SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: Leitura, escrita em
movimento: Itamaraju em foco. SUBTEMA: Leituras
Geográficas |
UNIDADE TEMÁTICA:
Formas de Representação e Pensamento Espacial. OBJETO DE CONHECIMENTO: Fenômenos
Naturais e Sociais Representados de Diferentes Maneiras com Foco no
Paisagismo e Jardinagem |
Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano: 6° Período: 13/09/2021 a 24/09/2021 Nº de Aulas: 6 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06GE09) Elaborar modelos
tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação,
visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre. (EF06GE09IT) Elaborar modelos
tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação,
visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.
Natureza, ambientes e qualidade de vida biodiversidade e ciclo hidrológico
usando recursos disponíveis que compara outros lugares com o município de
Itamaraju. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/
natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução
de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 5.
Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação
para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio
técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e
soluções. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica
e responsabilidade. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo
o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso
só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas
e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula ETAPA
1 : Iniciar a
aula com um bom dia e chamada. Em seguida momento em que o professor disponibiliza
para os alunos através da leitura de um texto, os conceitos sobre “O espaço rural e suas paisagens”
possibilitando-o o entendimento das diferenças entre paisagem do campo e da
cidade, além das principais atividades exercidas em cada um desses espaços. Leitura do
texto e observação das imagens:
O espaço rural e o espaço urbano São formados por paisagens diferentes, mas
que se relacionam. A paisagem do campo é transformada por meio do trabalho
humano e influenciada por aspectos culturais e pelas técnicas utilizadas na
produção e extração de recursos naturais. As paisagens urbanas são alterações
do meio natural pelos seres humanos ao longo do processo histórico, ligadas
aos sistemas políticos e econômicos dominantes de cada período. As
paisagens do campo ou rurais formam os espaços usados
pelos seres humanos para, sobretudo, desenvolver atividades do setor primário
de produção: agricultura, pecuária e
extrativismo. As paisagens rurais agrícolas são muito influenciadas por
elementos naturais, como o clima, o relevo e o solo. O desenvolvimento de
técnicas agrícolas busca superar as condições naturais inadequadas para o
plantio, como climas muito frios ou solos pouco férteis. DIFERENTES PAISAGENS
RURAIS Em várias partes do mundo é
praticada a chamada agricultura tradicional, que se caracteriza por empregar
grande número de trabalhadores e um número reduzido de máquinas e
equipamentos. Em outros países, incluindo o Brasil, os produtores rurais vêm
adotando técnicas e equipamentos mais avançados. Essa modernização do campo
tem trazido duas consequências principais: aumento da produtividade das
lavouras e redução do número de trabalhadores rurais, que são substituídos
pela tecnologia das máquinas. A pecuária
também é classificada em moderna (ou intensiva) ou tradicional (ou
extensiva). Na pecuária moderna, em geral, a produtividade é alta, são usadas
técnicas de inseminação artificial, uso de antibióticos, vacinas e outros
medicamentos, acompanhamento veterinário, preocupação com a alimentação
animal, entre outros cuidados. As paisagens com predomínio de elementos
naturais transformadas pelo extrativismo — extração de recursos
minerais, vegetais e animais — também são consideradas espaços rurais. A extração mineral, por exemplo,
modifica o relevo original, elimina a vegetação e escava o solo.
Livro didático Araribá Mais Geografia/ Capítulo- 13 pag.164 a 171. ETAPA
2: O Professor pode sugerir um vídeo
sobre “O espaço rural e suas paisagens” que esta disponível no link: https://youtu.be/4UI4_IJ0DQ8 . Em seguida promover um momento de discusão, questionamento
e reflexão a respeito do vídeo.
2ªAula ETAPA
1: Após os alunos fazerem a leitura e
assistir o vídeo, o professor socializa o texto e o vídeo orientados na aula
passada e em seguida sugerir uma atividade promovendo assim o desenvolvimento
do conhecimento adquirido.
