6ª ano - VI sequência

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor a vida, por todas as formas de vida e para a vida!”.

Tema integrador: Olhar matemático sobre o nosso ambiente.

Unidade Temática: Números

Objeto de Conhecimento: A divisão

Ano: 6ºano                Período: Período: 07/06/2021 à 18/06/2021                          Nº de Aulas: 08 (oito)

HABILIDADES

(EF06MA03) Resolver cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos.

 (EF06MA15) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

1ªaula e 2ª aula

 

A divisão com números naturais

1º momento

 

Apresentar as seguintes situações problemas para explorar a “divisão”:

 

·         Situação 1- No Brasil, o jogo de basquete tem duração total de 40 minutos, com 4 tempos de mesma duração. Qual é a duração de cada um desses 4 tempos?

*A turma deverá perceber que para resolver esta situação problema, podemos fazer a divisão de 40 em 4 partes iguais.  

 

·         Situação 2-O professor Carlos pretende formar equipes de basquete com seus 42 alunos presentes. Sabendo que as equipes de basquete são compostas de 5 jogadores, quantas equipes Carlos poderá formar? Sobrarão alunos? Se sim, quantos?

*Para encontrar as respostas, os alunos devem calcular quantos grupos de 5 é possível formar com 42.

 

2º momento:   Vídeo aula sobre as ideias da divisão (duração do vídeo: 8 minutos e 54 segundos)

 

-Neste momento passar a vídeo aula que explora as ideias da multiplicação: https://youtu.be/6XH9yGa2n8Y

(copiar o link e disponibilizar para a turma assistir ou compartilhar para a turma assistir juntos)

 

·         Após assistir com a turma, explorar algumas situações com as ideias da divisão (a critério do professor)

·         Fazer uso da aula expositiva (exemplificando)

·         Aplicar atividades que explorem as ideias da divisão

 

3º momento: Atividade de aplicação prática que poderá ser do livro didático do aluno ou outra apresentada pelo professor (a critério de cada professor)

 

3ª aula e 4ª aula

Algoritmos da divisão

 

1º momento Algoritmo usual

·         Para determinar o resultado de uma divisão, podemos aplicar diversos algoritmos. Vamos estudar o algoritmo usual (o professor poderá também apresentar o algoritmo da divisão por estimativas).

·         Explorar os termos da divisão e o algoritmo usual (aula expositiva)

 

2º momento: Assistir a vídeo aula sobre o algoritmo usual da divisão

·         Apresentar o vídeo: https://youtu.be/dOQb8pBz1c0

 

·          Fazer novas explicações de acordo a vídeo aula e esclarecer possíveis dúvidas

-

5ª aula e 6ª aula

1º momento:  Relação fundamental da divisão

 

Considere a situação a seguir:

 

Paulo André precisa transportar 115 estudantes até um museu. Em cada viagem, ele pode levar, no máximo, 8 estudantes. Qual é o menor número de viagens que Paulo André terá de fazer para levar todos os estudantes?

 

·         Para resolver esse problema, Paulo André efetuou a divisão:

Com essa divisão, Paulo André percebe que, se fizesse 14 viagens transportando 8 pessoas em cada uma, levaria 112 estudantes para o museu, mas sobrariam 3 estudantes. Então, ele concluiu que precisaria fazer, no mínimo, 15 viagens para levar todos ao museu.

Podemos escrever:

·         Mostrar outros exemplos explorando esta relação fundamental da divisão.

·         Apreciar o vídeo que mostra a relação fundamental da divisão:  https://youtu.be/ScJrNX_--k8

 

·         Após vídeo, socializar com a turma e explorar a relação fundamental da divisão.

·         Aplicar atividades (a critério de cada professor)

·         Sugestão:  jogos online que explorem a divisão

 

 

 

 

 

2º momento  

·         Atividade de aplicação (situação problema)

 

                                             Matemática em ação – Vamos praticar

  

 

7ª aula e 8ª aula

1º momento :  Momento lúdico

 

Jogo da divisão: https://wordwall.net/pt-br/community/jogo-de-divis%C3%A3o

·         Escolher um dos jogos e  jogar: (podem jogar todos)

1-Jogo da divisão: questionário de programa de televisão

2-Jogo da memória: números e quantidades...

3-Jogo de divisão: perseguição do labirinto.

4-Jogo de divisão: verdadeiro ou falso

·         Neste momento, os alunos escolherão experimentarão todos os jogos sugeridos para jogar e divertir aprendendo (tempo estimado 10  a 15 minutos).

·         Após o tempo sugerido, o professor escolherá alguns alunos para compartilhar a tela e jogar para os demais apreciarem (tempo estimado sugestivo: 20 minutos)

2º momento:

·         Correção das atividades da aula anterior

·         Aplicar outros exemplos e explorar (a critério do professor)

3º momento Vídeo aula (aprofundando o conhecimento)

·         Assistir a vídeo aula clicando no link https://youtu.be/1GSQDxx1RRM

·         Aplicar atividade (livro didático ou outro)

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (46 a 57) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                    

 

 

 

 

 

FAZENDO E PRATICANDO MATEMÁTICA

                                            ATIVIDADE DE APLICAÇÃO

A divisão é a operação matemática que associa a ideia de repartir uma determinada quantidade em partes iguais. Também podemos considerar essa ideia para verificar quantas vezes uma quantidade cabe na outra.

 

·         Numa divisão com números naturais, sempre vale a relação:

 

 

   Dividendo = quociente x divisor + resto

 

   O resto é sempre menor que o divisor

 

          

HORA DO DESAFIO

 

 

1-Resolva as situações problemas:

 

a. O anfiteatro da escola de Luiza possui 10 fileiras com 12 poltronas cada. Quantas poltronas há nesse anfiteatro?

 

 

b. A mesa da professora Sílvia tem 5 gavetas. Em cada gaveta, há 4 estojos com canetinhas coloridas. Cada estojo possui 12 canetinhas. Quantas canetinhas há na mesa da professora?

 

 

c. No sítio de José, foram colhidos 20 cestos de frutas. Se há em cada cesto 36 laranjas e 24

tangerinas, quantas frutas foram colhidas?

 

 

 

d. Em uma escola, matricularam-se no 1º dia 154 alunos para as turmas de 6º ano; no 2º dia, matricularam-se 119. Esses alunos deverão ser distribuídos em 7 salas de aula. Quantos alunos haverá em cada sala?

 

 

 

2. Complete as frases com as palavras multiplicar ou dividir:

 

a) Dobro é o mesmo que ______________________ por 2

b) Metade é o mesmo que _____________________por 2

c)Triplo é o mesmo que _______________________por 3

d)Terça parte é o mesmo que __________________ por 3

e) Quádruplo é o mesmo que __________________ por 4

f) Quarta parte é o mesmo que _________________ por 4

g) Quinta parte é o mesmo que _________________ por 5

h) Quíntuplo é o mesmo que ___________________ por 5

 

Praticando Matemática com a DIVISÃO

ATIVIDADE PARA APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM

 

1-Resolva e complete a cruzadinha da divisão:

 

 

 

2-Resolva as situações problemas:

a - Numa divisão exata, o divisor é 12 e o quociente é 13. Qual o valor do dividendo?

 

b - Dividi 153 por um número e obtive quociente 9 com resto zero. Qual é esse número?

 

c- Dividi um número por 8 e obtive quociente 13, com resto 5. Que número dividiu?

 

d- Dividi 197 por um número e obtive quociente igual a 21 com resto 8. Qual é o divisor desta divisão?

 

 

 

 

 

Praticando Matemática com a DIVISÃO

ATIVIDADE PARA APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM

 

1-Complete a cruzadinha:

CRUZADA MATEMÁTICA DA DIVISÃO

 

    

*REGISTRE AS RESPOSTAS AQUI

 

                                                               

 

Praticando Matemática com a DIVISÃO

ATIVIDADE PARA APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário