6º ano - VIII

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo

Educação Financeira doméstica.

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimentos: Divisão(revisão); Relação envolvendo multiplicação e divisão; expressões numéricas; OBMEP

Ano:                          Período: 12 a 23/07/2021                   Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

EF06MA03) resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

 

(EF06MA03BA). Interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

 

(EF06MA01IT). Desenvolver atitudes pró ativas e conscientes, que permitam às pessoas identificar um melhor posicionamento com relação aos seus recursos.

 

(EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 12 a 16/07/2021

 

Aula e AulaDivisão (revisão)

 

1º momento

. Corrigir a atividade 4 da sequência anterior

 

2º momento

. Apresentar uma malha quadriculada, com 15 blocos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Indagar: se separar a malha em blocos de 3 em 3, o que vai acontecer?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resposta esperada: teremos 5 malhas com 3 blocos.

. Apresentar a mesma malha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. E separar em blocos de 4 em 4, o que acontece agora?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Resposta esperada: Agora temos 3 malhas com 4 blocos e sobraram 3 blocos.

 

3º momento

. Apresentar a operação, o conceito, os elementos da divisão e operações de divisão exara e não exata.

A divisão é o ato de dividir em partes iguais. O número que está sendo dividido em partes iguais é chamado de dividendo; o número que indica em quantas vezes vamos dividir é chamado de divisor; o resultado é chamado de quociente; o que sobra é chamado de resto.

- No exemplo: 15 ÷ 3 = 5, o resto é 0, ou seja, não sobra nada – divisão exata

- No exemplo: 15 ÷ 4 = 3, sobra 3, portanto tem-se resto 3 – divisão não exata

. Apresentar outros exemplos

                Resolução da divisão entre dois números manualmente      

. Apresentar exemplos com números maiores: 235 : 5; 120 : 2 ; 5.346 : 3; 12.304 : 3; outros

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo) e ver os vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=61S-Rayhc7c

https://www.youtube.com/watch?v=oKsGzKfF9bg

 

Aula e Aula - Divisão com dois algarismos no divisor(revisão)

1º momento

. Correção das atividades 1 (anexo), fazendo as devidas explicações.

 

2º momento

. Averiguar quem viu os vídeos e apresentar uma operação de divisão com dois algarismos no divisor

. a seguir apresentar os passos para resolver a operação

Como fazer “operações” de dividir com 2 algarismos no divisor

 

·         1º Passo: Marcar no dividendo o menor número possível maior ou igual ao divisor.

Pensamento: 12 é menor que 14, pego então 121

 2º Passo: Em 121, quantas vezes cabe o 14?

Para descobrir que número multiplicado por 14 dê 121 ou o número que seja o mais próximo possível de 121 (neste caso tem de ser inferior e nunca superior a 121), faça os cálculos, com tentativas, mas observe que o 121 é pouco menor que 140 que é 14×10, assim o número é pouco menor que 10.

Por exemplo: 14x7=98. Ainda está longe. 14x8=112. Já está mais perto.14x9=126, passou. Terá de ser o 8.

 

 3º Passo: Multiplica-se 8 pelo divisor (14), e subtrai-se o resultado a 121.

121-112 = 9. Coloca-se a diferença abaixo do 121 encostado à direita).

 

·         4º Passo: Baixa-se o algarismo seguinte do dividendo.

·         5º Passo: Repetir os passos 2 e 3. Em 91 quantas vezes há 14? Volta-se a tentar várias opções ao lado. 14x4=56, 14x5=70, 14x6=84. Multiplica-se então 6 por 14, e coloca-se a diferença abaixo.91-84=7

·         6º Passo: Fazer o cálculo, utilizando as operações contrárias para chegar ao valor do dividendo:

86x14 = 1204 + 7 = 1211

 

Obs. Fiz desse jeito para economizar papel, mas seria bom, apresentar a divisão pelo método longo.

 

3º momento

. Apresentar o problema:

Uma família ficou sem pagar as contas de energia elétrica por alguns meses, o que ocasionou numa dívida de 612 reais. A COELBA parcelou a dívida em 4 pagamentos. Qual o valor de cada parcela?

. Resolver o problema, chamando a atenção para a economia de energia e de outros itens que oneram as despesas domésticas.

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

Segunda semana: 19 a 23/07/2021

 

 

Aula e AulaRelação envolvendo multiplicação e divisão

 

1º momento

. Corrigir a atividade 2 (anexo).

2º momento

. Apresentar a operação: Dividindo um número por 8 obtemos 4 como resultado. Qual é o número?

Esclarecer que para determinar o resultado é preciso calcular 8×4=32. Dessa maneira percebe-se que a operação inversa da divisão é a multiplicação.

. Apresentar as questões abaixo, uma de cada vez e ajudar os alunos a responder:

- Multiplicando 12 por um número obtemos 96 como resultado. Qual é o número?

- Dividindo um número por 9 obtemos 12 como resultado. Qual é o número?

. Comprovar que quociente x divisor + resto é = dividendo

. Orientar para ler as páginas 58 e 59 e fazer as atividades da página 59

. Pedir que vejam os vídeos

https://www.youtube.com/watch?v=Y_kYwkjub2I

https://www.youtube.com/watch?v=fG3tzCME95Y

 

Aula e Aula

1º momento

. Correção das atividades da página 59

2º momento

. Com questionamentos, averiguar quem viu o vídeo

. Indagar o que quer dizer o termo PA CO CHA, mostrado no vídeo.

. Pedir que leiam e observem a tirinha da revista Seninha da página 60, fazer questionamentos:

- Será que a mãe de Seninha tem razão? Por quê?

-  O que pensa a respeito da escola que fez uma campanha de doação de brinquedos?

- De acordo as informações, quantos brinquedos a turma do 6º ano arrecadou?

- Ao todo, quantos brinquedos foram arrecadados?

- Quantos brinquedos cada instituição recebeu?

. Apresentar outros exemplos de expressões

. Orientar para resolver as atividades da página 60 – orientar para não fazer a letra c da questão 4

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (59 e 61) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

REFERÊNCIAS:

https://matematicabasica.net/divisao/

http://profadilma.blogspot.com/2015/03/divisao-de-numeros-naturais.html?m=1

https://atividadespedagogicasuzano.com.br/wp-content/uploads/2020/08/WhatsApp-Image-2020-08-21-at-08.12.03-1.jpeg

https://atividadespedagogicasuzano.com.br/sequencia-didatica-operacoes/whatsapp-image-2020-08-21-at-08-12-03-1/#google_vignette

https://matematicando.net.br/dividindo-com-2-algarismos-no-divisor/

https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/numeros-multiplicacao-e-divisao-4ano/pt-a-relao-entre-a-multiplicao-e-a-diviso/a/relacao-inversa-entre-multiplicao-e-divisao

 

ANEXO

Atividade 1

1º) Efetue as divisões a seguir e classifique-as em exatas ou não exatas. Faça os cálculos e deixe escrito para comprovar se a divisão é exata ou não exata.

a) 236 : 2 =                                         b) 453 : 3 =

c) 12.506 : 4 =                                    d) 8.267 : 5 =

 

2º) Com base na operação 14  2 = 7, complete as frases:

a) O número 2 é o ...........................
b) O ..............................é o resultado da operação, o número ................

c) O dividendo é o número ..................................
c) Essa operação é inversa à...................................
d) A igualdade equivalente à operação é 7 x 2 = ..........

 

3º) Calcule as divisões:

a) 184 : 2 =                                                    b) 2.739 : 3 =

c) 186 : 6 =                                                    d) 216 : 3 =

 

4º) Em cada item, complete com o número que torna a igualdade verdadeira, completando o espaço vazio em com o número certo.

5º) Desafio.

Veja sequência deoperações que Ana fez com um número que pensou:

. Multiplicou por 2            . Somou com 16           . Multiplicou por 3              .Subtraiu 11.

Se, no final, Ana encontrou o número 187, em que número ela havia pensado?

Descreva como resolveu o problema

6º) Observe o exemplo e escubra os números dos chocolates.

 

Atividade 2

 

1º) Marque a alternativa que corresponde ao verdadeiro resultado da divisão do número 2.496:

A) Por 2:

(    ) 486          (    ) 3.450          (    ) 1.248

 

B) Por 3:

(    ) 832          (    ) 692          (    ) 1.930

 

C) Por 4:

(    ) 936          (    ) 624          (    ) 279

 

D) Por 5:

(    ) 123          (    ) 896          (    ) 499

 

E) Por 6:

(    ) 416          (    ) 1.424          (    ) 298

 

F) Por 7:

(    ) 792          (    ) 356          (    ) 154

 

G) Por 8:

(    ) 312          (    ) 1.422          (    ) 561

 

H) Por 9:

(    ) 484          (    ) 292          (    ) 277

 

2º) Marque um x no resultado da seguinte operação, 10.000 – 589 =

(    ) 9.411          (    ) 9.512          (    ) 10.521          (    ) 10.589

 

3º) Para arrecadar dinheiro para a formatura os alunos, começaram a vender rifas, cada número a 12 reais. Ao final do mês os alunos arrecadaram 996 reais. Quantos números foram vendidos?

(    ) 73          (    ) 74          (    )83          (    ) 84

 

4º) O produto de 50 x 231 é:

(    ) 11.050          (    ) 11.550          (    ) 11.600          (    ) 11.650

 

5) Um caminhão comporta 2.250 blocos. Quantos blocos ele transportará se realizar 35 viagens, levando a mesma quantidade?

(    ) 76.550          (    ) 77.750          (    ) 78.750          (    ) 78.785

 

6) Na escola de Pedro estudam 1.528 alunos e na escola de sua irmã a metade disto. Quantos alunos estudam nas duas escolas?

(    ) 764          (    ) 2.292          (    ) 2.195          (    ) 2.392

 

7) A senha do cofrinho de Karina é um número formado por três algarismos diferentes, esse número é múltiplo de 10 e maior do que 3 centenas. A senha dela é?

(    ) 301          (    ) 300          (    ) 3010          (    ) 310

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