6º ano - X Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo

Educação Financeira doméstica.

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimentos: Múltiplos e divisores; Divisibilidade; Números primos e compostos

Ano:                          Período: 23/08 a 03/09/2021                   Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

EF06MA03) resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF06MA03BA). Interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

(EF06MA06). Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 23 /08 a 27/09/2021

 

Aula e AulaMúltiplos e divisores

 

1º momento

. Corrigir a atividade 4 (anexo).

. Retomar as páginas 62 e 63 e observar a aprendizagem dos alunos fazendo questionamentos sobre os objetos de conhecimentos citados.

 

2º momento

.  Pedir exemplos de

- Múltiplos de 7, 3, 9, 15 ...

- Divisores de 9, 14, 18, 30 ...

- 45 é divisível por 2? Por quê? E por 3? Por quê?

- Citar outros exemplos e fazer as devidas explicações

3º momento

. Orientar que façam atividade 1 (anexo).

 

 

Aula e AulaDivisibilidade

 

1º momento

. Correção das atividades 1 (anexo), fazendo as devidas explicações.

 

2º momento

. Apresentar os critérios de divisibilidade (anexo).

. Com exemplos abordar o critério de cada algarismo: 2, 3,4 ...10

 

3º momento

. De acordo ao número de alunos participantes, formar grupos (mas cada aluno faz o seu), para criarem um cartaz, ou um maker, ou um resumo, ou um slide bem criativo, representando um algarismo de 2 a 10 com o critério de divisão do mesmo e exemplos.

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo) e  vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM (

 

 

Segunda semana: 30/08 a 03/09/2021

 

 

Aula e Aula Números primos e compostos

1º momento

. Corrigir a atividade 2 (anexo), esclarecendo possíveis dúvidas

 

2º momento

. Indagar: quem viu o vídeo?  Que aprendeu? O que não entendeu?

. Escrever os números de 1 a 100 igual o modelo do vídeo e proceder como o vídeo, ou seja, fazer o “Crivo de Eratóstenes”,

. Com os alunos evidenciar os números primos e compostos e solicitar que os alunos façam o mesmo no caderno, usando diferentes cores para riscar os números e usar uma só cor para circular os números primos.

. Seguir as orientações do livro nas páginas 66 e 67, apresentando divisões sucessivas para comprovar se um número é primo ou não.

 

3º momento

. Orientar para fazer a atividade 3 (anexo).

 

 

Aula e AulaDecomposição em fatores primos

1º momento

. Correção da 3ª atividade (anexo).

 

2º momento

. Seguir as orientações da página 68, mostrando com exemplos como decompor um número em fatores primos.

. Propor o jogo do bingo.

. Apresentar a cartela:

- Esta é uma cartela de um jogo de bingo. Observe os números e responda o que se pede

·         Quais são os números pares?                    

·          Quais são divisíveis por 3?

·         Quais são divisíveis por 5?

·         Quais são divisíveis por 6?

·         Quais são divisíveis por 7?

·         Quais são divisíveis por 10?

·         Quais são ímpares?

·         Quais são divisíveis por 1?

. Orientar os alunos para fazer atividade da página 69 a 71

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (66 a 71) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

REFERÊNCIAS:

https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-matematica-divisibilidade-6o-ano/

https://studylibpt.com/doc/789787/recupera%C3%A7%C3%A3o-paralela-%E2%80%93-unidade-ii-lista-de-exerc%C3%ADcios-bin...

ANEXO

 

             Prefeitura Municipal de Itamaraju-Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

Escola:________________________ Data: ____________.    6º ano/Turma:_____

Professor (a): ___________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno (a):

Objetos de Conhecimento: Múltiplos e divisores; Divisibilidade; Números primos e compostos

 

X ATIVIDADES DE ESTUDO REMOTO

 

Atividade 1

 

1º) Responda às questões abaixo:

a) Todos os divisores de 30;                          b) Os divisores de 72 compreendidos entre 10 e 30;

c) Os divisores ímpares de 40;                          d) Os divisores pares de 40;

 

2º) Determine:

a) O maior número de três algarismos divisível por 2;                     b) Os três maiores divisores de 32;

c) Os fatores de 96 compreendidos entre 10 e 25;

 

) Determine 5 múltiplos dos números a seguir.

a)3                   b)5                   c)7                   d)10                            e)15

 

) Determine todos os divisores dos números a seguir.

a)50                 b)43                 c)90                 d)72                 e)36                            f)13

 

 

ATIVIDADE 2

) Determine o valor do algarismo a no número 47 82a para que ele seja divisível por:

Obs. Substituir a letra a por um número que satisfaça a questão

 

2º) Determine 3 números de 3 algarismos diferentes que seja:

a) não divisível por 2 nem por 3;                              b) divisível por 3, mas não por 2;

c) divisível por 2 e por 3;                                          d) divisível por 2 , mas não por 3;

 

3º) Responda qual é o maior número de seis algarismos divisível por 10?

 

4º) Determine:

a) O maior número de três algarismos divisível ao mesmo tempo por 3 e por 4;

b) O menor número de três algarismos divisível ao mesmo tempo por 2 , por 3 e por 5;

c) O maior número de três algarismos divisível por 5;

 

5º Assinale nas alternativas corretas:

a) (    ) Todo número divisível por 4 é também divisível por 2.

b) (    ) Todo número divisível por 6 é também divisível por 2.

c) (    ) Nenhum número ímpar é divisível por 2.

d) (    ) Todo número par é divisível por 5;

 

6º) Assinale nas alternativas, que apresentam números que são divisíveis, ao mesmo tempo, por 2 e por 5:

a) (    ) 222                                         b) (    ) 803

c) (    ) 805                                         d) (    ) 5000                           e) (    ) 420

 

7º) Dentre os números 60 – 531 – 120 – 36 – 540 – 27, quais são divisíveis por:

a)2?                                         b) 3?

c) 5?                                        d) 10

8º) Pinte os números divisíveis por:

8

31

40

64

125

108

39

200

  

9

27

35

54

80

63

39

378

 

 

ATIVIDADE 3

 

 

4. Marque a alternativa que contém somente números primos:

A)(   ) 19 –29 –36         B)   (   ) 17 –97 –29

 

 

5. Qual é o maior divisor do número 42?

A) (    )  21                      B)(   ) 14

 

 

6. Marque um X na opção correta em relação ao número 1:

A) (   ) O número 1 é primo porque é divisível somente por ele mesmo.

B) (  ) O número 1 não é primo nem composto porque só tem 1 divisor.

 

 

7.  Números compostos são aqueles que possuem:

A) (   ) Mais de 2 divisores.            B)(   ) Mais de 2 algarismos .

 

 

8. Quantos divisores tem o  número 30?

A) (    ) 8 divisores                     B)(   ) 4 divisores

 

9. O maior divisor de um número é o próprio número.

A) (   ) Não                        B)(   ) sim

 

10. Quais dos números abaixo são primos

a) 81                                       b)227

c)463                                      d) 101

 

11.Responda as questões:

 

a) Que número natural é divisor de todos os outros números?

b) O que é número primo?

c)O que é um número composto?

 

12.Observe o quadro abaixo e complete com os múltiplos correspondentes:

Número

Dobro

Triplo

Quádruplo

Quíntuplo

2

 

 

 

 

7

 

 

 

 

15

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

13. Quais são os números primos compreendidos entre 30 e 40?

 

14. O número 49 é primo? Justifique.

 

 

15.Qual é o único número primo que também é par?

 

 

16. Classifique os números como primos ou compostos:

 

a)11:                                             c)702:

b)28:                                             d) 23:

Nenhum comentário:

Postar um comentário