Escola: ________________________________________Data: _________Ano/ Turma: 6º Ano___
Professor (a):
________________________________Componente
Curricular: Educação Física
Aluno (a): ________________________________________________________________
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Objetos
de Conhecimento: Ginástica Laboral: Brincadeiras e jogos Indígenas e
Africanos
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ATIVIDADE 2-ONLINE
Leia o texto:
Brincar
é participar
Hoje
em dia a televisão anuncia, com insistência, brinquedos incríveis:
sofisticados, coloridos, autossuficientes, barulhentos e caros. Uma tentação
para qualquer criança.
Mas,
com a mesma intensidade com que atraem a criança, são deixados de lado após
serem manipulados, no máximo, durante uma semana. É que a maioria deles
dispensa a colaboração da criança. Esta precisa apenas apertar um botão e ver a
máquina maravilhosa funcionar por si mesma. Está tudo previsto e certo, como um
programa de televisão. Só tem um defeito: cansa.
Por
outro lado, quem nos explica a magia dos velhos brinquedos e brincadeiras que
sobreviveram aos nossos bisavós, avós, pais e chegam a nós ainda fascinantes?
Que
fada ou duende inventou o pião, a pipa, as bolas de gude, o jogo da amarelinha,
o cabo-de-guerra, o mata-soltado, o bilboquê, os cubos de montar e inventar, o
barro para modelar coisas e sujar crianças, a brincadeira de roda, o esconde-esconde?
Quem
descobriu essas brincadeiras que nunca enjoam? Foi a televisão? Foram os
engenheiros das fábricas de brinquedos? Não. Foram as próprias crianças através
dos séculos. Uma herança que deve ser transmitida às crianças futuras. Afinal,
brincar sempre é preciso…
Maria Helena Correa
Disponível em:
www.acessaber.com.br
Interpretação de texto
1) Qual o título
do texto?
2) O que a
televisão anuncia hoje em dia?
3) Por que esses
brinquedos são deixados de lado no máximo após uma semana?
4) Quais são
algumas das brincadeiras mais antigas apontadas no texto?
5) Qual a sua
brincadeira preferida?
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