SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
||
Tema: Sustentabilidade no seu
sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para
a vida!” Subtema: Globalização e a
indispensável sustentabilidade ambiental. |
UNIDADE
TEMÁTICA: Conexão
e Escala Objetos
do conhecimento: Corporações e Organismos Internacionais.
Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e
na Oceania. |
|
Objetivo
geral: Objetivo: Estudo do espaço, da
superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos,
frutos darelação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se
vive para compreender e planejar onde se viver. |
||
Ano: 9º Período:
06/06/2022 a 18/06/2022 Nº
de Aulas: 4 |
||
HABILIDADES |
||
|
||
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
||
1. Utilizar
os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e
exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer
conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a
importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres
humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
||
COMPETÊNCIAS GERAIS |
||
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva. 7.
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular,
negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e
promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável
em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao
cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
||
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
||
Autonomia; Autoestima;
Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de
organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o
desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só
tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único.
Contudo estimulando
o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso
profissional. |
||
|
||
ETAPAS
DA AULA / METODOLOGIA |
||
OBS: Professores, essa sequência
terá uma duração de duas semanas para
melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do
aprendizado dos alunos ,ficando mais facil
a avaliação de desempenho da participação nas aulas e
nasatiovidades realizadas. 1º
aula Nesta aula o professor busca apresentar situações que instiguem os
alunos a retoma o conceito de globalização iniciadoanteriormente,
evidenciando o papel da revolução tecnológica e da rede de transporte no
processo de integração econômica entre os países. Sugiro trabalhadas as
consequências da globalização, tanto no aspecto cultural quanto econômico,
permitindo que os alunos analisem o cenário dos padrões de consumo e
desigualdades sociais. Levando também discussão
sobre os impactos ambientais causados
pelo aumento da produção e do consumo, como o aquecimento global e a poluição
das águas. Sugestão para se
trabalhar é a música
de Gilberto Gil (Pela Internet).Em
seguida a introdução do capitulo 3 ( A globalização e seus efeitos), com
leitura compartilhada e explicação,
das páginas 46 ao 52 . Etapa 2 : Logo após a leitura
compartilhada e explicação sobre como
pode ser difícil compreender o espaço mundial sem o desenvolvimento
tecnológico próprio do processo de globalização. E para orientá-los nesse entendimento,
retome exemplos de meios de comunicação utilizados antes da primeira
Revolução Industrial. Sugiro que façam uma comparação entre eles e os meios
de comunicação desenvolvidos a partir da terceira Revolução Industrial. Em
seguida propor a atividade disponível na apostila ou se preferir pedir aos alunos que façam a
atividade da página 52. Sugestão: O professor pode optar
em trabalhar o vídeo da música “Globalização”
( Guilherme Duran). https://youtu.be/LQpCXql7yNs , se assim for
possível. Em seguida propor aos alunos através do uso da música como recurso
pedagógico a importância da compreensão das transformações socioespaciais
decorrentes do processo de integração econômica, política e cultura, a
chamada globalização.Após assistir o vídeo da música provocar aos alunos com
perguntas relacionada ao vídeo como: ·
O
que é Globalização para você? Você
consegue estabelecer relação entre
desenvolvimento tecnológico e globalização? De que maneira? ·
Você
se sente inserido nesse processo de globalização? ·
As respostas serão
anotadas no quadro, formando um painel de palavras e frases que serão o ponto
de partida para a formulação dos conceitos e explição do objeto de
conhecimento pelo professor. Será entregue para cada
aluno uma cópia com a letra da música “Globalização” interpretada por
Guilherme Duran iremos ouvir a música e assistir o vídeo clip, que retrata
algumas imagens e expressões utilizadas pelo interprete, como por exemplo “Tecnológia” é uma aplicação prática
do conhecimentocientifico em diversas àrea de pesquisa. Na sequência será entregue ilustrações de
produtos estrangeiros que mostra a evolução dos meios de transportes a partir
do capitalismo Comercial até a Revolução Técnico-Cientifica.. Na oportunidade o professor promove a
leitura, a escuta e análise da letra da música.. Avaliação
: A avaliação dessa
atividade será em um primeiro momento e também formativa e continua,
incentivando os alunos A desenvolverem sua
capacidade de observação, descrição, análise, discussão, senso critico das
informações através da leitura, análise e compreensão de textos, letra de
músicas, oralidade e escrita.
2º aula Etapa 1:Nesta aula, continuação
da explicação do objeto de conhecimento abordado na aula anterior ,que se
encontra no capítulo3 nas páginas 53
ao 60. Logo após finalizar a explicação exibir a vídeo aula, “ A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS”
disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY . Etapa 2: Para melhor compreensão e conclusão
do conteúdo abordado na aula anterior, orienta aos alunos a fazer a atividade
disponível na apostila ou a atividade do livro didático Araribá Mais
Geografia na pagina 61,se houver tempo faça a correção. Para próxima aula, pedi aos alunos que façam
em casa, a leitura do capitulo 4 (páginas 62 ao 71),para a próxima aula.
ATIVIDADE 1.
Podemos
afirma que a globalização é um processo com consequências estritamente
econômicas? _________________________________________________________________________________________ 2.
Observar e analisar o gráfico da página 58,
questionando a respeito das informações presentes: a)
Entre computadores e celulares,
qual se destaca no Brasil? ______________________________________________________________________________________ b)
Qual região possui o maior número de
computadores? E qual possui menor número?
______________________________________________________________________________________ c)
As diferenças entre as regiões que possuem
celular são acentuadas? ______________________________________________________________________________________ 3.
Por
que a pesquisa e a produção de tecnologia são diferenciais entre os países? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4.
Observe a charge e
elabore um pequeno texto que explique seu significado, considerando o que você
aprendeu sobre globalização e seus efeitos. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ 5. Como os avanços tecnológicos
permitem a troca de informações entre diferentes culturas? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3º
aula Etapa 1: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida o professor se
possível utilizar o data show ou TV para os alunos asistirem o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4 . Logo
após assistirem o vídeo , abra espaço para que os alunos coloquem seu ponto
de vista sobre o tema a ser estudado. Outra sugestão, o professor pode fazer a
explanação sobre “GLOBALIZAÇÃO E O
MEIO AMBIENTE” através da leitura e interpretação do texto resumido da
página do livro didático Araribá Mais Geografia que esta disponível na
apostila. Leitura
e interpretação do texto:
Globalização e meio ambiente A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se
na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo
aquelas referentes à Revolução Técnico-Científica-Informacional, que
propiciou avanços suficientes para integrar as diferentes partes do planeta e
alterar os sistemas de produção no campo e na cidade.
Por definição, a globalização é entendida como o processo
de integração global das sociedades, correspondendo ao período de maior
avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de maneira desigual e,
por vezes, contraditória, todas as partes do mundo encontram-se conectadas,
com um grande fluxo de informações, capitais, bens e valores culturais. Tal
panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser humano interage e gera
impactos sobre o meio natural. No âmbito da questão
ambiental na Globalização, podemos considerar como o principal marco histórico para
a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência
da Revolução Industrial e suas posteriores transformações. Com a
industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais
renováveis e não renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os recursos
hídricos. Além disso, a transformação desses elementos primários passou a ser
acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto atmosférica
quanto dos solos, hídrica e de outros tipos.
As consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos
250 anos são bastante discutidas, e os seus limites exatos ainda não são
muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio científico. De todo
modo, as alterações na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos
naturais são, sem dúvidas, os impactos mais duramente sentidos no contexto
socioespacial. Além disso, somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da
maioria dos cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em um futuro
próximo, com a intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global. No mesmo contexto, insere-se o
fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se intensificando nos países
em desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns
emergentes. Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos, como a extrema
poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão térmica e os
impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos e da ausência de
saneamento ambiental.
Contudo, no cerne do processo de transformação e evolução das técnicas
e dos objetos técnicos que atuam no processo de produção do espaço
geográfico, existe uma incessante busca por alternativas que defendam o
desenvolvimento econômico das sociedades com a preservação do meio natural.
Nesse sentido, emerge o conceito de sustentabilidade, defendido por muitos como a saída necessária e possível
para conciliar o crescimento social com a conservação ambiental. De todo modo, a atenuação dos
efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de
desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os
impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena,
bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso, além da
conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação entre as
nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam às necessidades
básicas para a conservação da natureza. Etapa 2- Nesta aula após a leitura e interpretação
do texto, pedi aos alunos que façam as atividades das páginas 72 e 73. Se
houver tempo, faça a correção da atividade. 4º aula Etapa 1 - Nesta aula o professor aborda o tema: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”, e o subtema a ser trabalhado com
as turmas do 9º ano. “Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental”. Início da aula, apresentar o
tema a ser trabalhado “Globalização e
meio ambiente”. Em seguida indagar aos alunos - O que é sustentabilidade? - Qual sua você conhece algum projeto de sustentabilidade ambiental? - Na sua cidade a projetos voltados para a sustentabilidade ambiental? Logo após o bate – papo,
apresenta o vídeo, “Globalização e a Sustentabilidade”, para melhor compreensão do tema abordado. Acessar o
link: https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I
Logo após, leitura do
texto: Como e por que separar o lixo? A reciclagem reduz, de
forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima
da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada
do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores. A preservação do meio
ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença.
Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do
lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e
aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos
que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados
em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e
gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos
resíduos sólidos descartados para sobreviver. Segundo a última pesquisa
Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas
diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem
urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada.
Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima
e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia. Mais da metade desses
resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso,
o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18%
das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar
os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação
adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor
valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho
dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem;
menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários
e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos. (Adaptado de
http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo)
Atividade
Complementar
1. Todas as alternativas
trazem, a partir da leitura do primeiro parágrafo do texto, vantagens de se
fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios
citados? a) A reciclagem reduz
impacto sobre o meio ambiente. b) A reciclagem reduz
gasto de energia. c) A reciclagem gera
economia de água. d) A reciclagem reduz a
disposição inadequada do lixo. e) A reciclagem reduz a
renda dos catadores de lixo. 2.
Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos dá a
seguinte mensagem: a) Pequenas atitudes
podem contribuir de forma significativa para sua preservação. b) Somente grandes
atitudes diárias ajudam a preservar a natureza. c) A reciclagem do lixo
é o único caminho para preservação da natureza. d) Todo resíduo sólido
pode ser reaproveitado. e) As escolas devem
fazer a reciclagem do lixo. 3.
Leia as três afirmações abaixo: I
–
economiza recursos naturais. II
– gera
renda para catadores de lixo. III
– Mais
da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto. Qual afirmativa traz
somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio
ambiente? a) I, II, III. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III. 4.
O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que: a) essas palavras
possuem o mesmo sentido no texto. b) essas palavras
possuem sentidos opostos no texto. c) resíduos são restos
de lixo não aproveitáveis. d) rejeitos são restos
de resíduos não aproveitáveis. e) rejeitos são restos
de resíduos aproveitáveis. |
||
Obs. O professor(a) e livre para fazer as modificações de acordo a sua
realidade não fugindo do objeto de conhecimento. RECURSOS: ( 44 a 61e 62 a 75 ) Livro didático; (x ) Data show; ( )
Jornal; ( ) Revista; ( x ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 61 e75
) ( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; (x
) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios; (x ) Atividade escrita; ( x) Avaliação da participação; Outros: |
Referencias:
Livro Didático
Araribá Mais Geografia.
Globalização e Sustentabilidade: https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I
https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4
A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS”
Imagem: https://www.docsity.com/pt/globalizacao-e-meio-ambiente/5249278/
SUGESTÕES:
Pela Internet
Letra da música:
Criar meu web site
Fazer minha homepage
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada e um barco que veleje
Criar meu web site
Fazer minha homepage
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada e um barco que veleje
Que veleje nesse info-mar
Que aproveite a vazante da info-maré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse info-mar
Que aproveite a vazante da info-maré
Que leve meu e-mail lá até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Pra manter o debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover o debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da Mac-milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um vídeo-pôquer para se jogar
Jogar
Jogar
Jogar
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover o debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da Mac-milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um vídeo-pôquer para se jogar
Jogar
Jogar
Jogar
Fonte: Musixmatch
Compositores: Gilberto Gil
Letra de Pela internet © Gege Edicoes Musicais Ltda
Refletindo sobre a internet
1) Interpretando a música:
a) O que é o eu lírico? Como a
tecnologia é vista por ele? Qual é o principal objetivo do eu lírico? O eu
lírico é a voz do texto, é quem está falando. A tecnologia para ele é algo bom
que deve ser aproveitado, basicamente, ele quer comunicar-se
com o mundo, utilizando todas as ferramentas que a internet lhe dispõe, para
fazer uma grande viagem em volta do mundo.
b) O eu lírico afirma que devemos
aproveitar a “vazante da infomaré” como podemos fazer
isso? Justifique.
Sair da nossa
rotina, do nosso ambiente, esvaziar-se, para aprender coisas novas. Aproveitar
o mar de informações
que a internet possibilita com o acesso a todos os cantos do mundo, desde
Calcutá até Helsique em questão de segundos.
c) De que se trata esta música?
Trata da rede de comunicação existente
no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital.
d) O autor nos mostra que a tecnologia
pode estar a serviço de quem?
A serviço da
tradição, sem brigar com ela, pelo contrário, promovendo-a, acolhendo-a como um
produto cultural,
capaz de enriquecer as relações humanas.
A GLOBALIZAÇÃO
Letra da música:
Na bolsa de
valores, ações pra todo lado
O norte
evolui, o sul tá atrasado
""produtos estrangeiros
Em prateleiras nacional""
A galera não importa
O que importa é o capital
Tecnologias
de forma brutal
Aumentando a exclusão em escala global
Como eu já falei tá tudo mal
A galera não importa
O que importa é o capital
""vinho
francês, charuto cubano
Terno italiano"", iphone americano
Vamos produzir que a galera tá comprando
Morrendo de trabalhar
Mas pelo menos tá luxando
Vou no
mcdonald, comer um big mc
Tomar uma coca cola
Essas marcas são de fora
Volto pra casa no meu carro da mercedes
Usando meu relógio que comprei dos franceses
Chego em casa
e ligo a tevê
Ela foi muito cara, ela é da lg
Deito no sofá, estou muito feliz
Pego o controle, coloco na Netflix
Multinacionais
que tomaram meus país
Deixando um mais triste, outra mais feliz
Despertando nas pessoas o espírito consumista
Aumentando o poder do sistema capitalista
Músicas de fora, estão no topo das paradas
Ouço justin bieber e depois metálica
""Bob, Michael, Elvis e Kurt Cobain""
Ouço a Rihanna e também o Eminem
A sony music
não para de gravar
Porque ela sabe que todos vão baixar
E em pouco tempo as músicas vão estourar
E no spotify elas vão tocar
Tecnologias de forma brutal
Aumentando a exclusão em escala global
Como eu já falei tá tudo mal
A galera não importa
O que importa é o capital
Multinacionais
que tomaram meus país
Deixando um mais triste, outra mais feliz
Despertando nas pessoas o espírito consumista
Aumentando o poder do sistema capitalista
Músicas de
fora, estão no topo das paradas
Ouço justin bieber e depois metálica
""Bob, Michael, Elvis e Kurt Cobain""
Ouço a Rihanna e também o Eminem
A Sony Music
não para de gravar
Porque ela sabe que todos vão baixar
E em pouco tempo as músicas vão estourar
E no Spotify elas vão tocar
Tecnologias
de forma brutal
Aumentando a exclusão em escala global
Como eu já falei tá tudo mal
A galera não importa
O que importa é o capital
Fonte: LyricFind
Globalização -
Guilherme Durans - LETRAS.MUS.BR
https://www.letras.mus.br › globalização
Guilherme Duran - Globalização (Letra e música para ouvir) - Na bolsa de valores, ações pra
todo lado / O norte evoluiu, o sul tá atrasado / Produto ...
Que Deus continue protegendo e
abençoando a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário