SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA:Sustentabilidade
no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e
para a vida!” Subtema: A importância da
sustentabilidade para o planeta. |
Unidade Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do
Conhecimento: Relações
entre os componentes físicos-naturais. |
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Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 6° Período:
24/05/2021 a 05/06/2021 Nº
de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE03) Descrever os
movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o
tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a
dinâmica social e econômica no campo e na cidade.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. Construir argumentos
com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de
vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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6:Construir argumentos
com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de
vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula). 1ªAula
1 e 2 ETAPA :Nesta
aula fazer um levantamento prévio
e sondagem sobre e
“A deriva continental e as placas tectônicas” contido na apostila, da sequêcia
anterior. Se
preferir inicie a aula com o vídeo proposto no link: https://www.youtube.com/watch?v=P3FhtxeDaz4 em seguida pedi que responda a atividade
complementar. Leitura do texto e baseado no responder as
questões: O
BLOCO-DIAGRAMA O
bloco-diagrama é um recorte esquemático que reproduz parte da superfície
terrestre em três dimensões. Esse tipo de representação mostra a paisagem em
uma visão oblíqua segundo a posição do observador, dando a ideia de volume.
De maneira geral, a interpretação de um bloco-diagrama é simples, pois não
exige o conhecimento de convenções cartográficas ou a consulta a uma legenda.
Por meio de blocos-diagramas, é possível criar esquemas explicativos da
dinâmica interna do planeta ou de processos como a formação das montanhas.
Sua elaboração pode ser feita respeitando as proporções reais ou com exageros
verticais para destacar as formas representadas. No exemplo desta página, as
proporções reais não são respeitadas. Desenhar manualmente uma paisagem exige
muita habilidade. Hoje, contudo, há programas de computador especializados
que produzem blocos-diagramas digitais com base em informações obtidas de
satélites. Fonte: PRESS, F. et al. Para
entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 57. Representação
artística para fins didáticos, sem escala. 1 . Quais informações sobre a estrutura
representada podemos extrair desse bloco- -diagrama? Essas informações
estariam visíveis em um mapa? 2.
Que fenômeno esse bloco-diagrama representa? Explique-o e indique suas
possíveis consequências. 3. Quais são as vantagens do uso dos
blocos-diagramas para representar determinada porção do espaço? 4. Se você elaborasse um bloco-diagrama da
região do seu município, quais elementos você representaria?
2ªAula ETAPA 1:Inicia a aula com um bom dia e chamada, em seguida
fazer um levantamento prévio e
sondagem sobre o
assunto abordado na aula anterior. Sugerir a leitura do texto proposto. Leitura do texto abaixo
com bastante atenção:
Vulcões Vulcões são estruturas geológicas constituídas de massa de
rocha fundida, devido às altas temperaturas em seu interior. Basicamente
representam uma abertura na superfície terrestre capaz de expelir material
magmático e gases vindos do interior do planeta. As erupções vulcânicas podem causar bastante destruição,
especialmente quando sua área é habitada. Nem toda região do planeta há
vulcões, e sua formação e distribuição estão relacionadas à existência
das placas tectônicas. Visualmente os vulcões assemelham-se a montanhas, podendo até ser confundidos, especialmente quando se
encontram inativos. Contudo, são estruturas diferentes desde a sua formação
até a sua composição. Os vulcões podem ser localizados tanto nos continentes quanto nos oceanos, e o estudo dessas estruturas é bastante relevante para
compreender os eventos ocorridos no interior da Terra. Os
vulcões, apesar de suas várias formas, possuem uma estrutura comum. Os vulcões, formados principalmente por silicatos que
se misturam com vapor d'água e gás, possuem uma estrutura que se liga a uma
câmara subterrânea profunda. Basicamente, os vulcões são constituídos de: Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera
Classificação quanto a sua atividade: → Ativo: apresenta
atividade, ou seja, demonstra sinais de instabilidade. → Dormente: não está
em atividade, contudo, pode ser que, em um dado momento, volte a apresentar
sinais de instabilidade. → Extinto:
possivelmente não apresentará sinais de atividade.
Terremotos Os terremotos
são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre, provocando, em
alguns casos, destruições e mortes. Terremotos, também chamados de abalos
sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse
fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica,
falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas
tectônicas. Conforme a teoria
da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa
fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas
litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em
constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar
(originando uma zona de convergência). Nas zonas de convergência pode
ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a
subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses
fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma
de ondas sísmicas, caracterizando
o terremoto. O local onde há o encontro entre as placas tectônicas é chamado
de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da superfície
acima do hipocentro. As consequências podem ser sentidas a quilômetros de
distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão
(hipocentro) e da magnitude do terremoto. Demonstração do hipocentro (foco) e do epicentro de um
terremoto A magnitude é a
quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de
uma escala denominada Escala Richter. A intensidade é a consequência causada
pela ação do sismo, a destruição provocada por esse fenômeno. A escala mais
utilizada para se classificar a intensidade é a de Mercalli. Entre
os efeitos de um terremoto de grande magnitude em áreas povoadas estão a
destruição da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.), além de
mortes. Os sismos nos oceanos
provocam a formação de ondas gigantes (tsunamis).
Essas ondas podem atingir as áreas continentais, gerando grande destruição. Milhares
de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta
baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo assim, os terremotos
são pouco percebidos na superfície terrestre. O Japão, localizado em uma zona
muito sísmica, é atingido por centenas de terremotos por dia. Os lugares mais atingidos por terremotos são os
territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os
países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as nações que estão
nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua
Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, entre outras. *Créditos da imagem: Prometheus72 / shutterstock
Por Wagner de Cerqueira
e Francisco Graduado em Geografia ETAPA 2:
Após a leitura do texto pedir aos alunos para fazer a atividade proposta na
apostila. ATIVIDADE 1. Basicamente, os vulcões são constituídos de: Câmara
magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera. Quanto a sua atividade, os vulcões podem ser classificados em três tipos,
quais são eles? 2. O que são terremotos? 3. Os eventos naturais
podem se tornar problemas sociais. Sobre os terremotos, responda às questões
abaixo. a) Como seus efeitos podem ser
minimizados? b) Todas as sociedades têm
condições de tomar medidas para reduzir os danos causados por abalos
sísmicos? Justifique sua resposta. 4. Observe
a fotografia a seguir. Depois,responda
às questões.
a)
Qual
é o fenômeno retratado? b) Como se forma esse fenômeno? c) Esse tipo de fenômeno pode ser
evitado? Por quê?
3ªAula
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