6º ANO - II SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As competências socioemocionais em tempos de pandemia

Subtema: Amabilidade para aprender Geografia

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos do Conhecimento: Identidade socioculturais. Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 6°                          Período: 26/04/2021  a  14/05/2021                                Nº de Aulas: 9

                            HABILIDADES

 

EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes temos.

EF06GE05: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

EF06E06:Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo cobertura vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

                 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

                   COMPETÊNCIAS GERAIS

 1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

 

 

 

 

                                                             

 

 

                                                                   1ªAula

 

ETAPA 1: Levantamento prévio a partir da leitura do texto “ O trabalho e a transformação do espaço geográfico”, contido na apostila, em seguida pedi que resolvam as questões sobre o texto.

 

                                            O trabalho e a transformação do espaço geográfico

   O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas. É por meio do trabalho que as pessoas modificam a natureza e constroem o espaço geográfico. Podemos afirmar que, com o trabalho humano, o espaço geográfico está em constante mudança, ou seja, em contínua transformação e movimento. Isso fica claro quando observamos com atenção a paisagem do lugar onde moramos e percebemos as transformações ao longo do tempo: casas ou edifícios sendo construídos ou reformados, novos pontos comerciais, derrubada da vegetação e novos cultivos, por exemplo.

        

   Observe nas fotografias que o resultado do trabalho humano ficou impresso nas paisagens: tanto nas lavouras quanto os monumentos esculpidos na pedra compõem paisagens diferentes uma da outra.

                             O TRABALHO, AS ATIVIDADES ECONÔMICAS E AS PAISAGENS

Os seres humanos trabalham para garantir a satisfação de suas necessidades básicas (alimentação, moradia, vestuário e transporte) e assegurar a existência, produzindo grande quantidade e variedade de produtos, assim como para procurar ampliar seu acesso a bens  materiais e culturais.  

  Você já parou para pensar em quantas pessoas trabalharam na construção do prédio onde fica sua escola? Ou quantas pessoas trabalharam no plantio, na colheita, no transporte e na comercialização das frutas que você consome? Os produtos que

consumimos e os lugares que frequentamos no nosso dia a dia são o resultado do trabalho de muitas pessoas em diferentes locais.

 

 

                                                              As atividades econômicas

 As principais atividades econômicas da sociedade são o extrativismo, a indústria, a agropecuária, o comércio e a prestação de serviços. Muitas paisagens se diferenciam de acordo com a presença ou não dessas atividades. Há paisagens onde as atividades extrativistas são predominantes. A paisagem do centro de algumas cidades se caracteriza pela grande quantidade de comércio e de pessoas circulando nas ruas. Isso ocorre porque o comércio é a atividade mais importante nesses locais. Já nas áreas rurais, a paisagem pode ser marcada pela presença de máquinas e pessoas trabalhando na lavoura ou no trato de animais.

 

ETAPA 2: Após a leitura do texto trabalhado na aula anterior, solicitar aos alunos a fazer a atividade complemetar.

 

                                     Atividade Complementar

1.        O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas. Diante deste contexto o que as pessoas modificam, por meio do trabalho?

2.      O espaço geográfico é composto por “formas visíveis” e “formas invisíveis”. Assinale a alternativa que contenha apenas “formas invisíveis” do espaço geográfico.

a)      Rodovias e legislação.

b)      Hidrelétricas e praias.

c)      Fluxos de comunicação e fluxo de informação.

d)      Fábricas e fluxo de informação.

 

3.      No poema “Canto à minha cidade”, Adélia Prado demonstra as transformações que ocorreram em Divinópolis, sua cidade natal. Leia o poema e observe a fotografia da cidade de Divinópolis (MG) nos dias atuais. Depois, responda às questões.

Canto à minha cidade

 

Minha cidade hoje é grande,

mas começou pequenina.                                         

Não tinha prédios, nem fábricas,

 não possuía oficinas.

O seu nome é Divinópolis,

 seu apelido é princesa,  

seu povo é trabalhador,

o trabalho é a sua riqueza.

As nossas siderurgias

furam o céu de chaminés

e esta é a melhor paisagem                                                                           

 da terra de Candidé [...].

 

PRADO, Adélia. In: MARQUES, Y. L. (Org.).

 

a) Identifique as transformações ocorridas na cidade de Divinópolis.

b) Qual é a atividade econômica retratada no poema? Aponte o verso que justifica sua resposta.

c) Com base no exemplo dado pelo poema, podemos afirmar que o espaço geográfico está sempre em transformação? Por quê? Qual é o agente transformador do espaço geográfico?

 

ETAPA 3: Correção da atividade complementar e socialização.

                                                                          2ªAula

 

ETAPA 1: Esta aula esta estruturada em 3 etapa, para cada aula uma etapa, sabendo que cada turma tem uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

                          

                        USINAS HIDRELÉTRICAS E AS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM

 

   A construção de uma hidrelétrica muitas vezes afeta não somente as condições naturais da região, como também o modo de vida dos povos que ali habitam. A seguir, conheça o exemplo da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Construída no rio Xingu, no estado do Pará, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte era, no ano de 2018, a maior usina nacional do Brasil e a terceira maior do mundo. Ela tem a capacidade de gerar energia para 60 milhões de pessoas, o equivalente a 40% do consumo residencial de todo o país. Apesar de sua importância em termos energéticos, sua construção foi bastante controversa. Leia os trechos das reportagens e observe as fotografias. [...] O Brasil está prestes a ver mais um reservatório de usina hidrelétrica ocupar espaços que antes eram destinados a múltiplos usos. A história se repete, com nuances de diferenças e muitas similaridades. A hidroeletricidade é apontada como uma das energias ambientalmente mais limpas do planeta, no entanto, não se pode dizer o mesmo de seus impactos sociais. A hidrelétrica de Belo Monte está instalada em uma das regiões de maior sociobiodiversidade do Brasil, muito próxima ao Parque Indígena do Xingu e de Altamira, cidade que sempre foi um portal para a Amazônia [...].

          

...] “Viver hoje do Rio Xingu é impossível, não tenho chance nenhuma. As pessoas viviam bem e hoje vegetam, não é vida digna”, comenta Raimunda Gomes da Silva ao passar pelos pedrais da Volta Grande, após o barramento do rio. Quase um ano após o fechamento das comportas para a criação do lago artificial que vai gerar a energia da hidrelétrica de Belo Monte, as populações indígenas e ribeirinhas sentem e denunciam os impactos em seus modos de vida: dificuldade em navegar por trechos do rio, desaparecimento de locais de pesca tradicionais, aumento de pragas, diminuição e morte de peixes. [...]

                                                                            BELO Monte, o que fizeram de nós? Instituto Socioambiental, set. 2016.

                                                                            Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2017.

 

   ETAPA 2: Assistir com os alunos o vídeo “Bacia do Xingú”, que estão disponível no link: https://www.youtu.be/0J2nkFWqPoU.

  Uma boa reflexão sobre a construção de uma hidrelétrica que  muitas vezes afeta não somente as condições naturais da região, como também o modo de vida dos povos que ali habitam.

 Em seguida  e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relenates a respeito do vídeo.

Sugestão pedir aos alunos que façam uma produção de texto.

   ETAPA 3: Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.

Professor, aproveite o momento para solicitar a atividade complementar.

                                             

 ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Observando a imagem

1.       Observando as fotografias, a construção da barragem causou que tipo de transformação nas paisagens naturais?

2.       Além das transformações nas paisagens naturais, qual foi a outra transformação observada após a construção da barragem? Explique.

3.        Podemos dizer que algumas transformações na pai sagem podem alterar a identidade de  um lugar?

 

                                                                            AULA 3º:

 

Etapa 1: Levantamento de Conhecimentos Prévios a parti da leitura do texto Orientação e Localização no Espaço Geográfico, fazer uma breve discussão sobre o texto, em seguida levantar seguintes questões: O que você entende sobre o assunto abordado?

 

     

 

                                   ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRAFICO

  Quando você sai de seu bairro para outra cidade, não deve se preocupar apenas com a distância entre esses lugares ou com o tempo que vai gastar para percorrê-la. É preciso também observar qual a direção a ser tomada, pois é a partir do lugar onde você está que poderá localizar o lugar para onde vai.

Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação.

Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.

Orientação pelo Sol e pela Lua

Há muito tempo as pessoas utilizam os astros para se orientar, sendo o Sol o mais empregado.

O Sol é a estrela mais próxima da Terra, nosso planeta. É a energia do Sol que ilumina e aquece a Terra. Sem o Sol, seria impossível a vida em nosso planeta.

Para você se orientar pelo Sol, precisa saber onde ele aparece ou desaparece todos os dias.

A direção em que o Sol aparece todos os dias chama-se leste ou este, ou nascente ou oriente.

A direção em que o Sol desaparece todos os dias chama-se oeste ou poente ou ocidente.

Sabendo onde estão o leste e o oeste, você pode olhar as direções que faltam: sul e norte.

É importante destacar que o Sol não nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano. Existe uma pequena variação, de acordo com as estações do ano (como no inverno e no verão).

 

4.      Estenda ou estique o braço direito na direção leste.

5.      Estenda ou estique o braço esquerdo na direção oeste.

6.      Às suas costas estará o sul.

7.      À sua frente estará o norte.

Para nos orientarmos pela Lua, procedemos da mesma maneira, pois a Lua também nasce a leste e se põe a oeste.

                                                                                           Orientação pelo Cruzeiro do Sul

    O Cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas principais com o formato de uma cruz. A estrela que se encontra na extremidade inferior da cruz é a Estrela de Magalhães e indica o sul, por meio do qual se podem encontrar os outros pontos cardeais.

 

 

 

Orientação pela bússola

A bússola é um meio de orientação muito utilizado.

Ela é um instrumento com formato de relógio, possuindo uma rosa dos ventos no interior e uma agulha imantada, no lugar dos ponteiros, que aponta sempre para o norte.

Rosa dos ventos

Quando você estiver localizando os elementos de sua escola, ou de outro ambiente qualquer, talvez sinta alguma dificuldade em apontar a direção exata de alguns deles. Como resolver essa dificuldade?

Por meio dos pontos colaterais. Eles também são quatro e estão situados entre os pontos cardeais.

Veja:

São pontos colaterais:

O nordeste (NE), entre o norte e o leste;

O sudeste (SE), entre o sul e o leste;

O sudoeste (SO), entre o sul e o oeste.

O noroeste (NO), entre o norte e o oeste.

 Os pontos cardeais e os pontos colaterais são as mais importantes direções da rosa dos ventos.

 Ao procurar uma direção, você deve sempre se imaginar no centro da rosa dos ventos.

 Os pontos cardeais

 Pontos cardeais são pontos principais ou pontos fundamentais. Eles são os mais importantes pontos de orientação.

 Os pontos cardeais nos permitem dar uma ordem ao espaço terrestre. Este espaço pode ser bem pequeno, como o seu quarto, sua casa ou sua escola. Mas também pode ser grande como a sua cidade.

 Pode ser um espaço maior, como a região em que se encontram sua cidade e todas as cidades vizinhas, bem como todo o seu Estado ou nosso país. E maior ainda, como um continente ou todos os continentes juntos e mais os oceanos, isto é, como o planeta Terra.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

 

Etapa 2: Faça um levantamento prévio do assunto abordado no texto da aula passada. Em seguida pedir que façam a atividade proposta na apostila.

Atividade

     Etapa 3:  Nessa aula depois deuma breve reflexão sobre a aula anterior , correção da atividade e socializacão.

                                                                            AULA 4º:

Etapa 1:  Leitura do texto e solicitar atividade complementar.

              REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Croqui

Desenho esquemático ou esboço, à mão livre, dos principais elementos de uma paisagem. Em geral, o esboço é chamado de croqui cartográfico quando apresenta o espaço visto de cima, em visão vertical.

Planta

Representação plana e bem detalhada de uma máquina, de um imóvel ou de parte da superfície da Terra; por exemplo, um bairro.

Carta

 Representação do espaço geográfico visto de cima. Trata-se de uma representação plana de uma porção pouco extensa da superfície terrestre, com detalhamento mediano dos aspectos naturais e artificiais presentes nessa área.

Mapa

Representação do espaço geográfico visto de cima. Trata-se de uma representação plana e reduzida dos aspectos naturais e artificiais de toda a superfície terrestre (planisfério ou mapa-múndi) ou de uma superfície definida por uma unidade político-administrativa (país, estado etc.) ou por uma divisão temática (bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental etc.).

Bloco-diagrama

Representação em três dimensões (comprimento, largura e altura) de parte da superfície da Terra, com seus aspectos naturais e artificiais.

Maquete

Modelo em miniatura de uma construção civil ou de parte restrita da superfície da Terra, representando seus aspectos naturais e artificiais.

Etapa 2:  

ATIVIDADE COMPLEMETAR

Baseado no texto responda:

 1.Define :

a) Mapa:

b) Croqui:

c)Planta:

   4 . Sobre as maquetes, responda.

a) O que são?

b) Como são representados seus elementos?

c) Quais são seus principais usos?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Qual ponto cardeal é determinado pelo nascer do Sol? Descreva como podemos identificar os pontos cardeais com base na observação do Sol.

2.Observe o mapa abaixo e responda.

 a) Por que os paralelos e os meridianos são chamados de linhas imaginárias? Como é feita a distribuição dessas linhas pelo globo?

 b) Por que o meridiano de Greenwich é considerado uma referência geográfica?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 3:  Correção da atividade complementar e socialização.

 

 

                                                                    AULA 5º:

Etapa 1:Nesta aula depois de um bom dia e chamada , e levantamento prévio da aula anterior ,propor ao aluno usar sua criatividade e confeccionar uma maquete. O professor pode ainda sugerir que escolha será de um lugar onde o aluno mais gosta ou já gostou muito de ficar .Em seguida produzir um texto relatando o porque escolheu esse lugar?

Etapa 2: Apresentação do trabalho do aluno em seguida deixar espaço durante a aula para comentarios e socialização do trabalho..

 

                                                                  AULA 6º:

Etapa 1: Fazer a leitura do testo e em seguida responder a atividade.

 

 Leitura do texto:       

 

                                                                ESCALA

Criado em 1981, o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense tem 95% de seus 1 350 km2 em áreas alagáveis. Encravado no chamado Complexo do Pantanal, o parque abriga paisagens diversificadas, como campos e florestas. Observe a representação desse parque nos mapas A e B. Note que o mapa A traz detalhes da região do parque que não estão visíveis no mapa B. Isso se explica pela escala dos mapas, que estudamos na página anterior.

        Como calcular as distâncias usando a escala do mapa

 Para saber a distância real, em linha reta, entre dois locais, você só precisa medir a distância entre eles no mapa, em centímetros. Utilize uma régua. Depois, observe na indicação da escala a correspondência, no terreno, de cada centímetro do mapa. Por exemplo, meça a distância entre o Parque Nacional do Pantanal Mato- -Grossense e o Parque Nacional das Emas, em Goiás (mapa B). Você obterá 2 cm, aproximadamente. A escala do mapa é 1:25 000 000, ou seja, 1 cm no mapa é igual a 25 000 000 cm no terreno, ou 25 km. Logo, a distância entre os parques é de 50 000 000 cm (25 000 000 # 2), que corresponde a 520 km.

  Etapa 2:             

Atividade baseado no texto acima.

1 .Qual dos mapas desta seção tem a maior escala? E qual tem a menor escala? Explique sua resposta.

 2. Cite dois detalhes que você consegue perceber no mapa de escala maior.

3 .Com base no mapa B, calcule a distância aproximada entre:

a) as capitais Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT);

 b) Brasília e o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

 

 

 

                                                                AULA 7º:

Etapa 1: Nesta aula são trabalhados conceitos e temas necessários à compreensão de fenômenos terrestres, como a localização do planeta no Sistema Solar, sua forma, a irregularidade de sua superfície, a inclinação de seu eixo, a existência das zonas climáticas e das estações do ano. O conceito de tempo geológico é importante para explicar a origem do planeta e do Universo a partir da teoria científica do Big Bang.

 Solicite aos alunos a leitura do texto “A Terra” e em seguida responder a atividade proposta.

 

Leitura do texto:

 

 

Você já se perguntou o porquê de a Terra possuir uma forma arredondada?  Esquema ilustrativo sobre a formação da Terra

 

 

  

                                                                           A   TERRA

De acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Porém, não se trata de uma medição totalmente precisa, pois a margem de erro dessa datação é estimada em 10%. Várias vezes, anteriormente, a idade da Terra foi recalculada à medida que novas evidências eram encontradas e as técnicas melhoradas. O que se via é que, a cada medição feita, a Terra era mais velha do que se imaginava.

O método utilizado para calcular a idade da Terra é a datação dos átomos de Urânio, que se transformam em átomos de chumbo, liberando radiação. Com isso, após certo tempo, que é chamado de meia-vida, resta apenas metade desse urânio. Dessa forma, calculando a quantidade restante de urânio nas rochas mais antigas do planeta, é possível precisar a sua idade.

O interessante é observar que essa datação não é realizada sobre as formações rochosas oriundas da própria Terra, e sim a partir de fragmentos de meteoritos que caíram sobre o nosso planeta. Isso porque as rochas da Terra estão em constante transformação, através do ciclo das rochas, o que dificulta a precisão da medição de suas idades.

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De acordo com essa medição e considerando os sucessivos períodos que marcaram as eras geológicas, podemos considerar que a história da humanidade é muito pequena em relação à história da Terra. Por esse motivo, costuma-se distinguir o tempo histórico do tempo geológico. O primeiro é sempre medido na escala dos milhares, e o segundo, na escala dos milhões e bilhões.

Para se ter uma ideia dessa diferença, se reduzirmos a história da Terra em 24 horas, os primeiros Homo Sapiens teriam surgido às 23 horas, 59 minutos e 57 segundos. A história do homem, portanto, seria de meros 3 segundos.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

  Etapa 2: Após a leitura do texto e compreensão do assunto abordado, solicitar aos alunos a atividade proposta.

 ATIVIDADE

Respondendo as questões relacionada com o texto:

1.      De acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente quantos anos?

2.      Qual o método utilizado para calcular a idade da Terra?

3.      De acordo com a medição e considerando os sucessivos períodos que marcaram as eras geológicas, podemos considerar que a história da humanidade é muito pequena em relação à história da Terra. Por esse motivo, costuma-se distinguir o tempo histórico do tempo geológico:

a)    Tempo histórico-

              b) Tempo geológico-

 

 

Etapa 3: Correção da atividade proposta na aula anterior e socialização.

                                                                              

                                                                                    AULA 8º:               

Etapa 1:Assistir um vídeo sobre “Movimento da terra : rotação e translação”que esta disponível link: https://youtu.be/0HAvPghTLxY 

ETAPA 2: Solicite que os alunos produzam um resumo sobre o vídeo  e envie ao professor. Em seguida solicitar atividade complementar.

Atividade complementar

1.Por que a superfície da Terra é iluminada e aquecida de forma desigual pela energia solar?

2 .Explique o fenômeno conhecido como movimento aparente do Sol.

3.O que é movimento de rotação?

4. Como é chamado o movimento que a terra realiza en torno do sol.

                                                                                AULA 9º:      

Etapa 1: Leitura compartilhada do texto abaixo sobre a Estrutura da Terra.

Vamos fazer a leitura do texto e responder a atividade complementar:

                                                  A estrutura interna do planeta Terra

A estrutura interna da Terra, isto é, toda a composição do planeta formada pela superfície e tudo o que abaixo dela se encontra, é formada por várias formas, temperaturas, aspectos e composições químicas. Para um melhor entendimento sobre como está estruturado o planeta, elaborou-se uma classificação que deu origem ao que hoje compreendemos por camadas da Terra. Ao todo, o planeta apresenta três principais camadas e duas descontinuidades, que são as estruturas encontradas entre uma camada e outra. Confira o esquema a seguir: A primeira camada da Terra é a Crosta terrestre. É a menor das estruturas do planeta, mas é a mais importante para as atividades humanas. Ela é fundamentalmente composta por rochas leves, tendo como minerais predominantes o silício, o alumínio e o magnésio. Nas zonas continentais, apresenta uma variação de 20 a 70 km de espessura, medidas que diminuem nas zonas oceânicas, onde a variação é de 5 a 15 km. Abaixo da crosta terrestre encontra-se a Descontinuidade de Mohorovicic ou simplesmente Moho. Nela, as variações sísmicas costumam ser mais rápidas e mais fluidas em relação à sua composição externa. A segunda camada da Terra é o Manto. Este apresenta profundidades que vão dos 30 km abaixo da superfície até 2900 km, além de temperaturas internas que chegam a alcançar os 2.000ºC, o que propicia o derretimento das rochas, transformando-as em magma. No manto interno, o material é mais líquido, haja vista que as temperaturas são maiores; já no manto externo o material magmático é mais pastoso. Logo abaixo do manto encontra-se outra descontinuidade, a de Wiechert-Gutenberg, também conhecida somente como descontinuidade de Gutenberg. Ela encontra-se totalmente em estado líquido e apresenta temperaturas maiores que as do manto. A terceira e última das camadas da Terra é o Núcleo. Não se sabe exatamente qual é a sua composição, mas há fortes indícios de que ele seja formado por uma liga de ferro e níquel, que também deve envolver outro elemento químico ainda desconhecido. O núcleo externo encontra-se no estado líquido e o núcleo interno é sólido em virtude da influência da pressão interna do planeta sobre ele. Atualmente, sabe-se que o núcleo interno da Terra gira a uma velocidade maior do que o próprio movimento de rotação do planeta. Isso porque, como o núcleo externo é líquido, o núcleo interno fica imerso nessa verdadeira “câmara” de magma derretido, que o isola das camadas restantes. O fato de ele girar em grandes velocidades indica que o planeta também girava mais rápido em tempos remotos.

Por Rodolfo Alves Pena /Graduado em Geografia

 Etapa 2: Peça ainda que os alunos acessem o link https://youtu.be/JeMtki6SwPI, para assistir o vídeo “Estrutura da Terra” nele vão compreeder como se divide o interior do planeta.

Após assistri o vídeo solicitar um resumo do que conseguiram entender do vídeo.

 Etapa 3: Nesta aula propor aos alunos a atividade complementar .

Atividade baseada no texto acima:

01) O que é estrutura interna da Terra?

 02) Quais as camadas da estrutura interna da Terra?

03) Dê as principais características de cada camada da Terra?

04) Em qual camada da Terra vivem os seres humanos?

 

 05) Quais são as descontinuidades da estrutura interna da Terra?                                                               

6.Quais são as camadas da estrutura interna da Terra? Descreva as principais características de cada uma delas.

 

 

                                                                                     Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...                                                                        

 

 

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