6º ANO - I SEQUÊNCIA 2021

 

Objetivo geral:  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 29/03/2021  a  16/04/2021                                   Nº de Aulas: 6

HABILIDADES

 

EF06E01BN: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes temos.

EF06GE05BN: Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais

EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

EF06E06IT:Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo cobertura vegetal, rios, etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

COMPETÊNCIAS GERAIS

  

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

6. Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7. Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

             COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

 

1ªAula

Etapa 01

Objetivo da aula:

  Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento.

  Reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades emocionais entre eles. 

Aguçar a criatividade e questionamentos que despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções e sentimentos.

Demonstrar empatia pelos colegas de classe, professores e funcionários da escola.

Identificar nos colegas diferentes sentimentos.

Para iniciar a Semana diagnóstico:

       Acolhida

       Socialização

       Apresentação do Componente Curricular

       Momento Reflexivo:

        Indagar aos alunos “O que trago na bagagem sobre Geografia (esse momento os alunos responderão o que lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou durante as aulas e por que marcou...)?”. Após ouvir os alunos, é hora de partir para o “Emocionômetro”, deverá perguntar aos alunos quais emoções o Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria, entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem.

  Primeiro contato com os alunos vamos trabalhar o subtema em etapas.

 

  Boas vindas: bate papo sobre o que aprenderam durante o período de distanciamento social.

 

  Esse momento é excelente para sanar as dúvidas, perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o momento que estamos vivendo. Nessa aula você pode explicar como o período de crise foi também, um período de geração de ideias inovadoras.

2ªAula

 

ETAPA1:

 Assistir com os alunos o filme “Universidade dos Monstros” que estão disponível no link: https://youtu.be/bf8LlSj4oac ,duração ( 02:25 ). Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do vídeo.

 

ETAPA2:

 Após assistir o vídeo e anotar as informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do filme, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas levantadas.Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos a refletirem e argumentar sobre o filme.

 

ETAPA3:

Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do filme.

 

3ªAula

ETAPA1:

Exercitando As emoções e afetos na Geografia

Nesse momento o professor disponibiliza aos alunos duas dinâmica associada ao que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena sobre o distanciamento social

 

Atividade: O que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena sobre o distanciamento social

 

  1.Como você tem se sentido durante a pandemia? Em uma escala de 1 a 5, sendo 1= pouco e 5= muito, assinale a intensidade dos sentimentos /emoções que você tem vivenciado:

 

Animado (a)=

Confiante =

Ansioso(a)=

Preocupado(a)=

Triste =

 

 

 2.   Defina, em uma palavra, seu sentimento em relação ao retorno das atividades online:________________________

  3. Q ual o ponto negativo que você vivenciou em 2020 e não gostaria de trazer para 2021?

 

4.  Durante o distanciamento aconteceu algo importante, que gostaria de mencionar? E quais emoções foi possível identificar?

 

  5.  Qual foi o seu maior desafio durante o isolamento social ?

 

  6.  Qual foi o seu maior aprendizado com essa experiência?

 

  7. Descreva com poucas palavras um ponto positivo nesse aprendizado que você traz para 2021? Justifique a sua resposta.

 

4ª aula

Etapa 1

 Roda de conversas

Professores e estudantes reúnem-se em um bate papo para expressar o que vivenciaram em momentos de distanciamento, quais os sonhos, as mudanças vivenciadas, entre outras possibilidfades . Por meio da lingagem e interação, os estudantes e professores podem conhecer outras realidades. O professor deve mediar e direcionar a conversa, estimulando a participação.

Resolução de atividade relacionada ao Emocionômetro que é um recurso educativo para ensinar a identificar e regular emoções e sentimentos.

 

Etapa 2

 

ATIVIDADE

 Hora de partir para o “Emocionômetro

 

1.       Alguns dos nossos sentimentos:

Alegria – raiva – medo – tristeza - ternura – calma – nojo – dor – admiração – cansaço – preocupação.

 2. Observando as carinhas em seu caderno descreva quais sentimentos se destacaram em sua vivência de distanciamento social? __

  3. Agora usando a sua criatividade e reflexção no momento, desenhe duas carinhas que demostre o seu sentimento em relação ao início as atividades online.

 

ETAPA3:

 

Atividade

1. Preencha as lacunas do texto a seguir sobre a Geografia com as respectivas palavras-chave: Homem – Lugar – Paisagem – Identidade – Espaço – Terra - Natureza

  A Geografia é uma ciência que possui o ___________________como objeto de estudo. Este espaço é fruto da interrelação entre homem e ____________________. A ________________________ é a forma e a função do espaço que vemos e percebemos num determinado momento. Atualmente não existem lugares da superfície da ____________________que o_____________________não tenha explorado. Todos vivemos em um determinado ________________________, onde há a possibilidade de existir as relações sociais. Cada um desses lugares é formado pela ____________________das pessoas que vivem naquele espaço, interagindo e se relacionando para que a vida possa acontecer.

 

2.Fazendo a leitura das imagens e identificando as emoções, responda as questões:

Família Alegre Que Corre Na Paisagem Bonita Fotos - Fotos de Stock  Gratuitas e Fotos Royalty-Free Dreamstime 

a)       Quais emoções e paisagens podem ser identificadas nas imagens acima?

 

b)       Que elementos da paisagem podemos perceber nestes dois momentos?

Escolha uma imagem e escreva uma produção de texto a parti de sua observação. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

­­­­­­­­­

3. Para a Geografia, o que é paisagem? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 5ª aula

ETAPA 1 – Leitura do texto

PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM CULTURAL

A paisagem é um conceito que se refere a tudo o que podemos perceber utilizando os nossos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição). Portanto, todo o ambiente terrestre pode ser considerado como uma paisagem: o caos do centro de uma grande cidade, o espaço de uma fazenda ou a área de um bosque.

Em razão da abrangência desse termo, comumente ele é dividido em dois tipos principais: as paisagens naturais e as paisagens culturais. As paisagens naturais são as expressões dos elementos da natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser humano, como o espaço de uma floresta virgem ou o topo de uma montanha. Em algumas definições, esse conceito também abrange regiões naturais consideradas inóspitas, ou seja, que não apresentam condições para a manutenção da vida do homem, como uma área de um deserto.

As paisagens culturais – também chamadas de paisagens antrópicas – são as expressões das atividades humanas. Elas constroem-se a partir da utilização e transformação dos elementos da natureza pelas atividades realizadas pelo homem. Portanto, todas as edificações artificialmente construídas, bem como as intervenções não naturais sobre o espaço constituem paisagens culturais, como o espaço de uma cidade ou um campo de produção agrícola.

É interessante perceber que, muitas vezes, esses tipos não se segregam, podendo se sobrepor no espaço. Assim, podem haver elementos naturais em paisagens culturais e vice-versa. Quando elementos da natureza são no espaço de uma construção, por exemplo, temos a ocorrência desse tipo de situação.

Ao contrário do que muitos imaginam, a paisagem é uma categoria extremamente dinâmica. Ela, além de se portar como uma expressão das práticas humanas ou das ações da natureza, é capaz de narrar, através de suas manifestações aparentes ou ocultas, a história daquele espaço.

É comum encontrarmos, nas manifestações de mundo, elementos referentes ao passado, recente ou remoto. Portanto, a principal característica da paisagem é, sem dúvida, o fato de ela agregar, em si, a sobreposição e confluência das ações do presente e do passado, que muitas vezes convivem lado a lado.

 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paisagem-cultural-paisagem-natural.htm

Por Rodolfo Alves Pena - Graduado em Geografia

 

Etapa 2

ATIVIDADE DE COMPREENSÃO

Leia as questões abaixo referente ao texto acima e responda:

1 – O que é uma Paisagem Natural?

A - ( ) São Paisagens com elementos da natureza que não se modificam.

B - ( ) São lixos jogados na rua.

C - ( ) São quadros pintados.

2 – O que é uma paisagem Cultural ou antrópicas?

A – (  ) São gravuras de revistas e jornais.

B – (  ) São animais, plantas e árvores.

C – (  )São expressões das atividades humanas.

3 – Qual a importância de estudar geografia?

A – ( ) Estudar geografia nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos.

B – ( ) Não significa compreender o mundo em que vivemos.

C – ( ) Não é uma matéria importante.

4 – Cite o nome de cinco paisagens naturais:

5 – Cite o nome de cinco paisagens culturais:

 

 6ª aula

Etapa 1

Socializção do aprendizado

Correção da atividade fazendo comentários e ponderações.

 

Etapa 2

 

ATIVIDADE

1.     Com suas palavras explique:

a)     Paisagem

b)    Paisagem natural

c)     Paisagem cultural

 

2.     Sobre nossa cidade. Itamaraju cite dois exemplos:

a)     Paisagem natural

b)    Paisagem cultural

3.     Escreva (PN) para exemplos de paisagem natural e (PC) para exemplos de paisagem cultural:

(     ) Jardim de uma praça                                               (     ) Paisagem do Monte Pescoço

(     ) Igreja                                                                       (     ) Ponte

(     ) Praia                                                                        (     ) BR 101

(     ) Plantação de cacau                                                  (     ) Rio Jucuruçu

(     ) Parque Nacional de Monte Pascoal                        (     ) Ruas

 

 

 

 

  Observe ao seu redor e usando sua criatividade, faça uma ilustração  da paisagem que você reconhece.

 

                                                                               Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário