SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Tema: Leitura, escrita em movimento:
Itamaraju em foco. Subtema: Desafios de ensinar a ler
o mundo global. |
Unidade
Temática: Objetos
do conhecimento: Corporações e organismos internacionais e do
Brasil na ordem econômica mundial. |
Objetivo
geral: Aplicar
os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento
de conflitos e tensões, conhecendo as principais características do imperialismo
para entender as mudanças ocorridas no espaço geográfico durante esse período
e as principais características da Nova Ordem Mundial. |
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Ano: 8º Período:29 /07 a 10/078/24 Nº
de Aulas: 4 |
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HABILIDADES |
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(EF08GE03) Analisar
aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando
características da população mundial (distribuição das religiões). (EF08GE20) Analisar
características de grupos de países da América e da África no que se refere
aos aspectos políticos e econômicos da regionalização em países centrais e
países periféricos no imperialismo. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Utilizar
os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar
o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer
conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a
importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres
humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 3.
Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do
raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e
o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de
qualquer natureza. 7:Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
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COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima;
autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores,
essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas. |
Sugestão
:
O professor(a) usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção de atividade.
Sugetão: Abordar sobre
o tema” Leitura,
escrita em movimento: Itamaraju em foco” que será trabalhado durante a
sequência didática.
Como a História e a Geografia articuladas com a leitura e a escrita podem contribuir
para a construção de um mundo melhor?
1º Aula: : Indicadores sociais
Objeto de conhecimento: Corporações
e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. Objetivo: ·
Compreender a importância dos
indicadores sociais para mostrar as desigualdades no mundo. |
Metodologia: ·
Aula expositiva utilizando o livro didático. ·
Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo “ Indicadores sociais”. ·
Solicitar
que os estudantes analisem a tabela com atenção. Perguntar o que puderam
observar e pedir que respondam oralmente. |
Habilidade: (EF08GE03)
Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando
características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade
espacial). Uma na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado
da Bahia e no município de Itamaraju. (EF08GE20) Analisar
características de países e grupos de países da América e da África no que se
refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e
discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza
e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que
resulta na espoliação desses povos. |
:Desenvolvimento: 1º Etapa,
fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Indicadores sociais ” somos todos atores a turma iniciando com as
perguntas de sondagem. 2º Etapa,
realizar a leitura compartilhada das páginas 66,67,68,69com a turma., com
momento de questionamento, discussão e
socialização. |
Objeto de conhecimento: Corporações
e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. |
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Metodologia: ·
Sondagem
dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas; ·
Resolução
de atividades individuais e/ou em grupos. |
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Habilidade: (EF08GE19BA) Interpretar cartogramas,
mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações
geográficas acerca da África e América e comparar com outros. (EF08GE19IT) Interpretar cartogramas,
mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações
geográficas acerca da África e América e comparar com outros mais próximos da
realidade. |
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Desenvolvimento: 1º Etapa: Após a
leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar
aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 70, 71 e
72 . 2º Etapa: Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
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Aula 3: AMÉRICA
– Dimensão, localização e Regionalizações |
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Objeto de conhecimento: Corporações
e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. Objetivo: ·
Conhecer as principais regionalizações do
continente americano, compreendendo os critérios que as definem e
identificando os países. Compreender os conceitos de dimensão,
localização e regionalização. Identificar
e classificar diferentes regiões geográficas com base em critérios
específicos. |
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Metodologia: Introdução do objeto de conhecimento o
professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro
didático nas páginas 60, 61,62 e 63 sobre Dimensão,
localização e Regionalizações e colocar dentro deste debate seus pontos de vista
criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar. |
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Habilidade: . (EF08GE05) Aplicar os conceitos de
Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e
tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na
América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra. |
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Desenvolvimento: 1º Etapa: Inicie
com uma breve explicação sobre o que são dimensões, localização e
regionalizações geográficas. Use exemplos simples e cotidianos para ilustrar
como as pessoas dividem e entendem o espaço ao seu redor.Solicitar
a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. 2º Etapa: Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
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Aula 4: Indicadores
sociais |
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Objeto de conhecimento: Corporações
e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial. |
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Metodologia: Explanação do objeto de conhecimento com
leitura e interpretação compartilhada e questionamentos sobre “: Indicadores sociais”
disponível no livro didático nas páginas 64 e 65 e colocar dentro destes
questionamentos seus pontos de vista criando autonomia para realizar
atividades e posteriormente socializar. |
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Habilidade: (EF08GE19BA)
Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses
geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar
com outros. (EF08GE19IT) Interpretar
cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com
informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros mais
próximos da realidade. |
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Desenvolvimento: 1º Etapa:
Solicitar a leitura e interpretação compartilhada com questionamentos e
discussão. 2º Etapa: Os
estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 65. 3º Etapa:
Realizar uma correção coletiva.
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Obs. O
professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material complementar
desde que não fuja do objeto de conhecimento.
AVALIAÇÃO: (
) Prova; ( x) Trabalho; ( )
Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 55,56,59 e 65)
( ) Seminários; (x )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;
( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da
participação; Outros:
REFERENCIAS:
Livro didático
Geografia Espaço e Interação.
CONSUMO CONSCIENTE: BRASILEIRO AINDA TEM DIFICULDADE EM ADOTAR https://consorciogazin.com.br/noticia/83/consumo-consciente-brasileiro-ainda-tem-dificuldade-em-adotar.
Que Deus continue protegendo e abençoando a
todos nós...
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