SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Consumo SUBTEMA: População e consumo |
UNIDADE TEMÁTICA: Formas de Representação e
Pensamento Espacial OBJETO DE CONHECIMENTO: Cartografia: Anamorfose, Croquis e Mapas
Temáticos da América e da África. |
Objetivo geral: • compreender os aspectos
físicos do continente americano e formas de regionalizá-lo; • entender as questões
relacionadas aos aspectos populacionais, sociais e econômicos da América; • conhecer os principais
recursos naturais e atividades econômicas encontradas nesse continente. |
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Ano: 8° Período: 12/006/2023
a 30/06/2023 Nº de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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EF08GE01IT) Descrever as rotas de
dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios
em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e
condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana
pelos continentes e sua espacialização no país e no estado da Bahia e no
município de Itamaraju. (EF08GE04) Compreender
os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos,
assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas
migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana. (EF08GE04IT) Compreender os fluxos de
migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como
fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias
da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião
do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju. (EF08GE10) Distinguir e analisar
conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros e baiano, no campo e na
cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países
latino-americanos. (EF08GE18IT) Elaborar mapas ou outras formas de representação
cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais,
ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação
de solos da África e América, comparando com o Brasil, a Bahia em unidade
territorial de vivencia. |
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COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e
senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 4. Desenvolver o pensamento
espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de
diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de
problemas que envolvam informações geográficas. 5. Desenvolver e utilizar
processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo
natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive
tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da
Geografia. |
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COMPETÊNCIAS
GERAIS |
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6. Valorizar a diversidade de
saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências
que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e
fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida,
com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em
relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de quas três
semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma
visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
1ªAula
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ETAPA1
e 2: Inicie a aula com um bom dia ou
boa tarde e a chamada, e sondagem dos objetos de conhecimentos trabalhados e
discutidos com os estudantes na aula anterior.Em seguida abordar sobre o novo
tema “ Consumo” abordando alguns questionamentos através de
uma Atividade proposta na apostila. Observe a charge abaixo e responda as questões 02 e 03 : Qual o tema da charge ao lado? a)
Consumo Consciente b)
Compras online c)
Que devemos possuir diversos
celulares em casa d)
Consumismo Baseado na charge, por que a propaganda e os
meios de comunicação são instrumentos de estímulos ao consumo? Oque é consumo? O é consumismo? Qual a diferença entre consumo e
consumismo? Quais as consequências do
consumismo? ETAPA
2: Após os questionamentos, discussão
e socialização. Abordar o proxímo
objeto de conhecimento a ser trabalhado fazendo a explanação do objeto de
conhecimento sobre “Quadro
natural e regionalização”.
2ºAula
ETAPA 1 : Nesta aula solicite o texto ou a página ( 88 a 103
) do livro didático Araribá Mais Geografia.. Se preferir inicie a aula com o
vídeo proposto no link: https://img.youtube.com/vi/0GYubk-m7wA/ maxres. . Em
seguida comece a explicação com a
ajuda do texto ou do livro didático Araribá Mais Geografia. Texto
para leitura : Quadro
natural e regionalização Regionalização
da América A América pode ser regionalizada de duas
maneiras, a geográfica e também a étnico-cultural. A primeira leva em
consideração a localização geográfica, já a segunda leva em consideração a
língua. Regionalização
geográfica: América do Norte, América Central e América do Sul; Regionalização étnico-cultural: América
Anglo-saxônica (países de língua inglesa) e América Latina (países de
língua latina, como espanhol e
português). Regionalização
Geográfica Regionalização
étnico-cultural Fonte: https://thomazgeo.wordpress.com/2018/03/21/america-divisao-etnico-social/
3ºAula ETAPA 1 e 2: Após
a leitura interpretação do texto e questionamentos orientar os estudantes a
fazer a atividade disponível na apostila. Em continução se dê tempo fazer a
correção da atividade. Atividade 1.
Quais
são os dois critérios mais comuns de regionalização do continente americano? 2.
Quais características marcam o continente,
considerando a sua extensão norte-sul? 3.
Quais potências europeias iniciaram a
colonização da América? Em que século isso ocorreu? 4. Leia o texto, observe a
imagem e faça o que se pede. 5. Faça a leitura do trecho a
seguir: O Brasil vai ultrapassar os
Estados Unidos como maior produtor mundial
de soja na próxi- ma década, enquanto o
aumento da produção de milho será impulsionado principalmente pela América Latina, de acordo com o novo re- latório Perspectivas
Agrícolas 2017-2026 [...], publicado pela OCDE e a FAO. PERSPECTIVAS agrícolas
OCDE-FAO: Brasil vai ultrapassar os Estados Unidos como o maior
produtor de soja até 2026. FAO, 10 jul. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2018. O
cultivo em grande escala do grão mencionado no trecho da reportagem
contribui, principalmente, para a devastação de quais tipos de vegetação nos
Estados Unidos e no Brasil? 6. Caracterize a diversidade de
povos e culturas presente no continente americano. 7. No lugar onde você mora, é
possível observar quais influências de grupos americanos? ETAPA 2 :
Correção da
atividade momento tira dúvida e socialização. 4º Aula ETAPA 1: Dando
continuação ao conteúdo abordado na aula anterior, o professor(a) pode
solicitar a atividade complementar estimulando a leitura e interpretação do um
texto proposto na apostila. CONTINENTE AMERICANO Eventualmente, esse continente é chamado
de “Novo Mundo”, mas isso não significa que ele seja mais novo realmente que
os demais continentes, pois essa denominação foi criada após o descobrimento
pelos europeus, tratando-se, portanto, de uma visão eurocêntrica da América.
Esse continente possui vários tipos de divisões regionais, das quais podemos
destacar duas. Uma divide-o em América do Norte, Central e do Sul, e a outra
o divide em
América Latina e Anglo-Saxônica. No campo econômico, registram-se na América
grandes índices de desigualdade.
Os países que fazem parte da América do Norte são os únicos desenvolvidos do
continente [...]. Além disso, alguns países como Brasil, México, Argentina e
Uruguai são considerados nações emergentes. Os demais
são classificados como subdesenvolvidos.
Fonte: https://escolakids.uol.com.br/geografia/continente-americano.htm ATIVIDADE 1-
Relacione corretamente: (1) América
Latina (2) América
Anglo-saxônica ( ) Estados Unidos e Canadá ( ) Tinham como objetivo ocupar o território
e fixar sua população, formando uma nova Inglaterra. ( ) Colônias de povoamento. ( ) Colônias de exploração. ( ) Produção agrícola baseada na grande
propriedade, produzindo um único produto e com a utilização de trabalho
escravo. 2- Os mapas
abaixo apresentam duas regionalizações do Continente americano. Pinte as
áreas do mapa correspondente
as regiões das legendas. Depois pinte a legenda da mesma cor que você pintou
a região do mapa. 3- O
continente americano pode ser dividido em duas porções, denominadas América
Anglo-saxônica e América Latina. a) Quais
critérios são utilizados para tal divisão? b) Quais
países compõem a América Anglo-saxônica? 4- A
regionalização histórico-cultural leva em consideração as formas de
colonização que ocorreram nas distintas porções da América. Ao colonizarem o
continente americano, os europeus estabeleceram diferentes formas de
colonização, destacando-se as colônias de exploração e as
colônias de povoamento a)
Que forma de colonização predominou na
América Anglo-Saxônica? E na América Latina? 5- Observe
o mapa físico da América e responda: Fonte:
https://almeidabarros.net/wp-content/uploads/2020/05/802-Geografia-Semana-05-Atividade-01.pdf a) Podemos
dizer que o perfil topográfico da América do Norte e semelhante à da América
do Sul? Explique. b) Na disposição
do relevo americano podemos distinguir três grandes unidades, formas ou
modelagens. Identifique-as de acordo com a localização: Relevo do
oeste: ______________________________ Relevo
central:________________________________ Relevo do
leste: _______________________________ ETAPA 2: Correção
da atividade complementar.
5
ºAula ETAPA 1e 2: Iniciar a etapa fazendo uma sondagem da aula passada. E
seguida explanar o objeto de conhecimento abordando os aspectos gerais sobre a “População a e economia” do continente
americano. Solicitando aos alunos a fazer a leitura do texto disponível na
apostila ou orienta-los pelo livro didático Araribá Mais Geografia nas
páginas 105 a 117. Sugestão de atividade: Professor, esta atividade poderá ser
trabalhada em parceria com professores de História e Língua Portuguesa.
Proponha a montagem de uma exposição sobre os povos indígenas da América, a
fim de resgatar a história desses povos e ressaltar a sua contribuição na
formação territorial e cultural dos atuais Estados Nacionais, destacando o
Brasil. • Com as orientações do professor de
História, solicite uma pesquisa sobre os povos indígenas que originalmente
habitavam as Américas, ressaltando: - As civilizações pré-colombianas (astecas, incas e maias) e as
características da região que habitavam, sua organização social e cultural e
o grau de desenvolvimento científico. - Os principais povos indígenas brasileiros,
destacando as características mais importantes de sua organização social e
econômica. • Escolha um povo indígena americano ou uma
civilização pré-colombiana e faça uma pesquisa sobre o seu legado cultural. • Escolha uma personagem ou lenda do
folclore indígena brasileiro e, com o professor de Língua Portuguesa,
organize uma roda de leituras e dramatizações. • Faça uma pesquisa sobre a atual situação
dos povos indígenas americanos, enfatizando a questão da demarcação das
terras, a distribuição pelos territórios nacionais, suas condições
socioeconômicas e os problemas enfrentados atualmente. Selecione um subtema
da questão indígena para o seu grupo produzir um cartaz com as informações
levantadas e a reflexão da turma sobre o assunto. • Para finalizar a atividade, organize uma
exposição dos trabalhos elaborado.
6ºAula
ETAPA 1: Em
continuidade da explanação do objeto de conhecimento abordando aspectos gerais sobre a população e a
economia do continente americano.Solicitar os estudantes a fazer a leitura e interpretação
do texto disponível na apostila ou no livro didático Araribá Mais Geografia
nas páginas 105 a 117. Texto para leitura : População
e economia O território americano é ocupado de forma
desigual pelos seus habitantes. Essa distribuição irregular é explicada por
fatores históricos, econômicos e naturais — entre os quais estão as
tendências de concentração urbana em zonas litorâneas, o padrão de povoamento
estabelecido pela colonização europeia e a dificuldade de ocupação das altas
montanhas. Os índices mais altos de densidade demográfica são encontrados na
porção leste, a primeira do continente americano a ser colonizada. O relevo,
constituído principalmente de planaltos de baixa altitude, e as extensas
formações vegetais que existiam na região favoreceram a ocupação humana. Os
extremos norte e sul da América apresentam as menores densidades em virtude
de seu clima mais frio. As porções central e oeste do continente apresentam
baixa densidade demográfica. No centro, esse índice se relaciona à presença
da Floresta Amazônica e de extensões áridas e semiáridas na América do Sul.
Na porção central da América do Norte, a ocupação humana é dificultada pela
ocorrência de climas muito secos. No oeste, tanto na América do Sul como na
América do Norte, um fator limitador para o povoamento é o relevo montanhoso. CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO Na segunda metade do século XIX, a América
Anglo- -Saxônica, em especial os Estados Unidos, passou por um período de
crescimento econômico que promoveu melhoria das condições de vida e redução
das taxas de mortalidade. Esse aspecto, aliado à chegada de muitos imigrantes,
proporcionou um rápido crescimento da população. INDICADORES
SOCIOECONÔMICOS Os problemas sociais da América têm origem
na distribuição desigual da riqueza, que prejudica as condições de vida da
maioria da população.
Saúde Pública Apesar dos avanços verificados
nas últimas décadas, a América Latina apresenta graves problemas relacionados
à saúde pública. Em vários países da região, o atendimento médico-hospitalar
é inadequado e insuficiente para atender à maioria da população. Além disso,
um número elevado de pessoas vive em condições de pobreza, com renda
insuficiente para ter uma alimentação adequada ou acesso a medicamentos. Dois
indicadores sociais ajudam a compreender as diferentes condições de saúde na
América Anglo-Saxônica e na América Latina: a taxa de mortalidade infantil e
a expectativa de vida.
Estrutura Etária Os países em desenvolvimento do continente
americano apresentam taxas de natalidade mais altas e expectativa de vida
mais baixa que os países com maior desenvolvimento. Na América Latina, é
grande a participação de crianças e jovens na estrutura etária da população,
enquanto na América Anglo-Saxônica é maior a participação de adultos e
idosos. Por meio de uma pirâmide etária ou de idades, podemos perceber a
diferença na estrutura etária da população americana. Na maioria dos países
latino-americanos, a pirâmide tem base larga, o que indica altas taxas de
natalidade e predomínio de população jovem. O topo, no qual estão
representados os idosos, é estreito nos casos em que a expectativa de vida é
baixa, como na Guatemala. Nos países da América Anglo-Saxônica, a
pirâmide etária tem base mais estreita, em razão do baixo índice de
natalidade, e topo mais largo, devido à alta expectativa de vida, como ocorre
no Canadá. Alguns países latino-americanos apresentam pirâmides etárias que
indicam características de países ricos, como a elevada participação de
idosos na população, a exemplo do Uruguai. ETAPA 2: Após
a leitura do texto sugerir a atividade .
ATIVIDADE 1. Façam uma análise das pirâmides e verifiquem
qual faixa etária é mais numerosa, qual país é mais populoso etc. No caso do
Brasil, o que vocês acham que a população brasileira, de acordo com a
projeção, vai envelhecer relativamente rápido, pois trata-se de um período de
40 anos. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
RECURSOS: (86 a 119)Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (118 a 119) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral;
(X )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (X) Atividade escrita;
(X )
Avaliação da participação; Outros:
Referencias: Imagem: https://trabalhosparaescola.com.br/continente-americano/ Fonte: https://thomazgeo.wordpress.com/2018/03/21/america-divisao-etnico-social/ Fonte: http://www.tvassembleia.org/noticia.php?idNoticia=15827
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós... |
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