SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|||||||||||||
TEMA: Leitura, escrita em
movimento: Itamaraju em foco. SUBTEMA: Leituras
Geográficas |
UNIDADE TEMÁTICA:
Formas de Representação e Pensamento Espacial. OBJETO DE CONHECIMENTO: Fenômenos
Naturais e Sociais Representados de Diferentes Maneiras com Foco no
Paisagismo e Jardinagem |
||||||||||||
Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
|||||||||||||
Ano: 6° Período: 27/09/2021 a 08/10/2021 Nº de Aulas: 6 |
|||||||||||||
HABILIDADES |
|||||||||||||
(EF06GE09) Elaborar modelos
tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação,
visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. (EF06GE09IT) Elaborar modelos
tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação,
visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico
usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de
Itamaraju. |
|||||||||||||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|||||||||||||
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/
natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução
de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 5.
Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação
para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio
técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e
soluções. |
|||||||||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|||||||||||||
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica
e responsabilidade. |
|||||||||||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|||||||||||||
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo
o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso
só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
|||||||||||||
|
|||||||||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|||||||||||||
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas
e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula ETAPA
1 : Iniciar a
aula com um bom dia e chamada. Dando continuação ao capítulo 13 das páginas 172
a 175 o professor disponibiliza para os alunos através da leitura e interpretação de um texto, os conceitos
sobre “O espaço rural e suas paisagens”
possibilitando-o o entendimento das diferenças entre paisagem do campo e da
cidade, além das principais atividades exercidas em cada um desses espaços. Leitura do
texto e interpretação do texto:
PROBLEMAS AMBIENTAIS NO CAMPO A produção cada vez maior de alimentos e
materias-primas para atender as necessidades da população mundial está
provocando muitos problemas ambientais no espaço rural. E os principais
problemas ambientais são: -Principais causas de destruição dos
solos: ·
Técnicas
inadequadas de uso do solo; ·
Desmatamento; ·
Irrigação
sem os devidos cuidados; ·
Poluição
por agrotóxicos; ·
Erosão. EFEITO EROSÃO ·
Eliminação
de insetos, minhocas, bactérias e outros pequenos organismos que vivem no
solo.(Esses são fundamentais para a produção e reprodução de nutrientes das
plantas). EFEITO DAS QUEIMADAS ·
O
fogo elimina nutrientes, microorganismos, insetos e resíduos vegetais,
deixando o solo descoberto e sujeito à erosão. Por que é realizado as
queimadas? É uma técnica barata utilizada para a retirada da vegetação
natural e a implantação de cultivos e pastagens.) O USO EXCESSIVO DE FERTILIZANTE E
AGROTÓXICOS Conceitos importantes: Fertilizantes químicos:
Composto Quimico usado para aumentar a capacidade de produção agrícola do
solo. Agrotóxico: Produto químico
usado em lavouras para eliminar insetos, ácaros, fungos, bactértias e ervas
daninhas. Produtividade Agricóla:
Quantidade produzida em um mesmo espaço num determinado tempo. A utilização de fertilizantes
químicos é muito importante para o aumento da produção de alimento e
matérias-primas no mundo todo. O uso excessivo ou inadequado de
produtos químicos pode: ·
Degradar
o solo e poluir águas subterrâneas e de rios; ·
Muitos
agrotóxicos são prejudiciais para os seres humanos e os animais ; ·
Provocar
a evolução das pragas e tornando-as mais resistentes, a dose e a potência
desses venenos são aumentadas continuamente. ·
Provocar
surgimento de novas pragas e ervasdaninhas; ·
A
eliminção de insetos predadores de pragas; ·
A
morte e a redução de aves e animais que alimentam de pragas; ·
A
poluição do ar atmosférico. Alternativas: Adubos organicos e
técnicas naturais de controle de pragas auxiliam na redução do uso de
agrotóxicos. OS IMPACTOS RESULTANTES DA
IRRIGAÇÃO -Principais impactos ambientais resultantes da
irrigação são: ·
Alagamento
ou encharcamento de áreas de cultivo; ·
Acúmulo
de fertilizantes nos rios que abstecem as áreas de plantações-eutrofização. (
Isso favoresse o aparecimento de algas que consomem muito oxigênio, ·
Dificultando
o desenvolvimento de outras espécieis aquáticas.) ·
Acúmulo
de sais minerais no solo- salinização- decorrente do excesso de irrigação (
Com a evaporação da água, os sais minerais sobram nas camadas superficiais,
inviabilizando o desenvolvimento de certos cultivos.) ·
Proliferação
de insetos e fungos prejudiciais ás plantações, provocados pelo aumento da
umidade. ( Como consequência ocorre o aumento do uso de agrotóxicos .) ·
Desperdício,
pois grande parte da água usada na irrigação é perdida por evaporação ou
infiltração. ETAPA 2: Após
a leitura e interpretação dfo texto, sugerir atividade complementar.
ATIVIDADE 1.
Leia
com atenção o texto e responda: a)
Quais
são os principais problemas ambientais que ocorrem no campo? b)
Por
que é realizado as queimada? Quais são as consequências ? c)
O
que pode provocar o uso excessivo ou inadequado de produtos químicos no
espaço rural? d)
Quais
são os impactos resultantes da irrigação na agricultura? e)
Recorte
e cole gravuras sobre os problemas ambientais no campo.
2ªAula ETAPA 1e 2: Solicitar aos alunos a acessar o link: https://youtu.be/h0U7G8Av3ro, que esta
disponível na apostila. Em seguida pedir que os alunos façam anotações
referente ao vídeo ( resumo).
3ªAula ETAPA 1e 2: Após os alunos assistir o
vídeo, fazer comentários e questionamentos, em seguida atividade complementar. Com leitura e interpretação do
texto.
ATIVIDADE
A ÁREA RURAL A área
rural fica fora da cidade, no campo, pode possuir chácaras, sítios e
fazendas, propriedades medias pequenas e grandes e até mesmo, algumas
indústrias. A maioria das pessoas que vivem no campo trabalham na
agricultura, pecuária e atividades extrativas como seringais e garimpos. Na agricultura
os trabalhadores cuidam das lavouras, eles preparam a terra, plantam e colhem
os produtos. Pecuária
é a criação de animais para produzir alimentos e materiais para fabricar
roupas, sapatos e outros utensilios. Os
animais que se destacam na produção pecuárista são: Os
gados bovinos (bois e vacas). Criação
de suínos (porcos). Criação
de caprino ( cabra e bode). Criação
de ovino ( ovelhas e carneiros ). Criação
de búfalinos ( búfalos). Criação de avicultura ( aves ) para a
produção de avos e carnes. Criação de piscicultura ( peixes). Criação de apcultura ( abelhas). Os peões, vaqueiros e tratadores são
trabalhadores que atuam na pecuária. Nem todos os trabalhadores rurais moram no
espaço rural. Um exemplo são os boia-frias que moram, nas
cidades e empregam temporariamente no campo, geralmente na época da colheita. Baseado no texto acima responda as
questões: 1.
Como é o ambiente no campo? 2.
Qual é a importância do espaço
rural para os seres humanos? 3.
Quais são as atividades econômicas
praticadas no campo? Descreva cada uma delas. 4.
Cite pelo menos três exemplos de
especialização na prática da pecuária. 5.
Copie a tabela abaixo em seu
caderno e preencha-a com as informações que faltam.
6.
A fotografia a seguir mostra uma
atividade que amplia a degradação do solo. Itamaraju/ familia Rosse
w.w.w.itamarajunoticias.com.br a) Qual é essa atividade? b) Quais são
as consequências para o solo? 7. Leia o texto a seguir e responda. Os produtores de frutas e hortaliças do Nordeste foram beneficiados
com a criação de vários bancos de sementes de plantas utilizadas como adubos
verdes. O trabalho foi desenvolvido no interior do Piauí, Rio Grande do
Norte, Ceará e Maranhão, e está ampliando e fortalecendo a fruticultura
orgânica na região. A adubação verde é baseada no uso de plantas, especialmente
leguminosas, que fornecem nutrientes e melhoram a qualidade do solo. Com
maior oferta local de sementes dessas plantas, agricultores nordestinos
economizam ao não ter que importar o material de outras regiões.
FRUTICULTURA orgânica
ganha bancos de sementes no Nordeste. Nordeste Rural, 17 jan. 2018.
Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2018. a) De que forma os produtores de
frutas a) De que forma os produtores de frutas e hortaliças da Região Nordeste foram beneficiados? b) Como ocorre a adubação verde? c) Por que os agricultores nordestinos
estão economizando dinheiro com a fruticultura orgânica?
4ªAula ETAPA 1e 2: Correção das atividades, momento de tirá dúvidas,
questionamentos, discussão e socialização.
5ªAula ETAPA 1e 2: Nesta aula fazer a explanação - introdução sobre “ O espaço urbano e suas paisagens”. Na anterior, apresentamos as características dos espaços rurais, evidenciando o trabalho humano na transformação das paisagens e na dinâmica ambiental. Agora, nos concentraremos em compreender, nos processos da urbanização, as paisagens transformadas, as causas do crescimento das cidades e as conse quências sociais e ambientais desse fenômeno. A relação entre os espaços urbanos e rurais, iniciada no Capítulo anterior, é também aqui trabalhada, a fim de que os alunos compreendam a interdependência entre eles. Orientar os alunos a fazer a leitura e interpretação do texto disponível na apostila.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
O ESPAÇO URBANO E SUAS PAISAGENS Desde os tempos mais antigos, os diferentes grupos sociais têm explorado os recursos que a natureza oferece. A caça, a pesca e a coleta de frutos silvestres foram as formas simples e imediatas usadas pelos seres humanos para sua sobrevivência. Os grupos humanos deixaram o nomadismo por volta de 8 000 a.C. a 5 000 a.C. As modificações realizadas na superfície terrestre eram mínimas, e os elementos naturais predominavam nas paisagens. Os registros históricos indicam que já havia cidades entre 3 500 a.C. e 3 000 a.C. Hoje, as transformações nas paisagens urbanas são intensas, com predomínio de elementos culturais como edifícios, casas, ruas, avenidas, praças e estabelecimentos comerciais. Os elementos naturais parecem ausentes. As transformações nas cidades resultam da urbanização, que é um processo caracterizado, entre outros fatores, pela redução da população rural e pelo crescimento da população urbana. Essa população passa a se concentrar nas cidades e, para atender às suas necessidades, em geral são feitas várias obras de infraestrutura, como as de iluminação, de esgoto, de transporte, entre outras. Uma transformação que ocorre atualmente em diversas cidades devido à urbanização é a verticalização, ou seja, a construção de edifícios cada vez mais altos para abrigar a população em crescimento, aumentando o adensamento populacional.
1. Observe a cidade de Itamaraju, na Bahia que localiza - se na região Nordeste, em dois momentos. Na fotografia da esquerda, antes da construção de inúmeras casas, pavimentação nas ruas, e mais... Anos depois, houve na cidade um grande aumento do números de casas e modificações na cidade, o que se torna evidente na fotografia de anos depois. (à direita). Considerando esse contexto descreva as possíveis modificações e tranformações identificadas nas fotografias. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6ªAula ETAPA
1: Correção da atividade .
Professsor(a), aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a
refletirem e argumentarem sobre o texto e vídeo.
RECURSOS: ( 162 a 174)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: Araribá
Mais Geografia, Capítulo- 13, página 162 a 174. Araribá
Mais Geografia, Capítulo- 14, página 16a 174. Imagens:
Institucional- cafe Norte / cafenorte.com.br Brasil
Fazendas / Fazenda em Itamaraju.Fazenda olho D’água.Brasil (
Brsailfazendas.com.br) Bahia
Rural/ Itamaraju se destaca na produção de gado / globoplay.globo.com Foto de
Viveiro de mudas de cacau / istockphoto.com
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
|||||||||||||
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário