XI SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
MATEMÁTICA |
|
Tema intercurricular: “Leitura
e escrita em movimento: Itamaraju em foco” Tema
integrador: Escrita e contextualização em Matemática |
Unidade Temática: Números |
Objetos
de Conhecimento: Múltiplos e divisores; Divisibilidade;
Números primos e compostos |
|
Ano: 6º. Período: 20/09 a 01/10/2021 Nº. de
Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06MA06). Resolver e elaborar problemas que
envolvam as ideias de múltiplo e de divisor. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 3.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. (EF06MA24).
Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa,
tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume
(sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos,
sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou
relacionadas às outras áreas do conhecimento. (EF06MA04BA) Mobilizar ideias referentes ao
contexto histórico das grandezas e medidas |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética
nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas
e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua
saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e
reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para
lidar com elas. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 20 a 24/09/2021 1ª e 2ª aulas: Leitura e compreensão de texto e de imagem 1º momento ·
Corrigir as atividades
3 e 4, da aula anterior 2º momento ·
Apresentar o problema: Celso é
professor e precisou comprar um computador novo para dar aulas pela internet.
A loja em que Celso foi comprar o computador oferece
duas formas de pagamento: à vista com desconto ou em 10 parcelas iguais sem desconto. Como Celso
não tinha uma reserva financeira, ele escolheu comprar o computador pagando em 10 parcelas. Qual a desvantagem que Celso teve ao comprar o
computador parcelado? ·
Solicitar que os alunos leiam o problema e
apresente respostas ·
Em seguida apresentar o texto “IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO
TEXTUAL” (anexo), e
orientar que leiam o texto oralmente por parágrafos. ·
Após a leitura fazer comentário sobre o mesmo ·
Retornar ao problema, apresentar as
respostas: Uma desvantagem que Celso teve ao comprar o
computador parcelado foi A) comprar o computador sem ter que pagar no ato
da compra. B) ficar sem a quantia da reserva financeira. C) perder o desconto oferecido pela loja. D) ter um computador mais novo para dar aulas
pela internet. ·
Em seguida fazer questionamentos sobre
leitura: - Quem gosta de ler? - Que livro leu e não esqueceu o aprendizado
obtido com ele? - Já leu revista em quadrinho? 3º momento: Leitura de imagem ·
Apresentar a imagem aos alunos ·
Fazer indagações sobre o que estão vendo. ·
Instigar até que respondam qual o carro
abasteceu primeiro Resposta
para o professor: 3 ·
Orientar para responder
a atividade 1 (anexo). 3ª e 4ª aulas: Múltiplos e divisores, Números primos e compostos 1º momento ● Corrigir a atividade 1 2º momento ·
Revisar os objetos de
conhecimentos, enfatizando leitura, escrita, interpretação e
cotextualização... ·
Orientação e resolução
da atividade 2 proposta (anexo). ·
Solicitar que na
próxima aula cada aluno traga escrito: o peso, a altura e a idade Segunda semana: 27/09 a 1º/10/2021 5ª e 6ª aulas: Grandezas e medidas; Medidas de comprimento 1º momento ● Corrigir a atividade 2 proposta (anexo). 2º momento ·
Indagar: Por que usamos medidas? Como saber suas medidas? Que objetos usou para descobrir suas medidas? Se possível apresentar as unidades de medidas,
metro (trena ou outro), balança, relógio. ·
Seguir as orientações didáticas das páginas
122 e 123 ·
Orientar para fazer atividades das páginas
124 e 125 7ª e 8ª aulas: Grandezas e medidas; Medidas de comprimento e medidas não
convencionais (polegada, palmo, passos) 1º momento ● Corrigir as atividades das páginas 124 e 125 2º momento ·
Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-Jym6Z8hYlk ·
Fazer as devidas
explicações apresentando exemplos ·
Apresentar os jogos
abaixo, para jogar em tempo real e promover uma disputa entre os alunos https://wordwall.net/pt/resource/20221698/medidas-de-comprimento https://wordwall.net/pt/resource/20304178/medidas-de-comprimento |
ANEXOS
IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Fonte: https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-importancia-da-interpretacao-textual.htm
Entender a mensagem de um
texto é característica de um bom leitor
A leitura faz parte de nosso dia a dia, seja na escola,
nas tarefas de casa, durante algum percurso que fazemos, enfim, em todos os
momentos ela está presente.
O fato é que quando a praticamos, muitas vezes não paramos para pensar sobre a
sua verdadeira importância, ou seja: até que ponto este ou aquele texto fez
sentido para nós enquanto mantínhamos contato com ele?
Você sabe o porquê dessa pergunta?
Muitas vezes, principalmente na escola, a professora sugere uma leitura e, logo
em seguida, ordena que seja feita a interpretação referente ao texto lido. Mas
como realizá-la, se não lembramos quase nada daquilo que acabamos de ler?
Quando isso acontece é porque ainda não temos a habilidade necessária a todo
bom leitor.
Essa habilidade em saber interpretar um texto, pelo fato de ser muito
importante, precisa ser rapidamente conquistada, pois ela nos ajudará em todas
as disciplinas, a começar por aquele probleminha de matemática....
Ah! Quantas vezes o lemos e não conseguimos resolvê-lo, não é verdade?
Pois bem, o mais importante nessa atividade é sabermos decifrar qual a mensagem
que um determinado texto quer nos transmitir e, para isso, é essencial
analisarmos alguns pontos.
Precisamos estar atentos ao título,
uma vez que ele nos fornece pistas sobre o assunto que será tratado
posteriormente. Logo após, surge o primeiro parágrafo que, dependendo do texto,
revela os principais elementos contidos no assunto a ser discutido.
Geralmente, nos parágrafos
seguintes, o emissor (a pessoa que escreve) costuma desenvolver toda a sua
ideia de um modo mais detalhado e, ao final, faz um uma espécie de “resumo”
sobre tudo o que foi dito, para não deixar que nada fique vago, sem sentido
para o leitor.
Até aqui falamos sobre a forma pela qual o texto se
constrói, mas há também outro detalhe que não podemos nunca nos esquecer: a
pontuação. Às vezes, uma vírgula pode mudar o sentido de uma frase, os pontos
de interrogação e exclamação dizem tudo sobre as “intenções” do autor, ou seja,
ele pode deixar uma pergunta para refletirmos, pode também elogiar ou fazer uma
crítica, utilizando o ponto de exclamação, concorda?
Assim sendo, resta ainda dizer que nem sempre numa primeira leitura podemos
identificar todos os elementos necessários a uma boa compreensão. Caso a
mensagem não fique clara ao nosso entendimento, realizamos uma segunda, desta
vez um pouco mais atenta, dando importância aos sinais de pontuação, como
também analisando cada parágrafo e retirando dele a ideia principal.
Agindo assim, considere-se um leitor
competente!!!
Atividade 01
Desafio: Leitura de imagem
Observar a imagem e responder a
questão elaborando um texto explicando a resposta
Resposta para o professor: sai do 4D - 3D - 3C - 4C - 4B - 3B - 2B - 2C -
1C - 1B – 1A, e sobe para o terraço
Obs.
Os alunos terão que redigir um texto explicando a resposta
Atividade 02
QUESTÃO
01-
Quatro alunos do 6º ano de uma escola, em uma aula de matemática, fizeram as
seguintes
afirmativas:
Analisando
atentamente a afirmativa de cada aluno, marque a opção CORRETA.
a)
Somente a aluna I e o aluno III formularam afirmativas corretas.
b)
Apenas o aluno II cometeu erro em sua afirmativa.
c)
As afirmativas de todos os alunos estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas feitas pelos alunos III e IV são corretas.
QUESTÃO
02-
Um determinado número é composto de três
algarismos. O
algarismo
das unidades é 2 e o das centenas é 5. Marque a
opção
que representa a soma dos possíveis valores que pode
assumir
o algarismo das dezenas para que esse número seja
divisível
por 3.
a) 7
b)
10
c)
13
QUESTÃO
03-
(Descritor: resolver problemas envolvendo critérios de divisibilidade dos
números naturais.)
Paula
e Gabriel brincavam propondo desafios um para o outro, enquanto estudavam os
critérios de divisibilidade utilizados para os números naturais. A seguir temos
o desafio proposto por Paula:
Gabriel,
um aluno aplicado, respondeu corretamente. Marque a opção que representa a
resposta dada por ele à Paula.
a) 5 b)
13
c)
21 d) 29
QUESTÃO
04
-(utilizar o conceito de números primos para resolver o problema proposto.)
Analise
as afirmativas feitas por quatro alunos, em uma gincana de matemática.
Aluno
I - Existe um único número que é par e primo ao mesmo tempo.
Aluno
II - O número 1 é classificado como número primo.
Aluno
III - Todos os números ímpares são primos.
Aluno
IV - Entre 30 e 40 existem dois números primos.
Marque
a opção CORRETA relacionada à veracidade das afirmativas feitas pelos
alunos acima.
a)
As afirmativas dos alunos I e IV são verdadeiras.
b)
Apenas o aluno III formulou uma afirmativa falsa.
c)
Todas as afirmativas feitas pelos quatro alunos são verdadeiras.
d)
Apenas o aluno IV formulou uma afirmativa verdadeira.
QUESTÃO
05-
(Descritor: determinar o resultado de um problema utilizando o processo de
decomposição de um número natural em fatores primos.)
Observe a seguinte decomposição em fatores
primos do número representado pela letra A, proposta pelo professor de
matemática, como exercício para os alunos da 6º da E.M.U.
Marque
a opção que apresenta, corretamente, o número que A 3
corresponde
ao valor atribuído à letra (A, B ou C) para que a
fatoração
fique correta.
a) C
= 15
b) B
= 25
c) A
= 225
d) A
= 215
QUESTÃO
06
- (Descritor: utilizar o cálculo do Mínimo Múltiplo Comum envolvendo números
naturais para escolher uma possibilidade correta dentre outras descritas no
problema.)
Paulo
saiu de carro para uma viagem de 400 quilômetros por uma estrada que, a cada 40
quilômetros, há um posto de serviços com combustíveis e restaurante. Acontece
que o carro está com sério problema de superaquecimento, o que requer paradas
de 30 em 30 quilômetros para encher o radiador com água fria contida em um
galão que Paulo leva dentro do carro.
De
acordo com o enunciado acima, podemos afirmar, corretamente, que:
a)
Paulo poderá parar no máximo 13 vezes durante sua viagem para utilizar os
postos de serviços.
b)
Serão necessárias 10 paradas para que Paulo possa colocar água no radiador do
seu carro.
c)
Durante a viagem, Paulo nunca poderá colocar água no radiador em postos de
serviços.
d)
Das paradas necessárias para colocar água no radiador, 3 poderão ser feitas em
postos de serviços.
QUESTÃO
07
- (resolver o problema proposto utilizando o cálculo do Mínimo Múltiplo Comum -
M.M.C – entre dois números naturais.) Roberto foi ao médico, que receitou a ele
os seguintes medicamentos:
Sabendo
que Roberto tomou ontem, às 19 horas, esses dois medicamentos, CALCULE os itens
a seguir:
a)
Depois de quanto tempo (intervalo mínimo possível) ele vai tomar os dois remédios
juntos?
b) A
que horas, após às 19 horas, ele vai tomar os dois remédios simultaneamente?
QUESTÃO
08-
(determinar a solução de um problema utilizando cálculo do máximo divisor comum
de dois números naturais.)
Leia
atentamente a seguir a exposição feita por uma professora de matemática e as
afirmativas feitas por alguns de seus alunos.
Marque
a opção que apresenta o nome do aluno (a) que formulou uma afirmativa correta
de acordo com a exposição feita pela professora.
a)
Ana Cláudia b)
Felipe
c)
João Gabriel d)
Daniele
QUESTÃO
09 -
(Descritor: determinar a quantidade de divisores de um número natural)
Na
gincana promovida em uma escola, uma das diversões era um campeonato de
arremesso de dardos.
Observe o alvo utilizado com a pontuação
referente a cada região do círculo.
Regras
do Jogo:
• O
dardo que não atingir uma dessas três regiões
será
considerado zero.
•
Cada participante terá direito a três arremessos.
• O
ponto final de cada participante será a soma dos
pontos
de cada arremesso.
•
Será considerado vencedor o aluno cuja pontuação final possuir maior quantidade
de divisores.
A
seguir, temos os alvos marcando os três arremessos de quatro alunos
participantes.
Marque
a alternativa que possui o nome do(a) aluno(a) vencedor(a):
a)
Laura b)
Rodrigo
c)
Alexandra d)
Felipe
GABARITO para professor
Questão
1 = A Questão 2 = D Questão 3 = A Questão 4 = A
Questão
5 = C Questão 6 = A Questão 7 a)16 Horas e b)10 Horas do
outro dia
Questão
8 = B Questão 9 = A
QUESTÃO 10 - Reproduza o quadro a seguir no caderno e
classifique cada número como primo ou composto,
identificando-o no quadrinho
correspondente.
QUESTÃO 11 - Responda às
questões a seguir.
a)
Qual
é o menor número primo de dois algarismos?
b)
Quais
são os números primos entre 40 e 50?
c)
É
possível que um número cujo algarismo da ordem das unidades é 4 seja primo? Por
quê?
d)
Um
número primo com pelo menos dois algarismos pode ter o algarismo da ordem das
unidades igual a 5? Por quê?
3) Responda às questões.
a) Qual é o maior número primo menor do
que 200?
b) Qual é o maior divisor primo de 182?
QUESTÃO 12 - Classifique os números
apresentados abaixo em primos
ou compostos.
QUESTÃO 13 - Determine
todos os divisores de 130.
a) Classifique os divisores de 130
em números primos ou números compostos.
b) Qual o maior divisor primo de
130? E o menor?
c) Qual o maior divisor composto de
130?
Referência
Sampaio, Fausto Arnaud Trilhas
da matemática, 6º ano 1. ed. São Paulo:
Saraiva, 2018.
Pataro, Patricia Moreno Matemática
essencial 6º ano ed. São Paulo:
Scipione, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário