6º ANO IV - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:Sustentabilidade no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 Subtema: A importância da sustentabilidade para o planeta.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Relações entre os componentes físicos-naturais.

 

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                          Período: 24/05/2021  a  05/06/2021                                Nº de Aulas: 6

                            HABILIDADES

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade.

(EF06GE03IT) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade da Mesorregião do Sul Baiano e Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de Itamaraju.

                 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

Construir argumentos com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

                   COMPETÊNCIAS GERAIS

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                               1ªAula

 

1 e 2 ETAPA :Nesta aula fazer um levantamento prévio e sondagem sobre e “A deriva continental  e as placas tectônicas”  contido na apostila, da sequêcia anterior. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto no link: https://www.youtube.com/watch?v=P3FhtxeDaz4  em seguida pedi que responda a atividade complementar.

 

 Leitura do texto e baseado no responder as questões:                                       

                                                                O BLOCO-DIAGRAMA

O bloco-diagrama é um recorte esquemático que reproduz parte da superfície terrestre em três dimensões. Esse tipo de representação mostra a paisagem em uma visão oblíqua segundo a posição do observador, dando a ideia de volume. De maneira geral, a interpretação de um bloco-diagrama é simples, pois não exige o conhecimento de convenções cartográficas ou a consulta a uma legenda. Por meio de blocos-diagramas, é possível criar esquemas explicativos da dinâmica interna do planeta ou de processos como a formação das montanhas. Sua elaboração pode ser feita respeitando as proporções reais ou com exageros verticais para destacar as formas representadas. No exemplo desta página, as proporções reais não são respeitadas. Desenhar manualmente uma paisagem exige muita habilidade. Hoje, contudo, há programas de computador especializados que produzem blocos-diagramas digitais com base em informações obtidas de satélites.

                                                    

1- Quais informações sobre a estrutura representada podemos extrair desse  bloco- diagrama. Essas - Brainly.com.br

                 Fonte: PRESS, F. et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 57. Representação artística para fins didáticos, sem escala.

 1 . Quais informações sobre a estrutura representada podemos extrair desse bloco- -diagrama? Essas informações estariam visíveis em um mapa?

 2.  Que fenômeno esse bloco-diagrama representa? Explique-o e indique suas possíveis consequências.

 3. Quais são as vantagens do uso dos blocos-diagramas para representar determinada porção do espaço?

 4. Se você elaborasse um bloco-diagrama da região do seu município, quais elementos você representaria?                                                                                              

                                                                              2ªAula                     

 

ETAPA 1:Inicia a  aula com um bom dia e chamada, em seguida fazer um levantamento prévio e sondagem sobre o assunto abordado na aula anterior. Sugerir a leitura do texto proposto.

Leitura do texto abaixo com bastante atenção:

                     Vulcões

Vulcões são estruturas geológicas constituídas de massa de rocha fundida, devido às altas temperaturas em seu interior. Basicamente representam uma abertura na superfície terrestre capaz de expelir material magmático gases vindos do interior do planeta.

As erupções vulcânicas podem causar bastante destruição, especialmente quando sua área é habitada. Nem toda região do planeta há vulcões, e sua formação e distribuição estão relacionadas à existência das placas tectônicas. Visualmente os vulcões assemelham-se a montanhas, podendo até ser confundidos, especialmente quando se encontram inativos. Contudo, são estruturas diferentes desde a sua formação até a sua composição. Os vulcões podem ser localizados tanto nos continentes quanto nos oceanose o estudo dessas estruturas é bastante relevante para compreender os eventos ocorridos no interior da Terra.

 

 

 

 

Os vulcões, apesar de suas várias formas, possuem uma estrutura comum.

Os vulcões, formados principalmente por silicatos que se misturam com vapor d'água e gás, possuem uma estrutura que se liga a uma câmara subterrânea profunda. Basicamente, os vulcões são constituídos de:

Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera Classificação quanto a sua atividade:

→ Ativo: apresenta atividade, ou seja, demonstra sinais de instabilidade.

→ Dormente: não está em atividade, contudo, pode ser que, em um dado momento, volte a apresentar sinais de instabilidade.

→ Extinto: possivelmente não apresentará sinais de atividade.

                                                                              Terremotos

Os terremotos são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre, provocando, em alguns casos, destruições e mortes. Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.

Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (originando uma zona de convergência). Nas zonas de convergência pode ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de

energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto. O local onde há o encontro entre as placas tectônicas é chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da superfície acima do hipocentro. As consequências podem ser sentidas a quilômetros de distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão (hipocentro) e da magnitude do terremoto.

Demonstração do hipocentro (foco) e do epicentro de um terremoto

A magnitude é a quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada Escala Richter. A intensidade é a consequência causada pela ação do sismo, a destruição provocada por esse fenômeno. A escala mais utilizada para se classificar a intensidade é a de Mercalli.

Entre os efeitos de um terremoto de grande magnitude em áreas povoadas estão a destruição da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.), além de mortes. Os sismos nos oceanos provocam a formação de ondas gigantes (tsunamis). Essas ondas podem atingir as áreas continentais, gerando grande destruição.

Milhares de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo assim, os terremotos são pouco percebidos na superfície terrestre. O Japão, localizado em uma zona muito sísmica, é atingido por centenas de terremotos por dia.

Os lugares mais atingidos por terremotos são os territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as nações que estão nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, entre outras.

*Créditos da imagem: Prometheus72 shutterstock                                                                                                                           Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

ETAPA 2: Após a leitura do texto pedir aos alunos para fazer a atividade proposta na apostila.

ATIVIDADE

1.      Basicamente, os vulcões são constituídos de: Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera. Quanto a sua atividade, os vulcões podem ser classificados em três tipos, quais são eles?

2.      O que são terremotos?

3.      Os eventos naturais podem se tornar problemas sociais. Sobre os terremotos, responda às questões abaixo.

a) Como seus efeitos podem ser minimizados?

b) Todas as sociedades têm condições de tomar medidas para reduzir os danos causados por abalos sísmicos? Justifique sua resposta.

4. Observe a fotografia a seguir. Depois,responda às questões.                                                             

a)      Qual é o fenômeno retratado?

       b) Como se forma esse fenômeno?

       c) Esse tipo de fenômeno pode ser evitado? Por quê?

                                                                                      3ªAula                   

ETAPA 1: Esta aula esta estruturada em 2 etapa,para cada aula uma etapa, sabendo que cada turma tem uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender , estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas,lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

Texto para leitura:

A litosfera

   A litosfera é a parte rígida da esfera terrestre, compreendendo a crosta e a parte mais externa do manto. Sua origem está associada ao processo de formação da Terra. Inicialmente, o planeta era muito quente e gasoso, mas, com seu resfriamento ao longo de milhões de anos, a camada mais superficial se solidificou. A crosta é constituída de duas partes com diferentes espessuras, constituições rochosas e formas: a crosta continental, que é a estrutura terrestre mais superficial, composta de camadas de rochas que configuram os continentes e as zonas de baixa profundidade nas costas, e a crosta oceânica, que é a do fundo dos oceanos, mais fina se comparada à crosta continental. Esse conjunto das partes sólidas da Terra é formado por diversos tipos de rocha. Em sua superfície e em seu interior existem vários tipos de minerais, que são explorados pelos seres humanos no desenvolvimento das atividades econômicas e, por isso, são chamados de recursos minerais (como a areia, utilizada na construção civil, e o petróleo, óleo natural do qual é possível produzir gasolina, nafta, asfalto, querosene, solventes etc.).

  A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra. O ar, por sua vez, é uma mistura de gases, constituída de 78% de gás nitrogênio, 21% de gás oxigênio, 0,03% de gás carbônico e o restante de outros gases. Outros planetas do Sistema Solar também possuem atmosfera, mas com características diferentes das da atmosfera terrestre. Ao longo da evolução da Terra, a atmosfera passou por modificações que possibilitaram o desenvolvimento e a proliferação da vida. Entre elas, estão a redução de gases venenosos aos seres vivos, como o cloro, e a formação de uma camada de gás ozônio, que protege a superfície terrestre da radiação ultravioleta emitida pelo Sol. A atmosfera também regula a temperatura da superfície terrestre: ela retém parte do calor proveniente do Sol, mantendo a temperatura ideal para o desenvolvimento dos seres vivos.

  A hidrosfera é o conjunto das águas do planeta damos o nome de hidrosfera. Ela é formada pelas águas subterrâneas, pela água existente na atmosfera, pelas geleiras e pelas águas de oceanos, mares, rios e lagos. Devido às condições de temperatura na superfície terrestre, a água em estado líquido é encontrada em abundância. Sem água, não haveria vida: além de fazer parte da composição dos corpos dos seres vivos, ela é o ambiente de desenvolvimento e reprodução de muitos deles. Os seres humanos utilizam a água para satisfazer diversas necessidades. A água que bebemos é proveniente de rios e reservatórios subterrâneos. Oceanos, mares e rios muitas vezes servem como via de transporte de pessoas e de mercadorias.

   A biosfera é o resultado da interconexão entre a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera. Observe a ilustração. A biosfera é a menor das esferas, formada pelos seres vivos e pelos elementos que propiciam as condições necessárias para o desenvolvimento da vida (solo, ar, água etc.)

 

ETAPA 2: Após fazer a leitura do texto ou asistir o video e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do assunto abordado. Em seguida pedi para fazer a atividade proposta.

ATIVIDADE

1.      Em seu caderno, relacione os ambientes terrestres identificados no quadro a suas definições.

a) (  ) Trata-se da porção mais rígida do planeta, constituída por crosta e parte superior do manto.

b) (  ) É resultado da interligação de todos os outros ambientes e é nela que os seres vivos se desenvolvem.

 c) (   ) Contém os gases necessários para o desenvolvimento da vida.

 d) (   ) É formada por geleiras, oceanos, mares, rios, lagos, águas subterrâneas, vapor d’água, água retida nos seres vivos.

I.Biosfera                 II. Atmosfera

III. Hidrosfera         IV. Litosfera

2.      Escolha dois ambientes da Terra presentes na fotografia abaixo e cite exemplos de atividades humanas relacionadas a eles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.      A crosta terrestre é constituída de duas partes com diferentes espessuras, contituições rochosase formas; a crosta continental, que é a estrutura terrestre mais superficial,e a crota oceânica, que à do fundo dos oceanos, mais fina se comparada á crosta continental. A crosta terrestre também é chamada de :

A)    Biosfera               b) Litosfera                     c) Mesosfera          d) Troposfera      e) endosfera

                                                                                      4ªAula                    

ETAPA 1: Nessa aula solicitar aos alunos assistir um vídeo “Oque é Litosfera, Hidrosfera e Atmosfera” que esta disponivel no link: https://youtu.be/tfabqh-kSUg .

ETAPA 2:Após assistir o vídeo e anotar informações, fazer um bate papomcom os alunos sobre as informações do assunto abordado. Em seguida peça aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo, o que mais o chamou atenção.

                                                                                   5ªAula

ETAPA 1: Nessa aula relacionado ao subtema: A importância da sustentabilidade para o planeta. Peça aos alunos para acessar o link: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/falando-de-sustentabilidade/noticia/2019/01/07/lixo-domestico-problema-global.ghtml  e fazer uma reflexão sobre “Lixo Domiciliar”. O lixo domiciliar ,doméstico ou residencial é todo tipo de resíduo gerado pelos habitantes das residências, que podem ser materiais orgânicos( as embalagens, os vidros, os papeis).Lixo é todo material descartado pelo ser humano. Após assistir o vídeo e anotar informações, fazer um bate papomcom os alunos sobre as informações do assunto abordado.

 ETAPA 2: Fazer atividade.

 

                                                                                 5ªAula

ETAPA 1 e 2: Continuação da aula anterior com levantamentos prévios e a leitura de um texto.

                                                                                  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário