5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 8º ANO - 2023

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Consumo

 SUBTEMA:  População e consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e Pensamento Espacial

OBJETO DE CONHECIMENTO:  Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas Temáticos da América e da África.

Objetivo geral:

• compreender os aspectos físicos do continente americano e formas de regionalizá-lo;

• entender as questões relacionadas aos aspectos populacionais, sociais e econômicos da América;

• conhecer os principais recursos naturais e atividades econômicas encontradas nesse continente.

Ano: 8°                          Período: 12/006/2023  a  30/06/2023                            Nº de Aulas: 6

                                HABILIDADES

EF08GE01IT) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no município de Itamaraju.

 (EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana.

 (EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju.

(EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros e baiano, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

(EF08GE18IT) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América, comparando com o Brasil, a Bahia em unidade territorial de vivencia.

                   COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quas três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                                 1ªAula

·         ETAPA1 e 2: Inicie a aula com um bom dia ou boa tarde e a chamada, e sondagem dos objetos de conhecimentos trabalhados e discutidos com os estudantes na aula anterior.Em seguida abordar sobre o novo tema “ Consumo abordando alguns questionamentos através de uma  Atividade proposta na apostila.

 

   Observe a charge  abaixo e responda as questões 02 e 03 : 

                                      

Qual o tema da charge ao lado?

a)    Consumo Consciente

b)    Compras online

c)    Que devemos possuir diversos celulares em casa

d)    Consumismo

 

Baseado na charge, por que a  propaganda e os meios de comunicação são instrumentos de estímulos ao consumo?

 

Oque é consumo?

 

O é consumismo?

 

Qual a diferença entre consumo e consumismo?

 

Quais as consequências do consumismo?

 

ETAPA 2: Após os questionamentos, discussão e socialização. Abordar o proxímo objeto de conhecimento a ser trabalhado fazendo a explanação do objeto de conhecimento sobre   Quadro natural e regionalização”.

                                                           

                                                                           2ºAula

 

 ETAPA 1 : Nesta aula solicite o texto ou a página ( 88 a 103 ) do livro didático Araribá Mais Geografia.. Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto no link: https://img.youtube.com/vi/0GYubk-m7wA/ maxres.

  . Em seguida comece  a explicação com a ajuda do texto ou do livro didático Araribá Mais Geografia.

 

Texto para leitura :

                                            

                                          Quadro natural e regionalização

 

Regionalização da  América

 

  A América pode ser regionalizada de duas maneiras, a geográfica e também a étnico-cultural. A primeira leva em consideração a localização geográfica, já a segunda leva em consideração a língua.

Regionalização geográfica: América do Norte, América Central e América do Sul;

 Regionalização étnico-cultural: América Anglo-saxônica (países de língua inglesa) e América Latina (países de língua  latina, como espanhol e português).

 

Regionalização Geográfica

 

 

 

Regionalização étnico-cultural

Fonte: https://thomazgeo.wordpress.com/2018/03/21/america-divisao-etnico-social/

 

                                                                                  3ºAula

        ETAPA 1 e 2: Após a leitura interpretação do texto e questionamentos orientar os estudantes a fazer a atividade disponível na apostila. Em continução se dê tempo fazer a correção da atividade.

 

Atividade

 

1.    Quais são os dois critérios mais comuns de regionalização do continente americano?

2.     Quais características marcam o continente, considerando a sua extensão norte-sul?

3.      Quais potências europeias iniciaram a colonização da América? Em que século isso ocorreu?

4.    Leia o texto, observe a imagem e faça o que se pede.

5.    Faça a leitura do trecho a seguir:

 

O Brasil vai ultrapassar os Estados Unidos

como maior produtor mundial de soja na próxi-

ma década, enquanto o aumento da produção

 de milho será impulsionado principalmente

 pela América Latina, de acordo com o novo re-

latório  Perspectivas Agrícolas 2017-2026  [...],

 publicado pela OCDE e a FAO.

 

 PERSPECTIVAS agrícolas OCDE-FAO: Brasil vai

 ultrapassar os Estados Unidos como o maior produtor

de soja até 2026.

FAO, 10 jul. 2017. Disponível em: .

 Acesso em: 15 jun. 2018.

 

O cultivo em grande escala do grão mencionado no trecho da reportagem contribui, principalmente, para a devastação de quais tipos de vegetação nos Estados Unidos e no Brasil?

 

6.    Caracterize a diversidade de povos e culturas presente no continente americano.

7.    No lugar onde você mora, é possível observar quais influências de grupos americanos?

 

 

ETAPA 2 : Correção da atividade momento tira dúvida e socialização.

 

 

                                                                                    4º Aula

         ETAPA 1: Dando continuação ao conteúdo abordado na aula anterior, o professor(a) pode solicitar a atividade complementar estimulando a leitura e interpretação do um texto proposto na apostila.

  

CONTINENTE AMERICANO

 

   Eventualmente, esse continente é chamado de “Novo Mundo”, mas isso não significa que ele seja mais novo realmente que os demais continentes, pois essa denominação foi criada após o descobrimento pelos europeus, tratando-se, portanto, de uma visão eurocêntrica da América. Esse continente possui vários tipos de divisões regionais, das quais podemos destacar duas. Uma divide-o em América do Norte, Central e do Sul, e a outra o

divide em América Latina e Anglo-Saxônica. No campo econômico, registram-se na América grandes índices de

desigualdade. Os países que fazem parte da América do Norte são os únicos desenvolvidos do continente [...]. Além disso, alguns países como Brasil, México, Argentina e Uruguai são considerados nações emergentes.

Os demais são classificados como subdesenvolvidos.

                                                                                                                                                           Fonte: https://escolakids.uol.com.br/geografia/continente-americano.htm

 

ATIVIDADE

1- Relacione corretamente:

 

(1) América Latina

(2) América Anglo-saxônica

(  ) Estados Unidos e Canadá

(  ) Tinham como objetivo ocupar o território e fixar sua população, formando uma nova Inglaterra.

(  ) Colônias de povoamento.

(  ) Colônias de exploração.

(  ) Produção agrícola baseada na grande propriedade, produzindo um único produto e com a utilização de

trabalho escravo.

2- Os mapas abaixo apresentam duas regionalizações do Continente americano. Pinte as áreas do mapa

correspondente as regiões das legendas. Depois pinte a legenda da mesma cor que você pintou a região do

mapa.

3- O continente americano pode ser dividido em duas porções, denominadas América Anglo-saxônica e

América Latina.

 

a) Quais critérios são utilizados para tal divisão?

b) Quais países compõem a América Anglo-saxônica?

 

4- A regionalização histórico-cultural leva em consideração as formas de colonização que ocorreram nas distintas porções da América. Ao colonizarem o continente americano, os europeus estabeleceram diferentes formas de colonização, destacando-se as colônias de exploração e as colônias de povoamento

 

a)    Que forma de colonização predominou na América Anglo-Saxônica? E na América Latina?

 

 

5- Observe o mapa físico da América e responda:

 

Fonte: https://almeidabarros.net/wp-content/uploads/2020/05/802-Geografia-Semana-05-Atividade-01.pdf

 

a) Podemos dizer que o perfil topográfico da América do Norte e semelhante à da América do Sul? Explique.

b) Na disposição do relevo americano podemos distinguir três grandes unidades, formas ou modelagens. Identifique-as de acordo com a localização:

 

Relevo do oeste: ______________________________

Relevo central:________________________________

Relevo do leste: _______________________________

  ETAPA 2: Correção da atividade complementar.

                                                                             5 ºAula

 

ETAPA 1e 2: Iniciar a etapa fazendo uma sondagem da aula passada. E seguida explanar o objeto de conhecimento abordando os  aspectos gerais sobre a “População a e economia” do continente americano. Solicitando aos alunos a fazer a leitura do texto disponível na apostila ou orienta-los pelo livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 105 a 117.

 

Sugestão de atividade:

 

  Professor, esta atividade poderá ser trabalhada em parceria com professores de História e Língua Portuguesa. Proponha a montagem de uma exposição sobre os povos indígenas da América, a fim de resgatar a história desses povos e ressaltar a sua contribuição na formação territorial e cultural dos atuais Estados Nacionais, destacando o Brasil.

 • Com as orientações do professor de História, solicite uma pesquisa sobre os povos indígenas que originalmente habitavam as Américas, ressaltando:

 - As civilizações pré-colombianas (astecas, incas e maias) e as características da região que habitavam, sua organização social e cultural e o grau de desenvolvimento científico.

 - Os principais povos indígenas brasileiros, destacando as características mais importantes de sua organização social e econômica.

  • Escolha um povo indígena americano ou uma civilização pré-colombiana e faça uma pesquisa sobre o seu legado cultural.

  • Escolha uma personagem ou lenda do folclore indígena brasileiro e, com o professor de Língua Portuguesa, organize uma roda de leituras e dramatizações.

  • Faça uma pesquisa sobre a atual situação dos povos indígenas americanos, enfatizando a questão da demarcação das terras, a distribuição pelos territórios nacionais, suas condições socioeconômicas e os problemas enfrentados atualmente. Selecione um subtema da questão indígena para o seu grupo produzir um cartaz com as informações levantadas e a reflexão da turma sobre o assunto.

 • Para finalizar a atividade, organize uma exposição dos trabalhos elaborado.

 

                                                                                6ºAula

                                                                                         

ETAPA 1: Em continuidade da explanação do objeto de conhecimento  abordando aspectos gerais sobre a população e a economia do continente americano.Solicitar os estudantes a fazer a leitura e interpretação do texto disponível na apostila ou no livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 105 a 117.

 

 Texto para leitura :    

População absoluta e população relativa - Mundo Educação      

          População  e economia

 

  O território americano é ocupado de forma desigual pelos seus habitantes. Essa distribuição irregular é explicada por fatores históricos, econômicos e naturais — entre os quais estão as tendências de concentração urbana em zonas litorâneas, o padrão de povoamento estabelecido pela colonização europeia e a dificuldade de ocupação das altas montanhas. Os índices mais altos de densidade demográfica são encontrados na porção leste, a primeira do continente americano a ser colonizada. O relevo, constituído principalmente de planaltos de baixa altitude, e as extensas formações vegetais que existiam na região favoreceram a ocupação humana. Os extremos norte e sul da América apresentam as menores densidades em virtude de seu clima mais frio. As porções central e oeste do continente apresentam baixa densidade demográfica. No centro, esse índice se relaciona à presença da Floresta Amazônica e de extensões áridas e semiáridas na América do Sul. Na porção central da América do Norte, a ocupação humana é dificultada pela ocorrência de climas muito secos. No oeste, tanto na América do Sul como na América do Norte, um fator limitador para o povoamento é o relevo montanhoso.

 

                                                           CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

 

  Na segunda metade do século XIX, a América Anglo- -Saxônica, em especial os Estados Unidos, passou por um período de crescimento econômico que promoveu melhoria das condições de vida e redução das taxas de mortalidade. Esse aspecto, aliado à chegada de muitos imigrantes, proporcionou um rápido crescimento da população.

                                                        INDICADORES SOCIOECONÔMICOS

 

   Os problemas sociais da América têm origem na distribuição desigual da riqueza, que prejudica as condições de vida da maioria da população.

                                                                               Saúde Pública

 

Apesar dos avanços verificados nas últimas décadas, a América Latina apresenta graves problemas relacionados à saúde pública. Em vários países da região, o atendimento médico-hospitalar é inadequado e insuficiente para atender à maioria da população. Além disso, um número elevado de pessoas vive em condições de pobreza, com renda insuficiente para ter uma alimentação adequada ou acesso a medicamentos. Dois indicadores sociais ajudam a compreender as diferentes condições de saúde na América Anglo-Saxônica e na América Latina: a taxa de mortalidade infantil e a expectativa de vida.

                                                                          

 Estrutura  Etária

  Os países em desenvolvimento do continente americano apresentam taxas de natalidade mais altas e expectativa de vida mais baixa que os países com maior desenvolvimento. Na América Latina, é grande a participação de crianças e jovens na estrutura etária da população, enquanto na América Anglo-Saxônica é maior a participação de adultos e idosos. Por meio de uma pirâmide etária ou de idades, podemos perceber a diferença na estrutura etária da população americana. Na maioria dos países latino-americanos, a pirâmide tem base larga, o que indica altas taxas de natalidade e predomínio de população jovem. O topo, no qual estão representados os idosos, é estreito nos casos em que a expectativa de vida é baixa, como na Guatemala.

  Nos países da América Anglo-Saxônica, a pirâmide etária tem base mais estreita, em razão do baixo índice de natalidade, e topo mais largo, devido à alta expectativa de vida, como ocorre no Canadá. Alguns países latino-americanos apresentam pirâmides etárias que indicam características de países ricos, como a elevada participação de idosos na população, a exemplo do Uruguai.

 

ETAPA 2: Após a leitura do texto sugerir a atividade .

                                                                          ATIVIDADE

1.     Façam uma análise das pirâmides e verifiquem qual faixa etária é mais numerosa, qual país é mais populoso etc. No caso do Brasil, o que vocês acham que a população brasileira, de acordo com a projeção, vai envelhecer relativamente rápido, pois trata-se de um período de 40 anos.

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RECURSOS(86 a 119)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (118 a 119)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:                                                                      

 Referencias:

Imagem: https://trabalhosparaescola.com.br/continente-americano/

Fonte: https://thomazgeo.wordpress.com/2018/03/21/america-divisao-etnico-social/

Fonte: http://www.tvassembleia.org/noticia.php?idNoticia=15827

 

                                                      Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

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