6º ano - XIII Sequência didática

 

 XIII SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco”

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Medidas de Massa; Medidas de Tempo.

Ano: 6º.       Período: 25/10 e 05/11/2021                           Nº. de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF06MA24). Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

 

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 25 a 29/10/ 2021

 

1ª e 2ª aulas: Medidas de massa.

 

1º momento

·         Leitura e interpretação da página 126 e 127.

 

·         Utilize o vídeo para ilustrar algumas ideias sobre medidas de massa https://www.youtube.com/watch?v=N7zUPJiuKd4

 

·         Indagar:

Por que usamos as medidas massa? Quais locais são possíveis perceber sua utilidade?

 

Que objetos utilizamos para descobrir essas medidas?

 

2º momento

Atividade da página 128 e 129  .( Analise a quantidade que questões necessárias a sua turma.)

3ª e 4ª aulas: Medidas de Massa

1º momento

● Corrigir a atividade da página 128 e 129.

2º momento

·         Revisar o objeto de conhecimento visto na aula anterior;

·         Fazer algumas transformações entre unidades de medidas utilizando o quadro;(anexo)

·         Mostrar outras medidas de massa comum. (tonelada, arroba, quilate)

·         Pedir aos alunos para fotografar exemplos de medidas de massa no ambiente em que estão.

 

Segunda semana: 01 a 05/10 de 2021

5ª e 6ª aulas: Medidas de Tempo

1º momento

·         Iniciar a aula questionando sobre datas importantes para a nossa cidade.

24 /06 (São João)

26/09 ( Santos Cosme e Damião)

05/10/1961 (emancipação de Itamaraju)

·         Leitura e interpretação das páginas 130 e 131.

·         Utilizar o vídeo para ilustrar as medidas de tempo. https://www.youtube.com/watch?v=B-l5HEXoGnM

2º momento

Atividade  da página 131 e 132 ( Analise a quantidade de questões necessárias para sua turma)

7ª e 8ª aulas: Medidas de Tempo

1º momento

·         Corrigir a atividade da página 131 e 132.

·         Leitura e interpretação das páginas 134 e 135.

2º momento

·         Atividade da página 136 e 137 (Analise a quantidade de questões necessárias para sua turma)

 

 

ANEXOS

 

kg

hg

dag

g

dg

cg

dg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário