Objetivo
geral: Promover um momento de reconhecimento de
trajetória dos estudantes e de acolhida com empatia das diferentes
experiências que cada um pode ter vivido durante o isolamento. Conhecer o
espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos
e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos
fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação
homem- natureza. |
||||||
Ano: 6º Período: 29/03/2021 a
16/04/2021 Nº de
Aulas: 6 |
||||||
HABILIDADES |
||||||
|
||||||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||||||
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história |
||||||
COMPETÊNCIAS
GERAIS |
||||||
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva 6. Construir argumentos com base
em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que
respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7.
Agir pessoal e coletivamente com
respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e
determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em
princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
||||||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||||||
Autonomia;
autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
||||||
|
||||||
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
||||||
OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão
do aprendizado dos alunos, ficando mais facil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas. Informações para os
alunos . Boas vindas.
-Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas
(app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... -
Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as
aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos,
animais etc) - Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula). 1ªAula Etapa 01 Objetivo da aula:
Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos estudantes e
de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter
vivido durante o isolamento. Reconhecer, avaliar e lidar com os próprios
sentimentos, conduzindo ao desenvolvimento efetivo de habilidades emocionais
entre eles. Aguçar a criatividade e
questionamentos que despertam a capacidade de distinguir e expressar emoções
e sentimentos. Demonstrar empatia pelos colegas
de classe, professores e funcionários da escola. Identificar nos colegas diferentes
sentimentos. Para iniciar a Semana diagnóstico: ●
Acolhida ●
Socialização ●
Apresentação do Componente Curricular ●
Momento Reflexivo: ●
Indagar aos alunos “O que
trago na bagagem sobre Geografia (esse momento os alunos responderão o que
lembram do ano anterior a respeito do Componente Curricular, o que marcou
durante as aulas e por que marcou...)?”. Após ouvir os alunos, é hora de
partir para o “Emocionômetro”, deverá perguntar aos alunos quais emoções o
Componente Curricular desperta neles, sugerir emoções como tristeza, alegria,
entusiasmo, encantamento, nojo, repulsa..., pedir para que justifiquem.
Primeiro contato com os alunos vamos trabalhar o subtema em etapas. Boas vindas: bate papo sobre o que aprenderam
durante o período de distanciamento social.
Esse momento é excelente para sanar as dúvidas, perceber o que
realmente o aluno entendeu sobre o momento que estamos vivendo. Nessa aula
você pode explicar como o período de crise foi também, um período de geração
de ideias inovadoras. 2ªAula ETAPA1: Assistir com os alunos o filme “Universidade
dos Monstros” que estão disponível no link: https://youtu.be/bf8LlSj4oac ,duração ( 02:25 ). Em
seguida iniciar uma discursão
e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a
respeito do vídeo. ETAPA2: Após assistir o vídeo e anotar as
informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito
do filme, aproveitando o momento para esclarecer possíveis dúvidas
levantadas.Professor, aproveite o momento para instigar e provocar os alunos
a refletirem e argumentar sobre o filme. ETAPA3: Atividade sugestiva: Solicitar aos alunos que faça uma
produção de texto com relatos do filme. 3ªAula ETAPA1: Exercitando As emoções e
afetos na Geografia Nesse
momento o professor disponibiliza aos alunos duas dinâmica associada ao que trago na bagagem sobre Geografia e o que
aprendi na quarentena sobre o
distanciamento social Atividade: O que trago na bagagem sobre Geografia e o que aprendi na quarentena
sobre o distanciamento social 1.Como você tem se sentido durante a
pandemia? Em uma escala de 1 a 5, sendo 1= pouco e 5= muito, assinale a
intensidade dos sentimentos /emoções que você tem vivenciado:
2. Defina, em uma palavra,
seu sentimento em relação ao retorno das atividades
online:________________________
3. Q
ual o ponto negativo que você vivenciou em 2020 e não gostaria de trazer para
2021?
4. Durante o distanciamento aconteceu algo
importante, que gostaria de mencionar? E quais emoções foi possível
identificar?
5. Qual foi o seu maior desafio durante o
isolamento social ?
6. Qual foi o seu maior aprendizado com essa
experiência?
7.
Descreva com poucas palavras um ponto positivo nesse aprendizado que você
traz para 2021? Justifique a sua resposta. 4ª aula Etapa
1 Roda de conversas Professores e estudantes reúnem-se em um bate papo para expressar o que
vivenciaram em momentos de distanciamento, quais os sonhos, as mudanças
vivenciadas, entre outras possibilidfades . Por meio da lingagem e interação,
os estudantes e professores podem conhecer outras realidades. O professor
deve mediar e direcionar a conversa, estimulando a participação. Resolução
de atividade relacionada ao
Emocionômetro que é um recurso educativo para ensinar a identificar e
regular emoções e sentimentos. Etapa
2 ATIVIDADE Hora de partir para o “Emocionômetro 1.
Alguns
dos nossos sentimentos: Alegria
– raiva – medo – tristeza - ternura – calma – nojo – dor – admiração –
cansaço – preocupação. 2. Observando as carinhas em seu caderno
descreva quais sentimentos se destacaram em sua vivência de distanciamento
social? __ 3. Agora
usando a sua criatividade e reflexção no momento, desenhe duas carinhas que
demostre o seu sentimento em relação ao início as atividades online. ETAPA3: Atividade 1. Preencha as lacunas do texto a
seguir sobre a Geografia com as respectivas palavras-chave: Homem – Lugar – Paisagem – Identidade –
Espaço – Terra - Natureza A
Geografia é uma ciência que possui o ___________________como objeto de
estudo. Este espaço é fruto da interrelação entre homem e
____________________. A ________________________ é a forma e a função do
espaço que vemos e percebemos num determinado momento. Atualmente não existem
lugares da superfície da ____________________que o_____________________não
tenha explorado. Todos vivemos em um determinado ________________________,
onde há a possibilidade de existir as relações sociais. Cada um desses
lugares é formado pela ____________________das pessoas que vivem naquele
espaço, interagindo e se relacionando para que a vida possa acontecer. 2.Fazendo a leitura das imagens e
identificando as emoções, responda as questões: a)
Quais
emoções e paisagens podem ser identificadas nas imagens acima? b)
Que
elementos da paisagem podemos perceber nestes dois momentos? Escolha uma imagem e escreva uma
produção de texto a parti de sua observação.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. Para a Geografia, o que é
paisagem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5ª aula ETAPA 1 – Leitura do texto PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM
CULTURAL A paisagem é um conceito que se refere a tudo
o que podemos perceber utilizando os nossos cinco sentidos (tato, visão,
olfato, paladar e audição). Portanto, todo o ambiente terrestre pode ser
considerado como uma paisagem: o caos do centro de uma grande cidade, o
espaço de uma fazenda ou a área de um bosque. Em razão da abrangência desse termo,
comumente ele é dividido em dois tipos principais: as paisagens naturais e as
paisagens culturais. As paisagens naturais são as expressões dos elementos da
natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser humano,
como o espaço de uma floresta virgem ou o topo de uma montanha. Em algumas
definições, esse conceito também abrange regiões naturais consideradas
inóspitas, ou seja, que não apresentam condições para a manutenção da vida do
homem, como uma área de um deserto. As paisagens culturais –
também chamadas de paisagens antrópicas – são as expressões das atividades
humanas. Elas constroem-se a partir da utilização e transformação dos
elementos da natureza pelas atividades realizadas pelo homem. Portanto, todas
as edificações artificialmente construídas, bem como as intervenções não
naturais sobre o espaço constituem paisagens culturais, como o espaço de uma
cidade ou um campo de produção agrícola. É interessante perceber
que, muitas vezes, esses tipos não se segregam, podendo se sobrepor no
espaço. Assim, podem haver elementos naturais em paisagens culturais e
vice-versa. Quando elementos da natureza são no espaço de uma construção, por
exemplo, temos a ocorrência desse tipo de situação. Ao contrário do que muitos
imaginam, a paisagem é uma categoria extremamente dinâmica. Ela, além de se
portar como uma expressão das práticas humanas ou das ações da natureza, é
capaz de narrar, através de suas manifestações aparentes ou ocultas, a
história daquele espaço. É comum encontrarmos, nas
manifestações de mundo, elementos referentes ao passado, recente ou remoto.
Portanto, a principal característica da paisagem é, sem dúvida, o fato de ela
agregar, em si, a sobreposição e confluência das ações do presente e do
passado, que muitas vezes convivem lado a lado. https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paisagem-cultural-paisagem-natural.htm Por Rodolfo Alves Pena -
Graduado em Geografia Etapa 2 ATIVIDADE DE COMPREENSÃO Leia as questões abaixo referente ao texto acima e
responda: 1 – O que é uma Paisagem Natural? A - ( ) São Paisagens com elementos da natureza que
não se modificam. B - ( ) São lixos jogados na rua. C - ( ) São quadros pintados. 2 – O que é uma paisagem Cultural
ou antrópicas? A – ( ) São
gravuras de revistas e jornais. B – ( ) São
animais, plantas e árvores. C – ( )São
expressões das atividades humanas. 3 – Qual a importância de estudar
geografia? A – ( ) Estudar geografia nos ajuda a compreender
melhor o mundo em que vivemos. B – ( ) Não significa compreender o mundo em que
vivemos. C – ( ) Não é uma matéria importante. 4 – Cite o nome de cinco paisagens
naturais: 5 – Cite o nome de cinco paisagens
culturais: 6ª aula Etapa 1 Socializção do
aprendizado Correção da
atividade fazendo comentários e ponderações. Etapa 2 ATIVIDADE 1.
Com suas palavras explique: a)
Paisagem b)
Paisagem natural c)
Paisagem cultural 2.
Sobre nossa cidade. Itamaraju cite dois exemplos: a)
Paisagem natural b)
Paisagem cultural 3.
Escreva (PN) para exemplos de paisagem natural e
(PC) para exemplos de paisagem cultural: ( )
Jardim de uma praça
( ) Paisagem do Monte
Pescoço ( ) Igreja
( ) Ponte ( ) Praia ( ) BR 101 ( ) Plantação de cacau
( ) Rio Jucuruçu ( ) Parque Nacional de Monte Pascoal ( ) Ruas Observe ao seu redor e usando sua
criatividade, faça uma ilustração da
paisagem que você reconhece.
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário