5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º ANO - 2024

 

                                               SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema: Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco.

Subtema: Desafios de ensinar a ler o mundo global.

Unidade Temática:

Objetos do conhecimento:   Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

Objetivo geral: Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões, conhecendo as principais características do imperialismo para entender as mudanças ocorridas no espaço geográfico durante esse período e as principais características da Nova Ordem Mundial.

Ano:                         Período:29 /07 a 10/078/24                                       Nº de Aulas: 4

                            HABILIDADES

(EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população mundial (distribuição das religiões).

 (EF08GE20) Analisar características de grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos políticos e econômicos da regionalização em países centrais e países periféricos no imperialismo.

              COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

                  COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

       COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.

   

 

Sugestão : O professor(a)  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção  de atividade.                                                                       

 

 Sugetão: Abordar sobre o tema” Leitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco” que será trabalhado durante a sequência didática.

 

Sugestão: Abordar sobre o temaLeitura, escrita em movimento: Itamaraju em foco” que será trabalhado durante a sequência didática estimulando o estudante a prática da leitura e escrita no seu cotidiano.

Como a História e a Geografia articuladas com a leitura e a escrita podem contribuir para a construção de um mundo melhor?

  

 

 

 

 

1º Aula: : Indicadores sociais

Objeto de conhecimento:  

Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

Objetivo:

·         Compreender a importância dos indicadores sociais para mostrar as desigualdades no mundo.

Metodologia:

·         Aula expositiva utilizando o livro didático.

·         Iniciar a aula fazendo a exposição do conteúdo Indicadores sociais”.

·         Solicitar que os estudantes analisem a tabela com atenção. Perguntar o que puderam observar e pedir que respondam oralmente.

Habilidade:

 (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial). Uma na pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

:Desenvolvimento:

Etapa, fazer a exposição do objeto de conhecimento sobre “Indicadores sociais somos todos atores a turma iniciando com as perguntas de sondagem.

Etapa, realizar a leitura compartilhada das páginas 66,67,68,69com a turma., com momento de questionamento,  discussão e socialização.

 

Aula 2:  Indicadores sociais (Continuação).

Objeto de conhecimento:

Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

Metodologia:

 

·         Sondagem dos conhecimentos prévios através de imagens, ou, atividades práticas;

·         Resolução de atividades individuais e/ou em grupos.

Habilidade:

(EF08GE19BA) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros.

(EF08GE19IT) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros mais próximos da realidade.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Após a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão. Solicitar aos estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 70, 71 e 72 .

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

 

 

 

Aula 3: AMÉRICA – Dimensão, localização e Regionalizações

Objeto de conhecimento:

Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.   

Objetivo:      

·         Conhecer as principais regionalizações do continente americano, compreendendo os critérios que as definem e identificando os países.

  Compreender os conceitos de dimensão, localização e regionalização.

Identificar e classificar diferentes regiões geográficas com base em critérios específicos.

                                                                                                                                                          

Metodologia:

 Introdução do objeto de conhecimento o professor(a) orienta os estudantes a ler as informações trazidas pelo livro didático nas páginas 60, 61,62 e 63 sobre Dimensão, localização e Regionalizações e colocar dentro deste debate seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

Habilidade:

. (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Inicie com uma breve explicação sobre o que são dimensões, localização e regionalizações geográficas. Use exemplos simples e cotidianos para ilustrar como as pessoas dividem e entendem o espaço ao seu redor.Solicitar a leitura e interpretação coletiva com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

 

 

 

                                   

Aula 4: Indicadores sociais

Objeto de conhecimento:

Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.

Metodologia:

 Explanação do objeto de conhecimento com leitura e interpretação compartilhada e questionamentos sobre: Indicadores sociais” disponível no livro didático nas páginas 64 e 65 e colocar dentro destes questionamentos seus pontos de vista criando autonomia para realizar atividades e posteriormente socializar.

Habilidade:

(EF08GE19BA) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros.

(EF08GE19IT) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América e comparar com outros mais próximos da realidade.

Desenvolvimento:

1º Etapa: Solicitar a leitura e interpretação compartilhada com questionamentos e discussão.

2º Etapa: Os estudantes irão realizar a atividade de forma individual das páginas 65.

3º Etapa: Realizar uma correção coletiva.                            

 

 

 

 

Obs. O professor(a) é livre fazer modificações ou utilizar outro material complementar desde que não fuja do objeto de conhecimento.

 

 

 

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 55,56,59 e 65)

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; (X ) Debate;( ) Relatórios;

( X) Atividade escrita; ( X ) Avaliação da participação; Outros:

REFERENCIAS:

 

Livro didático Geografia Espaço e Interação.

CONSUMO CONSCIENTE: BRASILEIRO AINDA TEM DIFICULDADE EM ADOTAR https://consorciogazin.com.br/noticia/83/consumo-consciente-brasileiro-ainda-tem-dificuldade-em-adotar.

 

 

 

 

                                                                                Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário