SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
|
Tema intercurricular: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida
e para a vida!”. Tema integrador: Olhar matemático sobre o nosso ambiente. |
Unidade Temática:
Números |
Objeto de Conhecimento: A
divisão |
|
Ano:
6ºano Período: Período: 07/06/2021 à
18/06/2021 Nº
de Aulas: 08 (oito) |
|
HABILIDADES |
|
(EF06MA03)
Resolver cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números
naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos
neles envolvidos. (EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que
envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo
relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre
uma das partes e o todo. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de
produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos
para compreender e atuar no mundo. 5.
Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade
intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a
investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade,
para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver
problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens
– verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual,
sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística,
matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,
experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir
sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
1ªaula e 2ª aula A divisão com números naturais 1º momento Apresentar as seguintes
situações problemas para explorar a “divisão”: ·
Situação 1- No
Brasil, o jogo de basquete tem duração total de 40 minutos, com 4 tempos de
mesma duração. Qual é a duração de cada um desses 4 tempos? *A turma deverá perceber que para resolver esta
situação problema, podemos fazer a divisão de 40 em 4 partes iguais. ·
Situação 2-O
professor Carlos pretende formar equipes de basquete com seus 42 alunos
presentes. Sabendo que as equipes de basquete são compostas de 5 jogadores,
quantas equipes Carlos poderá formar? Sobrarão alunos? Se sim, quantos? *Para encontrar as respostas, os alunos devem
calcular quantos grupos de 5 é possível formar com 42. 2º momento: Vídeo aula sobre as ideias da
divisão (duração do vídeo: 8 minutos e 54 segundos) -Neste
momento passar a vídeo aula que explora as ideias da multiplicação:
https://youtu.be/6XH9yGa2n8Y (copiar
o link e disponibilizar para a turma assistir ou compartilhar para a turma
assistir juntos) ·
Após assistir com a turma, explorar algumas situações
com as ideias da divisão (a critério do professor) ·
Fazer uso da aula expositiva (exemplificando) ·
Aplicar atividades que explorem as ideias da
divisão 3º momento:
Atividade de aplicação prática que poderá ser do livro didático do aluno ou outra
apresentada pelo professor (a critério de cada professor) 3ª aula e 4ª aula Algoritmos da divisão 1º momento Algoritmo usual ·
Para determinar o resultado de uma divisão,
podemos aplicar diversos algoritmos. Vamos estudar o algoritmo usual (o
professor poderá também apresentar o algoritmo da divisão por estimativas). ·
Explorar os termos da divisão e o algoritmo usual
(aula expositiva) 2º momento: Assistir
a vídeo aula sobre o algoritmo usual da divisão ·
Apresentar o vídeo: https://youtu.be/dOQb8pBz1c0 ·
Fazer novas explicações de acordo a vídeo
aula e esclarecer possíveis dúvidas - 5ª aula e 6ª aula 1º momento: Relação
fundamental da divisão Considere a situação a seguir: Paulo André precisa transportar
115 estudantes até um museu. Em cada viagem, ele pode levar, no máximo, 8
estudantes. Qual é o menor número de viagens que Paulo André terá de fazer
para levar todos os estudantes? ·
Para resolver esse problema, Paulo André efetuou
a divisão: Com essa
divisão, Paulo André percebe que, se fizesse 14 viagens transportando 8
pessoas em cada uma, levaria 112 estudantes para o museu, mas sobrariam 3
estudantes. Então, ele concluiu que precisaria fazer, no mínimo, 15 viagens
para levar todos ao museu. Podemos
escrever: ·
Mostrar
outros exemplos explorando esta relação fundamental da divisão. ·
Apreciar
o vídeo que mostra a relação fundamental da divisão: https://youtu.be/ScJrNX_--k8 ·
Após vídeo, socializar com a
turma e explorar a relação fundamental da divisão. ·
Aplicar
atividades (a critério de cada professor) ·
Sugestão: jogos online que explorem a divisão 2º momento ·
Atividade de aplicação
(situação problema) Matemática
em ação – Vamos praticar 7ª aula e 8ª aula 1º momento : Momento
lúdico Jogo da divisão: https://wordwall.net/pt-br/community/jogo-de-divis%C3%A3o ·
Escolher um dos jogos e
jogar: (podem jogar todos) 1-Jogo
da divisão: questionário de programa de televisão 2-Jogo
da memória: números e quantidades... 3-Jogo
de divisão: perseguição do labirinto. 4-Jogo
de divisão: verdadeiro ou falso ·
Neste momento, os
alunos escolherão experimentarão todos os jogos sugeridos para jogar e
divertir aprendendo (tempo estimado 10 a 15 minutos). ·
Após o tempo sugerido,
o professor escolherá alguns alunos para compartilhar a tela e jogar para os
demais apreciarem (tempo estimado sugestivo: 20 minutos) 2º momento: ·
Correção das atividades da aula anterior ·
Aplicar outros exemplos e explorar (a critério do
professor) 3º momento Vídeo aula (aprofundando o conhecimento) ·
Assistir a vídeo aula
clicando no link https://youtu.be/1GSQDxx1RRM ·
Aplicar atividade
(livro didático ou outro) |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( ) Vídeo; (X )
Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro
páginas: (46 a 57) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
|
FAZENDO E PRATICANDO MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE APLICAÇÃO
A divisão
é a operação matemática que associa a ideia de repartir uma determinada
quantidade em partes iguais. Também podemos considerar essa ideia para
verificar quantas vezes uma quantidade cabe na outra.
·
Numa
divisão com números naturais, sempre vale a relação:
Dividendo =
quociente x divisor + resto O resto é sempre menor que o
divisor |
HORA DO DESAFIO
1-Resolva as situações problemas:
a. O anfiteatro da escola de Luiza possui 10 fileiras com 12
poltronas cada. Quantas poltronas há nesse anfiteatro?
b. A mesa da professora Sílvia tem 5 gavetas. Em cada gaveta, há 4
estojos com canetinhas coloridas. Cada estojo possui 12 canetinhas. Quantas
canetinhas há na mesa da professora?
c. No sítio de José, foram colhidos 20 cestos de frutas. Se há em
cada cesto 36 laranjas e 24
tangerinas, quantas frutas foram colhidas?
d. Em uma escola, matricularam-se no 1º dia 154 alunos para as
turmas de 6º ano; no 2º dia, matricularam-se 119. Esses alunos deverão ser
distribuídos em 7 salas de aula. Quantos alunos haverá em cada sala?
2. Complete as frases com as palavras multiplicar ou dividir:
a) Dobro é o mesmo que ______________________
por 2
b) Metade é o mesmo que _____________________por
2
c)Triplo é o mesmo que _______________________por
3
d)Terça parte é o mesmo que __________________ por 3
e) Quádruplo é o mesmo que __________________ por 4
f) Quarta parte é o mesmo que _________________ por 4
g) Quinta parte é o mesmo que _________________ por 5
h) Quíntuplo é o mesmo que
___________________ por 5
Praticando Matemática
com a DIVISÃO
ATIVIDADE PARA
APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM
1-Resolva e complete a cruzadinha da
divisão:
2-Resolva
as situações problemas:
a
- Numa divisão exata, o divisor é 12 e o quociente é 13. Qual o valor do
dividendo?
b
- Dividi 153 por um número e obtive quociente 9 com resto zero. Qual é esse
número?
c-
Dividi um número por 8 e obtive quociente 13, com resto 5. Que número dividiu?
d-
Dividi 197 por um número e obtive quociente igual a 21 com resto 8. Qual é o
divisor desta divisão?
Praticando Matemática
com a DIVISÃO
ATIVIDADE PARA APRIMORAMENTO DA
APRENDIZAGEM
1-Complete
a cruzadinha:
CRUZADA MATEMÁTICA DA DIVISÃO
*REGISTRE AS RESPOSTAS AQUI
Praticando Matemática
com a DIVISÃO
ATIVIDADE PARA
APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário