5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 9º ANO - 2023

 

                                                     SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Consumo

Subtema: Economia, sociedade e consumo.

UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala

Objetos do conhecimento: A Divisão do Mundo em Oriente e Ocidente. Intercâmbios Históricos e Culturais entre Europa, Ásia e Oceania.

Objetivo geral: Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma

prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                          Período: 12- 06-2023 a 30-06-2023                         de Aulas: 06

HABILIDADES

 

EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE04IT) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais e no local de vivência.

(EF09GE08BA) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, comparando casos no Brasil e na Bahia

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

 

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

Informações para os alunos .

 


 

                            aula

Etapa 1: O professor(a) nesta  etapa  inicia com a revisão do conteúdo anterior ( Globalização e o meio ambiente). E aborda sobre o tema “ Consumo” que será trabalhado durante parte do 2º Trimestre.

Obs. O professor (a) é livre para preparar um texto ou noticiário sobre o tema.

 

Etapa 2 : Após a revisão fazer a introdução do capítulo 5 do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas( Europa: quadro natural e regionalização) página 78.

 

EUROPA: quadro natural regionalização

 

Europa é um dos seis continentes do mundo, localizado a oeste da Ásia e ao norte da África. O continente é composto por 50 países e possui o maior bloco econômico do mundo.

Europa é um dos seis continentes do mundo, sendo em extensão territorial o segundo menor. O continente é banhado, ao norte, pelo Mar Ártico; ao sul, pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Negro; a oeste, pelo Oceano Atlântico; e, a leste, pelo Mar Cáspio.

A Europa limita-se territorialmente com a Ásia, a leste, sendo considerada então um prolongamento da massa continental do continente asiático, formando, assim, a Eurásia (massa continental formada pela Europa e pela Ásia).

Os dois continentes são separados pela cordilheira chamada Montes Urais. Devido ao seu contorno bastante irregular, o continente europeu apresenta, além de várias penínsulas e ilhas, muitos países com costa litorânea.

A Europa situa-se sobretudo na faixa temperada do globo, sendo situada completamente no hemisfério norte e maior parte no oriente (leste). É cortada no extremo norte da península escandinava pelo círculo polar ártico.

Nela estão situados aproximadamente 7% das terras emersas de todo o planeta. A Europa forma com a Ásia um grande continente: a EURÁSIA, pois se limita com a Ásia pelos montes Urais (formados por formações antigas).

O relevo da Europa é formado principalmente por montanhas e planícies. Predomina áreas com menos de 200 metros de altitude.

O clima europeu é predominantemente temperado, uma de suas características marcantes é a presença de quatro estações bem definidas.

Mapa da Europa - Toda Matéria

Apesar das diferenças internas dos países europeus, o continente pode ser regionalizado da seguinte forma:

-Europa Ocidental: onde se encontram as principais economias do continente, algumas com grande destaque no mundo, como Alemanha, Reino Unido e França. Foi nessa região que se iniciou o processo de industrialização, com Revolução Industrial na Inglaterra no século XIX;

-Europa Setentrional: constituída pela península Escandinava, os países bálticos (ex-socialistas), a Dinamarca, a Islândia e a Finlândia. A economia desses países se destaca pela exploração madeireira das Florestas de Coníferas e pela pesca;

- Europa Centro-Oriental: composta de países ex-socialistas e uma parte da Rússia. Na região central, estão as economias mais industrializadas, como a República Tcheca e a Polônia. Na parte mais oriental, estão parte dos países que formaram, com a Rússia, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), bloco que surgiu após o fim da União Soviética;

- Europa Mediterrânea: engloba três penínsulas: a Ibérica, a Itálica e a Balcânica. Na região, formaram-se civilizações como a grega e a romana, cujas ruínas atraem milhares de turistas do mundo inteiro. A atividade agrícola ainda é forte nessa região. O país com melhores índices econômicos é a Itália.

 

 

 

                                                                        aula

Etapa 1: Nesta etapa  continuação da explicação do conteúdo do capítulo 5, do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 78 a 88 . Logo após finalizar a explicação exibir o vídeo aula, “ Europa: quadro natural” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=tk9iwoANN1s&t=13s

Europa: Regionalização   

https://www.youtube.com/watch?v=8ltGnYQRpVQ

Para melhor entendimento dos estudantes sobre o conteúdo.

 

                           aula

Etapa 1: Para conclusão do conteúdo sobre “ 

                                                     SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

Tema: Consumo

Subtema: Economia, sociedade e consumo.

UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala

Objetos do conhecimento: A Divisão do Mundo em Oriente e Ocidente. Intercâmbios Históricos e Culturais entre Europa, Ásia e Oceania.

Objetivo geral: Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos darelação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma

prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                          Período: 12- 06-2023 a 30-06-2023                         Nº de Aulas: 06

HABILIDADES

 

EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE04IT) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais e no local de vivência.

(EF09GE08BA) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania, comparando casos no Brasil e na Bahia

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

 

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

 

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades  realizadas.

Informações para os alunos .

 


 

                            1º aula

Etapa 1: O professor(a) nesta  etapa  inicia com a revisão do conteúdo anterior ( Globalização e o meio ambiente). E aborda sobre o tema “ Consumo” que será trabalhado durante parte do 2º Trimestre.

Obs. O professor (a) é livre para preparar um texto ou noticiário sobre o tema.

 

Etapa 2 : Após a revisão fazer a introdução do capítulo 5 do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas( Europa:quadro natural e regionalização) página 78.

 

EUROPA:quadro natural regionalização

 

Europa é um dos seis continentes do mundo, localizado a oeste da Ásia e ao norte da África. O continente é composto por 50 países e possui o maior bloco econômico do mundo.

Europa é um dos seis continentes do mundo, sendo em extensão territorial o segundo menor. O continente é banhado, ao norte, pelo Mar Ártico; ao sul, pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Negro; a oeste, pelo Oceano Atlântico; e, a leste, pelo Mar Cáspio.

A Europa limita-se territorialmente com a Ásia, a leste, sendo considerada então um prolongamento da massa continental do continente asiático, formando, assim, a Eurásia (massa continental formada pela Europa e pela Ásia).

Os dois continentes são separados pela cordilheira chamada Montes Urais. Devido ao seu contorno bastante irregular, o continente europeu apresenta, além de várias penínsulas e ilhas, muitos países com costa litorânea.

A Europa situa-se sobretudo na faixa temperada do globo, sendo situada completamente no hemisfério norte e maior parte no oriente (leste). É cortada no extremo norte da península escandinava pelo círculo polar ártico.

Nela estão situados aproximadamente 7% das terras emersas de todo o planeta. A Europa forma com a Ásia um grande continente: a EURÁSIA, pois se limita com a Ásia pelos montes Urais (formados por formações antigas).

O relevo da Europa é formado principalmente por montanhas e planícies. Predomina áreas com menos de 200 metros de altitude.

O clima europeu é predominantemente temperado, uma de suas características marcantes é a presença de quatro estações bem definidas.

Mapa da Europa - Toda Matéria

Apesar das diferenças internas dos países europeus, o continente pode ser regionalizado da seguinte forma:

-Europa Ocidental: onde se encontram as principais economias do continente, algumas com grande destaque no mundo, como Alemanha, Reino Unido e França. Foi nessa região que se iniciou o processo de industrialização, com Revolução Industrial na Inglaterra no século XIX;

-Europa Setentrional: constituída pela península Escandinava, os países bálticos (ex-socialistas), a Dinamarca, a Islândia e a Finlândia. A economia desses países se destaca pela exploração madeireira das Florestas de Coníferas e pela pesca;

- Europa Centro-Oriental: composta de países ex-socialistas e uma parte da Rússia. Na região central, estão as economias mais industrializadas, como a República Tcheca e a Polônia. Na parte mais oriental, estão parte dos países que formaram, com a Rússia, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), bloco que surgiu após o fim da União Soviética;

- Europa Mediterrânea: engloba três penínsulas: a Ibérica, a Itálica e a Balcânica. Na região, formaram-se civilizações como a grega e a romana, cujas ruínas atraem milhares de turistas do mundo inteiro. A atividade agrícola ainda é forte nessa região. O país com melhores índices econômicos é a Itália.

 

 

 

                                                                       2º aula

Etapa 1: Nesta etapa  continuação da explicação do conteúdo do capítulo 5, do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 78 a 88 . Logo após finalizar a explicação exibir o vídeo aula, “ Europa:quadro natural” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=tk9iwoANN1s&t=13s

Europa: Regionalição   

https://www.youtube.com/watch?v=8ltGnYQRpVQ

Para melhor entedimento dos estudantes sobre o conteúdo.

 

                           3º aula

Etapa 1: Para conclusão do conteúdo sobre “ Europa:quadro natural e regionalizção” que esta presente no capítulo 5, sugiro que o professor (a) oriente os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da pagina 89 do livro didático Araribá Mais Geografia.

Etapa 2: Após os estudantes copiar e responder no caderno a atividade, fazer a correção e promover um momento de tirá possiveis dúvidas.

                               4º aula

 

Etapa 1 e 2: Esta aula esta estruturara em duas etapa, a primeira em uma leitura e interpretação do texto e logo depois orientar a responder as questões proposta  na apostila.

 

Leitura do Texto:

 

                              EUROPA: QUADRO NATURAL E REGIONALIZAÇÃO

 

Se observamos o mapa-múndi, podemos constatar que a Europa está ligada à Ásia de maneira contínua, tal qual uma grande península. Então, do ponto de vista físico, a Europa não é um continente. Fisicamente, Europa e Ásia forma a Eurásia.

Porém, quando estudamos os povos, costumes e as religiões, percebemos diferenças. Constatamos, que os povos europeus são muito diferentes dos povos asiáticos. A civilização europeia é ocidental, ou seja, baseada nos costumes judaico-cristãos. Os povos asiáticos como os árabes, indianos e chineses pertencem a outras civilizações baseadas nas religiões islâmicas, hinduísta e budista.

Embora menor que a Ásia, América e África, a Europa apresenta diversas características físicas e apresenta grandes desafios a superar quanto ao meio ambiente.

O continente europeu está situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro grandes regiões:

De acordo com os pontos de vista espacial e econômico, podemos dividir o continente em: Europa OcidentalEuropa SetentrionalEuropa Centro-Oriental e Europa Meridional. Sendo:

Europa Ocidental: região que abrange alguns dos chamados países atlânticos, ou seja, banhados pelo oceano Atlântico (Reino UnidoIrlanda e França); os que mantêm relação direta com o Atlântico através do mar do NortePaíses BaixosBélgica e Alemanha; e os países sem saída para o mar, mas que estão direta ou indiretamente vinculados ao Ocidente (ÁustriaSuíçaLuxemburgo e Liechtenstein).

Europa Setentrional: região que engloba a Noruega e a Suécia, localizadas na península Escandinava, além da FinlândiaIslândia e Dinamarca; abrange também a EstôniaLetônia e Lituânia, que a partir de 1990 se tornaram independentes da então União Soviética. A inclusão desses países na região justifica-se por motivos económicos e pela sua proximidade étnica e cultural com os finlandeses.

Europa Centro-Oriental: É formada pelo conjunto dos antigos países socialistas do Leste - PolóniaRepública ChecaEslováquiaHungriaRoméniaBulgáriaAlbâniaSérviaMontenegroKosovoEslovéniaCroáciaBósnia e Herzegovina e Macedónia do Norte - e pelas repúblicas que constituíam a antiga União Soviética, em sua parte europeia: BielorrússiaUcrâniaMoldáviaGeórgiaArméniaAzerbaijão e a Rússia Europeia.

Europa Meridional: região que, também chamada de mediterrânea, compreende os países situados no sul do continente, quase todos banhados pelo mar Mediterrâneo: PortugalEspanhaItáliaGrécia e Turquia europeia, além de vários micro estados - VaticanoSan MarinoMónacoMalta e Andorra.

O continente europeu tem 10.349.915 milhões de km (quilômetro quadrado). A Europa apresenta a segunda maior densidade demográfica entre os continentes, com cerca de 71, 87 habitantes por quilômetros quadrados, atrás apenas do continente asiático. Em decorrência dessa expressiva concentração de população, elevada urbanização e notável industrialização, o meio ambiente europeu sofreu graves modificações. Entre os problemas mais graves encontram-se o desmatamento e a poluição em diversos países. A Europa vem buscando, nos últimos anos, novas políticas sustentáveis, principalmente no campo energético, para diminuir suas emissões de CO2. O continente ainda é muito dependente de fonte de energia não renováveis e altamente poluentes como o petróleo e carvão, e da importação de petróleo e gás natural. Conforme o mapa a seguir; podemos dividir a Europa em dois conjuntos de países, a Europa desenvolvida, ou Ocidental, onde a maioria da população apresenta alta qualidade de vida, e a Europa subdesenvolvida, ou Oriental, composta por países que apresentam maiores dificuldade econômicas, sociais e políticas. 

ATIVIDADE

 

1)    Do ponto de vista físico, a Europa pode ser considerada um continente?

R:

 

2)    Que critério é utilizado para separarmos a Europa da Ásia? Explique.

R:

 

3)    O continente europeu está situado em qual hemisfério?

R:

 

4)    O ponto de vista espacial e critérios fisiográficos podemos dividir o continente europeu como:

R:

 

5)    Do ponto de vista socioeconômico podemos dividir o continente europeu em:

R:

 

6)    Quais são os países que abrange a Europa Ocidental?

R:

 

 


 

                                   5º aula

Etapa 1e 2: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida continuação da atividade para melhor memorizar o conteúdo.

 

 

            Cite os fatores que formaram a regionalização da Europa mostrada no  mapaabaixo:​ - Brainly.com.br 

 

 

 

 

                

                        ATIVIDADE

 

1) A Europa é um dos seis continentes do planeta. Ela é considerada o berço da civilização ocidental e, ainda, detém um grande poderio político e econômico. Qual dos países abaixo NÃO está localizado na Europa?

A) Alemanha

B) Itália

C) França

D) Estados Unidos

E) Países Baixos

2) O território do continente europeu é considerado um prolongamento da Ásia, sendo comumente chamado, junto da Ásia, de Eurásia. Essa característica territorial culminou em questões políticas e econômicas, assim como na divisão política dos países localizados entre os continentes. Quais são os dois países que possuem seu território localizado na Europa e na Ásia?

A) Bélgica e França

B) Turquia e Rússia

C) Grécia e Macedônia

D) Espanha e Portugal

E) Tunísia e Itália

3) “O continente europeu possui características bastante heterogêneas quando analisado todo o seu território. Para facilitar o estudo das áreas que o constituem, algumas classificações dividem-no em quatro regiões. Essas regiões foram estabelecidas segundo critérios de ordem espacial e econômica.”

Quais são as quatro principais regiões da Europa?

A) Central, Centro Oriental e Centro Ocidental

B) Sudeste, Leste, Norte e Sul

C) Nórdica, Litorânea e Continental

D) Polar, Temperada e Tropical

E) Meridional, Ocidental, Setentrional e Centro Oriental

 

4) O continente europeu está localizado predominantemente da faixa temperada do planeta. Mesmo assim, por meio da influência dos elementos e fatores climáticos, possui diferentes tipos de clima. Qual o tipo climático que NÃO é encontrado na Europa?

A) Polar

B) Mediterrâneo

C)  Equatorial

D) Frio de Montanha

E) Temperado Continental

 

5)A navegação oceânica ainda é o principal modo de transporte de carga no planeta Terra. No século XIX, com o intuito de estabelecer uma via de acesso rápido ligando a Europa à Ásia, foi construído o Canal de Suez, que faz a ligação entre os mares

A) Cáspio e Aral.

B) Negro e Morto.

C) Jônico e Tirreno.

D) Mediterrâneo e Vermelho.

E) Báltico e Adriático. 

 

6° aula

1° etapa: Correção da atividade da aula anterior.

2° etapa: Atividade lúdica sobre o capitulo 5 do livro didático Araribá Mais Geografia (Europa: quadro natural e regionalização).

Nessa etapa o professor pode fazer uma dinâmica ou uma atividade lúdica, para que os estudantes consigam ter uma noção de quais são os países fazem parte do continente Europeu.

2° opção de atividade: Atividade do livro página 89.

Segue abaixo uma opção de atividade lúdica, caça-palavras sobre os países do continente europeu.

 

 

 

 

 

 

 

 

a)  RECURSOS: (  78 a 89) Livro didático; (x ) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (x ) Textos Informativos; ( ) Outros

b) AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 89 )

c)  ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

d) ( x ) Atividade escrita; (x  ) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 

Livro Araribá Mais  Geografia nas páginas 78 a 89.

Europa: quadro natural https://www.youtube.com/watch?v=tk9iwoANN1s&t=13s

Europa: Regionalização    https://www.youtube.com/watch?v=8ltGnYQRpVQ 

 

 

 

 

 

 

                                                        

                                                              Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...


  natural e regionalizção” que esta presente no capítulo 5, sugiro que o professor (a) oriente os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da pagina 89 do livro didático Araribá Mais Geografia.

Etapa 2: Após os estudantes copiar e responder no caderno a atividade, fazer a correção e promover um momento de tira possíveis dúvidas.

                               aula

 

Etapa 1 e 2: Esta aula esta estruturara em duas etapa, a primeira em uma leitura e interpretação do texto e logo depois orientar a responder as questões proposta  na apostila.

 

Leitura do Texto:

 

                              EUROPA: QUADRO NATURAL E REGIONALIZAÇÃO

 

Se observamos o mapa-múndi, podemos constatar que a Europa está ligada à Ásia de maneira contínua, tal qual uma grande península. Então, do ponto de vista físico, a Europa não é um continente. Fisicamente, Europa e Ásia forma a Eurásia.

Porém, quando estudamos os povos, costumes e as religiões, percebemos diferenças. Constatamos, que os povos europeus são muito diferentes dos povos asiáticos. A civilização europeia é ocidental, ou seja, baseada nos costumes judaico-cristãos. Os povos asiáticos como os árabes, indianos e chineses pertencem a outras civilizações baseadas nas religiões islâmicas, hinduísta e budista.

Embora menor que a Ásia, América e África, a Europa apresenta diversas características físicas e apresenta grandes desafios a superar quanto ao meio ambiente.

O continente europeu está situado no hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro grandes regiões:

De acordo com os pontos de vista espacial e econômico, podemos dividir o continente em: Europa OcidentalEuropa SetentrionalEuropa Centro-Oriental e Europa Meridional. Sendo:

Europa Ocidental: região que abrange alguns dos chamados países atlânticos, ou seja, banhados pelo oceano Atlântico (Reino UnidoIrlanda e França); os que mantêm relação direta com o Atlântico através do mar do NortePaíses BaixosBélgica e Alemanha; e os países sem saída para o mar, mas que estão direta ou indiretamente vinculados ao Ocidente (ÁustriaSuíçaLuxemburgo e Liechtenstein).

Europa Setentrional: região que engloba a Noruega e a Suécia, localizadas na península Escandinava, além da FinlândiaIslândia e Dinamarca; abrange também a EstôniaLetônia e Lituânia, que a partir de 1990 se tornaram independentes da então União Soviética. A inclusão desses países na região justifica-se por motivos económicos e pela sua proximidade étnica e cultural com os finlandeses.

Europa Centro-Oriental: É formada pelo conjunto dos antigos países socialistas do Leste - PolóniaRepública ChecaEslováquiaHungriaRoméniaBulgáriaAlbâniaSérviaMontenegroKosovoEslovéniaCroáciaBósnia e Herzegovina e Macedónia do Norte - e pelas repúblicas que constituíam a antiga União Soviética, em sua parte europeia: BielorrússiaUcrâniaMoldáviaGeórgiaArméniaAzerbaijão e a Rússia Europeia.

Europa Meridional: região que, também chamada de mediterrânea, compreende os países situados no sul do continente, quase todos banhados pelo mar Mediterrâneo: PortugalEspanhaItáliaGrécia e Turquia europeia, além de vários micro estados - VaticanoSan MarinoMónacoMalta e Andorra.

O continente europeu tem 10.349.915 milhões de km (quilômetro quadrado). A Europa apresenta a segunda maior densidade demográfica entre os continentes, com cerca de 71, 87 habitantes por quilômetros quadrados, atrás apenas do continente asiático. Em decorrência dessa expressiva concentração de população, elevada urbanização e notável industrialização, o meio ambiente europeu sofreu graves modificações. Entre os problemas mais graves encontram-se o desmatamento e a poluição em diversos países. A Europa vem buscando, nos últimos anos, novas políticas sustentáveis, principalmente no campo energético, para diminuir suas emissões de CO2. O continente ainda é muito dependente de fonte de energia não renováveis e altamente poluentes como o petróleo e carvão, e da importação de petróleo e gás natural. Conforme o mapa a seguir; podemos dividir a Europa em dois conjuntos de países, a Europa desenvolvida, ou Ocidental, onde a maioria da população apresenta alta qualidade de vida, e a Europa subdesenvolvida, ou Oriental, composta por países que apresentam maiores dificuldade econômicas, sociais e políticas. 

ATIVIDADE

 

1)    Do ponto de vista físico, a Europa pode ser considerada um continente?

R:

 

2)    Que critério é utilizado para separarmos a Europa da Ásia? Explique.

R:

 

3)    O continente europeu está situado em qual hemisfério?

R:

 

4)    O ponto de vista espacial e critérios fisiográficos podemos dividir o continente europeu como:

R:

 

5)    Do ponto de vista socioeconômico podemos dividir o continente europeu em:

R:

 

6)    Quais são os países que abrange a Europa Ocidental?

R:

 

 


 

                                   aula

Etapa 1e 2: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida continuação da atividade para melhor memorizar o conteúdo.

 

 

            Cite os fatores que formaram a regionalização da Europa mostrada no  mapaabaixo:​ - Brainly.com.br 

 

 

 

 

                

                        ATIVIDADE

 

1) A Europa é um dos seis continentes do planeta. Ela é considerada o berço da civilização ocidental e, ainda, detém um grande poderio político e econômico. Qual dos países abaixo NÃO está localizado na Europa?

A) Alemanha

B) Itália

C) França

D) Estados Unidos

E) Países Baixos

2) O território do continente europeu é considerado um prolongamento da Ásia, sendo comumente chamado, junto da Ásia, de Eurásia. Essa característica territorial culminou em questões políticas e econômicas, assim como na divisão política dos países localizados entre os continentes. Quais são os dois países que possuem seu território localizado na Europa e na Ásia?

A) Bélgica e França

B) Turquia e Rússia

C) Grécia e Macedônia

D) Espanha e Portugal

E) Tunísia e Itália

3) “O continente europeu possui características bastante heterogêneas quando analisado todo o seu território. Para facilitar o estudo das áreas que o constituem, algumas classificações dividem-no em quatro regiões. Essas regiões foram estabelecidas segundo critérios de ordem espacial e econômica.”

Quais são as quatro principais regiões da Europa?

A) Central, Centro Oriental e Centro Ocidental

B) Sudeste, Leste, Norte e Sul

C) Nórdica, Litorânea e Continental

D) Polar, Temperada e Tropical

E) Meridional, Ocidental, Setentrional e Centro Oriental

 

4) O continente europeu está localizado predominantemente da faixa temperada do planeta. Mesmo assim, por meio da influência dos elementos e fatores climáticos, possui diferentes tipos de clima. Qual o tipo climático que NÃO é encontrado na Europa?

A) Polar

B) Mediterrâneo

C)  Equatorial

D) Frio de Montanha

E) Temperado Continental

 

5)A navegação oceânica ainda é o principal modo de transporte de carga no planeta Terra. No século XIX, com o intuito de estabelecer uma via de acesso rápido ligando a Europa à Ásia, foi construído o Canal de Suez, que faz a ligação entre os mares

A) Cáspio e Aral.

B) Negro e Morto.

C) Jônico e Tirreno.

D) Mediterrâneo e Vermelho.

E) Báltico e Adriático. 

 

6° aula

1° etapa: Correção da atividade da aula anterior.

2° etapa: Atividade lúdica sobre o capitulo 5 do livro didático Araribá Mais Geografia (Europa: quadro natural e regionalização).

Nessa etapa o professor pode fazer uma dinâmica ou uma atividade lúdica, para que os estudantes consigam ter uma noção de quais são os países fazem parte do continente Europeu.

2° opção de atividade: Atividade do livro página 89.

Segue abaixo uma opção de atividade lúdica, caça-palavras sobre os países do continente europeu.

 

 

 

 

 

 

 

 

a)  RECURSOS: (  78 a 89) Livro didático; (x ) Data show; ( ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; (x ) Textos Informativos; ( ) Outros

b) AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 89 )

c)  ( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

d) ( x ) Atividade escrita; (x  ) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 

Livro Araribá Mais  Geografia nas páginas 78 a 89.

Europa: quadro natural https://www.youtube.com/watch?v=tk9iwoANN1s&t=13s

Europa: Regionalização    https://www.youtube.com/watch?v=8ltGnYQRpVQ 

 

 

 

 

 

 

                                                        

                                                        Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...


 

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