/10/
2021 1ª e 2ª aulas: Medidas de massa. 1º momento ·
Leitura e interpretação
da página 126 e 127. ·
Utilize o vídeo para
ilustrar algumas ideias sobre medidas de massa https://www.youtube.com/watch?v=N7zUPJiuKd4 ·
Indagar: Por que usamos as medidas massa? Quais locais são possíveis
perceber sua utilidade? Que objetos utilizamos para descobrir essas
medidas? 2º momento Atividade da página 128 e 129 .( Analise a quantidade que questões
necessárias a sua turma.) 3ª e 4ª aulas: Medidas de Massa 1º momento ● Corrigir a atividade da página 128 e 129. 2º momento ·
Revisar o objeto de conhecimento
visto na aula anterior; ·
Fazer algumas
transformações entre unidades de medidas utilizando o quadro;(anexo) ·
Mostrar outras medidas
de massa comum. (tonelada, arroba, quilate) ·
Pedir aos alunos para
fotografar exemplos de medidas de massa no ambiente em que estão. Segunda semana: 01
a 05/10 de 2021 5ª e 6ª aulas: Medidas de Tempo 1º momento ·
Iniciar a aula
questionando sobre datas importantes para a nossa cidade. 24 /06
(São João) 26/09
( Santos Cosme e Damião) 05/10/1961
(emancipação de Itamaraju) ·
Leitura e interpretação
das páginas 130 e 131. ·
Utilizar o vídeo para
ilustrar as medidas de tempo. https://www.youtube.com/watch?v=B-l5HEXoGnM 2º momento Atividade
da página 131 e 132 ( Analise a quantidade de questões necessárias
para sua turma) 7ª e 8ª aulas: Medidas de Tempo 1º momento ·
Corrigir a atividade da
página 131 e 132. ·
Leitura e interpretação
das páginas 134 e 135. 2º momento ·
Atividade da página 136 e 137 (Analise a quantidade de questões
necessárias para sua turma) |
ANEXOS
kg |
hg |
dag |
g |
dg |
cg |
dg |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário