6º ano - VII Sequência

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – MATEMÁTICA

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação financeira: Educação fiscal

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimento: Sistema de numeração decimal; Adição; Subtração; Multiplicação; Cálculos variados.

Ano: 6º                     Período: 28/06 a 09/07/ 2021                   Nº. de Aulas: 08

HABILIDADES

(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.

 

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

 

(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 28/06 a 01/07/2021

 

1ª e 2ª aula: Sistema de numeração decimal

 

1º momento

 

. Apresentar um ditado de números. Exemplo: 10.000; 452; 999; 3.333; 27; 111.111; 40.129; 1.000.000; 118 ou outros.

. Pedir que escrevam os números por extenso

 

2º momento

 

. Apresentar alguns dos números ditados e indagar:

- Quantas classes o número tem?

- Quantas ordens?

- Qual o valor posicional do número ...

- E do número ....

. Pedir que leiam as páginas 20 e 21

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

3ª e 4ª aula:

 

1º momento: Adição e subtração

 

. Corrigir a atividade 1 (anexo).

 

2º momento

 

. Apresentar o triângulo mágico: dispor os números abaixo no triângulo de modo que a soma de ambos lados resulte em 20 e apresentar as soluções (abaixo) ou outr

 

 

. De maneira semelhante apresentar um quadrado mágico e uma pirâmide

- Dispor os números de 1 a 16 de modo que a soma das linhas horizontais, verticais e diagonais somem 34.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

. Apresentar um número de decompô-lo em classes e ordens.

. Revisar adição e subtração.

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

Segunda semana: 05 a 09/07/2021

 

5ª e 6ª aula: Multiplicação

 

1º momento

 

. Corrigir a atividade 2 (anexo).

 

2º momento

 

. Revisar com exemplos multiplicação de acordo as orientações das páginas 46 a 48.

. Pedir aos alunos para em casa, ver os vídeos  https://www.youtube.com/watch?v=izaSmMXZRgk e https://www.youtube.com/watch?v=cFVKlZezMc0 

. Orientar para fazer a atividade 3 (anexo).

 

 

7ª e 8ª aula: Multiplicação e expressões numéricas

 

1º momento

 

. Corrigir a atividade 3 (anexo).

 

2º momento

 

. Indagar sobre os vídeos

. Apresentar novos exemplos, fazendo as explicações necessárias.

. Orientar para fazer a atividade 4 (anexo)

RECURSOS:(X ) Livro didático;  () Data show; (    ) Jornal; (  ) Revista; (   ) Vídeo; (X  ) Computador;

(   ) Jogos; (   ) Material pertinente ao experimento; (    ) Informativos;  (X ) Outros: celular, notebook.

AVALIAÇÃO:(   ) Prova; (   ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas:

(   ) Seminários; (   ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno;  (   ) Cartaz; (   ) Debate;

(   ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:

 

Professor: ____________________________________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________________________

 

     REFERÊNCIAS

https://drive.google.com/file/d/0ByKwnvKMtGIfTU9rZmZiS19leW8/edit?resourcekey=0-

AGZitkCkFP-RLKW2C4byiQ

 

https://drive.google.com/file/d/1VBorFn96DIbWzj9NvylOaJ-ceJX9sZnv/view

 

 

ANEXOS

 

Atividade 1

1º) Observe o número decomposto a seguir.

7 x 10 000 + 6 x 1000 + 3 x 100 + 9 x 1

 

 

Essa decomposição corresponde ao número

(A) 76 039.          (B) 76 339.      

(C) 76 309.          (D) 76 390.

 

2º) Numa campanha de doação de alimentos, foram arrecadados 180 quilos de alimentos. Essa quantidade de alimentos foi distribuída igualmente entre 4 instituições. Cada instituição recebeu

(A) 15 quilos.        (B) 25 quilos.     

(C) 35 quilos.        (D) 45 quilos.

 

3º) Uma professora o número 4 752. Depois pediu para decompor esse número. Assinale a alternativa que indica a decomposição desse número correta:

(A) 1 000 + 3 000 + 400 + 700 + 52                                       (B) 2 000 + 2 000 + 500 + 200 + 52

 (C) 4 000 + 500 + 200 + 5 + 2                                               (D) 4 000 + 700 + 50 + 2

 

4º) O número 9 806 pode ser escrito da seguinte forma:

A) nove mil e oitenta e seis               

B) nove mil oitocentos e sessenta

C) nove mil oitocentos e seis                        

D) nove mil oitenta e seis

 

5º) Qual o valor posicional do algarismo 6 nos números a seguir?

a) 316.243                             

 b) 62.780                                      

  c) 46                   

d)  1.682                              

  e) 875.261                                    

 f) 67.532.128.

 

6°) Escreva 3 números consecutivos, formados por:

a) Três algarismos                             

b) Um algarismo                    

c) Quatro algarismos                       

d) Dois algarismos

7º) Observe estes três algarismos    5  ,   2   e   7  . Escreva todos os números formados por eles, sem repeti-los e responda as questões:

 

a) Quantos números foram formados?

b) Qual o maior número formado?

c) Qual o menor número formado?

8º) O consumo de energia elétrica de uma casa, num determinado mês foi 1027 KWh. Como se escreve esse número por extenso?

 

9º) Cite 3 formas de economizar energia elétrica em sua casa

 

10º) Procure saber o valor de 3 alimentos básicos e escreva esses valores por extenso:

Alimento 1..........................

Valor por extenso

 

Alimento 2..........................

Valor por extenso

 

Alimento 3..........................

Valor por extenso

 

11º) complete a tabela:

Antecessor

Número

Sucessor

12.009

 

 

 

2.001

 

 

 

20.000

 

5.021

 

 

 

 

Atividade 2

 

1º) Disponha os números de 1 a 6 na pilha triangular, de modo que a soma dos números de cada lado do triângulo seja 9, 10, 11 e 12.

 

 

 

 

                   

                    9                                           10                                                 

 

 

                                                                                                                                                                                  

 

 

 

 

                11                                          12

 

 

 

 

2º) Leia as charadas, e descubra qual é o número. 

a) Este número tem 4 centenas, 7 dezenas e 6 unidades.

b) Este número tem 9 unidades de milhar, 1 centena, 3 dezenas e 8 unidades.

c) Este número tem 1 dezena de bilhão, 5 unidades de bilhão, 7 centenas de milhão, 3 unidades de milhão,3 unidades de milhar, 6 centenas, 9 dezenas e 4 unidades.

d) Este número tem 1 dezena, e 3 unidades.

e) Este número tem 4 centenas, 3 dezenas, e 7 unidades.

 

3º)  Preencha o quadrado mágico com números de 1 a 9, sem repeti-los de forma que a soma nas linhas horizontais, verticais e diagonais resultem em 15. Observe que já foram usados o 4,5 e 6. Siga o modelo.

6

 

 

 

5

 

 

 

4

4º)  Complete:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5º) Descubra o segredo e complete a pirâmide. Observe o que já foi feito para chegar para chegar ao topo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    

 

 

 

6º) Qual o número está escondido nos quadrados abaixo?

                 

 

Atividade 3

 

 1º) Luísa foi à sorveteria. Lá havia três sabores de sorvete: chocolate, morango e flocos; e dois tipos de cobertura: caramelo e chocolate. O número de maneiras diferentes de Luísa escolher o seu sorvete com apenas um sabor e um tipo de cobertura é:

(A) 8                              (B) 7                        (C) 6                   (D) 4

 

2º) O esquema abaixo, na malha quadriculada de 1cm x 1cm, representa o percurso da casa do João até a sua escola. Sabendo-se que, cada 1cm na malha corresponde a 12 metros, qual é a distância real em metros que João percorre para ir a escola?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assinale a alternativa que mostra a distância real, em metros, percorrida por João:

A)    100.            B) 120.            C) 122.             D) 132.

 

3º)                                                                                       4º)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                         

                                                                                 5º) Complete as operações:

 

                                                                                        

 

                                                                                         

 

 

 

Atividade 4

 

2º) Observe como resolve uma expressão:                          Resolva as expressões

                                                                                               A)                                                                                            

 

 

 

 

 

 

                                                                                         B)

 

 

 

 

 

 

                                                                             

 

                                                                                      C)

 

 

 

 

3º)  Arme e efetue as operações:

a) 234 + 78 + 407 =

 

b) 9004 – 254 =

 

c) 34 + 4002 + 217 + 12 =

 

d) 2.148 x 3 =

 

e) 34.025 x 24 =

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