5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 9º ANO - 2022

 

                                                             SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

 Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental.

UNIDADE TEMÁTICA: Conexão e Escala

Objetos do conhecimento:   Corporações e Organismos Internacionais. Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania.

Objetivo geral:  Objetivo: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos darelação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                           Período: 06/06/2022      a  18/06/2022                            Nº de Aulas: 4

HABILIDADES

 

 (EF09GE02BN) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

 (EF09GE05IT) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização em mundialização analisadas a partir da localidade de convivência.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

  1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.    Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS

 1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

  Autonomia; Autoestima; Autoconfiança; Compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo

estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência  terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nasatiovidades  realizadas.

                                                                                    1º aula

Nesta aula o professor busca apresentar situações que instiguem os alunos a retoma o conceito de globalização iniciadoanteriormente, evidenciando o papel da revolução tecnológica e da rede de transporte no processo de integração econômica entre os países. Sugiro trabalhadas as consequências da globalização, tanto no aspecto cultural quanto econômico, permitindo que os alunos analisem o cenário dos padrões de consumo e desigualdades sociais. Levando também discussão sobre  os impactos ambientais causados pelo aumento da produção e do consumo, como o aquecimento global e a poluição das águas.  

 Sugestão para se trabalhar é a música de Gilberto Gil (Pela Internet).Em seguida a introdução do capitulo 3 ( A globalização e seus efeitos), com leitura compartilhada  e explicação, das páginas 46 ao 52 .

 

Etapa 2 : Logo após a leitura compartilhada e explicação sobre  como  pode ser difícil compreender o espaço mundial sem o desenvolvimento tecnológico próprio do processo de globalização. E para orientá-los nesse entendimento, retome exemplos de meios de comunicação utilizados antes da primeira Revolução Industrial. Sugiro que façam uma comparação entre eles e os meios de comunicação desenvolvidos a partir da terceira Revolução Industrial. Em seguida propor a atividade disponível na apostila ou se preferir pedir aos alunos que façam a atividade da página 52.

 

 Sugestão:

O professor pode optar em trabalhar o vídeo da música “Globalização” ( Guilherme Duran). https://youtu.be/LQpCXql7yNs , se assim for possível. Em seguida propor aos alunos através do uso da música como recurso pedagógico a importância da compreensão das transformações socioespaciais decorrentes do processo de integração econômica, política e cultura, a chamada globalização.Após assistir o vídeo da música provocar aos alunos com perguntas relacionada ao vídeo como:

·         O que é Globalização para você? Você consegue estabelecer relação entre  desenvolvimento tecnológico e globalização? De que maneira?

·         Você se sente inserido nesse processo de globalização?

·          

As respostas serão anotadas no quadro, formando um painel de palavras e frases que serão o ponto de partida para a formulação dos conceitos e explição do objeto de conhecimento pelo professor.

Será entregue para cada aluno uma cópia com a letra da música “Globalização” interpretada por Guilherme Duran iremos ouvir a música e assistir o vídeo clip, que retrata algumas imagens e expressões utilizadas pelo interprete, como por exemplo “Tecnológia” é uma aplicação prática do conhecimentocientifico em diversas àrea de pesquisa.

  Na sequência será entregue ilustrações de produtos estrangeiros que mostra a evolução dos meios de transportes a partir do capitalismo Comercial até a Revolução Técnico-Cientifica..

 Na oportunidade o professor promove a leitura, a escuta e análise da letra da música..

 

Avaliação :

A avaliação dessa atividade será em um primeiro momento e também formativa e continua, incentivando os alunos

A desenvolverem sua capacidade de observação, descrição, análise, discussão, senso critico das informações através da leitura, análise e compreensão de textos, letra de músicas, oralidade e escrita.

                                                                    

                                                                              2º aula

Etapa 1:Nesta aula, continuação da explicação do objeto de conhecimento abordado na aula anterior ,que se encontra no capítulo3 nas páginas  53 ao 60. Logo após finalizar a explicação exibir a vídeo aula, “ A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS” disponível no link:  https://www.youtube.com/watch?v=Nw02a2J7UrY .

    Etapa 2: Para melhor compreensão e conclusão do conteúdo abordado na aula anterior, orienta aos alunos a fazer a atividade disponível na apostila ou a atividade do livro didático Araribá Mais Geografia na pagina 61,se houver tempo faça a correção.

 Para próxima aula, pedi aos alunos que façam em casa, a leitura do capitulo 4 (páginas 62 ao 71),para a próxima aula.

                                                                           ATIVIDADE

 

1.      Podemos afirma que a globalização é um processo com consequências estritamente econômicas?

_________________________________________________________________________________________

2.      Observar e  analisar o gráfico da página 58, questionando a respeito das informações presentes:

 

a)      Entre computadores e celulares, qual se destaca no Brasil?

______________________________________________________________________________________

b)       Qual região possui o maior número de computadores? E qual possui menor número? ______________________________________________________________________________________

c)       As diferenças entre as regiões que possuem celular são acentuadas?

______________________________________________________________________________________

3.      Por que a pesquisa e a produção de tecnologia são diferenciais entre os países?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.        Observe a charge e elabore um pequeno texto que explique seu significado, considerando o que você aprendeu sobre globalização e seus efeitos.

                                            

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

 

5.      Como os avanços tecnológicos  permitem a troca de informações entre diferentes culturas?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                                3º aula

 

Etapa 1: Levantamento prévio da aula anterior, em seguida o professor se possível utilizar o data show ou TV para os alunos asistirem o vídeo :  https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4 . Logo após assistirem o vídeo , abra espaço para que os alunos coloquem seu ponto de vista sobre o tema a ser estudado.

 Outra sugestão, o professor pode fazer a explanação sobre “GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE” através da leitura e interpretação do texto resumido da página do livro didático Araribá Mais Geografia que esta disponível na apostila.

 

Leitura e interpretação do texto:

                                                   

                                                            Globalização e meio ambiente

 

 A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo aquelas referentes à Revolução Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção no campo e na cidade.

  Por definição, a globalização é entendida como o processo de integração global das sociedades, correspondendo ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de maneira desigual e, por vezes, contraditória, todas as partes do mundo encontram-se conectadas, com um grande fluxo de informações, capitais, bens e valores culturais. Tal panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser humano interage e gera impactos sobre o meio natural.

 No âmbito da questão ambiental na Globalização, podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial e suas posteriores transformações. Com a industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos. Além disso, a transformação desses elementos primários passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto atmosférica quanto dos solos, hídrica e de outros tipos.

  No campo, os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações recentes introduzidas por conhecimentos científicos, como a biotecnologia. Tudo isso foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural, gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração dos recursos naturais.

  As consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 250 anos são bastante discutidas, e os seus limites exatos ainda não são muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio científico. De todo modo, as alterações na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos naturais são, sem dúvidas, os impactos mais duramente sentidos no contexto socioespacial. Além disso, somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da maioria dos cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em um futuro próximo, com a intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global.

  No mesmo contexto, insere-se o fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se intensificando nos países em desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns emergentes. Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental.

  Contudo, no cerne do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito de sustentabilidade, defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o crescimento social com a conservação ambiental.

  De todo modo, a atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso, além da conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação entre as nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam às necessidades básicas para a conservação da natureza.

    Etapa 2- Nesta aula após a leitura e interpretação do texto, pedi aos alunos que façam as atividades das páginas 72 e 73. Se houver tempo, faça a correção da atividade.

                                                                               4º aula

  Etapa 1 - Nesta aula o professor aborda o tema: Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!, e o subtema a ser trabalhado com as turmas do 9º ano.

 Globalização e a indispensável sustentabilidade ambiental”.

  Início da aula, apresentar o tema a ser trabalhado “Globalização e meio ambiente”. Em seguida indagar aos alunos

- O que é sustentabilidade?

- Qual sua você conhece algum projeto de sustentabilidade ambiental?

- Na sua cidade a projetos voltados para a sustentabilidade ambiental?

Logo após o bate – papo, apresenta o vídeo, “Globalização e a Sustentabilidade”, para melhor compreensão do tema abordado. Acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I

Logo após, leitura do texto:

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO.

      Como e por que separar o lixo?

A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.

Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

(Adaptado de http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo)

                                                               Atividade Complementar

 

 1. Todas as alternativas trazem, a partir da leitura do primeiro parágrafo do texto, vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios citados?

a) A reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente.

b) A reciclagem reduz gasto de energia.

c) A reciclagem gera economia de água.

d) A reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo.

e) A reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo.

2. Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos dá a seguinte mensagem:

a) Pequenas atitudes podem contribuir de forma significativa para sua preservação.

b) Somente grandes atitudes diárias ajudam a preservar a natureza.

c) A reciclagem do lixo é o único caminho para preservação da natureza.

d) Todo resíduo sólido pode ser reaproveitado.

e) As escolas devem fazer a reciclagem do lixo.

3. Leia as três afirmações abaixo:

I – economiza recursos naturais.

II – gera renda para catadores de lixo.

III – Mais da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto.

Qual afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio ambiente?

a) I, II, III.

b) I e II.

c) I e III.

d) II e III.

e) III.

4. O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que:

a) essas palavras possuem o mesmo sentido no texto.

b) essas palavras possuem sentidos opostos no texto.

c) resíduos são restos de lixo não aproveitáveis.

d) rejeitos são restos de resíduos não aproveitáveis.

e) rejeitos são restos de resíduos aproveitáveis.

Obs. O professor(a) e livre para fazer as modificações de acordo a sua realidade não fugindo do objeto de conhecimento.

RECURSOS: (  44 a 61e 62 a 75 ) Livro didático; (x ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (    61 e75    )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios;

(x  ) Atividade escrita; (  x) Avaliação da participação; Outros:

 

 

 

 

 

Referencias:

Livro Didático Araribá Mais Geografia.

Imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.ferrovelhocoradin.com.br%2Fcores-e-simbolos-da-reciclagem%2F&psig=AOvVaw1kIDbCyk3AMiufgnOyzpaw&ust=1654569349986000&source=images&cd=vfe&ved=0CAwQjRxqFwoTCMiE-sjll_gCFQAAAAAdAAAAABAH

Globalização e Sustentabilidade: https://www.youtube.com/watch?v=CYAkCFJzP8I

https://www.youtube.com/watch?v=2TIPNzsLyI4

A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS”

Imagem: https://www.docsity.com/pt/globalizacao-e-meio-ambiente/5249278/

 

SUGESTÕES:

Pela Internet

 

Letra da música:

Criar meu web site
Fazer minha homepage
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada e um barco que veleje

Criar meu web site
Fazer minha homepage
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada e um barco que veleje

Que veleje nesse info-mar
Que aproveite a vazante da info-maré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse info-mar
Que aproveite a vazante da info-maré
Que leve meu e-mail lá até Calcutá
Depois de um hot-link

Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Pra manter o debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

Eu quero entrar na rede
Promover o debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da Mac-milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um vídeo-pôquer para se jogar

Jogar
Jogar
Jogar

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

Eu quero entrar na rede
Promover o debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da Mac-milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um vídeo-pôquer para se jogar

Jogar
Jogar
Jogar

Fonte: Musixmatch

Compositores: Gilberto Gil

Letra de Pela internet © Gege Edicoes Musicais Ltda

 

Refletindo sobre a internet

1) Interpretando a música:

a) O que é o eu lírico? Como a tecnologia é vista por ele? Qual é o principal objetivo do eu lírico? O eu lírico é a voz do texto, é quem está falando. A tecnologia para ele é algo bom que deve ser aproveitado, basicamente, ele quer comunicar-se com o mundo, utilizando todas as ferramentas que a internet lhe dispõe, para fazer uma grande viagem em volta do mundo. 

b) O eu lírico afirma que devemos aproveitar a “vazante da infomaré” como podemos fazer isso? Justifique.

Sair da nossa rotina, do nosso ambiente, esvaziar-se, para aprender coisas novas. Aproveitar o mar de informações que a internet possibilita com o acesso a todos os cantos do mundo, desde Calcutá até Helsique em questão de segundos.

c) De que se trata esta música?

Trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital.

d) O autor nos mostra que a tecnologia pode estar a serviço de quem?

A serviço da tradição, sem brigar com ela, pelo contrário, promovendo-a, acolhendo-a como um produto cultural, capaz de enriquecer as relações humanas.

 

A GLOBALIZAÇÃO


Letra da música:

 

Na bolsa de valores, ações pra todo lado

O norte evolui, o sul tá atrasado
""produtos estrangeiros
Em prateleiras nacional""
A galera não importa
O que importa é o capital

Tecnologias de forma brutal
Aumentando a exclusão em escala global
Como eu já falei tá tudo mal
A galera não importa
O que importa é o capital

""vinho francês, charuto cubano
Terno italiano"", iphone americano
Vamos produzir que a galera tá comprando
Morrendo de trabalhar
Mas pelo menos tá luxando

Vou no mcdonald, comer um big mc
Tomar uma coca cola
Essas marcas são de fora
Volto pra casa no meu carro da mercedes
Usando meu relógio que comprei dos franceses

Chego em casa e ligo a tevê
Ela foi muito cara, ela é da lg
Deito no sofá, estou muito feliz
Pego o controle, coloco na Netflix

Multinacionais que tomaram meus país
Deixando um mais triste, outra mais feliz
Despertando nas pessoas o espírito consumista
Aumentando o poder do sistema capitalista
Músicas de fora, estão no topo das paradas
Ouço justin bieber e depois metálica
""Bob, Michael, Elvis e Kurt Cobain""
Ouço a Rihanna e também o Eminem

A sony music não para de gravar
Porque ela sabe que todos vão baixar
E em pouco tempo as músicas vão estourar
E no spotify elas vão tocar
Tecnologias de forma brutal
Aumentando a exclusão em escala global
Como eu já falei tá tudo mal
A galera não importa
O que importa é o capital

Multinacionais que tomaram meus país
Deixando um mais triste, outra mais feliz
Despertando nas pessoas o espírito consumista
Aumentando o poder do sistema capitalista

Músicas de fora, estão no topo das paradas
Ouço justin bieber e depois metálica
""Bob, Michael, Elvis e Kurt Cobain""
Ouço a Rihanna e também o Eminem

A Sony Music não para de gravar
Porque ela sabe que todos vão baixar
E em pouco tempo as músicas vão estourar
E no Spotify elas vão tocar

Tecnologias de forma brutal
Aumentando a exclusão em escala global
Como eu já falei tá tudo mal
A galera não importa
O que importa é o capital

Fonte: LyricFind



Globalização - Guilherme Durans - LETRAS.MUS.BR

https://www.letras.mus.br › globalização

 

Guilherme Duran - Globalização (Letra e música para ouvir) - Na bolsa de valores, ações pra todo lado / O norte evoluiu, o sul tá atrasado / Produto ...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                             

 

 

                                                                    Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário