SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática |
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Tema
intercurricular: As diversas facetas do consumo Tema integrador: Educação Financeira para o consumo Educação Financeira doméstica. |
Unidade Temática:
Números |
Objetos de Conhecimentos: Resolução
de problemas; Expressões numéricas; Potência; Múltiplos e divisores. |
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Ano: 6º Período: 09 a 20/08/2021 Nº de Aulas: 08 |
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HABILIDADES |
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EF06MA03)
resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de
calculadora. (EF06MA03BA).
Interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou
escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de
estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e
sem uso de calculadora. (EF06MA06).
Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de
divisor. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Reconhecer
que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações
de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência
viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e
para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do
trabalho. 3.
Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos
da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e
de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria
capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a
autoestima e a perseverança na busca de soluções. 5. Utilizar
processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais
disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de
outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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5. Compreender,
utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma
crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais
(incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações,
produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria
na vida pessoal e coletiva. 8. Conhecer-se,
apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na
diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com
autocrítica e capacidade para lidar com elas |
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
Empatia;
Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade
emocional; Autoconhecimento; Confiança;
Responsabilidade; Autonomia; Criatividade. |
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
Primeira semana: 09 a 13 /08/2021 1ª Aula e 2ª Aula – Resolução
de problemas 1º momento . Corrigir a atividade pendente
(se houver). . Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VKWu7NKM5eQ e fazer explicações a respeito do vídeo. . Informar aos alunos a constante presença de
problemas matemáticos no dia a dia das pessoas: A todo
instante, temos oportunidade de calcular com números naturais: a adição, a
subtração, a multiplicação e a divisão. Essas operações são utilizadas
constantemente. Na resolução de problemas, é necessário seguir
alguns passos: 1º passo: Mariana comprou 3 canetas e uma
lapiseira, gastando ao todo 60 reais. A lapiseira custou 24 reais. Quanto
custou cada caneta, se cada uma tem o mesmo preço? 2° passo e 3º passo: 60 - 24 = 3 36 3
- 6
0 4º passo: Resposta: cada caneta custou 12 reais 140 + 10 = 150 Exemplo III 3º
momento . Orientar
para fazer a atividade 1 (anexo). 3ª Aula e 4ª Aula - Resolução de problemas e expressões numéricas 1º momento . Correção das atividades 1 (anexo), fazendo as devidas explicações. 2º momento . Apresentar a
seguinte situação: "Marcos, com uma calculadora, multiplicou 18 por 6.
Subtraiu 10 do resultado. Dividiu o que obteve por 7. Adicionou o resultado a
3. Multiplicou o obtido por 2. Obteve como resultado o número 34. . Desafiar os alunos a escrever uma expressão numérica
correspondente a essa sequência de operações. Se os alunos apenas escrever as
operações na ordem em que foram realizadas: 18 x 6 – 10 : 7 + 3 x 2 . Averiguar se os alunos fizeram primeiro as multiplicações e
divisões na ordem em que aparecem. . Provavelmente dirão que não, pois subtraiu 10 do resultado
de 18 x 6. Desta forma, há a necessidade de indicar que foi feito a
multiplicação e depois da subtração. . Apresentar aos alunos a opção do uso de parênteses e explicar
que isso é o que os matemáticos descobriram que para fazer uma sentença
matemática usando as operações matemáticas de forma misturadas é necessário
aplicar as regras estudadas anteriormente. Se em uma expressão
numérica aparecer as quatro operações, resolve a multiplicação ou a divisão
primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a
subtração, também na ordem em que aparecerem. Quando aparecerem
várias adições e subtrações, por onde começar? O ideal é que fazer os
cálculos respeitando a ordem em que aparecerem. Mas e quando aparecem outros símbolos,
como: (), [] e {}? Esses símbolos são chamados de sinais de
associação. () → Parênteses [] → Colchetes {} → Chaves Assim como acontece com as operações, esses
sinais de associação possuem uma ordem que deve ser respeitada. Primeiro,
resolve os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro
dos parênteses, resolve os colchetes; e quando não
houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolve as chaves. Voltar a expressão (18 x 6 – 10) : 7 + 3 x 2, e indagar se só
o uso de parênteses resolve a questão ou se ainda é preciso indicar a outro
símbolo aplicado na resolução dessa expressão? . Apresentar, então, os colchetes e chaves e explicar que
eles, por convenção, devem ser resolvidos nessa ordem. . Solicitar que os alunos tentem, mais uma vez, escrever
matematicamente o percurso apresentado por Marcos no início do problema. . A resposta esperada é {[(18 x 6 – 10) : 7] + 3} x 2 = 34. .
Orientar para fazer a atividade 2 (anexo). Segunda semana: 16 a 20/08/2021 5ª Aula e 6ª Aula – Potência 1º momento . Corrigir a atividade 2 (anexo), esclarecendo possíveis
dúvidas 2º momento . Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=cWL3FjqLhOM . Apresentar novos exemplos e
averiguar o que os alunos assimilaram do vídeo . Solicitar que abram o livro na
página52, leiam a questão 15 e indagar se a apresentação do vídeo se
relaciona com o que está apresentado no livro. . Orientar para fazer as questões 15
e 16 pagina 52 e a atividade 3 (anexo). 7ª Aula e 8ª Aula – Múltiplos e divisores 1º momento . Correção das questões 15 e 16 pagina 52 e a atividade 3 (anexo). 2º momento . Apresentar: Múltiplos de um número natural Múltiplo
de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o
número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc. .
Seguindo as orientações didáticas das páginas 62 e 63 continuar a apresentação
dos objetos de conhecimentos estudado. . Orientar para fazer a
atividade 4 (anexo) e da página 64. . Orientar para ver os
vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=UrrHMGxAb9I e https://www.youtube.com/watch?v=a59FJ3r4jYk |
RECURSOS:
(X ) Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal;
( ) Revista; ( X) Vídeo; (X ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Material pertinente ao
experimento; ( ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook; |
AVALIAÇÃO:
( ) Prova; (
) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (52, 62 a 64) ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; (
) Debate; ( ) Relatórios; (X
) Atividade escrita; (X) Avaliação da
participação; Outros: |
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Professor:
_______________________________ Escola:
_________________________________________
REFERÊNCIAS:
https://ensinodematemtica.blogspot.com/2011/02/resolulcao-de-problemas-para-5-serie.html
https://ensinodematemtica.blogspot.com/2011/11/expressoes-numericas-com-as-quatro.html
https://escolakids.uol.com.br/matematica/resolvendo-expressoes-numericas-ii.htm
https://ensinodematemtica.blogspot.com/2011/01/multiplos-de-um-numero-natural.html
ANEXO
Prefeitura Municipal de
Itamaraju-Bahia
Secretaria Municipal de Educação
Ensino Fundamental: Anos Finais
Escola:________________________ Data:
____________. 6º ano/Turma:_____ Professor (a): ___________________. Componente
Curricular: MATEMÁTICA Aluno (a): |
Objetos de Conhecimento: Resolução de problemas;
Expressões numéricas; Potência;
Múltiplos e divisores. |
IX ATIVIDADES
DE ESTUDO REMOTO
ATIVIDADE 1
A todo
instante, temos oportunidade de calcular com números naturais: a adição, a
subtração, a multiplicação e a divisão. Essas operações são utilizadas
constantemente.
Saber realizar corretamente essas operações é importante, mas não é o mais
importante. De nada vale calcular com acerto se não soubermos escolher as
operações que devemos usar para resolver uma situação problema.
Então além de calcular, é necessário, pensar e raciocinar. Dado um problema,
este deve ser lido com muita atenção e analisado, para podermos identificar e
representar corretamente o que é dado e o que é pedido.
Na
resolução de problemas, é necessário seguir alguns passos:
1° passo: Ler o problema com muita atenção.
2° passo: Escrever a sentença matemática do problema
3° passo: Efetuar as operações indicadas na sentença matemática
4°) passo: Escrever a resposta do problema.
Exemplo I
1º passo:
Mariana comprou 3 canetas e uma lapiseira, gastando ao todo 60 reais. A
lapiseira custou 24 reais. Quanto custou cada caneta, se cada uma tem o mesmo
preço?
2° passo e 3º passo: 60 - 24 = 3 36 3
- 3 12
06
- 6
0
4º passo:
Resposta: cada caneta custou 12 reais
Exemplo II
Para uma excursão a um museu, um colégio alugou 4 ônibus. Em cada ônibus foram
colocados 35 alunos. Além dos alunos 10 professores acompanham esses alunos na
excursão. Quantas pessoas ao todo participaram dessa excursão?
4 . 35 = 140
140 + 10
= 150
Resposta: Participaram dessa excursão 150 pessoas
Exemplo III
Se ao dobro de um numero natural adicionarmos 135, vamos obter 503. Qual o
número procurado?
para saber quanto vale o dobro devemos subtrair
503 - 135 = 368
Como o dobro significa duas vezes, para saber qual é o número, devemos dividir
por 2
368 : 2 = 184
Resposta: O número procurado é 184
Resolva os problemas a seguir:
1 - No
ano de 1992, os candidatos ao vestibular de uma faculdade foram distribuídos em
112 salas de 35 lugares cada uma. Tendo sido necessário, ainda, formar uma
classe incompleta com 18 candidatos, quantos candidatos havia para o vestibular
dessa faculdade?
2 - Eu e mais quatro amigos fomos a um restaurante. A conta de 65 reais foi
dividida igualmente entre nós. Paguei a minha parte e fiquei ainda com 11
reais. Qual a quantia que eu tinha quando entrei no restaurante?
3 - Se o dobro de um número adicionado 123, vamos obter 501. Calcule esse
número?
4 - Multiplique 25 pela soma de 106 com 134. A seguir, divida o resultado por
100. Qual é o número natural que você vai obter?
5 - Um ônibus sai de um bairro e vai até a praça central de uma cidade,
retornando a seguir ao bairro. No percurso de ida, 47 passageiros pagaram
passagem e, na volta, 34 passageiros foram os pagantes. Se a passagem custa 2
reais, quanto a empresa arrecadou nessa ida e volta?
6 - Cristina foi a uma livraria para comprar 5 cadernos e 1 livro. O total da
conta foi 22 reais. Como o livro custou 7 reais e todos os cadernos têm o mesmo
preço, quanto ela pagou por cada caderno?
7 - Perguntaram a Helena a sua idade e ela respondeu: "Se ao dobro da
minha idade você adicionar 25 anos obterá 57 anos ". Qual é a idade de
Helena?
8 - Duas pessoas têm juntas 70 anos. Subtraindo-se 10 anos da idade da mais
velha e acrescentando-se os mesmos 10 anos à idade da mais jovem, as idades, as
idades ficam iguais. Qual é a idade de cada pessoa?
9 - Roberto foi comprar 8 máquinas. O vendedor verificou o preço de cada
máquina e, como o pagamento era à vista, fez um desconto de 200 reais. Com
isso, Roberto pagou 1800 reais pelas 8 máquinas. Qual era o preço de cada máquina
antes do desconto?
1- Quantas equipes de voleibol (e jogadores) puderam ser formadas com 50
alunos? Restarão alunos fora das equipes?
ATIVIDADE 2
"Marcos, com uma calculadora, multiplicou 18 por 6.
Subtraiu 10 do resultado. Dividiu o que obteve por 7. Adicionou o resultado a
3. Multiplicou o obtido por 2. Obteve como resultado o número 34.
. Desafiar os alunos a escrever uma expressão numérica
correspondente a essa sequência de operações. Se os alunos apenas escrever as
operações na ordem em que foram realizadas: 18 x 6 – 10 : 7 + 3 x 2
. Questionar sobre as regras apresentadas na resolução de expressões numéricas.
. Averiguar se os alunos fizeram primeiro as multiplicações e
divisões na ordem em que aparecem.
. Provavelmente dirão que não, pois subtraiu 10 do resultado de
18 x 6. Desta forma, há a necessidade de indicar que foi feito a multiplicação
e depois da subtração.
. Apresentar aos alunos a opção do uso de parênteses e explicar
que isso é o que os matemáticos descobriram que para fazer uma sentença
matemática usando as operações matemáticas de forma misturadas é necessário
aplicar as regras estudadas anteriormente.
Se em uma expressão
numérica aparecer as quatro operações, resolve a multiplicação ou a divisão
primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a
subtração, também na ordem em que aparecerem.
Quando aparecerem várias
adições e subtrações, por onde começar? O ideal é que fazer os cálculos
respeitando a ordem em que aparecerem. Mas e quando aparecem outros símbolos,
como: (), [] e {}?
Esses símbolos são chamados de sinais de
associação.
() → Parênteses
[] → Colchetes {}
→ Chaves
Assim como acontece com as operações, esses sinais
de associação possuem uma ordem que deve ser respeitada. Primeiro, resolve
os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos
parênteses, resolve os colchetes; e quando não houver
mais o que calcular dentro dos colchetes, resolve as chaves.
Voltar a expressão (18 x 6 – 10) : 7 + 3 x 2, e indagar se só o
uso de parênteses resolve a questão ou se ainda é preciso indicar a outro
símbolo aplicado na resolução dessa expressão?
A resposta esperada é {[(18 x 6 – 10) : 7] + 3} x 2 = 34.
1º) Calcule
o valor das expressões:
a) 70:7-1= f)
25-[12-(3x2+1)] =
b) 20+3x2= g)
90-[25+(5x2-1)+3] =
c) 30+10:10 = h)
45+[(8x5-10:2)+(18:6-2)] =
d) 150-7x12= i)
50-2x{7+8:2-[9-3x(5-4)]} =
e) 16+[10-(18:3+2)+5] = j)
100-3x{5+8:2-[3x(7-6)]} =
ATIVIDADE 3
1º) Transforme
os produtos indicados, em potência:
a)
3.3 = b)
5.5.5 =
c) 7.7.7.7
= d)
45.45.45.45=
e)
68.68.68.68.68.68= f)
2.2.2.2.2.2.2.2.2.2.2.2.2.2=
2º) Transforme as potências, em produtos:
a)4²
= b) c)5³
=
d) e)
f)
3º)
Escreva como se lê:
a)
4² =
b) 5³ = c)
1623
d) e)
f)
4º)
Resolva e complete as frases com o que se pede:
a)
4² =
b)
Base
=
Base =
Expoente
=
Expoente =
Potência
=
Potência =
ATIVIDADE 4
1º) Coloque ( C ) se
for correto e ( E ) se estiver errado.
( ) 958 é múltiplo de 3
( ) 70
é múltiplo de 2
( ) 55 é múltiplo de 8
( ) 97 é múltiplo de 7
( ) 25 é múltiplo de 5
2º) Escreva o que se pede, colocando vírgula:
a) Os 5 primeiros múltiplos de 10.
b) Os 5
primeiros múltiplos de 18.
c) Os 5
primeiros múltiplos de 45.
d) Os 5
primeiros múltiplos de 50.
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