6º ANO XI - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

SUBTEMA:  Leituras Geográficas

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Fenômenos Naturais e Sociais Representados de Diferentes Maneiras com Foco no Paisagismo e Jardinagem

Objetivo geralEstudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                          Período: 27/09/2021  a  08/10/2021                                Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

(EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

(EF06GE09IT) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de Itamaraju.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                        COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

                                                        COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                      1ªAula

 

ETAPA 1 :   Iniciar a aula com um bom dia e chamada. Dando continuação ao capítulo 13 das páginas 172 a 175 o professor disponibiliza para os alunos através da leitura e  interpretação de um texto, os conceitos sobre “O espaço rural e suas paisagens” possibilitando-o o entendimento das diferenças entre paisagem do campo e da cidade, além das principais atividades exercidas em cada um desses espaços.

Leitura do texto e interpretação do texto:

 

                                                                        PROBLEMAS AMBIENTAIS NO CAMPO

   A produção cada vez maior de alimentos e materias-primas para atender as necessidades da população mundial está provocando muitos problemas ambientais no espaço rural. E os principais problemas ambientais são:

   -Principais causas de destruição dos solos:

·         Técnicas inadequadas de uso do solo;

·         Desmatamento;

·         Irrigação sem os devidos cuidados;

·         Poluição por agrotóxicos;

·         Erosão.

   EFEITO EROSÃO

·         Eliminação de insetos, minhocas, bactérias e outros pequenos organismos que vivem no solo.(Esses são fundamentais para a produção e reprodução de nutrientes das plantas).

  EFEITO DAS QUEIMADAS

·         O fogo elimina nutrientes, microorganismos, insetos e resíduos vegetais, deixando o solo descoberto e sujeito à erosão. Por que é realizado as queimadas? É uma técnica barata utilizada para a retirada da vegetação natural e a implantação de cultivos e pastagens.)

  O USO EXCESSIVO DE FERTILIZANTE E AGROTÓXICOS

              Conceitos importantes:

Fertilizantes químicos: Composto Quimico usado para aumentar a capacidade de produção agrícola do solo.

Agrotóxico: Produto químico usado em lavouras para eliminar insetos, ácaros, fungos, bactértias e ervas daninhas.

Produtividade Agricóla: Quantidade produzida em um mesmo espaço num determinado tempo.

             A utilização de fertilizantes químicos é muito importante para o aumento da produção de alimento e matérias-primas no mundo todo.

             O uso excessivo ou inadequado de produtos químicos pode:

·         Degradar o solo e poluir águas subterrâneas e de rios;

·         Muitos agrotóxicos são prejudiciais para os seres humanos e os animais ;

·         Provocar a evolução das pragas e tornando-as mais resistentes, a dose e a potência desses venenos são aumentadas continuamente.

·         Provocar surgimento de novas pragas e ervasdaninhas;

·         A eliminção de insetos predadores de pragas;

·         A morte e a redução de aves e animais que alimentam de pragas;

·         A poluição do ar atmosférico.

            Alternativas: Adubos organicos e técnicas naturais de controle de pragas auxiliam na redução do uso de agrotóxicos.

OS IMPACTOS RESULTANTES DA IRRIGAÇÃO

 -Principais impactos ambientais resultantes da irrigação são:

·         Alagamento ou encharcamento de áreas de cultivo;

·         Acúmulo de fertilizantes nos rios que abstecem as áreas de plantações-eutrofização. ( Isso favoresse o aparecimento de algas que consomem muito oxigênio,

·         Dificultando o desenvolvimento de outras espécieis aquáticas.)

·         Acúmulo de sais minerais no solo- salinização- decorrente do excesso de irrigação ( Com a evaporação da água, os sais minerais sobram nas camadas superficiais, inviabilizando o desenvolvimento de certos cultivos.)

·         Proliferação de insetos e fungos prejudiciais ás plantações, provocados pelo aumento da umidade. ( Como consequência ocorre o aumento do uso de agrotóxicos .)

·         Desperdício, pois grande parte da água usada na irrigação é perdida por evaporação ou infiltração.

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação dfo texto, sugerir atividade complementar.

 

                                                                        ATIVIDADE

 

1.      Leia com atenção o texto e responda:

a)      Quais são os principais problemas ambientais que ocorrem no campo?

b)      Por que é realizado as queimada? Quais são as consequências ?

c)      O que pode provocar o uso excessivo ou inadequado de produtos químicos no espaço rural?

d)      Quais são os impactos resultantes da irrigação na agricultura?

e)      Recorte e cole gravuras sobre os problemas ambientais no campo.

 

                                                                                          2ªAula

ETAPA 1e 2: Solicitar aos alunos a acessar o link: https://youtu.be/h0U7G8Av3ro,  que esta disponível na apostila. Em seguida pedir que os alunos façam anotações referente ao vídeo ( resumo).

                                                                                             3ªAula

 

  ETAPA 1e 2: Após os alunos assistir o vídeo, fazer comentários e questionamentos, em seguida atividade complementar. Com leitura e interpretação do texto.

                                                                         ATIVIDADE

 

Itamaraju - BA - Guia do Turismo Brasil  A ÁREA RURAL

 

  A área rural fica fora da cidade, no campo, pode possuir chácaras, sítios e fazendas, propriedades medias pequenas e grandes e até mesmo, algumas indústrias. A maioria das pessoas que vivem no campo trabalham na agricultura, pecuária e atividades extrativas como seringais e garimpos.

  Na agricultura os trabalhadores cuidam das lavouras, eles preparam a terra, plantam e colhem os produtos.

  Pecuária é a criação de animais para produzir alimentos e materiais para fabricar roupas, sapatos e outros utensilios.

Os animais que se destacam na produção pecuárista são:

Os gados bovinos (bois e vacas).

Criação de suínos (porcos).

Criação de caprino ( cabra e bode).

Criação de ovino ( ovelhas e carneiros ).

Criação de búfalinos ( búfalos).

  Criação de avicultura ( aves ) para a produção de avos e carnes.

  Criação de piscicultura ( peixes).

  Criação de apcultura ( abelhas).

  Os peões, vaqueiros e tratadores são trabalhadores que atuam na pecuária.

  Nem todos os trabalhadores rurais moram no espaço rural.

  Um exemplo são os boia-frias que moram, nas cidades e empregam temporariamente no campo, geralmente na época da colheita.

  Baseado no texto acima responda as questões:

            

1.      Como é o ambiente no campo?

2.      Qual é a importância do espaço rural para os seres humanos?

3.      Quais são as atividades econômicas praticadas no campo? Descreva cada uma delas.

4.      Cite pelo menos três exemplos de especialização na prática da pecuária.

5.      Copie a tabela abaixo em seu caderno e preencha-a com as informações que faltam.

 

         Técnica agrícola

 

                       Objetivo

Importância ambientais

         Fertilizantes químicos

 

 

 

          Agrotóxicos

 

 

 

          Irrigação

 

 

 

 

 

6.      A fotografia a seguir mostra uma atividade que amplia a degradação do solo.

 

 

 

 

 

 

Itamaraju] Família ROSSI agrega amor ao campo na produção de hortaliças -  :: Itamaraju Notícias ::  Itamaraju] Família ROSSI agrega amor ao campo na produção de hortaliças -  :: Itamaraju Notícias ::

Itamaraju/ familia Rosse w.w.w.itamarajunoticias.com.br

 

a) Qual é essa atividade?

b) Quais são as consequências para o solo?

 

7.      Leia o texto a seguir e responda.

Os produtores de frutas e hortaliças do Nordeste foram beneficiados com a criação de vários bancos de sementes de plantas utilizadas como adubos verdes. O trabalho foi desenvolvido no interior do Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão, e está ampliando e fortalecendo a fruticultura orgânica na região. A adubação verde é baseada no uso de plantas, especialmente leguminosas, que fornecem nutrientes e melhoram a qualidade do solo. Com maior oferta local de sementes dessas plantas, agricultores nordestinos economizam ao não ter que importar o material de outras regiões.

                                                                 FRUTICULTURA orgânica ganha bancos de sementes no Nordeste. Nordeste Rural, 17 jan. 2018. Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2018. a) De que forma os produtores de frutas

 

  a) De que forma os produtores de frutas e hortaliças da Região Nordeste foram beneficiados?

  b) Como ocorre a adubação verde?

  c) Por que os agricultores nordestinos estão economizando dinheiro com a fruticultura orgânica?

 

 

                                                                                  4ªAula

ETAPA 1e 2: Correção das atividades, momento de tirá dúvidas, questionamentos, discussão e socialização.

 

                                                                                 5ªAula

ETAPA 1e 2: Nesta aula fazer a explanação - introdução sobre “ O espaço urbano e suas paisagens”. Na anterior, apresentamos as características dos espaços rurais, evidenciando o trabalho humano na transformação das paisagens e na dinâmica ambiental.  Agora, nos concentraremos em compreender, nos processos da urbanização, as paisagens transformadas, as causas do crescimento das cidades e as conse quências sociais e ambientais desse fenômeno. A relação entre os espaços urbanos e rurais, iniciada no Capítulo anterior, é também aqui trabalhada, a fim de que os alunos compreendam a interdependência entre eles. Orientar os alunos a fazer a leitura e interpretação do texto disponível na apostila.

  LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

                                                           

                                                                 O ESPAÇO URBANO E SUAS PAISAGENS

 

  Desde os tempos mais antigos, os diferentes grupos sociais têm explorado os recursos que a natureza oferece. A caça, a pesca e a coleta de frutos silvestres foram as formas simples e imediatas usadas pelos seres humanos para sua sobrevivência. Os grupos humanos deixaram o nomadismo por volta de 8 000 a.C. a 5 000 a.C. As modificações realizadas na superfície terrestre eram mínimas, e os elementos naturais predominavam nas paisagens. Os registros históricos indicam que já havia cidades entre 3 500 a.C. e 3 000 a.C. Hoje, as transformações nas paisagens urbanas são intensas, com predomínio de elementos culturais como edifícios, casas, ruas, avenidas, praças e estabelecimentos comerciais. Os elementos naturais parecem ausentes. As transformações nas cidades resultam da urbanização, que é um processo caracterizado, entre outros fatores, pela redução da população rural e pelo crescimento da população urbana. Essa população passa a se concentrar nas cidades e, para atender às suas necessidades, em geral são feitas várias obras de infraestrutura, como as de iluminação, de esgoto, de transporte, entre outras. Uma transformação que ocorre atualmente em diversas cidades devido à urbanização é a verticalização, ou seja, a construção de edifícios cada vez mais altos para abrigar a população em crescimento, aumentando o adensamento populacional.

 

Vista panorâmica da cidade : Itamaraju, BA - [19--] | Itamaraju bahia,  Cidade, Panorâmico 

1.       Observe a cidade de Itamaraju, na Bahia que localiza - se na região Nordeste, em dois momentos. Na fotografia da esquerda,  antes da construção de inúmeras casas, pavimentação nas ruas, e mais...

Anos depois, houve na cidade um grande aumento do números de casas e modificações na cidade, o que se torna evidente na fotografia de anos depois. (à direita). Considerando esse contexto descreva as possíveis  modificações e tranformações identificadas nas fotografias.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

                                                                                      6ªAula

 

ETAPA 1: Correção da atividade . Professsor(a), aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentarem sobre o texto e vídeo.

                                                                                     

 

RECURSOS: ( 162 a 174)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

Araribá Mais Geografia, Capítulo- 13, página 162 a 174.

Araribá Mais Geografia, Capítulo- 14, página 16a 174.

 

Imagens: Institucional- cafe Norte / cafenorte.com.br

Brasil Fazendas / Fazenda em Itamaraju.Fazenda olho D’água.Brasil ( Brsailfazendas.com.br)

Bahia Rural/ Itamaraju se destaca na produção de gado / globoplay.globo.com

Foto de Viveiro de mudas de cacau / istockphoto.com

 

 

                                                                                                  Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário