5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 7º ANO- 2023

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Consumo

 SUBTEMA: Geografia e consumo

UNIDADE TEMÁTICA: Mundo do Trabalho

OBJETO DE CONHECIMENTO:   Produção, Circulação e Consumo de Mercadorias.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 7°           Período:12- 06-2023 a 30-06-2023                                               Nº de Aulas: 9

                                HABILIDADES

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

  (EF07GE02IT) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do local, da Mesorregião do Extremo Sul da Bahia e do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas com destaque para a questão fundiária entre os fazendeiros latifundiários, os indígenas Pataxó e os povos do Movimento Sem-terra-MST na região do Extremo Sul da Bahia e no município de Itamaraju.

(EF07GE04IT) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões bra sileiras e nos territórios de identidade do estado, como Itamaraju.

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil e da Bahia (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogia espaciais.

                    COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções.

                      COMPETÊNCIAS GERAIS

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

            COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil  a avaliação de desempenho da

participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                                                 1ªAula

ETAPA1:Nesta  a aula  inicie com um bom dia ou boa tarde e a chamada, em seguida explanação sobre o tema “Consumo”   que será abordado durante parte do 2º Trimestre e também trabalhar temática relacionada a Aprender Valor .

 

 

 Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas.

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1426&evento=3#:~:text=Consumismo%20%C3%A9%20o%20ato%20de,do%20cinema%2C%20exercem%20nas%20pessoas.

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

 

 

 

 

 

ETAPA 2: Após explanar sobre o Tema abordado solicitar uma atividade disponível na apostila. Se de tempo fazer a correção questionando e tira possíveis dúvidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23) (C070023I7)  Leia o texto abaixo.

De acordo com esse texto, qual foi a ação do menino para conquistar um sonho?

 

A) A economia de dinheiro.

 B) A realização de pagamentos em dinheiro.

C) O hábito de realizar empréstimos.

D) O parcelamento de contas.

 

 

 

        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

 

     2ªAula

 

ETAPA1: Nestas etapa fazer um levantamento prévio\ da aula anterior. Em seguida explanar o objetos de conhecimentos sobre “ População brasileiro (Aspectos demográficos e sociais).

Comece com alguns questionamentos:

 

  1. Quais são as características da população brasileira?
  2. Fale sobre os aspectos demográficos do Brasil?

3.    Por que a população brasileira é marcada pela diversidade?

4.    O que representa a taxa de Natalidade e a taxa de Mortalidade?

5.    O que é a Pirâmide etária brasileira?

 

ETAPA 2: Após alguns questionamentos orientar aos estudantes a fazer na leitura do livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 64 a 73 ou o texto disponível na apostila.

 

 

 

 

Leitura do texto com bastante atenção.

 

                                                

                                                         Aspectos demográficos e sociais   

 

    A população brasileira se distribui irregularmente pelo território. Para saber qual é a concentração de habitantes em determinada área, divide-se o número de pessoas pela medida dessa área, geralmente expressa em quilômetros quadrados (km2 ). O resultado representa a população relativa ou a densidade demográfica do local que está sendo analisado. Quanto maior for a densidade demográfica, maior será o número de habitantes por quilômetro quadrado.

DENSIDADE DEMOGRÁFICA

O Brasil apresenta baixa densidade demográfica, cerca de 24 habitantes por quilômetro quadrado. Apesar de possuir uma grande população absoluta, seu território é bastante extenso, o que resulta nessa baixa densidade. É considerado, assim, um país pouco povoado. De modo geral, a densidade demográfica no Brasil é maior nas áreas próximas ao litoral. Nessas áreas se localiza a maioria dos municípios com mais de 10 mil habitantes.

 NATALIDADE E MORTALIDADE

O crescimento natural ou vegetativo de uma população é determinado pela diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade. A taxa de natalidade representa o número de nascimentos em cada grupo de mil habitantes, em determinado período. Assim, uma taxa de natalidade de 4‰ (lê-se quatro por mil) indica que houve quatro nascimentos para cada mil habitantes.

A taxa de mortalidade representa o número de óbitos em cada grupo de mil habitantes em determinado período. A taxa de mortalidade infantil refere-se somente aos óbitos de crianças com até 1 ano de idade por mil nascidos vivos. Quando a população de um país cresce, significa que a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade, descontados os movimentos migratórios.

Crescimento populacional em queda

Nas últimas décadas, a popularização de métodos anticonceptivos, o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho (que levou muitas a adiar a maternidade por priorizar sua carreira profissional) e o planejamento familiar contribuíram para a diminuição da taxa de natalidade e fecundidade da população brasileira. A taxa de fecundidade indica o número médio de filhos por mulher (considerando mulheres entre 15 e 49 anos).

                                                                3º AULA

 

ETAPA 1e 2: Para melhor compreensão do conteúdo solicitar aos estudantes a  leitura e interpretação do texto com plementar. Em seguida orientar a fazer a atividade proposta.. Aproveitar o momento para tira possíveis dúvida..                                                             

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto complementar

Projeção da População 2018: número de habitantes

do país deve parar de crescer em 2047

 

  A população do país deverá crescer até 2047, quando  

chegará a 233,2 milhões de pessoas. Nos anos seguintes,

 ela cairá gradualmente, até os 228,3 milhões em 2060.

 Essas são algumas das informações da revisão 2018 da

Projeção de População do IBGE, que estima demografica-

mente os padrões de crescimento da população do país,

por sexo e idade, ano a ano, até 2060.

Em 2060, um quarto da população (25,5%) deverá ter

 mais de 65 anos.

 Nesse mesmo ano, o país teria 67,2 indivíduos com menos

 de 15 e acima dos 65 anos para cada grupo de 100 pessoas

em idade de trabalhar (15 a 64 anos). [...]

 

ATIVIDADE

 

          

 

                                                                                   4º Aula

ETAPA 1e  2: Dando continuidade, baseado no capítulo 5 das páginas 66 a 73 orientar aos estudantes a  responder a atividade proposta. Essa atividade encontra-se na pagina 69 do livro didático de geografia.

                                                                                  ATIVIDADE

 

1.    Como podemos descrever a distribuição espacial da mortalidade infantil no Brasil?

Quais são as taxas registradas pelo estado onde você mora?

2.    Agora é a sua vez de praticar, utilizando taxas de fecundidade. Pesquise valores para taxa de fecundidade no país e utilize uma folha de papel sulfite para traçar o contorno territorial do Brasil, incluindo os estados. Indique o nome de cada um deles. Depois, faça o que se pede.

 1. Com os dados obtidos, crie cinco intervalos de modo que cada um apresente valores próximos.

 2. Crie a legenda com os intervalos no canto inferior esquerdo do mapa. A variação de cores deve ser gradual e harmônica.

 3. Pinte cada estado de acordo com o valor correspondente ao intervalo estabelecido na legenda.

 4. Insira elementos cartográficos, como orientação, título, fonte e escala.

 5. Analise a distribuição espacial desse indicador. Traga sua reflexão para ser discutida em sala de aula.

                                                                                   5ªAula

ETAPA1: Dando continuidade ao capítulo 5 sugerir aos alunos a assistir com os alunos o vídeo ( Aspecto Demograficos Brasileiros) que estão disponível no link: https://youtu.be/I6ZtwNobfIk  . Em seguida iniciar uma discursão e pedir que anotem no caderno as informações que considerem mais relevantes a respeito do vídeo. O professor pode também trabalhar o texto proposto na apostila.

                                                                     

                                                                                 6ªAula

 

ETAPA1:Levantamento prévio da aula anterior. Dando continuidade ao objeto de conhecimento abordado solicitar uma atividade complementar proposta na apostila ou da página 75 do livro didático Araribá Mais Geografia.

 

                                                                          ATIVIDADE

 

1.       O ritmo de crescimento da população brasileira tem diminuído desde a década de 1960. Aponte dois fatores que contribuíram para a queda da taxa de natalidade no Brasil.  

 

2.        Caracterize a distribuição da população no território brasileiro.

3.        Em grupo, analisem a charge e discutam sobre a mensagem que ela transmite. Ouçam com atenção a opinião de cada um e, depois dessa conversa, respondam às questões.

a) Qual é a mensagem transmitida na charge?

b) Com base na charge, pode-se afirmar que o Brasil é um país pobre e de baixo desenvolvimento humano? Justifique sua resposta.

 

                                                                                 7ªAula

 

ETAPA1: Nesta etapa o professor(a) busca explicar a formação da população brasileira do ponto de vista étnico, mostrando a importância dos diferentes grupos na formação da  identidade nacional. O conceito de migração e de seus diferentes tipos (internas e externas)também será trabalhado, assim como as principais correntes migratórias brasileiras do séculoXX.Em seguida orientar os estudantes a fazer uma pesquisa e se possível fazer a apresentação, e momento de tira possíveis dúvidas.

 

Pesquise  o que  significam:

a) Êxodo rural.

b) Migração interna

c) Migração externa.

 

3.Na categoria  raça ou  cor,  cada  pessoa  pode  se auto  declarar conforme  sua  preferência.

Que  é  a sua cor?

 

4. Brasil  é  um  país  de grande diversidade  cultural e devemos  respeitar esta  variedade e não  aceitar a intolerância.

Pesquise o que  significam os termos  abaixo  e dê  exemplos.

a)Intolerância étnica.

b) Intolerância  religiosa.

 

5. Copie  esta  frase no  seu  caderno:

 

Na vida não precisa-se concordar com tudo, mas é necessário respeitar a opinião alheia.

link:  https://youtu.be/llD0Qma8frs                                                                            

 

                                                                             8º Aula

ETAPA1: Levantamento prévio da aula anterior fazendo alguns questionamentos e em seguimento solicitar que os estudandes façam a leitura e interpretação do texto.

Texto:

 

                                                         A heterogeneidade da população brasileira

 

 O povo brasileiro é o resultado de séculos de miscigenação entre diversos povos, principalmente indígenas, africanos e europeus, que aos poucos incorporaram características físicas e culturais uns dos outros. Essa diversidade se reflete em aspectos culturais, como a língua oficial do país (que é portuguesa, mas possui muitas palavras de origem indígena e africana), as religiões, a culinária e a música; e nas características físicas das pessoas, como a cor da pele e dos cabelos e a fisionomia. A composição da população é diferente em cada estado do Brasil. Ela reflete o processo de ocupação que ocorreu em diferentes partes do território brasileiro.

                                                                      POVOS INDÍGENAS

  Os povos indígenas do Brasil são descendentes dos habitantes nativos que aqui viviam antes da chegada dos colonizadores europeus no século XVI. O censo de 2010 registrou que a população indígena brasileira ultrapassa 896 mil indivíduos, pertencentes a 305 etnias, e se concentram, principalmente, na Região Norte do país.

                                                                Preservando a cultura indígena

 Aproximadamente 58% dos indivíduos que se declararam indígenas no censo de 2010 habitavam Terras Indígenas, áreas reconhecidas pelo governo brasileiro como de ocupação legítima dos grupos indígenas que sobre elas detêm autonomia. Entre os indivíduos que viviam fora de Terras Indígenas, parcela significativa habitava áreas urbanas em 2010, onde, em geral, é mais difícil preservar a língua e a cultura tradicional, sobre tudo entre os jovens.

                                                                       POVOS AFRICANOS

Entre os séculos XVI e XIX, cerca de 4 milhões de africanos de diversos grupos étnicos foram escravizados e trazidos para o Brasil para trabalhar nas lavouras de cana- -de -açúcar e tabaco, na mineração e em outras atividades econômicas. Muitos aspectos do cotidiano do povo brasileiro são legados desses povos que vieram da África, incluindo estilos musicais e artísticos, costumes culinários, manifestações culturais e religiosas, além de diversas palavras que usamos no dia a dia. Também existem centenas de comunidades quilombolas no Brasil, que são grupos de ancestralidade africana remanescentes de antigos quilombos ou formados após o fim da escravidão. A luta atual desses povos é para que sejam socialmente incluídos e que suas terras sejam reconhecidas e preservadas.

                                                                                OS IMIGRANTES

  Grande parte da população brasileira é formada por descendentes de pessoas vindas de diferentes partes do mundo. A chegada de imigrantes ao Brasil, principalmente em busca de trabalho e melhores condições de vida, ocorreu de maneira particularmente intensa entre meados do século XIX e meados do século XX, quando muitos europeus (principalmente portugueses, italianos, espanhóis, alemães) e asiáticos (sírios, libaneses, japoneses, entre outros) chegaram ao país. Nos últimos anos, muitos imigrantes provenientes dos países vizinhos, principalmente Bolívia, Argentina e Uruguai, vêm se fixando no Brasil. Em contrapartida, muitos brasileiros são emigrantes.

                                                         MIGRAÇÕES EXTERNAS NO BRASIL

  Como mencionado anteriormente, um dos períodos de maior imigração externa (entrada de estrangeiros) no Brasil se deu nos séculos XIX e XX, quando o país recebeu um grande número de europeus e asiáticos.

                                                                 MIGRAÇÕES INTERNAS

  A migração interna ocorre quando a população se desloca dentro de um mesmo país. Assim, as migrações internas podem ocorrer, por exemplo, de um estado para outro ou de um município para outro dentro de um mesmo estado. Na sua família, já aconteceram migrações? Você ou seus pais nasceram na mesma localidade (município, estado ou país) onde vivem atualmente? E seus avós, bisavós e tataravós? Atualmente, milhões de brasileiros vivem fora de seu estado ou município de nascimento, pois muitas migrações internas ocorreram no Brasil ao longo do século XX.

                                                                        Entre 1940 e 1990

  Entre as décadas de 1940 e 1950, ocorreram diversos deslocamentos populacionais do Nordeste para o Sudeste. A partir da década de 1950, com a aceleração do processo de industrialização, muitos moradores da zona rural deixavam o campo rumo à cidade. Os trabalhadores rurais buscavam emprego e condições de vida melhores.

 Da década de 1960 à de 1980 esses deslocamentos aconteceram principalmente em direção às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que concentravam o maior número de indústrias e oportunidades de trabalho.

  Entre 1960 e 1990, as regiões Centro-Oeste e Norte também receberam nordestinos, atraídos pelas atividades extrativistas ou pela esperança de adquirir lotes de terra na região da Amazônia.

                                                                 De 1990 aos dias atuais

  A partir da década de 1990, o fluxo de migrantes provenientes do Nordeste em direção ao Sudeste se manteve, embora em número menor do que nas décadas anteriores. Além disso, muitos nordestinos passaram a voltar ao seu estado de origem, caracterizando a migração de retorno, em função, principalmente, do desenvolvimento econômico da região nas últimas décadas.

 

                                                                               9º Aula

 

ETAPA1:Iniciar essa etapa com uma sondagem da aula passada e dando continuidade com uma atividade complementar, para os estudantes possa exercitar mais a aprendizagem conhecimento.

 

ESCOLA – .........................................................................................TURMA - ...................

COMPONENTE CURRICULAR – GEOGRAFIA          7º ANO

NOME - ......................................................................... TURNO - .........................................

                                                            Atividade Complementar

 

1.      Baseado na “População brasileira” e a “ heterogeneidade da população brasileira responda as questões:

2.      Quais são as características da população brasileira?

3.      O crescimento natural ou vegetativo de uma população é determinado pela diferença entre quais taxas?

4.      Marque a alternativa que corresponde a questão. Entre quais taxas o crescimento natural ou vegetativo de uma população é determinado?

a)    Crescimento populacional

b)    Densidade demografia

c)    Natalidade e mortalidade

d)    Mortalidade e crescimento populacional

5.      Assinale a alternativa correta. É um tipo de gráfico que representa os dados sobre a população masculina e feminina por idades.

a)    Taxa de Natalidade

b)    Taxa de Mortalidade

c)    Pirâmide Etária

d)    Crescimento Populacional

6.      Marque a alternativa que afirma. Fatores que podem ser considerados como responsáveis pelas alterações nas taxas de natalidade e de mortalidade brasileiras nas últimas décadas.

a)    A queda na taxa natalidade e a queda na taxa de mortalidade

b)    A queda no crescimento populacional

c)    A baixa densidade demográfica

d)    A pobreza no Brasil

7.      É o resultado de século de miscigenação entre diversos povos, principalmente indígenas, africanos e europeu, que aos poucos incorporam características físicas e culturais uns dos outros. Esse contexto faz relação a qual alternativa?

a)    Povos indígenas

b)    População brasileira

c)    Povos africanos

d)    Migrações internas

8.      Grande parte da população brasileira é formada por descendentes de pessoas vindas de diferentes partes do mundo. Diante desse contexto marque a alternativa correta.

a)    Povos africanos

b)    Os imigrantes

c)    Migrantes sazonais

d)    Migrações intrarregionais

9.      Porque a população brasileira é marcada pela diversidade?

10.  Porque as pessoas migram?

11.  O que são comunidade quilombolas?

12.   

 ETAPA 2 : Correção da atividade.                  

 

  SUGESTÃO: Se possível for o professor(a) pode disponibilizar um vídeo sobre “A heterogeneidade da p

população brasileira "que esta disponível no link:  https://youtu.be/llD0Qma8frs .

  Referencia :

Livro didático Araribá Mais Geografia

Na vida não precisa-se concordar com tudo, mas é necessário respeitar a opinião alheia.

link:  https://youtu.be/llD0Qma8frs                                                                            

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1426&evento=3#:~:text=Consumismo%20%C3%A9%20o%20ato%20de,do%20cinema%2C%20exercem%20nas%20pessoas.

  link:  https://youtu.be/llD0Qma8frs

Jogo sobre a População brasileira .                               https://wordwall.net/pt/resource/56954753/popula%C3%A7%C3%A3o-brasileira                                                   

 

RECURSOS: ( 64 a 75)Livro didático; ( ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( ) Vídeo; ()   Computador; ( ) Jogos; (X) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (X) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (74, 75)

( ) Seminários; (X) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;(X) Atividade escrita; () Avaliação da participação; Outros:

 

                                                                     Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário