6º ANO e 7º ANO VI - SEQUÊNCIA - 2021

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Geografia e consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Transformação das Paisagens Naturais e Antrópicas.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                          Período: 28/06/2021  a  10/07/2021                                Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE06BA) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas de diversos serviços, partindo de sua realidade.

(EF06GE06IT) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimentado-reino e eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 1ªAula

ETAPA1: Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos. Comece com alguns questionamentos sobre:

·         As características gerais do planeta Terra;

·         A estrutura do planeta Terra;

·         A deriva continental e as placas tectônicas;

·         As diferentes esferas da Terra e a ação dos seres humanos;

·         Sustentabilidade e Meio Ambiente.

 

ETAPA 2: Em seguida sugerir um vídeo sobre “As esferas da terra que esta disponível no link:  https://youtu.be/b5qOy2AE_Lg

                                                                                   2ªAula

 

ETAPA 1: Após um levantamento prévio e revisão dos conteúdos trabalhados, sugerir uma atividade de revisão. Sugestão o professor pode fazer modificações  na atividade.

 

ESCOLA – ..........................................................................................TURMA - ...................

COMPONENTE CURRICULAR – GEOGRAFIA          6º ANO

NOME - ......................................................................... TURNO - .........................................

                                                            ATIVIDADE DE REVISÃO

1.      Baseado nas “Características gerais do planeta Terra”. Complete as lacunas com as respectivas palavras: rotação – movimento – planeta – translação.

A .................... e a ........................ são os .......................... mais importantes do .............. . Eles influenciam diretamente o dia e a noite, o clima e as paisagens de cada local.

2.      Qual é o movimento da Terra responsável pela unidade de tempo denominada como ano?

3.      A Terra é formada por três camadas principais quais são elas?

4.      Qual a estrutura interna da Terra que é composto principalmente de ferro e níquel e apresenta temperaturas muito elevadas? Assinale a alternativa correta.

a)      Manto      

b)      Núcleo

c)      Crosta terrestre

d)      Níquel

5.      Basicamente, os vulcões são constituídos de: Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico, Cratera. Quanto a sua atividade, os vulcões podem ser classificados em três tipos? Considere a afirmativa.

a)      Terremoto, vulcanismo, tsunamis

b)      Vulcanismo, ativo, extinto

c)      Ativo, dormente, extinto

d)      Ativo, vulcanismo, terremoto

6.      São tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre provocando, em alguns casos destruições e mortes. Marque a alternativa correta.

a)      Tsunamis

b)      Vulcanismo

c)      Terremotos

d)      Vulcões

7.      Marque um x na alternativa correta que completa a lacuna abaixo. O território brasileiro está situado no centro da Placa ............................, portanto, distante das áreas de choque das placas.

a)      Placa Africana

b)      Placa Sul- Americana

c)      Placa Euro- Asiática

d)      Placa Norte- Americana

8.      O nosso planeta reúne todos os elementos necessários para a composição da vida e, ao menos por enquanto, ele é o único corpo celeste presente no universo a apresentar essas características. Dessa forma marque a alternativa que afirma a esfera que também chamada de crosta terrestre, é a camada superficial sólida do nosso planeta?

a)      Atmosfera

b)      Biosfera

c)      Hidrosfera

d)      Litosfera

9.      A existência de água no planeta é de vital importância para a manutenção da vida. Diante desse contexto assinale a alternativa que afirma que é a camada de água da Terra, sendo composta pelos rios, lagos, oceanos e mares.

a)      Litosfera 

b)      Atmosfera

c)      Biosfera

d)      Hidrosfera

                        Tripé da Sustentabilidade Fonte: Adaptação dos três pilares de... |  Download Scientific Diagram

 

10.  Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam. Cite 03 práticas sustentáveis?

.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 ETAPA 2 : Correção da atividade.                                                                     

                                                                                            3ºAula

 ETAPA 1 e 2: Coloque o texto ou a página do livro (83 a 87) na tela do computador ou do celular e peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por paragráfo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as atividades. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. “Continentes e Ilhas” que esta disponível no link: https://youtu.be/yUmBnBQ . Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro. Texto para leitura

                                                                          CONTINENTES E ILHAS

   As terras emersas (acima do nível do mar) são divididas em seis continentes: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida. Essa divisão foi criada considerando critérios históricos, culturais, econômicos e políticos, por isso é chamada de divisão política. Esses continentes abrigam diferentes aspectos físicos, como clima, relevo e vegetação, muito variados. Entretanto, não é apenas nos aspectos físicos que existem diferenças. Nos aspectos econômicos e sociais, os países desses continentes apresentam muitas disparidades e desigualdades.

    A AMÉRICA

  A América, representada no mapa desta página, é o continente mais extenso no sentido norte-sul, com aproximadamente 17 000 quilômetros. Compreende desde o extremo norte do Canadá e da Groenlândia até o extremo sul do Chile e da Argentina. É também o segundo maior continente do planeta em área territorial.

O continente pode ser dividido em três partes, de acordo com a distribuição geográfica de suas terras: América do Norte, América Central e América do Sul.

   A ÁFRICA

  O continente africano, destacado no mapa desta página, possui o maior número de países e é o segundo mais populoso do mundo. Apesar de ser o continente com menor proporção de habitantes nas cidades, é onde a urbanização avança em ritmo mais acelerado. Há grandes áreas urbanas com mais de 10 milhões de habitantes, como Cairo, capital do Egito, Lagos, capital da Nigéria, e Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.

   A EUROPA

  A Europa é um continente em que a maioria dos países apresenta grande desenvolvimento econômico e boa qualidade de vida, com destaque para o Reino Unido, a Alemanha e a França. No entanto, também há problemas sociais no continente, como conflitos entre povos de diferentes culturas, religiões e etnias, além de pessoas vivendo na pobreza e elevados índices de desemprego.

   A ÁSIA

  O continente asiático tem a maior área territorial do mundo e concentra 60% da população da Terra. Nele estão os dois países mais populosos do mundo: China e Índia. A economia da Ásia é muito diversificada. Alguns países apresentam grande desenvolvimento industrial, como o Japão e a Coreia do Sul, mas muitos outros enfrentam graves problemas sociais, como o Paquistão, a Índia e Bangladesh. É no continente asiático que se localiza o Oriente Médio. Os países do Oriente Médio possuem cerca de 50% das reservas de petróleo do mundo e concentram povos de diferentes etnias e religiões.

   A OCEANIA

   A Oceania é formada pelo território da Austrália, por grandes ilhas — Nova Zelândia e Papua Nova Guiné — e por inúmeras pequenas ilhas.

  A ANTÁRTIDA

  A Antártida está localizada na região mais fria do mundo. Sobre esse continente encontra-se uma enorme camada de gelo, com espessura média de 2 quilômetros, que concentra o equivalente a 70% da água doce do mundo. Por causa do clima rigoroso, a Antártida não possui população fixa. As pessoas que lá transitam são cientistas e turistas que visitam o local por tempo determinado, no verão.

    AS ILHAS E OS ARQUIPÉLAGOS

  As ilhas são porções de terra emersas cercadas pelas águas de um oceano, mar, rio ou lago. Elas podem ter pequenas ou grandes dimensões. Arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras. O Arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, é formado por cinco ilhas. O Japão, outro exemplo de arquipélago, reúne quatro ilhas grandes e milhares de ilhas pequenas.

   Ilhas continentais e ilhas oceânicas

  As ilhas são continentais quando se localizam nas proximidades de um continente. Em um passado bem remoto, elas fizeram parte do continente. Um exemplo no Brasil é a Ilha de Santa Catarina, onde está a cidade de Florianópolis. As ilhas são oceânicas quando não têm ligação com os continentes. Há dois tipos de ilhas oceânicas: ilhas coralíneas (atol); ilhas vulcânicas. As ilhas oceânicas localizam-se em alto-mar e fazem parte do relevo submarino.

                                                                                 4ºAula

 

   ETAPA 1 e 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura, sugerir aos alunos a atividade e em seguida a correção e socialização.                                                                   

                                                                          Atividade

1 Escreva em seu caderno a qual continente corresponde cada uma das características apresentadas a seguir.

a) É o continente mais extenso no sentido norte-sul.

b) Atualmente, possui um bloco político e econômico que permite o livre-comércio e a livre circulação de pessoas entre seus países.

c) A maioria de seus países é formada por ilhas.

d) Possui o maior número de países e uma grande variedade de paisagens.

e) Devido às suas baixíssimas temperaturas, não possui uma população fixa.

f) Possui a maior população total e a maior área territorial.

 2 Defina com apenas uma palavra:

a) Conjunto de ilhas próximas entre si.

b) Ilha sem ligação com o continente.

c) Ilha próxima ao continente.

d) Recife coralíneo circular.

3. As terras emersas ( acima do nível do mar) são divididas em seis continentes, quais são eles?

4. Qual é a diferença entre Ilha e Arquipélago?

5-Os continentes são grandes porções de terras, limitadas pelas águas dos oceanos e dos mares. Diante dessa afirmação desenhe o mapa munde com as divisões continentais. a.Pinte os oceanos de azul-claro. b. Com a ajuda de um atlas, pinte cada continente do planisfério acima com uma cor diferente. c.Relacione aqui o nome dos seis continentes. d. O país em que você mora se localiza em qual continente?

                                                                                     5ºAula

 

ETAPA 1: Leitura compartilhada das páginas 92 a 97 do livro didático de Geografia ou do texto disponível na apostila. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Diferença entre mares e oceanos. https://www.youtube.com/watch?v=jjxwA-zCwoc

Leitura do texto:

                                                                           Oceanos e mares

  Os oceanos são grandes extensões de água salgada que cobrem 70,8% da superfície da Terra, envolvendo e separando os continentes. Observe o mapa desta página. Já os mares são partes dos oceanos localizadas próximo aos continentes ou em seu interior.

  Assim como a superfície dos continentes, o fundo dos oceanos possui diferentes formas, destacando-se as extensas cadeias montanhosas, também denominadas dorsais, e as áreas rebaixadas e aplainadas, chamadas de planícies abissais. As águas oceânicas estão em constante movimento por influência da rotação da Terra. Somadas a ela, as diferenças de temperatura e salinidade das águas provocam o deslocamento de massas de água nos oceanos, conhecidas como correntes marítimas.

                                                                                 OS OCEANOS

  Existem quatro oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico e Glacial Ártico. O oceano Pacífico é o maior dos oceanos e cobre cerca de um terço da superfície terrestre. Nas suas fossas marinhas, encontram-se os locais mais profundos dos oceanos. A Fossa das Marianas, nas proximidades das ilhas da Micronésia, ao norte da Austrália, alcança 11 000 metros de profundidade. Ele tem importância estratégica comercial e militar, sobretudo para os países da Ásia, da Oceania e para os Estados Unidos. Algumas nações asiáticas voltadas para o Pacífico se tornaram grandes exportadores de produtos industrializados, utilizando seus portos marítimos como porta de saída para as mercadorias.

·         O oceano Atlântico é o segundo maior oceano do mundo. Divide-se em Atlântico Norte e Atlântico Sul e banha o maior número de países e territórios. Em razão do grande fluxo de navegação e de comunicação entre a Europa e a América, o Atlântico assumiu, historicamente, fundamental importância estratégica. No meio desse oceano, de norte a sul, há uma ampla cordilheira submarina, a Dorsal Atlântica. Há ocorrência de ilhas vulcânicas nessa área, como a Islândia.

·         O oceano Índico é o terceiro maior do mundo e tem sua maior parte localizada no Hemisfério Sul. O Índico é a rota de muitos navios que saem da Ásia rumo a outros pontos do mundo. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas vivem às margens dele e importantes atividades se desenvolvem em suas águas, como a pesca de atum e a exploração de petróleo.

·         As águas do oceano Glacial Ártico apresentam baixas temperaturas e permanecem congeladas durante grande parte do ano.

                                                                         OS MARES

   Os mares, em relação aos oceanos, apresentam menor profundidade, além de maior variação de quantidade de sal, temperatura e transparência das águas. Classificam-se em mar aberto, mar fechado e mar interior.

·         O mar aberto, também denominado mar costeiro, é aquele que se comunica com o oceano por largas passagens, a exemplo do Mar do Norte, na Europa.

·         O mar fechado, também denominado mar isolado, não possui comunicação com um oceano ou outro mar. Localiza-se dentro das terras continentais, como um grande lago salgado, a exemplo do mar Morto, entre Israel e Jordânia, na Ásia.

·         O mar interior, também denominado mar continental, comunica-se com o oceano por estreitos ou canais. O mar Mediterrâneo, por exemplo, comunica-se com o oceano Atlântico pelo Estreito de Gibraltar.

                                                                                           6ºAula

ETAPA 1e 2 :  Boas vindas bate papo sobre a aula anterior para a socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre os mares e oceanos. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na aula anterior. Nessa aula você pode pedir para o aluno lê o texto em anexo ou usar o livro nas ( 92 a 97 ).

 OBS: No termino da explicação pode aplicar essa atividade para o aluno ou elaborar outra que achar mais interessante.

                                                                                        Atividade                                  

   1- O nome do oceano que preenche a lacuna conforme a característica citada é o:

a) Índico

b) Glacial Ártico

c) Pacífico

d) Glacial Antártico

e ) Atlântico

2- Relacione as colunas, indicando as respectivas características dos oceanos. Coluna 01 Coluna 02

 (1)Oceano Pacífico I.                               ( ) Apresenta a maior profundidade média dos oceanos.

(2)Oceano Índico II.                                 ( ) As diferenças de temperaturas provocam a ocorrência das monções.

 (3)Oceano Atlântico III.                          ( ) Maciça presença de terremotos e tsunamis. IV.

                                                                    ( )Origina os fenômenos “ElNiño” e “La Niña”.V.

                                                                    ( ) Os maiores rios do mundo desembocam em suas águas.

  3- Sobre os principais movimentos da água dos mares, é INCORRETA a afirmação:

a)O movimento lento de subida e descida do nível da água do mar é denominado de corrente marinha

 b) As ondas são movimentos superficiais da água do mar provocadas pela ação dos ventos atmosféricos ou em razão de terremotos no fundo do mar.

c)O fenômeno da ressurgência ocorre quando correntes marinhas frias e quentes encontram-se, provocando movimentação das águas em um determinado lugar, e as águas frias de grande profundidade sobem em direção à superfície.

d) A atuação combinada da Lua e do Sol provoca sobre os oceanos o fenômeno das marés.

e)O movimento de rotação exerce influência sobre a movimentação da massa líquida da superfície terrestre.

 4- Assinale a alternativa em que aparecem somente as águas doces da superfície.

a), mares, lagos.

b)Rios, lagos, geleiras.

c)Rios, mares, lagos.

d) Rios, lagos e oceanos.

5 – O que são oceanos?

 

 

 

 

 

RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

                                                                                   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: As diversas facetas do Consumo

 SUBTEMA: Geografia e consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO:   Produção, Circulação e Consumo de Mercadorias.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 7°                          Período: 28/06/2021  a  10/07/2021                               Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

(EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.

 (EF07GE05BA) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo e suas repercussões na atualidade.

(EF07GE05IT) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo a partir produção econômica do município de Itamaraju voltada para o mercado mundial, bem como dos importados que circulam para consumo.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas - O formato das aulas (app, whatsapp, zoom, outros), desligar o microfone, falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de outras pessoas -pais, irmãos, animais etc.) –

Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar dúvidas sobre a aula).

                                                                                 1ªAula

ETAPA1:Nesta  a aula  inicie com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos. Comece com alguns questionamentos:

  1. Quais são as características da população brasileira?
  2. Fale sobre os aspectos demográficos do Brasil?
  3. Por que a população brasileira é marcada pela diversidade?
  4. O que representa a taxa de Natalidade e a taxa de Mortalidade?
  5. O que é a Pirâmide etária brasileira?
  6. Quais fatores contribuíram para a heterogeneidade da população brasileira?

 

ETAPA 2: Em seguida sugerir um vídeo sobre “A heterogeneidade da população brasileira "que esta disponível no link:  https://youtu.be/llD0Qma8frs .

                                                                                     2ªAula

 

ETAPA 1: Após um levantamento prévio e revisão dos objetos de conhecimentos trabalhados, sugerir uma atividade de revisão. Sugestão o professor pode fazer modificações  na atividade.

 

ESCOLA – ..........................................................................................TURMA - ...................

COMPONENTE CURRICULAR – GEOGRAFIA          7º ANO

NOME - ......................................................................... TURNO - .........................................

                                                            Atividade de Revisão

Baseado na “População brasileira” e a “ heterogeneidade da população brasileira responda as questões:

1.      Quais são as características da população brasileira?

2.      O crescimento natural ou vegetativo de uma população é determinado pela diferença entre quais taxas?

3.      Marque a alternativa que corresponde a questão. Entre quais taxas o crescimento natural ou vegetativo de uma população é determinado?

a)      Crescimento populacional

b)      Densidade demográfica

c)      Natalidade e mortalidade

d)      Mortalidade e crescimento populacional

4.      Assinale a alternativa correta. É um tipo de gráfico que representa os dados sobre a população masculina e feminina por idades.

a)      Taxa de Natalidade

b)      Taxa de Mortalidade

c)      Pirâmide Etária

d)      Crescimento Populacional

5.      Marque a alternativa que afirma. Fatores que podem ser considerados como responsáveis pelas alterações nas taxas de natalidade e de mortalidade brasileiras nas últimas décadas.

a)      A queda na taxa natalidade e a queda na taxa de mortalidade

b)      A queda no crescimento populacional

c)      A baixa densidade demográfica

d)      A pobreza no Brasil

6.      É o resultado de século de miscigenação entre diversos povos, principalmente indígenas, africanos e europeu, que aos poucos incorporam características físicas e culturais uns dos outros. Esse contexto faz relação a qual alternativa?

a)      Povos indígenas

b)      População brasileira

c)      Povos africanos

d)      Migrações internas

7.      Grande parte da população brasileira é formada por descendentes de pessoas vindas de diferentes partes do mundo. Diante desse contexto marque a alternativa correta.

a)      Povos africanos

b)      Os imigrantes

c)      Migrantes sazonais

d)      Migrações intrarregionais

8.      Porque a população brasileira é marcada pela diversidade?

9.      Porque as pessoas migram?

10.  O que são comunidade quilombolas?

 ETAPA 2 : Correção da atividade.                                                                    

                                                                                             3ºAula

 ETAPA 1 e 2: Leitura compartilhada das páginas (84 a 88) ou do texto proposto na apostila. Se preferir inicie a aula com o vídeo “População e trabalho: mulheres, crianças e idosos” , que esta disponibilizado no link: https://youtu.be/2j9YWSeQiCg  . Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro didático Araribá Mais Geografia. Texto para leitura.

                                                          

                                                                        POPULAÇÃO E TRABALHO

 

  A População Economicamente Ativa (PEA) corresponde à população com idade superior a 15 anos que está trabalhando ou procurando emprego. Como uma parcela reduzida de idosos trabalha, a maioria dos integrantes da PEA apresenta entre 15 e 64 anos.

  Segundo o IBGE, o crescimento da parcela da população em idade ativa, previsto até 2030, tende a gerar um bônus demográfico, que ocorre quando a PEA é maior do que o número de dependentes (crianças e idosos). Essa situação representa um período favorável para o crescimento econômico do país. Estima-se que na segunda metade do século XXI, no entanto, o Brasil deixará de apresentar a situação de bônus demográfico, e a maioria da população será composta de dependentes, o que deve alterar a situação de desenvolvimento econômico do país e exigir que o governo invista em políticas voltadas aos dependentes. Os empregos formais, que vinham crescendo no Brasil nas últimas décadas, passaram a decair a partir de 2015.

                                                          O DESEMPREGO E A ECONOMIA INFORMAL

         A maioria dos países enfrenta o problema do desemprego, situação que ocorre quando uma pessoa disposta a trabalhar não encontra trabalho. São diversos os fatores que levam um indivíduo a estar desempregado, como as crises econômicas, que resultam, entre outras consequências, em demissões nas empresas. A crise econômica mundial, iniciada entre os anos de 2008 e 2009 nos Estados Unidos — ainda a maior economia do mundo —, afetou rapidamente outros países, e os reflexos chegaram ao Brasil após alguns anos.

              TRABALHO INFANTIL: UMA VIOLAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

   

     É considerado trabalho infantil aquele realizado por menores de 16 anos ou que tenham entre 14 e 16 anos mas não estejam na condição de aprendiz. No Brasil, assim como em muitos outros países pobres e desiguais, existem muitas crianças nessas condições. Na maioria dos casos, elas trabalham para ajudar no sustento de sua família, recebendo valores irrisórios ou trocando o trabalho por comida.

   

    De modo geral, nas regiões Norte e Sul as crianças desempenham atividades que estão mais ligadas à exploração dos recursos naturais, no Nordeste há mais crianças trabalhando no setor agropecuário e, no Sudeste, no setor industrial e de serviços. No Centro-Oeste, as atividades se dividem entre a exploração de recursos naturais e atividades referentes à agropecuária. O trabalho infantil prejudica os estudos, reduz a frequência do estudante às aulas e aumenta a chance de abandono escolar, especialmente entre os adolescentes.

         

                                                              A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

  

  A participação da mulher no mercado de trabalho cresceu muito nas últimas décadas. No entanto, o tratamento desigual entre homens e mulheres persiste. Muitas mulheres recebem salários menores do que homens na mesma função profissional. Além disso, há casos de desrespeito aos direitos garantidos pelas leis trabalhistas, como a licença-maternidade e a licença para amamentar.

  Em momentos de crise econômica, historicamente, as mulheres eram as primeiras a serem demitidas. O percentual de mulheres desempregadas, em 2014, ainda era superior ao percentual de homens.

                              

                                                                           NOVAS PROFISSÕES

 

  Ao longo do tempo, algumas profissões são substituídas por outras ou passam a ser realizadas por máquinas. Isso ocorre em função do desenvolvimento de novas tecnologias e da busca pelo aumento da produtividade e pela redução de custos em setores como a indústria e a agricultura. Diversos tipos de atividades que no passado eram desenvolvidas por muitas pessoas foram totalmente automatizadas ou empregam apenas operadores de equipamentos modernos — profissionais com formação especializada.

  Trabalhadores com baixa qualificação profissional, em especial aqueles que procuram o primeiro emprego, são os mais prejudicados pela especialização e mecanização da produção, pois não conseguem assumir funções nas atividades modernizadas e tendem a migrar para as atividades de mais baixa remuneração.

                                                                                          4ºAula

 ETAPA 1: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura, sugerir aos alunos a atividade e em seguida a correção e socialização.                                                                  

                                                                                 Atividade

1.      Reescreva corretamente em seu caderno as frases apresentadas a seguir:

a) De acordo com o IBGE, a População Economicamente Ativa (PEA) compreende parcela da população entre 18 e 59 anos que está trabalhando ou procurando emprego.

 b) A população feminina no mercado de trabalho vem crescendo a cada ano, e as mulheres recebem salários mais altos que os dos homens.

  2. O que é economia informal e qual é a principal distinção entre os trabalhadores informais e formais? 3 Indique em seu caderno a afirmativa correta. Os trabalhadores na economia informal:

   a) não possuem nenhum registro nem direitos garantidos, a não ser pela carteira de trabalho.

   b) comercializam apenas produtos importados, considerados ilegais, sem pagar impostos.

   c) são ligados somente ao setor primário, não são registrados nem possuem carteira de trabalho.

 d) prestam serviços e produzem bens, sem nenhum tipo de registro, carteira de trabalho nem direitos trabalhistas garantidos.

  3. A maioria dos países enfrenta o problema do desemprego, essa situação que ocorre quando ?     3.  Pesquise medidas de enfrentamento ao trabalho infantil adotadas no Brasil. Depois, com ajuda do professor, exponha os resultados da pesquisa para a turma.

   4. A que corresponde a “População Economicamente Ativa” (PEA)?

   5.  Como é a valorização da mulher no mercado de trabalho brasileiro?

                                                                                   5ºAula

 

ETAPA 1: Leitura compartilhada das páginas 92 a 99 do livro didático Araribá Mais Geografia ou dos textos disponível na apostila. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo “Industrialização e urbanização brasileira” que esta disponível no link: https://youtu.be/TIQ_XRrnWmc  .

Leitura do texto:

TEXTO 1:

                                                 INDUSTRIALIZAÇÃO  E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA    

               

  Até o século XIX, a atividade industrial não era muito significativa no Brasil. O café era o principal produto da economia nacional. De 1830 a 1929, a expansão da atividade cafeeira assumiu importância crescente no desenvolvimento industrial, especialmente das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Parte do lucro obtido com as exportações do café foi investida na importação de máquinas, na instalação das primeiras fábricas e na infraestrutura de transportes.

  No início do século XX, a economia mundial enfrentou graves períodos de crise que afetaram a produção de café no Brasil — a exportação do produto diminuiu bastante, causando prejuízos aos produtores. Aos poucos, essa atividade econômica foi se tornando cada vez menos lucrativa.

                                                           INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL

  Além dos lucros obtidos com a produção de café, as duas guerras mundiais ocorridas no século XX (1914-1918 e 1939-1945) impulsionaram a industrialização no Brasil. Com a queda na produção industrial dos países envolvidos nos conflitos, muitos produtos começaram a faltar nas prateleiras brasileiras, e a solução foi produzir internamente o que antes era importado. Essa situação contribuiu para o desenvolvimento da atividade industrial no país. Outro período de grande crescimento industrial ocorreu durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), que ofereceu vantagens para a instalação de indústrias no Brasil. As primeiras indústrias a se instalar foram as automobilísticas.

                                                                       Características da industrialização brasileira

 

  O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais:

·         industrialização tardia: ocorreu cerca de 200 anos após o início da Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII; substituição de importações: produtos que eram importados começaram a ser fabricados internamente (e foram bem recebidos pelo mercado consumidor);

·         dependência de capital e de tecnologia estrangeiros: no início, houve necessidade de importar máquinas e equipamentos para as indústrias nacionais;

·         posteriormente, foram atraídos investimentos e tecnologia estrangeiros para incrementar as indústrias de bens de consumo já existentes e implantar outros tipos de indústrias, como as siderúrgicas e petroquímicas, consideradas indústrias de base. Embora o Brasil conte, atualmente, com um significativo parque industrial, a dependência tecnológica ainda marca a indústria do país.

                                                                 Concentração e desconcentração industrial

    

    Em seu início, a industrialização brasileira ocorreu com maior intensidade no estado de São Paulo, impulsionando o crescimento da capital paulista. Na década de 1970, São Paulo era responsável por 58,42% da produção industrial do país, e a região metropolitana concentrava 77,52% do total do estado. Atualmente, esse percentual vem baixando a cada ano; em 2014, atingia cerca de 22% da produção industrial brasileira — entre 2004 e 2014, o percentual baixou 8,6 pontos. Essa queda verificada na participação do estado de São Paulo no total da produção industrial brasileira mostra a relativa desconcentração industrial que vem ocorrendo no país nos últimos anos. Isso decorre, entre outros fatores, do custo elevado de imóveis e salários, da escassez de terrenos para a instalação de novas fábricas e dos altos impostos.

                                                                 TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO

 As redes de transporte e de comunicação são fundamentais para o funcionamento do mundo moderno, no qual prevalece a lógica da globalização e internacionalização da economia. No Brasil, essas infraestruturas foram ampliadas de modo mais intenso a partir da década de 1960, interligando o Norte e o Centro-Oeste ao restante do país. Nesse processo, destaca-se o papel do Estado como grande articulador, captador de recursos e investidor.

                                                                      Redes de transporte

As redes de transporte se caracterizam pelos seus diferentes tipos, como ferroviário, marítimo, rodoviário, aéreo, dutoviário (estruturas tubulares), entre outros.

                        

                                                                       Redes de comunicação

As redes de comunicação podem ser as linhas de transmissão de rádio, televisão, cabeamento de fibra ótica, internet, antenas de telefonia móvel etc.

                                                                            URBANIZAÇÃO CONSOLIDADA

  O Brasil é considerado um país urbano, o que significa que a população residente nas cidades é superior à população rural. A urbanização é um fenômeno observado em todo o mundo atual. Envolve um modo de vida próprio nas cidades, a instalação de infraestrutura e o surgimento de novas áreas urbanas. No entanto, nem todos os países populosos são predominantemente urbanos. Na Índia, por exemplo, a maioria das pessoas vive em áreas rurais, apesar de ser um país com alta concentração urbana.

     

                                                                      Urbanização recente

 No Brasil, a urbanização é um fenômeno relativamente recente, que ocorreu com muita rapidez. Até a década de 1960, a maior parte da população brasileira se concentrava no campo. Na década seguinte, a população urbana já havia superado a rural e, de 1970 para 2016, saltou de aproximadamente 53 milhões para 174 milhões (de acordo com estimativas do IBGE). Ao mesmo tempo, a população rural, que era de cerca de 41 milhões em 1970, se reduziu a menos de 29 milhões em 2016.

  No século XIX, as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil eram a mineração, o cultivo da cana-de-açúcar e as plantações de café. Nesse contexto, a maior parcela da população vivia na área rural.

                               

ETAPA 2: Após a assistir o vídeo ou fazer a leitura do texto sugerir a atividade.

       

                                                                           ATIVIDADE

1.      Em que ano a expansão da atividade cafeeira assumiu importância crescente no desenvolvimento industrial, especialmente das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro ?

2.      O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais quais são elas?

3.      Preenche as lacunas com as respectivas palavras: Brasil, 1960, população, fenômeno.

a)      No................ a urbanização é um....................... relativamente recente, que ocorreu com muita rapidez. Até a década de ..............., a maior parte da ........................... brasileira se concentrava no campo

                                                                                              6ºAula

 

ETAPA 1 e 2: Levantamento prévio e sondagem da aula anterior. Em seguida continuação do capítulo 8, leitura do texto e atividade complementar.                                              

  LEITURA DO TEXTO :

                                                                 INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO

   A industrialização, de modo geral, pode ser definida como um processo em que a atividade industrial passa a comandar a economia de uma sociedade, tornando outras atividades (comércio, transportes, operações financeiras, produção de matéria-prima na agricultura, pecuária, extrativismo etc.) subordinadas a ela. Os equipamentos urbanos, tais como estabelecimentos comerciais, bancos, avenidas e transportes, constituem a estrutura necessária à industrialização.

  Sua instalação provoca transformações e ao mesmo tempo atrai cada vez mais pessoas para o espaço urbano em busca de oportunidades de trabalho.

                                                                                   A REDE URBANA

 

  Quanto maiores as cidades, maior a concentração de atividades industriais e/ou comerciais e a diversificação de serviços oferecidos. Os grandes centros também contam com melhor infraestrutura urbana, além de sediarem grande parte dos órgãos públicos. Por esses motivos, algumas cidades exercem influência econômica, política ou cultural sobre outras, e essa relação de atração e influência forma a rede urbana, que se articula, basicamente, por meio dos sistemas de transporte e comunicação.

 

                                                             REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS

  À medida que aumenta o número de habitantes, a área urbana dos municípios se expande, ocupando áreas localizadas no entorno da cidade. Esse crescimento é denominado “expansão da mancha urbana”. Quando há uma expansão expressiva da mancha urbana de dois ou mais municípios, pode ocorrer uma conturbação, ou seja, união física das áreas urbanas desses municípios.  Em algumas áreas conturbadas há regiões metropolitanas, formadas por municípios que, embora independentes administrativamente, pertencem a um conjunto sob influência, principalmente econômica, de um centro urbano principal.

                                                                             Problemas sociais urbanos

  Nas regiões metropolitanas, parte da população considerada pobre reside nos chamados aglomerados subnormais (assentamentos irregulares com residências precárias, popularmente conhecidos como favela, comunidade, grotão, mocambo, entre outros). Entretanto, pobreza urbana e moradias precárias, com carência de infraestrutura, têm sido fenômenos cada vez mais observados também nas cidades médias e pequenas.

  Atualmente, os problemas mais comuns encontrados nos centros urbanos são:

·         insuficiência ou baixa qualidade de hospitais, escolas, creches, centros de lazer e cultura;

·         precariedade nos serviços públicos de saneamento básico (fornecimento de água tratada e encanada, coleta e tratamento de esgoto), habitação, coleta de lixo, iluminação e pavimentação;

·         deficiência e precariedade do sistema de transporte coletivo (como ônibus, metrôs e trens suburbanos), além dos frequentes congestionamentos nas principais vias de circulação;

·         elevados índices de violência urbana (furtos, roubos, sequestros, tráfico de drogas e assassinatos), que atingem principalmente os jovens nas cidades grandes e médias;

·         conflitos e disputas territoriais nas ruas e em áreas abandonadas, associadas ao tráfico e à comercialização de drogas.

                                                                         Problemas ambientais urbanos

  Os problemas ambientais urbanos, embora não estejam restritos às grandes cidades, são agravados pela intensa concentração de pessoas e da produção econômica. Soma-se a isso o fato de o Estado não propiciar infraestrutura e serviços de maneira igualitária à população. Nesse contexto, os bairros mais pobres e periféricos são comumente mais desfavorecidos pelo poder público, que demora mais para disponibilizar à população serviços públicos essenciais, como fornecimento de água e esgoto ou iluminação pública.

                                                                                               

                                                                                       ATIVIDADE

 

1 . Como a produção cafeeira contribuiu para o início da industrialização no Brasil? 2 Com base no que você estudou, responda:

 a) Que mudanças ocorreram no meio rural brasileiro para que a população rural diminuísse?

 b) Que motivos atraíram as pessoas do campo para as cidades?

 c) Que nome se dá a esse processo de migração bastante importante no Brasil?

4 Qual foi a contribuição da indústria para a urbanização do Brasil? 5 Que importância tem a desconcentração industrial para a economia do país?

 5. De modo geral, como pode ser definida a industrialização?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                           

 

 

                                                                                           Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

                                          

 

 

RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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