SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
|
Unidade Temática: BRINCADEIRAS E
JOGOS
|
Objeto de Conhecimento: Brincadeiras
e jogos de matriz indígena e africana
|
Ano/Série: 6º ano Período: 30.06 a 10/07/2020 Nº de
Aulas: 02
|
HABILIDADES
|
v (EF35EF01)
Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo,
incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a
importância desse patrimônio histórico cultural.
v (EF35EF02)
Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de
todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz
indígena e africana.
v (EF35EF03)
Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita,
audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz
indígena e africana, explicando suas características e a importância desse
patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.
v (EF35EF04)
Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela,
brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de
matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na
escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
|
1ª ETAPA: Aula
Expositiva online
Objeto de conhecimento: Brincadeira e jogos de matriz indígena
e africana
Levantamento
de conhecimentos prévios para a aula online:
Para dar início à aula sobre o tema Brincadeira
e jogos de matriz indígena e africana, fazer a sondagem através das perguntas:
A explanação do objeto de conhecimento poderá ser feito através de
slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.
Sugestões
de vídeos:
Brincadeira de origem africana
- Aprendendo a jogar Matacuzana (Pedrinhas)
Brincadeira de origem africana - Aprendendo a jogar
Escravos de Jó
Brincadeira de origem indígena – Aprendendo a jogar
corrida do Saci
Brincadeira de origem indígena – Aprendendo a jogar cabo
de guerra
Após a conclusão do
objeto de conhecimento direcionar aos alunos que eles deverão vivenciar em
casa uma brincadeira ou jogo de matriz indígena ou africana
Pesquisar na Internet e escolher uma para que desenvolva com os
familiares.
Algumas
sugestões:
Amarelinha
Africana
Jogo
Africano: Labirinto
Confecção
do Jogo Africano: Labirinto
Amarelinha
Africana/Brincadeira para fazer na quarentena
2ª ETAPA:
Aplicação de atividade sobre o conteúdo: Brincadeiras
e jogos de matriz indígena e africana
Sugestões em anexo:
Atividade 01
Entrevista
Atividade 02
Leitura
e interpretação de texto
|
RECURSOS: ( ) Livro didático; ( ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo;( x ) Computador;
( ) Jogos; ( ) Material pertinente as aulas práticas; ( )
Informativos; ( x ) Outros: celular,
notebook;
|
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; ( x ) Pesquisa ( x ) Resolução de Exercícios; ( ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( x
) Observação do desempenho individual e/do grupo; ( ) Cartaz; ( x ) Debate; ( ) Relatórios; ( ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da
participação; Outros:
|
OBSERVAÇÃO: O
planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a
outras metodologias/recursos/aplicativos de acordo com a realidade.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário