6º ano Educação Física

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
Unidade Temática: ESPORTES
Objeto de Conhecimento: Esporte de Invasão/territorial: Futsal (História-Contextualização)
Ano/Série: 6º ano                            Período: 16/06 e 23/06/2020                          Nº de Aulas: 02         
HABILIDADES
v  (EF06EF11) Entender o contexto histórico do esporte de invasão futsal.
v  Comparar e refletir sobre a história e evolução do futsal, suas diferentes formas e estilos manifestados na sociedade.
v  Identificar os motivos que os levam a praticarem o futsal.

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA
1ª ETAPA: Aula Expositiva
Objeto de conhecimento: Esporte de Invasão ou territorial (Futsal)
*História-Contextualização

Levantamento de conhecimentos prévios para a aula online:
Para dar início à aula sobre o tema Futsal, fazer a sondagem através das perguntas:
  • O que é futsal?
  • Quem pode jogar o futsal?
  • Há quanto tempo esse esporte existe?
  • Onde e como esse esporte se institucionalizou?
  • O que queremos aprender sobre o futsal na escola?
  • Teremos que mudar alguma coisa para jogar o esporte futsal na escola? O quê?
  • É possível praticar o futsal na escola igual ao futsal presente nas competições? Sim, não, por quê?

VÍDEO:
História do futsal

A exposição do conteúdo pode ser feita através de slides, vídeos, pesquisa, debate, etc.

·         Sugestão de link para pesquisa:
Após a leitura fazer um resumo no caderno descrevendo os tópicos da pesquisa.
2ª ETAPA: Aplicação de atividade sobre o conteúdo
Sugestão em anexo
RESPOSTAS:
01-b
02-a
03-d
04-a
05-a
06-d

RECURSOS: ( ) Livro didático; (  ) Data show; (   ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo;( x ) Computador;
(  ) Jogos; (  ) Material pertinente as aulas práticas; (   ) Informativos; ( x ) Outros: celular, notebook;
AVALIAÇÃO: (  ) Prova; (   ) Trabalho;  ( x ) Pesquisa   ( x ) Resolução de Exercícios; (  ) Seminários; ( x ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (  ) Cartaz; ( x ) Debate; (  ) Relatórios;
(  ) Avaliação escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:                                                      

OBSERVAÇÃO: O planejamento da sequência quinzenal é flexível, podendo ser ajustado a outras metodologias/recursos/aplicativos de acordo com a realidade.

6º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
ESPORTE: FUTSAL - HISTÓRIA DO FUTSAL
ATIVIDADE


01. Em que cidade no Brasil o Futsal foi criado?

(a) Goiânia
(b) São Paulo
(c) Montevidéu
(d) Rio de Janeiro

02. O Futsal também é conhecido como?

(a) futebol de salão
(b) casa do futsal
(c) salão de futebol
(d) salão de futsal

03. O futsal é parente direto de qual esporte?

(a) Basquete
(b) Natação
(c) Vôlei
(d) Futebol

04. O futsal é conhecido como o esporte da:

(a) Bola pesada
(b) Bola murcha
(c) Bola leve
(d) bola grande

05. O futsal feminino ganha espaço cada vez maior no Brasil e no mundo. Em terras brasileiras a modalidade entre as mulheres, são realizadas desde o ano de:

(a) 2005
(b) 2008
(c) 2007
(d) 2004

06. A entidade máxima organizacional do futebol de salão (FIFUSA), foi criada em 25 de julho de 1971. A sigla FIFUSA significa,

(a) Federação Nacional de Futebol de Campo
(b) Confederação de Futebol de Salão
(c) Federação Internacional de Futebol de Campo
(d) Federação Internacional de Futebol de Salão








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário