5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO - 2024

 

                                                SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 Tema: Consumidor consciente empreendedor eficiente.      

 Subtema: O consumo consciente no espaço  geográfico.

Unidade Temática: Mundo do Trabalho.

Objetos do Conhecimento: Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

Objetivo geral:  Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano: 6°                         Período: 08/07 a 20/07/2024                                     Nº de Aulas: 6

                                 HABILIDADES

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

(EF06GE02IT) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os primeiros habitantes do município de Itamaraju.

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

(EF06GE11IT) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo.

                     COMPETÊNCIA  ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

                        COMPETÊNCIAS GERAIS

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

              COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                               ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes, assim teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                        1ºAULA

                                                                                  

ETAPA 1: Iniciar com fazendo uma sondagem dos conteúdos abordados anteriormente em segmento  abordar o novo tema Consumidor consciente empreendedor eficiente que será  trabalhado durante as sequências didáticas. Em continuidade com a habilidade EF06GE02 que é desenvolvida com a análise das modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, destacando-se os povos indígenas do Brasil.O professor(a) pode fazer a leitura comentada com os estudantes sobre o conceito de trabalho, técnica e tecnologia, que esta disponível na página 70 a 71 do livro didático Geografia espaço e interação.

 

ETAPA 2:  Dando continuidade ao conceito de trabalho, técnico e tecnologias ,copiar e responder em seu caderno a atividade na página 71 e se possível fazer a correção do mesmo.

 

                                                                        2º AULA

                                                                                  

ETAPA 1: Nesta etapa trabalha a habilidade  EF06GE06, o professor (a) explana o objeto de conhecimento sobre o Uso e transformação dos recursos naturais pedindo aos estudantes que citem elementos naturais que podem ser utilizados como recursos pelos seres humanos. Espera-se  citem ao menos os principais: energia solar, rochas, minerais, solo, água, vento e vegetação. Solicitar aos estudantes que, em grupos ou duplas, classifiquem os elementos naturais listados no início da aula em renováveis e não renováveis. Eles também podem criar outras categorias para classificar os recursos naturais listados. Em seguida pedi que apresentem e questionem.

ETAPA 2: Orientar os estudantes a copiar e responder no caderno a atividade da página 73 do livro didático Geografia espaço e Interação ou a atividade disponível na apostila.                                                                     

 Sugestão: Estimular os estudante a fazer um trabalho de pesquisa sobre Recursos naturais utilizando a revista “A Geografia de Itamaraju  como fonte de pesquisa. Este trabalho pode abordar as nascentes  no espaço urbano de Itamaraju e se possível orienta- los a montar um bloco-diagrama das nascentes no espaço urbano de Itamaraju, identificando nesse trabalho todo percuso e em quais bairros o fluente Rio do Ouro(  rio que abastece a cidade de Itamaraju) faz e deságua no Rio Jucuruçu.

 

                                                                          3ºAULA

ETAPA 1: Promover a leitura coletiva do texto sobre Produção do espaço Geográfico a habilidade EF06GE11 é contemplada com foco na análise de distintas interações das sociedades com a natureza.

Nesta etapa procura-se traçar uma breve síntese cronológica, apresentando alguns momentos importantes da história humana, e as técnicas e tecnologias empregadas em cada momento, além das transformações nas paisagens e no espaço geográfico, destacando o nomadismo, a sedentarizarão com o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais. O desenvolvimento desses conteúdos possibilita o trabalho interdisciplinar com História, ao aplicar parcialmente a habilidade EF06HI05, com foco em descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedades (nômades e sedentários) e discutir aspectos dessas transformações.

ETAPA 2: Após a leitura e questionamento, orientar os estudantes a copiar e responder a atividade da página 75 e se possível fazer a correção.

                                                                              4ºAULA

 

ETAPA 1: Nesta aula (EF06GE11IT) primeiramente, o professor(a) pode conversar com os estudantes sobre o conceito de espaço geográfico já trabalhado anteriormente dando abertura para questionamentos. Nesse sentido, é preciso partir da vivência do estudante, pedindo para que eles relatem a forma com que eles enxergam a sociedade e quais são os elementos que fazem parte dela. Ao final, leve-os a concluir que o espaço apresenta-se como uma construção humana, podendo ser rural, urbano ou abrigar ambos os elementos associados também ao meio natural.

 

ETAPA 2: Como atividade, peça para que os estudantes representam através de um croqui ilustrados por eles com a descrição pessoal do espaço geográfico.

                                                                                5º AULA

 

ETAPA 1: Iniciar com um levantamento prévio da aula anterior em seguida  incentivar a leitura coletiva do texto e a análise das imagens trabalhando a habilidade EF06GE06. Comentar que as fotografias selecionadas para esta dupla de páginas mostram diferentes maneiras pelas quais os grupos humanos se relacionam com a natureza e produzem o espaço, com o objetivo seja de viabilizar a sobrevivência em locais com condições climáticas específicas, seja de preservar os elementos naturais.

Recurso a se utiliza o livro didático Geografia espaço e interação nas páginas 78 e 79 .

                                                                                6º AULA

 

ETAPA 1: Levantamento prévio da aula anterior em continuidade o professor(a) pode iniciar com  uma roda de conversa, incentivando a leitura compartilhada do texto “ Cidades e fábricas” e das imagens da página 80, com pausas para comentários e esclarecimento de dúvidas. Reforçar o fato de que, antes do surgimento das primeiras indústrias, concentradas nas cidades, a transformação da matéria-prima ocorria por meio do artesanato e, depois, da manufatura.

 

Texto para leitura:

                                                            Cidade e fábricas

 As primeiras cidades surgiram a partir da transformação ou da união de alguns povoados e da exploração dos recursos naturais disponíveis nos arredores e, durante milhares de anos, elas se desenvolveram pelo mundo. A partir do século XVIII, as primeiras fábricas começaram a surgir nas cidades, e muitas pessoas se mudaram do campo para os espaços urbanos à procura de emprego. Antes do surgimento das fábricas, a matéria-prima era transformada em produto por meio do artesanato. Na atividade artesanal, predomina o trabalho individual, que geralmente ocorre na casa do artesão ou em uma pequena oficina, com o uso de ferramentas simples, como agulhas, tesouras e martelos. A evolução do artesanato para a fábrica passou pela manufatura.

                                                                                                                                                           

ETAPA 2: Após a leitura e interpretação orientar os estudantes a fazer a atividade da página 81, 82 do livro didático de Geografia, espaço e interação .

                                                                            

RECURSOS: Livro didático; (68 A 82 ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (  ) Vídeo; (x ) Computador; ( ) Jogos; ( ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 71,73,7377 e 82 )

( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros:

Elaborada por:  Núbia, Marilaque, Adeires e Ibys.

Coordenação e colaboração: Uelcineia Jeamonod da Cruz

 

Referencias:

 

 Livro didático de Geografia espaço e Interação.

 (Movimento de rotação e translação) https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI

A sustentabilidade “refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade” (https://brasilescola.uol.com.br/educacao/sustentabilidade.htm ).

 

                                                            Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário