SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – MATEMÁTICA |
|
Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação financeira: Educação fiscal |
Unidade Temática: Números |
Objetos
de Conhecimento:
Sistema de numeração decimal; Adição; Subtração; Multiplicação;
Cálculos variados. |
|
Ano: 6º Período: 28/06 a 09/07/ 2021
Nº. de
Aulas: 08 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06MA01) Comparar,
ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica. (EF06MA02) Reconhecer o
sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e
destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar
suas principais características (base, valor posicional e função do zero),
utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e
números racionais em sua representação decimal. (EF06MA04) Construir
algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a
resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer
é par). |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 3.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1.
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o
mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma
sociedade justa, democrática e inclusiva. 5.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 10.
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade,
resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos,
democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||||||||||||||||
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
||||||||||||||||
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||||||||||||||||
Primeira semana: 28/06 a 01/07/2021 1ª e 2ª aula: Sistema de numeração decimal 1º momento . Apresentar um ditado de números. Exemplo:
10.000; 452; 999; 3.333; 27; 111.111; 40.129; 1.000.000; 118 ou outros. . Pedir que escrevam os números por extenso 2º momento . Apresentar alguns dos números ditados e indagar: - Quantas classes o número tem? - Quantas ordens? - Qual o valor posicional do número ... - E do número .... . Pedir que leiam as páginas 20 e 21 . Orientar para fazer a atividade 1 (anexo). 3ª e 4ª aula: 1º momento: Adição e subtração .
Corrigir a atividade 1 (anexo). 2º momento . Apresentar o triângulo mágico: dispor os números
abaixo no triângulo de modo que a soma de ambos lados resulte em 20 e
apresentar as soluções (abaixo) ou outr . De maneira semelhante apresentar um quadrado
mágico e uma pirâmide - Dispor os números de 1 a 16 de modo que a soma
das linhas horizontais, verticais e diagonais somem 34.
. Apresentar um número de decompô-lo em classes e
ordens. . Revisar adição e subtração. . Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). Segunda semana: 05 a 09/07/2021 5ª e 6ª aula: Multiplicação 1º momento . Corrigir a atividade 2 (anexo). 2º momento . Revisar
com exemplos multiplicação de acordo as orientações das páginas 46 a 48. . Pedir aos alunos para em casa,
ver os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=izaSmMXZRgk e https://www.youtube.com/watch?v=cFVKlZezMc0
. Orientar para
fazer a atividade 3 (anexo). 7ª e 8ª aula: Multiplicação e expressões numéricas 1º momento . Corrigir a atividade 3 (anexo). 2º momento . Indagar sobre os vídeos . Apresentar novos exemplos, fazendo as
explicações necessárias. . Orientar para fazer a atividade 4 (anexo) |
||||||||||||||||
RECURSOS:(X ) Livro didático; () Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( )
Vídeo; (X
) Computador; ( )
Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; ( )
Informativos; (X )
Outros: celular, notebook. |
||||||||||||||||
AVALIAÇÃO:( ) Prova; ( )
Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: ( )
Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( )
Cartaz; ( ) Debate; ( )
Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros: |
||||||||||||||||
|
Professor:
____________________________________________________________________________
Escola:
_______________________________________________________________________________
REFERÊNCIAS
https://drive.google.com/file/d/0ByKwnvKMtGIfTU9rZmZiS19leW8/edit?resourcekey=0-
AGZitkCkFP-RLKW2C4byiQ
https://drive.google.com/file/d/1VBorFn96DIbWzj9NvylOaJ-ceJX9sZnv/view
ANEXOS
Atividade 1
1º)
Observe o número decomposto a seguir.
Essa
decomposição corresponde ao número (A)
76 039. (B)
76 339. (C)
76 309. (D) 76 390. 2º)
Numa campanha de doação de alimentos, foram arrecadados 180 quilos de alimentos.
Essa quantidade de alimentos foi distribuída igualmente entre 4 instituições.
Cada instituição recebeu (A)
15 quilos. (B) 25 quilos. (C)
35 quilos. (D) 45 quilos. 3º)
Uma professora o número 4 752. Depois pediu para decompor esse número. Assinale
a alternativa que indica a decomposição desse número correta: (A)
1 000 + 3 000 + 400 + 700 + 52 (B) 2
000 + 2 000 + 500 + 200 + 52 (C) 4 000 + 500 + 200 + 5 + 2
(D) 4 000 + 700 + 50 + 2 4º)
O número 9 806 pode ser escrito da seguinte forma: A)
nove mil e oitenta e seis B)
nove mil oitocentos e sessenta C)
nove mil oitocentos e seis D)
nove mil oitenta e seis 5º)
Qual o valor posicional do algarismo 6 nos números a seguir? a)
316.243 b) 62.780 c) 46 d)
1.682 e) 875.261 f) 67.532.128. |
6°)
Escreva 3 números consecutivos, formados por: a)
Três algarismos b)
Um algarismo c)
Quatro algarismos
d)
Dois algarismos 7º)
Observe estes três algarismos 5 ,
2 e 7 . Escreva todos os números formados
por eles, sem repeti-los e responda as questões: a)
Quantos números foram formados? b)
Qual o maior número formado? c)
Qual o menor número formado? 8º)
O consumo de energia elétrica de uma casa, num determinado mês foi 1027 KWh.
Como se escreve esse número por extenso? 9º)
Cite 3 formas de economizar energia elétrica em sua casa 10º)
Procure saber o valor de 3 alimentos básicos e escreva esses valores por
extenso: Alimento
1.......................... Valor
por extenso Alimento
2.......................... Valor
por extenso Alimento
3.......................... Valor
por extenso 11º)
complete a tabela:
|
Atividade
2 1º)
Disponha os números de 1 a 6 na pilha triangular, de modo que a soma dos
números de cada lado do triângulo seja 9, 10, 11 e 12. 9
10
11 12 2º)
Leia as charadas, e descubra qual é o número.
|
4º)
Complete: 5º) Descubra
o segredo e complete a pirâmide. Observe o que já foi feito para chegar para
chegar ao topo. 6º)
Qual o número está escondido nos quadrados abaixo? |
Atividade 3
1º) Luísa foi à sorveteria. Lá havia três
sabores de sorvete: chocolate, morango e flocos; e dois tipos de cobertura:
caramelo e chocolate. O número de maneiras diferentes de Luísa escolher o seu
sorvete com apenas um sabor e um tipo de cobertura é:
(A)
8 (B) 7 (C)
6 (D) 4
2º) O
esquema abaixo, na malha quadriculada de 1cm x 1cm, representa o percurso da
casa do João até a sua escola. Sabendo-se que, cada 1cm na malha corresponde a
12 metros, qual é a distância real em metros que João percorre para ir a
escola?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Casa |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Escola |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Assinale a alternativa que mostra a
distância real, em metros, percorrida por João:
A)
100.
B) 120. C) 122. D) 132.
3º) 4º)
5º)
Complete as operações:
Atividade 4
2º)
Observe como resolve uma expressão: Resolva as expressões
A)
B)
C)
3º) Arme e efetue as operações:
a)
234 + 78 + 407 =
b)
9004 – 254 =
c)
34 + 4002 + 217 + 12 =
d)
2.148 x 3 =
e)
34.025 x 24 =
Nenhum comentário:
Postar um comentário