5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 7º ANO - 2022

 

                           SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA:  Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

Subtema: Meio ambiente e sustentabilidade por amor à vida.

Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo/Conexões e Escalas

Objetos do Conhecimento:  Produção, Circulação e Consumo de Mercadorias.

 

Objetivo geral:      

 Conhecer o espaço geográfico como uma construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza.

Ano:                           Período: 06/06/2022  a  18/06/2022                               Nº de Aulas: 6

                                                                      HABILIDADES

EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.

(EF07GE05BA) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo e suas repercussões na atualidade.

(EF07GE05IT) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo a partir produção econômica do município de Itamaraju voltada para o mercado mundial, bem como dos importados que circulam para consumo.

(EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares vizinhos.

COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

1.  Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da  natureza ao longo da história.

COMPETÊNCIAS GERAIS

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

             COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

OBS: Professores, essa sequencia terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais facil  a avaliação de desempenho da participação nas aulas e nas atividades  realizadas.

 

                                                                         1ªAula

 

 ETAPA 1: Nesta etapa sugerimos iniciar  a aula com a sensibilização ao observar imagens ( slides ou fotografias) sobre a natureza com questionamentos oral ou escritos sobre a questão ambiental. Retomando ao tema : Sustentabilidade no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” e subtema “Meio ambiente e sustentabilidade por amor à vidae  apresentação do Projeto : Comprometidos com um ambiente saudável e sustentável em prol da saúde física, mental e social. Momento de observação, reflexão e questionamentos.

 Sugestão: O Professor(a) expoe as imagens em seguida, orienta  os alunos a observarem todas imagens abaixo e a  refletirem  sobre cada uma delas.Logo após peça que cada um faça a escolha de uma imagem e informe: O por que fez aquela escolha? E qual a sua reflexão ao observar aquela determinada  imagem?

1.

91 ideias de MEIO AMBIENTE | meio ambiente, ambiente, meio ambiente frases2.  Iniciativa pelo Dia Mundial do Meio Ambiente cria movimento coletivo por  mundo mais sustentável

3.

Os 3 pilares da sustentabilidade. 4. Regional Segurança - Fazendo Clientes para toda a vida

 

ETAPA 2: Nesta etapa promova um momento de reflexão, questionamentos e socialização.

 

 

5.15 imagens que vão fazer você repensar (mesmo) o uso do plástico | Hypeness  – Inovação e criatividade para todos.6. Pin de Teresa em naturaleza | Salve a terra, Vida marítima, Poluição da água7.Dia Mundial do Meio Ambiente: já é hora de falarmos sobre o lixo plástico?

 

Racismo ambiental: De que forma tragédias climáticas aprofundam  desigualdades no Brasil | Combate Racismo Ambiental 8. A Degradação do Meio Ambiente - Sobre e Ecologia | Meio Ambiente - Cultura  Mix9.

Sugestão: Texto para leitura e interpretação sobre a “História da sustentabilidade”.

TEXTO:

                                                                 História da sustentabilidade

 

 

O termo sustentável vem do latim sustentare e significa sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos bens naturais deve suprir as necessidades da geração atual sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas.

 

A definição da palavra sustentabilidade começou a ser traçado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada na Suécia, na cidade de Estocolmo, entre os dias de 5 a 16 de junho de 1972. 

 

Essa foi a primeira grande reunião mundial para debater as atividades humanas em relação ao meio ambiente.

A Conferência de Estocolmo, também conhecida como Conferência das Nações Unidas- ONU sobre o Meio Ambiente Humano, divulgou as bases das ações ambientais em nível global e chamou atenção principalmente para assuntos relacionados à degradação ambiental e à poluição, que afetam países, regiões e povos muito distantes do seu ponto de origem.

 

A Declaração de Estocolmo, que foi traduzida como um plano de ação, define ideias de preservação e melhoria do ambiente natural, enfatizando a necessidade de apoio financeiro e assistência técnica às comunidades e países mais pobres.

 

Mesmo a expressão desenvolvimento sustentável ainda não sendo utilizada naquela época, a declaração, no item de número cinco, já falava sobre a necessidade de defender e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações – uma meta a ser alcançada junto com a paz e o desenvolvimento econômico e social.

 Sugestão: Solicitar a leitura do texto “Impactos ambientais da produção de carne bovina” e analise do gráfico, com interpretação de texto, da página 41 do livro didático Araribá Mais Geografia.                                                 

                                                                           2° aula

 

Etapa 1: Nesta aula  explanação do objeto de conhecimento sobre Meio ambiente, sustentabilidade  e fontes de energia”. Leitura livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 37 e 38 ou do texto resumido disponível na apostila. Em seguida escrever no quadro, pedir aos alunos para reescreverem no caderno e orientá-los sobre a organização da escrita. Em seguida solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos.

 

TEXTO:

                                       Meio ambiente, sustentabilidade  e fontes de energia

 

   Um dos principais desafios da atualidade é garantir o desenvolvimento sustentável, ou seja, um modelo de desenvolvimento global capaz de satisfazer as necessidades da população sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

   Na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em 1992, foi estabelecido que os países que mais emitiram gases de efeito estufa ao longo da história devem reduzir essa emissão de forma mais relevante do que os demais, embora a responsabilidade por essa redução seja de todos. Naquele momento, a ideia de sustentabilidade ganhava crescimento significativo nos debates mundiais.

 

   MEGADIVERSIDADE

 

  Os países que abrigam grande diversidade de espécies em seu território são denominados megadiversos. O Brasil é o primeiro colocado entre os 17 países mais ricos em biodiversidade do planeta. Veja quais são esses países no mapa a seguir.

   

 

        A biodiversidade envolve toda a variedade de espécies de flora, fauna e microrganismos e a relação entre os organismos vivos. Países localizados em áreas de climas quentes e úmidos, com vastas florestas e variedade de espécies, concentram a maior parcela dessa megadiversidade, embora enfrentem dificuldades para explorá-la de forma sustentável. Isso ocorre, em parte, porque a maioria desses países, em desenvolvimento, possui menos recursos financeiros e tecnológicos do que os países mais ricos, além de apresentar grandes desigualdades sociais. Para muitos países em desenvolvimento, um dos principais desafios é explorar comercialmente suas grandes áreas florestais de forma sustentável.                                                                                                                  

 

                                                                                                      Livro didático Arariá Mais Gografia pág. 37 a 38.

Etapa 2: Após a leitura e interpretação copiar e responder as questões disponíveis.

                                                    ATIVIDADE

1.      Em que ano na Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima foi estabelecido que os países que mais emitiram gases de efeito estufa ao longo da história devem reduzir essa emissão de forma mais relevante do que os demais ?

2.      O que é efeito estufa?

3.      Observando o mapa da página 38 do livro Araribá Mais Geografia responda.

a)      Em que zona climática se localiza a maior parte dos países megadiversos ? Por que você acha que isso ocorre?

 

Etapa 3: Correção da atividade e socialização.

                                                                              3° aula

                    

Etapa 1: Dando continuidade ao objeto de conhecimento abordado na aula anterior, sugerir aos alunos a fazer leitura do texto disponível na apostila ou acompanhar o estudo na páginas 39, 42, 43 a 47 do livro didático Araribá Mais Geografia.O professor pode também orientar a fazer a leitura do texto resumido disponível na apostila.

 

TEXTO PARA LEITURA:

          

                      A POLÍTICA E A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL

 

      Em 1985 foi criado o Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente, que, na década seguinte, deu origem ao atual Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em 1989, foi criado o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que tem a responsabilidade de executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, conceder licenças ambientais e promover a fiscalização ambiental, entre outras competências.

  

As Unidades de Conservação

 

No Brasil, o governo criou as Unidades de Conservação:

 

Unidades de Proteção Integral

Nas Unidades de Proteção Integral, o principal objetivo é manter a área praticamente intacta. Apresentam normas mais restritivas, não permitindo o consumo, a coleta ou qualquer tipo de dano aos recursos naturais.

Unidades de Uso Sustentável

Nas Unidades de Uso Sustentável, a conservação da natureza é conciliada com o uso sustentável dos recursos naturais, sendo permitida a coleta.

 

RECURSOS ESTRATÉGICOS

 

 O controle dos recursos naturais, especialmente os energéticos, é uma questão territorial estratégica. Cabe ao governo, por exemplo, regular a participação de empresas nacionais e estrangeiras na exploração desses recursos e estabelecer políticas que garantam o fornecimento de energia para a população e para o setor produtivo.

 

Hidreletricidade

 

 A produção de energia hidrelétrica está condicionada, principalmente, à quantidade disponível de água em um rio em determinado período (elemento relacionado às características climáticas regionais) e aos desníveis do relevo (os planaltos, por exemplo, são áreas mais favoráveis à construção de hidrelétricas do que as planícies)

  Esses fatores determinam o potencial hidráulico do rio, indicando a viabilidade da construção de uma usina hidrelétrica.

 

 Combustíveis fósseis

 

Os combustíveis fósseis (gás natural, carvão mineral e petróleo) são as fontes de energia mais utilizadas no mundo e estão entre os principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa. Gás natural A produção de gás natural tem crescido consideravelmente no Brasil. A previsão é de que, até o ano de 2024, o consumo desse recurso se expandirá em até 47%.

 

                                                                                  Livro didático Araribá Mais Geografia pág. 39 a 44 .

 

ETAPA 2: Após a leitura e explicação do texto resumido e questionamento. Solicitar a atividade da página 48 ou a atividade disponível na apostila, promovendo assim o desenvolvimento do conhecimento adquirido.

                                                         Atividade

 

1.       Por que a biopirataria deve ser combatida pelo governo brasileiro?

2.        De que maneira o desmatamento de extensas áreas de vegetação nativa representa ameaça ao patrimônio ambiental brasileiro?

3.        Que aspectos do quadro físico e territorial são comuns ao grupo de países megadiversos?

4.        Imagine que gostaríamos de preservar uma determinada área florestal para a manutenção e a reprodução de espécies silvestres, permitindo acesso a ela apenas para fins de pesquisa. Em qual grupo de Unidade de Conservação essa área deveria ser incluída?

5.       Analise a charge ao lado e responda à questão a seguir.

• De que problema ambiental a charge trata e quais são suas causas?

 

 

 

                                                         

 

 

 

 

                                                                                   4ªAula

ETAPA 1 e 2:Nesta etapa faça uma sondagem sobre o que foi registrado na aula anterior.Em seguida Correção da atividade e socialialização.

TEXTO:

 

                                                                   Energia nuclear

 

A energia nuclear é produzida em usinas termonucleares pela fissão do átomo de urânio, elemento químico radioativo extraído de algumas rochas. As usinas termonucleares podem atingir alta produção de energia com baixa emissão de gases poluentes. Entretanto, apresentam uma série de desvantagens: sua implantação é cara, há geração de lixo nuclear (elementos radioativos descartados) e risco de acidentes nucleares. Além disso, o urânio é um recurso não renovável.

  Fontes alternativas

 

A crescente preocupação em relação aos impactos provocados pelo uso excessivo dos combustíveis fósseis, sobretudo petróleo e carvão mineral, tem impulsionado os investimentos em fontes alternativas de energia (como a energia eólica, a solar e a biomassa). No entanto, o uso dessas fontes ainda é restrito devido aos altos custos de produção, que as tornam menos competitivas do ponto de vista comercial.

Energia eólica

 

 O Brasil possui condições naturais favoráveis à produção de energia eólica, pois no território brasileiro a velocidade dos ventos é duas vezes superior à média mundial.

                                                                             5° aula

 

ETAPA 1: Após a leitura solicitar a atividade da página 49 do livro Arariá Mais Geografia.                                               

 

ETAPA 2: Correção da atividade complementar.                                                 

(Sugestão de atividade:)

                                                                             6° aula

ETAPA 1:Levantamento prévio da aula anterior, e explanação do objeto de conhecimento sobre “População brasileira” que se encontra nas páginas 64 a 68, do livro Araribá Mais Geografia.

 

RECURSOS: Livro didático; ( 37 a 49 ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; (x) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos;     ( x) Textos Informativos;  ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( ) Trabalho; (x) Resolução de Exercícios/Livro páginas:                 .

( ) Seminários; (  ) Apresentação oral; (  ) Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios;

(x)  Atividade escrita; (x) Avaliação da participação; Outros:

Referencias:

 Livro Didático -Araribá Mais Geografia 37 a 49

Livro Didático -Araribá Mais Geografia 65 a 68

 

 

https://br.pinterest.com/ozanabraga/meio-ambiente/ Imagem

https://araguainanoticias.com.br/noticia/iniciativa-pelo-dia-mundial-do-meio-ambiente-cria-movimento-coletivo-por-mundo-mais-sustentavel/26690

 

https://www.fibravit.com.br/post/os-3-pilares-da-sustentabilidade Imagem.

 

http://regionalseguranca.com.br/sustentabilidade-ambiental-o-que-e/ Imagem

https://www.hypeness.com.br/2018/05/15-imagens-que-vao-fazer-voce-repensar-mesmo-o-uso-do-plastico/ Imagens que vão fazer você repensar (mesmo) o uso de plásticos /Hypeness- Inovação e criatividade para todos.

https://blog.waycarbon.com/2018/06/lixo-plastico-dia-do-meio-ambiente/ Imagens.

https://racismoambiental.net.br/2022/02/26/de-que-forma-tragedias-climaticas-aprofundam-desigualdades-no-brasil/ Imagens.

https://meioambiente.culturamix.com/ecologia/a-degradacao-do-meio-ambiente .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                         Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário