SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema
intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação Financeira doméstica. |
Unidade Temática:
Números |
Objetos de Conhecimentos: Divisão(revisão); Relação envolvendo
multiplicação e divisão; expressões numéricas; OBMEP |
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Ano: 6º Período: 12 a 23/07/2021 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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EF06MA03) resolver e elaborar problemas que
envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números
naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos
neles envolvidos com e sem uso de calculadora. (EF06MA03BA). Interpretar, resolver e elaborar
problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados)
com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos
processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora. (EF06MA01IT). Desenvolver atitudes pró
ativas e conscientes, que permitam às pessoas identificar um melhor
posicionamento com relação aos seus recursos. (EF06MA14)
Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar,
subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e
utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de
problemas |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 3.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções. 5. Utilizar
processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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Primeira semana: 12 a 16/07/2021 1ª Aula e 2ª Aula – Divisão
(revisão) 1º momento . Corrigir a atividade 4
da sequência anterior . Apresentar uma
malha quadriculada, com 15 blocos:
. Indagar: se
separar a malha em blocos de 3 em 3, o que vai acontecer?
Resposta esperada:
teremos 5 malhas com 3 blocos. . Apresentar a
mesma malha
. E separar em
blocos de 4 em 4, o que acontece agora?
. Resposta
esperada: Agora temos 3 malhas com 4 blocos e sobraram 3 blocos. 3º
momento .
Apresentar a operação, o conceito, os elementos da divisão e operações de
divisão exara e não exata. A divisão
é o ato de dividir em partes iguais. O número que está sendo dividido em
partes iguais é chamado de dividendo; o número que indica em
quantas vezes vamos dividir é chamado de divisor; o resultado é
chamado de quociente; o que sobra é chamado de resto. - No exemplo: 15 ÷ 3 = 5, o resto é 0, ou seja, não sobra
nada – divisão exata - No exemplo: 15
÷ 4 = 3, sobra 3, portanto tem-se resto 3 – divisão não exata . Apresentar outros exemplos .
Apresentar exemplos com números maiores: 235 : 5; 120 : 2 ; 5.346 : 3; 12.304
: 3; outros .
Orientar para fazer a atividade 1 (anexo) e
ver os vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=61S-Rayhc7c https://www.youtube.com/watch?v=oKsGzKfF9bg 3ª Aula e 4ª Aula - Divisão com dois algarismos no divisor(revisão) 1º momento . Correção das atividades 1 (anexo), fazendo as devidas explicações. 2º momento . Averiguar quem viu os vídeos e apresentar uma
operação de divisão com dois algarismos no divisor . a seguir apresentar
os passos para resolver a operação Como fazer “operações”
de dividir com 2 algarismos no divisor ·
1º Passo: Marcar no dividendo o menor
número possível maior ou igual ao divisor. Pensamento: 12 é menor que 14, pego
então 121 2º Passo: Em 121, quantas vezes cabe o 14? Para descobrir que número
multiplicado por 14 dê 121 ou o número que seja o mais próximo possível de
121 (neste caso tem de ser inferior e nunca superior a 121), faça os
cálculos, com tentativas, mas observe que o 121 é pouco menor que 140 que é
14×10, assim o número é pouco menor que 10. Por exemplo: 14x7=98. Ainda está
longe. 14x8=112. Já está mais perto.14x9=126, passou. Terá de ser o 8. 3º Passo: Multiplica-se 8 pelo divisor (14), e subtrai-se o resultado a
121. 121-112 = 9. Coloca-se a diferença
abaixo do 121 encostado à direita). ·
4º Passo: Baixa-se o algarismo seguinte
do dividendo. ·
5º Passo: Repetir os passos 2 e 3. Em 91 quantas vezes há 14? Volta-se a tentar várias opções ao
lado. 14x4=56, 14x5=70, 14x6=84. Multiplica-se então 6 por 14, e coloca-se a
diferença abaixo.91-84=7 ·
6º Passo: Fazer o cálculo, utilizando as
operações contrárias para chegar ao valor do dividendo: 86x14
= 1204 + 7 = 1211 Obs. Fiz desse jeito para
economizar papel, mas seria bom, apresentar a divisão pelo método longo. 3º momento .
Apresentar o problema: Uma
família ficou sem pagar as contas de energia elétrica por alguns meses, o que
ocasionou numa dívida de 612 reais. A COELBA parcelou a dívida em 4
pagamentos. Qual o valor de cada parcela? .
Resolver o problema, chamando a atenção para a economia de energia e de
outros itens que oneram as despesas domésticas. .
Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). Segunda semana: 19 a 23/07/2021 5ª Aula e 6ª Aula – Relação envolvendo
multiplicação e divisão 1º momento . Corrigir a atividade 2 (anexo). 2º momento . Apresentar
a operação: Dividindo
um número por 8 obtemos 4 como resultado. Qual é o
número? Esclarecer que para
determinar o resultado é preciso calcular 8×4=32. Dessa maneira
percebe-se que a operação inversa da divisão
é a multiplicação. . Apresentar as
questões abaixo, uma de cada vez e ajudar os alunos a responder: - Multiplicando 12 por um
número obtemos 96 como resultado. Qual é o número? - Dividindo um número
por 9 obtemos 12 como resultado. Qual é o número? . Comprovar que quociente
x divisor + resto é = dividendo . Orientar para ler as páginas 58 e 59 e fazer as atividades da página
59 . Pedir que vejam os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=Y_kYwkjub2I https://www.youtube.com/watch?v=fG3tzCME95Y 7ª Aula e 8ª Aula – 1º momento . Correção das
atividades da página 59 2º momento . Com
questionamentos, averiguar quem viu o vídeo . Indagar o que quer dizer o termo PA CO CHA, mostrado
no vídeo. . Pedir que leiam e observem a tirinha da revista
Seninha da página 60, fazer questionamentos: - Será que a mãe de Seninha tem razão? Por quê? - O que
pensa a respeito da escola que fez uma campanha de doação de brinquedos? - De acordo as informações, quantos brinquedos a
turma do 6º ano arrecadou? - Ao todo, quantos brinquedos foram arrecadados? - Quantos brinquedos cada instituição recebeu? . Apresentar outros exemplos de expressões . Orientar para resolver as atividades da página
60 – orientar
para não fazer a letra c da questão 4 |
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RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
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AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (59 e 61) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
REFERÊNCIAS:
https://matematicabasica.net/divisao/
http://profadilma.blogspot.com/2015/03/divisao-de-numeros-naturais.html?m=1
https://atividadespedagogicasuzano.com.br/wp-content/uploads/2020/08/WhatsApp-Image-2020-08-21-at-08.12.03-1.jpeg
https://matematicando.net.br/dividindo-com-2-algarismos-no-divisor/
ANEXO
Atividade 1
1º) Efetue as divisões a seguir e classifique-as em exatas ou não
exatas. Faça os cálculos e deixe escrito para comprovar se a divisão é exata ou
não exata.
a) 236 : 2 = b)
453 : 3 =
c) 12.506 : 4 = d) 8.267 :
5 =
2º) Com base na operação 14 2 = 7, complete as frases:
a) O número 2 é o ...........................
b) O ..............................é o resultado da operação, o número ................
c) O dividendo é o número ..................................
c) Essa operação é inversa à...................................
d) A igualdade equivalente à operação é 7 x 2 = ..........
3º) Calcule as
divisões:
a) 184 : 2 = b)
2.739 : 3 =
c) 186 : 6 = d)
216 : 3 =
4º) Em cada item, complete com o número que torna a
igualdade verdadeira, completando o espaço vazio em com o número certo.
5º) Desafio.
Veja sequência deoperações que Ana fez com um número que
pensou:
. Multiplicou por 2
. Somou com 16 . Multiplicou
por 3 .Subtraiu 11.
Se, no final, Ana encontrou o número 187, em que número ela
havia pensado?
Descreva como resolveu o problema
6º) Observe o exemplo e escubra os
números dos chocolates.
Atividade 2
1º) Marque a alternativa que
corresponde ao verdadeiro resultado da divisão do número 2.496:
A) Por 2:
( ) 486
( ) 3.450
( ) 1.248
B) Por 3:
( ) 832
( ) 692
( ) 1.930
C) Por 4:
( ) 936
( ) 624
( ) 279
D) Por 5:
( ) 123
( ) 896
( ) 499
E) Por 6:
( ) 416
( ) 1.424
( ) 298
F) Por 7:
( ) 792
( ) 356
( ) 154
G) Por 8:
( ) 312
( ) 1.422
( ) 561
H) Por 9:
( ) 484
( ) 292
( ) 277
2º) Marque um x no resultado da
seguinte operação, 10.000 – 589 =
( )
9.411 ( )
9.512 ( )
10.521 ( ) 10.589
3º) Para arrecadar dinheiro para a
formatura os alunos, começaram a vender rifas, cada número a 12 reais. Ao final
do mês os alunos arrecadaram 996 reais. Quantos números foram vendidos?
( ) 73
( ) 74
( )83
( ) 84
4º) O produto de 50 x 231 é:
( )
11.050 ( )
11.550 ( )
11.600 ( ) 11.650
5) Um caminhão comporta 2.250 blocos.
Quantos blocos ele transportará se realizar 35 viagens, levando a mesma
quantidade?
( )
76.550 ( )
77.750 ( )
78.750 ( ) 78.785
6) Na escola de Pedro estudam 1.528
alunos e na escola de sua irmã a metade disto. Quantos alunos estudam nas duas
escolas?
( ) 764
( ) 2.292
( ) 2.195
( ) 2.392
7) A senha do cofrinho de Karina é um
número formado por três algarismos diferentes, esse número é múltiplo de 10 e
maior do que 3 centenas. A senha dela é?
( ) 301
( ) 300
( ) 3010 (
) 310
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