5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA PARA O 6º ANO - 2023

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA GEOGRAFIA

TEMA: Consumo

Subtema: Consumo sustentável do planeta.

Unidade Temática: Conexões e Escalas

Objetos do Conhecimento: Transformação das paisagens naturais e antrópicas.

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                         Período: 12/06/2023 a 30/06/2023                         de Aulas: 9

                                                         HABILIDADES

(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04BA) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil e da Bahia e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE04IT) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas do Brasil, da Bahia e do município de Itamaraju e a sua localização no modelado da superfície terrestre destacando planaltos e morros de Itamaraju e da cobertura vegetal de mata Atlântica.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

6.Construir argumentos com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIAS GERAIS

6.Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7.Agir pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso

tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de três semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

                                                                 1º AULA

 

ETAPA 1:  Nesta etapa é importante o professor(a) explanar sobre o tema “Consumo” que será abordado durante parte do 2º Trimestre e também trabalhar temática relacionada ao Aprender Valor.

 A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.


Ação prévia

O professor(a) pode orientar os estudantes a pesquisar previamente em jornais, revistas ou na internet anúncios publicitários de produtos que gostariam de comprar. Eles devem trazer para aula recortes desses anúncios ou fotografias digitais que possam ser apresentadas ao grupo. Caso isso não seja possível, o estudante deve descrever detalhadamente como era o anúncio pesquisado. Para otimizar o tempo da aula, seria interessante que a sala já estivesse dividida em grupos de quatro pessoas.

Para se aprofundar

Ciclo de vida do papel: 
AMDA - Associação Mineira de Defesa do Ambiente - Ciclo de Vida do Papel. Acesso em: 12 out. 2021.

 

 ETAPA 2: Após a pesquisa propocionar um momento de apresentação escuta e socialização.

 

                                                                  2º AULA:

ETAPA 1: Iniciar com um bom dia ou boa tarde e chamada em seguida o professor(a) poderá fazer uma retomada dos objetos de conhecimentos trabalhados com os jogo de perguntas e respostas, dinãmica do verdadeiro ou falso, aproveitando para sanar dúvidas.

                                                               

 

ETAPA 2: Nesta etapa proporcionar aos estudantes a oportunidades de valorizar a diversidade cultural de cada continente; conhecer um pouco da história, natureza, do lazer e do jeito de viver  em continentes diferentes. Saber identificar os continentes ao manusear mapas.

                                                                    3º AULA:

                     

 ETAPA 1e2: Dando continuidade a aula anterior . Solicitar a leitura coletiva do texto abaixo por parte dos estudantes; ou mesmo do próprio livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 83 a 88  a seguir,  na medida que vai seguindo com a explicação.

Texto para leitura:

 

                                                          CONTINENTES E ILHAS

 

 As terras emersas (acima do nível do mar) são divididas em seis continentes: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida. Essa divisão foi criada considerando critérios históricos, culturais, econômicos e políticos, por isso é chamada de divisão política. Esses continentes abrigam diferentes aspectos físicos, como clima, relevo e vegetação, muito variados. Entretanto, não é apenas nos aspectos físicos que existem diferenças. Nos aspectos econômicos e sociais, os países desses continentes apresentam muitas disparidades e desigualdades.

 

 Observe no mapa abaixo a área de cada um desses continentes e o número de pessoas que neles habitava em 2017.

 

 

             Continentes: quais são eles, divisões, países - Escola Kids

 

 

  

 

                  https://www.luis.blog.br/userfiles/image/continentes-da-terra.png 

 

Resumo sobre continentes

Continentes são imensas porções de terra banhadas pelos oceanos.

 

Juntos, somam uma área de 149 milhões de km², aproximadamente.

 

Sua configuração atual é explicada pela teoria da deriva continental.

 

A Terra se divide em seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.

 

País é a unidade política em que os continentes estão divididos, exceto a Antártida.

 

Todos os continentes são banhados por pelo menos um dos cinco oceanos que formam a parcela de água da superfície terrestre.

 

A Ásia é o mais extenso e mais populoso continente do mundo. O menor deles é a Oceania.

 

A Terra é formada por cinco oceanos: oceano Atlântico (América, Europa, África), oceano Pacífico (América, Ásia, Oceania), oceano Índico (Oceania, Ásia, África), oceano Glacial Ártico (Ásia, Europa, América) e oceano Glacial Antártico (Antártica)."

Veja mais sobre "Continentes" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/continentes.htm

 

 

                                                                  4º AULA:

 ETAPA 1: Continuação do objeto de conhecimento  sobre “Continentes”.

                                                        

 Sugestão de atividade

1- A Terra é dividida em quantos continentes? Qual é o maior deles?

 

 

2. Os continentes são terras emersas cercadas pelos oceanos. Observe o mapa e responda. Quais são eles?

 

3. Qual dos continentes apresenta maior desenvolvimento econômico?

(A) América.

(B) África.

(C) Europa.

(D) Ásia.

 

4-Relacione o continente com a sua respectiva característica.

 (a) América. (b) Europa. (c) Ásia. (d) África. (e) Oceania. (f) Antártica.

 

 (  ) Este continente tem a maior área territorial do mundo e concentra 60% da população da Terra.

 (  ) Este continente está localizado na região mais fria do mundo.

 (  ) A Oceania é formada pelo território da Austrália, por grandes ilhas: Nova Zelândia e Papua Nova Guiné; e por inúmeras pequenas ilhas.

 (  ) É também o segundo maior continente do planeta em área territorial.

 (  ) Este continente, possui o maior número de países e é o segundo mais populoso do mundo.

 (  ) Este é o continente em que a maioria dos países apresenta grande desenvolvimento econômico e boa qualidade de vida.

 

5- Em qual continente se localiza o Brasil?

 (A) América.               (B) Europa.                     (C) Ásia.                        (D) África.

 

Sugestão : O professor  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção atividade .

 

 

ETAPA 2: Como sugestão de atividade, trazemos algumas possibilidades visando estimular o avanço na leitura e na escrita, mais claro que cada professor é livre  para direcionar mediante a realidade de suas turmas:

 

Opção 1- Elaborem um texto resumo de no minimo 25 linhas das páginas 83 a 88 do livro didático Araribá Mais Geografia, incluindo as partes que julgarem mais importantes.

Opção 2- Direcione os estudantes a produzirem 10 Você sabia? Também das páginas 83 a 88. Ambas possibilidades estimulará os estudantes.

                                                               5º AULA

ETAPA 1: Antes de iniciar a etapa faça uma reflexão sobre o que foi abordado nas aulas anteriores sobre “OS CONTINENTES”. Em seguida o professor deverá questionar os estudantes  em relaão a seus conhecimentos sobre as “ILHAS E ARQUIPÉLAGOS  que  poderá ser impresso, copiado no quadro ou poderá ser utilizado o livro didático Araribá Mais Geografia, páginas 89 e 90.

Sugestão:O professor pode fazer o ditado do texto, desenvolvendo no estudante  a atenção e a concentração por meio da capacidade auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita.

                                                   LEITURA DO TEXTO:

                                          AS ILHAS E OS ARQUIPÉLAGOS

                                           As ilhas são classificadas em diferentes tipos conforme as suas formações   

 As ilhas são porções de terra emersas cercadas pelas águas de um oceano, mar, rio ou lago. Elas podem ter pequenas ou grandes dimensões. Arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras. O Arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, é formado por cinco ilhas. O Japão, outro exemplo de arquipélago, reúne quatro ilhas grandes e milhares de ilhas pequenas.

 Ilhas continentais e ilhas oceânicas

As ilhas são continentais quando se localizam nas proximidades de um continente. Em um passado bem remoto, elas fizeram parte do continente. Um exemplo no Brasil é a Ilha de Santa Catarina, onde está a cidade de Florianópolis. As ilhas são oceânicas quando não têm ligação com os continentes. Há dois tipos de ilhas oceânicas: À ilhas coralíneas (atol); À ilhas vulcânicas.

As ilhas oceânicas localizam-se em alto-mar e fazem parte do relevo submarino. Contudo, levando-se em consideração a divisão política dos continentes, elas são consideradas parte do continente do qual estão mais próximas.

ETAPA 2: Discussão e questionamentos para os estudantes:

     PERGUNTAS 

                                           Geografia Newton Almeida      

1-  O que são as ilhas? 

2- Com uma ilha é formada? 

3- O que é um arquipélago. Cite exemplos:

4- O que são ilhas continentais. Cite exemplos:

5- O que é uma ilha oceânica? 

6- Quais são os dois tipos de ilhas oceânicas? 

                                                          Respostas

1-    " As ilhas são porções de terras emersas cercadas pelas águas de um oceano, mar, rio ou lago. Elas podem ter pequenas ou grandes dimensões.  

 

2- “Uma ilha pode ter sua origem associada ao processo de formação do continente do qual faz parte ou ter se formado como resultado de vulcões que emergiram do fundo dos oceanos ou, ainda, do acúmulo de corais.  "

3-   " Arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras.  O Arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, é formado por cinco ilhas. O Japão, outro exemplo de arquipélago, reúne quatro ilhas grandes e cerca de três mil ilhas pequenas.  "

4-  As ilhas continentais são aquelas que se localizam nas proximidades de um continente. Essas ilhas fizeram parte do continente num passado bem remoto. Um exemplo de ilha continental, no Brasil, é a Ilha de Santa Catarina, onde está a cidade de Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina. 

5- Uma ilha oceânica é aquela que não tem ligação com um continente, ou seja, está situada longe de qualquer continente, cercada pelas águas de algum oceano. 

6-  Os dois tipos de ilhas oceânicas são:  as coralíneas e as vulcânicas. 

 

Fonte: Livro - DANELLI, Sônia Cunha de Souza. Projeto Araribá, Geografia 6º ano. Editora Moderna. 2ª Edição.  São Paulo: 2007.  

 

                                                          6º AULA

ETAPA 1 E 2 : O professor(a)  poderá usar o livro didático Araribá Mais Geogrfia como ferramenta, utilizando a atividade da página 91, propocionar o  momento de prover comentários e reflexões sobre o assunto abordado. E aproveitando para tirá possiveis dúvidas.

 

                                                              7º AULA

 ETAPA  1 e 2: O professor (a) pode aplicar  atividades referentes aos objetos de conhecimento trabalhados para sistematização do conhecimento:

                                             

                                                 Sugestões de atividades

                                                            

a) Escreva os nomes dos seis continentes nos quadros;

b) Faça uma estrela no mapa mostrando o lugar onde você vive;

c) Desenhe uma pequena rosa dos ventos no canto superior direito do mapa. Pronto!

d) Vamos criar uma legenda para o mapa.

              MAPAS-MÚNDI PARA COLORIR

Você ganhou na loteria e decidiu viajar por um ano, conhecendo os seis continentes! Qual seria o primeiro lugar que você iria conhecer em cada um dos continentes?

 Pesquise lugares que lhe interesse em cada continente para indicar o lugar onde irá.

 Não esqueça de escrever também o nome do país em que fica este lugar. Você vai conhecer:

 

a) na África _______________________________________________________________________

b) na América _____________________________________________________________________

c) na Ásia_________________________________________________________________________

d) na Europa______________________________________________________________________

e) na Oceania _____________________________________________________________________

f) na Antártida _____________________________________________________________________

 

Responda as questões a seguir

 

 a) Cite os nome dos seis continentes.

 b) Qual o continente possui a maior área territorial? E a menor?

 c) Qual o continente é o mais populoso?

 d) Em que continente há o maior número de países?

 e) Quantos países existem na Oceania?

 f) Por que na Antártida não possui população fixa?

 

 

 

 

 

                                                             8º AULA

ETAPA 1e 2 : Nesta etapa os estudantes terão a oportunidade de Identificar a concepção de oceano;    Compreender a importância do oceano para a vida na Terra;

 Entender que o oceano e a humanidade estão interligados.

Solicitar a leitura coletiva do texto abaixo por parte dos estudantes; ou mesmo do próprio livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 92 a 94  a seguir,  na medida que vai seguindo com a explicação:

                                                                   Oceanos

Os oceanos podem ser definidos como imensos corpos de água salgada que ocupam as depressões da superfície da crosta terrestre em nosso planeta. Eles constituem mais de 97% de toda a água que existe no globo, sendo essenciais para o equilíbrio entre a vida na terra e a vida marinha.

Nos oceanos estão as grandes correntes marítimas, que auxiliam na formação de precipitação devido à evaporação das águas em todo o mundo, além de contribuírem para as dinâmicas climáticas nos diferentes lugares da Terra, o que pode ser assustador, como a formação de tufões e furacões.

                                                            Oceanos do mundo

Para tornar mais fácil a compreensão sobre os oceanos, a ciência dividiu-os em cinco, levando em consideração sua localização geográfica, e variação climática e de latitude.

  • Oceano Pacífico: é o maior dos oceanos, com uma aproximada extensão de 146,5 milhões de km². Devido ao seu tamanho, apresenta diferentes condições climáticas e variadas temperaturas. Atinge o oeste da América, o sul da Antártida, a Oceania e o leste asiático.
  • Oceano Atlântico: considerado o segundo maior oceano, é um divisor natural entre os continentes americano, europeu e africano. Devido à Linha do Equador, é chamado de Atlântico Norte (Hemisfério Norte) e Atlântico Sul (Hemisfério Sul).
  • Oceano Índico: no ranking de extensão territorial, é o terceiro maior, banhando o leste do continente africano, o sul da Ásia, o oeste da Oceania, e parte da Antártida.
  • Oceano Glacial Ártico: localiza-se no Polo Norte do planeta, sendo formado por águas congeladas e/ou águas com baixas temperaturas devido ao ângulo de inclinação da Terra e à baixa insolação nessa região.

 

Localidade dos oceanos.

 

                 

                                                          Mares

"Inseridos nesses oceanos estão os mares, essa expressão significa regiões ou partes dos oceanos que se encontram nas proximidades dos continentes, em alguns casos eles se estabelecem no interior dos mesmos.

 

Os mares não possuem uma homogeneidade quanto à sua composição física no espaço geográfico, dessa forma, os mares são classificados em:

 

Mares fechados: são aqueles que se encontram nos interiores dos continentes, desse modo, não apresentam uma ligação de maneira direta com os oceanos, como, por exemplo, o mar de Aral e o mar Cáspio.

 

Mares abertos: estão diretamente ligados aos oceanos que se encontram nas proximidades Já no caso dos mares interiores existem restritas passagens que possibilitam uma conexão com os oceanos, a ligação ocorre por meio dos estreitos.

Mar interior: mm mar interior tem uma ligação bem menor com o oceano, geralmente ligado por um pequeno estreito. O principal representante deste tipo é o Mar Mediterrâneo, localizado entre África e Europa, é ligado ao Atlântico pelo estreito de Gibraltar. Outro muito conhecido é o Mar Negro, neste caso, o estreito do Bósforo (Turquia) liga-o ao Mediterrâneo.

Veja mais sobre "Oceanos e mares" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/oceanos-mares.htm

 

 O professor(a) pode também sugerir uma roda de conversa com perguntas e respostas sobre os conteùdos abordados.

 

 

                                                                9º AULA

 

ETAPA  1 e 2: Após a leitura, interpretação do texto e bate papo, orientar aos estudantes a copiar e responde a atividade no caderno.

 

 Agora vamos responder as questões baseado  na leitura, rodas de conversa e interpretação do texto.

 

1- Assinale a alternativa que não aponta uma importância dos oceanos para a Terra ou para os seres vivos:

 

a) Dentre os elementos terrestres, são os oceanos os maiores responsáveis por influenciar os climas do planeta.

b) Os oceanos funcionam como indicativos químicos e biológicos das condições biológicas e climáticas.

c) É nos oceanos que há a maior absorção de CO2 da atmosfera, através da fotossíntese realizada pelos plânctons e algas marinhas.

d) Os oceanos são os responsáveis pela abundância de água para as atividades humanas relacionadas com o consumo dessa substância pelo organismo.

 

2-“Os oceanos ocupam cerca de 70,7% da superfície terrestre, e o _________________, com extensão de aproximadamente 146,5 milhões de quilômetros quadrados, é o maior de todos eles. Ele também apresenta a maior profundidade média: 4.049 metros, sendo que o ponto mais profundo, na fossa das Marianas, atinge 11.022 metros”. Retirado de: www.brasilescola.com O nome do oceano que preenche a lacuna conforme as características citadas é o:

 

a)    Ìndico             

b)    Glacial    Ártico

c)     Pacífico      

d)     Atlântico

 

 

 

 

 

Relacione as colunas, indicando as respectivas características dos oceanos.

 

(   ) Oceano Pacífico              (   ) Apresenta a maior profundidade média dos oceanos

(   ) Oceano Índico                 (   ) As diferenças de temperaturas provocam a ocorrência das monções

(   )  Oceano Atlântico            (   ) Maciça presença de terremotos e tsunamis.

                                               (    ) Origina os fenômenos “El Niño” e “La Niña”. V.

                                               (    ) Os maiores rios do mundo desembocam em suas águas

 

                                               

                                            Atividade de pesquisa

1)    Escreva em seu caderno a qual oceano cada item se refere:

 

a)    Possui grande fluxo de navegação, por localizar-se entre América e a Europa.

 

 

b)    É o menor dos quatros oceanos e possui água mais aquecida.

 

 

c)    Tem a maior extensão, além de apresentar as maiores profundidades.

 

 

d)    Suas águas permanecem congeladas por um longo período do ano.

 

 

2)    O que são Oceanos?

 

 

3)    O que são Mares?

 

4)    O que são Correntes Marítimas?

 

 

5)    Qual é o segundo maior oceano do mundo e como ele se divide?

 

    SUGESTÕES DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

 

     ATIVIDADE -1

 

 1. Fazer um levantamento  e sondagem sobre o assunto abordado na aula anterior. Sugerir a leitura compartilhada do texto proposto abaixo ou utilizar o livro didático Araribá Mais Geografia páginas 95 a 97.

                                                       Uso dos oceanos e mares

                                              

       Conheça os impactos da pesca predatória - Ciclo Orgânico                Poluição marinha - Ecologia - InfoEscola

                                      Exploração e riscos ambientais

O homem, desde a antiguidade se organiza e constrói suas civilizações próximas ao mar. Pois dele extrai recursos e o utiliza para diversas atividades em seu dia-a-dia. Historicamente os oceanos foram fundamentais nas grandes navegações para que povos descobrissem novas terras, ampliassem seus territórios e colocassem em prática seu projeto de colonização, mas diversas ações humanas colocam em risco a biodiversidade dos mares e oceanos

  Sobrepesca

Um dos principais problemas no litoral brasileiro é a sobrepesca, que é a retirada acima das quotas estabelecidas pelos órgãos ambientais para garantir a manutenção dos estoques pesqueiros. Esse problema junto com a destruição dos “habitats essenciais”, regiões que espécies marinhas utilizam em diferentes fases de seu desenvolvimento, completando seu ciclo de vida, está levando ao declínio dos estoques pesqueiros em todo o país (Dias Neto e Dornelles,1996).

A destruição desses “habitats essenciais” se deve principalmente a utilização de práticas proibidas de pesca, como por exemplo, a pesca de arrasto, pesca com bombas etc. E devido à poluição doméstica e industrial lançado em estuários, baías e mares sem qualquer tipo de tratamento, devido também ao aumento populacional, crescimento imobiliário, construção de estradas, portos etc.

                                             Questionamentos

O que a sobrepesca causa:

Como a sobrepesca afeta os oceanos.

Em sua opinião como podemos acabar com a sobrepesca

Quando a pesca é considerada predatória;

 Poluição das águas

Diariamente, em várias partes do planeta, grandes quantidades de esgoto doméstico, industrial, agrotóxicos das atividades agrícolas, substâncias tóxicas das atividades mineradoras, resíduos sólidos, entre outros poluentes são lançadas nos oceanos.

Outro fator que agrava a poluição marinha são as plataformas de extração de petróleo localizadas nos oceanos e os navios cargueiros, em especial os petroleiros. Estima-se que aproximadamente 10% da poluição marinha é causada por vazamentos desse tipo de navio.

A introdução de petróleo nas águas oceânicas tem como consequência um grande desequilíbrio ecológico: o petróleo não permite que a luz do Sol penetre na água, prejudicando a fotossíntese da vegetação oceânica, causando desequilíbrio na cadeia alimentar; grande mortandade de peixes; prejuízo para a atividade pesqueira etc.

Questionamentos

Como se dá a exploração econômica dos mares e oceanos.

Quais são as formas de exploração dos oceanos

Quais são os principais tipos de poluição nos oceanos e mares.

      Atividade- 2

 Sabemos que cada turma tem uma realidade, uma  dinâmica e um tempo para aprender , estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas, lembre-se! Seu papel é fundamental para que os estudantes possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

Proposta de atividade: Livro araribá Mais Geogrfia páginas 98 e 99.

                 

                                                  Atividades complementares

 

1. Quais são os Oceanos no planeta Terra?

2. Qual a importância dos oceanos?

3. Qual é o maior oceano do planeta Terra?

4. Cite uma característica do Oceano Atlântico.

 5. Quais são os tipos de mares

 

                           Palavras Cruzadas – Continentes e Oceanos

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMm7Uzp0vb7EeMhHrRmVn9UhGFZP1x_2-kcPqVKD_X7nhHxvdDEzSaE9aK6bkEpM9Nd8y4sa8wPjp24MbMmcU6i-r3FX6s3nak5lFOoPpNeSmBKHkQLZndXku_r0cMoVCg7JuUOfSOwoM/s400/oceanos+cruzada.jpg

_____________________________________________________________________

 

1- Continente formado por Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e inúmeras ilhas.

 

2- Grande massa de águas salgadas.

 

3- Tipos de ilhas localizadas nas proximidades de um continente.

 

4- Continente localizado no extremo sul do planeta, na região mais fria do mundo.

 

5- Conjunto de ilhas próximas umas da outras.

 

6- Tipos de ilhas localizadas em alto mar e fazem parte do relevo submarino, não tem ligação com os continentes.

 

7- Continente mais extenso no sentido norte-sul.

 

8- Oceano localizado entre a África e América.

 

9- Tipo de mar que se comunica com o mar através de largas passagens.

 

10- Parte do continente americano onde se localiza o Brasil.

 

11- Continente que tem a maior área territorial do mundo e concentra 60% da população da Terra.

 

12- Tipos de ilhas formadas por vulcões.

 

13- Continente pequeno, porem de grande importância na história da humanidade.

 

14- Oceano que tem sua maior parte localizada no hemisfério Sul, entre a Ásia, a África e a Oceania.

 

15- Tipo de mar que não possui nenhuma comunicação com um oceano ou com outro mar.

 

16- Continente que possui o maio número de países.

 

17- Tipo de mar que comunica-se com o oceano através de estreitas passagens ou canais.

 

18- São massas de águas salgadas que se localizam próximas ao continentes ou no interior destes.

 

19- Maior país da América do Norte, e o segundo maior do mundo.

 

20- Oceano localizado entre Ásia, Oceania e América.

 

21- São porções de terras emersas cercadas pelas águas de um mar, oceano, rio ou lago.

 

Referências:

 

Livro didático Arariá Mais Geografia

https://renapsi.org.br/18-acoes-praticas-para-voce-agir-na-preservacao-do-meio-ambiente/

 

https://www.google.com/search?q=uso+dos+oceanos+e+mares+sexto+ano+explora%C3%A7%C3%A3o&rlz=1C1CHBD_pt-PTBR872BR872&ei=APeAZMW6GsqL5OUPmNKIiAY&oq=uso+dos+oceanos+e+mares+sexto+a

 

http://blog.cicloorganico.com.br/sem-categoria/pesca-predatoria/

 

https://dpid.cidadaopg.sp.gov.br/pde/arquivos/1627393284446~7%C2%AA%20s%C3%A9rie-Geografia%20v.02%20-EJA-Semanas%20%202%20e%203.pdf

 

http://valdineiandrade.blogspot.com/2013/09/palavras-cruzadas-continentes-e-oceanos.html

RECURSOS: (59 a 71 e 74 a 79 ) Livro didático; ( x) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; (x ) Jogos; ( x) Textos Informativos; (x ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; (x ) Trabalho; ( x ) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 73  )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

( x ) Atividade escrita; (  x) Avaliação da participação; Outro

 

                                     Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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