5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2024

 

                                       SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Consumidor consciente empreendedor eficiente.

Subtema: Consumidor consciente no mundo global

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

 

Objetos do conhecimento:  Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas

 de representação para analisar Informações Geográficas.

Ano: 9º    Período: 08/07 a 19/07/2024                                                         Aulas: 04

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação So recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma ática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

                                               COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

                                                COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                         COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional. 

                                     GLOBALIZAÇÃO E DESAFIOS NO SÉCULO XXI

                              

 

Aula1: GLOBALIZAÇÃO: CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES

Objeto de conhecimento: Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas

 de representação para analisar Informações Geográficas.

 

 

Metodologia:

Aula expositiva utilizando o livro didático. O professor(a) pode iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo “GLOBALIZAÇÃO: CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES”. Solicitar que os estudantes analisem a charge com atenção. Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam oralmente. Para essa análise inicial não há resposta certa ou errada. A finalidade é desenvolver o senso crítico dos estudantes.

Habilidade:

 EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), a partir do PIB per capita dos países.

(EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência.

 

Desenvolvimento:

Etapa, apresentar o objeto de conhecimento sobre: Globalização: contradições e desigualdade, somos todos atores a turma iniciando com as perguntas de sondagem.

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 60, 62,63,64 e 65 com a turma.

Etapa, realizar a atividade da página 61: 3,4,5 e 6 e página 65 atividades1.

4° Usar o texto complementar: 4 dados que mostram por que Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, segundo relatório, que está presente na página 63.

 

Aula 2:  GLOBALIZAÇÃO E PANDEMIAS

Objeto de conhecimento:

Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas

 de representação para analisar Informações Geográficas.

Metodologia:

Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão ler as informações trazidas pelo livro didático nas páginas 66, 67,68 e 69 sobre Globalização e Pandemia e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

Habilidade:

EF09GE05 está em analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), no contexto da pandemia de covid-19.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Desenvolvimento:

1º Etapa: A turma organizada em filas será distribuída a atividade de leitura e interpretação.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                              

_____________________________________________________________________________________

                                                              GLOBALIZAÇÃO E PANDEMIAS

 

 As pandemias fazem parte da história humana. Os agentes causadores de doenças contagiosas, como os vírus e as bactérias, sempre nos acompanharam em nossos deslocamentos pelas rotas comerciais, pelas trincheiras das guerras, pelos locais de lazer e grandes centros urbanos. Conforme estudado anteriormente, a intensidade e a velocidade dos fluxos de pessoas e mercadorias aumentaram no mundo globalizado, impulsionadas pela evolução nos meios de transporte e de comunicação. A propagação das doenças também acompanha esse ritmo acelerado. A pandemia de peste negra, que surgiu na China por volta de 1330, levou quase vinte anos para chegar até a Europa. A gripe espanhola, no rastro dos deslocamentos dos soldados durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), levou um ano para se disseminar pelo mundo todo. A covid-19 alastrou-se pelo mundo em menos de dois meses. Analise o gráfico.

                

1.    Em seu entendimento, que fatores podem explicar o aumento do número de pandemias nos séculos XX e XXI?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor(a), peça aos estudantes para assistir link: https://www.facebook.com/watch/?v=642083056359708   o vídeo do Filme A Epidemia Filme Completo Dublado se houver tempo fazer um momento de questionamento e discussão. Em seguida aplicar a atividade disponível na apostila.

 

Atividade sobre o que você aprendeu

APÓS ASSISTIR O FILME, RESPONDA:

1.      Qual é o assunto, e tema principal do filme?

2.      Como a doença surgiu? Por que se espalhou tão rapidamente? Como a doença apresentada no filme virou epidemia?

3.      Como a doença era transmitida? Quais eram os sintomas?

4.      Quais formas de prevenção da epidemia?

5.      Ao assistir esse filme qual reflexão aborda esse filme?

 

 

 

 

 

 

 

 

_____________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

Aula 3: GLOBALIZAÇÃO E PANDEMIAS ( Continuação)

Objeto de conhecimento:

Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas

 de representação para analisar Informações Geográficas.

Metodologia:

Dando continuidade orientar a leitura e interpretação sobre Vírus emergentes de zoonoses as páginas 70 do livro didático de Geografia espaço e interpretação e propor a atividade da página 71.

 

Habilidade:

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Desenvolvimento:

1º Etapa:

1-      Levantamento prévio da aula anterior, com breve explicação e momento de tira possíveis dúvidas.

2-      Fazer uma leitura e interpretação da página 70.

2º Etapa:

Ø  Propor uma atividade da página 71.As atividades também podem ser feitas coletivamente, com a mediação do professor(a).

Recursos necessários:

° Materiais de apoio impressos (imagens, textos explicativos)

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução das atividades propostas/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

 

 

 

Aula 4: Organizações Internacionais

Objeto de conhecimento:

Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas

 de representação para analisar Informações Geográficas. EF09GE15.

Metodologia:

° Aula expositiva com leitura interpretação do tema sobre Organizações Internacionais.

 

 

° Discussão e reflexão em sala.

Habilidade:

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

Desenvolvimento:

1º Etapa:  Explicação sobre Organizações governamentais.

 

2º Etapa:  Exposição de imagens e exemplos “Objetivos de Desenvolvimentos do Milênio.

 

Avaliação

  • Participação nas discussões.
  • Criatividade e originalidade na criação dos adereços e figurinos.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Clareza e organização na apresentação dos trabalhos

 

 

Recursos necessários:

° Materiais de apoio impressos (imagens, textos explicativos)

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução das atividades propostas/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

Referencia :

Livro didático Geografia espaço e interação.

Link: https://youtu.be/sCsfBCsilUk.

Obs.

O professor(a) é livre para utilizar outra atividade complementar ou fazer modificações se assim acha viável.

 

 

                                      Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário