SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||||||
TEMA: Sustentabilidade
no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e
para a vida!” Subtema: A importância da
sustentabilidade para o planeta. |
Unidade Temática: Conexões
e Escalas Objetos do
Conhecimento: Relações
entre os componentes físicos-naturais. |
|||||
Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca
entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode
ser uma prática humana
de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
||||||
Ano: 6° Período:
07/06/2021 a 19/06/2021 Nº
de Aulas: 6 |
||||||
HABILIDADES |
||||||
(EF06GE03) Descrever os
movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o
tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a
dinâmica social e econômica no campo e na cidade.
|
||||||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||||||
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. Construir argumentos
com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de
vista que respeitem e promovam a consciências socioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. |
||||||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||||||
6:Construir argumentos
com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de
vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
||||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||||||
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
||||||
|
||||||
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
||||||
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula). 1ªAula
SUSTENTABILIDADE EM NOSSO DIA-A-DIA ETAPA1: Depois
de entender um pouco sobre Meio ambiente e sustentabilidade, vamos iniciar
nossos atividaes dessa senama ouvindo essa linda musica “ Cuidar do mundo”
com esse belo coral de crianças. ETAPA2: Em seguida, vamos refletir sobre a música e a nossa
práticas diárias e a relação com meio ambiente, respondendo as seguintes
perguntas: 1.
Você
cuida do mundo? Cuida do outro? Cuida da terra? Cuida da água? 2.
Você
cuida bem da sua casa , do seu quarto...?
como é esse cuidado e por que? 3.
Você
percebe diferença entre a sua casa e a nossa “ casa comum” O PLANETA TERRA? Justifique sua resposta. 4.
Você
toparia mudar alguns hábitos, para contribuir um pouco mais com o MEIO
AMBIENTE? ETAPA2: Solicite
a leitura de um texto proposto. Agora vamos ler esse texto para entender
como podemos ajudar o meio ambiente. Que nosso planeta enfrenta sérios problemas ambientais,
não é segredo para ninguém, não é mesmo? Além
disso, também não é segredo que grande parte dos problemas ocorrem em
decorrência da ação do homem, que desmata, polui e utiliza de maneira
exagerada todos os recursos que o planeta oferece. Apesar de parecer utópico, nós podemos,
sim, diminuir os problemas ambientais e evitar que problemas mais graves
ocorram! Se cada
cidadão começasse hoje a mudar seus hábitos em relação à Terra,
conseguiríamos reduzir nosso impacto negativo e, assim, melhorar as condições
do meio ambiente. Para ajudar nessa árdua
tarefa, separamos 10 atitudes que podem salvar o planeta: 1. Economize água! Economizar água é uma tarefa bastante simples. Para isso,
basta que algumas práticas do dia a dia sejam mudadas. Uns dos pontos mais
importantes são: reduzir o tempo de banho e verificar se há vazamentos de
água em casa. Além disso, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da
máquina de lavar também são ótimas dicas! 2. Economize energia. Para economizar energia, é importante
lembrar-se de ligar apenas os aparelhos elétricos necessários. Ao utilizar o
computador, por exemplo, não é necessário ligar a televisão. Outro ponto
importante é, ao sair de um ambiente, verificar se a luz está ligada e, se
sim, apagá-la. A redução do tempo de banho também é uma importante dica para
economizar energia. 3. Sempre faça o descarte correto
do lixo. Descartar
o lixo adequadamente evita a poluição e até mesmo a
propagação de doenças. Ao jogar lixo em um terreno baldio, por exemplo, você
pode estar contribuindo para o aumento da população de ratos, baratas e até
mesmo de mosquitos-da-dengue. 4. Recicle seu lixo. Essa
medida evita o gasto desnecessário dos recursos naturais e ainda ajuda a
diminuir a concentração de lixo no ambiente. 5. Preserve a vegetação nativa e
os cursos d'água. Evitando
desmatamento e alteração dos cursos d'água, por exemplo, estamos colaborando
para a manutenção da biodiversidade. Lembre-se de que cursos d'água e locais
de vegetação preservada são habitat de várias espécies importantes. 6. Utilize veículo apenas quando
necessário. Os
carros são responsáveis pela liberação de uma grande quantidade de poluentes
na atmosfera, sendo assim, restringir seu uso é importante. Se o
local de destino é próximo, por que não ir a pé? É importante
lembrar que as pessoas que possuem carro devem sempre realizar a manutenção
do veículo para evitar que mais poluentes sejam liberados. 7. Evite o consumismo. A chave para esse ponto é sempre perguntar: “Eu
realmente necessito disso?” Às vezes compramos coisas sem
necessidade naquele momento e contribuímos, assim, para o uso intensivo de
recursos naturais. 8. Sempre que possível, opte por
alimentos orgânicos. Ao escolher alimentos
orgânicos (livres
de agrotóxicos), estamos não só protegendo a nossa saúde, como também o meio
ambiente, que fica livre desses produtos. 9. Não compre nem venda animais silvestres. O tráfico de
animais é um
problema mundial grave que afeta diretamente a biodiversidade de uma região,
podendo, inclusive, levar espécies à extinção. 10. Informe outras pessoas. Garantir
um ambiente saudável é tarefa de todos nós e, portanto, é fundamental que
informações sejam repassadas a todas as esferas de uma população. As crianças
de hoje, por exemplo, serão as que mais sofrerão com as consequências do
impacto negativo do homem na natureza, sendo assim, elas devem ser informadas
sobre forma de reverter esse quadro.
2ªAula ETAPA1: A partir das respostas dos alunos e da
leitura do texto, ajude-os a montar uma horta, reaproveitando as embalagens
descartaveis de manteiga, caixinha de leite, rolo do papel higiênico... Peçam que assistam a
esses vídeos disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=nnVdutzruVw e no link: https://www.youtube.com/watch?v=buORRPatff4.
3ªAula ETAPA 1 e 2: Nesta
aula fazer um levantamento prévio
e sondagem da aula anterior, em seguida sugerir que os alunos façam a leitura
do texto, contido na apostila, da
sequência anterior. Se
preferir inicie a aula com o vídeo proposto no link: https://youtu.be/bGJBCjn0nVc em seguida pedi que responda a atividade
complementar. Leitura do texto e baseado no responder as
questões: CIDADES SUSTENTÁVEIS E OS DESASTRES
NATURAIS Certamente a cultura solidária do povo
japonês o ajudou a superar a grande tragédia que assolou o país em março de
2011, provocada pelo terremoto de magnitude 8,9 e pelo tsunami, que causaram
enormes danos. Além de a destruição dos edifícios e de a infraestrutura
urbana terem causado milhares de vítimas, o tsunami ainda provocou um grande
desastre nuclear. A Usina de Fukushima, localizada no nordeste do país, foi
inundada pelas ondas, colapsando o reator nuclear e liberando materiais
radioativos no meio ambiente. Depois de alguns anos, as paisagens
devastadas pelo terremoto e pelo tsunami deram lugar ao processo intenso de reconstrução
do país. Independentemente desse desastre, o Japão
sempre buscou melhorar sua condição de grande vulnerabilidade aos abalos
sísmicos, criando mecanismos mais eficientes de proteção contra eventuais
catástrofes e rediscutindo a dependência da energia nuclear. Fujisawa é um exemplo de cidade inteligente
e sustentável, preparada para suportar ou minimizar os impactos associados
aos desastres naturais. Leia
a reportagem a seguir:
Cidade sustentável é realidade
no Japão Em dezembro de 2014, uma das áreas
devastadas pelo terremoto e tsunami no Japão ganhou uma nova paisagem. Na
Província de Kanagawa, em uma área de 180 mil metros quadrados, foi
construída uma cidade sustentável, fruto do projeto da Fujisawa Sustainable
Smart Town. Antes do desastre, o local era uma fábrica de televisores,
ventiladores e geladeiras [...]. [...] A ideia principal do Projeto é que a
cidade, [...] construída com tecnologias limpas, sirva de inspiração para
outras cidades, não apenas no Japão, mas no mundo todo. [...]
Com foco na consciência energética e ecológica, a cidade verde conta com uma
série de tecnologias de medidas sustentáveis: para o fornecimento de energia,
as casas contam com painéis solares; para aqueles que não possuem carros, a
cidade tem a opção de compartilhamento ou aluguel de carros elétricos;
visando garantir que a energia das vias públicas não seja desperdiçada, a
cidade possui sensores em rede que controlam a iluminação. Além disso, a cidade possui parques e
vegetação ao longo das estradas principais. As casas são construídas com tecnologias
limpas, que reduzem em 70% a emissão de CO2 (um dos gases do aquecimento
global), e economizam 30% no consumo de água, em comparação aos níveis de
1990. Outro ponto positivo é que o projeto conta com medidas para que a
cidade tenha três dias de eletricidade gerados, caso aconteça algum desastre.
Essa é uma preocupação desde o acidente com a usina nuclear de Fukushima, em
março de 2011. CIDADE sustentável é
realidade no Japão. INEAM, 19 ago. 2015. Disponível em: . Acesso em: 2
set. 2017. 1.
Como
a sociedade japonesa se mobilizou para superar a tragédia de 2011? 2.
Por
que a cidade de Fujisawa é um exemplo de cidade sustentável e mais segura
contra desastres naturais, como terremotos e tsunamis? 3.
No
município onde você mora, já aconteceu algum desastre natural que tenha afetado
parte da população?
4ª, 5º e 6º Aula
Essas aulas estão estruturadas em etapas : texto, vídeos e
atividades para melhor compreensão do objeto de conhecimentom abordado. Bom
trabalho a todos...
Leitura do texto:
AS ESFERA DA TERRA O
nosso planeta reúne todos os elementos necessários para a composição da vida
e, ao menos por enquanto, ele é o único corpo celeste presente no universo a
apresentar essas características. Dessa forma, o sistema terrestre equivale
justamente a essa combinação dos elementos naturais do nosso planeta, bem
como a maneira com que eles interagem entre si. Existem quatros “esferas” que
compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem
parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera,
hidrosfera e biosfera. v
Atmosfera:
é a camada de ar que envolve o nosso planeta. Ela é composta por gases – com
destaque para o oxigênio, o nitrogênio e outros – e também é a camada
responsável pela proteção do planeta, bem como pelas transformações
climáticas. v
Litosfera:
também chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida
do nosso planeta, sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de
relevo. É nela que habitamos, construímos nossas sociedades, cultivamos
nossos alimentos e realizamos nossas práticas econômicas. v
Hidrosfera:
é a camada de água da Terra, sendo composta pelos rios, lagos, oceanos e
mares, além da umidade presente e que também influencia o clima. A existência
de água no nosso planeta é de vital importância para a manutenção da vida. v Biosfera: é a camada da vida,
envolvendo todos os seres que habitam o nosso planeta, o que inclui
obviamente os seres humanos. A biosfera só pode existir a partir da
combinação das demais esferas acima mencionadas. A Terra está em constante
equilíbrio com as suas esferas, assim é possível que o planeta seja habitado
por seres vivos. Adaptado de: https://escolakids.uol.com.br/sistema-terrestre.htm https://brasilescola.uol.com.br/o-planeta-terra.ht Aquele aluno que
preferir, Pode utilizar o nosso livro
de Geografia nas paginas 74 a 94, ler os textos, observar as imagens, os
mapas... e finalizar com atividades da pagina 82, as questões 1 a 3. Copie e
responda em seu caderno. Observe bem a imagem
abaixo, e veja como as esferas se relacionam entre si Para melhor compreensão
do nosso objeto do conhencimento, assistam com muita atenção essa vídeo aula,
por meio desse link:https://www.youtube.com/watch?v=6HW96wzTgCw Aquele aluno que
preferir, Pode utilizar o nosso livro
de Geografia nas paginas 74 a 94, ler os textos, observar as imagens, os
mapas... e finalizar com atividades da pagina 82, as questões 01 a 03. Copie e responda em seu caderno. AGORA É HORA DE EXERCITAR O CONHECIMENTO
RESPONDENDO AS QUESTÕES ABAIXO: 1.
A Biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas
montanhas (cerca de 10.000 m de altura) até o fundo do mar (cerca de 10.000 m
de profundidade) […]. Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são
fatores diretamente relacionados à vida. (Adaptado de Impa). As três
principais camadas que compõem a Biosfera são:
____________________________________________________________________________
. 2.“Um
garoto, durante o primeiro dia de suas férias, viajou com os seus pais, de avião,
para uma belíssima praia brasileira. Neste mesmo dia, praticaram mergulho e,
ao anoitecer, caminharam em uma trilha ecológica bastante conhecida na cidade
onde estavam hospedados.” Pode-se afirmar que neste mesmo dia este garoto
passeou, respectivamente, por partes da:
____________________________________________________________________________
. 3.Exemplifique 3 seres
vivos que podem ser encontrados na: a) Litosfera:
____________________________________________________________________________
. b) Atmosfera:
____________________________________________________________________________
. c) Hidrosfera:
____________________________________________________________________________
. 4. De acordo com o
texto acima, que você fez a leitura, por que é necessário manter o equilíbrio
entre as quatro esferas da Terra?
____________________________________________________________________________
. 5. Pinte e complete a imagem identificando cada uma
das quatro esferas (atmosfera, biosfera, litosfera e hidrosfera) que
estudamos:
6 – Preencha os espaços
em branco com as esferas da terra. RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show;
( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Que Deus continue protegendo e abençoando
a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário