5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 8º ANO - 2022

 

                                          SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

Tema:   Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema:  Atitudes Sustentáveis: iniciativas a favor do meio ambiente

Unidade Temática: Conexões e Escalas.

Objetos do conhecimento:   Diversidade e dinâmica da população mundial e local. 

Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos darelação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano:                          Período: 06/06 a 18/06/22                                              Nº de Aulas: 4

HABILIDADES

(EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e força dos, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional e baiana.

(EF08GE04IT) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região, traçando paralelos com a dinâmica nacional, baiana da mesorregião do Extremo Sul da Bahia especialmente no Município de Itamaraju.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1.Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

6:Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7:Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

                 COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

 

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequência terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos ,ficando mais fácil a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades realizadas.

   

 

Sugestão : O professor  usando o mesmo objeto de conhecimento, pode trabalhar uma outra opção  de atividade.                                                                       

                                                                                    1º AULA

 

ETAPA 1: Inicie a aula fazendo um levantamento prévio da aula anterior, Em seguida expor aos alunos o tema “Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”, que será trabalhado durante a unidade. Em seguida orientar aos alunos a fazer a leitura e interpretação do texto e responder as questões proposta sobre “Desenvolvimento sustentável "que esta disponível na apostila.

Ser sustentável é essencial para preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam.

·         Cite 03 práticas sustentáveis?

·         O que é desenvolvimento sustentável?

 

 

 

                                              

                                                                  

TEXTO PARA LEITURA E INTERPRETAÇÃO:

 

Desenvolvimento Sustentável

 

        “Desenvolvimento sustentável é aquela que ‘satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades’. Ou seja, é o desenvolvimento econômico, social, cientifico e cultural das sociedades, garantindo  mais saúde, conforto e conhecimento, mas sem exaurir os recursos naturais do planeta.

  Para isso, todas as formas de relação do homem com a natureza devem ocorrer com o menor com dano possível ao ambiente . As políticas , os sistemas de produção, transformação, comércio e serviços – agricultura, indústria, turismo, serviços básicos mineração etc.- e o consumo têm de existir preservando a biodiversidade e as próprias pessoas, enfim, protegendo a vida no planeta.

  Assim, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, as indústrias devem controlar a emissão de gases poluentes na atmosfera e evitar lançar resíduos tóxicos no solo e rios, a agricultura deve buscar reduzir o uso de agrotóxicos e o desmatamento de áreas- matas, cerrados etc.: as cidades devem respeitar as áreas de florestas e os rios que protegem seus  mananciais e reduzir o volume de resíduos aproveitado.

De modo geral, as pessoas devem tomar atitudes como não desperdiçar água, destinar correntemente seu lixo, consumir alimentos mais saudáveis, preservar bosques e todo tipo de área verde”.

 

                                             HAMMES,Valéria Sucena . O que é desenvolvimento sustentável. O Estado de S. Paula, 28 jul  20.

 

 

1.      Você acha possível a conciliação de uma política de desenvolvimento sustentável com o sistema econômico capitalista?

 

ETAPA 2: Correção da atividade aproveitar para sanar possíveis dúvidas.

 

                                                                   2º AULA

 

ETAPA 1: Nesta etapa o professor fará uma abordagem de um tema atual e presente nas notícias cotidianas do mundo e do Brasil: as migrações, com destaque para os refugiados que fogem de conflitos ou difíceis condições de vida em seu país ou lugar de origem. Pergunte aos alunos se eles se recordam de qual é a origem dos principais grupos de refugiados na atualidade.

Verifique também se eles já ouviram sobre a entrada de venezuelanos no Brasil .

O professor fará a leitura do texto, em seguida se possível, escrever no quadro e pedir aos alunos para reescreverem no caderno com organização. Pergunte se algum aluno tem ascendência de algum grupo imigrante e peça a ele que conte se sua família mantém algum costume de pais, avós ou até bisavós.

 

 TEXTO:             

                                                             Migrações, refugiados e diversidade

                        

    A diversidade mundial tem relação com os movimentos migratórios que marcam a história dos povos e das nações. Desde a Pré-história ocorrem migrações, por razões variadas, como a busca por melhores condições de vida e a fuga de guerras e conflitos.

No fim do século XIX e no início do XX, muitos europeus emigraram de seu continente e foram, em grande parte, para as Américas do Norte e do Sul em busca de uma vida melhor e com mais oportunidades. O Brasil é um dos países que receberam muitos desses migrantes, principalmente italianos. A partir da segunda metade do século XX e do início do XXI, muitas migrações ocorreram em consequência de conflitos e guerras civis.

 

UM MUNDO DIVERSO

 

  A diversidade do modo de vida das populações em todo o mundo pode ser constatada por inúmeros aspectos, como os culturais, religiosos, históricos, artísticos, políticos e econômicos, entre outros.

  Conhecendo esses aspectos, temos condições de compreender melhor cada sociedade e, inclusive, enxergar a relação entre tais aspectos, diferenciando cada grupo. As religiões, por exemplo, além da função espiritual, exercem papel cultural e político.

  O idioma é outro aspecto muito importante para diferenciar as sociedades humanas, pois está relacionado à identidade de certo grupo, além de poder contribuir para a expansão cultural de determinado país.

 

A diversidade étnica e cultural

 

  O atual processo da globalização e os consequentes movimentos migratórios têm possibilitado a ampliação da diversidade étnica e cultural no mundo.

  Com os avanços tecnológicos, o desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação e o aumento da circulação de informações, bens, serviços e pessoas, cada vez mais vem ocorrendo a socialização entre diversos grupos étnicos e culturais, que possuem idiomas, costumes, valores, tradições e religiões distintos.

 

Na contramão da diversidade

 

  Como vimos, existe uma grande diversidade étnica e cultural no mundo. Porém, infelizmente, muitos grupos sociais e até Estados adotam posturas preconceituosas e intolerantes em relação a determinados grupos étnicos.

  Outro problema relacionado ao preconceito e à intolerância, que vem ganhando força principalmente em países desenvolvidos do continente europeu, é a xenofobia, que pode ser entendida como a aversão ao cidadão estrangeiro.

 

                                                                                               Livro didático de Araribá Mais Geografia pág. 48 a 51.

 

ETAPA 2:  Após a reescrita solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos. Professor aproveite para retomar conceitos trabalhados na sequência anterior sobre a migração no fim do século XIX e início do XX, o conteúdo apresentado abre a possibilidade do trabalho com as habilidades EF08GE03 e EF08GE04. Aqui, traz-se os principais fluxos migratórios da época e a quantidade de pessoas que partiram da Europa rumo ao continente americano, incluindo a América Latina. Em seguida solicite a atividade disponível na apostila.

                                     

                                                    ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

1.      Responda de acordo com o texto:

a)      A diversidade  do modo de vida das populações em todo o mundo pode ser constatada por inúmeros aspectos. Quais são eles?

b)      Por que o idioma é outro aspecto muito importante, além de poder contribuir para a expansão cultural de determinado país?

2.      Leia o texto e responda ás questões.

 

Artigo 3A diversidade cultural, fator de desenvolvimento

 

A diversidade cultural amplia as possibilidades de escolha

que se oferecem a todos; é uma das fontes do desenvolvi-

mento, entendido não somente em termos de crescimento

 econômico, mas também como meio de acesso a uma

existência intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória.

                              

UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. É possível encontrar o documento na íntegra na internet, no site da UNESCO.

 

a)      Se você tivesse que explicar a um colega a importâcia da diversidade cultural quais argumentos utilizaria?

 

                                                           3º AULA

 

ETAPA 1: Iniciar a aula com um levantamento prévio da aula anterior. Logo após continuação do objeto de conhecimento sobre “Migrações". Comente com os alunos que existem várias hipótese de como seres humanos migraram pelos continentes ao longo da Pré-História. . No continente americano, há duas hipóteses principais: os primeiros seres humanos chegaram pelo estreito de Bering, que estaria congelado e, devido a efeitos de uma glaciação, o nível dos mares estava mais baixo. Outra hipótese é que esses grupos partiram do Sudeste asiático em direção às ilhas da Oceania e, gradativamente, às ilhas do Oceano Pacífico, até alcançarem a costa oeste do continente sul-americano. Leitura compartilhada do texto 1 ou do texto 2 e

 

Texto1:

                                                                  MIGRAÇÕES

 

 

 Um aspecto importante no que diz respeito à distribuição populacional são as migrações. Essas movimentações de entrada (imigração) ou saída (emigração) de população podem ser internacionais (de um país para outro) ou internas (dentro de um mesmo país). Ao analisar a dinâmica populacional de um local, devemos levar em conta as migrações e a taxa de crescimento vegetativo.

 

 Fluxos migratórios até o século XIX

Os fluxos migratórios fazem parte da história da humanidade desde a Pré-História. Ao longo do tempo, foram motivados pelas mais diversas razões, de acordo com o contexto histórico, social, político e territorial.

  A teoria mais aceita no meio científico indica que as primeiras migrações, durante a Pré-História, partiram da África, onde surgiu o Homo sapiens, há cerca de 200 mil anos.

Já entre os séculos XVI e XIX, grande parte dos fluxos migratórios ocorreu no contexto do colonialismo europeu. A expansão e a exploração territorial, bem como a busca por fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores, impulsionaram fluxos migratórios das potências europeias da época para os continentes americano, asiático e africano. Nesse período, ocorreu a migração forçada para o continente americano de uma grande população de africanos escravizados.

 

Fluxos migratórios no fim do século XIX e no início do século XX

 

Um dos fluxos migratórios que mais se destacaram no contexto mundial nos séculos XIX e XX foi o de europeus. Do fim do século XIX às primeiras décadas do século XX, cerca de 60 milhões de pessoas deixaram a Europa e se dirigiram para os Estados Unidos.

 

Fluxos migratórios contemporâneos

 

Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o fluxo se inverteu: a Europa se tornou um dos principais destinos de imigrantes, provenientes das mais diversas partes do mundo, em busca de melhores condições de vida e de emprego.

 

Refugiados e deslocados internos

 

Atualmente, um fluxo que tem ganhado cada vez mais destaque e preocupado governos de países do mundo todo é o de refugiados e deslocados internos. Quando as pessoas se deslocam dentro do próprio país, fugindo de conflitos, são denominadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como deslocados internos. Quando saem do país, são chamadas de refugiados. A ONU tem uma agência para os deslocados internos e os refugiados, conhecida como Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

 

Conflitos e refugiados no mundo

 

 A história da humanidade registra diversos conflitos devido a motivações econômicas, desigualdades sociais e intolerância étnica e religiosa. Como consequência, podemos observar um enorme contingente de pessoas obrigadas a abandonar seus lares em busca de sobrevivência.

                                        

                                                                               Livro Didático Araribá Mais Geografia, páginas 52 a 59.

TEXTO 2:

                                                 “Migrações, refugiados e diversidade”        

 

O atual processo da globalização e os movimentos migratórios tem possibilitado a ampliação da diversidade étnica e cultural. As movimentações de entrada ( imigração) ou saída ( emigração) de população podem ser internacionais, ou internas( dentro de um mesmo país).

  Entre os séculos XVI e XIX, parte dos fluxos migratórios ocorreu de forma forçada para o continente americano de uma grande população de africanos escravizados.

São vários fatores que podem levar as pessoas a migrar, são eles:

Exodo rural, conflitos internos e guerras.

Refugiados- são pessoas que se deslocam dentro do próprio país, fugindo de conflitos; este movimento é chamado de deslocados internos, quando saem do país são chamados de refugiados.

  Os refugiados enfrentam desafios .

A ONU possui uma agenda para os deslocados internos e refugiados, conhecido como Alto comissariado das Nações Unidas para refugiados ( Acnur).

 

                                                                                         Livro Didático Araribá Mais Geografia, páginas 52 a 59.

 

                                                                          

                                                                            4º AULA

 

ETAPA 1: Após a leitura compartilhada de um dos textos, solicite copiar e responder a atividade do livro Didático Araribá Mais Geografia na página 60.  

 ETAPA 2 : Correção e momento de sanar possíveis dúvidas e socialização.                                                                         

 

 

Sugestão: Atividade fica a critério da metodologia de cada professor.

 

 

 

Obs. Para base de estudos utiliza-se o livro Araribá Mais Geografia.

 

 

RECURSOS: ( pág. 48 a 59 ) Livro didático; (x ) Data show; (  x) Jornal; (x  ) Revista; (x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; (  x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: ( 60      )

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; () Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios

 

Referencias:

Livro didático de Araribá Mais Geografia .

Imagem:  https://casaeconstrucao.org/artesanato/artesanato-com-garrafa-pet/  Como fazer artesanato do garrafa pet

https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/garrafa-pet-artesanato-reciclagem-e-decoracao.html

https://pioneiro.com.br/periodo-integral-opcional-lanca-campanha-de-coleta-de-celulares/

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                            Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário