SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: As competências
socioemocionais em tempos de pandemia Subtema: As
emoções e afetos na geografia |
Unidade Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos
do Conhecimento: Identidade socioculturais. Transformação das
paisagens naturais e antrópicas. |
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Objetivo geral: Promover um momento
de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das
diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer o espaço
geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e
espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos
fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação
homem- natureza. |
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Ano: 6° Período:
17/05/2021 a 22/05/2021 Nº
de Aulas: 3 |
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HABILIDADES |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva 6:Construir argumentos
com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de
vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula). 1ªAula
e 2ªAula ( Revisão) ETAPA 1:Nesta aula fazer um levantamento prévio e sondagem sobre
“ O trabalho e a transformação
do espaço geográfico”,
“Orientação e localização no espaço
geografico” e “Caracteristicas
gerais do planeta Terra” contido na apostila, da sequêcia anterior, em
seguida pedi que responda a atividade complementar.
Atividade Complementar 1.
É
por meio do trabalho que as pessoas modificam a natureza e constroem o espaço
geográfico. Podemos afirmar que, com o trabalho humano, o espaço geográfico
está em constante mudança, ou seja, em contínua transformação e movimento. Observe nas fotografias que o resultado do
trabalho humano ficou impresso nas paisagens: tanto nas lavouras quanto os
monumentos esculpidos na pedra compõem paisagens diferentes uma da outra. A) B) a)
Escreva
duas caracteristicas que aparecem na paisagem da fotografia (B) e que
diferencia da paisagem da fotografia (A)?______________________________________________________________________________________ b)
Observe
novamente a fotografia (A). Que tipo de paisagem
foi retratada? _____________________________________________________________ 2. Pinte, com as cores indicadas na
legenda, as zonas climáticas da Terra. Pinte, também, os retângulos da
legenda. · Zona
tropical, localizada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio; · Zonas
temperadas: — temperada do Norte, localizada entre o
trópico de Câncer e o círculo polar Ártico; —
temperada do Sul, situada entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar
Antártico; · Zona
polar Ártica, localizada ao norte do círculo polar Ártico; · Zona
polar Antártica, localizada ao sul do círculo polar Antártico. A) C)D)
B)
3. Considerando que cada imagem
acima representa o globo terrestre e que cada linha traçada representa as
linhas paralelas
latitudinais e longitudinais. Responda a que hemisfério representa cada
letra: A:
hemisfério: ____________ B: hemisfério: ____________ C:
hemisfério: ____________ D: hemisfério:_____________ 4.
Responda
a cruzadinha: 1.
A
principal consequêcia do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das
noites. Em determinado momento, enquanto em uma face do planeta é dia, pois
está sendo iluminado pelo Sol na face oposta é noite.Diante deste contexto quais
os movimentos mais impotantes da
terra? 2.
Internamente,
a terra é formada por três camadas principais. Assinale a alternativa
correta: a) Camada intermediária,
situada entre a crosta terrestre e o
núcleo, divide-se em duas partes sendo assim como é chamado essa camada. ( ) núcleo
( ) crosta terreste ( ) manto b) Ele é composto
principalmente de ferro e níquel e apresenta tempereturas muito elevadas: ( ) manto ( ) núcleo ( ) níquel
ETAPA 3: Correção da atividade
complementar e socialização.
3ªAula ETAPA 1:Nesta aula, o aluno terá a
oportunidade de aprender sobre “A deriva
continental e as placas tectônicas”. Os conteúdos abordados
nesta aula podem ser explorados intensamente e ampliados, já que despertam a
curiosidade e a atenção dos estudantes. A
deriva continental e as placas
tectônicas Nas diferentes
paisagens que compõem o mundo em que vivemos, podemos observar grandes
cadeias de montanhas e também vulcões. O surgimento deles é associado aos
processos de tectonismo e de vulcanismo. Para compreender esses processos,
vamos imaginar que a crosta terrestre é dividida em diversos pedaços que se
encaixam como peças de um grande quebra- -cabeça. Cada “peça” desse
quebra-cabeça é chamada de placa tectônica. As placas se deslocam sobre o
manto, movendo-se lentamente como se estivessem em uma esteira rolante, ora
se aproximando, ora se afastando uma da outra.
Para compreender esses processos, vamos
imaginar que a crosta terrestre é dividida em diversos pedaços que se
encaixam como peças de um grande quebra- -cabeça. Cada “peça” desse
quebra-cabeça é chamada de placa tectônica. As placas se deslocam sobre o
manto, movendo-se lentamente como se estivessem em uma esteira rolante, ora
se aproximando, ora se afastando uma da outra. COMO SE FORMARAM OS
CONTINENTES DA TERRA No início do século XX, o cientista alemão
Alfred Wegener desenvolveu uma teoria chamada deriva continental, que
originou os estudos sobre os movimentos das placas tectônicas. Segundo essa
teoria, os continentes atuais são originários de um único e gigantesco
continente que existiu há centenas de milhões de anos, denominado Pangeia.
Wegener chegou a essa conclusão depois de observar, por exemplo, que a costa
leste da América do Sul parecia se encaixar na costa oeste do continente
africano. Além disso, alguns fósseis de animais e vegetais que viveram na
mesma época, há milhões de anos, foram encontrados tanto na América quanto na
África e em outros continentes. Há cerca de 230 milhões de anos, o continente
Pangeia teria começado a se dividir em dois grandes blocos: Laurásia e
Gondwana. Esses blocos também teriam se afastado lentamente um do outro e se
fragmentado. Esse processo, de milhões de anos, teria dado origem aos atuais
continentes. No final da década de 1960, a ciência propôs a teoria das placas
tectônicas para explicar os movimentos dos continentes. AS PLACAS TECTÔNICAS EM
MOVIMENTO A litosfera (ou crosta terrestre) é composta
de materiais rochosos, denominados placas tectônicas. Essas placas flutuam
sobre o material do manto e movem-se muito lentamente, cerca de alguns
centímetros por ano, ora se aproximando, ora se afastando uma da outra. Esse
movimento é causado pelas correntes de convecção, por meio das quais os
materiais mais quentes do manto sobem para perto da base da litosfera. Ao
chegar, eles perdem calor e descem, dando lugar aos materiais mais quentes
que estão subindo. As correntes causam o deslocamento das placas, como
podemos observar na ilustração ao lado. Fonte: PRESS, F. et al.
Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 39. Representação artística
para fins didáticos, sem escala. Os limites entre as placas tectônicas em
movimento podem ser convergentes (as placas se chocam e há colisão),
divergentes (as placas se separam e se afastam) ou transformantes (as placas
atritam ao lado uma da outra). Esses movimentos contribuem para a modificação
contínua da superfície terrestre. Veja no mapa abaixo as principais placas
tectônicas e a direção de seus deslocamentos. ETAPA 1: Orientar o aluno a fazer a atividade proposta para melhor
compreensão do assunto.
ATIVIDADE Baseado no texto acima responda: 1.
Quem
foi Alfred Wegener e o que ele desenvolveu no inicio do século XX? 2.
O
que é pangeia? 3.
Como
é composta a litosfera( ou crosta terrestre)? 4.
Como
as placas tectonicas são movidas? 5.
Os
limites entre as placas tectônicas em movimentos contribuem para a
modificação contínua da superfície terrestre. Esses movimentos podem ser? Que
Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
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