SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema
intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação Financeira doméstica. |
Unidade Temática:
Números |
Objetos de Conhecimentos:
Múltiplos e divisores; Divisibilidade; Números primos e compostos |
|
Ano: 6º Período: 23/08 a 03/09/2021 Nº de Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
EF06MA03)
resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de
calculadora. (EF06MA03BA).
Interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou
escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de
estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e
sem uso de calculadora.
(EF06MA05)
Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações
entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é
fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de
divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. (EF06MA06).
Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de
divisor. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 3.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções. 5. Utilizar
processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade;
Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 23 /08 a 27/09/2021 1ª Aula e 2ª Aula – Múltiplos e divisores 1º momento . Corrigir a atividade
4 (anexo). . Retomar as páginas 62 e 63 e observar a aprendizagem dos alunos
fazendo questionamentos sobre os objetos de conhecimentos citados.
. Pedir exemplos de - Múltiplos de 7, 3, 9, 15 ... - Divisores de 9, 14, 18, 30 ... -
45 é divisível por 2? Por quê? E por 3? Por quê? -
Citar outros exemplos e fazer as devidas explicações 3º
momento .
Orientar que façam atividade 1 (anexo). 3ª Aula e 4ª Aula – Divisibilidade 1º momento . Correção das atividades 1 (anexo), fazendo as devidas explicações. 2º momento . Apresentar os critérios de divisibilidade (anexo). . Com exemplos abordar o critério de cada algarismo: 2, 3,4
...10 3º momento .
De acordo ao número de alunos participantes, formar grupos (mas cada aluno
faz o seu), para criarem um cartaz, ou um maker, ou um resumo, ou um slide
bem criativo, representando um algarismo de 2 a 10 com o critério de divisão
do mesmo e exemplos. .
Orientar para fazer a atividade 2 (anexo)
e vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM ( Segunda semana: 30/08 a 03/09/2021 5ª Aula e 6ª Aula – Números primos e compostos 1º momento . Corrigir a atividade 2 (anexo), esclarecendo possíveis dúvidas
2º
momento . Indagar: quem viu o
vídeo? Que aprendeu? O que não
entendeu? . Escrever os números
de 1 a 100 igual o modelo do vídeo e proceder como o vídeo, ou seja, fazer o
“Crivo de Eratóstenes”, . Com os alunos
evidenciar os números primos e compostos e solicitar que os alunos façam o
mesmo no caderno, usando diferentes cores para riscar os números e usar uma
só cor para circular os números primos. . Seguir as orientações
do livro nas páginas 66 e 67, apresentando divisões sucessivas para comprovar
se um número é primo ou não. 3º
momento . Orientar para fazer a
atividade 3 (anexo). 7ª Aula e 8ª Aula – Decomposição em fatores primos 1º momento . Correção da 3ª atividade (anexo). 2º momento . Seguir
as orientações da página 68, mostrando com exemplos como decompor um número
em fatores primos. . Propor o jogo do
bingo. . Apresentar a cartela: - Esta é uma cartela de um jogo de bingo. Observe os
números e responda o que se pede ·
Quais são os números pares? ·
Quais são divisíveis por 3? ·
Quais são divisíveis por 5? ·
Quais são divisíveis por 6? ·
Quais são divisíveis por 7? ·
Quais são divisíveis por 10? ·
Quais são ímpares? ·
Quais são divisíveis por 1? .
Orientar os alunos para fazer atividade da página 69 a 71 |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (66 a 71) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
REFERÊNCIAS:
https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-matematica-divisibilidade-6o-ano/
https://studylibpt.com/doc/789787/recupera%C3%A7%C3%A3o-paralela-%E2%80%93-unidade-ii-lista-de-exerc%C3%ADcios-bin...
ANEXO
Prefeitura Municipal de
Itamaraju-Bahia
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola:________________________ Data:
____________. 6º ano/Turma:_____ Professor (a): ___________________. Componente
Curricular: MATEMÁTICA Aluno (a): |
Objetos
de Conhecimento: Múltiplos e divisores; Divisibilidade; Números primos e
compostos |
X ATIVIDADES
DE ESTUDO REMOTO
Atividade
1
1º) Responda
às questões abaixo:
a) Todos os divisores de 30; b)
Os divisores de 72 compreendidos entre 10 e 30;
c) Os divisores ímpares de 40; d) Os divisores pares
de 40;
2º) Determine:
a) O maior número de três algarismos divisível
por 2; b) Os três
maiores divisores de 32;
c) Os fatores de 96 compreendidos entre 10 e
25;
3º)
Determine 5 múltiplos dos números a seguir.
a)3 b)5 c)7 d)10 e)15
4º) Determine
todos os divisores dos números a seguir.
a)50 b)43
c)90 d)72 e)36 f)13
ATIVIDADE
2
1º) Determine
o valor do algarismo a no número 47 82a para
que ele seja divisível por:
Obs. Substituir a letra a por um
número que satisfaça a questão
2º) Determine 3
números de 3 algarismos diferentes que seja:
a) não
divisível por 2 nem por 3; b)
divisível por 3, mas não por 2;
c) divisível
por 2 e por 3; d)
divisível por 2 , mas não por 3;
3º) Responda
qual é o maior número de seis algarismos divisível por 10?
4º) Determine:
a) O maior
número de três algarismos divisível ao mesmo tempo por 3 e por 4;
b) O menor
número de três algarismos divisível ao mesmo tempo por 2 , por 3 e por 5;
c) O maior
número de três algarismos divisível por 5;
5º Assinale
nas alternativas corretas:
a) (
) Todo número divisível por 4 é também divisível por 2.
b) (
) Todo número divisível por 6 é também divisível por 2.
c) (
) Nenhum número ímpar é divisível por 2.
d) (
) Todo número par é divisível por 5;
6º) Assinale
nas alternativas, que apresentam números que são divisíveis, ao mesmo tempo,
por 2 e por 5:
a) (
) 222 b)
( ) 803
c) (
) 805 d)
( ) 5000 e)
( ) 420
7º) Dentre os números 60 – 531 – 120 – 36 – 540 – 27,
quais são divisíveis por:
a)2? b)
3?
c) 5? d)
10
8º) Pinte os números
divisíveis por:
8 |
31 |
40 |
64 |
125 |
108 |
39 |
200 |
9 |
27 |
35 |
54 |
80 |
63 |
39 |
378 |
ATIVIDADE 3
4.
Marque a alternativa que contém somente números primos:
A)( ) 19 –29 –36 B)
( ) 17 –97 –29
5. Qual
é o maior divisor do número 42?
A)
( )
21 B)( ) 14
6.
Marque um X na opção correta em relação ao número 1:
A)
( ) O número 1 é primo porque é
divisível somente por ele mesmo.
B)
( ) O número 1 não é primo nem composto
porque só tem 1 divisor.
7. Números compostos são aqueles que possuem:
A)
( ) Mais de 2 divisores. B)( ) Mais de 2 algarismos .
8.
Quantos divisores tem o número 30?
A)
( ) 8 divisores B)( ) 4 divisores
9. O
maior divisor de um número é o próprio número.
A)
( ) Não B)( ) sim
10. Quais dos números abaixo são primos
a)
81 b)227
c)463
d)
101
11.Responda as questões:
a) Que número natural é divisor de
todos os outros números?
b) O que é número primo?
c)O que é um número composto?
12.Observe o quadro abaixo e complete com os
múltiplos correspondentes:
Número |
Dobro |
Triplo |
Quádruplo |
Quíntuplo |
2 |
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
15 |
|
|
|
|
10 |
|
|
|
|
13. Quais são os números primos compreendidos
entre 30 e 40?
14. O número 49 é primo? Justifique.
15.Qual é o único número primo que também é
par?
16. Classifique os números como primos ou
compostos:
a)11: c)702:
b)28: d)
23:
Nenhum comentário:
Postar um comentário