6º ANO X - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                                    SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

SUBTEMA:  Leituras Geográficas

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial.

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Fenômenos Naturais e Sociais Representados de Diferentes Maneiras com Foco no Paisagismo e Jardinagem

Objetivo geralEstudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                          Período: 13/09/2021  a  24/09/2021                                Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

(EF06GE09) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

(EF06GE09IT) Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de Itamaraju.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                        COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

                                                        COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                      1ªAula

 

ETAPA 1 :   Iniciar a aula com um bom dia e chamada. Em seguida momento em que o professor disponibiliza para os alunos através da leitura de um texto, os conceitos sobre “O espaço rural e suas paisagens” possibilitando-o o entendimento das diferenças entre paisagem do campo e da cidade, além das principais atividades exercidas em cada um desses espaços.

Leitura do texto e observação das imagens:

                                 

                                                              

                                                           O espaço rural e o  espaço urbano

   São formados por paisagens diferentes, mas que se relacionam. A paisagem do campo é transformada por meio do trabalho humano e influenciada por aspectos culturais e pelas técnicas utilizadas na produção e extração de recursos naturais. As paisagens urbanas são alterações do meio natural pelos seres humanos ao longo do processo histórico, ligadas aos sistemas políticos e econômicos dominantes de cada período.

Institucional – CAFENORTE  As paisagens do campo ou rurais formam os espaços usados pelos seres humanos para, sobretudo, desenvolver atividades do setor primário de produção: agricultura, pecuária e extrativismo. As paisagens rurais agrícolas são muito influenciadas por elementos naturais, como o clima, o relevo e o solo. O desenvolvimento de técnicas agrícolas busca superar as condições naturais inadequadas para o plantio, como climas muito frios ou solos pouco férteis.

   

Bahia Rural | Itamaraju se destaca na produção de gado de corte Assista  online | GloboplayCaraíva 3 – Kitôki D'Aldeia

 

                        DIFERENTES PAISAGENS RURAIS

Em várias partes do mundo é praticada a chamada agricultura tradicional, que se caracteriza por empregar grande número de trabalhadores e um número reduzido de máquinas e equipamentos. Em outros países, incluindo o Brasil, os produtores rurais vêm adotando técnicas e equipamentos mais avançados. Essa modernização do campo tem trazido duas consequências principais: aumento da produtividade das lavouras e redução do número de trabalhadores rurais, que são substituídos pela tecnologia das máquinas.

  A pecuária também é classificada em moderna (ou intensiva) ou tradicional (ou extensiva). Na pecuária moderna, em geral, a produtividade é alta, são usadas técnicas de inseminação artificial, uso de antibióticos, vacinas e outros medicamentos, acompanhamento veterinário, preocupação com a alimentação animal, entre outros cuidados.

 As paisagens com predomínio de elementos naturais transformadas pelo extrativismo — extração de recursos minerais, vegetais e animais — também são consideradas espaços rurais. A extração mineral, por exemplo, modifica o relevo original, elimina a vegetação e escava o solo.

                                                                                                                    Livro didático Araribá Mais Geografia/ Capítulo- 13 pag.164 a 171.

 

ETAPA 2: O Professor pode sugerir um vídeo sobre “O espaço rural e suas paisagens” que esta disponível no link: https://youtu.be/4UI4_IJ0DQ8 . Em seguida promover um momento de discusão, questionamento e reflexão  a respeito do vídeo.

                                                                                        2ªAula

ETAPA 1: Após os alunos fazerem a leitura e assistir o vídeo, o professor socializa o texto e o vídeo orientados na aula passada e em seguida sugerir uma atividade promovendo assim o desenvolvimento do conhecimento adquirido.

                                                                      

                                                                            ATIVIDADE

  Leitura e interpretação do texto:                 

                                                                 Setores da economia de Itamaraju

  O extrativismo mineral faz parte do setor primário da economia.  Itamaraju tem dois minerais usados na construção civil: a areia e a argila. Esses minerais são abundantes devido aos domínios naturais que são:  o tipo de solo chamado latossolo, o clima tropical úmido, com chuvas regulares e o relevo de morros e planícies aluviais ou de várzea.  A areia é depositada no rio, principalmente o rio Jucuruçu e a argila nas planícies. Por conta da abundância da argila, a zona urbana de Itamaraju tem boa representação na indústria de Cerâmicas. A indústria faz parte do setor secundário da economia . Com a argila matéria-prima de lajotas e telhas, as cerâmicas precisam de mão de obra para ajudar a produzir e vender  para o município e para outros lugares,  gerando empregos e renda na nossa cidade e ajudando a movimentar o comércio local. Já a extração de areia é feita por areeiros, trabalhadores autônomos que vendem diretamente para as casas de materiais de construção e assim mantém o sustento das suas famílias. A maioria dos areeiros mora no bairro são Bernardo nas proximidades do Rio Jucuruçu. 

Mesmo sendo muito importante para a sobrevivência do homem e para o desenvolvimento econômico, a prática descontrolada do extrativismo causa vários problemas socioambientais: redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, poluição, modificações do solo, etc. Com tudo, a prática do extrativismo sustentável é viável desde que a exploração da natureza aconteça forma correta, impedindo que os recursos se esgotem e que o ecossistema fique comprometido.

 

Após a leitura e Interpretação de texto, responda as questôes abaixo.

1.       O extrativismo mineral faz parte de qual setor da economia? __________________________________________________________

2.       Quais são os minerais de Itamaraju usados na construção civil?

__________________________________________________________

3.       Por que esses minerais são abundantes em Itamaraju?

__________________________________________________________

4.       As cerâmicas de lajotas e telhas fazem parte de qual setor da economia?

__________________________________________________________

5.       O que gera o extrativismo de argila e areia em Itamaraju?

___________________________________________________________

6.       A maior parte da areia é extraída de qual rio?

___________________________________________________________

7.       Quem faz a extração de areia?

___________________________________________________________

8.       O que a prática descontrolada do extrativismo pode causar ?

                     ___________________________________________________________

 

ETAPA 2: Nesta aula correção da atividade e momento de prover coméntarios, reflexão e socialização.

                       

                                                                               3º aula

ETAPA1: Momento em que o professor(a) disponibiliza para os alunos uma exposição dialogada sobre “A Modernização da Agricultura” com alguns questionamentos:

·         Vocês acham que a agropecuária tem relaçao com a indústria?

·         Por que as empresas agrícolas são conhecidas pelo termo agronegócio?

·         Vocês sabem o que é agricultura familiar e qual a sua importancia?

 Oriente os alunos a registrarem suas respostas no caderno para que, no decorrer dos estudos, algumas questões possam ser retomadas a fim de aprimorar o aprendizado.

ETAPA 2: Após o momento de escuta e socialização, orienta-los a fazer a leitura do texto disponível na apostila.

 

TEXTO:

                                                             A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA

 

Crédito é oferecido para pequenos e médios produtores na Expoagro Itamaraju  | VoceAki  A agropecuária tem relação muito próxima com a indústria: no fornecimento de matérias-primas, no processamento de produtos, além do uso de produtos industrializados no campo, como equipamentos agrícolas, fertilizantes químicos, agrotóxicos, rações, medicamentos e vacinas para os animais, entre outros. As empresas agrícolas utilizam muita tecnologia no processo de produção e também são conhecidas pelo termo agronegócio. Caracterizam-se pela seleção de sementes, pela aplicação de fertilizantes, pelo uso de máquinas no preparo do solo, no plantio e na colheita, além do acompanhamento de todas as etapas da produção por técnicos e engenheiros agrícolas, o que contribui para o aumento da produtividade.

  Prefeitura Municipal de Itamaraju distribui mudas de café conilon | Jornal  O Sollo 

Revolução genética

  O avanço das pesquisas genéticas nas últimas décadas modernizou ainda mais a agricultura e deu início ao uso de sementes transgênicas, que são modificadas geneticamente com o objetivo de melhorar a produtividade agrícola e a resistência dos cultivos às pragas.

Efeitos da modernização

 A modernização da agricultura representou grande aumento da produtividade agrícola global. No entanto, ela foi prejudicial a pequenos produtores familiares, que não tiveram condições de competir com as novas tecnologias do agronegócio.

 Esse fato, somado à mecanização do trabalho no campo, contribuiu para o fenômeno do êxodo rural, levando muitas famílias a se mudar para as cidades, aumentando a população urbana no mundo.

                                                                     USO DO SOLO NA AGRICULTURA

  As atividades agrícolas provocam significativas modificações na paisagem rural ao estabelecer diferentes formas de uso do solo, que variam conforme os elementos naturais presentes em cada região. Algumas das formas mais comuns são: Rotação de terras,  Terraceamento.

   IRRIGAÇÃO NA AGRICULTURA -

 A agricultura é, hoje, a atividade econômica que mais consome água doce, e a utilização de sistemas de irrigação é necessária quando a disponibilidade das fontes naturais (chuvas e solos) não é suficiente.

 

 PROBLEMAS AMBIENTAIS NO CAMPO

  Desmatamento

  Além da exploração da madeira, as atividades agropecuárias são responsáveis por grande parte do desmatamento do planeta. Atualmente, muitas florestas e outros tipos de vegetação se encontram ameaçados pela expansão dos pastos e plantações.

 A degradação dos solos

 Técnicas inadequadas de uso do solo, desmatamento, irrigação sem os devidos cuidados, poluição por agrotóxicos e erosão são alguns dos problemas responsáveis pela degradação dos solos.

 

                                                                                                           Livro didático Araribá Mais Geografia/ Capítulo- 13 pag.166 a 171.

                                                                                      4º aula

 

  ETAPA1: Tendo em vista o que foi debatido sobre “A Modernização da agricultura” solicitar a atividade complementar.

                                                                              ATIVIDADE

 

1.      Complete a tabela com as informações dos produtos desenvolvidos na pecuária, na agricultura e no extrativismo.

     PECUÁRIA                                        AGRICULTURA                                      EXTRATIVISMO

 

 

 

 

 

 

 

2.      Observe as figuras. Copie e complete as frases, em seu caderno, com as palavras do quadro:

                                  Irrigar – arar – adubar - drenar

 

                                                                           

3.       Construa um álbum com fotos dos principais produtos agrícolas produzidos em Itamaraju.

 

                                                                         

 

ETAPA 2: Correção da atividade  e socialização.                                                                              

                                                                                   5ªAula

ETAPA 1: Solicitar aos alunos a acessar o vídeo “Você sabe quais são os benefícios dos fertilizantes orgânicos compostos?” que esta disponibilizado no link:  https://youtu.be/njyj3nagFso

 

Em seguida deixar espaço durante a aula para comentários e socialização do vídeo.

 ETAPA 2: Após assistir o vídeo peça os alunos leiam o texto sobre a “A importância das sementes”. E seguida dialogar com o professor sobre o que leram, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantada.

 

A importância das sementes

 

A vida é uma semente, que precisa ser plantada.
Nas mãos do agriculto,
Ela será germinada.

Precisamos nos atenta,
Na importância das se mentes.
Pra que se mantenha viva,
Nossa luta é permanente.

Índios, assentados, quilombolas e agricultura familiar ,
Tem papel importante, as sementes preservar.
Pras futuras gerações melhor se alimentarem.

A agroecologia contribui para um futuro, cuidando da mãe terra,
Produzindo alimento seguro.

Tudo isso precisamos fazer,
E dar o nosso exemplo.
Pra que a importância das sementes, não caia no esquecimento.

                                                         Poesia-Agricultora orgânica Maria Regina. 

 

1.      A poesia que você acabou de ler nos passa uma mensagem de refexão. Define essa mensagem reecrevendo o que mais lhe chamou atenção.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      ______________________________________________________________________________________________________

                                                                                      6ªAula

 

ETAPA 1: Correção da atividade . Professsor(a), aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentarem sobre o texto e vídeo.

                                                                                     

 

RECURSOS: ( 162 a 174)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

Araribá Mais Geografia, Capítulo- 13, página 162 a 174.

Imagens: Institucional- cafe Norte / cafenorte.com.br

Brasil Fazendas / Fazenda em Itamaraju.Fazenda olho D’água.Brasil ( Brsailfazendas.com.br)

Bahia Rural/ Itamaraju se destaca na produção de gado / globoplay.globo.com

Foto de Viveiro de mudas de cacau / istockphoto.com

 

 

                                                                                                  Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário