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TEMA: As diversas facetas do Consumo SUBTEMA: Geografia
e consumo |
UNIDADE TEMÁTICA: Mundo
do Trabalho OBJETO DE CONHECIMENTO: Transformação das Paisagens Naturais e
Antrópicas. |
Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição
espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e
meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o
espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 6° Período: 26/07/2021 a 06/08/2021 Nº de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza
a partir do surgimento das cidades. (EF06GE07BA)
Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do
surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em
sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo. (EF06GE07IT)
Explicar as mudanças na interação humana com a natureza destacando as
vantagens e desvantagens da indústria de cerâmicas, cuja matéria-prima é
extraída nas planícies e margens do Rio Jucuruçu em Itamaraju) a partir do
surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em
seu município ou em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os
conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 5. Desenvolver e
utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender
o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade
do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula ETAPA1: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em
seguida sondagem e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados e
discutidos com os alunos. ETAPA2: Em seguida sugerir um vídeo sobre “As
esferas da terra que esta disponível no link:
https:// https://www.youtube.com/watch?v=DeLSV9mvSow OS RIOS E AS REGIÕES HIDROGRÁFICAS
DO BRASIL O Brasil possui muitos rios, que se distribuem por várias bacias
hidrográficas. As principais bacias são a Amazônica, a do Paraná, a do
Tocantins-Araguaia, a do Uruguai e a do São Francisco. Em
2008, entrou em vigor o Plano Nacional de Recursos Hídricos que agrupou as
bacias dos rios principais e dos rios menores próximos em 12 regiões
hidrográficas. CARACTERÍSTICAS DAS REGIÕES
HIDROGRÁFICAS A região hidrográfica Amazônica
abrange cerca de 45% do território brasileiro. A bacia de seu rio principal
(Amazonas) abrange o Suriname, a Guiana, a Venezuela, a Colômbia, o Peru, o
Equador, a Bolívia e a Guiana Francesa. Os rios dessa região são utilizados
para pesca, navegação e para geração de energia elétrica.
A região
hidrográfica do Paraná é formada
principalmente pela Bacia do Paraná e de seus afluentes, como os rios Tietê,
Paranapanema, Peixe e Iguaçu. Apresenta grande
potencial para a produção de energia elétrica; nela foram construídas dezenas
de usinas hidrelétricas que abastecem principalmente o Sudeste brasileiro,
sendo a principal delas a de Itaipu. A região
hidrográfica do Tocantins-Araguaia
é a maior bacia hidrográfica totalmente localizada no território brasileiro e
a terceira em potencial hidrelétrico do país. Abriga a usina hidrelétrica de
Tucuruí, no estado do Pará. O rio Uruguai,
pertencente à região hidrográfica do Uruguai,
marca a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre
o Brasil e a Argentina e entre o Uruguai e a Argentina. O São Francisco é o principal rio da
região hidrográfica de mesmo nome. Apresenta muitas quedas-d’água, que são aproveitadas
para gerar energia elétrica. É o único rio perene (permanente) que cruza a
região mais seca do Brasil, o Semiárido. Suas águas também são usadas para a
irrigação de plantações e para a navegação. As regiões hidrográficas do Atlântico Sul, Atlântico
Sudeste, Atlântico Leste, Atlântico Nordeste Oriental e Atlântico Nordeste Ocidental abrangem
a maior parte das bacias próximas ao litoral Atlântico. O rio Parnaíba,
que compõe a região hidrográfica do Parnaíba,
é uma divisa natural entre os estados do Maranhão e do Piauí.
O principal rio da região hidrográfica do Paraguai, de mesmo nome, é navegável, corta o Pantanal do Mato
Grosso e deságua no rio Paraná. ATIVIDADE Sugestão: fazer a maquete da
pág.128 2ªAula
ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida
sondagem e revisão dos objetos de conhecimentos. ETAPA 2: Pedir aos alunos que façam a
apresentação das maquetes. .
3ªAula ETAPA 1 e 2 :
Coloque o texto ou a página 127 do livro
na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um
paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno
terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o
livro como suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com
outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo
proposto abaixo. “usos multiplos das águas”, que esta disponível no link:
https://www.youtube.com/watch?v=AAHvMPs3VjQ . Em seguida comece a explicação com a ajuda do texto ou do
livro. OS
PRINCIPAIS USOS DA ÁGUA DOS RIOS NO BRASIL No
Brasil, boa parte das águas dos rios é utilizada no abastecimento de
residências, escolas, hospitais, lojas, restaurantes, locais de lazer etc. As
águas também podem ser empregadas como matéria-prima na fabricação de
diversos produtos, como bebidas e remédios. Parte
importante do volume de água dos rios no país é utilizada na produção de
energia elétrica, por meio da construção de barragens que formam grandes
lagos artificiais. Nas
usinas hidrelétricas, a água represada é aproveitada para movimentar as
turbinas que fazem funcionar os geradores de eletricidade. Quando em excesso,
a água represada volta ao curso do rio pela abertura das comportas. Veja a fotografia. Nas áreas agrícolas, a água é usada para irrigação das
plantações, tratamento e consumo dos animais. A água
dos rios também é usada para navegação. Como vimos, os rios que mais
favorecem essa atividade são os de planície, porque percorrem regiões em que
o relevo é relativamente plano, não apresentando quedas-d’água. Em
alguns rios de planalto, com diferenças de altitude, são construídas eclusas,
que funcionam como “elevadores” de embarcações, permitindo a navegação. Veja na fotografia.
ATIVIDADE 1- Os rios têm diversas utilidades. Como a água dos rios
contribui… a) ... para a sua casa? b) ... para a agricultura? c)
... para a geração de energia? 2- A bacia hidrográfica do São
Francisco é uma das maiores do Brasil. O rio principal, conhecido
popularmente pelo nome de Velho Chico, atravessa os estados de Minas Gerais,
Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Observe o e responda às questões.
a) De acordo com a imagem, quais são as principais formas
de utilização da bacia hidrográfica do São Francisco? b) Cite outras formas de utilização dos recursos hídricos. c) Você já observou de que forma os rios e córregos
próximos ao local em que você vive são utilizados? Descreva. 3-
Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior bacia
hidrográfica do mundo, compreendendo porções dos territórios do Peru,
Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Possui grande
potencial de navegação, e seus rios principais são: Huallaga, Napa, Xingu,
Negro, entre tantos outros Essas características são da bacia hidrográfica: (A)
São Francisco. (B)
Tocantins-Araguaia. (C)
Parnaíba. (D)
Amazônica. (E)
Paraná.
4ªAula ETAPA 1: Inicie
a aula com um bom dia e a chamada, em seguida faça a correção da atividade
anterior. Texto para leitura O TEMPO ATMOSFÉRICO E O CLIMAO ATMOSFÉRICO
No dia a dia, muitas vezes
empregamos as palavras “tempo” e “clima” como sinônimos, mas elas têm
significados bem diferentes. Quando falamos que
o dia está quente ou frio, seco ou chuvoso, estamos nos referindo ao tempo
atmosférico, ou simplesmente tempo, isto é, às condições meteorológicas de um
lugar em determinado momento. Essas condições podem se manter estáveis
durante determinado período ou podem mudar a qualquer instante, seja de um
dia para o outro ou até de uma hora para outra. Para determinar o
clima de uma região, é preciso observar e registrar diariamente, pelo menos
durante trinta anos, os vários tipos de tempos atmosféricos que ocorrem no
local. As características predominantes, que se repetem habitualmente,
definem o clima do lugar, o qual é um importante elemento da natureza, que
influencia nas formas de relevo, no regime dos rios, no desenvolvimento da
vegetação e no dia a dia das pessoas. AS MASSAS DE AR As
mudanças do tempo atmosférico em determinado lugar estão relacionadas a
vários fatores, em especial ao movimento das massas de ar. Massas
de ar são grandes porções de ar que adquirem as características de
temperatura e umidade das áreas onde se originam. As que se formam nas
proximidades das Zonas Polares e Temperadas são frias e provocam a queda da
temperatura nas direções para as quais se deslocam. Já as que se originam nas
Zonas Tropicais provocam aumento da temperatura nos locais por onde se
movimentam. Quando
se originam nos oceanos, as massas de ar são úmidas e provocam chuvas. Já as
massas de ar com origem no continente podem apresentar baixo índice de
umidade, se originadas em áreas secas, ou podem ser úmidas por influência do
tipo de vegetação presente no local de sua formação, como é o caso da massa
de ar que se origina na região da floresta Amazônica. A PREVISÃO DO TEMPO As condições
atmosféricas influenciam a vida das pessoas diretamente. Por isso, a
observação do tempo atmosférico faz parte do cotidiano de diferentes povos e
sociedades, tanto no passado como no presente. Ao longo da
história da humanidade, foram desenvolvidas diferentes técnicas e construídos
diversos equipamentos de medição das condições meteorológicas, como os
termômetros. A previsão do
tempo, como conhecemos hoje, serve às mais diferentes finalidades. Por meio
dela, é possível que as pessoas do campo ou da cidade planejem melhor seu dia
a dia. Ao saber com antecedência o comportamento da atmosfera, os
agricultores podem, por exemplo, plantar ou colher antes de uma geada ou de
uma estiagem. Os controladores de voo, por sua vez, podem cancelar voos ou
alterar a rota dos aviões ao saber da incidência de tempestade, de chuva ou
de neve. O CLIMA O
clima tem influência tanto nos aspectos naturais como nos aspectos humanos
das paisagens. Nas
sociedades humanas, o clima influencia as dinâmicas culturais, econômicas e
sociais, incluindo a maneira como os povos se vestem e se alimentam nas
diferentes estações do ano. As
vegetações também são influenciadas pelo clima de um lugar. As coníferas, por
exemplo, são árvores e arbustos em forma de cone que evitam o acúmulo de neve
e se adaptam principalmente aos lugares de clima frio. Por sua vez, a
vegetação influencia na temperatura e na umidade, sendo fator importante na
definição do clima de um lugar, como vemos principalmente nas florestas
úmidas. Quando observamos
fotografias de uma paisagem, muitas vezes podemos ver indícios do clima do
lugar retratado.
5ªAula ETAPA 1: Coloque o texto ou a página do
livro (141, 144 a148) na tela do computador ou do celular e peça para um
aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragráfo ou
quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e
usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades.
Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir
inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. “Os fatores climáticos” que esta
disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=br_PRBJLFC4 . Em seguida comece
a explicação com a ajuda do texto ou do livro. Texto para leitura
A FORMAÇÃO DO CLIMA O clima é formado
pela combinação dos elementos climáticos e dos fatores geográficos que atuam
em uma região. Os principais elementos climáticos são: Temperatura: depende da insolação, isto é, das quantidades de luz e
de calor do Sol que chegam ao lugar. Como vimos no Capítulo 4, há uma
distribuição desigual do calor irradiado pelo Sol na superfície terrestre. Precipitação: a água presente na atmosfera pode precipitar-se (cair) na
forma de chuva, neve, granizo etc. Pressão atmosférica: é a pressão que o ar exerce sobre tudo o que existe na
superfície terrestre. Ela varia de um lugar para outro, e a diferença de
pressão atmosférica entre dois lugares dá origem aos ventos e às massas de
ar. Observe, no quadro a seguir, exemplos da ação dos
elementos climáticos e dos fatores geográficos na definição do clima.
OS CLIMAS DA TERRA Como vimos, os
diferentes tipos de clima são influenciados por diversos fatores: a
quantidade de calor que cada região da Terra recebe do Sol, a movimentação de
massas de ar, os fatores geográficos (como a altitude, a latitude, a maritimidade
e continentalidade), as atividades humanas, a presença de determinada
vegetação etc. CLIMA EQUATORIAL O clima Equatorial ocorre nas proximidades da
linha do Equador. Nessas áreas, a alta quantidade de radiação solar recebida
e as altas temperaturas registradas durante todo o ano fazem com que haja
maior evaporação, o que provoca aumento da umidade do ar e abundância de
chuvas ao longo de todo o ano. CLIMA TROPICAL O
clima Tropical ocorre principalmente entre os trópicos, em áreas da África,
da América Central, da América do Sul, da Ásia e da Oceania. Costuma
apresentar verão quente e chuvoso e inverno mais seco, com temperaturas
amenas. Nesse tipo de clima, há variações na umidade em função da
continentalidade e da maritimidade. CLIMA SUBTROPICAL O
clima Subtropical ocorre na América do Norte, na América do Sul e em parte da
Ásia. Esse tipo de clima apresenta chuvas bem distribuídas ao longo do ano e
temperatura média anual inferior a 18 °C. As estações do ano são bem
demarcadas: verão quente e inverno frio, com ocorrência ocasional de geadas e
neve. CLIMA TEMPERADO É
característico das regiões situadas entre os trópicos e os círculos polares.
As estações do ano são bem definidas, com temperaturas entre –3 °C e 18 °C.
Esse clima ocorre em grande parte do continente europeu e em parte da América
do Norte, da América do Sul, da Ásia e da
Oceania. O
clima Temperado Oceânico é típico
das áreas próximas ao litoral, que recebem umidade do oceano. Apresenta
médias pluviométricas anuais de 2 000 mm e temperaturas amenas. No interior
dos continentes, encontramos o clima Temperado Continental, com verões quentes e invernos
rigorosos. CLIMA MEDITERRÂNEO O
clima Mediterrâneo é caracterizado pela grande influência da maritimidade,
pelos verões quentes e secos e pelos invernos com muitas chuvas e
temperaturas amenas. É propício à agricultura, favorecendo alguns tipos de
cultivo, como o de azeitonas. Esse
tipo de clima ocorre principalmente no sul da Europa e no norte da África,
mas pode ser encontrado também no sul do continente africano, na costa oeste
dos Estados Unidos e no sul da Austrália. CLIMA SEMIÁRIDO A
principal característica do clima Semiárido é a precipitação baixa e mal
distribuída ao longo do ano. As temperaturas são variáveis: altas na Zona
Tropical e mais baixas nas Zonas Temperadas. As áreas semiáridas da Ásia
Central, do Canadá e do sul da América do Sul (Patagônia) também apresentam
baixas temperaturas. CLIMA DESÉRTICO No
clima Desértico, as chuvas são praticamente ausentes e a baixa umidade do ar
contribui para a formação de desertos, que podem ser quentes, como o Deserto
do Saara, na África, ou frios, como o Deserto do Atacama, no Chile. Nos
desertos quentes, a amplitude térmica
diária é grande, e a vida de plantas, animais e
seres humanos se adapta a tais condições. CLIMA FRIO O
clima Frio é característico de áreas de alta latitude, próximas ao Círculo
Polar Ártico. Esse tipo de clima, que abrange grande parte da Rússia e do
Canadá, apresenta temperaturas baixas na maior parte do ano, com invernos
longos e rigorosos e precipitação de neve. Já os verões são curtos e marcados
por temperaturas amenas. CLIMA POLAR O
clima Polar ocorre nas regiões polares e é caracterizado pelas baixas
temperaturas e precipitações em forma de neve ao longo de todo o ano. Esse
tipo de clima ocorre na Antártida, na Groenlândia, na Sibéria, no norte do
Alasca, no extremo norte do Canadá e em parte da Islândia. As
áreas de clima Polar são pouco habitadas, pois a agricultura e as atividades
cotidianas são dificultadas pela neve e pelo frio intenso. CLIMA FRIO DE MONTANHA O
clima Frio de Montanha, por se tratar de um tipo de clima determinado
diretamente pela altitude, pode ser encontrado em diferentes zonas
climáticas, mesmo entre os trópicos. É marcado pelas temperaturas baixas durante
todo o ano, e a presença de neve é constante. Em
função do ar rarefeito e das baixas temperaturas, as regiões de clima Frio de
Montanha apresentam uma reduzida população de plantas, animais e seres
humanos.
ETAPA 2: Solicitar
atividade de fixação.Para aprofundar nos conhecimentos sobre o Clima
ATIVIDADE 1.
Baseado
no texto responda as questões. a) Qual a diferença
entre clima e tempo atmosférico? b) Por que a previsão
do tempo é importante para os povos e as sociedades? c) Cite os fatores que
influenciam as características do clima de uma região. d) Podemos afirmar que duas cidades situadas
na mesma latitude apresentam, com certeza, o mesmo tipo de clima? Por quê? e) O que acontece com a
temperatura em locais de altas altitudes? 2. Quais são os quatro principais tipos de clima
que ocorrem no Brasil? Cite a temperatura média anual de cada um deles. 3. Como o movimento de
translação está relacionado às mudanças climáticas da Terra ao longo de um
ano? 4. Leia o texto abaixo. Em seguida, responda
às questões. 1- Responda. a) Qual a diferença entre clima e tempo
atmosférico? b) Por que a previsão do tempo é importante
para os povos e as sociedades? c) Cite os fatores que influenciam as
características do clima de uma região. d) Podemos afirmar que duas cidades situadas
na mesma latitude apresentam, com certeza, o mesmo tipo de clima? Por quê? e) O que acontece com a temperatura em locais
de altas altitudes? 2- Quais são os quatro principais tipos de
clima que ocorrem no Brasil? Cite a temperatura média anual de cada um deles.
3- Como o movimento de translação está
relacionado às mudanças climáticas da Terra ao longo de um ano?
6ªAula ETAPA 1 e 2: Nesta
aula o professor dispoe de 2 vídeo para a escolha de um de seu interesse para
solicita aos alunos a acessar: ·
Assistir o vídeo “ O Tempo e o
Clima”, disponível no link: https://youtu.be/DqU-h1h7ndw , ·
Assistir o vídeo “ Conhecendo a
Vegetação”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=g1aSxYQ8Pig&t=5s ou sugeri a fazer a leitura do texto, seguida a atividade. OS TIPOS
DE VEGETAÇÃO A seguir são
apresentadas algumas características dos principais tipos de vegetação nativa
do mundo. FLORESTAS Existe na Terra
uma grande diversidade de florestas, que apresentam aspectos variáveis
conforme a umidade e a temperatura de cada região. Os principais tipos de
floresta são: Equatoriais e Tropicais; Temperadas e Subtropicais; Boreais. FLORESTAS
EQUATORIAIS E TROPICAIS Elas estão
presentes nas faixas de clima Equatorial e Tropical. São, portanto, típicas
de áreas de clima quente e úmido. Ocorrem em regiões da América Central e da
América do Sul, na África e no Sudeste Asiático. As Florestas
Tropicais e Equatoriais apresentam a maior biodiversidade do planeta, ou seja, o maior conjunto de espécies
de seres vivos. São densas e exuberantes, constituídas por diversas camadas
com plantas de diferentes tamanhos e características, propiciando uma
infinidade de ambientes que dão abrigo a variada fauna. No entanto, têm sido
amplamente devastadas para implantação de projetos agropecuários e exploração
de madeira. FLORESTAS TEMPERADAS E SUBTROPICAIS As
Florestas Temperadas e Subtropicais localizam-se em regiões de clima
Temperado Úmido, suas árvores perdem as folhas no inverno. Elas
cobriam a maior parte da Europa, o nordeste dos Estados Unidos e parte do
Japão, mas foram praticamente destruídas ao longo do tempo. Atualmente, parte
do que restou das Florestas Temperadas são áreas protegidas em alguns parques
e reservas. FLORESTAS BOREAIS São
também conhecidas como Taiga ou Matas de Coníferas. As árvores coníferas são
assim chamadas porque têm a forma de cone. As
Florestas Boreais são formações homogêneas, com predomínio de pinheiros.
Ocorrem nas Zonas Temperadas de países como o Canadá, a Noruega, a Suécia, a
Finlândia e a Rússia. São muito exploradas para extração de madeira, da qual
se extrai a celulose, matéria-prima para a fabricação do papel. VEGETAÇÃO
MEDITERRÂNEA
Característica do clima Mediterrâneo, com verões quentes e secos e
invernos chuvosos, essa vegetação tem predomínio de árvores e arbustos
adaptados aos períodos secos e distribuídos de maneira esparsa. Ocorre
principalmente no sul da Europa e no norte da África. SAVANAS As
Savanas ocorrem, principalmente, na América do Sul, na África e na Austrália.
São características de regiões tropicais que apresentam uma estação seca bem
definida alternada por uma estação úmida. Sua vegetação compõe-se basicamente de arbustos, plantas rasteiras e poucas
árvores. Nas
Savanas africanas, a fauna é muito diversificada e abriga grandes animais,
como elefantes, girafas, rinocerontes, leões, búfalos e leopardos. PRADARIAS As
Pradarias são características de áreas de pouca pluviosidade. Ocorrem na
América do Norte, na Europa, na Ásia, na África e na América do Sul. São
formadas basicamente por gramíneas, mas também podem apresentar alguns
arbustos. Em
todo o mundo, as áreas de Pradaria foram muito usadas para a pecuária, o que
causou um intenso desgaste desse tipo de vegetação e dos solos. ESTEPES
Presentes em regiões Semiáridas, como o oeste dos Estados Unidos e
áreas da Mongólia e do Paquistão, as Estepes são vegetações herbáceas
constituídas por gramíneas que se distribuem de maneira irregular, em tufos e
pequenos arbustos, deixando extensas áreas de solo descobertas. VEGETAÇÃO
DE DESERTO A Vegetação de
Deserto ocorre em regiões onde há poucas precipitações de chuvas, tanto em
áreas frias quanto em áreas quentes da superfície terrestre. Ela é formada,
nos desertos quentes, por gramíneas, arbustos e algumas plantas isoladas que
se adaptam ao ambiente, com poucas folhas ou com espinhos, como os cactos.
Nos desertos frios e no clima Polar como o da Antártida, no verão, podem
brotar, por exemplo, musgos e liquens em áreas costeiras livres de gelo. VEGETAÇÃO
DE ALTITUDE Nas áreas
montanhosas em altitudes elevadas, o ar mais rarefeito e a diminuição da
temperatura limitam o desenvolvimento de espécies vegetais. Por isso, quanto
maior a altitude de um local, menor o porte da vegetação, que pode ser
constituída por florestas na base das montanhas ou por campos nas maiores
altitudes, onde se desenvolvem gramíneas, musgos e liquens. TUNDRA Tundra é o nome da
formação vegetal que ocorre no extremo norte da Ásia, Europa e América do
Norte, por cerca de três meses ao ano, durante o descongelamento parcial do
solo. É formada por musgos, liquens e poucas plantas rasteiras.
Araribá Mais Geografia, Capítulo-12, página 150
a 156.
ATIVIDADE 11. 1. 11111 Em seu caderno, relacione as
principais formações vegetais do globo com as características de cada uma
delas. a) Florestas Equatoriais e Tropicais b)
Florestas Temperadas e Subtropicais c)
Florestas Boreais d)
Vegetação Mediterrânea e)
Savanas f)
Pradarias g) Estepes h)
Vegetação de Deserto i) Vegetação de Altitude j) Tundra I. Formada por musgos,
liquens e umas poucas plantas rasteiras, essa formação vegetal é típica das
regiões polares. ....................................... II. Também conhecidas
como Taiga ou Mata de Coníferas, ocorrem em áreas de clima frio, sendo bastante
exploradas para fornecimento de madeira. ............................... III. Característica de
regiões com verões quentes e secos, como o sul da Europa, é formada
predominantemente por vegetação arbórea e arbustiva distribuída de maneira
dispersa. ................................ IV. Vegetação herbácea
presente em regiões semiáridas, constituída de gramíneas que se distribuem de
maneira irregular, em forma de tufos e pequenos arbustos........................................ V. Típicas de áreas quentes e úmidas, essas
florestas apresentam grande biodiversidade e ocorrem em regiões da América
Central e da América do Sul, na África e no Sudeste Asiático. ................................. VI. Sua área original de
ocorrência cobre partes dos Estados Unidos, da Europa e do Japão, regiões de
clima temperado úmido. Foram quase totalmente destruídas ao longo do tempo. ........................................ VII. Formação vegetal
característica de regiões tropicais com uma estação seca bem definida. É
composta basicamente de arbustos, plantas rasteiras e poucas árvores. ........................................ VIII. Formação vegetal
muito aproveitada pela pecuária, é característica de áreas com baixa
pluviosidade e formada basicamente por gramíneas e alguns arbustos.......................................... IX. Ocorrem em regiões com pequenas
quantidades de chuva e são formadas por plantas adaptadas a esse ambiente,
como os cactos. ........................................... X. Formação vegetal
característica de regiões montanhosas, que apresenta variedade de porte em
função do aumento da altitude. É comum a ocorrência de gramíneas, musgos e
liquens........................................ 2. Com base
no mapa “Planisfério: Vegetação nativa”, presente na página 150, responda às
questões: a) Quais tipos de
vegetação são encontrados no Brasil? Cite as principais características de
cada um deles. b) Em quais regiões do planeta podemos verificar a presença da
Tundra? Quais as principais características desse tipo de vegetação? c) Qual é o tipo de
vegetação predominante na porção norte do continente africano? Qual a relação
desse tipo de vegetação com o clima ali presente?Em seu caderno, relacione as principais formações vegetais do
globo com as características de cada uma delas.. . a) Florestas Equatoriais e Tropicais b) Florestas Temperadas e Subtropicais c) Florestas Boreais d) Vegetação Mediterrânea e) Savanas f) Pradarias g) Estepes h) Vegetação de Deserto i) Vegetação de Altitude j) Tundra I. Formada por musgos, liquens e umas poucas plantas
rasteiras, essa formação vegetal é típica das regiões polares. II. Também conhecidas como Taiga ou Mata de Coníferas,
ocorrem em áreas de clima frio, sendo bastante exploradas para fornecimento
de madeira. III. Característica de regiões com verões quentes e secos,
como o sul da Europa, é formada predominantemente por vegetação arbórea e
arbustiva distribuída de maneira dispersa. IV. Vegetação herbácea presente em regiões semiáridas,
constituída de gramíneas que se distribuem de maneira irregular, em forma de
tufos e pequenos arbustos. V. Típicas de áreas quentes e úmidas, essas florestas
apresentam grande biodiversidade e ocorrem em regiões da América Central e da
América do Sul, na África e no Sudeste Asiático. VI. Sua área original de ocorrência cobre partes dos
Estados Unidos, da Europa e do Japão, regiões de clima temperado úmido. Foram
quase totalmente destruídas ao longo do tempo. VII. Formação vegetal característica de regiões tropicais
com uma estação seca bem definida. É composta basicamente de arbustos,
plantas rasteiras e poucas árvores. VIII. Formação vegetal muito aproveitada pela pecuária, é
característica de áreas com baixa pluviosidade e formada basicamente por
gramíneas e alguns arbustos. IX. Ocorrem em regiões com pequenas quantidades de chuva e
são formadas por plantas adaptadas a esse ambiente, como os cactos. X. Formação vegetal característica de regiões montanhosas,
que apresenta variedade de porte em função do aumento da altitude. É comum a
ocorrência de gramíneas, musgos e liquens. 2- Quais tipos de vegetações são encontrados no Brasil?
Cite as principais características de cada uma delas. RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: Araribá Mais Geografia, Capítulo-11, página
136 a 147. Araribá
Mais Geografia, Capítulo-12, página 150 a 156. www.yutube.com Tempo e Clima /Ensino Fundamental/ Canal Futura www.yutube.com Conhecendo a Vegetação/ prof. Rebeca Oliveira.
Que Deus continue
protegendo e abençoando a todos nós... |
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