6º ano - XI sequência didática

 

XI SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: “Leitura e escrita em movimento: Itamaraju em foco”

Tema integrador: Escrita e contextualização em Matemática

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Múltiplos e divisores; Divisibilidade; Números primos e compostos

Ano: 6º.       Período: 20/09 a 01/10/2021                           Nº. de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF06MA06). Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

 

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

 

(EF06MA24). Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

(EF06MA04BA) Mobilizar ideias referentes ao contexto histórico das grandezas e medidas

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

Primeira semana: 20 a 24/09/2021

 

1ª e 2ª aulas: Leitura e compreensão de texto e de imagem

 

1º momento

·         Corrigir as atividades 3 e 4, da aula anterior

 

2º momento

·         Apresentar o problema:

 Celso é professor e precisou comprar um computador novo para dar aulas pela internet. A

loja em que Celso foi comprar o computador oferece duas formas de pagamento: à vista com desconto

ou em 10 parcelas iguais sem desconto. Como Celso não tinha uma reserva financeira, ele escolheu

comprar o computador pagando em 10 parcelas.

Qual a desvantagem que Celso teve ao comprar o computador parcelado?

·         Solicitar que os alunos leiam o problema e apresente respostas

·         Em seguida apresentar o texto IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL” (anexo),

e orientar que leiam o texto oralmente por parágrafos.

·         Após a leitura fazer comentário sobre o mesmo

·         Retornar ao problema, apresentar as respostas:

Uma desvantagem que Celso teve ao comprar o computador parcelado foi

A) comprar o computador sem ter que pagar no ato da compra.

B) ficar sem a quantia da reserva financeira.

C) perder o desconto oferecido pela loja.

D) ter um computador mais novo para dar aulas pela internet.

·         Em seguida fazer questionamentos sobre leitura:

- Quem gosta de ler?

- Que livro leu e não esqueceu o aprendizado obtido com ele?

- Já leu revista em quadrinho?

 

3º momento: Leitura de imagem

·         Apresentar a imagem aos alunos

·         Fazer indagações sobre o que estão vendo.

·         Instigar até que respondam qual o carro abasteceu primeiro

                  

 Resposta para o professor: 3

·         Orientar para responder a atividade 1 (anexo).

 

3ª e 4ª aulas: Múltiplos e divisores, Números primos e compostos

1º momento

● Corrigir a atividade 1

2º momento

·         Revisar os objetos de conhecimentos, enfatizando leitura, escrita, interpretação e cotextualização...

·         Orientação e resolução da atividade 2 proposta (anexo).

·         Solicitar que na próxima aula cada aluno traga escrito: o peso, a altura e a idade

 

Segunda semana: 27/09 a 1º/10/2021

 

5ª e 6ª aulas: Grandezas e medidas; Medidas de comprimento

1º momento

● Corrigir a atividade 2 proposta (anexo).

 

2º momento

·         Indagar:

Por que usamos medidas?

Como saber suas medidas?

Que objetos usou para descobrir suas medidas?

Se possível apresentar as unidades de medidas, metro (trena ou outro), balança, relógio.

·         Seguir as orientações didáticas das páginas 122 e 123

·         Orientar para fazer atividades das páginas 124 e 125

 

 

7ª e 8ª aulas: Grandezas e medidas; Medidas de comprimento e medidas não convencionais (polegada,

palmo, passos)

 

1º momento

● Corrigir as atividades das páginas 124 e 125

 

2º momento

·         Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-Jym6Z8hYlk

·         Fazer as devidas explicações apresentando exemplos

·         Apresentar os jogos abaixo, para jogar em tempo real e promover uma disputa entre os alunos

https://wordwall.net/pt/resource/20221698/medidas-de-comprimento

https://wordwall.net/pt/resource/20304178/medidas-de-comprimento

 

ANEXOS

IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-importancia-da-interpretacao-textual.htm

 

Entender a mensagem de um texto é característica de um bom leitor

A leitura faz parte de nosso dia a dia, seja na escola, nas tarefas de casa, durante algum percurso que fazemos, enfim, em todos os momentos ela está presente.
O fato é que quando a praticamos, muitas vezes não paramos para pensar sobre a sua verdadeira importância, ou seja: até que ponto este ou aquele texto fez sentido para nós enquanto mantínhamos contato com ele?
Você sabe o porquê dessa pergunta?
Muitas vezes, principalmente na escola, a professora sugere uma leitura e, logo em seguida, ordena que seja feita a interpretação referente ao texto lido. Mas como realizá-la, se não lembramos quase nada daquilo que acabamos de ler? Quando isso acontece é porque ainda não temos a habilidade necessária a todo bom leitor.
Essa habilidade em saber interpretar um texto, pelo fato de ser muito importante, precisa ser rapidamente conquistada, pois ela nos ajudará em todas as disciplinas, a começar por aquele probleminha de matemática....
Ah! Quantas vezes o lemos e não conseguimos resolvê-lo, não é verdade?
Pois bem, o mais importante nessa atividade é sabermos decifrar qual a mensagem que um determinado texto quer nos transmitir e, para isso, é essencial analisarmos alguns pontos.
Precisamos estar atentos ao título, uma vez que ele nos fornece pistas sobre o assunto que será tratado posteriormente. Logo após, surge o primeiro parágrafo que, dependendo do texto, revela os principais elementos contidos no assunto a ser discutido.
 
Geralmente, nos parágrafos seguintes, o emissor (a pessoa que escreve) costuma desenvolver toda a sua ideia de um modo mais detalhado e, ao final, faz um uma espécie de “resumo” sobre tudo o que foi dito, para não deixar que nada fique vago, sem sentido para o leitor.

Até aqui falamos sobre a forma pela qual o texto se constrói, mas há também outro detalhe que não podemos nunca nos esquecer: a pontuação. Às vezes, uma vírgula pode mudar o sentido de uma frase, os pontos de interrogação e exclamação dizem tudo sobre as “intenções” do autor, ou seja, ele pode deixar uma pergunta para refletirmos, pode também elogiar ou fazer uma crítica, utilizando o ponto de exclamação, concorda?
Assim sendo, resta ainda dizer que nem sempre numa primeira leitura podemos identificar todos os elementos necessários a uma boa compreensão. Caso a mensagem não fique clara ao nosso entendimento, realizamos uma segunda, desta vez um pouco mais atenta, dando importância aos sinais de pontuação, como também analisando cada parágrafo e retirando dele a ideia principal.

Agindo assim, considere-se um leitor competente!!!

 

 

Atividade 01

 

Desafio: Leitura de imagem

Observar a imagem e responder a questão elaborando um texto explicando a resposta

Resposta para o professor: sai do 4D - 3D - 3C - 4C - 4B - 3B - 2B - 2C - 1C - 1B – 1A, e sobe para o terraço

 

Obs. Os alunos terão que redigir um texto explicando a resposta

 

 

Atividade 02

 

QUESTÃO 01- Quatro alunos do 6º ano de uma escola, em uma aula de matemática, fizeram as seguintes

afirmativas:

 

Analisando atentamente a afirmativa de cada aluno, marque a opção CORRETA.

a) Somente a aluna I e o aluno III formularam afirmativas corretas.

b) Apenas o aluno II cometeu erro em sua afirmativa.

c) As afirmativas de todos os alunos estão corretas.

d) Apenas as afirmativas feitas pelos alunos III e IV são corretas.

 

QUESTÃO 02-

Um determinado número é composto de três algarismos. O

algarismo das unidades é 2 e o das centenas é 5. Marque a

opção que representa a soma dos possíveis valores que pode

assumir o algarismo das dezenas para que esse número seja

divisível por 3.

a) 7              

b) 10         

c) 13

 

 

 

QUESTÃO 03- (Descritor: resolver problemas envolvendo critérios de divisibilidade dos números naturais.)

Paula e Gabriel brincavam propondo desafios um para o outro, enquanto estudavam os critérios de divisibilidade utilizados para os números naturais. A seguir temos o desafio proposto por Paula:

Gabriel, um aluno aplicado, respondeu corretamente. Marque a opção que representa a resposta dada por ele à Paula.

a) 5                                         b) 13                          

c) 21                                        d) 29

 

 

 

QUESTÃO 04 -(utilizar o conceito de números primos para resolver o problema proposto.)

Analise as afirmativas feitas por quatro alunos, em uma gincana de matemática.

Aluno I - Existe um único número que é par e primo ao mesmo tempo.

Aluno II - O número 1 é classificado como número primo.

Aluno III - Todos os números ímpares são primos.

Aluno IV - Entre 30 e 40 existem dois números primos.

 

Marque a opção CORRETA relacionada à veracidade das afirmativas feitas pelos alunos acima.

a) As afirmativas dos alunos I e IV são verdadeiras.

b) Apenas o aluno III formulou uma afirmativa falsa.

c) Todas as afirmativas feitas pelos quatro alunos são verdadeiras.

d) Apenas o aluno IV formulou uma afirmativa verdadeira.

 

 

 

 

 

QUESTÃO 05- (Descritor: determinar o resultado de um problema utilizando o processo de decomposição de um número natural em fatores primos.)

 

Observe a seguinte decomposição em fatores primos do número representado pela letra A, proposta pelo professor de matemática, como exercício para os alunos da 6º da E.M.U.

Marque a opção que apresenta, corretamente, o número que A 3

corresponde ao valor atribuído à letra (A, B ou C) para que a

fatoração fique correta.

 

a) C = 15

b) B = 25

c) A = 225

d) A = 215

 

 

QUESTÃO 06 - (Descritor: utilizar o cálculo do Mínimo Múltiplo Comum envolvendo números naturais para escolher uma possibilidade correta dentre outras descritas no problema.)

 

Paulo saiu de carro para uma viagem de 400 quilômetros por uma estrada que, a cada 40 quilômetros, há um posto de serviços com combustíveis e restaurante. Acontece que o carro está com sério problema de superaquecimento, o que requer paradas de 30 em 30 quilômetros para encher o radiador com água fria contida em um galão que Paulo leva dentro do carro.

 

De acordo com o enunciado acima, podemos afirmar, corretamente, que:

a) Paulo poderá parar no máximo 13 vezes durante sua viagem para utilizar os postos de serviços.

b) Serão necessárias 10 paradas para que Paulo possa colocar água no radiador do seu carro.

c) Durante a viagem, Paulo nunca poderá colocar água no radiador em postos de serviços.

d) Das paradas necessárias para colocar água no radiador, 3 poderão ser feitas em postos de serviços.

 

QUESTÃO 07 - (resolver o problema proposto utilizando o cálculo do Mínimo Múltiplo Comum - M.M.C – entre dois números naturais.) Roberto foi ao médico, que receitou a ele os seguintes medicamentos:

 

Sabendo que Roberto tomou ontem, às 19 horas, esses dois medicamentos, CALCULE os itens a seguir:

a) Depois de quanto tempo (intervalo mínimo possível) ele vai tomar os dois remédios juntos?

 

b) A que horas, após às 19 horas, ele vai tomar os dois remédios simultaneamente?

 

QUESTÃO 08- (determinar a solução de um problema utilizando cálculo do máximo divisor comum de dois números naturais.)

Leia atentamente a seguir a exposição feita por uma professora de matemática e as afirmativas feitas por alguns de seus alunos.

Marque a opção que apresenta o nome do aluno (a) que formulou uma afirmativa correta de acordo com a exposição feita pela professora.

a) Ana Cláudia                                               b) Felipe

c) João Gabriel                                               d) Daniele

 

QUESTÃO 09 - (Descritor: determinar a quantidade de divisores de um número natural)

Na gincana promovida em uma escola, uma das diversões era um campeonato de arremesso de dardos.

Observe o alvo utilizado com a pontuação referente a cada região do círculo.

 

Regras do Jogo:

• O dardo que não atingir uma dessas três regiões

será considerado zero.

• Cada participante terá direito a três arremessos.

• O ponto final de cada participante será a soma dos

pontos de cada arremesso.

• Será considerado vencedor o aluno cuja pontuação final possuir maior quantidade de divisores.

A seguir, temos os alvos marcando os três arremessos de quatro alunos participantes.

Marque a alternativa que possui o nome do(a) aluno(a) vencedor(a):

a) Laura                                              b) Rodrigo

c) Alexandra                                      d) Felipe

 

GABARITO para professor

Questão 1 = A            Questão 2 = D            Questão 3 = A            Questão 4 = A

Questão 5 = C             Questão 6 = A            Questão 7 a)16 Horas e b)10 Horas do outro dia

Questão 8 = B             Questão 9 = A

 

QUESTÃO 10  - Reproduza o quadro a seguir no caderno e classifique cada número como primo ou composto, identificando-o no quadrinho correspondente.

QUESTÃO 11 - Responda às questões a seguir.

 

a)      Qual é o menor número primo de dois algarismos?

b)      Quais são os números primos entre 40 e 50?

c)      É possível que um número cujo algarismo da ordem das unidades é 4 seja primo? Por quê?

d)      Um número primo com pelo menos dois algarismos pode ter o algarismo da ordem das unidades igual a 5? Por quê?

 

3) Responda às questões.

a) Qual é o maior número primo menor do que 200?

b) Qual é o maior divisor primo de 182?

 

QUESTÃO 12 - Classifique os números apresentados abaixo em primos ou compostos.

 

QUESTÃO 13 - Determine todos os divisores de 130.

a) Classifique os divisores de 130 em números primos ou números compostos.

b) Qual o maior divisor primo de 130? E o menor?

c) Qual o maior divisor composto de 130?

 

Referência

Sampaio, Fausto Arnaud Trilhas da matemática, 6º ano 1. ed. São Paulo:

Saraiva, 2018.

Pataro, Patricia Moreno Matemática essencial 6º ano ed. São Paulo: Scipione, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário