6º ano - IX Sequência didática

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Matemática

Tema intercurricular: As diversas facetas do consumo

Tema integrador: Educação Financeira para o consumo

Educação Financeira doméstica.

Unidade Temática: Números

Objetos de Conhecimentos: Resolução de problemas; Expressões numéricas; Potência; Múltiplos e divisores.

Ano:                          Período: 09 a 20/08/2021                   Nº de Aulas: 08

HABILIDADES

EF06MA03) resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF06MA03BA). Interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

(EF06MA06). Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

 

3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

 

5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

COMPETÊNCIAS GERAIS

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas

 

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Empatia; Autoestima; Ética; Resiliência; Estabilidade emocional; Autoconhecimento; Confiança; Responsabilidade; Autonomia; Criatividade.
Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

Primeira semana: 09 a 13 /08/2021

 

Aula e AulaResolução de problemas

 

1º momento

. Corrigir a atividade pendente (se houver).

. Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VKWu7NKM5eQ e fazer explicações a respeito do vídeo.

2º momento

. Informar aos alunos a constante presença de problemas matemáticos no dia a dia das pessoas:

 A todo instante, temos oportunidade de calcular com números naturais: a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. Essas operações são utilizadas constantemente.
Saber realizar corretamente essas operações é importante, mas não é o mais importante. De nada vale calcular com acerto se não soubermos escolher as operações que devemos usar para resolver uma situação problema.
Então além de calcular, é necessário, pensar e raciocinar. Dado um problema, este deve ser lido com muita atenção e analisado, para podermos identificar e representar corretamente o que é dado e o que é pedido.

Na resolução de problemas, é necessário seguir alguns passos:
1° passo: Ler o problema com muita atenção.
2° passo: Escrever a sentença matemática do problema
3° passo: Efetuar as operações indicadas na sentença matemática
4°) passo: Escrever a resposta do problema.
Exemplo I

1º passo: Mariana comprou 3 canetas e uma lapiseira, gastando ao todo 60 reais. A lapiseira custou 24 reais. Quanto custou cada caneta, se cada uma tem o mesmo preço?

2° passo e 3º passo:  60 - 24 = 3                       36   3     
                                                                          - 3     12    
                                                                      06

                                                                     -  6

                                                                        0

4º passo: Resposta: cada caneta custou 12 reais

Exemplo II
Para uma excursão a um museu, um colégio alugou 4 ônibus. Em cada ônibus foram colocados 35 alunos. Além dos alunos 10 professores acompanham esses alunos na excursão. Quantas pessoas ao todo participaram dessa excursão?
4 . 35 = 140

140 + 10 = 150

Resposta: Participaram dessa excursão 150 pessoas

Exemplo III
Se ao dobro de um numero natural adicionarmos 135, vamos obter 503. Qual o número procurado?
para saber quanto vale o dobro devemos subtrair
503 - 135 = 368
Como o dobro significa duas vezes, para saber qual é o número, devemos dividir por 2
368 : 2 = 184

Resposta: O número procurado é 184

3º momento

. Orientar para fazer a atividade 1 (anexo).

 

 

Aula e Aula - Resolução de problemas e expressões numéricas

1º momento

. Correção das atividades 1 (anexo), fazendo as devidas explicações.

 

2º momento

. Apresentar a seguinte situação:

"Marcos, com uma calculadora, multiplicou 18 por 6. Subtraiu 10 do resultado. Dividiu o que obteve por 7. Adicionou o resultado a 3. Multiplicou o obtido por 2. Obteve como resultado o número 34.

. Desafiar os alunos a escrever uma expressão numérica correspondente a essa sequência de operações. Se os alunos apenas escrever as operações na ordem em que foram realizadas: 18 x 6 – 10 : 7 + 3 x 2
. Questionar sobre as regras apresentadas na resolução de expressões numéricas.

. Averiguar se os alunos fizeram primeiro as multiplicações e divisões na ordem em que aparecem.

. Provavelmente dirão que não, pois subtraiu 10 do resultado de 18 x 6. Desta forma, há a necessidade de indicar que foi feito a multiplicação e depois da subtração.

. Apresentar aos alunos a opção do uso de parênteses e explicar que isso é o que os matemáticos descobriram que para fazer uma sentença matemática usando as operações matemáticas de forma misturadas é necessário aplicar as regras estudadas anteriormente.

Se em uma expressão numérica aparecer as quatro operações, resolve a multiplicação ou a divisão primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a subtração, também na ordem em que aparecerem.

Quando aparecerem várias adições e subtrações, por onde começar? O ideal é que fazer os cálculos respeitando a ordem em que aparecerem. Mas e quando aparecem outros símbolos, como: ()[] e {}?

Esses símbolos são chamados de sinais de associação.

() → Parênteses      [] → Colchetes                 {} → Chaves

Assim como acontece com as operações, esses sinais de associação possuem uma ordem que deve ser respeitada. Primeiro, resolve os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolve os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolve as chaves.

Voltar a expressão (18 x 6 – 10) : 7 + 3 x 2, e indagar se só o uso de parênteses resolve a questão ou se ainda é preciso indicar a outro símbolo aplicado na resolução dessa expressão?

. Apresentar, então, os colchetes e chaves e explicar que eles, por convenção, devem ser resolvidos nessa ordem.

. Solicitar que os alunos tentem, mais uma vez, escrever matematicamente o percurso apresentado por Marcos no início do problema.

. A resposta esperada é {[(18 x 6 – 10) : 7] + 3} x 2 = 34.

 

. Orientar para fazer a atividade 2 (anexo).

 

Segunda semana: 16 a 20/08/2021

 

 

Aula e AulaPotência

1º momento

. Corrigir a atividade 2 (anexo), esclarecendo possíveis dúvidas

2º momento

. Apresentar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=cWL3FjqLhOM

. Apresentar novos exemplos e averiguar o que os alunos assimilaram do vídeo

. Solicitar que abram o livro na página52, leiam a questão 15 e indagar se a apresentação do vídeo se relaciona com o que está apresentado no livro.

. Orientar para fazer as questões 15 e 16 pagina 52 e a atividade 3 (anexo).

 

Aula e AulaMúltiplos e divisores

1º momento

. Correção das questões 15 e 16 pagina 52 e a atividade 3 (anexo).

 

2º momento

. Apresentar:   Múltiplos de um número natural

 

Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
15 x 0 = 0
15 x 1 = 15
15 x 2 = 30
15 x 3 = 45
15 x 4 = 60
15 x 5 = 75
15 x 6 = 90

E assim por diante.
Sendo assim, os múltiplos de 15 são: 0, 15, 30, 45, 60, 75, 90,...

Uma outra forma de saber se um número é múltiplo de outro é fazer a divisão entre eles. Se o resto for zero, então é múltiplo. Assim:

a) 4 é múltiplo de 2 porque 4 ÷ 2 = 2 e o resto = 0.
b) 72 é múltiplo de 3 porque 72 ÷ 3 = 24 e o resto = 0.
c) 200 é múltiplo de 4 porque 200 ÷ 4 = 50 e o resto = 0.
d) 125 é múltiplo de 5 porque 125 ÷ 5 = 25 e o resto = 0.

Note que múltiplo de é o mesmo que ser divisível por.

 

. Seguindo as orientações didáticas das páginas 62 e 63 continuar a apresentação dos objetos de conhecimentos estudado.

. Orientar para fazer a atividade 4 (anexo) e da página 64.

. Orientar para ver os vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=UrrHMGxAb9I e

https://www.youtube.com/watch?v=a59FJ3r4jYk

 

RECURSOS: (X ) Livro didático;  ( ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( X) Vídeo; (X  ) Computador;

(  ) Jogos; ( ) Material pertinente ao experimento; (   ) Informativos;  ( x ) Outros: celular, notebook;

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (52,  62 a 64) 

(  ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do aluno; ( ) Cartaz; ( ) Debate;

(  ) Relatórios; (X ) Atividade escrita; (X) Avaliação da participação; Outros:                                       

 

Professor: _______________________________ Escola: _________________________________________

REFERÊNCIAS:

https://ensinodematemtica.blogspot.com/2011/02/resolulcao-de-problemas-para-5-serie.html

https://ensinodematemtica.blogspot.com/2011/11/expressoes-numericas-com-as-quatro.html

https://escolakids.uol.com.br/matematica/resolvendo-expressoes-numericas-ii.htm

https://ensinodematemtica.blogspot.com/2011/01/multiplos-de-um-numero-natural.html

 

 

 

 

ANEXO

 

             Prefeitura Municipal de Itamaraju-Bahia

Secretaria Municipal de Educação

Ensino Fundamental: Anos Finais

Escola:________________________ Data: ____________.    6º ano/Turma:_____

Professor (a): ___________________. Componente Curricular: MATEMÁTICA

Aluno (a):

Objetos de Conhecimento: Resolução de problemas; Expressões numéricas; Potência; Múltiplos e divisores.

 

IX ATIVIDADES DE ESTUDO REMOTO

ATIVIDADE 1

A todo instante, temos oportunidade de calcular com números naturais: a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. Essas operações são utilizadas constantemente.
Saber realizar corretamente essas operações é importante, mas não é o mais importante. De nada vale calcular com acerto se não soubermos escolher as operações que devemos usar para resolver uma situação problema.
Então além de calcular, é necessário, pensar e raciocinar. Dado um problema, este deve ser lido com muita atenção e analisado, para podermos identificar e representar corretamente o que é dado e o que é pedido.

Na resolução de problemas, é necessário seguir alguns passos:
1° passo: Ler o problema com muita atenção.
2° passo: Escrever a sentença matemática do problema
3° passo: Efetuar as operações indicadas na sentença matemática
4°) passo: Escrever a resposta do problema.
Exemplo I

1º passo: Mariana comprou 3 canetas e uma lapiseira, gastando ao todo 60 reais. A lapiseira custou 24 reais. Quanto custou cada caneta, se cada uma tem o mesmo preço?

2° passo e 3º passo:  60 - 24 = 3                       36   3     
                                                                          - 3     12    
                                                                      06

                                                                     -  6

                                                                        0

4º passo: Resposta: cada caneta custou 12 reais

Exemplo II
Para uma excursão a um museu, um colégio alugou 4 ônibus. Em cada ônibus foram colocados 35 alunos. Além dos alunos 10 professores acompanham esses alunos na excursão. Quantas pessoas ao todo participaram dessa excursão?
4 . 35 = 140

140 + 10 = 150

Resposta: Participaram dessa excursão 150 pessoas

Exemplo III
Se ao dobro de um numero natural adicionarmos 135, vamos obter 503. Qual o número procurado?
para saber quanto vale o dobro devemos subtrair
503 - 135 = 368
Como o dobro significa duas vezes, para saber qual é o número, devemos dividir por 2
368 : 2 = 184

Resposta: O número procurado é 184

Resolva os problemas a seguir:

1 - No ano de 1992, os candidatos ao vestibular de uma faculdade foram distribuídos em 112 salas de 35 lugares cada uma. Tendo sido necessário, ainda, formar uma classe incompleta com 18 candidatos, quantos candidatos havia para o vestibular dessa faculdade? 

2 - Eu e mais quatro amigos fomos a um restaurante. A conta de 65 reais foi dividida igualmente entre nós. Paguei a minha parte e fiquei ainda com 11 reais. Qual a quantia que eu tinha quando entrei no restaurante? 

3 - Se o dobro de um número adicionado 123, vamos obter 501. Calcule esse número? 

4 - Multiplique 25 pela soma de 106 com 134. A seguir, divida o resultado por 100. Qual é o número natural que você vai obter? 

5 - Um ônibus sai de um bairro e vai até a praça central de uma cidade, retornando a seguir ao bairro. No percurso de ida, 47 passageiros pagaram passagem e, na volta, 34 passageiros foram os pagantes. Se a passagem custa 2 reais, quanto a empresa arrecadou nessa ida e volta?

6 - Cristina foi a uma livraria para comprar 5 cadernos e 1 livro. O total da conta foi 22 reais. Como o livro custou 7 reais e todos os cadernos têm o mesmo preço, quanto ela pagou por cada caderno? 

7 - Perguntaram a Helena a sua idade e ela respondeu: "Se ao dobro da minha idade você adicionar 25 anos obterá 57 anos ". Qual é a idade de Helena?


8 - Duas pessoas têm juntas 70 anos. Subtraindo-se 10 anos da idade da mais velha e acrescentando-se os mesmos 10 anos à idade da mais jovem, as idades, as idades ficam iguais. Qual é a idade de cada pessoa?

9 - Roberto foi comprar 8 máquinas. O vendedor verificou o preço de cada máquina e, como o pagamento era à vista, fez um desconto de 200 reais. Com isso, Roberto pagou 1800 reais pelas 8 máquinas. Qual era o preço de cada máquina antes do desconto? 

1- Quantas equipes de voleibol (e jogadores) puderam ser formadas com 50 alunos? Restarão alunos fora das equipes? 

 

 

ATIVIDADE 2

"Marcos, com uma calculadora, multiplicou 18 por 6. Subtraiu 10 do resultado. Dividiu o que obteve por 7. Adicionou o resultado a 3. Multiplicou o obtido por 2. Obteve como resultado o número 34.

. Desafiar os alunos a escrever uma expressão numérica correspondente a essa sequência de operações. Se os alunos apenas escrever as operações na ordem em que foram realizadas: 18 x 6 – 10 : 7 + 3 x 2
. Questionar sobre as regras apresentadas na resolução de expressões numéricas.

. Averiguar se os alunos fizeram primeiro as multiplicações e divisões na ordem em que aparecem.

. Provavelmente dirão que não, pois subtraiu 10 do resultado de 18 x 6. Desta forma, há a necessidade de indicar que foi feito a multiplicação e depois da subtração.

. Apresentar aos alunos a opção do uso de parênteses e explicar que isso é o que os matemáticos descobriram que para fazer uma sentença matemática usando as operações matemáticas de forma misturadas é necessário aplicar as regras estudadas anteriormente.

Se em uma expressão numérica aparecer as quatro operações, resolve a multiplicação ou a divisão primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a subtração, também na ordem em que aparecerem.

Quando aparecerem várias adições e subtrações, por onde começar? O ideal é que fazer os cálculos respeitando a ordem em que aparecerem. Mas e quando aparecem outros símbolos, como: ()[] e {}?

Esses símbolos são chamados de sinais de associação.

() → Parênteses      [] → Colchetes                 {} → Chaves

Assim como acontece com as operações, esses sinais de associação possuem uma ordem que deve ser respeitada. Primeiro, resolve os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolve os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolve as chaves.

Voltar a expressão (18 x 6 – 10) : 7 + 3 x 2, e indagar se só o uso de parênteses resolve a questão ou se ainda é preciso indicar a outro símbolo aplicado na resolução dessa expressão?

A resposta esperada é {[(18 x 6 – 10) : 7] + 3} x 2 = 34.

 

1º) Calcule o valor das expressões:
a) 70:7-1=                                                                  f) 25-[12-(3x2+1)] = 
b) 20+3x2=                                                                g) 90-[25+(5x2-1)+3] = 
c) 30+10:10 =                                                            h) 45+[(8x5-10:2)+(18:6-2)] = 
d) 150-7x12=                                                             i) 50-2x{7+8:2-[9-3x(5-4)]} =  
e) 16+[10-(18:3+2)+5] =                                           j) 100-3x{5+8:2-[3x(7-6)]} =  

 

                       

ATIVIDADE 3

1º) Transforme os produtos indicados, em potência:

 

a) 3.3 =                                                           b) 5.5.5 =

c) 7.7.7.7 =                                                     d) 45.45.45.45=

e) 68.68.68.68.68.68=                                    f) 2.2.2.2.2.2.2.2.2.2.2.2.2.2=

 

2º) Transforme as potências, em produtos:

a)4² =                                      b)                                              c)5³ =                                     

d)                                    e)                                                f)

 

3º) Escreva como se lê:

a) 4² =                                           b) 5³ =                                          c) 1623                                          

d)                                              e)                                   f)

 

4º) Resolva e complete as frases com o que se pede:

a) 4² =                                               b)

Base =                                                      Base =

Expoente =                                               Expoente =

Potência =                                                Potência =

 

ATIVIDADE 4

1º) Coloque ( C ) se for correto e ( E ) se estiver errado.
(       ) 958 é múltiplo de 3

(       ) 70 é múltiplo de 2 

(       ) 55 é múltiplo de 8 

(       ) 97 é múltiplo de 7

(       ) 25 é múltiplo de 5  

2º) Escreva o que se pede, colocando vírgula:
a) Os 5 primeiros múltiplos de 10.

b) Os 5 primeiros múltiplos de 18.

c) Os 5 primeiros múltiplos de 45.

d) Os 5 primeiros múltiplos de 50.

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