ATIVIDADE Leitura e interpretação do texto:
Setores da economia de Itamaraju O extrativismo
mineral faz parte do setor
primário da economia. Itamaraju
tem dois minerais usados na construção civil: a areia e a argila. Esses
minerais são abundantes devido aos domínios naturais que são: o tipo de solo chamado latossolo,
o clima tropical úmido, com chuvas regulares e o relevo de morros e planícies
aluviais ou de várzea. A areia é
depositada no rio, principalmente o rio Jucuruçu e a argila nas planícies.
Por conta da abundância da argila, a zona urbana de Itamaraju tem boa
representação na indústria de Cerâmicas. A
indústria faz parte do setor
secundário da economia . Com a argila matéria-prima de lajotas e telhas,
as cerâmicas precisam de mão de obra para ajudar a produzir e vender para o município e para outros
lugares, gerando empregos e renda na
nossa cidade e ajudando a movimentar o comércio local. Já a extração de areia
é feita por areeiros, trabalhadores
autônomos que vendem diretamente para as casas de materiais de construção
e assim mantém o sustento das suas famílias. A maioria dos areeiros mora no
bairro são Bernardo nas proximidades do Rio Jucuruçu. Mesmo sendo muito importante
para a sobrevivência do homem e para o desenvolvimento econômico, a prática
descontrolada do extrativismo causa vários problemas socioambientais: redução
da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, poluição,
modificações do solo, etc. Com tudo, a prática do extrativismo sustentável é
viável desde que a exploração da natureza aconteça forma correta, impedindo
que os recursos se esgotem e que o ecossistema fique comprometido. Após a
leitura e Interpretação de texto, responda as questôes abaixo. 1.
O
extrativismo mineral faz parte de qual setor da economia?
__________________________________________________________ 2.
Quais
são os minerais de Itamaraju usados na construção civil? __________________________________________________________ 3.
Por
que esses minerais são abundantes em Itamaraju? __________________________________________________________ 4.
As
cerâmicas de lajotas e telhas fazem parte de qual setor da economia? __________________________________________________________ 5.
O
que gera o extrativismo de argila e areia em Itamaraju? ___________________________________________________________ 6.
A
maior parte da areia é extraída de qual rio? ___________________________________________________________ 7.
Quem
faz a extração de areia? ___________________________________________________________ 8.
O
que a prática descontrolada do extrativismo pode causar ?
___________________________________________________________ ETAPA 2: Nesta
aula correção da atividade e momento de prover coméntarios, reflexão e
socialização.
3º
aula ETAPA1:
Momento em que o professor(a) disponibiliza
para os alunos uma exposição dialogada sobre “A Modernização da Agricultura”
com alguns questionamentos: ·
Vocês acham que a agropecuária tem
relaçao com a indústria? ·
Por que as empresas agrícolas são
conhecidas pelo termo agronegócio? ·
Vocês sabem o que é agricultura
familiar e qual a sua importancia? Oriente os alunos a registrarem suas
respostas no caderno para que, no decorrer dos estudos, algumas questões
possam ser retomadas a fim de aprimorar o aprendizado. ETAPA
2: Após o momento de escuta e socialização,
orienta-los a fazer a leitura do texto disponível na apostila. TEXTO:
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA A agropecuária tem relação muito próxima
com a indústria: no fornecimento de matérias-primas, no processamento de
produtos, além do uso de produtos industrializados no campo, como
equipamentos agrícolas, fertilizantes químicos, agrotóxicos, rações,
medicamentos e vacinas para os animais, entre outros. As empresas agrícolas
utilizam muita tecnologia no processo de produção e também são conhecidas
pelo termo agronegócio. Caracterizam-se pela seleção de sementes, pela
aplicação de fertilizantes, pelo uso de máquinas no preparo do solo, no
plantio e na colheita, além do acompanhamento de todas as etapas da produção
por técnicos e engenheiros agrícolas, o que contribui para o aumento da
produtividade. Revolução genética O avanço das pesquisas genéticas nas
últimas décadas modernizou ainda mais a agricultura e deu início ao uso de
sementes transgênicas, que são modificadas geneticamente com o objetivo de
melhorar a produtividade agrícola e a resistência dos cultivos às pragas. Efeitos da modernização A modernização da agricultura representou
grande aumento da produtividade agrícola global. No entanto, ela foi
prejudicial a pequenos produtores familiares, que não tiveram condições de
competir com as novas tecnologias do agronegócio. Esse fato, somado à mecanização do trabalho
no campo, contribuiu para o fenômeno do êxodo rural, levando muitas famílias
a se mudar para as cidades, aumentando a população urbana no mundo.
USO DO SOLO NA AGRICULTURA As atividades agrícolas provocam
significativas modificações na paisagem rural ao estabelecer diferentes
formas de uso do solo, que variam conforme os elementos naturais presentes em
cada região. Algumas das formas mais comuns são: Rotação de terras, Terraceamento. IRRIGAÇÃO NA AGRICULTURA - A agricultura é, hoje, a atividade econômica
que mais consome água doce, e a utilização de sistemas de irrigação é
necessária quando a disponibilidade das fontes naturais (chuvas e solos) não
é suficiente. PROBLEMAS AMBIENTAIS NO CAMPO Desmatamento
Além da exploração da madeira, as
atividades agropecuárias são responsáveis por grande parte do desmatamento do
planeta. Atualmente, muitas florestas e outros tipos de vegetação se
encontram ameaçados pela expansão dos pastos e plantações. A degradação
dos solos Técnicas inadequadas de uso do solo,
desmatamento, irrigação sem os devidos cuidados, poluição por agrotóxicos e
erosão são alguns dos problemas responsáveis pela degradação dos solos.
Livro didático Araribá Mais Geografia/ Capítulo- 13 pag.166 a 171. 4º aula ETAPA1: Tendo
em vista o que foi debatido sobre “A Modernização da agricultura” solicitar a
atividade complementar.
ATIVIDADE 1. Complete a tabela com
as informações dos produtos desenvolvidos na pecuária, na agricultura e no
extrativismo. PECUÁRIA
AGRICULTURA
EXTRATIVISMO 2.
Observe
as figuras. Copie e complete as frases, em seu caderno, com as palavras do
quadro: Irrigar –
arar – adubar - drenar 3. Construa um álbum com fotos dos principais
produtos agrícolas produzidos em Itamaraju.
ETAPA
2: Correção
da atividade e socialização.
5ªAula ETAPA 1: Solicitar aos alunos a acessar o vídeo “Você sabe quais são os benefícios dos fertilizantes
orgânicos compostos?” que esta disponibilizado no link: https://youtu.be/njyj3nagFso
Em
seguida deixar espaço durante a aula para comentários e socialização do
vídeo. ETAPA 2: Após assistir o vídeo peça os alunos leiam o texto sobre a “A importância
das sementes”. E seguida dialogar com o professor sobre o que leram,
aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantada. A importância das sementes A
vida é uma semente, que precisa ser plantada. Precisamos
nos atenta, Índios,
assentados, quilombolas e agricultura familiar , A
agroecologia contribui para um futuro, cuidando da mãe terra, Tudo
isso precisamos fazer,
Poesia-Agricultora orgânica Maria Regina. 1. A poesia que você
acabou de ler nos passa uma mensagem de refexão. Define essa mensagem
reecrevendo o que mais lhe chamou atenção. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________
6ªAula ETAPA
1: Correção da atividade .
Professsor(a), aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem
e argumentarem sobre o texto e vídeo.
RECURSOS: ( 162 a 174)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: Araribá
Mais Geografia, Capítulo- 13, página 162 a 174. Imagens:
Institucional- cafe Norte / cafenorte.com.br Brasil
Fazendas / Fazenda em Itamaraju.Fazenda olho D’água.Brasil ( Brsailfazendas.com.br) Bahia
Rural/ Itamaraju se destaca na produção de gado / globoplay.globo.com Foto de
Viveiro de mudas de cacau / istockphoto.com
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário