6º ANO VIII - SEQUÊNCIA - 2021

 

 

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Geografia e consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Transformação das Paisagens Naturais e Antrópicas.

Objetivo geralEstudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                          Período: 26/07/2021  a  06/08/2021                                Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. (EF06GE07BA) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo.

 (EF06GE07IT) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza destacando as vantagens e desvantagens da indústria de cerâmicas, cuja matéria-prima é extraída nas planícies e margens do Rio Jucuruçu em Itamaraju) a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em seu município ou em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).                                                                        

 

                                                                                     1ªAula

 

ETAPA1:  Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos.

 

ETAPA2:  Em seguida sugerir um vídeo sobre “As esferas da terra que esta disponível no link:   https:// https://www.youtube.com/watch?v=DeLSV9mvSow

 

OS RIOS E AS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

  O Brasil possui muitos rios, que se distribuem por várias bacias hidrográficas. As principais bacias são a Amazônica, a do Paraná, a do Tocantins-Araguaia, a do Uruguai e a do São Francisco.

  Em 2008, entrou em vigor o Plano Nacional de Recursos Hídricos que agrupou as bacias dos rios principais e dos rios menores próximos em 12 regiões hidrográficas.

 

CARACTERÍSTICAS DAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS

  A região hidrográfica Amazônica abrange cerca de 45% do território brasileiro. A bacia de seu rio principal (Amazonas) abrange o Suriname, a Guiana, a Venezuela, a Colômbia, o Peru, o Equador, a Bolívia e a Guiana Francesa. Os rios dessa região são utilizados para pesca, navegação e para geração de energia elétrica.

                                                                                                                       

  A região hidrográfica do Paraná é formada principalmente pela Bacia do Paraná e de seus afluentes, como os rios Tietê, Paranapanema, Peixe e Iguaçu.

  Apresenta grande potencial para a produção de energia elétrica; nela foram construídas dezenas de usinas hidrelétricas que abastecem principalmente o Sudeste brasileiro, sendo a principal delas a de Itaipu.

 

  A região hidrográfica do Tocantins-Araguaia é a maior bacia hidrográfica totalmente localizada no território brasileiro e a terceira em potencial hidrelétrico do país. Abriga a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará.

 

  O rio Uruguai, pertencente à região hidrográfica do Uruguai, marca a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre o Brasil e a Argentina e entre o Uruguai e a Argentina.

 

  O São Francisco é o principal rio da região hidrográfica de mesmo nome. Apresenta muitas quedas-d’água, que são aproveitadas para gerar energia elétrica. É o único rio perene (permanente) que cruza a região mais seca do Brasil, o Semiárido. Suas águas também são usadas para a irrigação de plantações e para a navegação.

 

As regiões hidrográficas do Atlântico Sul, Atlântico Sudeste, Atlântico Leste, Atlântico Nordeste Oriental e Atlântico Nordeste Ocidental abrangem a maior parte das bacias próximas ao litoral Atlântico.

 

  O rio Parnaíba, que compõe a região hidrográfica do Parnaíba, é uma divisa natural entre os estados do Maranhão e do Piauí.

 

  O principal rio da região hidrográfica do Paraguai, de mesmo nome, é navegável, corta o Pantanal do Mato Grosso e deságua no rio Paraná.

 

 

ATIVIDADE

Sugestão: fazer a maquete da pág.128

 

                                                                               2ªAula

 

ETAPA 1:  Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem e revisão dos objetos de conhecimentos.

 

ETAPA 2: Pedir aos alunos que façam a apresentação das maquetes.

 

.

                                                                                3ªAula

 

ETAPA 1 e 2 : Coloque o texto ou a página 127 do livro  na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragrafo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. “usos multiplos das águas”, que esta disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=AAHvMPs3VjQ .

Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro.

 

OS PRINCIPAIS USOS DA ÁGUA DOS RIOS NO BRASIL

  No Brasil, boa parte das águas dos rios é utilizada no abastecimento de residências, escolas, hospitais, lojas, restaurantes, locais de lazer etc. As águas também podem ser empregadas como matéria-prima na fabricação de diversos produtos, como bebidas e remédios.

  Parte importante do volume de água dos rios no país é utilizada na produção de energia elétrica, por meio da construção de barragens que formam grandes lagos artificiais.

  Nas usinas hidrelétricas, a água represada é aproveitada para movimentar as turbinas que fazem funcionar os geradores de eletricidade. Quando em excesso, a água represada volta ao curso do rio pela abertura das comportas. Veja a fotografia.

 

 

  Nas áreas agrícolas, a água é usada para irrigação das plantações, tratamento e consumo dos animais.

  A água dos rios também é usada para navegação. Como vimos, os rios que mais favorecem essa atividade são os de planície, porque percorrem regiões em que o relevo é relativamente plano, não apresentando quedas-d’água.

  Em alguns rios de planalto, com diferenças de altitude, são construídas eclusas, que funcionam como “elevadores” de embarcações, permitindo a navegação.

Veja na fotografia.

 

                                                         

 

 

ATIVIDADE

1- Os rios têm diversas utilidades. Como a água dos rios contribui…

a) ... para a sua casa?

b) ... para a agricultura?

c) ... para a geração de energia?

 

2- A bacia hidrográfica do São Francisco é uma das maiores do Brasil. O rio principal, conhecido popularmente pelo nome de Velho Chico, atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Observe o e responda às questões.

                                                                           

                                                                         

a) De acordo com a imagem, quais são as principais formas de utilização da bacia hidrográfica do São Francisco?

b) Cite outras formas de utilização dos recursos hídricos.

c) Você já observou de que forma os rios e córregos próximos ao local em que você vive são utilizados? Descreva.

 

3- Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica do mundo, compreendendo porções dos territórios do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Possui grande potencial de navegação, e seus rios principais são: Huallaga, Napa, Xingu, Negro, entre tantos outros Essas características são da bacia hidrográfica:

(A) São Francisco.

(B) Tocantins-Araguaia.

(C) Parnaíba.

(D) Amazônica.

(E) Paraná.

 

                                                                               4ªAula

 

ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida faça a correção da atividade anterior.

 

Texto para leitura

O TEMPO ATMOSFÉRICO E O CLIMAO ATMOSFÉRICO

  No dia a dia, muitas vezes empregamos as palavras “tempo” e “clima” como sinônimos, mas elas têm significados bem diferentes.

  Quando falamos que o dia está quente ou frio, seco ou chuvoso, estamos nos referindo ao tempo atmosférico, ou simplesmente tempo, isto é, às condições meteorológicas de um lugar em determinado momento. Essas condições podem se manter estáveis durante determinado período ou podem mudar a qualquer instante, seja de um dia para o outro ou até de uma hora para outra.

  Para determinar o clima de uma região, é preciso observar e registrar diariamente, pelo menos durante trinta anos, os vários tipos de tempos atmosféricos que ocorrem no local. As características predominantes, que se repetem habitualmente, definem o clima do lugar, o qual é um importante elemento da natureza, que influencia nas formas de relevo, no regime dos rios, no desenvolvimento da vegetação e no dia a dia das pessoas.

 

AS MASSAS DE AR

  As mudanças do tempo atmosférico em determinado lugar estão relacionadas a vários fatores, em especial ao movimento das massas de ar.

  Massas de ar são grandes porções de ar que adquirem as características de temperatura e umidade das áreas onde se originam. As que se formam nas proximidades das Zonas Polares e Temperadas são frias e provocam a queda da temperatura nas direções para as quais se deslocam. Já as que se originam nas Zonas Tropicais provocam aumento da temperatura nos locais por onde se movimentam.

  Quando se originam nos oceanos, as massas de ar são úmidas e provocam chuvas. Já as massas de ar com origem no continente podem apresentar baixo índice de umidade, se originadas em áreas secas, ou podem ser úmidas por influência do tipo de vegetação presente no local de sua formação, como é o caso da massa de ar que se origina na região da floresta Amazônica.

 

A PREVISÃO DO TEMPO

  As condições atmosféricas influenciam a vida das pessoas diretamente. Por isso, a observação do tempo atmosférico faz parte do cotidiano de diferentes povos e sociedades, tanto no passado como no presente.

  Ao longo da história da humanidade, foram desenvolvidas diferentes técnicas e construídos diversos equipamentos de medição das condições meteorológicas, como os termômetros.

  A previsão do tempo, como conhecemos hoje, serve às mais diferentes finalidades. Por meio dela, é possível que as pessoas do campo ou da cidade planejem melhor seu dia a dia. Ao saber com antecedência o comportamento da atmosfera, os agricultores podem, por exemplo, plantar ou colher antes de uma geada ou de uma estiagem. Os controladores de voo, por sua vez, podem cancelar voos ou alterar a rota dos aviões ao saber da incidência de tempestade, de chuva ou de neve.

 

O CLIMA

  O clima tem influência tanto nos aspectos naturais como nos aspectos humanos das paisagens.

  Nas sociedades humanas, o clima influencia as dinâmicas culturais, econômicas e sociais, incluindo a maneira como os povos se vestem e se alimentam nas diferentes estações do ano.

  As vegetações também são influenciadas pelo clima de um lugar. As coníferas, por exemplo, são árvores e arbustos em forma de cone que evitam o acúmulo de neve e se adaptam principalmente aos lugares de clima frio. Por sua vez, a vegetação influencia na temperatura e na umidade, sendo fator importante na definição do clima de um lugar, como vemos principalmente nas florestas úmidas.

  Quando observamos fotografias de uma paisagem, muitas vezes podemos ver indícios do clima do lugar retratado.

 

 

                                                                                 5ªAula

 

ETAPA 1: Coloque o texto ou a página do livro (141, 144 a148) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragráfo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. “Os fatores climáticos” que esta disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=br_PRBJLFC4 . Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro.

 

Texto para leitura

                                                                A FORMAÇÃO DO CLIMA

  O clima é formado pela combinação dos elementos climáticos e dos fatores geográficos que atuam em uma região. Os principais elementos climáticos são:

Temperatura: depende da insolação, isto é, das quantidades de luz e de calor do Sol que chegam ao lugar. Como vimos no Capítulo 4, há uma distribuição desigual do calor irradiado pelo Sol na superfície terrestre.

Precipitação: a água presente na atmosfera pode precipitar-se (cair) na forma de chuva, neve, granizo etc.

Pressão atmosférica: é a pressão que o ar exerce sobre tudo o que existe na superfície terrestre. Ela varia de um lugar para outro, e a diferença de pressão atmosférica entre dois lugares dá origem aos ventos e às massas de ar.

 

 

 

 

 

 

 

Observe, no quadro a seguir, exemplos da ação dos elementos climáticos e dos fatores geográficos na definição do clima.

 

                                          

 

                                                                OS CLIMAS DA TERRA

  Como vimos, os diferentes tipos de clima são influenciados por diversos fatores: a quantidade de calor que cada região da Terra recebe do Sol, a movimentação de massas de ar, os fatores geográficos (como a altitude, a latitude, a maritimidade e continentalidade), as atividades humanas, a presença de determinada vegetação etc.

 

 CLIMA EQUATORIAL

O clima Equatorial ocorre nas proximidades da linha do Equador. Nessas áreas, a alta quantidade de radiação solar recebida e as altas temperaturas registradas durante todo o ano fazem com que haja maior evaporação, o que provoca aumento da umidade do ar e abundância de chuvas ao longo de todo o ano.

 

 CLIMA TROPICAL

  O clima Tropical ocorre principalmente entre os trópicos, em áreas da África, da América Central, da América do Sul, da Ásia e da Oceania. Costuma apresentar verão quente e chuvoso e inverno mais seco, com temperaturas amenas. Nesse tipo de clima, há variações na umidade em função da continentalidade e da maritimidade.

 

 CLIMA SUBTROPICAL

  O clima Subtropical ocorre na América do Norte, na América do Sul e em parte da Ásia. Esse tipo de clima apresenta chuvas bem distribuídas ao longo do ano e temperatura média anual inferior a 18 °C. As estações do ano são bem demarcadas: verão quente e inverno frio, com ocorrência ocasional de geadas e neve.

 

 CLIMA TEMPERADO

  É característico das regiões situadas entre os trópicos e os círculos polares. As estações do ano são bem definidas, com temperaturas entre –3 °C e 18 °C. Esse clima ocorre em grande parte do continente europeu e em parte da América do

Norte, da América do Sul, da Ásia e da Oceania.

  O clima Temperado Oceânico é típico das áreas próximas ao litoral, que recebem umidade do oceano. Apresenta médias pluviométricas anuais de 2 000 mm e temperaturas amenas. No interior dos continentes, encontramos o clima Temperado

Continental, com verões quentes e invernos rigorosos.

 

 CLIMA MEDITERRÂNEO

  O clima Mediterrâneo é caracterizado pela grande influência da maritimidade, pelos verões quentes e secos e pelos invernos com muitas chuvas e temperaturas amenas. É propício à agricultura, favorecendo alguns tipos de cultivo, como o de azeitonas.

  Esse tipo de clima ocorre principalmente no sul da Europa e no norte da África, mas pode ser encontrado também no sul do continente africano, na costa oeste dos Estados Unidos e no sul da Austrália.

 

 CLIMA SEMIÁRIDO

  A principal característica do clima Semiárido é a precipitação baixa e mal distribuída ao longo do ano. As temperaturas são variáveis: altas na Zona Tropical e mais baixas nas Zonas Temperadas. As áreas semiáridas da Ásia Central, do Canadá e do sul da América do Sul (Patagônia) também apresentam baixas temperaturas.

 

 CLIMA DESÉRTICO

  No clima Desértico, as chuvas são praticamente ausentes e a baixa umidade do ar contribui para a formação de desertos, que podem ser quentes, como o Deserto do Saara, na África, ou frios, como o Deserto do Atacama, no Chile.

  Nos desertos quentes, a amplitude térmica diária é grande, e a vida de plantas, animais e seres humanos se adapta a tais condições.

 

 CLIMA FRIO

  O clima Frio é característico de áreas de alta latitude, próximas ao Círculo Polar Ártico. Esse tipo de clima, que abrange grande parte da Rússia e do Canadá, apresenta temperaturas baixas na maior parte do ano, com invernos longos e rigorosos e precipitação de neve. Já os verões são curtos e marcados por temperaturas amenas.

 

 CLIMA POLAR

  O clima Polar ocorre nas regiões polares e é caracterizado pelas baixas temperaturas e precipitações em forma de neve ao longo de todo o ano. Esse tipo de clima ocorre na Antártida, na Groenlândia, na Sibéria, no norte do Alasca, no extremo norte do Canadá e em parte da Islândia.

  As áreas de clima Polar são pouco habitadas, pois a agricultura e as atividades cotidianas são dificultadas pela neve e pelo frio intenso.

 

 CLIMA FRIO DE MONTANHA

  O clima Frio de Montanha, por se tratar de um tipo de clima determinado diretamente pela altitude, pode ser encontrado em diferentes zonas climáticas, mesmo entre os trópicos. É marcado pelas temperaturas baixas durante todo o ano, e a presença de neve é constante.

  Em função do ar rarefeito e das baixas temperaturas, as regiões de clima Frio de Montanha apresentam uma reduzida população de plantas, animais e seres humanos.

                                                                                                 

ETAPA 2: Solicitar atividade de fixação.Para aprofundar nos conhecimentos sobre o Clima

 

                                                                  ATIVIDADE

                                                              

1.       Baseado no texto responda as questões.

a) Qual a diferença entre clima e tempo atmosférico?

b) Por que a previsão do tempo é importante para os povos e as sociedades?

c) Cite os fatores que influenciam as características do clima de uma região.

 d) Podemos afirmar que duas cidades situadas na mesma latitude apresentam, com certeza, o mesmo tipo de clima? Por quê?

e) O que acontece com a temperatura em locais de altas altitudes?

 2. Quais são os quatro principais tipos de clima que ocorrem no Brasil? Cite a temperatura média anual de cada um deles.

3. Como o movimento de translação está relacionado às mudanças climáticas da Terra ao longo de um ano?

4.  Leia o texto abaixo. Em seguida, responda às questões.

1- Responda.

a) Qual a diferença entre clima e tempo atmosférico?

b) Por que a previsão do tempo é importante para os povos e as sociedades?

c) Cite os fatores que influenciam as características do clima de uma região.

d) Podemos afirmar que duas cidades situadas na mesma latitude apresentam, com certeza, o mesmo tipo de clima? Por quê?

e) O que acontece com a temperatura em locais de altas altitudes?

2- Quais são os quatro principais tipos de clima que ocorrem no Brasil? Cite a temperatura média anual de cada um deles.

3- Como o movimento de translação está relacionado às mudanças climáticas da Terra ao longo de um ano?

 

 

 

 

 

                                                                                   6ªAula

 

ETAPA 1 e 2: Nesta aula o professor dispoe de 2 vídeo para a escolha de um de seu interesse para solicita aos alunos a acessar:

·         Assistir o vídeo “ O Tempo e o Clima”, disponível no link: https://youtu.be/DqU-h1h7ndw ,

·         Assistir o vídeo “ Conhecendo a Vegetação”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=g1aSxYQ8Pig&t=5s ou sugeri a fazer a leitura

 do texto, seguida a atividade.

 

 

                                      OS TIPOS DE VEGETAÇÃO

 A seguir são apresentadas algumas características dos principais tipos de vegetação nativa do mundo.

 

FLORESTAS

  Existe na Terra uma grande diversidade de florestas, que apresentam aspectos variáveis conforme a umidade e a temperatura de cada região. Os principais tipos de floresta são: Equatoriais e Tropicais; Temperadas e Subtropicais; Boreais.

 

FLORESTAS EQUATORIAIS E TROPICAIS

  Elas estão presentes nas faixas de clima Equatorial e Tropical. São, portanto, típicas de áreas de clima quente e úmido. Ocorrem em regiões da América Central e da América do Sul, na África e no Sudeste Asiático.

  As Florestas Tropicais e Equatoriais apresentam a maior biodiversidade do planeta, ou seja, o maior conjunto de espécies de seres vivos. São densas e exuberantes, constituídas por diversas camadas com plantas de diferentes tamanhos e características, propiciando uma infinidade de ambientes que dão abrigo a variada fauna. No entanto, têm sido amplamente devastadas para implantação de projetos agropecuários e exploração de madeira.

 

FLORESTAS TEMPERADAS E SUBTROPICAIS

  As Florestas Temperadas e Subtropicais localizam-se em regiões de clima Temperado Úmido, suas árvores perdem

as folhas no inverno.

  Elas cobriam a maior parte da Europa, o nordeste dos Estados Unidos e parte do Japão, mas foram praticamente destruídas ao longo do tempo. Atualmente, parte do que restou das Florestas Temperadas são áreas protegidas em alguns parques e reservas.

 

FLORESTAS BOREAIS

  São também conhecidas como Taiga ou Matas de Coníferas. As árvores coníferas são assim chamadas porque têm a forma de cone.

  As Florestas Boreais são formações homogêneas, com predomínio de pinheiros. Ocorrem nas Zonas Temperadas de países como o Canadá, a Noruega, a Suécia, a Finlândia e a Rússia. São muito exploradas para extração de madeira, da qual se extrai a celulose, matéria-prima para a fabricação do papel.

 

VEGETAÇÃO MEDITERRÂNEA

  Característica do clima Mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos chuvosos, essa vegetação tem predomínio de árvores e arbustos adaptados aos períodos secos e distribuídos de maneira esparsa. Ocorre principalmente no sul da Europa e no norte da África.

 

SAVANAS

  As Savanas ocorrem, principalmente, na América do Sul, na África e na Austrália. São características de regiões tropicais que apresentam uma estação seca bem definida alternada por uma estação úmida. Sua vegetação compõe-se basicamente

de arbustos, plantas rasteiras e poucas árvores.

  Nas Savanas africanas, a fauna é muito diversificada e abriga grandes animais, como elefantes, girafas, rinocerontes, leões, búfalos e leopardos.

 

PRADARIAS

  As Pradarias são características de áreas de pouca pluviosidade. Ocorrem na América do Norte, na Europa, na Ásia, na África e na América do Sul. São formadas basicamente por gramíneas, mas também podem apresentar alguns arbustos.

  Em todo o mundo, as áreas de Pradaria foram muito usadas para a pecuária, o que causou um intenso desgaste desse tipo de vegetação e dos solos.

 

ESTEPES

  Presentes em regiões Semiáridas, como o oeste dos Estados Unidos e áreas da Mongólia e do Paquistão, as Estepes são vegetações herbáceas constituídas por gramíneas que se distribuem de maneira irregular, em tufos e pequenos arbustos, deixando extensas áreas de solo descobertas.

 

VEGETAÇÃO DE DESERTO

  A Vegetação de Deserto ocorre em regiões onde há poucas precipitações de chuvas, tanto em áreas frias quanto em áreas quentes da superfície terrestre. Ela é formada, nos desertos quentes, por gramíneas, arbustos e algumas plantas isoladas que se adaptam ao ambiente, com poucas folhas ou com espinhos, como os cactos. Nos desertos frios e no clima Polar como o da Antártida, no verão, podem brotar, por exemplo, musgos e liquens em áreas costeiras livres de gelo.

 

VEGETAÇÃO DE ALTITUDE

  Nas áreas montanhosas em altitudes elevadas, o ar mais rarefeito e a diminuição da temperatura limitam o desenvolvimento de espécies vegetais. Por isso, quanto maior a altitude de um local, menor o porte da vegetação, que pode ser constituída por florestas na base das montanhas ou por campos nas maiores altitudes, onde se desenvolvem gramíneas, musgos e liquens.

 

TUNDRA

  Tundra é o nome da formação vegetal que ocorre no extremo norte da Ásia, Europa e América do Norte, por cerca de três meses ao ano, durante o descongelamento parcial do solo. É formada por musgos, liquens e poucas plantas rasteiras.

 

                                                                                                   Araribá Mais Geografia, Capítulo-12, página 150 a 156.

 

 

 

                                                                   ATIVIDADE

 11.

1.        11111 Em seu caderno, relacione as principais formações vegetais do globo com as características de cada uma delas.

 a) Florestas Equatoriais e Tropicais

b) Florestas Temperadas e Subtropicais

c) Florestas Boreais

d) Vegetação Mediterrânea

e) Savanas

f) Pradarias

 g) Estepes

h) Vegetação de Deserto

 i) Vegetação de Altitude

 j) Tundra

I. Formada por musgos, liquens e umas poucas plantas rasteiras, essa formação vegetal é típica das regiões polares. .......................................

II. Também conhecidas como Taiga ou Mata de Coníferas, ocorrem em áreas de clima frio, sendo bastante exploradas para fornecimento de madeira. ...............................

III. Característica de regiões com verões quentes e secos, como o sul da Europa, é formada predominantemente por vegetação arbórea e arbustiva distribuída de maneira dispersa. ................................

IV. Vegetação herbácea presente em regiões semiáridas, constituída de gramíneas que se distribuem de maneira irregular, em forma de tufos e pequenos arbustos........................................

 V. Típicas de áreas quentes e úmidas, essas florestas apresentam grande biodiversidade e ocorrem em regiões da América Central e da América do Sul, na África e no Sudeste Asiático. .................................

VI. Sua área original de ocorrência cobre partes dos Estados Unidos, da Europa e do Japão, regiões de clima temperado úmido. Foram quase totalmente destruídas ao longo do tempo. ........................................

VII. Formação vegetal característica de regiões tropicais com uma estação seca bem definida. É composta basicamente de arbustos, plantas rasteiras e poucas árvores. ........................................

VIII. Formação vegetal muito aproveitada pela pecuária, é característica de áreas com baixa pluviosidade e formada basicamente por gramíneas e alguns arbustos..........................................

 IX. Ocorrem em regiões com pequenas quantidades de chuva e são formadas por plantas adaptadas a esse ambiente, como os cactos. ...........................................

X. Formação vegetal característica de regiões montanhosas, que apresenta variedade de porte em função do aumento da altitude. É comum a ocorrência de gramíneas, musgos e liquens........................................

 2.  Com base no mapa “Planisfério: Vegetação nativa”, presente na página 150, responda às questões:

a) Quais tipos de vegetação são encontrados no Brasil? Cite as principais características de cada um deles. b) Em quais regiões do planeta podemos verificar a presença da Tundra? Quais as principais características desse tipo de vegetação?

c) Qual é o tipo de vegetação predominante na porção norte do continente africano? Qual a relação desse tipo de vegetação com o clima ali presente?Em seu caderno, relacione as principais formações vegetais do globo com as características de cada uma delas.. .

a) Florestas Equatoriais e Tropicais

b) Florestas Temperadas e Subtropicais

c) Florestas Boreais

d) Vegetação Mediterrânea

e) Savanas

f) Pradarias

g) Estepes

h) Vegetação de Deserto

i) Vegetação de Altitude

j) Tundra

 

I. Formada por musgos, liquens e umas poucas plantas rasteiras, essa formação vegetal é típica das regiões polares.

II. Também conhecidas como Taiga ou Mata de Coníferas, ocorrem em áreas de clima frio, sendo bastante exploradas para fornecimento de madeira.

III. Característica de regiões com verões quentes e secos, como o sul da Europa, é formada predominantemente por vegetação arbórea e arbustiva distribuída de maneira dispersa.

IV. Vegetação herbácea presente em regiões semiáridas, constituída de gramíneas que se distribuem de maneira irregular, em forma de tufos e pequenos arbustos.

V. Típicas de áreas quentes e úmidas, essas florestas apresentam grande biodiversidade e ocorrem em regiões da América Central e da América do Sul, na África e no Sudeste Asiático.

VI. Sua área original de ocorrência cobre partes dos Estados Unidos, da Europa e do Japão, regiões de clima temperado úmido. Foram quase totalmente destruídas ao longo do tempo.

VII. Formação vegetal característica de regiões tropicais com uma estação seca bem definida. É composta basicamente de arbustos, plantas rasteiras e poucas árvores.

VIII. Formação vegetal muito aproveitada pela pecuária, é característica de áreas com baixa pluviosidade e formada basicamente por gramíneas e alguns arbustos.

IX. Ocorrem em regiões com pequenas quantidades de chuva e são formadas por plantas adaptadas a esse ambiente, como os cactos.

X. Formação vegetal característica de regiões montanhosas, que apresenta variedade de porte em função do aumento da altitude. É comum a ocorrência de gramíneas, musgos e liquens.

 

2- Quais tipos de vegetações são encontrados no Brasil? Cite as principais características de cada uma delas.

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 Referencias:

 Araribá Mais Geografia, Capítulo-11, página 136 a 147.

 Araribá Mais Geografia, Capítulo-12, página 150 a 156.

www.yutube.com Tempo e Clima /Ensino Fundamental/ Canal Futura

www.yutube.com Conhecendo a Vegetação/ prof. Rebeca Oliveira.

 

 

 

 

 

                                                                                            Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário