6º ANO e 7º ANO VII - SEQUÊNCIA - 2021

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Geografia e consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Transformação das Paisagens Naturais e Antrópicas.

Objetivos:  Conhecer características do relevo terrestre, seus processos de formação e transformação, considerando agentes internos e externos.

• conhecer aspectos gerais da hidrografia e aspectos específicos da hidrografia no Brasil.

• relacionar características do relevo e da hidrografia.

• compreender a distribuição da água nos continentes.

• pensar criticamente aspectos da disponibilidade e o consumo da água.

Ano: 6°                          Período: 12/07/2021  a  24/07/2021                                Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. (EF06GE07BA) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo.

 (EF06GE07IT) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza destacando as vantagens e desvantagens da indústria de cerâmicas, cuja matéria-prima é extraída nas planícies e margens do Rio Jucuruçu em Itamaraju) a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em seu município ou em sua comunidade, estado, no Brasil e no mundo.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 1ªAula

ETAPA1: Nesta aula inicie com um bom dia e a chamada, em seguida levantamento prévio da aula anterior. Comece com alguns questionamentos sobre:

·         O que é relevo?

·         Quais os tipos de relevos?

·         É possível construir em terrenos inclinados sem correr risco de desabamento?

·         O ser humano consegue viver longe da água doce dos rios? Como?

 Após o questionamento sobre o relevo terrestre. Leitura compartilhada do texto disponível na apostila. Sugestão o professor pode utiliza as páginas (104 a 108) do livro didático.

 

  Leitura do texto 1:

                                                                                   RELEVO

     Relevo é o conjunto das diferentes formas existentes na superfície da Terra. Hidrografia é o ramo da Geografia que estuda as águas correntes, as águas paradas, as águas subterrâneas e as águas oceânicas. As formas do relevo influenciam os locais onde os rios nascem, por onde passam e onde deságuam. Os rios, por sua vez, modelam as formas do relevo. Por isso, o relevo e a hidrografia são interdependentes. As atividades realizadas pelo ser humano e a maneira como ele ocupa o espaço também são influenciadas pelas formas do relevo e pela hidrografia. O modo como as edificações são construídas, por exemplo, depende de o terreno ser plano ou inclinado.

    As principais formas do relevo continental: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

  MONTANHAS

  As montanhas são as formas de relevo de maior altitude e encostas íngremes (bastante inclinadas) na superfície terrestre. Um conjunto de montanhas recebe o nome de cadeia montanhosa ou cordilheira. Na América do Sul, a maior cordilheira é a dos Andes. A Cordilheira do Himalaia, localizada na Ásia, possui o ponto mais elevado do planeta Terra: o monte Everest, com 8 848 metros.

  A diferença entre altitude e altura

 A altura é a dimensão de um corpo, de sua base para cima. Já a altitude é a medida que nos permite conhecer a elevação das diferentes formas do relevo da superfície terrestre em relação ao nível médio do mar (altitude zero).

PLANALTOS

  Os planaltos são superfícies irregulares que podem ter formatos variados, como morros, serras e chapadas. Essas áreas sofrem mais a ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios e os ventos, do que a ação de agentes de sedimentação. Os morros são formas de relevo com topos arredondados e altitudes entre 300 e 900 metros. Já as serras são formas geralmente alongadas, com fortes desníveis, cujas altitudes podem variar de 600 a 3 000 metros. As chapadas são formas com escarpas e topo plano. São constituídas em grande parte por camadas de arenito e em geral situam-se em altitudes acima dos 600 metros.

PLANÍCIES

  As áreas de planície geralmente apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no terreno. Geralmente estão associadas a processos de sedimentação, isto é, são áreas de deposição de sedimentos.

DEPRESSÕES

  As depressões são as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor. As áreas continentais abaixo do nível do mar são chamadas de depressões absolutas. A mais conhecida delas é a depressão onde se localiza o mar Morto, no Oriente Médio. Sua superfície encontra-se cerca de 400 metros abaixo do nível do mar. Outra área de depressão absoluta bastante conhecida ocorre na Holanda ou Países Baixos. Quando as depressões estão em um nível mais baixo que o dos terrenos vizinhos, mas acima do nível do mar, são chamadas de depressões relativas. Esse é o caso da depressão Sertaneja, no Nordeste brasileiro.

ETAPA 2: Em seguida sugerir um vídeo sobre “O RELEVO TERRESTRE” que esta disponível no link:  https://youtu.be/O0COEOIuPZw  .

                                                                                   2ªAula

ETAPA 1: Após a leitura do texto disponível na apostila  sugerir uma atividade . Sugestão o professor pode fazer modificações na atividade.

 

                                                                             ATIVIDADE

1.      Qual dos tipos de relevo completa a lacuna corretamente .

São as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor.

Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de .....................absoluta.

a)      (  ) Planice

b)      (  ) Depressão

c)      (  ) Montanhas

d)      (  ) Relevo

2.      Assinale a alternativas falsas(F) e as verdadeiras (V) sobre os tipos de relevo.

a)      (  ) Os terremotos ou abalos sísmicos ocorreram há bilhões de anos.

b)      (  ) A terra possui uma estreita camada chamada crosta terrestre.

c)      (  ) É sobre a mesma  que os homens trabalham e realizam suas atividades.

d)      (  ) O choque entre as placas provocam os  terremotos.

e)      (  ) Os terremotos e os abalos físicos não provocam vibrações.

 

3.      Relacione corretamente:

A-    As áreas geralmente apresentam superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no terreno.

B-     São as formas de relevo de maior altitude e encostas íngremes ( bastantes inclinadas) na superfície terrestre.

C-     São as formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor.

D-    São formas com escarpas e topo plano, constituída em grande parte por camadas de arenito.

E-     São superfícies irregulares que podem ter formatos variados, como morros, serras e chapadas.

(  ) Planalto

(  ) Montanhas

(  ) Planície

(  ) Depressões

(  ) Chapadas

4.      Marque a alternativa correta:

Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de:

a)      (  ) Cordilheiras.

b)      (  ) Morros.

c)      (  ) chapadas.

d)      (  ) Serras

e)      (  ) Depressões

5.      Quais a principais formas do relevo continental? ...................................................................................................................................................................................

 ETAPA 2 : Correção da atividade.                                                                     

                                                                                       3ºAula

 ETAPA 1: Coloque o texto ou a página do livro (109 a 113) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno fazer a leitura com bastante atenção . Em seguida questionamento e discussão sobre Transformação do relevo: Agentes internos, Agentes externos. Sugestão explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades. Se preferir inicie a aula com o vídeo que esta disponível no link:  https://youtu.be/hkmQ36YyyPU . Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro. Texto para leitura.

                                                                    

Leitura do texto:

                                        TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO – AGENTES INTERNOS    

  

  As forças que atuam do interior para o exterior da Terra, modificando a superfície do planeta, são provocadas pelos agentes internos ou endógenos. Os principais agentes endógenos são os movimentos das placas tectônicas, as erupções vulcânicas e os terremotos. Todos eles atuam na formação e na transformação do relevo terrestre e são também responsáveis pela origem de algumas formas, como as montanhas, as depressões e os vulcões.

  A formação das montanhas é resultado do choque ou do movimento horizontal de duas placas tectônicas quando ocorre o dobramento de uma delas, originando as grandes cordilheiras, como o Himalaia (na Ásia), os Andes e as Montanhas Rochosas (na América).

  A formação das depressões pode ocorrer por falhamento provocado pelos agentes internos, que consiste no movimento de afundamento ou levantamento de blocos rochosos que antes ficavam lado a lado, caso do vale do rio Paraíba. As depressões também podem ser formadas por processos erosivos, caso da depressão Sertaneja e da depressão do rio São Francisco.

 As erupções vulcânicas expelem a lava, que se solidifica e se transforma em rocha. O acúmulo de rochas forma montanhas, planaltos vulcânicos e ilhas.

  Os terremotos também contribuem para a formação e a transformação do relevo, pois, dependendo da intensidade, podem soerguer terrenos ou até provocar seu afundamento parcial.

                                  TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO – AGENTES EXTERNOS

  Os processos químicos, físicos e biológicos que ocorrem na crosta terrestre transformam e modelam o que os agentes internos produziram. Esses processos são denominados agentes externos ou exógenos e dependem do ar (vento), da temperatura e da água (sólida, líquida e gasosa). A alteração das rochas e do solo devido à ação de agentes externos chama-se intemperismo. Os agentes externos causam a erosão, que é o processo de desgaste das rochas e transporte de material desgastado e de partes do solo para outros locais. Esse transporte ocorre por meio do vento e das águas de chuvas, rios e mares, e pode dar origem ao processo de sedimentação. As condições climáticas predominantes em uma área interferem no modo como atuam os agentes externos. Em áreas de clima desértico, por exemplo, a temperatura e os ventos são mais atuantes que a água. Em áreas quentes e úmidas, a ação da água em estado líquido é que terá maior importância. Já em áreas frias, a ação do gelo será preponderante.

  A formação do solo é produto da ação dos agentes externos nas rochas. Ele é formado por processos físicos, químicos e biológicos. O processo de decomposição das rochas e formação do solo pode durar centenas de anos.

 Os solos são utilizados, por exemplo, para a obtenção de alimentos e o desenvolvimento de atividades econômicas, como a agropecuária, pois é neles que as plantas se fixam e crescem.

   A erosão

 

  Existem diversos tipos de erosão, causados por diferentes agentes externos. As águas correntes dos rios causam a chamada erosão fluvial. Por esse processo, as águas fragmentam as rochas e transportam esse material particulado, depositando-o ao longo do leito do rio, em locais onde ocorrem os processos de sedimentação.

 A erosão pluvial é realizada pelas águas das chuvas, que atuam na desagregação da rocha e no transporte e deposição dos sedimentos.

  A erosão glaciária ocorre em regiões de clima frio e temperado. Consiste no deslizamento do gelo, acumulado em zonas mais elevadas, juntamente com detritos de rocha. A transformação das rochas pela ação do vento é chamada de erosão eólica. Apesar de a ação do vento ter pouca capacidade erosiva, é bastante transformadora quando carrega partículas de areia, sendo mais comum em regiões litorâneas, desérticas e semiáridas. O vento também modifica o relevo ao formar e movimentar dunas.

 A erosão marinha é causada pela força da água dos mares, que modifica o relevo nos litorais, destruindo as paredes rochosas e formando sedimentos. As correntes marinhas movimentam esses sedimentos, somados aos provenientes do continente, e os depositam na zona costeira, formando as praias. O movimento dessas correntes, quando paralelas à costa, pode dar origem às restingas, que são depósitos alongados de areia.

A erosão antrópica é causada pelas ações humanas. Para construir casas e pontes, por exemplo, e para produzir alimentos e bens que usam em seu dia a dia, os seres humanos modificam a superfície terrestre.

     

                                                        O RELEVO E AS AÇÕES ANTRÓPICAS

  Como vimos, a erosão é um processo natural de desgaste das rochas e transporte do material resultante pela ação dos agentes externos. No entanto, as atividades humanas têm intensificado esse processo, provocando uma série de alterações no relevo. Uma das atividades humanas que contribuem para a erosão é a retirada da vegetação para o estabelecimento de áreas agrícolas. Tal prática altera as características naturais do relevo, contribuindo para a movimentação intensa dos solos e das rochas, principalmente em morros, colinas ou montanhas. Essa movimentação ocorre com mais frequência em encostas íngremes ou em locais atingidos por chuvas intensas, o que pode provocar acidentes. A remoção de vegetação do entorno de rios, córregos, lagos etc. pode provocar acúmulo de sedimentos nos corpos d’água. O assoreamento, como esse acúmulo de sedimentos é chamado, pode alterar o curso dos rios ou até mesmo levar à extinção de sua vazão, bem como das espécies de animais e plantas que dependem dela. As margens de um curso d’água compõem as várzeas ou planícies de inundação. São áreas que permanecem alagadas naturalmente durante o período das cheias. A ocupação indevida das planícies de inundação, com a construção de edificações, ruas, avenidas etc., reduz a área de inundação e também sua capacidade de infiltração, o que pode provocar problemas, sobretudo nas grandes cidades, em virtude da ocorrência de enchentes e alagamentos.

ETAPA 2: Após a leitura e assistir o vídeo sugerir ao alunos a fazer a atividade. Sugestão o professor pode sugerir a atividade das páginas ( 115 e 116) do livro didático e em seguida a correção e socialização.                                                                  

                                                                    ATIVIDADE

 

1.      As praias são locais de intensa erosão e modificação do relevo. Leia o trecho de notícia a seguir.

 

 Erosão assusta e atrai curiosos na Praia

 do Riacho, em Guarapari

            À medida que a erosão avança na Praia do

        Riacho, tanto na direção do mar quanto na ex-

        tensão da orla, mais pessoas visitam o local.

        Muitos parecem não acreditar no que veem.

       [...] “O mar está levando tudo. É a natureza

       tentando se recuperar de tantas intervenções,

       da ação do homem. Não sei se um muro irá re-

       solver”, destacou Rodrigo Manso, autônomo.

          A erosão já foi muito além da região próxi-

       ma ao edifício Se aporte, onde a rua não existe

       mais, destruindo parte do calçamento e tre-

        chos da ciclovia.

                            BRASIL, Carolina. Erosão assusta e atrai

                         curiosos na Praia do Riacho, em Guarapari.

                         Folha Vitória, Vitória, 18 abr. 2018

 

 a) O que é erosão?

 b) Como a erosão está relacionada ao processo de sedimentação?

 c) Como ocorre a erosão marinha? Como ela contribui para a formação das praias?

 d)De acordo com o fragmento de notícia, qual é o problema provocado pela erosão marinha na Praia do Riacho?

 2.  Complete as lacunas .

 erupções vulcânicas- placas tectônicas-  planeta- endógenos

 As forças que atuam do interior para o exterior da Terra, modificando a superfície do..................., são provocadas pelos agentes internos ou........................ Os principais agentes endógenos são os movimentos das......................................, as ....................................... e os terremotos.

3.Relacione as colunas corretamente :

A - A erosão pluvial                             (  ) é causada pela força da água dos mares, que modifica o relevo nos litorais,                                                                        

B - A erosão antrópica                        (  ) ocorre em regiões de clima frio e temperado.

C - A erosão marinha                          (  ) é realizada pelas águas das chuvas, que atuam na desagregação da rocha e trans-

D - A erosão glaciária                          (  ) é causada pelas ações humanas.

                                                                                 4ºAula

ETAPA 1: Nesta aula antes de iniciar faça uma reflexão sobre o que foi estudado na aula anterior. Em seguida inicie a aula propondo a leitura das páginas (117 a 127) ou do texto disponível na apostila.

LEITURA DO TEXTO:

                                                              A ÁGUA E A HIDROGRAFIA

 

    A água está constantemente passando de um estado para outro: sólido (gelo), líquido (água) e gasoso (vapor-d ’água). A essa transformação e circulação da água damos o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico. Vamos entender como ele ocorre, observando a ilustração abaixo.

    

  OS RIOS

  Os rios são cursos naturais de água doce que correm sobre os continentes e as ilhas. São muito importantes para as sociedades, pois fornecem água e alimento, possibilitam a geração de energia elétrica, a navegação e a irrigação de áreas agrícolas, além de servirem para o lazer. Em geral, as águas de um rio se originam de fontes subterrâneas que afloram do solo, do escoamento superficial da água da chuva ou do derretimento de geleiras.

 

  Curso e volume de água dos rios

 

  Um rio corre sempre de áreas de maior altitude, onde fica a nascente, para áreas de menor altitude, onde está a foz ou embocadura, local de seu término, que pode ser junto de um oceano, mar, lago ou mesmo outro rio. A variação do volume das águas de um rio no período de um ano é chamada de regime fluvial. A água das chuvas interfere no regime de um rio.

  Nas épocas de seca, muitos rios têm seu volume diminuído, e o contrário acontece na estação chuvosa, quando o volume de água aumenta. No curso em direção à foz, os rios podem se encontrar e se unir. Nesse caso, um rio principal recebe as águas de outros rios, chamados afluentes. Os rios formam uma rede fluvial, e a área drenada por um rio principal e seus afluentes é chamada de bacia hidrográfica.

 

  Rios de planalto e rios de planície

  O curso de um rio apresenta características relacionadas às formas do relevo. Os rios que cruzam áreas de planalto costumam ter muitas quedas-d’água, pois são áreas com muitos desníveis. São os chamados rios de planalto.      Geralmente, podem ser aproveitados para geração de energia elétrica. Já os rios que percorrem áreas de planície não apresentam quedas-d’água por estarem em áreas pouco elevadas, sendo, por isso, mais utilizados para a navegação, a pesca e o lazer. São denominados rios de planície.

   AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

   As águas subterrâneas originam-se das chuvas. Quando chove, parte da água penetra na terra e forma reservatórios abaixo da sua superfície.

   Existem dois níveis do solo nos quais a água subterrânea é encontrada: o lençol freático e o lençol artesiano. O lençol freático é um reservatório de água encontrado na camada do solo mais próxima da superfície. A água ali armazenada é a mais fácil de ser alcançada e retirada. O lençol artesiano é um reservatório de água localizado em uma camada mais profunda do solo, onde estão as rochas. Para captar a água nele acumulada, são necessárias máquinas capazes de perfurar as camadas mais duras do solo. Em geral, as águas dos poços que abastecem parte das casas e povoados provêm do lençol freático.

   OS LAGOS

 Os lagos são originados pelo acúmulo de água em áreas mais baixas de um terreno. Essa água pode provir de rios, de fontes subterrâneas, das chuvas ou do derretimento de geleiras.

   AS GELEIRAS

 As geleiras são massas de gelo formadas em regiões onde a queda de neve é superior ao degelo. Elas são encontradas nas regiões de altitude elevada, como os picos de montanhas, ou nas Zonas Polares. Nessas áreas, quando ocorre um aumento da temperatura em períodos mais quentes, o gelo pode se descongelar e dar origem a lagos e rios.

   DISPONIBILIDADE DE ÁGUA DOCE

  Nove países concentram 60% da água doce disponível no mundo: Brasil, Rússia, Canadá, Estados Unidos, China, Indonésia, Índia, Colômbia e Peru. No entanto, diversos fatores podem causar a falta de água até nesses países.

 

   O CONSUMO DOS RECURSOS HÍDRICOS

  A água é necessária para a realização de diversas atividades e para a sobrevivência dos seres humanos. Por isso, a carência de água é um dos maiores problemas da humanidade. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que “todos os povos, quaisquer que sejam seus estágios de desenvolvimento e suas condições sociais e econômicas, têm direito ao acesso à água potável em quantidade e qualidade à altura de suas necessidades básicas” e que o saneamento básico é essencial.

   Assim como a ONU, outras organizações também lutam pela melhor distribuição da água no mundo. No entanto, órgãos públicos responsáveis por essa distribuição cobram dos consumidores preços elevados para fornecer água. Outro problema é a existência de práticas agrícolas, industriais e domésticas que podem causar a contaminação das águas superficiais e subterrâneas. A retirada excessiva da água de determinadas fontes pode também causar problemas em áreas urbanas e ameaçar estruturas e construções. Diante de situações como essas, é necessário pensar em opções sustentáveis para o uso da água.

·         A água de uso doméstico

·         A água na agropecuária

·         A água na indústria

Recursos hídricos nos espaços rural e urbano

  No espaço rural, mesmo onde as ações antrópicas provocam alterações na natureza, os recursos hídricos presentes na paisagem (como rios, córregos, riachos, lagos e lagoas) são geralmente visíveis. E no espaço urbano? É possível observá-los da mesma forma que no espaço rural? Em muitas cidades, as intervenções humanas alteram de tal forma a natureza que, ao caminhar em ruas e avenidas, podemos estar sobre rios que foram soterrados.

   ETAPA 2: O professor pode sugerir o vídeo sobre “Regiões Hidrografica do Brasil” que esta disponível no link:  https://youtu.be/MNYEfqGYX2k .

                                                                              5ºAula

   ETAPA 1 e 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura, o professor(a) pode sugerir aos alunos a atividade das páginas ( 129 a 131) ou a atividade disponível na apostila e em seguida a correção e socialização.                                                                   

                                                                        ATIVIDADE

1.      É um reservatório de água encontrado na camada do solo mais próxima da superfície. Marque as a alternativa correta:

a)      (  ) Regime fluvial

b)      (  ) Bacia hidrográfica

c)      (   ) Lençol freático

d)      (  ) Rios de planície

e)      (  ) Lençol artesiano

2.      O são rios?

....................................................................................................................................................................................

3.      A água está constantemente passando de um estado para outro: sólido, líquido, gasoso. Considerando esse contexto descreva como ocorre o ciclo da água ou ciclo hidrológico?...............................................................................

..............................................................................................................................................................................

..............................................................................................................................................................................

4.      As porções de água doce que se encontram nos continentes, entre elas os rios, as águas subterrâneas, os lagos e as geleiras. Está constantemente passando de um estado para outro: sólido, líquido e gasoso. Diante desse contexto. Todas as alternativas são correta exceto:

a)      (  ) O curso de um rio apresenta características relacionadas ás formas do relevo.

b)      (  ) As águas subterrâneas originam-se das chuvas.

c)      (  ) Os lagos são cursos naturais de água doce que correm sobre os continentes e as ilhas.

d)      (  ) Nove países concentram 60% da água doce disponível no mundo.

e)      (  ) O lençol artesiano é um  reservatório de água localizado em uma camada mais profunda do solo, onde estão as rochas.

5.      Quais as principais bacias hidrográficas do Brasil?

....................................................................................................................................................................................

   ETAPA 2: Correção da atividade e momento  para tira dúvidas .

                                                                            

                                                                                 6ºAula

ETAPA 1: Levantamento prévio e sondagem da aula anterior com questionamentos, discussão e socialização. Em seguida

Orientar os alunos a produzir uma história em quadrinho que descreva as mudanças na interação humana com a natureza destacando as vantagens e desvantagens da indústria de cerâmicas, cuja matéria-prima é extraída nas planícies e margens do Rio Jucuruçu em Itamaraju a partir do surgimento das cidades, considerando a história dos processos produtivos em seu município, questionar o consumo e presenta as 3 forças que sustentam hábitos mais conscientes: o conhecimento, a atitude e a responsabilidade. Com diálogos, para o leitor entender como essas 3 forças atuam e o poder que o consumidor tem em suas mãos. Acreditamos ser possível, a partir de uma consciência mais ampla, usar a força para um consumo consciente da água em nossa cidade e em nosso planeta.

ETAPA 2: Apresentação da história em quadrinho, questionamentos, discussão e socialização.

 

RECURSOS: ( 102, 113, 117e 128)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (115, 116, 129,130 e 131)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

                                                                                        

  Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia Capítulos ( 9 – 10),  Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore

  www.youtube.com – As formas de relevo continental/Canal Geografácil.

  www.youtube.com – Regiões Hidrográficas do Brasil, Geografando / Professor- Walter Júnior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Geografia e consumo

 

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO:   Produção, Circulação e Consumo de Mercadorias com práticas Agroecológicas e Cooperação.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 7°                          Período: 12/07/2021  a  24/07/2021                               Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

(EF07GE06BA) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.

(EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza

 

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autoestima; autoconfiança; autonomia;  compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 1ªAula

ETAPA1: Iniciar a aula com um levantamento prévio do que foi trabalhado anteriormente . Em seguida propor aos alunos a leitura das páginas ( 106 a 110) do capítulo (9) ou a assistir o vídeo sobre “Espaço rural brasileiro” que esta disponível no link: https://youtu.be/DQayIlyi5LU . Depois que os alunos fazer a leitura ou assistirem o vídeo discuta com eles sobre os sistemas de produção agropecuária praticados no Brasil, confrontando o agronegócio( associado á agroindústria) e a agricultura familiar e apresentando as particularidades das práticas agrícolas sustentáveis.

  ETAPA 2:  Após os alunos fazerem a leitura ou assistirem o vídeo propor a atividade a da página 111 ou a atividade disponível na apostila.

                                                                 ATIVIDADE

1.      Como se deu o processo de industrialização no Brasil?

2.      Qual é a relação entre a industrialização e a urbanização brasileira?

3.      Como se caracteriza a rede urbana brasileira de transporte?

4.      Como se distribuem as regiões metropolitanas brasileiras?

5.      Como se organiza o espaço rural?

                                                                        2ªAula

  ETAPA 1: Inicie a aula, com um bom dia e a chamada, em seguida abordar o objeto de conhecimento com cada uma das grandes regiões brasileiras abordando as principais características da região e de sua população listando as principais atividades econômicas realizadas por diferentes grupos no decorrer da história.

ETAPA 2: Em seguida sugerir a leitura das páginas (114 a 126) ou um vídeo sobre “Região Norte "que esta disponível no link: https://youtu.be/gv76WlyG19A

Em seguida iniciar uma discussão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do vídeo.     

                                                                       3ªAula

 

ETAPA 1: Disponibilizar o texto para leitura compartilhada na aula expositiva com os alunos e solicitar que os mesmos façam a ilustração do mapa da Região Norte destacado os Estados e Capitais.

Leitura do texto:

                                                                   REGIÃO NORTE

  Região Norte se diferencia bastante, em alguns aspectos, das demais regiões do país. A região possui a maior rede de vias fluviais navegáveis do Brasil. O transporte fluvial assume grande importância econômica e social, em detrimento do transporte rodoviário. A Floresta Amazônica, cujo ritmo de desmatamento é crescente, impacta diretamente no modo de vida das populações. Ela continua sendo desmatada para o uso do solo com atividades agropecuárias e os conflitos com as populações locais aumentam. Como se dá esse processo? Quais são os povos da floresta e como é sua relação com a natureza?

  A Região Norte é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, ocupando uma superfície de 3 853 327 km2 . A Amazônia, área de abrangência da Floresta Amazônica, ultrapassa os limites da Região Norte e avança por vários países da América do Sul. É conhecida como Amazônia Internacional ou Pan-Amazônia Já a área conhecida como Amazônia Legal foi criada pelo governo brasileiro para promover o desenvolvimento social e econômico da região correspondente à Amazônia brasileira, que inclui todos os estados da Região Norte, o Mato Grosso e parte do estado do Maranhão.

   PRIMEIRAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

  Diversos grupos indígenas habitavam as terras que hoje correspondem à Região Norte quando os colonizadores iniciaram a exploração econômica dessa área. Os rios constituíram vias de circulação que possibilitaram a expansão exploratória. Até o ano de 1800, essa expansão teve como motivações a busca das chamadas drogas do sertão (cravo, canela, baunilha, pimenta, cacau, entre outras) e a captura de indígenas para evangelização e escravização.

 A abertura dessas vias impactou fortemente o meio ambiente ao longo das rodovias.

  OBRAS E PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO

  Em 1953, para promover a ocupação da região, o governo federal criou a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), mais tarde substituída pela Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Além da abertura de estradas e do asfaltamento das já existentes, outras obras de infraestrutura, como hidrelétricas e portos, foram realizadas com o intuito de incentivar e viabilizar a instalação de empresas agropecuárias e industrias.

  VEGETAÇÃO E EXTRATIVISMO VEGETAL

  A Floresta Amazônica é uma floresta pluvial, típica de ambientes úmidos e com temperaturas elevadas, que abriga grande variedade de espécies. É uma área de alta biodiversidade e que influencia o clima. Nessa floresta existem matas de inundação e matas de terra firme. Além da floresta, a Região Norte apresenta outras formações vegetais e áreas de transição entre um tipo de vegetação e outro. Destacam-se os Campos, que ocorrem em Roraima, e o Cerrado, que cobre determinadas áreas de Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e grande parte do Tocantins. Nos estados do Amapá e do Pará, sobretudo na costa, as matas de igapó e as matas de várzea dão lugar aos mangues da Amazônia, áreas de grande biodiversidade.

                                                                           4ªAula

 

  ETAPA 1: Orientar os alunos a fazer a atividade das páginas (127 a 128 ) do livro didático Araribá Mais Geografia.                                                                          

  ETAPA 2: O professor( a) pode solicitar aos alunos a acessar o link: https://youtu.be/JN_clr34NNI do vídeo da Região Norte, em seguida levantar as questões:

  O que você entendeu sobre o vídeo?

  O que mais o chamou a atenção sobre a região norte?

                                                                         5ªAula

 

ETAPA 1: Após os alunos assistir o vídeo sugerir uma atividade complementar.

 

                                                          Atividade  Complementar

Baseado no texto “Região Norte” e a responda as questões:

1.      A Região Norte é formada por quantos e quais Estados?  

Marque a alternativa correta: É o mais jovem estado da Região Norte?

a)      (  ) Amapá

b)      (  ) Acre

c)      (  ) Tocantins

d)      (  ) Amazonas

e)      (  ) Pará     

2.       Baseado no infográfico das páginas (124 a 125) responda.

a)      Na sua opinião qual a importância dos rios para a comunidade  local e para a economia da Região Norte?

b)       Qual o rio é rico em minerais e microrganismo?

c)      Como acontece a pesca na Região Norte?                                                    

3.      Assinale a alternativa correta. Qual o clima predominante na Região Norte?

a)      (  ) Tropical

b)      (  ) equatorial úmido

c)      (  ) Tropical semiárido

d)      (  ) Subtropical

e)      (  ) Tropical litorâneo

4.      Quais são as capitais mais importantes e populosas da Região Norte?

5.      Qual é a diferença entre as áreas de abrangência da Floresta Amazônica e da Amazônia Legal?

 

                                                                                        6ºAula

 

ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio e sondagem da aula anterior. Em seguida , correção da atividade complementar e socialização.                                             

    ETAPA 2: O Professor(a) pode orientar ao aluno a acessar o link: para assistir o vídeo sobre a                                                                                        

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                           

 

 

                                                                                           Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

                                          

 

 

RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

   Referencias :

  Livro didático Araribá Mais Geografia/ Editora Moderna/ Editor responsável- Cesar Brumini Dellore

  www.youtu.be.com –Raphael Carrieri/ Professor de Geografia( curso enem gratuito).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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