6º ano EF

 

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema: “As competências socioemocionais em tempo de pandemia”

Objeto de Conhecimento: Jogos e emoções nas aulas de Educação Física

Ano: 6º                          Período: 29/03 a 16/04/2021                                                      Nº de Aulas: 6

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Participar do momento de apresentação entre professor e alunos, socializando combinados, dinâmicas e apresentação do componente.
  • Trabalhar com as emoções e sobre como alcançar resultados positivos no modo como lidamos com o afeto.
  • Refletir sobre as próprias emoções e as dos outros, gerando assim uma oportunidade de aprendizado e diálogo entre todos.
  • Perceber a manifestação das emoções através dos jogos.
  • Descrever as emoções/sentimentos que os jogos podem transmitir durante as aulas de Educação Física.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

AULA 01

Para iniciar o ano letivo realizar esse primeiro contato do professor com os alunos com apresentação de ambos, conhecer as turmas mesmo no sistema de ensino online através de algumas atividades, dinâmicas de acolhida, combinados, apresentação do componente. A seguir sugestões de vídeos para esse momento:

 

Ø  SUGESTÕES DE VÍDEOS PARA A ACOLHIDA:

Vídeo 1: MENSAGEM DE VOLTA ÀS AULAS 2021

https://www.youtube.com/watch?v=biQKCddHly4

Duração: 01:16

 

Vídeo 2: Boas vindas às aulas remotas.

https://www.youtube.com/watch?v=rXul5K6UIas

Duração: 01:28

 

Vídeo 3: Linda mensagem de incentivo de volta às aulas

https://www.youtube.com/watch?v=uMvbv6Q_agw

Duração:02:11

 

Assim como no ensino presencial, o ensino online requer alguns combinados para que a aula possa atingir os objetivos propostos. Segue link como sugestão para esses combinados.

Ø  COMBINADOS

Combinados da turma para aula on-line 2021 / Dicas infalíveis

https://www.youtube.com/watch?v=999DHG_zFig

Duração: 03:52

 

Ø  APRESENTAÇÃO DO COMPONENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentação do componente Educação Física no vídeo a seguir traz reflexão e sensibilização sobre as aulas de Educação Física nas escolas. Muito mais do que apenas "jogar"! Maneira lúdica de mostrar aos alunos o que é, sua importância e o prazer em participar desse momento!

 

 

Vídeo 1: O que é Educação Física?

https://www.youtube.com/watch?v=foVvpAvJ0LE

Duração: 04:06

 

Vídeo 2: Educação Física Escolar: qual a sua importância?

https://www.youtube.com/watch?v=9tyvjssXcDw

Duração: 04:38

AULA 02

 

Direcionar esse momento da aula com algumas dinâmicas/atividades que direcione o trabalho com as emoções/sentimentos

 

DINÂMICAS/ATIVIDADES:

1. Como eu me sinto? Como eu quero me sentir?

 

CONDUÇÃO:

Esta atividade ocorrerá em etapas, com respostas individuais as perguntas, uma por vez.

 

1ª etapa: Como eu me sinto?

Na primeira, o professor deve solicitar aos estudantes que respondam no formulário à pergunta “Como você está sentindo, considerando todo o cenário de volta às aulas? Que sinais você usou para saber que se sente assim?”; A segunda pergunta a ser respondida é “O que fez com que você se sentisse assim? Ocorreu algo de concreto, ou qual pensamento passou pela sua cabeça que ocasionasse esse sentimento?”; A terceira pergunta será “Além dessa emoção que descreveu na primeira pergunta, o que mais você está sentindo também?”; A quarta pergunta é “Como você tem expressado essas emoções? As pessoas ao seu redor têm compreendido do que se trata?

Você acha que tem expressado essas emoções de forma adequada? Acha que há outras formas de expressá-las? Quais?”. Por fim, a última pergunta a ser respondida é “O que você fez para lidar com esse sentimento? Em que sentido isso funcionou e em que sentido não funcionou?

O que você podia ter feito diferente para lidar com esse sentimento? O que os outros ao seu redor podem fazer para ajudá-lo a lidar com suas emoções?”.

Depois disso, o professor pede aos alunos que compartilhem suas respostas, ao final, pode sugerir que esse exercício ocorra sempre que tiverem dificuldades para lidar com as emoções que estão enfrentando.

 

2ª etapa: Como eu quero me sentir?

Nesta atividade, os estudantes são estimulados a pensar sobre como gostariam de se sentir daqui em diante e, desse modo, abordar elementos necessários para que esses sentimentos sejam fomentados. Assim, ao tratar de como queremos nos sentir, também será possível identificar sentimentos que requerem atenção para que não causem prejuízos a esses sentimentos objetivados e para abordar o modo como se deve lidar com eles.

 

“Como quero me sentir daqui em diante como um estudante nesta escola?”. Podem surgir respostas como feliz, inspirado, valorizado, apoiado, respeitado, produtivo, tranquilo etc. Em seguida, deve ser solicitado ao grupo que afunile essas opções em apenas cinco, aquelas que eles julgarem mais importantes. Em seguida, o professor provoca os estudantes novamente com uma nova pergunta, desta vez “O que precisamos fazer para que todos se sintam assim?”. Neste momento os estudantes compartilham ideias específicas que os ajudariam a experimentar cada um dos sentimentos, inclusive estratégias para evitar sentimentos contrários aos desejados (calma, raiva, por exemplo). O objetivo é criar dois ou três comportamentos observáveis que sejam realistas e atingíveis para cada sentimento. Por exemplo, para que os estudantes se sintam apoiados na aprendizagem, o que exatamente todos concordam em fazer de maneira diferente para que todos se sintam apoiados? Se eles querem se sentir mais valorizados, quais são as coisas específicas que as escolas podem fazer?

Uma vez compilados comportamentos relacionados aos cinco sentimentos, os alunos podem organizar maneiras criativas de representar os resultados. Por fim, socializar com a turma.

 

 

2. Emocionômetro: O termômetro das emoções

 

Através do Emocionômetro podemos identificar o que sentimos e dar-nos conta se a emoção é muito intensa ou não. Isso nos permitirá entender também o motivo pelo qual nos sentimos mal. Represente através de uma ilustração quais são as emoções que o componente Educação Física desperta em você. Ao lado da ilustração justifique a sua escolha. Após a realização da atividade registrar com fotos e socializar com a turma.

 

AULA 03

Promover um momento de reconhecimento de trajetória dos alunos e de acolhida com empatia das diferentes experiências que cada um pode ter vivido. Responder 10 questões associadas ao estudo da Educação Física.  Relacionar a bagagem ao Componente Curricular Educação Física. Após a realização da atividade abrir uma discussão com a turma para socialização das respostas.

3. O que trago na bagagem? (Material em anexo)

 

AULA 04

 

·         Objeto de Conhecimento: Jogos e emoções nas aulas de Educação Física

 

Para início de conversa-   Inicie a aula propondo que assistam um vídeo disponível no link a seguir, após acessar o vídeo abrir um espaço de diálogo descrevendo quais são as emoções apresentadas nas imagens? Quando essas emoções são expressadas nas aulas de Educação Física? Em quais momentos dos jogos estas emoções são manifestadas?

https://wordwall.net/pt/resource/1457907/vamos-falar-sobre-emo%C3%A7%C3%B5es

 

Aprofundando no tema

Para dá continuidade ao tema jogos e emoções nas aulas de Educação Física apresentar um texto para a leitura, interpretação e discussão dessa temática.

Segue o texto (em anexo) ao material a ser trabalhado.

 

  • Atividade 1: Pesquisa

Pesquisar, ilustrar um tipo de jogo e descrever as emoções/sentimentos que esse jogo pode transmitir durante as aulas de Educação Física.

Após a conclusão da atividade abrir um espaço para a socialização, onde os alunos possam relatar o que escreveram na produção de texto.

 

AULA 05

 

Dá continuidade a aula anterior a correção da atividade 1: Pesquisa

 

Atividade 1: Jogo da memória das emoções

Acessar o link a seguir e participar online do jogo da memória das emoções

https://wordwall.net/pt/resource/4062179/emo%c3%a7%c3%b5es/jogo-da-mem%c3%b3ria-das-emo%c3%a7%c3%b5es

 

Atividade 2: Jogo perseguição no labirinto

Acessar o link do jogo disponível a seguir sobre as emoções em um labirinto.

 

Encontro das emoções

https://wordwall.net/pt/resource/4063000/emo%c3%a7%c3%b5es/encontre-emo%c3%a7%c3%b5es

Após participar dos 2 jogos, tirar um print dos resultados da sua pontuação.

 

 

AULA 06

Nesta aula direcionar um questionário com questões sobre as Jogos, emoções/sentimentos nas aulas de Educação Física

·         Atividade 3: Questões (em anexo)

Dá o tempo para execução da atividade, em seguida fazer a correção.

 

 


 

Observação: Durante esse período da sequência os professores deverão fazer a avaliação diagnóstica dos alunos através dos instrumentos dispostos na planilha (em anexo).

(Traçar o perfil de cada turma, identificar alunos que não sabem ler e escrever, a aprendizagem cognitiva, dentre outros pontos

RECURSOS: (  ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; (X ) Vídeo; (  ) notebook (  ) Computador; (  ) Jogos; (  ) Material pertinente ao experimento; (X ) Informativos; ( x )celular;  (  ) Outros:

AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (  ) Trabalho; (X)Resolução de Exercícios (  ) Seminários;  (  ) Apresentação oral; (X) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; (X) Debate; ( ) Relatórios;    (  ) Avaliação escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:                                                       

 

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/instrumentos de avaliação de acordo com a realidade escolar.


 COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA (6º ANO)

SUBTEMA (Jogos e as emoções nas aulas de Educação Física)

As atividades humanas são embasadas no que emociona. Dessa forma, na prática de jogos nas aulas de Educação Física, ficam evidentes atitudes espontâneas, regidas pela emoção, e que de modo algum devem passar desapercebidas.

Nós, seres humanos, somos dotados de emoções, que estão presentes em todos os instantes da nossa vida.
É assim na infância, na adolescência (onde elas se afloram e presenciamos um verdadeiro turbilhão), na fase adulta e até na velhice. Não importa a idade ou a situação, os sentimentos sempre vão nos acompanhar. Eles podem ser positivos e negativos, previsíveis ou chegar de surpresa. Alguns de nós podem ter mais facilidade em expressá-los, enquanto outros tentam escondê-los.

Durante a prática de jogos nas aulas de Educação Física Escolar, no desenvolvimento do objeto de conhecimento jogo, deparamo-nos repetidas vezes com situações ocorridas que nos saltam aos olhos e que, de modo algum, devem passar desapercebidas: atitudes agressivas perante um colega, as quais podem variar de ataques verbais a agressões físicas, menosprezo por colegas mais ou menos habilidosos, alegria aparentemente gratuita; enfim, manifestações espontâneas. Daí, então, o questionamento: o que o jogo possui para que os alunos apresentem tais manifestações?

Entendemos o jogo como oportunidade do aluno perceber suas emoções, pois muitas emoções são manifestadas, em contextos variados durante a atividade, por exemplo, sentir raiva ao perder uma jogada é legítimo, mas toda forma de manifestação dessa raiva é também legítima? Xingar o colega, estragar o material, agredir fisicamente um colega é admissível? Toda emoção é legítima, mas nem toda manifestação também o é. Para tanto a pessoa deve saber o que sente, o que desencadeia determinada emoção em si para poder, de posse dessas informações, lidar com essa emoção.

O fenômeno jogo, considerado um dos conteúdos mais presentes nas aulas de Educação Física Escolar, é campo fértil para as mais diversas formas de manifestações emocionais, e a interpretação das emoções expostas pelos alunos – através das atitudes - de modo algum, pode ser considerada óbvia.

Sendo então o jogo é um dos objetos de conhecimento mais presentes nas aulas de Educação Física Escolar e um dos recursos mais ricos no trato com as emoções, podemos afirmar que, de certo modo, o ambiente das aulas de Educação Física é privilegiado, pois as transformações de comportamento e o autoconhecimento ocorrem, do interno para o externo, do que realmente “nos toca” (emociona) para que assim possamos agir ou reagir, mas o que nos distinguirá será a consciência ou não dos nossos atos.

 

REFERÊNCIAS:  WWW.PERIODICOS.RC.BIBLIOTECA.UNESP.BR

file:///D:/Downloads/754-Article%20Text-4577-1-10-20080423%20(6).pdf

 

Componente Curricular: Educação Física

Ensino Fundamental (6º ano)

 

JOGOS E EMOÇÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

1.Quais sentimentos que identifica em você?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

2. Quais sentimentos que você identifica no outro?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

3. Que emoções/ sentimentos você sente quando participa dos jogos nas aulas de Educação Física? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

4. Que emoções/ sentimentos você acha que mais se manifestam durante a prática de jogos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

5. Quais são os tipos de jogos que você gosta de participar? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA (6º ANO)

SUBTEMA (Jogos e as emoções nas aulas de Educação Física)

As atividades humanas são embasadas no que emociona. Dessa forma, na prática de jogos nas aulas de Educação Física, ficam evidentes atitudes espontâneas, regidas pela emoção, e que de modo algum devem passar desapercebidas.

Nós, seres humanos, somos dotados de emoções, que estão presentes em todos os instantes da nossa vida.
É assim na infância, na adolescência (onde elas se afloram e presenciamos um verdadeiro turbilhão), na fase adulta e até na velhice. Não importa a idade ou a situação, os sentimentos sempre vão nos acompanhar. Eles podem ser positivos e negativos, previsíveis ou chegar de surpresa. Alguns de nós podem ter mais facilidade em expressá-los, enquanto outros tentam escondê-los.

Durante a prática de jogos nas aulas de Educação Física Escolar, no desenvolvimento do objeto de conhecimento jogo, deparamo-nos repetidas vezes com situações ocorridas que nos saltam aos olhos e que, de modo algum, devem passar desapercebidas: atitudes agressivas perante um colega, as quais podem variar de ataques verbais a agressões físicas, menosprezo por colegas mais ou menos habilidosos, alegria aparentemente gratuita; enfim, manifestações espontâneas. Daí, então, o questionamento: o que o jogo possui para que os alunos apresentem tais manifestações?

Entendemos o jogo como oportunidade do aluno perceber suas emoções, pois muitas emoções são manifestadas, em contextos variados durante a atividade, por exemplo, sentir raiva ao perder uma jogada é legítimo, mas toda forma de manifestação dessa raiva é também legítima? Xingar o colega, estragar o material, agredir fisicamente um colega é admissível? Toda emoção é legítima, mas nem toda manifestação também o é. Para tanto a pessoa deve saber o que sente, o que desencadeia determinada emoção em si para poder, de posse dessas informações, lidar com essa emoção.

O fenômeno jogo, considerado um dos conteúdos mais presentes nas aulas de Educação Física Escolar, é campo fértil para as mais diversas formas de manifestações emocionais, e a interpretação das emoções expostas pelos alunos – através das atitudes - de modo algum, pode ser considerada óbvia.

Sendo então o jogo é um dos objetos de conhecimento mais presentes nas aulas de Educação Física Escolar e um dos recursos mais ricos no trato com as emoções, podemos afirmar que, de certo modo, o ambiente das aulas de Educação Física é privilegiado, pois as transformações de comportamento e o autoconhecimento ocorrem, do interno para o externo, do que realmente “nos toca” (emociona) para que assim possamos agir ou reagir, mas o que nos distinguirá será a consciência ou não dos nossos atos.

 

REFERÊNCIAS:  WWW.PERIODICOS.RC.BIBLIOTECA.UNESP.BR

file:///D:/Downloads/754-Article%20Text-4577-1-10-20080423%20(6).pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário