6º ano sequencia didática Educação Física

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Unidade Temática: BRINCADEIRAS E JOGOS
Objeto de Conhecimento: Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana
Ano/Série: 6º ano                            Período: 30.06 a 10/07/2020                          Nº de Aulas: 02         
HABILIDADES
v  (EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
v  (EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.
v  (EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.
v  (EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis


ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª ETAPA: Aula Expositiva online
Objeto de conhecimento: Brincadeira e jogos de matriz indígena e africana

Levantamento de conhecimentos prévios para a aula online:
Para dar início à aula sobre o tema Brincadeira e jogos de matriz indígena e africana, fazer a sondagem através das perguntas:
  • O que são brincadeira e jogos de matriz indígena e africana?
  • Qual a origem das brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana?
  • De que maneira as brincadeira e jogos de matriz indígena e africana contribuem para o desenvolvimento escolar do aluno?

A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

Sugestões de vídeos:
Brincadeira de origem africana - Aprendendo a jogar Matacuzana (Pedrinhas)

Brincadeira de origem africana - Aprendendo a jogar Escravos de Jó

Brincadeira de origem indígena – Aprendendo a jogar corrida do Saci

Brincadeira de origem indígena – Aprendendo a jogar cabo de guerra

Após a conclusão do objeto de conhecimento direcionar aos alunos que eles deverão vivenciar em casa uma brincadeira ou jogo de matriz indígena ou africana

Pesquisar na Internet e escolher uma para que desenvolva com os familiares.
Algumas sugestões:

Amarelinha Africana

Jogo Africano: Labirinto

Confecção do Jogo Africano: Labirinto

Amarelinha Africana/Brincadeira para fazer na quarentena


2ª ETAPA:
Aplicação de atividade sobre o conteúdo: Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

Sugestões em anexo:
Atividade 01
Entrevista

Atividade 02
Leitura e interpretação de texto

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo;( x ) Computador;
(  ) Jogos; (  ) Material pertinente as aulas práticas; (   ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook;
AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (   ) Trabalho;  ( x ) Pesquisa   ( x ) Resolução de Exercícios; (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho individual e/do grupo; (  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios; (  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:                                                     


OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/aplicativos de acordo com a realidade.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário