SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA |
Tema: “As
competências socioemocionais em tempo de pandemia” |
Objeto de Conhecimento: Jogos e
emoções nas aulas de Educação Física |
Ano: 6º Período: 29/03 a
16/04/2021
Nº de
Aulas: 6 |
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
AULA
01 Para
iniciar o ano letivo realizar esse primeiro contato do professor com os
alunos com apresentação de ambos, conhecer as turmas mesmo no sistema de
ensino online através de algumas atividades, dinâmicas de acolhida,
combinados, apresentação do componente.
A seguir sugestões de vídeos para esse momento: Ø SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA A ACOLHIDA: Vídeo
1: MENSAGEM DE VOLTA ÀS AULAS 2021 https://www.youtube.com/watch?v=biQKCddHly4 Duração:
01:16 Vídeo
2: Boas vindas às aulas remotas. https://www.youtube.com/watch?v=rXul5K6UIas Duração:
01:28 Vídeo
3: Linda mensagem de incentivo de volta às aulas https://www.youtube.com/watch?v=uMvbv6Q_agw Duração:02:11 Assim
como no ensino presencial, o ensino online requer alguns combinados para que
a aula possa atingir os objetivos propostos. Segue link como sugestão para
esses combinados. Ø COMBINADOS Combinados
da turma para aula on-line 2021 / Dicas infalíveis https://www.youtube.com/watch?v=999DHG_zFig Duração:
03:52 Ø APRESENTAÇÃO DO COMPONENTE EDUCAÇÃO FÍSICA Apresentação
do componente Educação Física no vídeo a seguir traz reflexão e
sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do
que apenas "jogar"! Maneira lúdica de mostrar aos alunos o que é, sua
importância e o prazer em participar desse momento! Vídeo
1: O que é Educação Física? https://www.youtube.com/watch?v=foVvpAvJ0LE Duração:
04:06 Vídeo
2: Educação Física Escolar: qual a sua importância? https://www.youtube.com/watch?v=9tyvjssXcDw Duração:
04:38 AULA
02 Direcionar esse momento da aula com
algumas dinâmicas/atividades que direcione o trabalho com as
emoções/sentimentos DINÂMICAS/ATIVIDADES: 1.
Como eu me sinto? Como eu quero me sentir? CONDUÇÃO: Esta
atividade ocorrerá em etapas, com respostas individuais as perguntas, uma por
vez. 1ª
etapa: Como eu me sinto? Na
primeira, o professor deve solicitar aos estudantes que respondam no
formulário à pergunta “Como você está sentindo, considerando todo o cenário
de volta às aulas? Que sinais você usou para saber que se sente assim?”; A
segunda pergunta a ser respondida é “O que fez com que você se sentisse
assim? Ocorreu algo de concreto, ou qual pensamento passou pela sua cabeça
que ocasionasse esse sentimento?”; A terceira pergunta será “Além dessa
emoção que descreveu na primeira pergunta, o que mais você está sentindo
também?”; A quarta pergunta é “Como você tem expressado essas emoções? As
pessoas ao seu redor têm compreendido do que se trata? Você
acha que tem expressado essas emoções de forma adequada? Acha que há outras
formas de expressá-las? Quais?”. Por fim, a última pergunta a ser respondida
é “O que você fez para lidar com esse sentimento? Em que sentido isso
funcionou e em que sentido não funcionou? O
que você podia ter feito diferente para lidar com esse sentimento? O que os
outros ao seu redor podem fazer para ajudá-lo a lidar com suas emoções?”. Depois
disso, o professor pede aos alunos que compartilhem suas respostas, ao final,
pode sugerir que esse exercício ocorra sempre que tiverem dificuldades para
lidar com as emoções que estão enfrentando. 2ª
etapa: Como eu quero me sentir? Nesta
atividade, os estudantes são estimulados a pensar sobre como gostariam de se
sentir daqui em diante e, desse modo, abordar elementos necessários para que
esses sentimentos sejam fomentados. Assim, ao tratar de como queremos nos
sentir, também será possível identificar sentimentos que requerem atenção
para que não causem prejuízos a esses sentimentos objetivados e para abordar
o modo como se deve lidar com eles. “Como
quero me sentir daqui em diante como um estudante nesta escola?”. Podem
surgir respostas como feliz, inspirado, valorizado, apoiado, respeitado,
produtivo, tranquilo etc. Em seguida, deve ser solicitado ao grupo que
afunile essas opções em apenas cinco, aquelas que eles julgarem mais
importantes. Em seguida, o professor provoca os estudantes novamente com uma
nova pergunta, desta vez “O que precisamos fazer para que todos se sintam
assim?”. Neste momento os estudantes compartilham ideias específicas que os
ajudariam a experimentar cada um dos sentimentos, inclusive estratégias para
evitar sentimentos contrários aos desejados (calma, raiva, por exemplo). O
objetivo é criar dois ou três comportamentos observáveis que sejam realistas
e atingíveis para cada sentimento. Por exemplo, para que os estudantes se
sintam apoiados na aprendizagem, o que exatamente todos concordam em fazer de
maneira diferente para que todos se sintam apoiados? Se eles querem se sentir
mais valorizados, quais são as coisas específicas que as escolas podem fazer? Uma
vez compilados comportamentos relacionados aos cinco sentimentos, os alunos
podem organizar maneiras criativas de representar os resultados. Por fim,
socializar com a turma. 2.
Emocionômetro:
O termômetro das emoções Através do Emocionômetro podemos
identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou
não. Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal.
Represente através de uma ilustração quais são as emoções que o componente Educação Física desperta em você. Ao lado da
ilustração justifique a sua escolha. Após a realização da atividade registrar
com fotos e socializar com a turma. AULA
03 Promover um
momento de reconhecimento de trajetória dos alunos e de acolhida com empatia
das diferentes experiências que cada um pode ter vivido. Responder 10
questões associadas ao estudo da Educação Física. Relacionar a bagagem ao Componente
Curricular Educação Física. Após a realização da atividade abrir uma discussão
com a turma para socialização das respostas. 3.
O que trago na bagagem? (Material em anexo) AULA 04 ·
Objeto de Conhecimento: Jogos e emoções nas aulas de
Educação Física Para
início de conversa- Inicie a aula propondo que assistam um
vídeo disponível no link a seguir, após acessar o vídeo abrir um espaço de
diálogo descrevendo quais são as emoções apresentadas nas imagens? Quando
essas emoções são expressadas nas aulas de Educação Física? Em quais momentos
dos jogos estas emoções são manifestadas? https://wordwall.net/pt/resource/1457907/vamos-falar-sobre-emo%C3%A7%C3%B5es Aprofundando
no tema Para
dá continuidade ao tema jogos e emoções nas aulas de Educação Física apresentar
um texto para a leitura, interpretação e discussão dessa temática. Segue
o texto (em anexo) ao material a ser trabalhado.
Pesquisar,
ilustrar um tipo de jogo e descrever as emoções/sentimentos que esse jogo
pode transmitir durante as aulas de Educação Física. Após
a conclusão da atividade abrir um espaço para a socialização, onde os alunos
possam relatar o que escreveram na produção de texto. AULA 05 Dá continuidade a aula anterior a
correção da atividade 1: Pesquisa Atividade
1: Jogo da memória das emoções Acessar o link a seguir e participar
online do jogo da memória das emoções Atividade 2: Jogo perseguição no labirinto Acessar
o link do jogo disponível a seguir sobre as emoções em um labirinto. Encontro das
emoções https://wordwall.net/pt/resource/4063000/emo%c3%a7%c3%b5es/encontre-emo%c3%a7%c3%b5es Após
participar dos 2 jogos, tirar um print dos resultados da sua pontuação. AULA 06 Nesta
aula direcionar um questionário com questões sobre as Jogos, emoções/sentimentos
nas aulas de Educação Física ·
Atividade 3:
Questões (em anexo) Dá
o tempo para execução da atividade, em seguida fazer a correção. Observação: Durante esse período da sequência os professores
deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos
dispostos na planilha (em anexo). (Traçar o perfil de cada turma, identificar
alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros
pontos |
RECURSOS: ( ) Livro
didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (X ) Vídeo; ( ) notebook ( ) Computador; ( ) Jogos; (
) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular; ( ) Outros: |
AVALIAÇÃO: ( )
Prova; ( ) Trabalho; (X)Resolução de
Exercícios ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios; (
) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
|
|
OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência
quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras
metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade
escolar.
SUBTEMA (Jogos e as emoções nas aulas de Educação Física)
As atividades humanas são embasadas no
que emociona. Dessa forma, na prática de jogos nas aulas de Educação Física,
ficam evidentes atitudes espontâneas, regidas pela emoção, e que de modo algum
devem passar desapercebidas.
Nós, seres humanos, somos
dotados de emoções, que estão presentes em todos os instantes da nossa vida.
É assim na infância, na adolescência (onde elas se afloram e presenciamos um verdadeiro
turbilhão), na fase adulta e até na velhice. Não importa a idade ou a situação,
os sentimentos sempre vão nos acompanhar. Eles podem ser positivos e negativos,
previsíveis ou chegar de surpresa. Alguns de nós podem ter mais facilidade em
expressá-los, enquanto outros tentam escondê-los.
Durante a prática de jogos nas aulas de Educação Física Escolar,
no desenvolvimento do objeto de conhecimento jogo, deparamo-nos repetidas vezes
com situações ocorridas que nos saltam aos olhos e que, de modo algum, devem
passar desapercebidas: atitudes agressivas perante um colega, as quais podem
variar de ataques verbais a agressões físicas, menosprezo por colegas mais ou
menos habilidosos, alegria aparentemente gratuita; enfim, manifestações
espontâneas. Daí, então, o questionamento: o que o jogo possui para que os
alunos apresentem tais manifestações?
Entendemos o jogo como
oportunidade do aluno perceber suas emoções, pois muitas emoções são
manifestadas, em contextos variados durante a atividade, por exemplo, sentir
raiva ao perder uma jogada é legítimo, mas toda forma de manifestação dessa
raiva é também legítima? Xingar o colega, estragar o material, agredir
fisicamente um colega é admissível? Toda emoção é legítima, mas nem toda
manifestação também o é. Para tanto a pessoa deve saber o que sente, o que
desencadeia determinada emoção em si para poder, de posse dessas informações,
lidar com essa emoção.
O fenômeno jogo, considerado um dos conteúdos mais presentes nas
aulas de Educação Física Escolar, é campo fértil para as mais diversas formas
de manifestações emocionais, e a interpretação das emoções expostas pelos
alunos – através das atitudes - de modo algum, pode ser considerada óbvia.
Sendo então o jogo é um dos objetos de conhecimento mais presentes
nas aulas de Educação Física Escolar e um dos recursos mais ricos no trato com
as emoções, podemos afirmar que, de certo modo, o ambiente das aulas de
Educação Física é privilegiado, pois as transformações de comportamento e o
autoconhecimento ocorrem, do interno para o externo, do que realmente “nos
toca” (emociona) para que assim possamos agir ou reagir, mas o que nos
distinguirá será a consciência ou não dos nossos atos.
REFERÊNCIAS: WWW.PERIODICOS.RC.BIBLIOTECA.UNESP.BR
file:///D:/Downloads/754-Article%20Text-4577-1-10-20080423%20(6).pdf
Componente Curricular: Educação Física
Ensino Fundamental (6º ano)
JOGOS E EMOÇÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
1.Quais
sentimentos que identifica em você?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
2.
Quais sentimentos que você identifica no outro?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
3.
Que emoções/ sentimentos você sente quando participa dos jogos nas aulas de
Educação Física? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
4.
Que emoções/ sentimentos você acha que mais se manifestam durante a prática de
jogos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
5.
Quais são os tipos de jogos que você gosta de participar? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA (6º ANO)
SUBTEMA (Jogos e as emoções nas aulas de Educação Física)
As atividades humanas são embasadas no
que emociona. Dessa forma, na prática de jogos nas aulas de Educação Física,
ficam evidentes atitudes espontâneas, regidas pela emoção, e que de modo algum
devem passar desapercebidas.
Nós, seres humanos, somos
dotados de emoções, que estão presentes em todos os instantes da nossa vida.
É assim na infância, na adolescência (onde elas se afloram e presenciamos um verdadeiro
turbilhão), na fase adulta e até na velhice. Não importa a idade ou a situação,
os sentimentos sempre vão nos acompanhar. Eles podem ser positivos e negativos,
previsíveis ou chegar de surpresa. Alguns de nós podem ter mais facilidade em
expressá-los, enquanto outros tentam escondê-los.
Durante a prática de jogos nas aulas de Educação Física Escolar,
no desenvolvimento do objeto de conhecimento jogo, deparamo-nos repetidas vezes
com situações ocorridas que nos saltam aos olhos e que, de modo algum, devem
passar desapercebidas: atitudes agressivas perante um colega, as quais podem
variar de ataques verbais a agressões físicas, menosprezo por colegas mais ou
menos habilidosos, alegria aparentemente gratuita; enfim, manifestações
espontâneas. Daí, então, o questionamento: o que o jogo possui para que os
alunos apresentem tais manifestações?
Entendemos o jogo como
oportunidade do aluno perceber suas emoções, pois muitas emoções são
manifestadas, em contextos variados durante a atividade, por exemplo, sentir
raiva ao perder uma jogada é legítimo, mas toda forma de manifestação dessa
raiva é também legítima? Xingar o colega, estragar o material, agredir
fisicamente um colega é admissível? Toda emoção é legítima, mas nem toda
manifestação também o é. Para tanto a pessoa deve saber o que sente, o que
desencadeia determinada emoção em si para poder, de posse dessas informações,
lidar com essa emoção.
O fenômeno jogo, considerado um dos conteúdos mais presentes nas
aulas de Educação Física Escolar, é campo fértil para as mais diversas formas
de manifestações emocionais, e a interpretação das emoções expostas pelos
alunos – através das atitudes - de modo algum, pode ser considerada óbvia.
Sendo então o jogo é um dos objetos de conhecimento mais presentes
nas aulas de Educação Física Escolar e um dos recursos mais ricos no trato com
as emoções, podemos afirmar que, de certo modo, o ambiente das aulas de
Educação Física é privilegiado, pois as transformações de comportamento e o
autoconhecimento ocorrem, do interno para o externo, do que realmente “nos
toca” (emociona) para que assim possamos agir ou reagir, mas o que nos
distinguirá será a consciência ou não dos nossos atos.
REFERÊNCIAS: WWW.PERIODICOS.RC.BIBLIOTECA.UNESP.BR
file:///D:/Downloads/754-Article%20Text-4577-1-10-20080423%20(6).pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário