1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para
entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
7.
Argumentar com base
em fatos, dados
e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista
e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional e global, com posicionamento ético
em relação ao cuidado de si mesmo,
dos outros e do planeta.
|
OBS: Professores,
essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos estudantes , assim
teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação
de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
Sugestão:
iniciar abordando o tema
“Consumidor consciente empreendedor eficiente” que será trabalhado
durante a aplicação da sequência didática.
Aula 1: DINÂMICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
|
Objeto de conhecimento:
Mapa temáticos do Brasil e da mesorregião – Sul Baiano e do Município
de Itamaraju.
|
Metodologia:
·
Aula expositiva sobre o objeto de conhecimento “Mapas temáticos
do Brasil” Quantos somos?
utilizando o livro didático;
Levantamento prévio da aula anterior. E m
seguida o professor(a) pode iniciar a os estudos
explicando aos estudantes os conceitos de povo, nação e população, que
perpassam os conteúdos. É comum que eles
não os diferenciem.
|
Habilidade:
(EF07GE09) Interpretar e
elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias
digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia
(cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia
espaciais.
|
Desenvolvimento:
1º Etapa, apresentar o
objeto de conhecimento “Mapas temáticos do Brasil” sobre Quantos somos?
2º Etapa, realizar a leitura
e interpretação de texto das páginas 70,71,72,73 e 76 do livro didático
Geografia espaço e interação com a turma.
Avaliação:
Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da
aula.
|
Aula 2: DINÂMICAS
DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ( Continuação).
|
Objeto de conhecimento:
Mapa temáticos do Brasil e da mesorregião – Sul Baiano e do Município
de Itamaraju.
|
Metodologia:
Vídeos sobre “Como funciona o censo demográfico” ou exposição de slides
abordando os temas estudados;
Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão ler as informações
trazidas pelo livro e colocar dentro deste debate seus pontos de vista
criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.
|
Habilidade:
(EF07GE10BA)
Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e
histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e
dos territórios de identidade da Bahia.
(EF07GE10IT) Elaborar e
interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base
em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de
identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.
|
Desenvolvimento:
1º
Etapa: 4° Usar o vídeo do link:
https://youtu.be/8hEnSHaINrA?si=HjZ7jQXoVdbbj9Wm
disponível na página 73 do próprio livro didático para obter mais
informações.
2º
Etapa: Os estudantes
irão realizar a atividade de forma individual das páginas 74, 75.
3° Etapa, realizar a
atividade da página página 76 atividades1 e 2.
3º
Etapa: Realizar uma
correção coletiva.
_____________________________________________________________________________________
Sugestão de
atividade complementar ( ANEXO 1).
|
Aula 3: DISTRIBUIÇÃO DA
POPULAÇÃO
|
Objeto de conhecimento:
Característica
da população brasileira
|
Metodologia:
·
Discussão em sala de aula ;
·
Análise de vídeos e imagens;
·
Trabalho em grupo na sala de aula orientado pelo professor(a).
|
Habilidade:
EF07GE04BA) Analisar a
distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a
diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática),
assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos
territórios de identidade do estado.
(EF07GE04IT) Analisar a distribuição
territorial da população brasileira, considerando a diversidade
étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como
aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios
de identidade do estado, como Itamaraju.
|
Desenvolvimento:
1º Etapa:
1-
Introdução do objeto de conhecimento sobre
Distribuição da população brasileira no território e os conceitos de
densidade demográfica e povoado. Com base no mapa
“Brasil: distribuição da população – 2017” chamar a atenção dos estudantes
para a concentração da população brasileira na faixa litorânea e em torno
das capitais. Comentar que essa concentração tem relação direta com a
formação e a expansão do território desde 1500.
2º Etapa:
Orientar os estudantes a copiar e responder em seus cadernos as
atividades 1 e 2 para auxiliar a leitura e a análise do mapa e da
distribuição da população, disponível nas páginas 78 do livro didático
Geografia espaço e interação.
3º Etapa: Correção da atividade com momento de tira
possíveis dúvidas.
Sugestão de
atividade complementar ( ANEXO 1).
Recursos necessários:
Materiais de apoio impressos
(imagens, textos explicativos)
Espaço aberto ou sala com
possibilidade de apagar as luzes para visualização do vídeo.
Livro didático Geografia espaço e interação.
Avaliação:
Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades
individuais /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.
|
Aula 4: DISTRIBUIÇÃO
DA POPULAÇÃO ( continuação)
|
Objeto de conhecimento:
Característica da população brasileira
|
Metodologia:
·
Aula expositiva com vídeos e exemplos.
·
Resolução de atividades individuais
utilizando o livro didático.
·
Discussão e reflexão em
sala.
|
Habilidade:
(EF07GE10BA) Elaborar e
interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base
em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de
identidade da Bahia.
(EF07GE10IT) Elaborar e
interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base
em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de
identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.
|
Desenvolvimento:
1º Etapa: Orientar os estudantes a assistir o link:
https://youtu.be/sCsfBCsilUk do vídeo sobre
População Brasileira Distribuição Geográfica. Momento de questionamento e
socialização sobre o vídeo.
2º Etapa: Após os estudantes assistirem ao vídeo propor a atividade da
página 80 do livro didático Geografia espaço e interação ou atividade
disponível na apostila no (ANEXO 2).
Avaliação:
Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades
individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.
|
Aula 5: Projeto Aprender Valor - Educação
Financeira na escola
|
Objeto de conhecimento:
Produção, circulação e consumo de mercadorias práticas agrícolas e
cooperação sobre Educação
Financeira na escola.
|
Metodologia:
·
Expositiva: Apresentação teórica e
discussão.
·
Resolução de atividades individuais com orientação do professor(a).
|
Habilidade:
(EF07GE06) Discutirem que medida a
produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos
ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes
lugares.
(EF07GE06BA) Discutir em que medida
a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos
ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes
lugares e em sua comunidade.
(EF07GE06IT)
Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias
provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc.,
assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares
analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos. (EF07GE06IT) Diagnosticar e
interpretar os impactos ambientais provocados com o uso de agrotóxico
causador de possíveis riscos a saúde dos seres humanos e ao meio ambiente e
apontar meios para o cultivo de agricultura orgânica.
|
Desenvolvimento:
1º Etapa: Introdução do tema do projeto Aprender Valor sobre Educação Financeira na escola.
2º Etapa: Atividade de pesquisa em
grupo, ou individual orientado pelo professor(a) utilizando o ANEXO 3
disponível na apostila.
Avaliação
- Participação
nas discussões.
- Trabalho
em equipe e colaboração.
- Clareza
e organização na apresentação dos trabalhos
|
6º Aula : Projeto Aprender Valor - Educação
Financeira na escola ( CONTINUAÇÃO).
|
Objeto de conhecimento:
Produção, circulação e consumo de mercadorias práticas agrícolas e
cooperação sobre Educação
Financeira na escola.
|
Metodologia:
·
Sondagem dos
conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;
·
Resolução de atividades
individuais e/ou em grupos.
|
Habilidade:
EF07GE06)
Discutirem que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias
provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de
riquezas, em diferentes lugares. (EF07GE06BA)
Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias
provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de
riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.
(EF07GE06IT) Discutir em que
medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam
impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como
influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a
partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos. (EF07GE06IT) Diagnosticar e interpretar os impactos ambientais
provocados com o uso de agrotóxico causador de possíveis riscos a saúde dos
seres humanos e ao meio ambiente e apontar meios para o cultivo de
agricultura orgânica.
|
Desenvolvimento:
. 1º Etapa: Continuação da atividade de pesquisa
em grupo, ou individual orientado pelo professor(a) utilizando o ANEXO 3
disponível na apostila.
2º Etapa: Correção
da atividade.
Avaliação
- Participação
nas discussões.
- Trabalho
em equipe, ou individual e colaboração.
Clareza e organização
na apresentação dos trabalhos
Referencias :
Livro didático Geografia espaço e interação.
Link: https://youtu.be/sCsfBCsilUk
Projeto Aprender Valor.
ANEXO - 1
|
ANEXO-
2
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário