SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: Sustentabilidade
no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e
para a vida!”/As diversas facetas do
Consumo SUBTEMA: A
importância da sustentabilidade para o planeta /Geografia e consumo |
UNIDADE TEMÁTICA:Conexões
e Escalas/ Mundo do Trabalho OBJETO DE CONHECIMENTO: Relações entre os
componentes físicos-naturais. Transformação das Paisagens Naturais e
Antrópicas. |
Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano: 6° Período: 09/08/2021 a 21/08/2021 Nº de Aulas: 6 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06GE03) Descrever os
movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o
tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a
dinâmica social e econômica no campo e na cidade. (EF06GE07) Explicar as mudanças na
interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. (EF06GE07BA) Explicar as mudanças na
interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades,
considerando a história dos processos produtivos em sua comunidade, estado,
no Brasil e no mundo. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/
natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução
de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 5.
Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação
para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio
técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e
soluções. |
|
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
|
6.
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de
conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações
próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da
cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando
mais facil a avaliação de desempenho
da participação nas aulas
e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula ETAPA
1 : Nesta aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem e revisão dos
objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos. Orientar
os alunos a fazer a leitura e aquele aluno que
prefirir, pode utilizar o nosso livro de Geografia nas paginas 74 a 94, ler
os textos, observar as imagens, os mapas... Leitura do
texto:
AS ESFERA DA TERRA O nosso planeta reúne todos os
elementos necessários para a composição da vida e, ao menos por enquanto, ele
é o único corpo celeste presente no universo a apresentar essas
características. Dessa forma, o sistema terrestre equivale justamente a essa
combinação dos elementos naturais do nosso planeta, bem como a maneira com
que eles interagem entre si. Existem quatros “esferas” que compõem o nosso
planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da
estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera. v
Atmosfera: é a camada de ar que
envolve o nosso planeta. Ela é composta por gases – com destaque para o
oxigênio, o nitrogênio e outros – e também é a camada responsável pela
proteção do planeta, bem como pelas transformações climáticas. v
Litosfera: também chamada de
crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida do nosso planeta,
sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de relevo. É nela que
habitamos, construímos nossas sociedades, cultivamos nossos alimentos e
realizamos nossas práticas econômicas. v
Hidrosfera: é a camada de água da
Terra, sendo composta pelos rios, lagos, oceanos e mares, além da umidade
presente e que também influencia o clima. A existência de água no nosso
planeta é de vital importância para a manutenção da vida. v
Biosfera: é a camada da vida,
envolvendo todos os seres que habitam o nosso planeta, o que inclui
obviamente os seres humanos. A biosfera só pode existir a partir da
combinação das demais esferas acima mencionadas. A Terra está em constante equilíbrio
com as suas esferas, assim é possível que o planeta seja habitado por seres
vivos. Adaptado de: https://escolakids.uol.com.br/sistema-terrestre.htm https://brasilescola.uol.com.br/o-planeta-terra.ht ETAPA
2: O Professor pode sugerir um vídeo
sobre “As esferas da terra que esta disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=DeLSV9mvSow . Em seguida promover um momento de discusão
e questionamento a respeito do vídeo.
2ªAula ETAPA 1: Após
a sondagem e discussão dos conteúdos já trabalhados. Solicitar aos alunos uma
atividade de revisão para melhor investigar os conhecimentos adquiridos com a
revisão. EXERCITAR
O CONHECIMENTO RESPONDENDO A ATIVIDADE DE REVISÃO 1.
A
Biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas
montanhas (cerca de 10.000 m de altura) até o fundo do mar (cerca de 10.000 m
de profundidade) […]. Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são
fatores diretamente relacionados à vida. (Adaptado de Impa). Marque com um (
x) a alternativa correta. As três principais
camadas que compõem a Biosfera são: a)
Biosfera b)
Litosfera c)
Hidrosfera d)
Atmosfera 2. São camadas existentes no
planeta, a hidrosfera, atmosfera e litosfera Juntas elas formam a biosfera.Diante
de cada umas das camadas citadas analise as seguintes afirmações: I. Litosfera também chamada de
crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida do nosso planeta,
sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de relevo. II. Hidrosfera é a camada de água da Terra, sendo composta
pelos rios, lagos, oceanos e mares, além da umidade presente e que também
influencia o clima. III. Atmosfera é a camada superficial sólida do nosso
planeta. Estão corretas, apenas: a)
I
e II. b)
II
E III. c)
II. d)
I,
II e III. 3.
A
estrutura da atmosfera, pode ser subdividida em camadas de acordo com suas
características. Considerando o contexto a camada mais próxima da superfície
terrestre é chamada de? Assinale a afirmativa . a)
Troposfera b)
Estratosfera c)
Mesosfera d)
Termosfera 4. De acordo com o texto acima,
que você fez a leitura, por que é necessário manter o equilíbrio entre as
quatro esferas da Terra?
______________________________________________________________________________________________________
. 5.
O que é
biosfera?______________________________________________________________________________________
. ETAPA
2: Correção, momento de tirar
possíveis dúvidas e socialização.
3ªAula ETAPA
1: Continuando a revisão, pedir aos
alunos que acesse o link: https://youtu.be/O0COEOIuPZw do vídeo “Relevo Terrestre”, é importante o professor
sondar os alunos o nível de conhecimento dos memos a respeito do relevo
terrestre. ETAPA
2: Para aprofundar e perceber o nível
de conhecimento do aluno sobre o conteúdo revisado, solicitar uma atividade
de revisão.
ATIVIDADE DE REVISÃO 1) Como
se chamam as maiores elevações da superfície terrestre? R:
______________________________________________________________________________________________________ 2) Como
se chamam as superfícies planas, baixas e normalmente extensas? R: ____________________________________________________________________________________________________ 3) Como
se chamam as superfícies irregulares, mais elevadas que as terras vizinhas? R:
____________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ 4) Como
se chama o conjunto de montanhas? R:
______________________________________________________________________________________________________
5) O que
é maior o morro ou a montanha? R:
______________________________________________________________________________________________________ 6) Quais
ações da natureza provocam modificação no relevo? R: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4ªAula ETAPA
1: Inicie a aula com um bom dia e a
chamada, em seguida faça a correção da atividade anterior. E orientar os
alunos a rever as páginas ( 117 a 127) do capítulo -10 sobre “O CICLO DA ÁGUA E O DO SOLO”. Fazer um
bate papo com os alunos sobre o que fora lido, aproveitando o momento para
esclarecer possíveis dúvidas levantadas. 5ªAula ETAPA
1: Após sondar os níveis de
conhecimento sobre o ciclo da água e o do solo orientar a fazer a atividade
de revisão que esta disponível na apostila proposta. ETAPA
2: Continuação da atividade de
revisão orientando os alunos a responder com muita atenção, assim
aprofundando conhecimento adquirido na revisão.
6ªAula ETAPA
1: Correção da atividade de revisão sobre
“O ciclo da água e do solo e
socialização. RECURSOS: ( 72 a 80, 102 a 113 E 117 a 127)Livro didático;
( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros: Referencias: Araribá
Mais Geografia, Capítulo-6, página 72 a 80. Araribá
Mais Geografia, Capítulo-9, página 102 a 113. www.yutube.com Tempo e Clima /Ensino Fundamental/ Canal Futura www.yutube.com Conhecendo a Vegetação/ prof. Rebeca Oliveira.
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário