6º ANO XII - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Pluralismo Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões étnicas e culturais

 Subtema: Diversidade Cultural no espaço geográfico

 

Unidade Temática:  Natureza Ambientes e Qualidade de Vida.

Objetos do Conhecimento: Atividades Humanas e Dinâmica Climática.

 

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                                   Período: 08/11/2021  a  27/11/2021                             Nº de Aulas: 9

                            HABILIDADES

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

 

 (EF06GE10IT) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, curvas de nível aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares, incluindo e analisando o município de Itamaraju.

(EF06GE10IT) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos nas plantações e extrações de materiais entre outras possibilidades e os impactos desses usos no cotidiano no campo e na cidade.

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

                 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciências socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

                   COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

 

7. Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação, propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos, assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

Informações para os alunos:

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), esligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 

 

1ªAula

 

   PLURALISMO CULTURAL E MULTICULTURALISMO NA FORMAÇÃO DO SER: ESPAÇO PARA DISCUSSÕES ÉTNICAS E CULTURAIS

 

ETAPA1:  Introduza o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto sobre  “A diversidade cultural no espaço geografico brasileiro” .

ETAPA 2: Orientar os alunos a fazer a leitura do texto disponível na apostila.

 

Leitura do texto:

 

A pluralidade cultural do Brasil

 

A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população.
O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.
Esse é um tema de extrema importância e deve ser abordado em sala de aula, pois os alunos devem ter conhecimento da diversidade cultural do país e saberem a origem de festas folclóricas, culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais, contrapondo a tentativa de unificação de uma cultura de massa imposta pelos meios de comunicação.

Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
Deve-se esclarecer o conceito de cultura e citar os principais elementos que configuram a cultura de um determinado local.  Questione os alunos sobre os aspectos culturais do Brasil e os principais povos responsáveis pela disseminação cultural.
Feito isso, divida a turma em cinco grupos, sendo cada um responsável por uma Região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul), onde aspectos culturais de cada Região deverão ser pesquisados. Os alunos deverão realizar estudos sobre a culinária típica, danças, festas populares, manifestações religiosas, de forma que o potencial de cada grupo seja explorado ao máximo.
Posteriormente, promova apresentações dos grupos, abordando as principais manifestações culturais e os povos responsáveis pela propagação cultural de cada região pesquisada. Se possível apresente vídeos das atividades realizadas.
Após as apresentações reúna os trabalhos de cada grupo e monte uma revista, de forma que os alunos tenham material sobre a cultura brasileira, e o que é mais importante, produzido por eles mesmos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

 

ETAPA 2: O professor pode orientar os alunos a pesquisar com seus familiares sobre sua origem.

E seguida o professor segue orientando os alunos a fazer um poema de acordo as pesquisas.

 

2ªAula

RECURSOS NATURAIS E ATIVIDADES ECONÔMICAS

 

ETAPA1: Vamos iniciar nossa aula assistindo um vídeo sobre os Recursos Naturais. https://www.youtube.com/watch?v=EQfLuryJY5E

 

ETAPA 2: Em seguida, faremos a leitura das páginas 188 e 189 do livro didático.

 

 

                                                RECURSOS NATURAIS E ATIVIDADES ECONÔMICAS

    Os alimentos que consumimos, as roupas que vestimos e todos os bens que usamos são provenientes de recursos da natureza — os seres humanos extraem, transformam e utilizam os recursos naturais.

    Ao longo deste Capítulo, vamos aprender sobre a disponibilidade dos recursos da natureza e seus usos nos variados setores econômicos. Em especial, sobre o extrativismo e a utilização de recursos naturais como fonte de energia. Essas atividades transformam as paisagens e o espaço geográfico, com maior ou menor intensidade.

  

Observe a fotografia e procure refletir:

·         Você já viu alguma área parecida com a dessa paisagem?

·         Você considera que o nível de transformação da paisagem nesse local é alto ou baixo?

·         Onde são utilizados os produtos extraídos desse local?

Extração de minério de ferro. São Gonçalo do Rio Abaixo, MG (2015).

 

 

ETAPA 3: Pedir aos alunos que respondam as questões acima, depois fazer as considerações necessárias.

 

                                                            OS RECURSOS NATURAIS

 

    Recursos naturais são elementos encontrados na natureza que podem ser aproveitados economicamente. As jazidas minerais, as bacias petrolíferas, as florestas, o solo e os rios são recursos naturais.

    As sociedades humanas sempre dependeram desses recursos, que são extraídos, transformados ou não, e usados para múltiplas finalidades. Após a Revolução Industrial, a exploração dos recursos da natureza foi intensificada com a ampliação das atividades econômicas e o aumento do consumo.

    Das jazidas são extraídos importantes recursos — cobre, ferro, zinco, manganês, bauxita, ouro e outros —, empregados na fabricação de vários produtos que fazem parte do nosso dia a dia, como automóveis, panelas, talheres, latas etc.

    Os recursos naturais podem ser classificados como inesgotáveis, renováveis e não renováveis.

    Os recursos naturais inesgotáveis ou permanentes são os que, mesmo usados em grande escala, não se esgotam. A energia solar e o vento são exemplos desses recursos. Observe a fotografia.

 

 

 

 

 

Em áreas mais quentes e com predomínio de dias ensolarados, a energia solar vem sendo utilizada para o benefício da população. Painéis

Solares, em Santarém, PA (2017).

 

    Os recursos naturais renováveis são os que, se usados de forma adequada, podem ser repostos pela natureza ou pela ação humana, como as florestas, os animais, o solo e a água. Observe a fotografia abaixo.

 

Madeira de reflorestamento em Jacareí,

SP (2017).

 

    Os recursos naturais não renováveis são os que, uma vez esgotados, não podem ser repostos ou têm um ritmo de reposição muito lento. É o caso do ferro, do petróleo, do carvão mineral, entre outros. Observe a fotografia abaixo.

 

 

3ªAula

 

ETAPA1: Fazer a leitura da pág. 190 do livro didático.

 

RECURSOS NATURAIS E SETORES DA ECONOMIA

 

    Os recursos naturais são vistos pelos seres humanos como bens que podem ser usados ou trocados como mercadorias para suprir suas necessidades, como moradia, alimentação, vestuário etc. Eles costumam ser empregados como matérias-primas ou fontes de energia em diferentes atividades econômicas. As atividades econômicas estão agrupadas em três setores: primário, secundário e terciário.

 

O setor primário reúne as atividades de agricultura, pecuária e extrativismo.

 

O setor secundário abrange a produção de bens pela transformação de matérias-primas por meio do trabalho humano e com o auxílio de máquinas e ferramentas. Reúne as atividades industriais e a construção civil.

 

O setor terciário abrange o comércio e a prestação de serviços: transporte, setor bancário, saúde, educação, fornecimento de energia e de água, tratamento de esgoto, administração pública, entre outros.

 

    As atividades econômicas são interdependentes, ou seja, dependem umas das outras. Vamos usar como exemplo o café, produto consumido diariamente por milhões de brasileiros. A plantação e a colheita do café são do âmbito da agricultura, que faz parte do setor primário. A indústria onde o café é torrado, moído e embalado pertence ao setor secundário. O transporte dos grãos desde o campo até a indústria e, depois, até o comércio e também o próprio comércio do café fazem parte das atividades do setor terciário.

 

 

 Quando o café chega aos consumidores, ele já passou por um longo processo, que se iniciou na agricultura, com a preparação da terra e a plantação das sementes.

 Observe o exemplo na fotografia da esquerda, a plantação e a colheita manual de café, em Santa Mariana, PR (2017). Quando é servido, o café já foi moído; a bebida pode ser preparada em um ponto comercial, como se vê na fotografia da

direita, em uma loja de São Paulo, SP (2017).

                                                                                                   

 4ªAula  

ETAPA : Após a leitura e interpretação do texto orientar os alunos a fazer a atividade  disponível na apostila.

ATIVIDADE

                                     

1- O que é um recurso natural?

R: é tudo o que o ser humano pode encontrar na natureza e usar a seu favor. Isso significa que o solo, os ventos, as florestas, a água, os animais e os vegetais são classificados desta forma.

 

2- Como os recursos naturais podem ser classificados?

R: recursos naturais inesgotáveis ou permanentes são os que, mesmo usados em grande escala, não se esgotam. A energia solar e o vento são exemplos desses recursos

Recursos naturais não-renováveis: são aqueles que não podem ser recuperados e renovados ou os que precisam de muito tempo para se renovarem. Como exemplo, temos: o petróleo, o carvão, o ouro, etc.

Recursos naturais renováveis: são os que possuem fonte inesgotável ou podem se renovar com mais facilidade. Como exemplo, temos: a luz do sol, o vento, o solo, a água, etc.

 

Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que podem renovar-se naturalmente mesmo após terem sido utilizados nas atividades humanas. Isso não significa, porém, que eles durem para sempre, pois o uso predatório de tais recursos pode levá-los à extinção.

 

3- De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que indica uma medida de preservação e manutenção dos recursos naturais renováveis.

 

a) Ampliação das áreas de cultivo do solo.

b) Implantação de sistemas de irrigação sem controle.

c) Uso de agrotóxicos e fertilizantes com muita intensidade nas lavouras.

d) Diminuição do consumo e reaproveitamento dos materiais recicláveis. X

 

4. Reescreva as informações a seguir com as correções necessárias.

a- A utilização incorreta dos recursos naturais possibilita a oferta e disponibilidade de matéria-prima, garantindo o futuro do planeta.

 __________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________

 

b- O uso adequado dos recursos naturais, ou seja, a exploração intensa da natureza, contribui para a manutenção do meio ambiente.

___________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________

 

5

____________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

 

5ªAula

 

ETAPA1: Fazer a leitura da pág. 191 e 192 do livro didático.

 

RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA

 

    As principais fontes de energia, até o surgimento da indústria, no século XVIII, eram a força muscular dos seres humanos e dos animais, o vento, a queima de madeira e a água.

    Com a industrialização, novas fontes de energia passaram a ser usadas, como o carvão mineral e, mais tarde, o petróleo, o gás natural, a energia nuclear e, ainda mais intensamente, a água.

    O carvão mineral foi empregado durante séculos como fonte de calor e, durante o século XIX, tornou-se a principal fonte de energia. A queima do material fornecia o vapor que fazia funcionar as máquinas usadas nas primeiras indústrias.

    Até hoje o carvão mineral é usado para produzir energia elétrica e também para fabricar aço nas siderúrgicas.

    O petróleo foi descoberto como fonte de energia em 1859, nos Estados Unidos, e rapidamente superou o carvão mineral, tornando-se a principal fonte de energia utilizada pelos seres humanos.

    O petróleo é também uma importante matéria-prima para a produção de vários itens presentes em nosso dia a dia. Com ele, as indústrias petroquímicas produzem borracha sintética, plástico, tintas, fertilizantes, gasolina, asfalto, querosene, óleos etc.

 

   Por ser uma fonte de energia não renovável e de grande consumo mundial, o petróleo poderá se esgotar. Tal preocupação tem gerado pesquisas sobre alternativas ao recurso.

 

Veja, na tabela, onde estão localizadas as principais reservas de petróleo.

 

 

 

Nas refinarias ocorre o processo de refino do petróleo bruto para

que ele possa ser utilizado na produção de derivados de petróleo.

Na fotografia, refinaria em Camaçari, BA (2015).

 

       O gás natural, por ser facilmente transportado e menos poluente que o petróleo e o carvão mineral, é muito empregado como fonte de energia em vários lugares do planeta. É usado em fogões, automóveis, altos-fornos e na geração de energia elétrica.

    O Brasil importa da Bolívia grande quantidade de gás natural, que é transportado por um sistema de tubulações chamado gasoduto.

    A energia nuclear é usada para gerar eletricidade, para mover embarcações marítimas e também para fins militares, como na construção de bombas atômicas. Também é empregada na medicina e na pesquisa científica.

    A instalação de uma usina nuclear exige grande investimento; por isso, apenas alguns países do mundo, principalmente os mais ricos, produzem esse tipo de energia.

    O Brasil possui duas usinas nucleares: Angra I, em funcionamento desde 1985, e Angra II. Elas foram instaladas no município de Angra dos Reis (RJ). A construção de uma terceira usina foi iniciada em 2010, no mesmo município, mas até o ano de 2017 não havia sido concluída.

    A hidreletricidade é obtida pela força do movimento da água represada por barragens em área de desnível. Se comparada às outras fontes, é barata, não poluente e renovável. Os maiores impactos ambientais e sociais ocorrem na construção da usina hidrelétrica, com o alagamento de grandes áreas.

    Entre os países que mais produzem hidroeletricidade estão Canadá, Brasil e China.

    A termeletricidade é obtida do calor resultante da queima de petróleo, carvão mineral, gás natural ou outros combustíveis nas usinas.

                                         

 

ETAPA 1: após a leitura do texto, assistir o vídeo que está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=7WOUnUgE1wo

                         

6ªAula

 

ETAPA 1: Leitura do texto pág. 193 livro didático.

 

AS FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS

 

    Existem outras alternativas para a obtenção de energia, muitas a partir de recursos naturais renováveis.

    A energia solar é conseguida através de painéis de silício, que convertem a energia da luz do Sol em energia elétrica. Esse tipo de energia ainda é pouco aproveitado no Brasil. Em 2015, apenas 0,01% da energia elétrica gerada no país foi resultante da energia solar.

 

    A energia proveniente do vento é conhecida como energia eólica, gerada pela movimentação de aerogeradores. Em 2016, o Brasil foi o 5o país que mais investiu nesse tipo de energia, atrás de China, Estados Unidos, Alemanha e Índia.

    A geração de energia por meio da biomassa se dá pela queima de material orgânico. O exemplo mais comum é o da cana-de-açúcar, da qual se obtém o etanol. Também há geração de energia pela queima do biogás metano resultante da sua decomposição em aterros.

    O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol, atrás apenas dos Estados Unidos (que produz etanol a partir do milho).

    As fontes geotérmicas fornecem energia a partir do calor natural abaixo da superfície terrestre, em alguns locais do planeta. Para obter energia desses locais, o chão é perfurado, às vezes por centenas de metros de profundidade, até chegar à

zona de calor.

O Rio Grande do Norte é o estado que mais produz energia eólica no Brasil.

Na fotografia, aerogeradores em São Miguel do Gostoso, RN (2015).

 

 

ETAPA 2: Propor atividade da pág. 200

 

RECURSOS: ( 186 a 199)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (200)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

Livro didático Araribá Mais Geografia páginas 186 a 200.

Recursos naturais e fonte de energia link: https://www.youtube.com/watch?v=7WOUnUgE1wo

Recursos naturais e fonte de energia link:https://www.youtube.com/watch?v=EQfLuryJY5E

 

 

                                                                                            Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário