SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: As diversas facetas do Consumo SUBTEMA: Geografia
e consumo |
UNIDADE TEMÁTICA: Mundo
do Trabalho OBJETO DE CONHECIMENTO: Transformação das Paisagens Naturais e
Antrópicas. |
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Objetivo
geral: Estudo do espaço, da
superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos,
frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 6° Período: 28/06/2021 a
10/07/2021 Nº de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE06) Identificar as características
das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento
da agropecuária e do processo de industrialização. (EF06GE06BA) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização e ofertas
de diversos serviços, partindo de sua realidade. (EF06GE06IT) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento
da agropecuária, com destaque para a cultura do café, pimentado-reino e
eucalipto e para criação do gado e ofertas de diversos serviços, como aqueles
ligados à expansão urbana partindo da realidade do município de Itamaraju. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os
conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de
problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 5. Desenvolver e
utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender
o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a
diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos
e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e
responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa
sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de
vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais facil a avaliação de
desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos . Boas vindas. -Informações sobre a forma das aulas online/remotas
- O formato das aulas (app, watsap, zoom, outros), desligar o microfone,
falar um por vez... - Duração (36 minutos cada aula) - Procedimentos
necessários para acompanhar as aulas (local silencioso, sem interferência de
outras pessoas -pais, irmãos, animais etc) – Socialização entre professores e alunos (momentos de tirar
dúvidas sobre a aula).
1ªAula
ETAPA1:
Inicie a aula com um bom dia e a chamada, em seguida sondagem e revisão dos
objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os alunos. Comece com
alguns questionamentos sobre: ·
As características gerais do
planeta Terra; ·
A estrutura do planeta Terra; ·
A deriva continental e as placas
tectônicas; ·
As diferentes esferas da Terra e a
ação dos seres humanos; ·
Sustentabilidade e Meio Ambiente. ETAPA 2:
Em seguida sugerir um vídeo sobre “As esferas da terra que esta disponível no
link: https://youtu.be/b5qOy2AE_Lg
2ªAula ETAPA 1: Após um levantamento prévio e revisão dos
conteúdos trabalhados, sugerir uma atividade de revisão. Sugestão o professor
pode fazer modificações na atividade. ESCOLA
–
..........................................................................................TURMA
- ................... COMPONENTE
CURRICULAR – GEOGRAFIA 6º ANO NOME
- .........................................................................
TURNO - .........................................
ATIVIDADE DE REVISÃO 1.
Baseado
nas “Características gerais do planeta Terra”. Complete as lacunas com as
respectivas palavras: rotação – movimento – planeta – translação. A
.................... e a ........................ são os
.......................... mais importantes do .............. . Eles
influenciam diretamente o dia e a noite, o clima e as paisagens de cada
local. 2.
Qual
é o movimento da Terra responsável pela unidade de tempo denominada como ano? 3.
A
Terra é formada por três camadas principais quais são elas? 4.
Qual
a estrutura interna da Terra que é composto principalmente de ferro e níquel
e apresenta temperaturas muito elevadas? Assinale a alternativa correta. a)
Manto b)
Núcleo
c)
Crosta
terrestre d)
Níquel 5.
Basicamente,
os vulcões são constituídos de: Câmara magmática, Chaminé, Cone vulcânico,
Cratera. Quanto a sua atividade, os vulcões podem ser classificados em três
tipos? Considere a afirmativa. a)
Terremoto,
vulcanismo, tsunamis b)
Vulcanismo,
ativo, extinto c)
Ativo,
dormente, extinto d)
Ativo,
vulcanismo, terremoto 6.
São
tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre provocando, em
alguns casos destruições e mortes. Marque a alternativa correta. a)
Tsunamis b)
Vulcanismo c)
Terremotos d)
Vulcões 7.
Marque
um x na alternativa correta que completa a lacuna abaixo. O território
brasileiro está situado no centro da Placa ............................,
portanto, distante das áreas de choque das placas. a)
Placa
Africana b)
Placa
Sul- Americana c)
Placa
Euro- Asiática d)
Placa
Norte- Americana 8.
O
nosso planeta reúne todos os elementos necessários para a composição da vida
e, ao menos por enquanto, ele é o único corpo celeste presente no universo a
apresentar essas características. Dessa forma marque a alternativa que afirma
a esfera que também chamada de crosta terrestre, é a camada superficial
sólida do nosso planeta? a)
Atmosfera
b)
Biosfera
c)
Hidrosfera
d)
Litosfera 9.
A
existência de água no planeta é de vital importância para a manutenção da
vida. Diante desse contexto assinale a alternativa que afirma que é a camada
de água da Terra, sendo composta pelos rios, lagos, oceanos e mares. a)
Litosfera b)
Atmosfera
c)
Biosfera
d)
Hidrosfera
10.
Ser
sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações
sustentáveis os recursos naturais não se esgotam. Cite 03 práticas
sustentáveis? ..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... ETAPA 2 : Correção da atividade.
3ºAula
ETAPA 1 e 2: Coloque
o texto ou a página do livro (83 a 87) na tela do computador ou do celular e
peça para um aluno por vez lê um paragrafo, se achar necessário explique por
paragráfo ou quando o aluno terminar de lê, outra sugestão é você explicar o
assunto e usar o texto ou o livro como suporte para o aluno responder as
atividades. Explorar o tema com outras questões, que julgar necessário. Se
preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo. “Continentes e Ilhas” que
esta disponível no link: https://youtu.be/yUmBnBQ
. Em seguida comece a explicação com a
ajuda do texto ou do livro. Texto para leitura CONTINENTES E ILHAS As terras emersas (acima do nível do mar)
são divididas em seis continentes: América, África, Europa, Ásia, Oceania e
Antártida. Essa divisão foi criada considerando critérios históricos,
culturais, econômicos e políticos, por isso é chamada de divisão política.
Esses continentes abrigam diferentes aspectos físicos, como clima, relevo e
vegetação, muito variados. Entretanto, não é apenas nos aspectos físicos que
existem diferenças. Nos aspectos econômicos e sociais, os países desses
continentes apresentam muitas disparidades e desigualdades. A
AMÉRICA A América, representada no mapa desta
página, é o continente mais extenso no sentido norte-sul, com aproximadamente
17 000 quilômetros. Compreende desde o extremo norte do Canadá e da
Groenlândia até o extremo sul do Chile e da Argentina. É também o segundo
maior continente do planeta em área territorial. O continente pode ser
dividido em três partes, de acordo com a distribuição geográfica de suas
terras: América do Norte, América Central e América do Sul. A
ÁFRICA O continente africano, destacado no mapa
desta página, possui o maior número de países e é o segundo mais populoso do
mundo. Apesar de ser o continente com menor proporção de habitantes nas
cidades, é onde a urbanização avança em ritmo mais acelerado. Há grandes
áreas urbanas com mais de 10 milhões de habitantes, como Cairo, capital do
Egito, Lagos, capital da Nigéria, e Kinshasa, capital da República
Democrática do Congo. A
EUROPA A Europa é um continente em que a maioria
dos países apresenta grande desenvolvimento econômico e boa qualidade de
vida, com destaque para o Reino Unido, a Alemanha e a França. No entanto,
também há problemas sociais no continente, como conflitos entre povos de
diferentes culturas, religiões e etnias, além de pessoas vivendo na pobreza e
elevados índices de desemprego. A ÁSIA O continente asiático tem a maior área
territorial do mundo e concentra 60% da população da Terra. Nele estão os
dois países mais populosos do mundo: China e Índia. A economia da Ásia é
muito diversificada. Alguns países apresentam grande desenvolvimento
industrial, como o Japão e a Coreia do Sul, mas muitos outros enfrentam
graves problemas sociais, como o Paquistão, a Índia e Bangladesh. É no
continente asiático que se localiza o Oriente Médio. Os países do Oriente
Médio possuem cerca de 50% das reservas de petróleo do mundo e concentram
povos de diferentes etnias e religiões. A
OCEANIA A Oceania é formada pelo território da
Austrália, por grandes ilhas — Nova Zelândia e Papua Nova Guiné — e por
inúmeras pequenas ilhas. A ANTÁRTIDA A Antártida está localizada na região mais
fria do mundo. Sobre esse continente encontra-se uma enorme camada de gelo,
com espessura média de 2 quilômetros, que concentra o equivalente a 70% da
água doce do mundo. Por causa do clima rigoroso, a Antártida não possui
população fixa. As pessoas que lá transitam são cientistas e turistas que
visitam o local por tempo determinado, no verão. AS
ILHAS E OS ARQUIPÉLAGOS As ilhas são porções de terra emersas
cercadas pelas águas de um oceano, mar, rio ou lago. Elas podem ter pequenas
ou grandes dimensões. Arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das
outras. O Arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, é formado por cinco
ilhas. O Japão, outro exemplo de arquipélago, reúne quatro ilhas grandes e
milhares de ilhas pequenas. Ilhas continentais e ilhas oceânicas As ilhas são continentais quando se
localizam nas proximidades de um continente. Em um passado bem remoto, elas
fizeram parte do continente. Um exemplo no Brasil é a Ilha de Santa Catarina,
onde está a cidade de Florianópolis. As ilhas são oceânicas quando não têm
ligação com os continentes. Há dois tipos de ilhas oceânicas: ilhas
coralíneas (atol); ilhas vulcânicas. As ilhas oceânicas localizam-se em
alto-mar e fazem parte do relevo submarino. 4ºAula ETAPA 1
e 2: Após assistir o vídeo ou fazer a leitura, sugerir aos alunos a atividade
e em seguida a correção e socialização.
Atividade 1 Escreva em seu
caderno a qual continente corresponde cada uma das características
apresentadas a seguir. a) É o continente mais
extenso no sentido norte-sul. b) Atualmente, possui
um bloco político e econômico que permite o livre-comércio e a livre
circulação de pessoas entre seus países. c) A maioria de seus
países é formada por ilhas. d) Possui o maior
número de países e uma grande variedade de paisagens. e) Devido às suas
baixíssimas temperaturas, não possui uma população fixa. f) Possui a maior
população total e a maior área territorial. 2 Defina com apenas uma palavra: a) Conjunto de ilhas
próximas entre si. b) Ilha sem ligação com
o continente. c) Ilha próxima ao
continente. d) Recife coralíneo
circular. 3. As terras emersas (
acima do nível do mar) são divididas em seis continentes, quais são eles? 4. Qual é a diferença
entre Ilha e Arquipélago? 5-Os continentes são
grandes porções de terras, limitadas pelas águas dos oceanos e dos mares.
Diante dessa afirmação desenhe o mapa munde com as divisões continentais.
a.Pinte os oceanos de azul-claro. b. Com a ajuda de um atlas, pinte cada
continente do planisfério acima com uma cor diferente. c.Relacione aqui o
nome dos seis continentes. d. O país em que você mora se localiza em qual
continente? 5ºAula ETAPA 1: Leitura
compartilhada das páginas 92 a 97 do livro didático de Geografia ou do texto
disponível na apostila. Explorar o tema com outras questões, que julgar
necessário. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto abaixo: Diferença
entre mares e oceanos. https://www.youtube.com/watch?v=jjxwA-zCwoc Leitura do texto:
Oceanos
e mares Os oceanos são grandes extensões de água
salgada que cobrem 70,8% da superfície da Terra, envolvendo e separando os
continentes. Observe o mapa desta página. Já os mares são partes dos oceanos
localizadas próximo aos continentes ou em seu interior. Assim como a superfície dos continentes, o
fundo dos oceanos possui diferentes formas, destacando-se as extensas cadeias
montanhosas, também denominadas dorsais, e as áreas rebaixadas e aplainadas,
chamadas de planícies abissais. As águas oceânicas estão em constante
movimento por influência da rotação da Terra. Somadas a ela, as diferenças de
temperatura e salinidade das águas provocam o deslocamento de massas de água
nos oceanos, conhecidas como correntes marítimas. OS OCEANOS Existem quatro oceanos: Pacífico,
Atlântico, Índico e Glacial Ártico. O oceano Pacífico é o maior dos oceanos e
cobre cerca de um terço da superfície terrestre. Nas suas fossas marinhas,
encontram-se os locais mais profundos dos oceanos. A Fossa das Marianas, nas
proximidades das ilhas da Micronésia, ao norte da Austrália, alcança 11 000
metros de profundidade. Ele tem importância estratégica comercial e militar,
sobretudo para os países da Ásia, da Oceania e para os Estados Unidos.
Algumas nações asiáticas voltadas para o Pacífico se tornaram grandes
exportadores de produtos industrializados, utilizando seus portos marítimos
como porta de saída para as mercadorias. ·
O
oceano Atlântico é o segundo maior oceano do mundo. Divide-se em Atlântico
Norte e Atlântico Sul e banha o maior número de países e territórios. Em
razão do grande fluxo de navegação e de comunicação entre a Europa e a
América, o Atlântico assumiu, historicamente, fundamental importância
estratégica. No meio desse oceano, de norte a sul, há uma ampla cordilheira
submarina, a Dorsal Atlântica. Há ocorrência de ilhas vulcânicas nessa área,
como a Islândia. ·
O
oceano Índico é o terceiro maior do mundo e tem sua maior parte localizada no
Hemisfério Sul. O Índico é a rota de muitos navios que saem da Ásia rumo a
outros pontos do mundo. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas vivem às
margens dele e importantes atividades se desenvolvem em suas águas, como a
pesca de atum e a exploração de petróleo. ·
As
águas do oceano Glacial Ártico apresentam baixas temperaturas e permanecem
congeladas durante grande parte do ano.
OS MARES Os mares, em relação aos oceanos,
apresentam menor profundidade, além de maior variação de quantidade de sal,
temperatura e transparência das águas. Classificam-se em mar aberto, mar
fechado e mar interior. ·
O
mar aberto, também denominado mar costeiro, é aquele que se comunica com o
oceano por largas passagens, a exemplo do Mar do Norte, na Europa. ·
O
mar fechado, também denominado mar isolado, não possui comunicação com um
oceano ou outro mar. Localiza-se dentro das terras continentais, como um
grande lago salgado, a exemplo do mar Morto, entre Israel e Jordânia, na
Ásia. ·
O
mar interior, também denominado mar continental, comunica-se com o oceano por
estreitos ou canais. O mar Mediterrâneo, por exemplo, comunica-se com o
oceano Atlântico pelo Estreito de Gibraltar.
6ºAula ETAPA 1e 2 : Boas vindas bate papo sobre a aula anterior
para a socialização e facilitar a continuação da explicação do assunto sobre
os mares e oceanos. Esse momento é excelente para sanar as dúvidas perceber o
que realmente o aluno entendeu sobre o objeto do conhecimento explicado na
aula anterior. Nessa aula você pode pedir para o aluno lê o texto em anexo ou
usar o livro nas ( 92 a 97 ). OBS: No termino da explicação pode aplicar
essa atividade para o aluno ou elaborar outra que achar mais interessante. Atividade 1- O nome do oceano que preenche a lacuna
conforme a característica citada é o: a) Índico b) Glacial Ártico c) Pacífico d) Glacial Antártico e ) Atlântico 2- Relacione as colunas,
indicando as respectivas características dos oceanos. Coluna 01 Coluna 02 (1)Oceano Pacífico I. ( )
Apresenta a maior profundidade média dos oceanos. (2)Oceano Índico II. ( ) As diferenças de temperaturas provocam a
ocorrência das monções. (3)Oceano Atlântico III. ( ) Maciça presença
de terremotos e tsunamis. IV.
(
)Origina os fenômenos “ElNiño” e “La Niña”.V.
( ) Os maiores rios do mundo desembocam em suas águas. 3- Sobre os principais movimentos da água
dos mares, é INCORRETA a afirmação: a)O movimento lento de subida e
descida do nível da água do mar é denominado de corrente marinha b) As ondas são movimentos superficiais da
água do mar provocadas pela ação dos ventos atmosféricos ou em razão de
terremotos no fundo do mar. c)O fenômeno da ressurgência
ocorre quando correntes marinhas frias e quentes encontram-se, provocando
movimentação das águas em um determinado lugar, e as águas frias de grande
profundidade sobem em direção à superfície. d) A atuação combinada da Lua e
do Sol provoca sobre os oceanos o fenômeno das marés. e)O movimento de rotação exerce
influência sobre a movimentação da massa líquida da superfície terrestre. 4- Assinale a alternativa em que aparecem
somente as águas doces da superfície. a), mares, lagos. b)Rios, lagos, geleiras. c)Rios, mares, lagos. d) Rios, lagos e oceanos. 5 – O que são oceanos? RECURSOS: ( 44 e 45, 46 e 61,62 a 75)Livro didático; (
) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (157,158,159,160,161 e 164) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X ) Observação do desempenho do grupo; ( )
Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X ) Avaliação da participação; Outros:
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