SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
TEMA: Pluralismo
Cultural e Multiculturalismo na formação do ser: Espaço para discussões
étnicas e culturais Subtema: Diversidade
Cultural no espaço geográfico |
Unidade Temática: Natureza Ambientes e Qualidade de Vida. Objetos do
Conhecimento: Atividades
Humanas e Dinâmica Climática. |
|
Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca
entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode
ser uma prática humana
de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
||
Ano: 6° Período: 08/11/2021 a 27/11/2021 Nº de Aulas: 9 |
||
HABILIDADES |
||
(EF06GE10) Explicar as diferentes
formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de
apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes
de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas
e lugares. (EF06GE10IT)
Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras,
terraceamento, curvas de nível aterros etc.) e de apropriação dos recursos
hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como
suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares, incluindo e
analisando o município de Itamaraju. (EF06GE10IT) Reconhecer a importância
do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos nas
plantações e extrações de materiais entre outras possibilidades e os impactos
desses usos no cotidiano no campo e na cidade. (EF06GE11) Analisar
distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição
dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da
biodiversidade local e do mundo. |
||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||
2. Estabelecer conexões entre
diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos
objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem
uso dos recursos da natureza ao longo da história. Construir argumentos com base
em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que
respeitem e promovam a consciências socioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||
6. Construir argumentos com
base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista
que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7. Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
||
|
||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos, assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos: Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), esligar o microfone, falar
um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários
para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras
pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização
entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).
1ªAula PLURALISMO CULTURAL E MULTICULTURALISMO NA
FORMAÇÃO DO SER: ESPAÇO PARA DISCUSSÕES ÉTNICAS E CULTURAIS ETAPA1:
Introduza
o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade
cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá
dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto sobre “A diversidade
cultural no espaço geografico brasileiro” . ETAPA 2: Orientar os alunos a fazer a leitura do texto
disponível na apostila. Leitura do texto:
Por Wagner de Cerqueira e Francisco ETAPA 2: O professor pode
orientar os alunos a pesquisar com seus familiares sobre sua origem. E
seguida o professor segue orientando os alunos a fazer um poema de acordo as
pesquisas. 2ªAula RECURSOS NATURAIS E ATIVIDADES ECONÔMICAS ETAPA1: Vamos iniciar nossa aula assistindo
um vídeo sobre os Recursos Naturais. https://www.youtube.com/watch?v=EQfLuryJY5E ETAPA 2: Em
seguida, faremos a leitura das páginas 188 e 189 do livro didático.
RECURSOS NATURAIS E ATIVIDADES ECONÔMICAS Os alimentos que consumimos, as roupas
que vestimos e todos os bens que usamos são provenientes de recursos da natureza
— os seres humanos extraem, transformam e utilizam os recursos naturais. Ao longo deste Capítulo, vamos aprender
sobre a disponibilidade dos recursos da natureza e seus usos nos variados
setores econômicos. Em especial, sobre o extrativismo e a utilização de
recursos naturais como fonte de energia. Essas atividades transformam as
paisagens e o espaço geográfico, com maior ou menor intensidade. Observe a fotografia e procure refletir: ·
Você já viu alguma área parecida com a dessa
paisagem? ·
Você considera que o nível de transformação da
paisagem nesse local é alto ou baixo? ·
Onde são utilizados os produtos extraídos desse
local? Extração
de minério de ferro. São Gonçalo do Rio Abaixo, MG (2015). ETAPA 3: Pedir aos alunos que respondam as questões
acima, depois fazer as considerações necessárias.
OS RECURSOS NATURAIS Recursos
naturais são elementos encontrados na natureza que podem ser aproveitados
economicamente. As jazidas minerais, as bacias petrolíferas, as florestas, o
solo e os rios são recursos naturais. As sociedades humanas sempre dependeram
desses recursos, que são extraídos, transformados ou não, e usados para
múltiplas finalidades. Após a Revolução Industrial, a exploração dos recursos
da natureza foi intensificada com a ampliação das atividades econômicas e o
aumento do consumo. Das jazidas são extraídos importantes
recursos — cobre, ferro, zinco, manganês, bauxita, ouro e outros —,
empregados na fabricação de vários produtos que fazem parte do nosso dia a
dia, como automóveis, panelas, talheres, latas etc. Os recursos
naturais podem ser classificados como inesgotáveis, renováveis e não renováveis. Os recursos naturais inesgotáveis ou permanentes são os que, mesmo usados
em grande escala, não se esgotam. A energia solar e o vento são exemplos
desses recursos. Observe a fotografia. Em áreas mais quentes e com predomínio de dias
ensolarados, a energia solar vem sendo utilizada para o benefício da
população. Painéis Solares, em Santarém, PA (2017). Os recursos
naturais renováveis são os que, se usados de forma adequada, podem ser
repostos pela natureza ou pela ação humana, como as florestas, os animais, o
solo e a água. Observe a fotografia abaixo. Madeira de reflorestamento em Jacareí, SP
(2017). Os recursos
naturais não renováveis são os que, uma vez esgotados, não podem ser
repostos ou têm um ritmo de reposição muito lento. É o caso do ferro, do
petróleo, do carvão mineral, entre outros. Observe a fotografia abaixo. 3ªAula ETAPA1: Fazer a leitura da pág. 190 do
livro didático. RECURSOS NATURAIS E
SETORES DA ECONOMIA Os recursos naturais são vistos pelos
seres humanos como bens que podem ser usados ou trocados como mercadorias
para suprir suas necessidades, como moradia, alimentação, vestuário etc. Eles
costumam ser empregados como matérias-primas ou fontes de energia em
diferentes atividades econômicas. As atividades econômicas estão agrupadas em
três setores: primário, secundário e
terciário. O setor primário reúne as atividades de agricultura, pecuária e
extrativismo. O setor secundário abrange a produção de bens pela transformação de
matérias-primas por meio do trabalho humano e com o auxílio de máquinas e
ferramentas. Reúne as atividades industriais e a construção civil. O setor terciário abrange o comércio e
a prestação de serviços: transporte, setor bancário, saúde, educação,
fornecimento de energia e de água, tratamento de esgoto, administração
pública, entre outros. As atividades econômicas são interdependentes, ou seja, dependem
umas das outras. Vamos usar como exemplo o café, produto consumido
diariamente por milhões de brasileiros. A plantação e a colheita do café são
do âmbito da agricultura, que faz parte do setor primário. A indústria onde o
café é torrado, moído e embalado pertence ao setor secundário. O transporte
dos grãos desde o campo até a indústria e, depois, até o comércio e também o
próprio comércio do café fazem parte das atividades do setor terciário. Quando o café chega aos
consumidores, ele já passou por um longo processo, que se iniciou na
agricultura, com a preparação da terra e a plantação das sementes. Observe o exemplo na fotografia
da esquerda, a plantação e a
colheita manual de café, em Santa Mariana, PR (2017). Quando é servido, o
café já foi moído; a bebida pode ser preparada em um ponto comercial, como se
vê na fotografia da direita, em uma loja de São Paulo, SP (2017). 4ªAula ETAPA : Após a leitura e interpretação do
texto orientar os alunos a fazer a atividade
disponível na apostila. ATIVIDADE 1- O que
é um recurso natural? R: é
tudo o que o ser humano pode encontrar na natureza e usar a seu favor. Isso
significa que o solo, os ventos, as florestas, a água, os animais e os
vegetais são classificados desta forma. 2- Como
os recursos naturais podem ser classificados? R: recursos naturais inesgotáveis ou permanentes são
os que, mesmo usados em grande escala, não se esgotam. A energia solar e o
vento são exemplos desses recursos Recursos naturais não-renováveis: são aqueles que não
podem ser recuperados e renovados ou os que precisam de muito tempo para se
renovarem. Como exemplo, temos: o petróleo, o carvão, o ouro, etc. Recursos naturais renováveis: são os que possuem
fonte inesgotável ou podem se renovar com mais facilidade. Como exemplo,
temos: a luz do sol, o vento, o solo, a água, etc. Os recursos naturais
renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que podem renovar-se
naturalmente mesmo após terem sido utilizados nas atividades humanas. Isso
não significa, porém, que eles durem para sempre, pois o uso predatório de
tais recursos pode levá-los à extinção. 3- De
acordo com o texto acima, assinale a alternativa que indica uma medida de
preservação e manutenção dos recursos naturais renováveis. a) Ampliação das áreas de
cultivo do solo. b) Implantação de sistemas de
irrigação sem controle. c) Uso de agrotóxicos e
fertilizantes com muita intensidade nas lavouras. d) Diminuição do consumo e
reaproveitamento dos materiais recicláveis. X 4.
Reescreva as informações a seguir com as correções necessárias. a- A utilização incorreta dos
recursos naturais possibilita a oferta e disponibilidade de matéria-prima,
garantindo o futuro do planeta. __________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________ b- O uso adequado dos recursos
naturais, ou seja, a exploração intensa da natureza, contribui para a
manutenção do meio ambiente. ___________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________
5 ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ 5ªAula ETAPA1: Fazer a leitura da pág. 191 e 192
do livro didático. RECURSOS NATURAIS E
FONTES DE ENERGIA As principais fontes de energia, até o
surgimento da indústria, no século XVIII, eram a força muscular dos seres
humanos e dos animais, o vento, a queima de madeira e a água. Com a industrialização, novas fontes de
energia passaram a ser usadas, como o carvão mineral e, mais tarde, o
petróleo, o gás natural, a energia nuclear e, ainda mais intensamente, a
água. O carvão
mineral foi empregado durante séculos como fonte de calor e, durante o
século XIX, tornou-se a principal fonte de energia. A queima do material
fornecia o vapor que fazia funcionar as máquinas usadas nas primeiras
indústrias. Até hoje o carvão mineral é usado para
produzir energia elétrica e também para fabricar aço nas siderúrgicas. O petróleo
foi descoberto como fonte de energia em 1859, nos Estados Unidos, e
rapidamente superou o carvão mineral, tornando-se a principal fonte de
energia utilizada pelos seres humanos. O petróleo é também uma importante
matéria-prima para a produção de vários itens presentes em nosso dia a dia.
Com ele, as indústrias petroquímicas produzem borracha sintética, plástico,
tintas, fertilizantes, gasolina, asfalto, querosene, óleos etc. Por ser uma fonte de energia não renovável
e de grande consumo mundial, o petróleo poderá se esgotar. Tal preocupação
tem gerado pesquisas sobre alternativas ao recurso. Veja, na tabela, onde
estão localizadas as principais reservas de petróleo. Nas refinarias ocorre o processo de refino do petróleo bruto para que ele possa ser utilizado na produção de derivados de petróleo. Na fotografia, refinaria em Camaçari, BA (2015). O gás
natural, por ser facilmente transportado e menos poluente que o petróleo
e o carvão mineral, é muito empregado como fonte de energia em vários lugares
do planeta. É usado em fogões, automóveis, altos-fornos e na geração de
energia elétrica. O Brasil importa da Bolívia grande
quantidade de gás natural, que é transportado por um sistema de tubulações
chamado gasoduto. A energia
nuclear é usada para gerar eletricidade, para mover embarcações marítimas
e também para fins militares, como na construção de bombas atômicas. Também é
empregada na medicina e na pesquisa científica. A instalação de uma usina nuclear exige
grande investimento; por isso, apenas alguns países do mundo, principalmente
os mais ricos, produzem esse tipo de energia. O Brasil possui duas usinas nucleares:
Angra I, em funcionamento desde 1985, e Angra II. Elas foram instaladas no
município de Angra dos Reis (RJ). A construção de uma terceira usina foi
iniciada em 2010, no mesmo município, mas até o ano de 2017 não havia sido
concluída. A hidreletricidade
é obtida pela força do movimento da água represada por barragens em área de
desnível. Se comparada às outras fontes, é barata, não poluente e renovável.
Os maiores impactos ambientais e sociais ocorrem na construção da usina
hidrelétrica, com o alagamento de grandes áreas. Entre os países que mais produzem
hidroeletricidade estão Canadá, Brasil e China. A termeletricidade
é obtida do calor resultante da queima de petróleo, carvão mineral, gás
natural ou outros combustíveis nas usinas. ETAPA 1: após a leitura do texto, assistir
o vídeo que está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=7WOUnUgE1wo 6ªAula ETAPA 1: Leitura
do texto pág. 193 livro didático. AS FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS Existem outras alternativas para a
obtenção de energia, muitas a partir de recursos naturais renováveis. A energia
solar é conseguida através de painéis de silício, que convertem a energia
da luz do Sol em energia elétrica. Esse tipo de energia ainda é pouco
aproveitado no Brasil. Em 2015, apenas 0,01% da energia elétrica gerada no
país foi resultante da energia solar. A energia proveniente do vento é
conhecida como energia eólica, gerada pela movimentação de aerogeradores. Em
2016, o Brasil foi o 5o país que mais investiu nesse tipo de energia, atrás
de China, Estados Unidos, Alemanha e Índia. A geração de energia por meio da biomassa se dá pela queima de
material orgânico. O exemplo mais comum é o da cana-de-açúcar, da qual se obtém
o etanol. Também há geração de energia pela queima do biogás metano resultante da sua decomposição em aterros. O Brasil é o segundo maior produtor
mundial de etanol, atrás apenas dos Estados Unidos (que produz etanol a
partir do milho). As fontes
geotérmicas fornecem energia a partir do calor natural abaixo da
superfície terrestre, em alguns locais do planeta. Para obter energia desses locais,
o chão é perfurado, às vezes por centenas de metros de profundidade, até
chegar à zona de calor. O Rio Grande do Norte é o estado que mais produz
energia eólica no Brasil. Na
fotografia, aerogeradores em São Miguel do Gostoso, RN (2015). ETAPA 2: Propor
atividade da pág. 200 RECURSOS: ( 186 a 199)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (200) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: Livro
didático Araribá Mais Geografia páginas 186 a 200. Recursos
naturais e fonte de energia link: https://www.youtube.com/watch?v=7WOUnUgE1wo Recursos
naturais e fonte de energia link:https://www.youtube.com/watch?v=EQfLuryJY5E
Que Deus continue
protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário