SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: As diversas facetas do Consumo SUBTEMA: Geografia
e consumo |
UNIDADE TEMÁTICA: Mundo
do Trabalho OBJETO DE CONHECIMENTO: Transformação das Paisagens Naturais e
Antrópicas. |
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Objetivos: Conhecer características do relevo terrestre, seus processos de formação e transformação, considerando agentes internos e externos. • conhecer aspectos gerais da hidrografia e aspectos específicos da hidrografia no Brasil. • relacionar características do relevo e da hidrografia. • compreender a distribuição da água nos continentes. • pensar criticamente aspectos da disponibilidade e o consumo da
água. |
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Ano: 6° Período: 12/07/2021 a 24/07/2021 Nº de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza
a partir do surgimento das cidades. (EF06GE07BA)
Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do
surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em
sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo. (EF06GE07IT)
Explicar as mudanças na interação humana com a natureza destacando as
vantagens e desvantagens da indústria de cerâmicas, cuja matéria-prima é
extraída nas planícies e margens do Rio Jucuruçu em Itamaraju) a partir do
surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em
seu município ou em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os
conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 5. Desenvolver e
utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender
o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula
ETAPA1:
Nesta aula inicie com um bom dia e a chamada, em seguida levantamento prévio
da aula anterior. Comece com alguns questionamentos sobre: ·
O que é relevo? ·
Quais os tipos de relevos? ·
É possível construir em terrenos
inclinados sem correr risco de desabamento? ·
O ser humano consegue viver longe
da água doce dos rios? Como? Após o
questionamento sobre o relevo terrestre. Leitura compartilhada do texto
disponível na apostila. Sugestão o professor pode utiliza as páginas (104 a
108) do livro didático.
Leitura do texto 1:
RELEVO Relevo é o conjunto das diferentes
formas existentes na superfície da Terra. Hidrografia é o ramo da Geografia
que estuda as águas correntes, as águas paradas, as águas subterrâneas e as
águas oceânicas. As formas do relevo influenciam os locais onde os rios nascem,
por onde passam e onde deságuam. Os rios, por sua vez, modelam as formas do
relevo. Por isso, o relevo e a hidrografia são interdependentes. As
atividades realizadas pelo ser humano e a maneira como ele ocupa o espaço
também são influenciadas pelas formas do relevo e pela hidrografia. O modo
como as edificações são construídas, por exemplo, depende de o terreno ser
plano ou inclinado.
As principais formas do relevo
continental: montanhas, planaltos,
planícies e depressões. MONTANHAS As montanhas são as formas de relevo de
maior altitude e encostas íngremes (bastante inclinadas) na superfície
terrestre. Um conjunto de montanhas recebe o nome de cadeia montanhosa ou
cordilheira. Na América do Sul, a maior cordilheira é a dos Andes. A Cordilheira
do Himalaia, localizada na Ásia, possui o ponto mais elevado do planeta
Terra: o monte Everest, com 8 848 metros. A
diferença entre altitude e altura A altura é a dimensão de um corpo, de sua
base para cima. Já a altitude é a medida que nos permite conhecer a elevação
das diferentes formas do relevo da superfície terrestre em relação ao nível
médio do mar (altitude zero). PLANALTOS
Os planaltos são superfícies irregulares
que podem ter formatos variados, como morros, serras e chapadas. Essas áreas
sofrem mais a ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios e os
ventos, do que a ação de agentes de sedimentação. Os morros são formas de
relevo com topos arredondados e altitudes entre 300 e 900 metros. Já as
serras são formas geralmente alongadas, com fortes desníveis, cujas altitudes
podem variar de 600 a 3 000 metros. As chapadas são formas com escarpas e
topo plano. São constituídas em grande parte por camadas de arenito e em
geral situam-se em altitudes acima dos 600 metros. PLANÍCIES As áreas de planície geralmente apresentam
superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no terreno. Geralmente
estão associadas a processos de sedimentação, isto é, são áreas de deposição
de sedimentos. DEPRESSÕES
As depressões são as formas de relevo de altitude
mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor. As áreas continentais abaixo
do nível do mar são chamadas de depressões absolutas. A mais conhecida delas
é a depressão onde se localiza o mar Morto, no Oriente Médio. Sua superfície
encontra-se cerca de 400 metros abaixo do nível do mar. Outra área de
depressão absoluta bastante conhecida ocorre na Holanda ou Países Baixos.
Quando as depressões estão em um nível mais baixo que o dos terrenos
vizinhos, mas acima do nível do mar, são chamadas de depressões relativas.
Esse é o caso da depressão Sertaneja, no Nordeste brasileiro. ETAPA 2:
Em seguida sugerir um vídeo sobre “O RELEVO TERRESTRE” que esta disponível no
link: https://youtu.be/O0COEOIuPZw .
2ªAula ETAPA 1:
Após a leitura do texto disponível na apostila sugerir uma atividade . Sugestão o professor
pode fazer modificações na atividade.
ATIVIDADE 1.
Qual
dos tipos de relevo completa a lacuna corretamente . São as formas de relevo de
altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor. Quando esta região situa-se
numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de
.....................absoluta. a)
( ) Planice b)
( ) Depressão c)
( ) Montanhas d)
( ) Relevo 2.
Assinale
a alternativas falsas(F) e as verdadeiras (V) sobre os tipos de relevo. a)
( ) Os terremotos ou abalos sísmicos
ocorreram há bilhões de anos. b)
( ) A terra possui uma estreita camada
chamada crosta terrestre. c)
( ) É sobre a mesma que os homens trabalham e realizam suas
atividades. d)
( ) O choque entre as placas provocam os terremotos. e)
( ) Os terremotos e os abalos físicos não
provocam vibrações.
3.
Relacione
corretamente: A-
As
áreas geralmente apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis
no terreno. B-
São
as formas de relevo de maior altitude e encostas íngremes ( bastantes
inclinadas) na superfície terrestre. C-
São
as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu
redor. D-
São
formas com escarpas e topo plano, constituída em grande parte por camadas de
arenito. E-
São
superfícies irregulares que podem ter formatos variados, como morros, serras
e chapadas. ( ) Planalto ( ) Montanhas ( ) Planície ( ) Depressões ( ) Chapadas 4.
Marque
a alternativa correta: Quando ocorre um conjunto de
montanhas, chamamos de: a)
( ) Cordilheiras. b)
( ) Morros. c)
( ) chapadas. d)
( ) Serras e)
( ) Depressões 5.
Quais
a principais formas do relevo continental?
................................................................................................................................................................................... ETAPA 2 : Correção da atividade.
3ºAula
ETAPA 1:
Coloque o
texto ou a página do livro (109 a 113) na tela do computador ou do celular e
peça para um aluno fazer a leitura com bastante atenção . Em seguida
questionamento e discussão sobre Transformação do relevo: Agentes internos,
Agentes externos. Sugestão explicar o assunto e usar o texto ou o livro como
suporte para o aluno responder as atividades. Se preferir inicie a aula com o
vídeo que esta disponível no link: https://youtu.be/hkmQ36YyyPU . Em seguida comece a explicação com a ajuda do texto ou do livro.
Texto para leitura. Leitura
do texto: TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO – AGENTES
INTERNOS As forças que atuam do interior para o
exterior da Terra, modificando a superfície do planeta, são provocadas pelos agentes internos ou endógenos. Os
principais agentes endógenos são os movimentos
das placas tectônicas, as erupções vulcânicas e os terremotos.
Todos eles atuam na formação e na transformação do relevo terrestre e são
também responsáveis pela origem de algumas formas, como as montanhas, as
depressões e os vulcões. A formação das montanhas é resultado do
choque ou do movimento horizontal de duas placas tectônicas quando ocorre o
dobramento de uma delas, originando as grandes cordilheiras, como o Himalaia
(na Ásia), os Andes e as Montanhas Rochosas (na América). A formação das depressões pode ocorrer por
falhamento provocado pelos agentes internos, que consiste no movimento de
afundamento ou levantamento de blocos rochosos que antes ficavam lado a lado,
caso do vale do rio Paraíba. As depressões também podem ser formadas por
processos erosivos, caso da depressão Sertaneja e da depressão do rio São
Francisco. As erupções
vulcânicas expelem a lava, que se solidifica e se transforma em rocha. O
acúmulo de rochas forma montanhas, planaltos vulcânicos e ilhas. Os terremotos
também contribuem para a formação e a transformação do relevo, pois,
dependendo da intensidade, podem soerguer terrenos ou até provocar seu
afundamento parcial. TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO – AGENTES EXTERNOS Os processos químicos, físicos e biológicos
que ocorrem na crosta terrestre transformam e modelam o que os agentes
internos produziram. Esses processos são denominados agentes externos ou exógenos e dependem do ar (vento), da
temperatura e da água (sólida, líquida e gasosa). A alteração das rochas e do
solo devido à ação de agentes externos chama-se intemperismo. Os agentes externos causam a erosão, que é o processo de desgaste das rochas e transporte de
material desgastado e de partes do solo para outros locais. Esse transporte
ocorre por meio do vento e das águas de chuvas, rios e mares, e pode dar
origem ao processo de sedimentação. As condições climáticas predominantes em
uma área interferem no modo como atuam os agentes externos. Em áreas de clima
desértico, por exemplo, a temperatura e os ventos são mais atuantes que a
água. Em áreas quentes e úmidas, a ação da água em estado líquido é que terá
maior importância. Já em áreas frias, a ação do gelo será preponderante. A formação
do solo é produto da ação dos agentes externos nas rochas. Ele é formado
por processos físicos, químicos e biológicos. O processo de decomposição das
rochas e formação do solo pode durar centenas de anos. Os solos são utilizados, por exemplo, para a
obtenção de alimentos e o desenvolvimento de atividades econômicas, como a
agropecuária, pois é neles que as plantas se fixam e crescem. A erosão
Existem diversos tipos de erosão, causados
por diferentes agentes externos. As águas correntes dos rios causam a chamada
erosão fluvial. Por esse processo, as águas fragmentam as rochas e
transportam esse material particulado, depositando-o ao longo do leito do
rio, em locais onde ocorrem os processos de sedimentação. A erosão
pluvial é realizada pelas águas das chuvas, que atuam na desagregação da
rocha e no transporte e deposição dos sedimentos. A erosão
glaciária ocorre em regiões de clima frio e temperado. Consiste no
deslizamento do gelo, acumulado em zonas mais elevadas, juntamente com
detritos de rocha. A transformação das rochas pela ação do vento é chamada de
erosão eólica. Apesar de a ação do
vento ter pouca capacidade erosiva, é bastante transformadora quando carrega
partículas de areia, sendo mais comum em regiões litorâneas, desérticas e
semiáridas. O vento também modifica o relevo ao formar e movimentar dunas. A erosão
marinha é causada pela força da água dos mares, que modifica o relevo nos
litorais, destruindo as paredes rochosas e formando sedimentos. As correntes
marinhas movimentam esses sedimentos, somados aos provenientes do continente,
e os depositam na zona costeira, formando as praias. O movimento dessas
correntes, quando paralelas à costa, pode dar origem às restingas, que são
depósitos alongados de areia. A erosão antrópica é causada pelas ações humanas. Para construir
casas e pontes, por exemplo, e para produzir alimentos e bens que usam em seu
dia a dia, os seres humanos modificam a superfície terrestre. O RELEVO E AS AÇÕES ANTRÓPICAS Como vimos, a erosão é um processo natural
de desgaste das rochas e transporte do material resultante pela ação dos
agentes externos. No entanto, as atividades humanas têm intensificado esse
processo, provocando uma série de alterações no relevo. Uma das atividades
humanas que contribuem para a erosão é a retirada da vegetação para o
estabelecimento de áreas agrícolas. Tal prática altera as características
naturais do relevo, contribuindo para a movimentação intensa dos solos e das
rochas, principalmente em morros, colinas ou montanhas. Essa movimentação
ocorre com mais frequência em encostas íngremes ou em locais atingidos por
chuvas intensas, o que pode provocar acidentes. A remoção de vegetação do
entorno de rios, córregos, lagos etc. pode provocar acúmulo de sedimentos nos
corpos d’água. O assoreamento, como esse acúmulo de sedimentos é chamado,
pode alterar o curso dos rios ou até mesmo levar à extinção de sua vazão, bem
como das espécies de animais e plantas que dependem dela. As margens de um
curso d’água compõem as várzeas ou planícies de inundação. São áreas que permanecem
alagadas naturalmente durante o período das cheias. A ocupação indevida das
planícies de inundação, com a construção de edificações, ruas, avenidas etc.,
reduz a área de inundação e também sua capacidade de infiltração, o que pode
provocar problemas, sobretudo nas grandes cidades, em virtude da ocorrência
de enchentes e alagamentos. ETAPA 2: Após
a leitura e assistir o vídeo sugerir ao alunos a fazer a atividade. Sugestão
o professor pode sugerir a atividade das páginas ( 115 e 116) do livro
didático e em seguida a correção e socialização.
ATIVIDADE
1.
As
praias são locais de intensa erosão e modificação do relevo. Leia o trecho de
notícia a seguir.
Erosão assusta e atrai curiosos na Praia do Riacho, em Guarapari À medida que a erosão avança na
Praia do Riacho, tanto na direção do mar
quanto na ex- tensão da orla, mais pessoas visitam
o local. Muitos parecem não acreditar no que
veem. [...] “O mar está levando tudo. É a
natureza tentando se recuperar de tantas
intervenções, da ação do homem. Não sei se um muro irá
re- solver”, destacou Rodrigo Manso,
autônomo. A erosão já foi muito além da
região próxi- ma ao edifício Se aporte, onde a rua não
existe mais, destruindo parte do calçamento e
tre- chos da ciclovia. BRASIL, Carolina. Erosão
assusta e atrai curiosos na Praia do
Riacho, em Guarapari. Folha Vitória,
Vitória, 18 abr. 2018 a) O que é erosão? b) Como a erosão está relacionada ao processo
de sedimentação? c) Como ocorre a erosão marinha? Como ela
contribui para a formação das praias? d)De acordo com o fragmento de notícia, qual
é o problema provocado pela erosão marinha na Praia do Riacho? 2. Complete as lacunas . erupções vulcânicas- placas tectônicas- planeta- endógenos As forças que atuam do interior para o
exterior da Terra, modificando a superfície do..................., são
provocadas pelos agentes internos ou........................ Os principais
agentes endógenos são os movimentos
das......................................, as .......................................
e os terremotos. 3.Relacione as colunas
corretamente : A - A erosão pluvial ( ) é causada pela força da água dos mares,
que modifica o relevo nos litorais,
B - A erosão
antrópica ( ) ocorre em regiões de clima frio e
temperado. C - A erosão
marinha ( ) é
realizada pelas águas das chuvas, que atuam na desagregação da rocha e trans- D - A erosão
glaciária
( ) é causada pelas ações
humanas. 4ºAula ETAPA 1:
Nesta aula antes de iniciar faça uma reflexão sobre o que foi estudado na
aula anterior. Em seguida inicie a aula propondo a leitura das páginas (117 a
127) ou do texto disponível na apostila. LEITURA DO TEXTO: A ÁGUA E A HIDROGRAFIA
A água está constantemente passando de um
estado para outro: sólido (gelo), líquido (água) e gasoso (vapor-d ’água). A
essa transformação e circulação da água damos o nome de ciclo da água ou
ciclo hidrológico. Vamos entender como ele ocorre, observando a ilustração
abaixo. OS RIOS Os rios são cursos naturais de água doce
que correm sobre os continentes e as ilhas. São muito importantes para as
sociedades, pois fornecem água e alimento, possibilitam a geração de energia
elétrica, a navegação e a irrigação de áreas agrícolas, além de servirem para
o lazer. Em geral, as águas de um rio se originam de fontes subterrâneas que
afloram do solo, do escoamento superficial da água da chuva ou do
derretimento de geleiras.
Curso
e volume de água dos rios Um rio corre sempre de áreas de maior
altitude, onde fica a nascente, para áreas de menor altitude, onde está a foz
ou embocadura, local de seu término, que pode ser junto de um oceano, mar,
lago ou mesmo outro rio. A variação do volume das águas de um rio no período
de um ano é chamada de regime fluvial. A água das chuvas interfere no regime
de um rio. Nas épocas de seca, muitos rios têm seu
volume diminuído, e o contrário acontece na estação chuvosa, quando o volume
de água aumenta. No curso em direção à foz, os rios podem se encontrar e se
unir. Nesse caso, um rio principal recebe as águas de outros rios, chamados
afluentes. Os rios formam uma rede fluvial, e a área drenada por um rio
principal e seus afluentes é chamada de bacia hidrográfica. Rios
de planalto e rios de planície O curso de
um rio apresenta características relacionadas às formas do relevo. Os rios
que cruzam áreas de planalto costumam ter muitas quedas-d’água, pois são
áreas com muitos desníveis. São os chamados rios de planalto.
Geralmente, podem ser aproveitados para geração de energia elétrica.
Já os rios que percorrem áreas de planície não apresentam quedas-d’água por
estarem em áreas pouco elevadas, sendo, por isso, mais utilizados para a
navegação, a pesca e o lazer. São denominados rios de planície. AS
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS As águas
subterrâneas originam-se das chuvas. Quando chove, parte da água penetra na
terra e forma reservatórios abaixo da sua superfície. Existem
dois níveis do solo nos quais a água subterrânea é encontrada: o lençol
freático e o lençol artesiano. O lençol freático é um reservatório de água
encontrado na camada do solo mais próxima da superfície. A água ali
armazenada é a mais fácil de ser alcançada e retirada. O lençol artesiano é
um reservatório de água localizado em uma camada mais profunda do solo, onde
estão as rochas. Para captar a água nele acumulada, são necessárias máquinas
capazes de perfurar as camadas mais duras do solo. Em geral, as águas dos
poços que abastecem parte das casas e povoados provêm do lençol freático. OS
LAGOS Os lagos são originados pelo acúmulo de água
em áreas mais baixas de um terreno. Essa água pode provir de rios, de fontes
subterrâneas, das chuvas ou do derretimento de geleiras. AS GELEIRAS As geleiras são massas de gelo formadas em
regiões onde a queda de neve é superior ao degelo. Elas são encontradas nas
regiões de altitude elevada, como os picos de montanhas, ou nas Zonas
Polares. Nessas áreas, quando ocorre um aumento da temperatura em períodos
mais quentes, o gelo pode se descongelar e dar origem a lagos e rios. DISPONIBILIDADE
DE ÁGUA DOCE Nove países concentram 60% da água doce
disponível no mundo: Brasil, Rússia, Canadá, Estados Unidos, China,
Indonésia, Índia, Colômbia e Peru. No entanto, diversos fatores podem causar
a falta de água até nesses países.
O CONSUMO DOS RECURSOS HÍDRICOS A água é necessária para a realização de
diversas atividades e para a sobrevivência dos seres humanos. Por isso, a
carência de água é um dos maiores problemas da humanidade. A Organização das
Nações Unidas (ONU) reconhece que “todos os povos, quaisquer que sejam seus
estágios de desenvolvimento e suas condições sociais e econômicas, têm
direito ao acesso à água potável em quantidade e qualidade à altura de suas
necessidades básicas” e que o saneamento
básico é essencial. Assim como a ONU, outras organizações também lutam pela melhor distribuição da
água no mundo. No entanto, órgãos públicos responsáveis por essa distribuição
cobram dos consumidores preços elevados para fornecer água. Outro problema é
a existência de práticas agrícolas, industriais e domésticas que podem causar
a contaminação das águas superficiais e subterrâneas. A retirada excessiva da
água de determinadas fontes pode também causar problemas em áreas urbanas e
ameaçar estruturas e construções. Diante de situações como essas, é necessário
pensar em opções sustentáveis para o uso da água. ·
A
água de uso doméstico ·
A
água na agropecuária ·
A
água na indústria Recursos hídricos nos
espaços rural e urbano No espaço rural, mesmo onde as ações
antrópicas provocam alterações na natureza, os recursos hídricos presentes na
paisagem (como rios, córregos,
riachos, lagos e lagoas) são geralmente visíveis. E no espaço urbano? É
possível observá-los da mesma forma que no espaço rural? Em muitas cidades,
as intervenções humanas alteram de tal forma a natureza que, ao caminhar em
ruas e avenidas, podemos estar sobre rios que foram soterrados. ETAPA 2: O professor pode sugerir o vídeo sobre “Regiões
Hidrografica do Brasil” que esta disponível no link: https://youtu.be/MNYEfqGYX2k .
5ºAula ETAPA 1 e 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura, o professor(a)
pode sugerir aos alunos a atividade das páginas ( 129 a 131) ou a atividade
disponível na apostila e em seguida a correção e socialização.
ATIVIDADE 1. É um reservatório de água encontrado na camada do solo
mais próxima da superfície. Marque as a alternativa correta: a)
(
) Regime fluvial b)
(
) Bacia hidrográfica c)
(
) Lençol freático d)
(
) Rios de planície e)
(
) Lençol artesiano 2. O são rios? .................................................................................................................................................................................... 3. A água está constantemente passando de um estado para
outro: sólido, líquido, gasoso. Considerando esse contexto descreva como
ocorre o ciclo da água ou ciclo hidrológico?............................................................................... .............................................................................................................................................................................. .............................................................................................................................................................................. 4. As porções de água doce que se encontram nos continentes,
entre elas os rios, as águas subterrâneas, os lagos e as geleiras. Está
constantemente passando de um estado para outro: sólido, líquido e gasoso.
Diante desse contexto. Todas as alternativas são correta exceto: a)
(
) O curso de um rio apresenta características relacionadas ás formas
do relevo. b)
(
) As águas subterrâneas originam-se das chuvas. c)
(
) Os lagos são cursos naturais de água doce que correm sobre os
continentes e as ilhas. d)
(
) Nove países concentram 60% da água doce disponível no mundo. e)
(
) O lençol artesiano é um
reservatório de água localizado em uma camada mais profunda do solo,
onde estão as rochas. 5.
Quais as principais bacias
hidrográficas do Brasil? .................................................................................................................................................................................... ETAPA 2: Correção da atividade e momento
para tira dúvidas .
6ºAula ETAPA 1: Levantamento
prévio e sondagem da aula anterior com questionamentos, discussão e socialização.
Em seguida Orientar
os alunos a produzir uma história em quadrinho que descreva as mudanças na
interação humana com a natureza destacando as vantagens e desvantagens da
indústria de cerâmicas, cuja matéria-prima é extraída nas planícies e margens
do Rio Jucuruçu em Itamaraju a partir do surgimento das cidades, considerando
a história dos processos produtivos em seu município,
questionar o consumo e presenta as
3 forças que sustentam hábitos mais conscientes: o conhecimento, a atitude e
a responsabilidade. Com diálogos, para o leitor entender como essas 3 forças
atuam e o poder que o consumidor tem em suas mãos. Acreditamos ser possível,
a partir de uma consciência mais ampla, usar a força para um consumo consciente da água em nossa cidade e em nosso planeta. ETAPA 2: Apresentação
da história em quadrinho, questionamentos, discussão e socialização.
RECURSOS: ( 102, 113, 117e 128)Livro didático; ( ) Data
show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (115, 116, 129,130 e 131) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
Referencias : Livro didático Araribá Mais
Geografia Capítulos ( 9 – 10), Editora
Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore www.youtube.com – As formas de relevo continental/Canal Geografácil. www.youtube.com – Regiões Hidrográficas do Brasil, Geografando / Professor- Walter
Júnior
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