SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
|
Tema: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Subtema: Atitudes Sustentáveis: iniciativas a favor
do meio ambiente |
Unidade
Temática:
Conexões e Escalas. Objetos
do conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial
e local. |
Objetivo
geral: Estudo
do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos,
frutos darelação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de
ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se
vive para compreender e planejar onde se viver. |
|
Ano: 8º Período:
06/06 a 18/06/22 Nº
de Aulas: 4 |
|
HABILIDADES |
|
(EF08GE04) Compreender os fluxos de
migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos, assim como
fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias
da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana. (EF08GE04IT)
Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e
forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais
políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional,
baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de
Itamaraju. |
|
COMPETÊNCIA
ESPECÍFICA |
|
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a
interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de
investigação e de resolução de problemas. 2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do
conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para
a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. 3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação
do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço,
envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição,
extensão, localização e ordem. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS
|
|
1.Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. 6:Construir
argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e
pontos de vista que respeitem e promovam a consciência
socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro
,sem preconceito de qualquer natureza. 7:Agir pessoal e
coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade
,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões
socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e
solidários. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima;
autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de
buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA
/ METODOLOGIA |
|
OBS:
Professores,
essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida
de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos
,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas
atividades realizadas. |
Sugestão
:
O professor usando o mesmo objeto de
conhecimento, pode trabalhar uma outra opção de atividade.
1º AULA
ETAPA
1:
Inicie a aula fazendo um levantamento prévio da aula anterior, Em seguida expor
aos alunos o tema “Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à
vida, por todas as formas de vida e para a vida!”, que será trabalhado durante a unidade. Em seguida orientar aos
alunos a fazer a leitura e interpretação do texto e responder as questões
proposta sobre “Desenvolvimento sustentável "que esta disponível na apostila.
Ser sustentável é essencial para
preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se
esgotam.
·
Cite 03 práticas sustentáveis?
·
O que é desenvolvimento sustentável?
TEXTO
PARA LEITURA E INTERPRETAÇÃO:
Desenvolvimento
Sustentável
Para isso, todas as formas de relação do homem com a natureza devem
ocorrer com o menor com dano possível ao ambiente . As políticas , os sistemas
de produção, transformação, comércio e serviços – agricultura, indústria,
turismo, serviços básicos mineração etc.- e o consumo têm de existir
preservando a biodiversidade e as próprias pessoas, enfim, protegendo a vida no
planeta.
Assim, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, as indústrias
devem controlar a emissão de gases poluentes na atmosfera e evitar lançar
resíduos tóxicos no solo e rios, a agricultura deve buscar reduzir o uso de
agrotóxicos e o desmatamento de áreas- matas, cerrados etc.: as cidades devem
respeitar as áreas de florestas e os rios que protegem seus mananciais e reduzir o volume de resíduos
aproveitado.
De modo geral, as pessoas devem
tomar atitudes como não desperdiçar água, destinar correntemente seu lixo,
consumir alimentos mais saudáveis, preservar bosques e todo tipo de área
verde”.
HAMMES,Valéria Sucena . O que é desenvolvimento
sustentável. O Estado de S. Paula, 28 jul
20.
1.
Você acha possível a conciliação de uma
política de desenvolvimento sustentável com o sistema econômico capitalista?
ETAPA
2: Correção
da atividade aproveitar para sanar possíveis dúvidas.
2º AULA
ETAPA
1:
Nesta etapa o professor fará uma abordagem de um tema atual e presente nas
notícias cotidianas do mundo e do Brasil: as migrações, com destaque para os
refugiados que fogem de conflitos ou difíceis condições de vida em seu país ou
lugar de origem. Pergunte aos alunos se eles se recordam de qual é a origem dos
principais grupos de refugiados na atualidade.
Verifique também se eles já
ouviram sobre a entrada de venezuelanos no Brasil .
O professor fará a leitura do
texto, em seguida se possível, escrever no quadro e pedir aos alunos para reescreverem
no caderno com organização. Pergunte se algum aluno tem ascendência de algum
grupo imigrante e peça a ele que conte se sua família mantém algum costume de
pais, avós ou até bisavós.
TEXTO:
Migrações, refugiados e diversidade
A diversidade mundial tem relação com os
movimentos migratórios que marcam a história dos povos e das nações. Desde a
Pré-história ocorrem migrações, por razões variadas, como a busca por melhores
condições de vida e a fuga de guerras e conflitos.
No fim do século XIX e no início
do XX, muitos europeus emigraram de seu continente e foram, em grande parte,
para as Américas do Norte e do Sul em busca de uma vida melhor e com mais
oportunidades. O Brasil é um dos países que receberam muitos desses migrantes,
principalmente italianos. A partir da segunda metade do século XX e do início
do XXI, muitas migrações ocorreram em consequência de conflitos e guerras
civis.
UM
MUNDO DIVERSO
A diversidade do modo de vida das populações em todo o mundo pode ser
constatada por inúmeros aspectos, como os culturais, religiosos, históricos,
artísticos, políticos e econômicos, entre outros.
Conhecendo esses aspectos, temos condições de compreender melhor cada
sociedade e, inclusive, enxergar a relação entre tais aspectos, diferenciando
cada grupo. As religiões, por exemplo, além da função espiritual, exercem papel
cultural e político.
O idioma
é outro aspecto muito importante para diferenciar as sociedades humanas, pois
está relacionado à identidade de certo grupo, além de poder contribuir para a
expansão cultural de determinado país.
A
diversidade étnica e cultural
O atual
processo da globalização e os consequentes movimentos migratórios têm
possibilitado a ampliação da diversidade étnica e cultural no mundo.
Com os avanços tecnológicos, o desenvolvimento dos meios de transporte e
de comunicação e o aumento da circulação de informações, bens, serviços e
pessoas, cada vez mais vem ocorrendo a socialização entre diversos grupos
étnicos e culturais, que possuem idiomas, costumes, valores, tradições e
religiões distintos.
Como vimos, existe uma grande diversidade étnica e cultural no mundo.
Porém, infelizmente, muitos grupos sociais e até Estados adotam posturas
preconceituosas e intolerantes em relação a determinados grupos étnicos.
Outro problema relacionado ao preconceito e à intolerância, que vem
ganhando força principalmente em países desenvolvidos do continente europeu, é
a xenofobia, que pode ser entendida como a aversão ao cidadão estrangeiro.
Livro didático de Araribá Mais Geografia
pág. 48 a 51.
ETAPA
2: Após a reescrita solicite novamente a leitura,
dessa vez pelos alunos. Professor aproveite para retomar conceitos trabalhados
na sequência anterior sobre a migração no fim do século XIX e início do XX, o
conteúdo apresentado abre a possibilidade do trabalho com as habilidades EF08GE03 e EF08GE04. Aqui, traz-se os principais fluxos migratórios da época e
a quantidade de pessoas que partiram da Europa rumo ao continente americano,
incluindo a América Latina. Em seguida solicite a atividade disponível na
apostila.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
1.
Responda de acordo com o texto:
a) A
diversidade do modo de vida das
populações em todo o mundo pode ser constatada por inúmeros aspectos. Quais são
eles?
b) Por que
o idioma é outro aspecto muito importante, além de poder contribuir para a
expansão cultural de determinado país?
2. Leia o texto e responda ás questões.
Artigo 3 – A diversidade cultural, fator de
desenvolvimento
A diversidade
cultural amplia as possibilidades de escolha
que se oferecem
a todos; é uma das fontes do desenvolvi-
mento,
entendido não somente em termos de crescimento
econômico,
mas também como meio de acesso a uma
existência
intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória.
UNESCO.
Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. É possível encontrar o
documento na íntegra na internet, no site da UNESCO.
a) Se você
tivesse que explicar a um colega a importâcia da diversidade cultural quais
argumentos utilizaria?
3º AULA
ETAPA
1: Iniciar
a aula com um levantamento prévio da aula anterior. Logo após continuação do
objeto de conhecimento sobre “Migrações". Comente com os alunos que existem várias hipótese de como seres humanos migraram pelos
continentes ao longo da Pré-História. . No continente americano, há duas
hipóteses principais: os primeiros seres humanos chegaram pelo estreito de
Bering, que estaria congelado e, devido a efeitos de uma glaciação, o nível dos
mares estava mais baixo. Outra hipótese é que esses grupos partiram do Sudeste
asiático em direção às ilhas da Oceania e, gradativamente, às ilhas do Oceano
Pacífico, até alcançarem a costa oeste do continente sul-americano. Leitura compartilhada do texto 1 ou do texto 2 e
Texto1:
MIGRAÇÕES
Um aspecto importante no que diz respeito à
distribuição populacional são as migrações. Essas movimentações de entrada
(imigração) ou saída (emigração) de população podem ser internacionais (de um
país para outro) ou internas (dentro de um mesmo país). Ao analisar a dinâmica
populacional de um local, devemos levar em conta as migrações e a taxa de
crescimento vegetativo.
Fluxos migratórios até o século XIX
Os fluxos migratórios fazem parte
da história da humanidade desde a Pré-História. Ao longo do tempo, foram
motivados pelas mais diversas razões, de acordo com o contexto histórico, social,
político e territorial.
A teoria mais aceita no meio científico indica que as primeiras
migrações, durante a Pré-História, partiram da África, onde surgiu o Homo
sapiens, há cerca de 200 mil anos.
Já entre os séculos XVI e XIX,
grande parte dos fluxos migratórios ocorreu no contexto do colonialismo
europeu. A expansão e a exploração territorial, bem como a busca por fontes de
matérias-primas e novos mercados consumidores, impulsionaram fluxos migratórios
das potências europeias da época para os continentes americano, asiático e
africano. Nesse período, ocorreu a migração forçada para o continente americano
de uma grande população de africanos escravizados.
Fluxos
migratórios no fim do século XIX e no início do século XX
Um dos fluxos migratórios que
mais se destacaram no contexto mundial nos séculos XIX e XX foi o de europeus.
Do fim do século XIX às primeiras décadas do século XX, cerca de 60 milhões de
pessoas deixaram a Europa e se dirigiram para os Estados Unidos.
Fluxos
migratórios contemporâneos
Depois da Segunda Guerra Mundial
(1939-1945), o fluxo se inverteu: a Europa se tornou um dos principais destinos
de imigrantes, provenientes das mais diversas partes do mundo, em busca de
melhores condições de vida e de emprego.
Refugiados
e deslocados internos
Atualmente, um fluxo que tem
ganhado cada vez mais destaque e preocupado governos de países do mundo todo é
o de refugiados e deslocados internos. Quando as pessoas se deslocam dentro do
próprio país, fugindo de conflitos, são denominadas pela Organização das Nações
Unidas (ONU) como deslocados internos. Quando saem do país, são chamadas de
refugiados. A ONU tem uma agência para os deslocados internos e os refugiados,
conhecida como Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).
Conflitos
e refugiados no mundo
A história da humanidade registra diversos
conflitos devido a motivações econômicas, desigualdades sociais e intolerância
étnica e religiosa. Como consequência, podemos observar um enorme contingente de
pessoas obrigadas a abandonar seus lares em busca de sobrevivência.
Livro
Didático Araribá Mais Geografia, páginas 52 a 59.
TEXTO
2:
“Migrações, refugiados e diversidade”
O atual processo da globalização
e os movimentos migratórios tem possibilitado a ampliação da diversidade étnica
e cultural. As movimentações de entrada ( imigração) ou saída ( emigração) de
população podem ser internacionais, ou internas( dentro de um mesmo país).
Entre os séculos XVI e XIX, parte dos fluxos migratórios ocorreu de
forma forçada para o continente americano de uma grande população de africanos
escravizados.
São vários fatores que podem
levar as pessoas a migrar, são eles:
Exodo rural, conflitos internos e
guerras.
Refugiados- são pessoas que se
deslocam dentro do próprio país, fugindo de conflitos; este movimento é chamado
de deslocados internos, quando saem do país são chamados de refugiados.
Os refugiados enfrentam desafios .
A ONU possui uma agenda para os
deslocados internos e refugiados, conhecido como Alto comissariado das Nações
Unidas para refugiados ( Acnur).
Livro
Didático Araribá Mais Geografia, páginas 52 a 59.
4º AULA
ETAPA
1:
Após a leitura compartilhada de um dos textos, solicite copiar e responder a
atividade do livro Didático Araribá Mais Geografia na página 60.
ETAPA 2
: Correção e momento de sanar possíveis dúvidas e socialização.
Sugestão:
Atividade fica a critério da metodologia de cada professor.
Obs. Para
base de estudos utiliza-se o livro Araribá Mais Geografia.
RECURSOS: ( pág. 48 a 59 ) Livro didático; (x ) Data show; ( x) Jornal;
(x ) Revista; (x ) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos; (
x ) Textos Informativos; ( ) Outros
AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( x) Resolução de
Exercícios/Livro páginas: ( 60
)
( ) Seminários; ( ) Apresentação oral; ( x ) Observação do desempenho do grupo; (
) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios
Referencias:
Livro
didático de Araribá Mais Geografia .
Imagem: https://casaeconstrucao.org/artesanato/artesanato-com-garrafa-pet/ Como fazer artesanato do garrafa pet
https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/garrafa-pet-artesanato-reciclagem-e-decoracao.html
https://pioneiro.com.br/periodo-integral-opcional-lanca-campanha-de-coleta-de-celulares/
Que Deus continue protegendo e abençoando
a todos nós...
Nenhum comentário:
Postar um comentário