SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA:
Consumo Subtema: Consumo sustentável do planeta. |
Unidade Temática: Conexões e Escalas Objetos do Conhecimento: Transformação das paisagens naturais e
antrópicas. |
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Objetivo geral:
Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação
recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas
também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive
para compreender e planejar onde
se viver. |
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Ano: 6° Período: 12/06/2023 a 30/06/2023 Nº de Aulas: 9 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE04)
Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente
urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das
bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da
superfície terrestre e da cobertura vegetal. (EF06GE04BA) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento
superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais
componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da
Bahia e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura
vegetal. (EF06GE04IT) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento
superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais
componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia
e do município de Itamaraju e a sua localização no modelado da superfície
terrestre destacando planaltos e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal
de mata Atlântica. |
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes
temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas
como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da
história. 6.Construir
argumentos com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro,
sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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6.Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam
a consciência socioambiental e o
respeito à biodiversidade e ao
outro ,sem preconceito de qualquer natureza.
7.Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia;
autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais
confiante, com isso só tem a ganhar
o reconhecimento em si e as características que o tornam
único. Contudo estimulando o compromisso tanto
no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.
Sugestão : O
professor usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade . ETAPA
2:
Como sugestão de atividade, trazemos algumas possibilidades visando estimular
o avanço na leitura e na escrita, mais claro que cada professor é livre para direcionar mediante a realidade de
suas turmas: Opção
1-
Elaborem um texto resumo de no minimo 25 linhas das páginas 83 a 88 do livro
didático Araribá Mais Geografia, incluindo as partes que julgarem mais
importantes. Opção
2- Direcione os estudantes a produzirem 10
Você sabia? Também das páginas 83 a 88. Ambas possibilidades estimulará os
estudantes.
5º AULA ETAPA
1: Antes
de iniciar a etapa faça uma reflexão sobre o que foi abordado nas aulas anteriores
sobre “OS CONTINENTES”. Em seguida o professor deverá questionar os estudantes em relaão a seus conhecimentos sobre as
“ILHAS E ARQUIPÉLAGOS que poderá ser impresso, copiado no quadro ou
poderá ser utilizado o livro didático Araribá Mais Geografia, páginas 89 e
90. Sugestão:O
professor pode fazer o ditado do texto, desenvolvendo no estudante a atenção e a concentração por meio da
capacidade auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita.
LEITURA DO TEXTO: AS
ILHAS E OS ARQUIPÉLAGOS As ilhas são porções de
terra emersas cercadas pelas águas de um oceano, mar, rio ou lago. Elas podem
ter pequenas ou grandes dimensões. Arquipélago é um conjunto de ilhas
próximas umas das outras. O Arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, é
formado por cinco ilhas. O Japão, outro exemplo de arquipélago, reúne quatro
ilhas grandes e milhares de ilhas pequenas. Ilhas
continentais e ilhas oceânicas As ilhas são continentais quando se
localizam nas proximidades de um continente. Em um passado bem remoto, elas
fizeram parte do continente. Um exemplo no Brasil é a Ilha de Santa Catarina,
onde está a cidade de Florianópolis. As ilhas são oceânicas quando não têm
ligação com os continentes. Há dois tipos de ilhas oceânicas: À ilhas
coralíneas (atol); À ilhas vulcânicas. As ilhas oceânicas localizam-se em alto-mar
e fazem parte do relevo submarino. Contudo, levando-se em consideração a
divisão política dos continentes, elas são consideradas parte do continente
do qual estão mais próximas. ETAPA
2: Discussão e questionamentos para os
estudantes: PERGUNTAS 1- O que são as ilhas? 2- Com uma ilha é formada? 3- O que é um arquipélago. Cite exemplos: 4- O que
são ilhas continentais. Cite exemplos: 5- O que é uma ilha oceânica? 6- Quais são os dois
tipos de ilhas oceânicas?
Respostas 1- " As ilhas são
porções de terras emersas cercadas pelas águas de um oceano, mar, rio ou
lago. Elas podem ter pequenas ou grandes dimensões. 2- “Uma ilha pode ter sua origem associada ao
processo de formação do continente do qual faz parte ou ter se formado como
resultado de vulcões que emergiram do fundo dos oceanos ou, ainda, do acúmulo
de corais. " Fonte: Livro - DANELLI, Sônia Cunha de Souza. Projeto Araribá, Geografia 6º ano. Editora Moderna. 2ª Edição.
São Paulo: 2007.
6º AULA ETAPA
1 E 2 : O
professor(a) poderá usar o livro
didático Araribá Mais Geogrfia como ferramenta, utilizando a atividade da
página 91, propocionar o momento de
prover comentários e reflexões sobre o assunto abordado. E aproveitando para
tirá possiveis dúvidas. 7º AULA ETAPA 1 e 2: O professor (a) pode aplicar atividades referentes aos objetos de
conhecimento trabalhados para sistematização do conhecimento:
Sugestões de atividades a) Escreva os nomes dos seis
continentes nos quadros; b) Faça uma estrela no mapa
mostrando o lugar onde você vive; c) Desenhe uma pequena rosa dos
ventos no canto superior direito do mapa. Pronto! d) Vamos criar uma legenda para o
mapa. Você ganhou na loteria e decidiu
viajar por um ano, conhecendo os seis continentes! Qual seria o primeiro
lugar que você iria conhecer em cada um dos continentes? Pesquise lugares que lhe interesse em cada
continente para indicar o lugar onde irá. Não esqueça de escrever também o nome do
país em que fica este lugar. Você vai conhecer: a) na África
_______________________________________________________________________ b) na América
_____________________________________________________________________ c) na
Ásia_________________________________________________________________________ d) na Europa______________________________________________________________________ e) na Oceania _____________________________________________________________________ f) na Antártida _____________________________________________________________________ Responda
as questões a seguir a) Cite os nome dos seis continentes. b) Qual o continente possui a maior área
territorial? E a menor? c) Qual o continente é o mais populoso? d) Em que continente há o maior número de
países? e) Quantos países existem na Oceania? f) Por que na Antártida não possui população
fixa?
8º AULA ETAPA
1e 2 : Nesta
etapa os estudantes terão a oportunidade de Identificar a concepção de oceano; Compreender a importância
do oceano para a vida na Terra; Entender que o oceano e a humanidade estão interligados. Solicitar a leitura coletiva do texto
abaixo por parte dos estudantes; ou mesmo do próprio livro didático Araribá
Mais Geografia nas páginas 92 a 94 a
seguir, na medida que vai seguindo com
a explicação: Oceanos Os oceanos podem
ser definidos como imensos corpos de água salgada que ocupam
as depressões da superfície da crosta terrestre em nosso planeta.
Eles constituem mais de 97% de toda a água que existe no globo, sendo
essenciais para o equilíbrio entre a vida na terra e a vida marinha. Nos oceanos estão as
grandes correntes marítimas, que auxiliam na
formação de precipitação devido à evaporação das águas em todo o
mundo, além de contribuírem para as dinâmicas climáticas nos diferentes
lugares da Terra, o que pode ser assustador, como a formação de tufões e
furacões.
Oceanos do mundo Para tornar mais fácil a
compreensão sobre os oceanos, a ciência dividiu-os em cinco, levando em
consideração sua localização geográfica, e variação climática e de latitude.
Mares "Inseridos nesses oceanos
estão os mares, essa expressão significa regiões ou partes dos oceanos que se
encontram nas proximidades dos continentes, em alguns casos eles se
estabelecem no interior dos mesmos. Os mares não possuem uma
homogeneidade quanto à sua composição física no espaço geográfico, dessa
forma, os mares são classificados em: Mares fechados: são aqueles que se encontram nos interiores dos continentes, desse
modo, não apresentam uma ligação de maneira direta com os oceanos, como, por
exemplo, o mar de Aral e o mar Cáspio. Mares abertos: estão diretamente ligados aos oceanos que se encontram nas
proximidades Já no caso dos mares interiores existem restritas passagens que
possibilitam uma conexão com os oceanos, a ligação ocorre por meio dos
estreitos. Mar interior: mm mar interior tem uma ligação bem menor
com o oceano, geralmente ligado por um pequeno estreito. O principal
representante deste tipo é o Mar Mediterrâneo, localizado entre África e
Europa, é ligado ao Atlântico pelo estreito de Gibraltar. Outro muito
conhecido é o Mar Negro, neste caso, o estreito do Bósforo (Turquia) liga-o
ao Mediterrâneo. Veja mais sobre
"Oceanos e mares" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceanos-mares.htm O professor(a) pode também sugerir uma roda de conversa com perguntas
e respostas sobre os conteùdos abordados.
9º AULA ETAPA 1 e 2: Após a leitura,
interpretação do texto e bate papo, orientar aos estudantes a copiar e
responde a atividade no caderno. Agora vamos responder as questões baseado na leitura,
rodas de conversa e interpretação do texto. 1-
Assinale a alternativa que não aponta uma importância dos oceanos para a
Terra ou para os seres vivos: a) Dentre os
elementos terrestres, são os oceanos os maiores responsáveis por influenciar
os climas do planeta. b) Os oceanos
funcionam como indicativos químicos e biológicos das condições biológicas e
climáticas. c) É nos oceanos
que há a maior absorção de CO2 da atmosfera, através da fotossíntese
realizada pelos plânctons e algas marinhas. d) Os oceanos são
os responsáveis pela abundância de água para as atividades humanas
relacionadas com o consumo dessa substância pelo organismo. 2-“Os oceanos
ocupam cerca de 70,7% da superfície terrestre, e o _________________, com
extensão de aproximadamente 146,5 milhões de quilômetros quadrados, é o maior
de todos eles. Ele também apresenta a maior profundidade média: 4.049 metros,
sendo que o ponto mais profundo, na fossa das Marianas, atinge 11.022
metros”. Retirado de: www.brasilescola.com O nome do oceano que preenche a
lacuna conforme as características citadas é o: a)
Ìndico b)
Glacial Ártico c)
Pacífico d)
Atlântico Relacione as
colunas, indicando as respectivas características dos oceanos. ( ) Oceano Pacífico ( ) Apresenta a maior profundidade média dos
oceanos ( ) Oceano Índico (
) As diferenças de temperaturas provocam a ocorrência das monções ( )
Oceano Atlântico
( ) Maciça presença de
terremotos e tsunamis. ( ) Origina os fenômenos “El Niño” e “La
Niña”. V.
( ) Os maiores rios do mundo
desembocam em suas águas
Atividade
de pesquisa 1)
Escreva em seu caderno a
qual oceano cada item se refere: a) Possui grande fluxo de
navegação, por localizar-se entre América e a Europa. b) É o menor dos quatros
oceanos e possui água mais aquecida. c) Tem a maior extensão,
além de apresentar as maiores profundidades. d) Suas águas permanecem
congeladas por um longo período do ano. 2) O que são Oceanos? 3) O que são Mares? 4) O que são Correntes
Marítimas? 5) Qual é o segundo maior
oceano do mundo e como ele se divide? SUGESTÕES DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: ATIVIDADE -1 1. Fazer um levantamento
e sondagem sobre o assunto abordado na aula anterior. Sugerir a leitura compartilhada do texto proposto abaixo ou utilizar o livro
didático Araribá Mais Geografia páginas 95 a 97.
Uso
dos oceanos e mares
Exploração
e riscos ambientais O homem, desde a
antiguidade se organiza e constrói suas civilizações próximas ao mar. Pois
dele extrai recursos e o utiliza para diversas atividades em seu dia-a-dia.
Historicamente os oceanos foram fundamentais nas grandes navegações para que povos
descobrissem novas terras, ampliassem seus territórios e colocassem em
prática seu projeto de colonização, mas diversas ações humanas colocam em
risco a biodiversidade dos mares e oceanos Sobrepesca
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