SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: As competências socioemocionais em tempos de pandemia Subtema: “Amabilidade para aprender Geografia” |
Unidade Temática: O
sujeito e o seu lugar no mundo Objetos
do Conhecimento: Identidade socioculturais. Transformação das
paisagens naturais e antrópicas. |
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Objetivo
geral: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer
o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos
e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos
fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação
homem- natureza. |
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Ano: 6° Período: 26/04/2021 a 14/05/2021 Nº
de Aulas: 9 |
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HABILIDADES |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os conhecimentos geográficos para
entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito
de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar e utilizar os conhecimentos
historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital
para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a
construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7:Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas
e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e
alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).
1ªAula
ETAPA 1: Levantamento prévio a partir da
leitura do texto “ O trabalho e a
transformação do espaço geográfico”, contido na apostila, em seguida pedi que
resolvam as questões sobre o texto. O trabalho
e a transformação do espaço geográfico O trabalho humano transforma o espaço
geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das
pessoas. É por meio do trabalho que as pessoas modificam a natureza e
constroem o espaço geográfico. Podemos afirmar que, com o trabalho humano, o
espaço geográfico está em constante mudança, ou seja, em contínua
transformação e movimento. Isso fica claro quando observamos com atenção a paisagem
do lugar onde moramos e percebemos as transformações ao longo do tempo: casas
ou edifícios sendo construídos ou reformados, novos pontos comerciais,
derrubada da vegetação e novos cultivos, por exemplo. Observe nas fotografias que o resultado do
trabalho humano ficou impresso nas paisagens: tanto nas lavouras quanto os
monumentos esculpidos na pedra compõem paisagens diferentes uma da outra. O TRABALHO, AS
ATIVIDADES ECONÔMICAS E AS PAISAGENS Os
seres humanos trabalham para garantir a satisfação de suas necessidades
básicas (alimentação, moradia, vestuário e transporte) e assegurar a
existência, produzindo grande quantidade e variedade de produtos, assim como
para procurar ampliar seu acesso a bens materiais e culturais.
Você
já parou para pensar em quantas pessoas trabalharam na construção do prédio
onde fica sua escola? Ou quantas pessoas trabalharam no plantio, na colheita,
no transporte e na comercialização das frutas que você consome? Os produtos
que consumimos
e os lugares que frequentamos no nosso dia a dia são o resultado do trabalho
de muitas pessoas em diferentes locais.
As atividades econômicas As principais atividades econômicas da
sociedade são o extrativismo, a indústria, a agropecuária, o comércio e a
prestação de serviços. Muitas paisagens se diferenciam de acordo com a
presença ou não dessas atividades. Há paisagens onde as atividades
extrativistas são predominantes. A paisagem do centro de algumas cidades se
caracteriza pela grande quantidade de comércio e de pessoas circulando nas
ruas. Isso ocorre porque o comércio é a atividade mais importante nesses
locais. Já nas áreas rurais, a paisagem pode ser marcada pela presença de
máquinas e pessoas trabalhando na lavoura ou no trato de animais. ETAPA 2: Após a leitura do texto trabalhado
na aula anterior, solicitar aos alunos a fazer a atividade complemetar. Atividade
Complementar 1.
O trabalho humano transforma o espaço
geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das
pessoas. Diante deste contexto o que as pessoas modificam, por meio do
trabalho? 2.
O espaço geográfico é composto por “formas visíveis”
e “formas invisíveis”. Assinale a alternativa que contenha apenas “formas
invisíveis” do espaço geográfico. a)
Rodovias e legislação. b)
Hidrelétricas e praias. c)
Fluxos de comunicação e fluxo de informação. d)
Fábricas e fluxo de informação. 3.
No
poema “Canto à minha cidade”, Adélia Prado demonstra as transformações que
ocorreram em Divinópolis, sua cidade natal. Leia o poema e observe a
fotografia da cidade de Divinópolis (MG) nos dias atuais. Depois, responda às
questões. Canto
à minha cidade Minha
cidade hoje é grande, mas
começou pequenina. Não
tinha prédios, nem fábricas, não possuía oficinas. O
seu nome é Divinópolis, seu apelido é princesa, seu
povo é trabalhador, o
trabalho é a sua riqueza. As
nossas siderurgias furam
o céu de chaminés e
esta é a melhor paisagem
da terra de Candidé [...]. PRADO,
Adélia. In: MARQUES, Y. L. (Org.). a)
Identifique as transformações ocorridas na cidade de Divinópolis. b)
Qual é a atividade econômica retratada no poema? Aponte o verso que justifica
sua resposta. c)
Com base no exemplo dado pelo poema, podemos afirmar que o espaço geográfico
está sempre em transformação? Por quê? Qual é o agente transformador do
espaço geográfico? ETAPA 3: Correção da atividade
complementar e socialização.
2ªAula ETAPA 1: Esta aula esta estruturada em 3
etapa, para cada aula uma etapa, sabendo que cada turma tem uma realidade,
uma dinâmica e um tempo para aprender, estes fatores são determinantes para a
realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que
os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos. USINAS HIDRELÉTRICAS E AS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM A construção de uma hidrelétrica muitas
vezes afeta não somente as condições naturais da região, como também o modo
de vida dos povos que ali habitam. A seguir, conheça o exemplo da Usina
Hidrelétrica de Belo Monte. Construída no rio Xingu, no estado do Pará, a
Usina Hidrelétrica de Belo Monte era, no ano de 2018, a maior usina nacional
do Brasil e a terceira maior do mundo. Ela tem a capacidade de gerar energia
para 60 milhões de pessoas, o equivalente a 40% do consumo residencial de
todo o país. Apesar de sua importância em termos energéticos, sua construção
foi bastante controversa. Leia os trechos das reportagens e observe as
fotografias. [...] O Brasil está prestes a ver mais um reservatório de usina
hidrelétrica ocupar espaços que antes eram destinados a múltiplos usos. A
história se repete, com nuances de diferenças e muitas similaridades. A
hidroeletricidade é apontada como uma das energias ambientalmente mais limpas
do planeta, no entanto, não se pode dizer o mesmo de seus impactos sociais. A
hidrelétrica de Belo Monte está instalada em uma das regiões de maior
sociobiodiversidade do Brasil, muito próxima ao Parque Indígena do Xingu e de
Altamira, cidade que sempre foi um portal para a Amazônia [...]. ...]
“Viver hoje do Rio Xingu é impossível, não tenho chance nenhuma. As pessoas
viviam bem e hoje vegetam, não é vida digna”, comenta Raimunda Gomes da Silva
ao passar pelos pedrais da Volta Grande, após o barramento do rio. Quase um
ano após o fechamento das comportas para a criação do lago artificial que vai
gerar a energia da hidrelétrica de Belo Monte, as populações indígenas e
ribeirinhas sentem e denunciam os impactos em seus modos de vida: dificuldade
em navegar por trechos do rio, desaparecimento de locais de pesca
tradicionais, aumento de pragas, diminuição e morte de peixes. [...]
BELO Monte, o que fizeram de
nós? Instituto Socioambiental, set. 2016.
Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2017. ETAPA 2: Assistir com os alunos o vídeo
“Bacia do Xingú”, que estão disponível no link: https://www.youtu.be/0J2nkFWqPoU. Uma
boa reflexão sobre a construção de uma hidrelétrica que muitas vezes afeta não somente as condições
naturais da região, como também o modo de vida dos povos que ali habitam. Em seguida e pedir que anotem no caderno as informações
que considerem mais relenates a respeito do vídeo. Sugestão
pedir aos alunos que façam uma produção de texto.
ETAPA 3: Após assistir o vídeo e anotar
as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a
respeito do vídeo, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas
levantadas. Professor, aproveite o momento
para solicitar a atividade complementar. ATIVIDADE
COMPLEMENTAR Observando a imagem 1.
Observando
as fotografias, a construção da barragem causou que tipo de transformação nas
paisagens naturais? 2.
Além
das transformações nas paisagens naturais, qual foi a outra transformação
observada após a construção da barragem? Explique. 3.
Podemos dizer que algumas transformações na
pai sagem podem alterar a identidade de
um lugar?
AULA 3º: Etapa 1: Levantamento
de Conhecimentos Prévios a parti da leitura do texto Orientação e Localização no Espaço Geográfico, fazer
uma breve discussão sobre o texto, em seguida levantar seguintes questões: O
que você entende sobre o assunto abordado? ORIENTAÇÃO
E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRAFICO Quando
você sai de seu bairro para outra cidade, não deve se preocupar apenas com a
distância entre esses lugares ou com o tempo que vai gastar para percorrê-la.
É preciso também observar qual a direção a ser tomada, pois é a partir do
lugar onde você está que poderá localizar o lugar para onde vai. Os meios de orientação são vários:
o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul),
a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso
conhecer os pontos cardeais, que são a base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são
quatro: norte, sul, leste e oeste. Orientação pelo Sol e pela Lua Há muito tempo as
pessoas utilizam os astros para se orientar, sendo o Sol o mais
empregado. O Sol é a
estrela mais próxima da Terra, nosso planeta. É a energia
do Sol que ilumina e aquece a Terra. Sem o Sol, seria
impossível a vida em nosso planeta. Para você se orientar
pelo Sol, precisa saber onde ele aparece ou desaparece todos os dias. A direção em que
o Sol aparece todos os dias chama-se leste ou este,
ou nascente ou oriente. A direção em que
o Sol desaparece todos os dias
chama-se oeste ou poente ou ocidente. Sabendo onde estão o
leste e o oeste, você pode olhar as direções que
faltam: sul e norte. É importante destacar
que o Sol não nasce exatamente no mesmo ponto todos os dias do ano. Existe
uma pequena variação, de acordo com as estações do ano (como no inverno e no
verão). 4. Estenda ou estique o braço direito na
direção leste. 5. Estenda ou estique o braço esquerdo na
direção oeste. 6. Às suas costas estará o sul. 7. À sua frente estará o norte. Para nos orientarmos
pela Lua, procedemos da mesma maneira, pois a Lua também nasce a leste e se
põe a oeste.
Orientação pelo
Cruzeiro do Sul O
Cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas principais com o
formato de uma cruz. A estrela que se encontra na extremidade inferior da
cruz é a Estrela de Magalhães e indica o sul, por meio do qual se
podem encontrar os outros pontos cardeais. Orientação pela
bússola A bússola é um meio de
orientação muito utilizado. Ela é um instrumento com formato de
relógio, possuindo uma rosa dos ventos no interior e uma agulha imantada, no
lugar dos ponteiros, que aponta sempre para o norte. Rosa dos ventos Quando você estiver
localizando os elementos de sua escola, ou de outro ambiente qualquer, talvez
sinta alguma dificuldade em apontar a direção exata de alguns deles. Como
resolver essa dificuldade? Por meio dos pontos
colaterais. Eles também são quatro e estão situados entre os pontos cardeais. Veja: São pontos colaterais: O nordeste (NE), entre o norte e o
leste; O sudeste (SE), entre o sul e o leste; O sudoeste (SO), entre o sul e o oeste. O noroeste (NO), entre o norte e o
oeste. Os pontos cardeais e os pontos colaterais
são as mais importantes direções da rosa dos ventos. Ao procurar uma direção, você deve sempre se
imaginar no centro da rosa dos ventos. Os pontos cardeais Pontos cardeais são pontos principais ou
pontos fundamentais. Eles são os mais importantes pontos de orientação. Os pontos cardeais nos permitem dar uma
ordem ao espaço terrestre. Este espaço pode ser bem pequeno, como o seu quarto,
sua casa ou sua escola. Mas também pode ser grande como a sua cidade. Pode ser um espaço maior, como a região em
que se encontram sua cidade e todas as cidades vizinhas, bem como todo o seu
Estado ou nosso país. E maior ainda, como um continente ou todos os
continentes juntos e mais os oceanos, isto é, como o planeta Terra. Por: Wilson
Teixeira Moutinho Etapa 2: Faça um levantamento prévio do
assunto abordado no texto da aula passada. Em seguida pedir que façam a
atividade proposta na apostila. Atividade Etapa 3: Nessa aula depois deuma breve reflexão sobre
a aula anterior , correção da atividade e socializacão.
AULA 4º: Etapa
1: Leitura do texto e solicitar atividade
complementar. REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO
GEOGRÁFICO Croqui Desenho
esquemático ou esboço, à mão livre, dos principais elementos de uma paisagem.
Em geral, o esboço é chamado de croqui cartográfico quando apresenta o espaço
visto de cima, em visão vertical. Planta Representação
plana e bem detalhada de uma máquina, de um imóvel ou de parte da superfície
da Terra; por exemplo, um bairro. Carta Representação do espaço geográfico visto de
cima. Trata-se de uma representação plana de uma porção pouco extensa da
superfície terrestre, com detalhamento mediano dos aspectos naturais e
artificiais presentes nessa área. Mapa Representação
do espaço geográfico visto de cima. Trata-se de uma representação plana e
reduzida dos aspectos naturais e artificiais de toda a superfície terrestre
(planisfério ou mapa-múndi) ou de uma superfície definida por uma unidade
político-administrativa (país, estado etc.) ou por uma divisão temática
(bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental etc.). Bloco-diagrama Representação
em três dimensões (comprimento, largura e altura) de parte da superfície da
Terra, com seus aspectos naturais e artificiais. Maquete Modelo
em miniatura de uma construção civil ou de parte restrita da superfície da
Terra, representando seus aspectos naturais e artificiais. Etapa
2: ATIVIDADE COMPLEMETAR Baseado
no texto responda: 1.Define : a) Mapa: b)
Croqui: c)Planta: 4 . Sobre
as maquetes, responda. a) O que
são? b) Como
são representados seus elementos? c) Quais
são seus principais usos? 1.
Qual ponto cardeal é determinado pelo nascer do Sol? Descreva como podemos
identificar os pontos cardeais com base na observação do Sol. 2.Observe
o mapa abaixo e responda. a) Por que os paralelos e os meridianos são
chamados de linhas imaginárias? Como é feita a distribuição dessas linhas
pelo globo? b) Por que o meridiano de Greenwich é
considerado uma referência geográfica? Etapa
3: Correção da atividade complementar e
socialização. AULA
5º: Etapa 1:Nesta aula depois de um bom dia e
chamada , e levantamento prévio da aula anterior ,propor ao aluno usar sua
criatividade e confeccionar uma maquete. O professor pode ainda sugerir que escolha
será de um lugar onde o aluno mais gosta ou já gostou muito de ficar .Em
seguida produzir um texto relatando o porque escolheu esse lugar? Etapa 2: Apresentação
do trabalho do aluno em seguida deixar espaço durante a aula para comentarios
e socialização do trabalho.. AULA 6º: Etapa 1: Fazer a leitura do testo e em
seguida responder a atividade. Leitura do texto:
ESCALA Criado
em 1981, o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense tem 95% de seus 1 350
km2 em áreas alagáveis. Encravado no chamado Complexo do Pantanal, o parque
abriga paisagens diversificadas, como campos e florestas. Observe a
representação desse parque nos mapas A
e B. Note que o mapa A traz detalhes da região do parque que não estão
visíveis no mapa B. Isso se explica pela escala dos mapas, que estudamos na
página anterior. Como
calcular as distâncias usando a escala do mapa Para saber a distância real, em linha reta,
entre dois locais, você só precisa medir a distância entre eles no mapa, em
centímetros. Utilize uma régua. Depois, observe na indicação da escala a
correspondência, no terreno, de cada centímetro do mapa. Por exemplo, meça a
distância entre o Parque Nacional do Pantanal Mato- -Grossense e o Parque
Nacional das Emas, em Goiás (mapa B).
Você obterá 2 cm, aproximadamente. A escala do mapa é 1:25 000 000, ou seja,
1 cm no mapa é igual a 25 000 000 cm no terreno, ou 25 km. Logo, a distância
entre os parques é de 50 000 000 cm (25 000 000 # 2), que corresponde a 520
km. Etapa 2: Atividade baseado no
texto acima. 1
.Qual dos mapas desta seção tem a maior escala? E qual tem a menor escala?
Explique sua resposta. 2. Cite dois detalhes que você consegue
perceber no mapa de escala maior. 3
.Com base no mapa B, calcule a distância aproximada entre: a)
as capitais Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT); b) Brasília e o Parque Nacional do Pantanal
Mato-Grossense. AULA 7º: Etapa 1: Nesta aula são trabalhados conceitos
e temas necessários à compreensão de fenômenos terrestres, como a localização
do planeta no Sistema Solar, sua forma, a irregularidade de sua superfície, a
inclinação de seu eixo, a existência das zonas climáticas e das estações do ano.
O conceito de tempo geológico é importante para explicar a origem do planeta
e do Universo a partir da teoria científica do Big Bang. Solicite aos alunos a leitura do texto “A
Terra” e em seguida responder a atividade proposta. Leitura do texto:
A
TERRA De acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado
geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de
anos. Porém, não se trata de uma medição totalmente precisa, pois a margem de
erro dessa datação é estimada em 10%. Várias vezes, anteriormente, a idade da
Terra foi recalculada à medida que novas evidências eram encontradas e as
técnicas melhoradas. O que se via é que, a cada medição feita, a Terra era
mais velha do que se imaginava. O método utilizado para calcular a idade da Terra é a datação
dos átomos de Urânio, que se transformam em átomos de chumbo, liberando
radiação. Com isso, após certo tempo, que é chamado de meia-vida, resta
apenas metade desse urânio. Dessa forma, calculando a quantidade restante de
urânio nas rochas mais antigas do planeta, é possível precisar a sua idade. O interessante é
observar que essa datação não é realizada sobre as formações rochosas oriundas
da própria Terra, e sim a partir de fragmentos de meteoritos que caíram sobre
o nosso planeta. Isso porque as rochas da Terra estão em constante
transformação, através do ciclo das rochas, o que dificulta a precisão da medição de
suas idades. Não pare agora... Tem
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medição e considerando os sucessivos períodos que marcaram as eras geológicas, podemos considerar que a história da
humanidade é muito pequena em relação à história da Terra. Por esse motivo,
costuma-se distinguir o tempo histórico do tempo
geológico. O primeiro é sempre medido na escala dos milhares, e o
segundo, na escala dos milhões e bilhões. Para se ter uma ideia
dessa diferença, se reduzirmos a história da Terra em 24 horas, os
primeiros Homo Sapiens teriam surgido às 23 horas, 59
minutos e 57 segundos. A história do homem, portanto, seria de meros 3
segundos. Etapa 2: Após
a leitura do texto e compreensão do assunto abordado, solicitar aos alunos a
atividade proposta. ATIVIDADE Respondendo as questões relacionada com o
texto: 1. De acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado
geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente quantos anos? 2.
Qual o método utilizado para calcular a idade
da Terra? 3.
De acordo com a medição e considerando os
sucessivos períodos que marcaram as eras geológicas,
podemos considerar que a história da humanidade é muito pequena em relação à
história da Terra. Por esse motivo, costuma-se distinguir o tempo
histórico do tempo geológico: a)
Tempo histórico- b)
Tempo geológico- Etapa 3: Correção da atividade proposta na
aula anterior e socialização.
AULA 8º: Etapa 1:Assistir
um vídeo sobre “Movimento da terra :
rotação e translação”que esta disponível link: https://youtu.be/0HAvPghTLxY ETAPA 2: Solicite
que os alunos produzam um resumo sobre o vídeo e envie ao professor. Em seguida solicitar
atividade complementar. Atividade
complementar 1.Por
que a superfície da Terra é iluminada e aquecida de forma desigual pela
energia solar? 2
.Explique o fenômeno conhecido como movimento aparente do Sol. 3.O que
é movimento de rotação? 4. Como
é chamado o movimento que a terra realiza en torno do sol.
AULA 9º: Etapa 1: Leitura
compartilhada do texto abaixo sobre a Estrutura da Terra. Vamos
fazer a leitura do texto e responder a atividade complementar:
A estrutura interna do planeta Terra A estrutura interna da Terra,
isto é, toda a composição do planeta formada pela superfície e tudo o que
abaixo dela se encontra, é formada por várias formas, temperaturas, aspectos
e composições químicas. Para um melhor entendimento sobre como está
estruturado o planeta, elaborou-se uma classificação que deu origem ao que
hoje compreendemos por camadas da Terra. Ao todo, o planeta apresenta três
principais camadas e duas descontinuidades, que são as estruturas encontradas
entre uma camada e outra. Confira o esquema a seguir: A primeira camada da
Terra é a Crosta terrestre. É a
menor das estruturas do planeta, mas é a mais importante para as atividades
humanas. Ela é fundamentalmente composta por rochas leves, tendo como
minerais predominantes o silício, o alumínio e o magnésio. Nas zonas
continentais, apresenta uma variação de 20 a 70 km de espessura, medidas que
diminuem nas zonas oceânicas, onde a variação é de 5 a 15 km. Abaixo da
crosta terrestre encontra-se a Descontinuidade de Mohorovicic ou simplesmente
Moho. Nela, as variações sísmicas costumam ser mais rápidas e mais fluidas em
relação à sua composição externa. A segunda camada da Terra é o Manto. Este apresenta profundidades
que vão dos 30 km abaixo da superfície até 2900 km, além de temperaturas
internas que chegam a alcançar os 2.000ºC, o que propicia o derretimento das
rochas, transformando-as em magma. No manto interno, o material é mais
líquido, haja vista que as temperaturas são maiores; já no manto externo o
material magmático é mais pastoso. Logo abaixo do manto encontra-se outra
descontinuidade, a de Wiechert-Gutenberg, também conhecida somente como
descontinuidade de Gutenberg. Ela encontra-se totalmente em estado líquido e
apresenta temperaturas maiores que as do manto. A terceira e última das
camadas da Terra é o Núcleo. Não
se sabe exatamente qual é a sua composição, mas há fortes indícios de que ele
seja formado por uma liga de ferro e níquel, que também deve envolver outro
elemento químico ainda desconhecido. O núcleo
externo encontra-se no estado líquido e o núcleo interno é sólido em
virtude da influência da pressão interna do planeta sobre ele. Atualmente,
sabe-se que o núcleo interno da
Terra gira a uma velocidade maior do que o próprio movimento de rotação do
planeta. Isso porque, como o núcleo externo é líquido, o núcleo interno fica
imerso nessa verdadeira “câmara” de magma derretido, que o isola das camadas
restantes. O fato de ele girar em grandes velocidades indica que o planeta
também girava mais rápido em tempos remotos. Por Rodolfo Alves
Pena /Graduado em Geografia Etapa 2: Peça
ainda que os alunos acessem o link https://youtu.be/JeMtki6SwPI, para assistir o vídeo
“Estrutura da Terra” nele vão compreeder como se divide o interior do
planeta. Após assistri o vídeo solicitar
um resumo do que conseguiram entender do vídeo. Etapa 3: Nesta aula propor aos alunos a
atividade complementar . Atividade
baseada no texto acima: 01) O que é estrutura
interna da Terra? 02) Quais as camadas da estrutura
interna da Terra? 03) Dê as principais
características de cada camada da Terra? 04) Em qual camada da
Terra vivem os seres humanos? 05)
Quais são as descontinuidades da estrutura interna da Terra?
6.Quais
são as camadas da estrutura interna da Terra? Descreva as principais
características de cada uma delas.
Que
Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
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