5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 7º ANO - 2024

 

                                                     SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Consumidor consciente empreendedor eficiente.

Subtema: Empreendedor eficiente no espaço geográfico.

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

Objetos do conhecimento: Mapa temáticos do Brasile da mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju/ Característica da população brasileira.

Objetivo geral: Incentivar a leitura e a análise da tabela “População brasileira”.

Ano:     Período:  08/07 a 20/07/2024                   de Aulas: 06

    

 

                                                 COMPETÊNCIA   ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

   COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                                            COMPETÊNCIAS   SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

 

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

 

  Sugestão: iniciar abordando o tema “Consumidor consciente empreendedor eficiente” que será trabalhado durante a aplicação da sequência didática.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula 1:  DINÂMICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Objeto de conhecimento:

Mapa temáticos do Brasil e da mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju.

 

Metodologia:

·         Aula expositiva sobre o objeto de conhecimento “Mapas temáticos do Brasil” Quantos somos? utilizando o livro didático;

Levantamento prévio da aula anterior. E m seguida o professor(a) pode iniciar a os estudos explicando aos estudantes os conceitos de povo, nação e população, que perpassam os conteúdos. É comum que eles  não os diferenciem.

Habilidade:

 (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

 

Desenvolvimento:

Etapa, apresentar o objeto de conhecimento “Mapas temáticos do Brasil” sobre Quantos somos?

Etapa, realizar a leitura e interpretação de texto das páginas 70,71,72,73 e 76 do livro didático Geografia espaço e interação com a turma.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

Aula 2: DINÂMICAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ( Continuação).

Objeto de conhecimento:

Mapa temáticos do Brasil e da mesorregião – Sul Baiano e do Município de Itamaraju.

Metodologia:

      Vídeos sobre “Como funciona o censo demográfico” ou exposição de slides abordando os temas estudados;

Roda de conversa, os estudantes em um círculo irão ler as informações trazidas pelo livro e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

Habilidade:

(EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

 (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

Desenvolvimento:

1º Etapa: 4° Usar o vídeo do link: https://youtu.be/8hEnSHaINrA?si=HjZ7jQXoVdbbj9Wm  disponível na página 73 do próprio livro didático para obter mais informações.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 74, 75.

Etapa, realizar a atividade da página página 76 atividades1 e 2.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                              

_____________________________________________________________________________________

Sugestão de atividade complementar ( ANEXO 1).

 

 

Aula 3: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO

Objeto de conhecimento: Característica da população brasileira

 

Metodologia:

·         Discussão em sala de aula ;

·         Análise de vídeos e imagens;

·         Trabalho em grupo na sala de aula orientado pelo professor(a).

Habilidade:

EF07GE04BA) Analisar a distribuição territorial da população brasileira e baiana, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

Desenvolvimento:

1º Etapa:

1-     Introdução do objeto de conhecimento sobre Distribuição da população brasileira no território e os conceitos de densidade demográfica e povoado. Com base no mapa “Brasil: distribuição da população – 2017” chamar a atenção dos estudantes para a concentração da população brasileira na faixa litorânea e em torno das capitais. Comentar que essa concentração tem relação direta com a formação e a expansão do território desde 1500.

2º Etapa:

Orientar os estudantes a copiar e responder em seus cadernos as atividades 1 e 2 para auxiliar a leitura e a análise do mapa e da distribuição da população, disponível nas páginas 78 do livro didático Geografia espaço e interação.

3º Etapa: Correção da atividade com momento de tira possíveis dúvidas.

Sugestão de atividade complementar ( ANEXO 1).

 

Recursos necessários:

 Materiais de apoio impressos (imagens, textos explicativos)

 Espaço aberto ou sala com possibilidade de apagar as luzes para visualização do vídeo.

Livro didático Geografia espaço e interação.

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais /. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

 

Aula 4:  DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO ( continuação)

Objeto de conhecimento:

Característica da população brasileira

Metodologia:

·         Aula expositiva com vídeos e exemplos.

·         Resolução de atividades individuais utilizando o livro didático.

·         Discussão e reflexão em sala.

Habilidade:

 (EF07GE10BA) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia.

 (EF07GE10IT) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras e dos territórios de identidade da Bahia e do Município de Itamaraju.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Orientar os estudantes a assistir o link: https://youtu.be/sCsfBCsilUk  do vídeo sobre População Brasileira Distribuição Geográfica. Momento de questionamento e socialização sobre o vídeo.

2º Etapa: Após os estudantes assistirem ao vídeo propor a atividade da página 80 do livro didático Geografia espaço e interação ou atividade disponível na apostila no (ANEXO 2).

 

Avaliação:

Participação nas discussões /. Qualidade na resolução de atividades individuais/. Reflexão final sobre o aprendizado da aula.

 

Aula 5: Projeto Aprender Valor - Educação Financeira na escola

Objeto de conhecimento:

Produção, circulação e consumo de mercadorias práticas agrícolas e cooperação sobre Educação Financeira na escola.

Metodologia:

·         Expositiva: Apresentação teórica e discussão.

·         Resolução de atividades  individuais com orientação do professor(a).

Habilidade:

(EF07GE06) Discutirem que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

(EF07GE06BA) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.

(EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos. (EF07GE06IT) Diagnosticar e interpretar os impactos ambientais provocados com o uso de agrotóxico causador de possíveis riscos a saúde dos seres humanos e ao meio ambiente e apontar meios para o cultivo de agricultura orgânica.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Introdução  do tema do projeto Aprender Valor sobre Educação Financeira na escola.

 

Etapa: Atividade de pesquisa em grupo, ou individual orientado pelo professor(a) utilizando o ANEXO 3 disponível na apostila.

Avaliação

  • Participação nas discussões.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Clareza e organização na apresentação dos trabalhos

 

6º Aula : Projeto Aprender Valor - Educação Financeira na escola ( CONTINUAÇÃO).

Objeto de conhecimento:

Produção, circulação e consumo de mercadorias práticas agrícolas e cooperação sobre Educação Financeira na escola.

Metodologia:

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

 

Habilidade:

 

EF07GE06) Discutirem que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. (EF07GE06BA) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares e em sua comunidade.

(EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos. (EF07GE06IT) Diagnosticar e interpretar os impactos ambientais provocados com o uso de agrotóxico causador de possíveis riscos a saúde dos seres humanos e ao meio ambiente e apontar meios para o cultivo de agricultura orgânica.

Desenvolvimento:

. Etapa: Continuação da atividade de pesquisa em grupo, ou individual orientado pelo professor(a) utilizando o ANEXO 3 disponível na apostila.

Etapa: Correção da atividade.

Avaliação

  • Participação nas discussões.
  • Trabalho em equipe, ou individual e colaboração.

Clareza e organização na apresentação dos trabalhos

Referencias :

Livro didático Geografia espaço e interação.

Link: https://youtu.be/sCsfBCsilUk

Projeto Aprender Valor.

 

 

 

Atividade Geografia 7 ano 4.1

ANEXO - 1

 

ANEXO- 2

 

 

 

                                                                      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                 Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário