6º ANO - III SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As competências socioemocionais em tempos de pandemia

Subtema: As emoções e afetos na geografia

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Identidade socioculturais. Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 6°                          Período: 17/05/2021  a  22/05/2021                                Nº de Aulas: 3

                            HABILIDADES

 

EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes temos.

EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

EF06E06:Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo cobertura vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

                 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

                   COMPETÊNCIAS GERAIS

 1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                               1ªAula e 2ªAula ( Revisão)

 

ETAPA 1:Nesta aula fazer um levantamento prévio e sondagem sobre “ O trabalho e a transformação do espaço geográfico”, “Orientação e localização no espaço geografico” e  Caracteristicas gerais do planeta Terra”  contido na apostila, da sequêcia anterior, em seguida pedi que responda a atividade complementar.                                                             

                                                                 

 

                                                                    Atividade Complementar

 

1.      É por meio do trabalho que as pessoas modificam a natureza e constroem o espaço geográfico. Podemos afirmar que, com o trabalho humano, o espaço geográfico está em constante mudança, ou seja, em contínua transformação e movimento.   Observe nas fotografias que o resultado do trabalho humano ficou impresso nas paisagens: tanto nas

lavouras quanto os monumentos esculpidos na pedra compõem paisagens diferentes uma da outra.

A)                                                                                                      B)

       

a)      Escreva duas caracteristicas que aparecem na paisagem da fotografia (B) e que diferencia da paisagem da fotografia (A)?______________________________________________________________________________________

b)      Observe novamente  a fotografia (A).

Que tipo de paisagem foi retratada? _____________________________________________________________

    2. Pinte, com as cores indicadas na legenda, as zonas climáticas da Terra. Pinte, também, os retângulos da legenda.

·         Zona tropical, localizada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio;

·         Zonas temperadas:    — temperada do Norte, localizada entre o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico;

                                               — temperada do Sul, situada entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico;

·         Zona polar Ártica, localizada ao norte do círculo polar Ártico;

·         Zona polar Antártica, localizada ao sul do círculo polar Antártico.

                                                                           A)

C)https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhE1yjRdo0b0uGu0Hzh33LuZW_OIdW6GH981t6fHD7PvwpubFzRPtpq8tDgak_1jYSJjOVzCHyhLDNvzdWm5X_GL5d51lvgRSUgaIfTu_wmE5MCeaHmiT7iBygmzJ3WYL8m-JzYbHow_Z1p/s1600/zonas_climaticas2.GIFD)                         

                                                                                       B)                                     

 

   3. Considerando que cada imagem acima representa o globo terrestre e que cada linha traçada representa as linhas

paralelas latitudinais e longitudinais. Responda a que hemisfério representa cada letra:

A: hemisfério: ____________ B: hemisfério: ____________

C: hemisfério: ____________ D: hemisfério:_____________

4.      Responda a cruzadinha:

   https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCXCDRsmbxP_iV-Gmx2zwDaMfWOXLJ0LCXiq9Fnvhli2VGT2nhe0-Re5NszWp_qYLbIAkeC3Xs0Ygba8c6vGwpnxypVlkLbJMGp_GGFFNn1TWCaVU3Jtq3bkWyA8JIZfAuL8D1MfpcGxw/s640/ZONAS+T%25C3%2589RMICAS+OK.PNG                                          

 

1.      A principal consequêcia do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Em determinado momento, enquanto em uma face do planeta é dia, pois está sendo iluminado pelo Sol na face oposta é noite.Diante deste contexto quais os movimentos  mais impotantes da terra?

 

2.      Internamente, a terra é formada por três camadas principais. Assinale a alternativa correta:

a)      Camada intermediária, situada entre a crosta terrestre   e o núcleo, divide-se em duas partes sendo assim como é chamado essa camada.

(  ) núcleo   

(  ) crosta terreste

(  ) manto                                            

b)      Ele é composto principalmente de ferro e níquel e apresenta tempereturas muito elevadas:

(  ) manto

(  ) núcleo

(  ) níquel          

ETAPA 3: Correção da atividade complementar e socialização.

                                                                          

 

  

                                                                           

 

                                                 3ªAula                     

 

ETAPA 1:Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de aprender sobre “A deriva continental  e as placas tectônicas”. Os conteúdos abordados nesta aula podem ser explorados intensamente e ampliados, já que despertam a curiosidade e a atenção dos estudantes.

                                      A deriva continental  e as placas tectônicas

      Nas diferentes paisagens que compõem o mundo em que vivemos, podemos observar grandes cadeias de montanhas e também vulcões. O surgimento deles é associado aos processos de tectonismo e de vulcanismo. Para compreender esses processos, vamos imaginar que a crosta terrestre é dividida em diversos pedaços que se encaixam como peças de um grande quebra- -cabeça. Cada “peça” desse quebra-cabeça é chamada de placa tectônica. As placas se deslocam sobre o manto, movendo-se lentamente como se estivessem em uma esteira rolante, ora se aproximando, ora se afastando uma da outra.   Para compreender esses processos, vamos imaginar que a crosta terrestre é dividida em diversos pedaços que se encaixam como peças de um grande quebra- -cabeça. Cada “peça” desse quebra-cabeça é chamada de placa tectônica. As placas se deslocam sobre o manto, movendo-se lentamente como se estivessem em uma esteira rolante, ora se aproximando, ora se afastando uma da outra.

                                   COMO SE FORMARAM OS CONTINENTES DA TERRA        

                  

  No início do século XX, o cientista alemão Alfred Wegener desenvolveu uma teoria chamada deriva continental, que originou os estudos sobre os movimentos das placas tectônicas. Segundo essa teoria, os continentes atuais são originários de um único e gigantesco continente que existiu há centenas de milhões de anos, denominado Pangeia. Wegener chegou a essa conclusão depois de observar, por exemplo, que a costa leste da América do Sul parecia se encaixar na costa oeste do continente africano. Além disso, alguns fósseis de animais e vegetais que viveram na mesma época, há milhões de anos, foram encontrados tanto na América quanto na África e em outros continentes. Há cerca de 230 milhões de anos, o continente Pangeia teria começado a se dividir em dois grandes blocos: Laurásia e Gondwana. Esses blocos também teriam se afastado lentamente um do outro e se fragmentado. Esse processo, de milhões de anos, teria dado origem aos atuais continentes. No final da década de 1960, a ciência propôs a teoria das placas tectônicas para explicar os movimentos dos continentes.

     

 

 

                AS PLACAS TECTÔNICAS EM MOVIMENTO

 A litosfera (ou crosta terrestre) é composta de materiais rochosos, denominados placas tectônicas. Essas placas flutuam sobre o material do manto e movem-se muito lentamente, cerca de alguns centímetros por ano, ora se aproximando, ora se afastando uma da outra. Esse movimento é causado pelas correntes de convecção, por meio das quais os materiais mais quentes do manto sobem para perto da base da litosfera. Ao chegar, eles perdem calor e descem, dando lugar aos materiais mais quentes que estão subindo. As correntes causam o deslocamento das placas, como podemos observar na ilustração ao lado.

Fonte: PRESS, F. et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 39.

Representação artística para fins didáticos, sem escala.

  Os limites entre as placas tectônicas em movimento podem ser convergentes (as placas se chocam e há colisão), divergentes (as placas se separam e se afastam) ou transformantes (as placas atritam ao lado uma da outra). Esses movimentos contribuem para a modificação contínua da superfície terrestre. Veja no mapa abaixo as principais placas tectônicas e a direção de seus deslocamentos.

   

          ETAPA 1:  Orientar o aluno a fazer a atividade proposta para melhor compreensão do assunto.                                                                       

                                 ATIVIDADE

Baseado no texto acima responda:

1.       Quem foi Alfred Wegener e o que ele desenvolveu no inicio do século XX?

2.       O que é pangeia?

3.       Como é composta a litosfera( ou crosta terrestre)?

4.       Como as placas tectonicas são movidas?

5.       Os limites entre as placas tectônicas em movimentos contribuem para a modificação contínua da superfície terrestre. Esses movimentos podem ser?

 

                                                                                             Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...                                                                        

 

 

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