SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
Tema: Consumidor
consciente empreendedor eficiente. Subtema: Consumidor
consciente no mundo global |
UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho Objetos
do conhecimento: Leitura e Elaboração de Mapas Temáticos,
Croquis e Outras Formas de representação para analisar Informações
Geográficas. |
|
|
||
Objetivo geral:
Estudo
do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação So recíproca entre
homem e meio ambiente que podemos chamar
de ecologia, mas também pode
ser uma ática humana
de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde
se viver. |
||
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
||
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como
os seres humanos
fazem uso dos
recursos da natureza ao longo da história. |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||
1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para
entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 7. Argumentar com base em fatos, dados
e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista
e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional e global, com posicionamento ético
em relação ao cuidado de si mesmo,
dos outros e do planeta. |
||
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no
futuro, para o sucesso profissional. |
GLOBALIZAÇÃO E DESAFIOS NO SÉCULO XXI
Objeto de conhecimento: Leitura e Elaboração de Mapas
Temáticos, Croquis e Outras Formas de representação para analisar Informações
Geográficas. |
Metodologia: Aula expositiva
utilizando o livro didático. O professor(a) pode iniciar a aula fazendo a
exposição do conteúdo “GLOBALIZAÇÃO:
CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES”. Solicitar que os estudantes analisem a charge
com atenção. Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam
oralmente. Para essa análise inicial não há resposta certa ou errada. A
finalidade é desenvolver o senso crítico dos estudantes. |
Habilidade: EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a
integração mundial (econômica, política e cultural), a partir do PIB per
capita dos países. (EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para
compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando
as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a
partir da localidade de convivência. |
Desenvolvimento: 1º Etapa, apresentar o objeto de
conhecimento sobre: Globalização: contradições e desigualdade, somos todos
atores a turma iniciando com as perguntas de sondagem. 2º Etapa, realizar a leitura compartilhada
das páginas 60, 62,63,64 e 65 com a turma. 3° Etapa, realizar a atividade da página
61: 3,4,5 e 6 e página 65 atividades1. 4° Usar o
texto complementar: 4 dados que mostram por que Brasil é um dos países mais
desiguais do mundo, segundo relatório, que está presente na página 63. |
Objeto de conhecimento: Leitura
e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de representação para analisar Informações
Geográficas. |
||
Metodologia: Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão
ler as informações trazidas pelo livro didático nas páginas 66, 67,68 e 69 sobre
Globalização e Pandemia e colocar dentro deste debate seus pontos de vista
criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar. |
||
Habilidade: EF09GE05 está em analisar fatos e situações
para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), no
contexto da pandemia de covid-19. (EF09GE14) Elaborar e interpretar
gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses
geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre
diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas
mundiais. |
||
Desenvolvimento: 1º
Etapa: A turma organizada em filas será distribuída a
atividade de leitura e interpretação. 2º
Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma
individual. 3º
Etapa: Realizar uma correção coletiva. _____________________________________________________________________________________
GLOBALIZAÇÃO E PANDEMIAS As pandemias fazem parte da história humana.
Os agentes causadores de doenças contagiosas, como os vírus e as bactérias,
sempre nos acompanharam em nossos deslocamentos pelas rotas comerciais, pelas
trincheiras das guerras, pelos locais de lazer e grandes centros urbanos.
Conforme estudado anteriormente, a intensidade e a velocidade dos fluxos de
pessoas e mercadorias aumentaram no mundo globalizado, impulsionadas pela
evolução nos meios de transporte e de comunicação. A propagação das doenças
também acompanha esse ritmo acelerado. A pandemia de peste negra, que surgiu
na China por volta de 1330, levou quase vinte anos para chegar até a Europa.
A gripe espanhola, no rastro dos deslocamentos dos soldados durante a
Primeira Guerra Mundial (1914-1918), levou um ano para se disseminar pelo
mundo todo. A covid-19 alastrou-se pelo mundo em menos de dois meses. Analise
o gráfico. 1. Em seu entendimento, que fatores
podem explicar o aumento do número de pandemias nos séculos XX e XXI? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Professor(a), peça aos estudantes
para assistir link: https://www.facebook.com/watch/?v=642083056359708
o vídeo do Filme A Epidemia Filme Completo Dublado se houver tempo fazer um momento de
questionamento e discussão. Em seguida aplicar a atividade disponível na
apostila. Atividade sobre o que você
aprendeu APÓS ASSISTIR O FILME, RESPONDA: 1. Qual é o assunto, e tema principal
do filme? 2. Como a doença surgiu? Por que se
espalhou tão rapidamente? Como a doença apresentada no filme virou epidemia? 3. Como a doença era transmitida?
Quais eram os sintomas? 4. Quais formas de prevenção da
epidemia? 5. Ao assistir esse filme qual
reflexão aborda esse filme? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________
|
Aula 3: GLOBALIZAÇÃO E
PANDEMIAS ( Continuação) |
Objeto de conhecimento: Leitura
e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de representação para analisar Informações
Geográficas. |
Metodologia: Dando
continuidade orientar a leitura e interpretação sobre Vírus emergentes de
zoonoses as páginas 70 do livro didático de Geografia espaço e interpretação
e propor a atividade da página 71. |
Habilidade: (EF09GE14) Elaborar e interpretar
gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e
anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e
informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e
geopolíticas mundiais. |
Desenvolvimento: 1º Etapa: 1- Levantamento prévio da aula anterior, com
breve explicação e momento de tira possíveis dúvidas. 2- Fazer uma leitura e interpretação da página
70. 2º Etapa: Ø Propor uma atividade da página 71.As
atividades também podem ser feitas coletivamente, com a mediação do
professor(a). Recursos necessários: °
Materiais de apoio impressos (imagens, textos explicativos) Avaliação: Participação
nas discussões /. Qualidade na resolução das atividades propostas/. Reflexão
final sobre o aprendizado da aula. |
Aula 4: Organizações Internacionais |
Objeto de conhecimento: Leitura
e Elaboração de Mapas Temáticos, Croquis e Outras Formas de representação para analisar Informações Geográficas.
EF09GE15. |
Metodologia: ° Aula expositiva com leitura
interpretação do tema sobre Organizações
Internacionais. °
Discussão e reflexão em sala. |
Habilidade: (EF09GE15) Comparar e classificar
diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas
e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções
cartográficas. (EF09GE15) Comparar e classificar
diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas
e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções
cartográficas. |
Desenvolvimento: 1º Etapa: Explicação sobre Organizações governamentais. 2º Etapa:
Exposição
de imagens e exemplos “Objetivos de Desenvolvimentos do Milênio. |
Avaliação
|
Recursos necessários: °
Materiais de apoio impressos (imagens, textos explicativos) Avaliação: Participação
nas discussões /. Qualidade na resolução das atividades propostas/. Reflexão
final sobre o aprendizado da aula. Referencia : Livro didático Geografia espaço e
interação. Link: https://youtu.be/sCsfBCsilUk. Obs. O professor(a) é livre para utilizar outra
atividade complementar ou fazer modificações se assim acha viável. Que
Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário