SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema:
Consumo Subtema: Economia, sociedade e consumo. |
UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala Objetos do conhecimento: A Divisão do Mundo em Oriente e
Ocidente. Intercâmbios Históricos e Culturais entre Europa, Ásia e Oceania. |
Objetivo geral:
Objetivo: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre
homem e meio ambiente que podemos chamar
de ecologia, mas também pode
ser uma prática humana
de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde
se viver. |
|
Ano: 9º Período: 12-
06-2023 a 30-06-2023 Nº de Aulas:
06 |
|
HABILIDADES |
|
EF09GE02) Analisar
a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas
mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à
mobilidade. (EF09GE04IT)
Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na
Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades
regionais e no local de vivência. (EF09GE08BA) Analisar
transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões,
conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania,
comparando casos no Brasil e na Bahia |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como
os seres humanos
fazem uso dos
recursos da natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para
entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 7.
Argumentar com base
em fatos, dados
e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista
e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional e global, com posicionamento ético
em relação ao cuidado de si mesmo,
dos outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso
só tem a ganhar
o reconhecimento em si
e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar
quanto no futuro,
para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores,
essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos alunos , assim
teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação
de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. Informações para os alunos
. |
1º aula
Etapa 1: O professor(a)
nesta etapa inicia com a revisão do conteúdo anterior ( Globalização
e o meio ambiente). E aborda sobre o tema “ Consumo” que será trabalhado
durante parte do 2º Trimestre.
Obs. O
professor (a) é livre para preparar um texto ou noticiário sobre o tema.
Etapa 2 :
Após a
revisão fazer a introdução do capítulo 5 do livro didático Araribá Mais
Geografia nas páginas( Europa: quadro
natural e regionalização) página 78.
EUROPA: quadro natural
regionalização
Europa
é um dos seis continentes do mundo, localizado a oeste da Ásia e ao norte da
África. O continente é composto por 50 países e possui o maior bloco econômico
do mundo.
Europa é um dos seis continentes do mundo, sendo em extensão territorial
o segundo menor. O continente é banhado, ao norte, pelo Mar Ártico; ao sul,
pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Negro; a oeste, pelo Oceano Atlântico; e, a
leste, pelo Mar Cáspio.
A Europa limita-se territorialmente com a Ásia, a leste, sendo
considerada então um prolongamento da massa continental do continente asiático,
formando, assim, a Eurásia (massa continental formada pela Europa e pela Ásia).
Os dois continentes são separados pela cordilheira chamada Montes Urais.
Devido ao seu contorno bastante irregular, o continente europeu apresenta, além
de várias penínsulas e ilhas, muitos países com costa litorânea.
A Europa situa-se
sobretudo na faixa temperada do globo, sendo situada completamente no
hemisfério norte e maior parte no oriente (leste). É cortada no extremo norte
da península escandinava pelo círculo polar ártico.
Nela
estão situados aproximadamente 7% das terras emersas de todo o planeta. A
Europa forma com a Ásia um grande continente: a EURÁSIA, pois se limita com a
Ásia pelos montes Urais (formados por formações antigas).
O relevo
da Europa é formado principalmente por montanhas e planícies. Predomina áreas com
menos de 200 metros de altitude.
O clima europeu é predominantemente temperado, uma de suas
características marcantes é a presença de quatro estações bem definidas.
Apesar das diferenças internas dos países europeus,
o continente pode ser regionalizado da seguinte forma:
-Europa Ocidental: onde se encontram as
principais economias do continente, algumas com grande destaque no mundo, como
Alemanha, Reino Unido e França. Foi nessa região que se iniciou o processo de
industrialização, com Revolução Industrial na Inglaterra no século XIX;
-Europa Setentrional: constituída pela
península Escandinava, os países bálticos (ex-socialistas), a Dinamarca, a
Islândia e a Finlândia. A economia desses países se destaca pela exploração
madeireira das Florestas de Coníferas e pela pesca;
- Europa Centro-Oriental: composta de países
ex-socialistas e uma parte da Rússia. Na região central, estão as economias
mais industrializadas, como a República Tcheca e a Polônia. Na parte mais
oriental, estão parte dos países que formaram, com a Rússia, a Comunidade dos
Estados Independentes (CEI), bloco que surgiu após o fim da União Soviética;
- Europa Mediterrânea: engloba três penínsulas: a Ibérica, a
Itálica e a Balcânica. Na região, formaram-se civilizações como a grega e a
romana, cujas ruínas atraem milhares de turistas do mundo inteiro. A atividade
agrícola ainda é forte nessa região. O país com melhores índices econômicos é a
Itália.
2º aula
Etapa
1: Nesta
etapa continuação da explicação do conteúdo do capítulo 5, do livro didático Araribá Mais
Geografia nas páginas 78 a 88 . Logo após finalizar a explicação
exibir o vídeo aula, “ Europa: quadro
natural” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=tk9iwoANN1s&t=13s
Europa: Regionalização
https://www.youtube.com/watch?v=8ltGnYQRpVQ
Para melhor
entendimento dos estudantes sobre o conteúdo.
3º aula
Etapa 1: Para conclusão do conteúdo sobre “
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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Tema:
Consumo Subtema: Economia, sociedade e consumo. |
UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala Objetos do conhecimento: A Divisão do Mundo em Oriente e
Ocidente. Intercâmbios Históricos e Culturais entre Europa, Ásia e Oceania. |
Objetivo geral:
Objetivo: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos darelação recíproca entre
homem e meio ambiente que podemos chamar
de ecologia, mas também pode
ser uma prática humana
de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde
se viver. |
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Ano: 9º Período: 12-
06-2023 a 30-06-2023 Nº de Aulas:
06 |
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HABILIDADES |
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EF09GE02) Analisar
a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas
mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à
mobilidade. (EF09GE04IT)
Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na
Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades
regionais e no local de vivência. (EF09GE08BA) Analisar
transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões,
conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania,
comparando casos no Brasil e na Bahia |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como
os seres humanos
fazem uso dos
recursos da natureza ao longo da história. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para
entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 7.
Argumentar com base
em fatos, dados
e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista
e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local,
regional e global, com posicionamento ético
em relação ao cuidado de si mesmo,
dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso
só tem a ganhar
o reconhecimento em si
e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar
quanto no futuro,
para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores,
essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos alunos , assim
teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação
de desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades realizadas. Informações para os alunos
.
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1º aula
Etapa 1: O professor(a)
nesta etapa inicia com a revisão do conteúdo anterior ( Globalização
e o meio ambiente). E aborda sobre o tema “ Consumo” que será trabalhado
durante parte do 2º Trimestre.
Obs. O
professor (a) é livre para preparar um texto ou noticiário sobre o tema.
Etapa 2 :
Após a
revisão fazer a introdução do capítulo 5 do livro didático Araribá Mais
Geografia nas páginas( Europa:quadro
natural e regionalização) página 78.
EUROPA:quadro natural
regionalização
Europa
é um dos seis continentes do mundo, localizado a oeste da Ásia e ao norte da
África. O continente é composto por 50 países e possui o maior bloco econômico
do mundo.
Europa é um dos seis continentes do mundo, sendo em extensão territorial
o segundo menor. O continente é banhado, ao norte, pelo Mar Ártico; ao sul,
pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Negro; a oeste, pelo Oceano Atlântico; e, a
leste, pelo Mar Cáspio.
A Europa limita-se territorialmente com a Ásia, a leste, sendo
considerada então um prolongamento da massa continental do continente asiático,
formando, assim, a Eurásia (massa continental formada pela Europa e pela Ásia).
Os dois continentes são separados pela cordilheira chamada Montes Urais.
Devido ao seu contorno bastante irregular, o continente europeu apresenta, além
de várias penínsulas e ilhas, muitos países com costa litorânea.
A Europa situa-se
sobretudo na faixa temperada do globo, sendo situada completamente no
hemisfério norte e maior parte no oriente (leste). É cortada no extremo norte
da península escandinava pelo círculo polar ártico.
Nela
estão situados aproximadamente 7% das terras emersas de todo o planeta. A
Europa forma com a Ásia um grande continente: a EURÁSIA, pois se limita com a
Ásia pelos montes Urais (formados por formações antigas).
O relevo
da Europa é formado principalmente por montanhas e planícies. Predomina áreas com
menos de 200 metros de altitude.
O clima europeu é predominantemente temperado, uma de suas
características marcantes é a presença de quatro estações bem definidas.
Apesar das diferenças internas dos países europeus,
o continente pode ser regionalizado da seguinte forma:
-Europa Ocidental: onde se encontram as
principais economias do continente, algumas com grande destaque no mundo, como
Alemanha, Reino Unido e França. Foi nessa região que se iniciou o processo de
industrialização, com Revolução Industrial na Inglaterra no século XIX;
-Europa Setentrional: constituída pela
península Escandinava, os países bálticos (ex-socialistas), a Dinamarca, a
Islândia e a Finlândia. A economia desses países se destaca pela exploração
madeireira das Florestas de Coníferas e pela pesca;
- Europa Centro-Oriental: composta de países
ex-socialistas e uma parte da Rússia. Na região central, estão as economias
mais industrializadas, como a República Tcheca e a Polônia. Na parte mais
oriental, estão parte dos países que formaram, com a Rússia, a Comunidade dos
Estados Independentes (CEI), bloco que surgiu após o fim da União Soviética;
- Europa Mediterrânea: engloba três penínsulas: a Ibérica, a
Itálica e a Balcânica. Na região, formaram-se civilizações como a grega e a
romana, cujas ruínas atraem milhares de turistas do mundo inteiro. A atividade
agrícola ainda é forte nessa região. O país com melhores índices econômicos é a
Itália.
2º aula
Etapa
1: Nesta
etapa continuação da explicação do conteúdo do capítulo 5, do livro didático Araribá Mais
Geografia nas páginas 78 a 88 . Logo após finalizar a explicação
exibir o vídeo aula, “ Europa:quadro
natural” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=tk9iwoANN1s&t=13s
Europa: Regionalição
https://www.youtube.com/watch?v=8ltGnYQRpVQ
Para melhor
entedimento dos estudantes sobre o conteúdo.
3º aula
Etapa 1: Para conclusão do conteúdo sobre “
Europa:quadro natural e
regionalizção” que esta presente no capítulo 5, sugiro que o professor (a) oriente os estudantes a copiar e
responder no caderno a atividade
da pagina 89 do livro didático Araribá Mais
Geografia.
Etapa 2: Após os estudantes copiar e responder no
caderno a atividade, fazer a correção e promover um momento de tirá possiveis
dúvidas.
4º aula
Etapa 1 e 2: Esta aula esta
estruturara em duas etapa, a primeira em uma leitura e interpretação do texto e
logo depois orientar a responder as questões proposta na apostila.
Leitura do Texto:
EUROPA: QUADRO
NATURAL E REGIONALIZAÇÃO
Se observamos o mapa-múndi, podemos
constatar que a Europa está ligada à Ásia de maneira contínua, tal qual uma
grande península. Então, do ponto de vista físico, a Europa não é um
continente. Fisicamente, Europa e Ásia forma a Eurásia. Porém, quando estudamos os povos,
costumes e as religiões, percebemos diferenças. Constatamos, que os povos
europeus são muito diferentes dos povos asiáticos. A civilização europeia é
ocidental, ou seja, baseada nos costumes judaico-cristãos. Os povos asiáticos
como os árabes, indianos e chineses pertencem a outras civilizações baseadas
nas religiões islâmicas, hinduísta e budista. Embora menor que a Ásia, América e
África, a Europa apresenta diversas características físicas e apresenta
grandes desafios a superar quanto ao meio ambiente. O continente europeu está situado no
hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo
norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro grandes
regiões: De
acordo com os pontos de vista espacial e econômico, podemos dividir o
continente em: Europa Ocidental, Europa
Setentrional, Europa
Centro-Oriental e Europa
Meridional. Sendo: Europa Ocidental: região que abrange alguns dos
chamados países atlânticos, ou seja, banhados pelo oceano
Atlântico (Reino Unido, Irlanda e França); os que mantêm relação direta com
o Atlântico através do mar do Norte: Países Baixos, Bélgica e Alemanha; e os países sem saída para o mar,
mas que estão direta ou indiretamente vinculados ao Ocidente (Áustria, Suíça, Luxemburgo e Liechtenstein). Europa
Setentrional:
região que engloba a Noruega e a Suécia, localizadas na península
Escandinava, além
da Finlândia, Islândia e Dinamarca; abrange também a Estônia, Letônia e Lituânia, que a partir de 1990 se tornaram
independentes da então União
Soviética. A inclusão
desses países na região justifica-se por motivos económicos e pela sua
proximidade étnica e cultural com os finlandeses. Europa
Centro-Oriental:
É formada pelo conjunto dos antigos países socialistas do Leste - Polónia, República
Checa, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária, Albânia, Sérvia, Montenegro, Kosovo, Eslovénia, Croácia, Bósnia
e Herzegovina e Macedónia
do Norte - e
pelas repúblicas que constituíam a antiga União
Soviética, em sua
parte europeia: Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão e a Rússia
Europeia. Europa
Meridional:
região que, também chamada de mediterrânea, compreende os países situados no
sul do continente, quase todos banhados pelo mar Mediterrâneo: Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Turquia europeia, além de vários micro
estados - Vaticano, San Marino, Mónaco, Malta e Andorra. O
continente europeu tem 10.349.915 milhões de km (quilômetro quadrado). A
Europa apresenta a segunda maior densidade demográfica entre os continentes,
com cerca de 71, 87 habitantes por quilômetros quadrados, atrás apenas do
continente asiático. Em decorrência dessa expressiva concentração de
população, elevada urbanização e notável industrialização, o meio ambiente
europeu sofreu graves modificações. Entre os problemas mais graves
encontram-se o desmatamento e a poluição em diversos países. A Europa vem buscando,
nos últimos anos, novas políticas sustentáveis, principalmente no campo
energético, para diminuir suas emissões de CO2. O continente ainda é muito
dependente de fonte de energia não renováveis e altamente poluentes como o
petróleo e carvão, e da importação de petróleo e gás natural. Conforme o mapa
a seguir; podemos dividir a Europa em dois conjuntos de países, a Europa
desenvolvida, ou Ocidental, onde a maioria da população apresenta alta
qualidade de vida, e a Europa subdesenvolvida, ou Oriental, composta por
países que apresentam maiores dificuldade econômicas, sociais e
políticas. ATIVIDADE
1) Do ponto de vista físico, a Europa
pode ser considerada um continente? R:
2) Que critério é utilizado para
separarmos a Europa da Ásia? Explique. R:
3) O continente europeu está situado em
qual hemisfério? R:
4) O ponto de vista espacial e
critérios fisiográficos podemos dividir o continente europeu como: R:
5) Do ponto de vista socioeconômico
podemos dividir o continente europeu em: R:
6) Quais são os países que abrange a
Europa Ocidental? R:
|
5º aula
Etapa 1e 2: Levantamento prévio da aula anterior, em
seguida continuação da atividade para melhor memorizar o conteúdo.
ATIVIDADE
1) A Europa é um dos seis
continentes do planeta. Ela é considerada o berço da civilização ocidental e,
ainda, detém um grande poderio político e econômico. Qual dos países abaixo
NÃO está localizado na Europa? A) Alemanha B) Itália C) França D) Estados Unidos E) Países Baixos 2) O território do continente europeu é considerado um
prolongamento da Ásia, sendo comumente chamado, junto da Ásia, de Eurásia.
Essa característica territorial culminou em questões políticas e econômicas,
assim como na divisão política dos países localizados entre os continentes.
Quais são os dois países que possuem seu território localizado na Europa e na
Ásia? A) Bélgica e França B) Turquia e Rússia C) Grécia e Macedônia D) Espanha e Portugal E) Tunísia e Itália 3) “O continente europeu possui características bastante
heterogêneas quando analisado todo o seu território. Para facilitar o estudo
das áreas que o constituem, algumas classificações dividem-no em quatro
regiões. Essas regiões foram estabelecidas segundo critérios de ordem
espacial e econômica.” Quais são as quatro
principais regiões da Europa? A) Central, Centro
Oriental e Centro Ocidental B) Sudeste, Leste, Norte
e Sul C) Nórdica, Litorânea e
Continental D) Polar, Temperada e Tropical E) Meridional, Ocidental,
Setentrional e Centro Oriental
4) O continente europeu está localizado predominantemente da
faixa temperada do planeta. Mesmo assim, por meio da influência dos elementos
e fatores climáticos, possui diferentes tipos de clima. Qual o tipo climático
que NÃO é encontrado na Europa? A) Polar B) Mediterrâneo C) Equatorial D) Frio de Montanha E) Temperado Continental
5)A navegação oceânica
ainda é o principal modo de transporte de carga no planeta Terra. No século
XIX, com o intuito de estabelecer uma via de acesso rápido ligando a Europa à
Ásia, foi construído o Canal de Suez, que faz a ligação entre os mares A) Cáspio e Aral. B) Negro e Morto. C) Jônico e Tirreno. D) Mediterrâneo e
Vermelho. E) Báltico e
Adriático.
6° aula 1° etapa: Correção da atividade da aula anterior. 2° etapa: Atividade lúdica sobre o capitulo 5 do livro
didático Araribá Mais Geografia (Europa: quadro natural e regionalização). Nessa etapa o professor pode fazer uma
dinâmica ou uma atividade lúdica, para que os estudantes consigam ter uma
noção de quais são os países fazem parte do continente Europeu. 2° opção de atividade: Atividade do livro página 89. Segue abaixo uma opção de atividade lúdica,
caça-palavras sobre os países do continente europeu.
|
a)
RECURSOS: ( 78 a 89) Livro
didático; (x ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo; ( ) Computador; ( )
Jogos; (x )
Textos Informativos; ( ) Outros
b) AVALIAÇÃO: (
) Prova; (x ) Trabalho; (
x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 89 )
c) (
) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
d) ( x )
Atividade escrita; (x ) Avaliação da
participação; Outros:
Referencias:
Livro Araribá
Mais Geografia nas páginas 78 a 89.
Europa: quadro natural https://www.youtube.com/watch?v=tk9iwoANN1s&t=13s
Europa: Regionalização https://www.youtube.com/watch?v=8ltGnYQRpVQ
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
natural e
regionalizção” que esta presente no capítulo 5, sugiro que o professor (a) oriente os estudantes a copiar e
responder no caderno a atividade
da pagina 89 do livro didático Araribá Mais
Geografia.
Etapa 2: Após os estudantes copiar e responder no
caderno a atividade, fazer a correção e promover um momento de tira possíveis
dúvidas.
4º aula
Etapa 1 e 2: Esta aula esta
estruturara em duas etapa, a primeira em uma leitura e interpretação do texto e
logo depois orientar a responder as questões proposta na apostila.
Leitura do Texto: EUROPA: QUADRO
NATURAL E REGIONALIZAÇÃO
Se observamos o mapa-múndi, podemos
constatar que a Europa está ligada à Ásia de maneira contínua, tal qual uma
grande península. Então, do ponto de vista físico, a Europa não é um
continente. Fisicamente, Europa e Ásia forma a Eurásia. Porém, quando estudamos os povos,
costumes e as religiões, percebemos diferenças. Constatamos, que os povos
europeus são muito diferentes dos povos asiáticos. A civilização europeia é
ocidental, ou seja, baseada nos costumes judaico-cristãos. Os povos asiáticos
como os árabes, indianos e chineses pertencem a outras civilizações baseadas
nas religiões islâmicas, hinduísta e budista. Embora menor que a Ásia, América e
África, a Europa apresenta diversas características físicas e apresenta
grandes desafios a superar quanto ao meio ambiente. O continente europeu está situado no
hemisfério norte, quase totalmente na Zona Temperada, com exceção do extremo
norte, localizado na Zona Polar. É possível regionalizá-lo em quatro grandes
regiões: De
acordo com os pontos de vista espacial e econômico, podemos dividir o
continente em: Europa Ocidental, Europa
Setentrional, Europa
Centro-Oriental e Europa
Meridional. Sendo: Europa Ocidental: região que abrange alguns dos
chamados países atlânticos, ou seja, banhados pelo oceano
Atlântico (Reino Unido, Irlanda e França); os que mantêm relação direta com
o Atlântico através do mar do Norte: Países Baixos, Bélgica e Alemanha; e os países sem saída para o mar,
mas que estão direta ou indiretamente vinculados ao Ocidente (Áustria, Suíça, Luxemburgo e Liechtenstein). Europa
Setentrional:
região que engloba a Noruega e a Suécia, localizadas na península
Escandinava, além
da Finlândia, Islândia e Dinamarca; abrange também a Estônia, Letônia e Lituânia, que a partir de 1990 se tornaram
independentes da então União
Soviética. A inclusão
desses países na região justifica-se por motivos económicos e pela sua
proximidade étnica e cultural com os finlandeses. Europa
Centro-Oriental:
É formada pelo conjunto dos antigos países socialistas do Leste - Polónia, República
Checa, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária, Albânia, Sérvia, Montenegro, Kosovo, Eslovénia, Croácia, Bósnia
e Herzegovina e Macedónia
do Norte - e
pelas repúblicas que constituíam a antiga União
Soviética, em sua
parte europeia: Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão e a Rússia
Europeia. Europa
Meridional:
região que, também chamada de mediterrânea, compreende os países situados no
sul do continente, quase todos banhados pelo mar Mediterrâneo: Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Turquia europeia, além de vários micro
estados - Vaticano, San Marino, Mónaco, Malta e Andorra. O
continente europeu tem 10.349.915 milhões de km (quilômetro quadrado). A
Europa apresenta a segunda maior densidade demográfica entre os continentes,
com cerca de 71, 87 habitantes por quilômetros quadrados, atrás apenas do
continente asiático. Em decorrência dessa expressiva concentração de
população, elevada urbanização e notável industrialização, o meio ambiente
europeu sofreu graves modificações. Entre os problemas mais graves
encontram-se o desmatamento e a poluição em diversos países. A Europa vem buscando,
nos últimos anos, novas políticas sustentáveis, principalmente no campo
energético, para diminuir suas emissões de CO2. O continente ainda é muito
dependente de fonte de energia não renováveis e altamente poluentes como o
petróleo e carvão, e da importação de petróleo e gás natural. Conforme o mapa
a seguir; podemos dividir a Europa em dois conjuntos de países, a Europa
desenvolvida, ou Ocidental, onde a maioria da população apresenta alta
qualidade de vida, e a Europa subdesenvolvida, ou Oriental, composta por
países que apresentam maiores dificuldade econômicas, sociais e
políticas. ATIVIDADE 1) Do ponto de vista físico, a Europa
pode ser considerada um continente? R: 2) Que critério é utilizado para
separarmos a Europa da Ásia? Explique. R: 3) O continente europeu está situado em
qual hemisfério? R: 4) O ponto de vista espacial e
critérios fisiográficos podemos dividir o continente europeu como: R: 5) Do ponto de vista socioeconômico
podemos dividir o continente europeu em: R: 6) Quais são os países que abrange a
Europa Ocidental? R: |
5º aula
Etapa 1e 2: Levantamento prévio da aula anterior, em
seguida continuação da atividade para melhor memorizar o conteúdo.
ATIVIDADE
1) A Europa é um dos seis
continentes do planeta. Ela é considerada o berço da civilização ocidental e,
ainda, detém um grande poderio político e econômico. Qual dos países abaixo
NÃO está localizado na Europa? A) Alemanha B) Itália C) França D) Estados Unidos E) Países Baixos 2) O território do continente europeu é considerado um
prolongamento da Ásia, sendo comumente chamado, junto da Ásia, de Eurásia.
Essa característica territorial culminou em questões políticas e econômicas,
assim como na divisão política dos países localizados entre os continentes.
Quais são os dois países que possuem seu território localizado na Europa e na
Ásia? A) Bélgica e França B) Turquia e Rússia C) Grécia e Macedônia D) Espanha e Portugal E) Tunísia e Itália 3) “O continente europeu possui características bastante
heterogêneas quando analisado todo o seu território. Para facilitar o estudo
das áreas que o constituem, algumas classificações dividem-no em quatro
regiões. Essas regiões foram estabelecidas segundo critérios de ordem
espacial e econômica.” Quais são as quatro
principais regiões da Europa? A) Central, Centro
Oriental e Centro Ocidental B) Sudeste, Leste, Norte
e Sul C) Nórdica, Litorânea e
Continental D) Polar, Temperada e Tropical E) Meridional, Ocidental,
Setentrional e Centro Oriental 4) O continente europeu está localizado predominantemente da
faixa temperada do planeta. Mesmo assim, por meio da influência dos elementos
e fatores climáticos, possui diferentes tipos de clima. Qual o tipo climático
que NÃO é encontrado na Europa? A) Polar B) Mediterrâneo C) Equatorial D) Frio de Montanha E) Temperado Continental 5)A navegação oceânica
ainda é o principal modo de transporte de carga no planeta Terra. No século
XIX, com o intuito de estabelecer uma via de acesso rápido ligando a Europa à
Ásia, foi construído o Canal de Suez, que faz a ligação entre os mares A) Cáspio e Aral. B) Negro e Morto. C) Jônico e Tirreno. D) Mediterrâneo e
Vermelho. E) Báltico e
Adriático. 6° aula 1° etapa: Correção da atividade da aula anterior. 2° etapa: Atividade lúdica sobre o capitulo 5 do livro
didático Araribá Mais Geografia (Europa: quadro natural e regionalização). Nessa etapa o professor pode fazer uma
dinâmica ou uma atividade lúdica, para que os estudantes consigam ter uma
noção de quais são os países fazem parte do continente Europeu. 2° opção de atividade: Atividade do livro página 89. Segue abaixo uma opção de atividade lúdica,
caça-palavras sobre os países do continente europeu. |
a)
RECURSOS: ( 78 a 89) Livro
didático; (x ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo; ( ) Computador; ( )
Jogos; (x )
Textos Informativos; ( ) Outros
b) AVALIAÇÃO: (
) Prova; (x ) Trabalho; (
x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 89 )
c) (
) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;
d) ( x )
Atividade escrita; (x ) Avaliação da
participação; Outros:
Referencias:
Livro Araribá
Mais Geografia nas páginas 78 a 89.
Europa: quadro natural https://www.youtube.com/watch?v=tk9iwoANN1s&t=13s
Europa: Regionalização https://www.youtube.com/watch?v=8ltGnYQRpVQ
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...
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