SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema: Consumidor consciente empreendedor eficiente. Subtema: O consumo consciente no espaço geográfico. |
Unidade Temática: Mundo do Trabalho. Objetos do Conhecimento: Transformação
das paisagens naturais e antrópicas. |
Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
|
Ano: 6° Período:
08/07 a 20/07/2024 Nº
de Aulas: 6 |
|
HABILIDADES |
|
(EF06GE02) Analisar modificações de
paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários. (EF06GE02IT) Analisar modificações de
paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos
originários, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia: Índios Pataxó e os
primeiros habitantes do município de Itamaraju. (EF06GE06) Identificar as
características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do
desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização. (EF06GE11) Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos
componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade
local e do mundo. (EF06GE11IT) Analisar distintas
interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos
componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade do
bioma da Mata Atlântica em Itamaraju local e do mundo. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história 7. Agir pessoal e coletivamente com
respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
2. Exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a
reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar
soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes
áreas. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal
(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e
digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e
científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e
sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao
entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar
tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica,
significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as
escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida
pessoal e coletiva. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequência terá uma duração
de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos estudantes, assim
teremos uma visão do aprendizado dos estudantes ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação
nas aulas e nas atividades realizadas.
1ºAULA ETAPA
1: Iniciar com fazendo uma sondagem
dos conteúdos abordados anteriormente em segmento abordar o novo tema Consumidor
consciente empreendedor eficiente que será trabalhado durante as sequências didáticas.
Em continuidade com a habilidade EF06GE02
que é desenvolvida com a análise das modificações de paisagens por
diferentes tipos de sociedade, destacando-se os povos indígenas do Brasil.O
professor(a) pode fazer a leitura comentada com os estudantes sobre o conceito de trabalho, técnica e
tecnologia, que esta disponível na página 70 a 71 do livro didático
Geografia espaço e interação. ETAPA
2: Dando continuidade ao conceito de trabalho, técnico e
tecnologias ,copiar e responder em seu caderno a atividade na página 71 e se
possível fazer a correção do mesmo.
2º AULA ETAPA 1: Nesta etapa trabalha a habilidade EF06GE06,
o professor (a) explana o objeto
de conhecimento sobre o Uso e transformação dos recursos naturais pedindo aos
estudantes que citem elementos naturais que podem ser utilizados como
recursos pelos seres humanos. Espera-se
citem ao menos os principais: energia solar, rochas, minerais, solo,
água, vento e vegetação. Solicitar aos estudantes que, em grupos ou duplas,
classifiquem os elementos naturais listados no início da aula em renováveis e
não renováveis. Eles também podem criar outras categorias para classificar os
recursos naturais listados. Em seguida pedi que apresentem e questionem. ETAPA
2: Orientar os estudantes a copiar e
responder no caderno a atividade da página 73 do livro didático Geografia
espaço e Interação ou a atividade disponível na apostila. Sugestão: Estimular os estudante a fazer um
trabalho de pesquisa sobre Recursos naturais utilizando a revista “A
Geografia de Itamaraju como fonte de
pesquisa. Este trabalho pode abordar as nascentes no espaço urbano de Itamaraju e se possível
orienta- los a montar um bloco-diagrama das nascentes no espaço urbano de
Itamaraju, identificando nesse trabalho todo percuso e em quais bairros o
fluente Rio do Ouro( rio que abastece
a cidade de Itamaraju) faz e deságua no Rio Jucuruçu. 3ºAULA ETAPA 1:
Promover a leitura coletiva do
texto sobre Produção do espaço
Geográfico a
habilidade EF06GE11 é contemplada
com foco na análise de distintas interações das sociedades com a natureza. Nesta etapa
procura-se traçar uma breve síntese cronológica, apresentando alguns momentos
importantes da história humana, e as técnicas e tecnologias empregadas em
cada momento, além das transformações nas paisagens e no espaço geográfico,
destacando o nomadismo, a sedentarizarão com o desenvolvimento da agricultura
e a domesticação de animais. O desenvolvimento desses conteúdos possibilita o
trabalho interdisciplinar com História, ao aplicar parcialmente a habilidade
EF06HI05, com foco em descrever modificações da natureza e da paisagem
realizadas por diferentes tipos de sociedades (nômades e sedentários) e
discutir aspectos dessas transformações. ETAPA
2: Após a leitura e questionamento,
orientar os estudantes a copiar e responder a atividade da página 75 e se
possível fazer a correção.
4ºAULA ETAPA 1: Nesta aula (EF06GE11IT) primeiramente, o professor(a) pode conversar
com os estudantes sobre o conceito de espaço geográfico já trabalhado
anteriormente dando abertura para questionamentos. Nesse sentido, é preciso
partir da vivência do estudante, pedindo para que eles relatem a forma com
que eles enxergam a sociedade e quais são os elementos que fazem parte dela.
Ao final, leve-os a concluir que o espaço apresenta-se como uma construção
humana, podendo ser rural, urbano ou abrigar ambos os elementos associados
também ao meio natural. ETAPA 2: Como atividade, peça para que os estudantes
representam através de um croqui ilustrados por eles com a descrição pessoal
do espaço geográfico.
5º AULA ETAPA 1: Iniciar com um levantamento prévio
da aula anterior em seguida incentivar a leitura
coletiva do texto e a análise das imagens trabalhando a habilidade EF06GE06. Comentar que as fotografias
selecionadas para esta dupla de páginas mostram diferentes maneiras pelas
quais os grupos humanos se relacionam com a natureza e produzem o espaço, com
o objetivo seja de viabilizar a sobrevivência em locais com condições climáticas
específicas, seja de preservar os elementos naturais. Recurso a se utiliza o livro didático Geografia espaço e interação nas
páginas 78 e 79 . 6º AULA ETAPA 1: Levantamento prévio da aula
anterior em continuidade o professor(a) pode iniciar com uma roda de conversa, incentivando a leitura
compartilhada do texto “ Cidades e fábricas”
e das imagens da página 80, com pausas para comentários e esclarecimento de
dúvidas. Reforçar o fato de que, antes do surgimento das primeiras
indústrias, concentradas nas cidades, a transformação da matéria-prima
ocorria por meio do artesanato e, depois, da manufatura. Texto
para leitura:
Cidade e fábricas As primeiras cidades surgiram a
partir da transformação ou da união de alguns povoados e da exploração dos
recursos naturais disponíveis nos arredores e, durante milhares de anos, elas
se desenvolveram pelo mundo. A partir do século XVIII, as primeiras fábricas
começaram a surgir nas cidades, e muitas pessoas se mudaram do campo para os
espaços urbanos à procura de emprego. Antes do surgimento das fábricas, a
matéria-prima era transformada em produto por meio do artesanato. Na
atividade artesanal, predomina o trabalho individual, que geralmente ocorre
na casa do artesão ou em uma pequena oficina, com o uso de ferramentas simples,
como agulhas, tesouras e martelos. A evolução do artesanato para a fábrica
passou pela manufatura. ETAPA 2: Após a leitura e interpretação
orientar os estudantes a fazer a atividade da página 81, 82 do livro didático
de Geografia, espaço e interação .
RECURSOS: Livro
didático; (68 A 82 ) Data show; ( ) Jornal; ( )
Revista; ( )
Vídeo; (x ) Computador; ( ) Jogos; ( )
Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: (
) Prova; (x) Trabalho; (
x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (
71,73,7377 e 82 ) ( ) Seminários; ( )
Apresentação oral; ( ) Observação do
desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios; ( x ) Atividade escrita; ( x ) Avaliação da participação; Outros: Elaborada
por: Núbia, Marilaque, Adeires e Ibys. Coordenação
e colaboração: Uelcineia Jeamonod da Cruz Referencias: Livro
didático de Geografia espaço e Interação. (Movimento
de rotação e translação) https://www.youtube.com/watch?v=MEvjyByR0HI A sustentabilidade
“refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos
recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade” (https://brasilescola.uol.com.br/educacao/sustentabilidade.htm ). Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário