6º ANO IX - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                                 SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Sustentabilidade no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”/As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: A importância da sustentabilidade para o planeta /Geografia e consumo

UNIDADE TEMÁTICA:Conexões e Escalas/ Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO: Relações entre os componentes físicos-naturais.  Transformação das Paisagens Naturais e Antrópicas.  

Objetivo geralEstudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                          Período: 09/08/2021  a  21/08/2021                                Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade.

(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

(EF06GE07BA) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                        COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                                        COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                      1ªAula

 

ETAPA 1 :  Nesta aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos. Orientar os  alunos a fazer a leitura e  aquele aluno que prefirir, pode utilizar o nosso livro de Geografia nas paginas 74 a 94, ler os textos, observar as imagens, os mapas...

Leitura do texto:

                                                                          AS ESFERA DA TERRA

O nosso planeta reúne todos os elementos necessários para a composição da vida e, ao menos por enquanto, ele é o único corpo celeste presente no universo a apresentar essas características. Dessa forma, o sistema terrestre equivale justamente a essa combinação dos elementos naturais do nosso planeta, bem como a maneira com que eles interagem entre si. Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.

v Atmosfera: é a camada de ar que envolve o nosso planeta. Ela é composta por gases – com destaque para o oxigênio, o nitrogênio e outros – e também é a camada responsável pela proteção do planeta, bem como pelas transformações climáticas.

v Litosfera: também chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida do nosso planeta, sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de relevo. É nela que habitamos, construímos nossas sociedades, cultivamos nossos alimentos e realizamos nossas práticas econômicas.

v Hidrosfera: é a camada de água da Terra, sendo composta pelos rios, lagos, oceanos e mares, além da umidade presente e que também influencia o clima. A existência de água no nosso planeta é de vital importância para a manutenção da vida.

v Biosfera: é a camada da vida, envolvendo todos os seres que habitam o nosso planeta, o que inclui obviamente os seres humanos. A biosfera só pode existir a partir da combinação das demais esferas acima mencionadas. A Terra está em constante equilíbrio com as suas esferas, assim é possível que o planeta seja habitado por seres vivos.

Adaptado de: https://escolakids.uol.com.br/sistema-terrestre.htm

https://brasilescola.uol.com.br/o-planeta-terra.ht

ETAPA 2: O Professor pode sugerir um vídeo sobre “As esferas da terra que esta disponível no link:   https://www.youtube.com/watch?v=DeLSV9mvSow  . Em seguida promover um momento de discusão e questionamento a respeito do vídeo.

                                                                                  2ªAula

 

ETAPA 1: Após a sondagem e discussão dos conteúdos já trabalhados. Solicitar aos alunos uma atividade de revisão para melhor investigar os conhecimentos adquiridos com a revisão.

EXERCITAR O CONHECIMENTO RESPONDENDO A ATIVIDADE DE REVISÃO

 

1.      A Biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas montanhas (cerca de 10.000 m de altura) até o fundo do mar (cerca de 10.000 m de profundidade) […]. Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são fatores diretamente relacionados à vida. (Adaptado de Impa). Marque com um ( x) a alternativa correta.

As três principais camadas que compõem a Biosfera são:

a)      Biosfera

b)      Litosfera

c)      Hidrosfera

d)      Atmosfera

2. São camadas existentes no planeta, a hidrosfera, atmosfera e litosfera Juntas elas formam a biosfera.Diante de cada umas das camadas citadas analise as seguintes afirmações:

I. Litosfera também chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida do nosso planeta, sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de relevo.

II. Hidrosfera  é a camada de água da Terra, sendo composta pelos rios, lagos, oceanos e mares, além da umidade presente e que também influencia o clima.

III. Atmosfera  é a camada superficial sólida do nosso planeta.

Estão corretas, apenas:

a)      I e II.

b)      II E III.

c)      II.

d)      I, II e III.

3.      A estrutura da atmosfera, pode ser subdividida em camadas de acordo com suas características. Considerando o contexto a camada mais próxima da superfície terrestre é chamada de?

Assinale a afirmativa .

a)      Troposfera

b)      Estratosfera

c)      Mesosfera

d)      Termosfera

4. De acordo com o texto acima, que você fez a leitura, por que é necessário manter o equilíbrio entre as quatro esferas da Terra? ______________________________________________________________________________________________________ .

5. O que é biosfera?______________________________________________________________________________________ .

ETAPA 2: Correção, momento de tirar possíveis dúvidas e socialização.

 

                                                                                  3ªAula

ETAPA 1: Continuando a revisão, pedir aos alunos que acesse o link: https://youtu.be/O0COEOIuPZw do vídeo “Relevo Terrestre”, é importante o professor sondar os alunos o nível de conhecimento dos memos a respeito do relevo terrestre.

 

ETAPA 2: Para aprofundar e perceber o nível de conhecimento do aluno sobre o conteúdo revisado, solicitar uma atividade de revisão.

 

                                                                   ATIVIDADE DE REVISÃO

1) Como se chamam as maiores elevações da superfície terrestre? R: ______________________________________________________________________________________________________

2) Como se chamam as superfícies planas, baixas e normalmente extensas?

R: ____________________________________________________________________________________________________

3) Como se chamam as superfícies irregulares, mais elevadas que as terras vizinhas?

R: ____________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________

4) Como se chama o conjunto de montanhas? R: ______________________________________________________________________________________________________

5) O que é maior o morro ou a montanha? R: ______________________________________________________________________________________________________

6) Quais ações da natureza provocam modificação no relevo? R: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                                      4ªAula

ETAPA 1: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida faça a correção da atividade anterior. E orientar os alunos a rever as páginas ( 117 a 127) do capítulo -10 sobre  “O CICLO DA ÁGUA E O DO SOLO”. Fazer um bate papo com os alunos sobre o que fora lido, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.

                                                                                      5ªAula

ETAPA 1: Após sondar os níveis de conhecimento sobre o ciclo da água e o do solo orientar a fazer a atividade de revisão que esta disponível na apostila proposta.

ETAPA 2: Continuação da atividade de revisão orientando os alunos a responder com muita atenção, assim aprofundando conhecimento adquirido na revisão.

                                                                                      6ªAula

ETAPA 1: Correção da atividade de revisão sobre “O ciclo da água e do solo e socialização.

 

RECURSOS: ( 72 a 80, 102 a 113 E 117 a 127)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (Questões elaboradas)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

Araribá Mais Geografia, Capítulo-6, página 72 a 80.

Araribá Mais Geografia, Capítulo-9, página 102 a 113.

www.yutube.com Tempo e Clima /Ensino Fundamental/ Canal Futura

www.yutube.com Conhecendo a Vegetação/ prof. Rebeca Oliveira.

                                                                                                       Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário