SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
TEMA: Consumo SUBTEMA: Geografia e consumo |
UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho OBJETO DE CONHECIMENTO: Produção, Circulação e Consumo de
Mercadorias. |
Objetivo geral: Estudo do espaço, da
superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos,
frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma prática
humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano: 7° Período:12- 06-2023 a 30-06-2023 Nº de Aulas: 9 |
|
HABILIDADES |
|
(EF07GE02)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação
socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as
tensões históricas e contemporâneas. (EF07GE02IT) Analisar a influência
dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e
territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil,
compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com
destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas
Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da
Bahia e no município de Itamaraju. (EF07GE04IT) Analisar a distribuição
territorial da população brasileira, considerando a diversidade
étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como
aspectos de renda, sexo e idade nas regiões bra sileiras e nos territórios de
identidade do estado, como Itamaraju. (EF07GE09) Interpretar e
elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias
digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia
(cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia
espaciais. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e
senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na
análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de
analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem. 5. Desenvolver e utilizar
processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo
natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e
informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
6. Valorizar a diversidade
de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e
experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do
trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu
projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e
informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de
vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional
e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos
outros e do planeta. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas
para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão
do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas. 1ªAula ETAPA1:Nesta a aula
inicie com um bom dia ou boa tarde e a chamada, em seguida explanação
sobre o tema “Consumo” que será abordado durante parte do 2º
Trimestre e também trabalhar temática relacionada a Aprender Valor
. Consumismo é o ato de consumir
produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência. Há
várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as
empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura
industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. A Educação Financeira integra
a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que
deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes
curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se
restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um
estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas
e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e
dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os
estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar
sua vida e a da sociedade. Os planos de Educação
Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar,
já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se
correlacionam com o tema transversal. BRASIL. Ministério da Educação. Base
Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a. ETAPA 2: Após
explanar sobre o Tema abordado solicitar uma atividade disponível na
apostila. Se de tempo fazer a correção questionando e tira possíveis dúvidas. 23)
(C070023I7) Leia o texto
abaixo. De
acordo com esse texto, qual foi a ação do menino para conquistar um sonho? A) A
economia de dinheiro. B) A realização de pagamentos em dinheiro. C) O hábito
de realizar empréstimos. D) O
parcelamento de contas.
2ªAula ETAPA1:
Nestas etapa fazer um levantamento prévio\ da aula anterior. Em seguida
explanar o objetos de conhecimentos sobre “ População brasileiro (Aspectos
demográficos e sociais). Comece
com alguns questionamentos:
3.
Por
que a população brasileira é marcada pela diversidade? 4.
O
que representa a taxa de Natalidade e a taxa de Mortalidade? 5.
O
que é a Pirâmide etária brasileira? ETAPA
2: Após alguns questionamentos
orientar aos estudantes a fazer na leitura do livro didático Araribá Mais
Geografia nas páginas 64 a 73 ou o texto disponível na apostila. Leitura
do texto com bastante atenção.
Aspectos
demográficos e sociais A população brasileira se distribui
irregularmente pelo território. Para saber qual é a concentração de
habitantes em determinada área, divide-se o número de pessoas pela medida
dessa área, geralmente expressa em quilômetros quadrados (km2 ). O resultado
representa a população relativa ou a densidade demográfica do local que está
sendo analisado. Quanto maior for a densidade demográfica, maior será o
número de habitantes por quilômetro quadrado. DENSIDADE DEMOGRÁFICA O Brasil
apresenta baixa densidade demográfica, cerca de 24 habitantes por quilômetro
quadrado. Apesar de possuir uma grande população absoluta, seu território é
bastante extenso, o que resulta nessa baixa densidade. É considerado, assim,
um país pouco povoado. De modo geral, a densidade demográfica no Brasil é
maior nas áreas próximas ao litoral. Nessas áreas se localiza a maioria dos
municípios com mais de 10 mil habitantes. NATALIDADE
E MORTALIDADE O
crescimento natural ou vegetativo de uma população é determinado pela
diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade. A taxa de natalidade
representa o número de nascimentos em cada grupo de mil habitantes, em
determinado período. Assim, uma taxa de natalidade de 4‰ (lê-se quatro por
mil) indica que houve quatro nascimentos para cada mil habitantes. A taxa de mortalidade representa
o número de óbitos em cada grupo de mil habitantes em determinado período.
A taxa de mortalidade infantil refere-se somente aos óbitos de crianças
com até 1 ano de idade por mil nascidos vivos. Quando a população de um país
cresce, significa que a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade,
descontados os movimentos migratórios. Crescimento populacional em queda Nas últimas
décadas, a popularização de métodos anticonceptivos, o aumento da
participação das mulheres no mercado de trabalho (que levou muitas a adiar a
maternidade por priorizar sua carreira profissional) e o planejamento
familiar contribuíram para a diminuição da taxa de natalidade e fecundidade da população brasileira. A taxa de fecundidade indica o número médio de filhos por mulher
(considerando mulheres entre 15 e 49 anos).
3º AULA ETAPA 1e 2: Para
melhor compreensão do conteúdo solicitar aos estudantes a leitura e interpretação do texto com
plementar. Em seguida orientar a fazer a atividade proposta.. Aproveitar o
momento para tira possíveis dúvida.. Texto
complementar Projeção da População 2018: número de
habitantes do país deve parar de crescer em 2047 A
população do país deverá crescer até 2047, quando chegará a 233,2 milhões de pessoas. Nos
anos seguintes, ela
cairá gradualmente, até os 228,3 milhões em 2060. Essas são algumas das informações da revisão
2018 da Projeção de População do IBGE, que estima
demografica- mente os padrões de crescimento da
população do país, por sexo e idade, ano a ano, até 2060. Em 2060, um quarto da população (25,5%)
deverá ter mais
de 65 anos. Nesse mesmo ano, o país teria 67,2
indivíduos com menos de
15 e acima dos 65 anos para cada grupo de 100 pessoas em idade de trabalhar (15 a 64 anos). [...] ATIVIDADE
4º Aula ETAPA
1e 2: Dando continuidade, baseado no
capítulo 5 das páginas 66 a 73 orientar aos estudantes a responder a atividade proposta. Essa
atividade encontra-se na pagina 69 do livro didático de geografia.
ATIVIDADE 1.
Como
podemos descrever a distribuição espacial da mortalidade infantil no Brasil? Quais são as taxas
registradas pelo estado onde você mora? 2.
Agora
é a sua vez de praticar, utilizando taxas de fecundidade. Pesquise valores
para taxa de fecundidade no país e utilize uma folha de papel sulfite para
traçar o contorno territorial do Brasil, incluindo os estados. Indique o nome
de cada um deles. Depois, faça o que se pede. 1.
Com os dados obtidos, crie cinco intervalos de modo que cada um apresente
valores próximos. 2. Crie a legenda com os intervalos no canto inferior
esquerdo do mapa. A variação de cores deve ser gradual e harmônica. 3. Pinte cada estado de acordo com o valor
correspondente ao intervalo estabelecido na legenda. 4. Insira elementos cartográficos, como orientação,
título, fonte e escala. 5. Analise a distribuição espacial desse indicador. Traga
sua reflexão para ser discutida em sala de aula.
5ªAula ETAPA1:
Dando continuidade ao capítulo 5 sugerir aos alunos a assistir com os alunos
o vídeo ( Aspecto Demograficos Brasileiros)
que estão disponível no link:
https://youtu.be/I6ZtwNobfIk
. Em seguida iniciar uma discursão
e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a
respeito do vídeo. O professor pode também trabalhar o texto proposto na
apostila.
6ªAula
ETAPA1:Levantamento
prévio da aula anterior. Dando continuidade ao objeto de conhecimento
abordado solicitar uma atividade complementar proposta na apostila ou da
página 75 do livro didático Araribá Mais Geografia.
ATIVIDADE 1.
O ritmo de crescimento da população
brasileira tem diminuído desde a década de 1960. Aponte dois fatores que
contribuíram para a queda da taxa de natalidade no Brasil. 2.
Caracterize a distribuição da população no
território brasileiro. 3.
Em grupo, analisem a charge e discutam sobre
a mensagem que ela transmite. Ouçam com atenção a opinião de cada um e,
depois dessa conversa, respondam às questões. a)
Qual é a mensagem transmitida na charge? b)
Com base na charge, pode-se afirmar que o Brasil é um país pobre e de baixo desenvolvimento
humano? Justifique sua resposta.
7ªAula ETAPA1: Nesta
etapa o professor(a) busca
explicar a formação da população brasileira do ponto de vista étnico, mostrando
a importância dos diferentes grupos na formação da identidade nacional. O conceito de migração
e de seus diferentes tipos (internas e externas)também será trabalhado, assim
como as principais correntes migratórias brasileiras do séculoXX.Em seguida
orientar os estudantes a fazer uma pesquisa e se possível fazer a
apresentação, e momento de tira possíveis dúvidas. Pesquise o que significam: a) Êxodo
rural. b) Migração
interna c) Migração
externa. 3.Na
categoria raça ou cor,
cada pessoa pode
se auto declarar conforme sua
preferência. Que é a
sua cor? 4. Brasil é
um país de grande diversidade cultural e devemos respeitar esta variedade e não aceitar a intolerância. Pesquise o que significam os termos abaixo
e dê exemplos. a)Intolerância
étnica. b)
Intolerância religiosa. 5. Copie esta
frase no seu caderno: Na vida não
precisa-se concordar com tudo, mas é necessário respeitar a opinião alheia. link:
https://youtu.be/llD0Qma8frs
8º Aula ETAPA1:
Levantamento prévio
da aula anterior fazendo alguns questionamentos e em seguimento solicitar que
os estudandes façam a leitura e interpretação do texto. Texto:
A heterogeneidade da população
brasileira O povo brasileiro é o resultado de séculos
de miscigenação entre diversos povos, principalmente indígenas, africanos e
europeus, que aos poucos incorporaram características físicas e culturais uns
dos outros. Essa diversidade se reflete em aspectos culturais, como a língua
oficial do país (que é portuguesa, mas possui muitas palavras de origem
indígena e africana), as religiões, a culinária e a música; e nas
características físicas das pessoas, como a cor da pele e dos cabelos e a
fisionomia. A composição da população é diferente em cada estado do Brasil.
Ela reflete o processo de ocupação que ocorreu em diferentes partes do
território brasileiro.
POVOS
INDÍGENAS Os povos indígenas do Brasil são
descendentes dos habitantes nativos que aqui viviam antes da chegada dos
colonizadores europeus no século XVI. O censo de 2010 registrou que a
população indígena brasileira ultrapassa 896 mil indivíduos, pertencentes a
305 etnias, e se concentram, principalmente, na Região Norte do país.
Preservando a cultura indígena Aproximadamente 58% dos indivíduos que se
declararam indígenas no censo de 2010 habitavam Terras Indígenas, áreas
reconhecidas pelo governo brasileiro como de ocupação legítima dos grupos
indígenas que sobre elas detêm autonomia. Entre os indivíduos que viviam fora
de Terras Indígenas, parcela significativa habitava áreas urbanas em 2010,
onde, em geral, é mais difícil preservar a língua e a cultura tradicional,
sobre tudo entre os jovens.
POVOS
AFRICANOS Entre os séculos XVI e XIX,
cerca de 4 milhões de africanos de diversos grupos étnicos foram escravizados
e trazidos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de cana- -de -açúcar e
tabaco, na mineração e em outras atividades econômicas. Muitos aspectos do
cotidiano do povo brasileiro são legados desses povos que vieram da África,
incluindo estilos musicais e artísticos, costumes culinários, manifestações
culturais e religiosas, além de diversas palavras que usamos no dia a dia.
Também existem centenas de comunidades quilombolas no Brasil, que são grupos
de ancestralidade africana remanescentes de antigos quilombos ou formados
após o fim da escravidão. A luta atual desses povos é para que sejam
socialmente incluídos e que suas terras sejam reconhecidas e preservadas.
OS
IMIGRANTES Grande parte da população brasileira é
formada por descendentes de pessoas vindas de diferentes partes do mundo. A
chegada de imigrantes ao Brasil, principalmente em busca de trabalho e
melhores condições de vida, ocorreu de maneira particularmente intensa entre
meados do século XIX e meados do século XX, quando muitos europeus
(principalmente portugueses, italianos, espanhóis, alemães) e asiáticos
(sírios, libaneses, japoneses, entre outros) chegaram ao país. Nos últimos
anos, muitos imigrantes provenientes dos países vizinhos, principalmente
Bolívia, Argentina e Uruguai, vêm se fixando no Brasil. Em contrapartida,
muitos brasileiros são emigrantes. MIGRAÇÕES
EXTERNAS NO BRASIL Como mencionado anteriormente, um dos
períodos de maior imigração externa (entrada de estrangeiros) no Brasil se
deu nos séculos XIX e XX, quando o país recebeu um grande número de europeus
e asiáticos. MIGRAÇÕES INTERNAS A migração interna ocorre quando a
população se desloca dentro de um mesmo país. Assim, as migrações internas
podem ocorrer, por exemplo, de um estado para outro ou de um município para
outro dentro de um mesmo estado. Na sua família, já aconteceram migrações?
Você ou seus pais nasceram na mesma localidade (município, estado ou país)
onde vivem atualmente? E seus avós, bisavós e tataravós? Atualmente, milhões
de brasileiros vivem fora de seu estado ou município de nascimento, pois
muitas migrações internas ocorreram no Brasil ao longo do século XX.
Entre
1940 e 1990 Entre as décadas de 1940 e 1950, ocorreram diversos deslocamentos populacionais do
Nordeste para o Sudeste. A partir da década de 1950, com a aceleração do
processo de industrialização, muitos moradores da zona rural deixavam o campo
rumo à cidade. Os trabalhadores rurais buscavam emprego e condições de vida
melhores. Da década de 1960 à de 1980 esses deslocamentos aconteceram principalmente em
direção às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que concentravam o maior
número de indústrias e oportunidades de trabalho. Entre 1960
e 1990, as regiões Centro-Oeste e Norte também receberam nordestinos,
atraídos pelas atividades extrativistas ou pela esperança de adquirir lotes
de terra na região da Amazônia.
De 1990 aos dias
atuais A partir da década de 1990, o fluxo de
migrantes provenientes do Nordeste em direção ao Sudeste se manteve, embora
em número menor do que nas décadas anteriores. Além disso, muitos nordestinos
passaram a voltar ao seu estado de origem, caracterizando a migração de
retorno, em função, principalmente, do desenvolvimento econômico da região
nas últimas décadas.
9º Aula ETAPA1:Iniciar essa etapa com uma
sondagem da aula passada e dando continuidade com uma atividade complementar,
para os estudantes possa exercitar mais a aprendizagem conhecimento. ESCOLA
–
.........................................................................................TURMA
- ................... COMPONENTE
CURRICULAR – GEOGRAFIA
7º ANO NOME
- .........................................................................
TURNO - .........................................
Atividade Complementar 1.
Baseado
na “População brasileira” e a “ heterogeneidade da população brasileira
responda as questões: 2.
Quais
são as características da população brasileira? 3.
O
crescimento natural ou vegetativo de uma população é determinado pela
diferença entre quais taxas? 4.
Marque
a alternativa que corresponde a questão. Entre quais taxas o crescimento
natural ou vegetativo de uma população é determinado? a)
Crescimento
populacional b)
Densidade
demografia c)
Natalidade
e mortalidade d)
Mortalidade
e crescimento populacional 5.
Assinale
a alternativa correta. É um tipo de gráfico que representa os dados sobre a
população masculina e feminina por idades. a)
Taxa
de Natalidade b)
Taxa
de Mortalidade c)
Pirâmide
Etária d)
Crescimento
Populacional 6.
Marque
a alternativa que afirma. Fatores que podem ser considerados como responsáveis
pelas alterações nas taxas de natalidade e de mortalidade brasileiras nas
últimas décadas. a)
A
queda na taxa natalidade e a queda na taxa de mortalidade b)
A
queda no crescimento populacional c)
A
baixa densidade demográfica d)
A
pobreza no Brasil 7.
É
o resultado de século de miscigenação entre diversos povos, principalmente
indígenas, africanos e europeu, que aos poucos incorporam características
físicas e culturais uns dos outros. Esse contexto faz relação a qual
alternativa? a)
Povos
indígenas b)
População
brasileira c)
Povos
africanos d)
Migrações
internas 8.
Grande
parte da população brasileira é formada por descendentes de pessoas vindas de
diferentes partes do mundo. Diante desse contexto marque a alternativa
correta. a)
Povos
africanos b)
Os
imigrantes c)
Migrantes
sazonais d)
Migrações
intrarregionais 9.
Porque
a população brasileira é marcada pela diversidade? 10.
Porque
as pessoas migram? 11.
O
que são comunidade quilombolas? 12.
ETAPA
2 : Correção da atividade. SUGESTÃO: Se possível for o professor(a) pode disponibilizar um vídeo sobre “A
heterogeneidade da p população
brasileira "que esta disponível no link: https://youtu.be/llD0Qma8frs
. Referencia : Livro
didático Araribá Mais Geografia Na vida não precisa-se
concordar com tudo, mas é necessário respeitar a opinião alheia. link:
https://youtu.be/llD0Qma8frs
link: https://youtu.be/llD0Qma8frs
Jogo sobre a População brasileira . https://wordwall.net/pt/resource/56954753/popula%C3%A7%C3%A3o-brasileira RECURSOS: ( 64 a 75)Livro didático; ( ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( ) Vídeo; (X ) Computador; ( )
Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: (74, 75) ( ) Seminários; (X) Apresentação oral; (X ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;(
) Relatórios;(X) Atividade escrita; (X ) Avaliação da participação; Outros:
Que Deus continue protegendo
e abençoando a todos nós... |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário