6º ANO V - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Sustentabilidade no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 Subtema: A importância da sustentabilidade para o planeta.

Unidade Temática: Conexões e Escalas

Objetos do Conhecimento: Relações entre os componentes físicos-naturais.

 

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                          Período: 07/06/2021  a  19/06/2021                                Nº de Aulas: 6

                            HABILIDADES

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade.

(EF06GE03IT) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade da Mesorregião do Sul Baiano e Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de Itamaraju.

                 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciências socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

                   COMPETÊNCIAS GERAIS

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 1ªAula

SUSTENTABILIDADE EM NOSSO DIA-A-DIA

 

 ETAPA1: Depois de entender um pouco sobre Meio ambiente e sustentabilidade, vamos iniciar nossos atividaes dessa senama ouvindo essa linda musica “ Cuidar do mundo” com esse belo coral de crianças.

https://youtu.be/hBph3QiLTDA

 

 

ETAPA2: Em seguida,  vamos refletir sobre a música e a nossa práticas diárias e a relação com meio ambiente, respondendo as seguintes perguntas:

 

1.      Você cuida do mundo?  Cuida do outro?  Cuida da terra?  Cuida da água?

 

2.      Você cuida bem da sua casa , do seu quarto...?  como é esse cuidado e por que?

 

3.      Você percebe diferença entre a sua casa e a nossa “ casa comum”  O PLANETA TERRA? Justifique sua resposta.

 

4.      Você toparia mudar alguns hábitos, para contribuir um pouco mais com o MEIO AMBIENTE?

ETAPA2: Solicite a leitura de um texto proposto.

  Agora vamos ler esse texto para entender como podemos  ajudar o meio ambiente.

 

  Que nosso planeta enfrenta sérios problemas ambientais, não é segredo para ninguém, não é mesmo? Além disso, também não é segredo que grande parte dos problemas ocorrem em decorrência da ação do homem, que desmata, polui e utiliza de maneira exagerada todos os recursos que o planeta oferece.

  Apesar de parecer utópico, nós podemos, sim, diminuir os problemas ambientais e evitar que problemas mais graves ocorram! Se cada cidadão começasse hoje a mudar seus hábitos em relação à Terra, conseguiríamos reduzir nosso impacto negativo e, assim, melhorar as condições do meio ambiente.

Para ajudar nessa árdua tarefa, separamos 10 atitudes que podem salvar o planeta:

1. Economize água! Economizar água é uma tarefa bastante simples. Para isso, basta que algumas práticas do dia a dia sejam mudadas. Uns dos pontos mais importantes são: reduzir o tempo de banho e verificar se há vazamentos de água em casa. Além disso, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da máquina de lavar também são ótimas dicas!

2. Economize energia. Para economizar energia, é importante lembrar-se de ligar apenas os aparelhos elétricos necessários. Ao utilizar o computador, por exemplo, não é necessário ligar a televisão. Outro ponto importante é, ao sair de um ambiente, verificar se a luz está ligada e, se sim, apagá-la. A redução do tempo de banho também é uma importante dica para economizar energia.

3. Sempre faça o descarte correto do lixo. Descartar o lixo adequadamente evita a poluição e até mesmo a propagação de doenças. Ao jogar lixo em um terreno baldio, por exemplo, você pode estar contribuindo para o aumento da população de ratos, baratas e até mesmo de mosquitos-da-dengue.

4. Recicle seu lixo. Essa medida evita o gasto desnecessário dos recursos naturais e ainda ajuda a diminuir a concentração de lixo no ambiente.

5. Preserve a vegetação nativa e os cursos d'água. Evitando desmatamento e alteração dos cursos d'água, por exemplo, estamos colaborando para a manutenção da biodiversidade. Lembre-se de que cursos d'água e locais de vegetação preservada são habitat de várias espécies importantes.

6. Utilize veículo apenas quando necessário. Os carros são responsáveis pela liberação de uma grande quantidade de poluentes na atmosfera, sendo assim, restringir seu uso é importante. Se o local de destino é próximo, por que não ir a pé? É importante lembrar que as pessoas que possuem carro devem sempre realizar a manutenção do veículo para evitar que mais poluentes sejam liberados.

7. Evite o consumismo. A chave para esse ponto é sempre perguntar: “Eu realmente necessito disso?” Às vezes compramos coisas sem necessidade naquele momento e contribuímos, assim, para o uso intensivo de recursos naturais.

8. Sempre que possível, opte por alimentos orgânicos. Ao escolher alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos), estamos não só protegendo a nossa saúde, como também o meio ambiente, que fica livre desses produtos.

9. Não compre nem venda animais silvestres. O tráfico de animais é um problema mundial grave que afeta diretamente a biodiversidade de uma região, podendo, inclusive, levar espécies à extinção.

10. Informe outras pessoas. Garantir um ambiente saudável é tarefa de todos nós e, portanto, é fundamental que informações sejam repassadas a todas as esferas de uma população. As crianças de hoje, por exemplo, serão as que mais sofrerão com as consequências do impacto negativo do homem na natureza, sendo assim, elas devem ser informadas sobre forma de reverter esse quadro.


Por Ma. Vanessa dos Santos

                                                                                 2ªAula

 

ETAPA1:

 

 A partir das respostas dos alunos e da leitura do texto, ajude-os a montar uma horta, reaproveitando as embalagens descartaveis de manteiga, caixinha de leite, rolo do papel higiênico...

Peçam que assistam a esses vídeos disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=nnVdutzruVw  e no link: https://www.youtube.com/watch?v=buORRPatff4.

                                                                          3ªAula

 

ETAPA 1 e 2: Nesta aula fazer um levantamento prévio e sondagem da aula anterior, em seguida sugerir que os alunos façam a leitura do texto, contido na apostila, da sequência anterior. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto no link: https://youtu.be/bGJBCjn0nVc  em seguida pedi que responda a atividade complementar.

 

 Leitura do texto e baseado no responder as questões: 

                                     

                                  CIDADES SUSTENTÁVEIS E OS DESASTRES NATURAIS

  Certamente a cultura solidária do povo japonês o ajudou a superar a grande tragédia que assolou o país em março de 2011, provocada pelo terremoto de magnitude 8,9 e pelo tsunami, que causaram enormes danos. Além de a destruição dos edifícios e de a infraestrutura urbana terem causado milhares de vítimas, o tsunami ainda provocou um grande desastre nuclear. A Usina de Fukushima, localizada no nordeste do país, foi inundada pelas ondas, colapsando o reator nuclear e liberando materiais radioativos no meio ambiente.

 Depois de alguns anos, as paisagens devastadas pelo terremoto e pelo tsunami deram lugar ao processo intenso de reconstrução do país.

  Independentemente desse desastre, o Japão sempre buscou melhorar sua condição de grande vulnerabilidade aos abalos sísmicos, criando mecanismos mais eficientes de proteção contra eventuais catástrofes e rediscutindo a dependência da energia nuclear.

  Fujisawa é um exemplo de cidade inteligente e sustentável, preparada para suportar ou minimizar os impactos associados aos desastres naturais.

 

  Leia a reportagem a seguir:

 

                                                          Cidade sustentável é realidade no Japão

  

  Em dezembro de 2014, uma das áreas devastadas pelo terremoto e tsunami no Japão ganhou uma nova paisagem. Na Província de Kanagawa, em uma área de 180 mil metros quadrados, foi construída uma cidade sustentável, fruto do projeto da Fujisawa Sustainable Smart Town. Antes do desastre, o local era uma fábrica de televisores, ventiladores e geladeiras [...].

   [...] A ideia principal do Projeto é que a cidade, [...] construída com tecnologias limpas, sirva de inspiração para outras cidades, não apenas no Japão, mas no mundo todo.

   [...] Com foco na consciência energética e ecológica, a cidade verde conta com uma série de tecnologias de medidas sustentáveis: para o fornecimento de energia, as casas contam com painéis solares; para aqueles que não possuem carros, a cidade tem a opção de compartilhamento ou aluguel de carros elétricos; visando garantir que a energia das vias públicas não seja desperdiçada, a cidade possui sensores em rede que controlam a iluminação.

  Além disso, a cidade possui parques e vegetação ao longo das estradas principais.

  As casas são construídas com tecnologias limpas, que reduzem em 70% a emissão de CO2 (um dos gases do aquecimento global), e economizam 30% no consumo de água, em comparação aos níveis de 1990. Outro ponto positivo é que o projeto conta com medidas para que a cidade tenha três dias de eletricidade gerados, caso aconteça algum desastre. Essa é uma preocupação desde o acidente com a usina nuclear de Fukushima, em março de 2011.

                CIDADE sustentável é realidade no Japão. INEAM, 19 ago. 2015.

                Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2017.

    

1.      Como a sociedade japonesa se mobilizou para superar a tragédia de 2011?

2.      Por que a cidade de Fujisawa é um exemplo de cidade sustentável e mais segura contra desastres naturais, como terremotos e tsunamis?

3.      No município onde você mora, já aconteceu algum desastre natural que tenha afetado parte da população?

                                                                                4ª, 5º e 6º Aula   

 Essas aulas estão estruturadas em etapas : texto, vídeos e atividades para melhor compreensão do objeto de conhecimentom abordado. Bom trabalho a todos...

ESCOLA:

PROFESSOR:

ALUNO:

COMPONENTE CURRICULAR:

DATA:                                                                                           6º ANO

Leitura do texto:

                                                                     AS ESFERA DA TERRA

 

O nosso planeta reúne todos os elementos necessários para a composição da vida e, ao menos por enquanto, ele é o único corpo celeste presente no universo a apresentar essas características. Dessa forma, o sistema terrestre equivale justamente a essa combinação dos elementos naturais do nosso planeta, bem como a maneira com que eles interagem entre si. Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas:

atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.

 

v Atmosfera: é a camada de ar que envolve o nosso planeta. Ela é composta por gases – com destaque para o oxigênio, o nitrogênio e outros – e também é a camada responsável pela proteção do planeta, bem como pelas transformações climáticas.

v Litosfera: também chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida do nosso planeta, sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de relevo. É nela que habitamos, construímos nossas sociedades, cultivamos nossos alimentos e realizamos nossas práticas econômicas.

 v Hidrosfera: é a camada de água da Terra, sendo composta pelos rios, lagos, oceanos e mares, além da umidade presente e que também influencia o clima. A existência de água no nosso planeta é de vital importância para a manutenção da vida.

v Biosfera: é a camada da vida, envolvendo todos os seres que habitam o nosso planeta, o que inclui obviamente os seres humanos. A biosfera só pode existir a partir da combinação das demais esferas acima mencionadas. A Terra está em constante equilíbrio com as suas esferas, assim é possível que o planeta seja habitado por seres vivos.

 

Adaptado de: https://escolakids.uol.com.br/sistema-terrestre.htm

 https://brasilescola.uol.com.br/o-planeta-terra.ht

 

Aquele aluno que preferir, Pode  utilizar o nosso livro de Geografia nas paginas 74 a 94, ler os textos, observar as imagens, os mapas... e finalizar com atividades da pagina 82, as questões 1 a 3. Copie e responda em seu caderno.

 

Observe bem a imagem abaixo, e veja como as esferas se relacionam entre si

 

Para melhor compreensão do nosso objeto do conhencimento, assistam com muita atenção essa vídeo aula, por meio desse link:https://www.youtube.com/watch?v=6HW96wzTgCw

 

Aquele aluno que preferir, Pode  utilizar o nosso livro de Geografia nas paginas 74 a 94, ler os textos, observar as imagens, os mapas... e finalizar com atividades da pagina 82, as questões  01 a 03. Copie e responda em seu caderno.

 

  AGORA É HORA DE EXERCITAR O CONHECIMENTO RESPONDENDO AS QUESTÕES ABAIXO:

 

1. A Biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas montanhas (cerca de 10.000 m de altura) até o fundo do mar (cerca de 10.000 m de profundidade) […]. Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são fatores diretamente relacionados à vida. (Adaptado de Impa). As três principais camadas que compõem a Biosfera são: ____________________________________________________________________________ .

 

2.“Um garoto, durante o primeiro dia de suas férias, viajou com os seus pais, de avião, para uma belíssima praia brasileira. Neste mesmo dia, praticaram mergulho e, ao anoitecer, caminharam em uma trilha ecológica bastante conhecida na cidade onde estavam hospedados.” Pode-se afirmar que neste mesmo dia este garoto passeou, respectivamente, por partes da: ____________________________________________________________________________ .

 

3.Exemplifique 3 seres vivos que podem ser encontrados na:

 

a) Litosfera: ____________________________________________________________________________ .

 b) Atmosfera: ____________________________________________________________________________ .

 c) Hidrosfera: ____________________________________________________________________________ .

 

4. De acordo com o texto acima, que você fez a leitura, por que é necessário manter o equilíbrio entre as quatro esferas da Terra? ____________________________________________________________________________ .

 

5. Pinte e  complete a imagem identificando cada uma das quatro esferas (atmosfera, biosfera, litosfera e hidrosfera) que estudamos:

 

 

 

                                         

 

6 – Preencha os espaços em branco com as esferas da terra.

 

                         

https://i.pinimg.com/564x/58/7b/1d/587b1d1b3d56be719a0c7257a522d680.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

                                                                                   Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário