|                                                          SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA | |||
| TEMA:Sustentabilidade
  no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e
  para a vida!”  Subtema: A importância da
  sustentabilidade para o planeta. | Unidade Temática: O
  sujeito e o seu lugar no mundo Objetos do
  Conhecimento: Relações
  entre os componentes físicos-naturais. | ||
| Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
  e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
  recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
  também pode ser uma prática
  humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. | |||
| Ano: 6°                          Período:
  24/05/2021  a  05/06/2021                                Nº
  de Aulas: 6 | |||
|                             HABILIDADES | |||
| (EF06GE03) Descrever os
  movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o
  tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a
  dinâmica social e econômica no campo e na cidade. 
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|                  COMPETÊNCIA ESPECÍFICA | |||
| 2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas
  do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
  para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
  natureza ao longo da história. Construir argumentos
  com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de
  vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à
  biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. | |||
|                    COMPETÊNCIAS GERAIS | |||
| 6:Construir argumentos
  com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de
  vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer
  natureza. 7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito
  ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
  propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
  éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. | |||
|            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS | |||
| Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
  capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
  permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
  com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
  tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
  quanto no futuro, para o sucesso profissional. | |||
|  | |||
|                                                         
  ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA | |||
| OBS: Professores, essa
  sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
  vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
  ,ficando mais facil  a avaliação de
  desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas. Informações para os alunos .  Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
  - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
  falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
  necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
  outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –  Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
  dúvidas sobre a aula).                                                                1ªAula
      1 e 2 ETAPA :Nesta
  aula fazer um levantamento prévio
  e sondagem sobre e
  “A deriva continental  e as placas tectônicas”  contido na apostila, da sequêcia
  anterior. Se
  preferir inicie a aula com o vídeo proposto no link: https://www.youtube.com/watch?v=P3FhtxeDaz4  em seguida pedi que responda a atividade
  complementar.   Leitura do texto e baseado no responder as
  questões:                                                                                                        O
  BLOCO-DIAGRAMA  O
  bloco-diagrama é um recorte esquemático que reproduz parte da superfície
  terrestre em três dimensões. Esse tipo de representação mostra a paisagem em
  uma visão oblíqua segundo a posição do observador, dando a ideia de volume.
  De maneira geral, a interpretação de um bloco-diagrama é simples, pois não
  exige o conhecimento de convenções cartográficas ou a consulta a uma legenda.
  Por meio de blocos-diagramas, é possível criar esquemas explicativos da
  dinâmica interna do planeta ou de processos como a formação das montanhas.
  Sua elaboração pode ser feita respeitando as proporções reais ou com exageros
  verticais para destacar as formas representadas. No exemplo desta página, as
  proporções reais não são respeitadas. Desenhar manualmente uma paisagem exige
  muita habilidade. Hoje, contudo, há programas de computador especializados
  que produzem blocos-diagramas digitais com base em informações obtidas de
  satélites.                                                      
                  Fonte: PRESS, F. et al. Para
  entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 57. Representação
  artística para fins didáticos, sem escala.  1 . Quais informações sobre a estrutura
  representada podemos extrair desse bloco- -diagrama? Essas informações
  estariam visíveis em um mapa?   2. 
  Que fenômeno esse bloco-diagrama representa? Explique-o e indique suas
  possíveis consequências.   3. Quais são as vantagens do uso dos
  blocos-diagramas para representar determinada porção do espaço?  4. Se você elaborasse um bloco-diagrama da
  região do seu município, quais elementos você representaria?                                                                                                                       
                                                       2ªAula                         ETAPA 1:Inicia a  aula com um bom dia e chamada, em seguida
  fazer um levantamento prévio e
  sondagem sobre o
  assunto abordado na aula anterior. Sugerir a leitura do texto proposto. Leitura do texto abaixo
  com bastante atenção:                     
  Vulcões Vulcões são estruturas geológicas constituídas de massa de
  rocha fundida, devido às altas temperaturas em seu interior. Basicamente
  representam uma abertura na superfície terrestre capaz de expelir material
  magmático e gases vindos do interior do planeta. As erupções vulcânicas podem causar bastante destruição,
  especialmente quando sua área é habitada. Nem toda região do planeta há
  vulcões, e sua formação e distribuição estão relacionadas à existência
  das placas tectônicas. Visualmente os vulcões assemelham-se a montanhas, podendo até ser confundidos, especialmente quando se
  encontram inativos. Contudo, são estruturas diferentes desde a sua formação
  até a sua composição. Os vulcões podem ser localizados tanto nos continentes quanto nos oceanos, e o estudo dessas estruturas é bastante relevante para
  compreender os eventos ocorridos no interior da Terra. 
 Os vulcões, formados principalmente por silicatos que
  se misturam com vapor d'água e gás, possuem uma estrutura que se liga a uma
  câmara subterrânea profunda. Basicamente, os vulcões são constituídos de: Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera
  Classificação quanto a sua atividade: → Ativo: apresenta
  atividade, ou seja, demonstra sinais de instabilidade. → Dormente: não está
  em atividade, contudo, pode ser que, em um dado momento, volte a apresentar
  sinais de instabilidade. → Extinto:
  possivelmente não apresentará sinais de atividade.                                                                              
  Terremotos Os terremotos
  são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre, provocando, em
  alguns casos, destruições e mortes. Terremotos, também chamados de abalos
  sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse
  fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica,
  falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas
  tectônicas. Conforme a teoria
  da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa
  fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas
  litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em
  constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar
  (originando uma zona de convergência). Nas zonas de convergência pode
  ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a
  subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses
  fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma
  de ondas sísmicas, caracterizando
  o terremoto. O local onde há o encontro entre as placas tectônicas é chamado
  de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da superfície
  acima do hipocentro. As consequências podem ser sentidas a quilômetros de
  distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão
  (hipocentro) e da magnitude do terremoto. Demonstração do hipocentro (foco) e do epicentro de um
  terremoto A magnitude é a
  quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de
  uma escala denominada Escala Richter. A intensidade é a consequência causada
  pela ação do sismo, a destruição provocada por esse fenômeno. A escala mais
  utilizada para se classificar a intensidade é a de Mercalli. Entre
  os efeitos de um terremoto de grande magnitude em áreas povoadas estão a
  destruição da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.), além de
  mortes. Os sismos nos oceanos
  provocam a formação de ondas gigantes (tsunamis).
  Essas ondas podem atingir as áreas continentais, gerando grande destruição. Milhares
  de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta
  baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo assim, os terremotos
  são pouco percebidos na superfície terrestre. O Japão, localizado em uma zona
  muito sísmica, é atingido por centenas de terremotos por dia. Os lugares mais atingidos por terremotos são os
  territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os
  países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as nações que estão
  nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua
  Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, entre outras. *Créditos da imagem: Prometheus72 / shutterstock                                                                                                                 
           Por Wagner de Cerqueira
  e Francisco Graduado em Geografia ETAPA 2:
  Após a leitura do texto pedir aos alunos para fazer a atividade proposta na
  apostila. ATIVIDADE 1.      Basicamente, os vulcões são constituídos de: Câmara
  magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera. Quanto a sua atividade, os vulcões podem ser classificados em três tipos,
  quais são eles? 2.      O que são terremotos? 3.      Os eventos naturais
  podem se tornar problemas sociais. Sobre os terremotos, responda às questões
  abaixo.  a) Como seus efeitos podem ser
  minimizados?  b) Todas as sociedades têm
  condições de tomar medidas para reduzir os danos causados por abalos
  sísmicos? Justifique sua resposta. 4. Observe
  a fotografia a seguir. Depois,responda
  às questões.                                                             
   
 a)     
  Qual
  é o fenômeno retratado?        b) Como se forma esse fenômeno?        c) Esse tipo de fenômeno pode ser
  evitado? Por quê?                                                   
                                     3ªAula                     
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