SEQUÊNCIA DIDÁTICA
– GEOGRAFIA |
|
TEMA: Sustentabilidade no seu sentido mais
significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Subtema: Meio ambiente e
sustentabilidade por amor à vida. |
Unidade Temática: O sujeito e o seu lugar no mundo/Conexões
e Escalas Objetos do Conhecimento: Produção, Circulação e Consumo de Mercadorias. |
Objetivo geral: Conhecer o espaço geográfico como uma
construção histórica e seu uso nos diferentes tempos e espaços, assim
compreendendo a natureza e a sociedade como conceitos fundamentais para a
construção do espaço geográfico, mantendo a relação homem- natureza. |
|
Ano: 7º Período: 06/06/2022 a 18/06/2022 Nº
de Aulas: 6 |
|
HABILIDADES |
|
EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das
alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do
capitalismo. (EF07GE05BA)
Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o
período mercantilista e o advento do capitalismo e suas repercussões na
atualidade. (EF07GE05IT)
Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o
período mercantilista e o advento do capitalismo a partir produção econômica
do município de Itamaraju voltada para o mercado mundial, bem como dos
importados que circulam para consumo. (EF07GE06IT) Discutir em que medida a produção, a circulação
e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais no Brasil, no bioma
da Mata Atlântica, etc., assim como influem na distribuição de riquezas, em
diferentes lugares analisando a partir do município de Itamaraju e lugares
vizinhos. |
|
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
|
1.
Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação
sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de
resolução de problemas. 2.
Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento
geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a
compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. |
|
COMPETÊNCIAS GERAIS |
|
1. Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo
físico,social, cultural e digital para entender e explicar a realidade,
continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa,
democrática e inclusiva. |
|
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
|
Autonomia; autoestima; autoconfiança;
compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar
respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu
autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o
reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo
estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o
sucesso profissional. |
|
|
|
ETAPAS DA AULA /
METODOLOGIA |
|
OBS: Professores, essa sequencia
terá uma duração de duas semanas para melhor agilizar a vida de vocês e dos
alunos , assim teremos uma visão do aprendizado dos alunos, ficando mais
facil a avaliação de desempenho da
participação nas aulas e nas atividades
realizadas. 1ªAula ETAPA 1: Nesta etapa sugerimos
iniciar a aula com a sensibilização ao
observar imagens ( slides ou fotografias) sobre a natureza com
questionamentos oral ou escritos sobre a questão ambiental. Retomando ao tema
: Sustentabilidade
no seu sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida
e para a vida!” e subtema “Meio
ambiente e sustentabilidade por amor à vida” e apresentação do Projeto
: Comprometidos com um ambiente saudável e sustentável em prol da saúde
física, mental e social. Momento de observação, reflexão e questionamentos. Sugestão:
O Professor(a) expoe as imagens em seguida, orienta os alunos a observarem todas imagens abaixo
e a refletirem sobre cada uma delas.Logo após peça que cada
um faça a escolha de uma imagem e informe: O por que fez aquela escolha? E
qual a sua reflexão ao observar aquela determinada imagem? 1. 2. 3. 4.
ETAPA 2: Nesta etapa promova um momento de reflexão,
questionamentos e socialização. 5.6. 7. 8.
9. Sugestão: Texto para leitura e interpretação sobre a “História da
sustentabilidade”. TEXTO: História da sustentabilidade
O termo sustentável vem
do latim sustentare e significa sustentar; defender;
favorecer, apoiar; conservar, cuidar. Segundo o Relatório de Brundtland
(1987), o uso sustentável dos bens naturais deve suprir as necessidades da
geração atual sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as
suas. A definição da
palavra sustentabilidade começou a ser traçado na Conferência das
Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada na Suécia, na
cidade de Estocolmo, entre os dias de 5 a 16 de junho de 1972. Essa foi a primeira
grande reunião mundial para debater as atividades humanas em relação ao meio
ambiente. A Conferência de
Estocolmo, também conhecida como Conferência das Nações
Unidas- ONU sobre o Meio
Ambiente Humano, divulgou as bases das ações ambientais em nível global e
chamou atenção principalmente para assuntos relacionados à degradação
ambiental e à poluição, que afetam países, regiões e povos muito distantes do
seu ponto de origem. A Declaração
de Estocolmo, que foi traduzida como um plano de ação, define ideias
de preservação e melhoria do ambiente natural, enfatizando a necessidade de
apoio financeiro e assistência técnica às comunidades e países mais pobres. Mesmo a expressão
desenvolvimento sustentável ainda não sendo utilizada naquela época, a
declaração, no item de número cinco, já falava sobre a necessidade de defender
e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações – uma meta a
ser alcançada junto com a paz e o desenvolvimento econômico e social. Sugestão: Solicitar a leitura
do texto “Impactos ambientais da produção de carne bovina” e analise do
gráfico, com interpretação de texto, da página 41 do livro didático Araribá
Mais Geografia.
2° aula Etapa 1: Nesta aula
explanação do objeto de conhecimento sobre “Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia”. Leitura livro didático Araribá Mais Geografia nas páginas 37 e
38 ou do texto resumido disponível na apostila. Em seguida escrever no quadro,
pedir aos alunos para reescreverem no caderno e orientá-los sobre a organização
da escrita. Em seguida solicite novamente a leitura, dessa vez pelos alunos. TEXTO: Meio
ambiente, sustentabilidade e fontes de
energia Um dos principais desafios da atualidade é
garantir o desenvolvimento sustentável, ou seja, um modelo de desenvolvimento
global capaz de satisfazer as necessidades da população sem comprometer as
necessidades das gerações futuras.
Na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em 1992, foi
estabelecido que os países que mais emitiram gases de efeito estufa ao longo
da história devem reduzir essa emissão de forma mais relevante do que os
demais, embora a responsabilidade por essa redução seja de todos. Naquele
momento, a ideia de sustentabilidade ganhava crescimento significativo nos
debates mundiais. MEGADIVERSIDADE
Os países que abrigam grande diversidade de espécies em seu território
são denominados megadiversos. O Brasil é o primeiro colocado entre os 17
países mais ricos em biodiversidade do planeta. Veja quais são esses países
no mapa a seguir.
A biodiversidade envolve toda a
variedade de espécies de flora, fauna e microrganismos e a relação entre os
organismos vivos. Países localizados em áreas de climas quentes e úmidos, com vastas
florestas e variedade de espécies,
concentram a maior parcela dessa megadiversidade, embora enfrentem
dificuldades para explorá-la de forma sustentável. Isso ocorre, em parte,
porque a maioria desses países, em desenvolvimento, possui menos recursos
financeiros e tecnológicos do que os países mais ricos, além de apresentar
grandes desigualdades sociais. Para muitos países em desenvolvimento, um dos
principais desafios é explorar comercialmente suas grandes áreas florestais
de forma sustentável.
Livro
didático Arariá Mais Gografia pág. 37 a 38. Etapa 2: Após a leitura e interpretação copiar e responder as questões
disponíveis.
ATIVIDADE 1. Em que ano na Convenção das Nações Unidas sobre
Mudanças do Clima foi estabelecido que os países que mais emitiram gases de
efeito estufa ao longo da história devem reduzir essa emissão de forma mais
relevante do que os demais ? 2. O que é efeito estufa? 3. Observando o mapa da página 38 do livro Araribá
Mais Geografia responda. a)
Em que zona
climática se localiza a maior parte dos países megadiversos ? Por que você
acha que isso ocorre? Etapa 3: Correção da atividade e socialização. 3°
aula Etapa 1: Dando
continuidade ao objeto de conhecimento abordado na aula anterior, sugerir aos
alunos a fazer leitura do texto disponível na apostila ou acompanhar o estudo
na páginas 39, 42, 43 a 47 do livro didático Araribá Mais Geografia.O
professor pode também orientar a fazer a leitura do texto resumido disponível
na apostila. TEXTO
PARA LEITURA: A POLÍTICA E A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL Em 1985 foi criado o Ministério do
Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente, que, na década seguinte, deu
origem ao atual Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em 1989, foi criado o
Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
(Ibama), que tem a responsabilidade de executar ações das políticas nacionais
de meio ambiente, conceder licenças ambientais e promover a fiscalização
ambiental, entre outras competências. As Unidades de
Conservação
No
Brasil, o governo criou as Unidades de Conservação: Unidades de Proteção
Integral Nas
Unidades de Proteção Integral, o principal objetivo é manter a área
praticamente intacta. Apresentam normas mais restritivas, não permitindo o
consumo, a coleta ou qualquer tipo de dano aos recursos naturais. Unidades de Uso
Sustentável
Nas
Unidades de Uso Sustentável, a conservação da natureza é conciliada com o uso
sustentável dos recursos naturais, sendo permitida a coleta. RECURSOS ESTRATÉGICOS O controle dos recursos naturais, especialmente
os energéticos, é uma questão territorial estratégica. Cabe ao governo, por
exemplo, regular a participação de empresas nacionais e estrangeiras na
exploração desses recursos e estabelecer políticas que garantam o
fornecimento de energia para a população e para o setor produtivo. Hidreletricidade
A produção de energia
hidrelétrica está condicionada, principalmente, à quantidade disponível de
água em um rio em determinado período (elemento relacionado às
características climáticas regionais) e aos desníveis do relevo (os
planaltos, por exemplo, são áreas mais favoráveis à construção de
hidrelétricas do que as planícies) Esses fatores determinam o potencial
hidráulico do rio, indicando a viabilidade da construção de uma usina
hidrelétrica. Combustíveis
fósseis Os combustíveis fósseis
(gás natural, carvão mineral e petróleo) são as fontes de energia mais
utilizadas no mundo e estão entre os principais responsáveis pela emissão de
gases de efeito estufa. Gás natural A produção de gás natural tem crescido
consideravelmente no Brasil. A previsão é de que, até o ano de 2024, o
consumo desse recurso se expandirá em até 47%.
Livro
didático Araribá Mais Geografia pág. 39 a 44 . ETAPA 2: Após a leitura e explicação do
texto resumido e questionamento. Solicitar a atividade da página 48 ou a
atividade disponível na apostila, promovendo assim o desenvolvimento do
conhecimento adquirido. Atividade 1.
Por que a biopirataria deve ser
combatida pelo governo brasileiro? 2.
De que maneira o desmatamento de extensas
áreas de vegetação nativa representa ameaça ao patrimônio ambiental
brasileiro? 3.
Que aspectos do quadro físico e territorial
são comuns ao grupo de países megadiversos? 4.
Imagine que gostaríamos de preservar uma
determinada área florestal para a manutenção e a reprodução de espécies
silvestres, permitindo acesso a ela apenas para fins de pesquisa. Em qual
grupo de Unidade de Conservação essa área deveria ser incluída? 5.
Analise
a charge ao lado e responda à questão a seguir. • De que problema ambiental a charge trata e quais são suas causas?
4ªAula ETAPA 1 e 2:Nesta etapa faça uma sondagem sobre o que foi registrado na aula
anterior.Em seguida Correção da atividade e socialialização. TEXTO:
Energia nuclear A energia nuclear é produzida
em usinas termonucleares pela fissão do átomo de urânio, elemento químico
radioativo extraído de algumas rochas. As usinas termonucleares podem atingir
alta produção de energia com baixa emissão de gases poluentes. Entretanto,
apresentam uma série de desvantagens: sua implantação é cara, há geração de
lixo nuclear (elementos radioativos descartados) e risco de acidentes
nucleares. Além disso, o urânio é um recurso não renovável. Fontes
alternativas A crescente preocupação em
relação aos impactos provocados pelo uso excessivo dos combustíveis fósseis,
sobretudo petróleo e carvão mineral, tem impulsionado os investimentos em
fontes alternativas de energia (como a energia eólica, a solar e a biomassa).
No entanto, o uso dessas fontes ainda é restrito devido aos altos custos de
produção, que as tornam menos competitivas do ponto de vista comercial. Energia
eólica O Brasil possui condições naturais
favoráveis à produção de energia eólica, pois no território brasileiro a
velocidade dos ventos é duas vezes superior à média mundial. 5°
aula ETAPA 1: Após a leitura
solicitar a atividade da página 49 do livro Arariá Mais Geografia.
ETAPA
2: Correção da atividade complementar. (Sugestão de
atividade:) 6° aula ETAPA 1:Levantamento prévio da
aula anterior, e explanação do objeto de conhecimento sobre “População
brasileira” que se encontra nas páginas 64 a 68, do livro Araribá Mais
Geografia. RECURSOS: Livro didático; ( 37
a 49 ) Data show; ( ) Jornal; ( ) Revista; (x) Vídeo; ( ) Computador; ( ) Jogos;
( x) Textos Informativos;
( ) Outros AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( )
Trabalho; (x) Resolução
de Exercícios/Livro páginas: . (
) Seminários; ( )
Apresentação oral; ( )
Observação do desempenho do grupo; ( ) Cartaz; ( ) Debate;( ) Relatórios; (x) Atividade escrita; (x) Avaliação da
participação; Outros: Referencias: Livro Didático
-Araribá Mais Geografia 37 a 49 Livro Didático -Araribá Mais Geografia 65 a 68 https://br.pinterest.com/ozanabraga/meio-ambiente/
Imagem https://www.fibravit.com.br/post/os-3-pilares-da-sustentabilidade
Imagem. http://regionalseguranca.com.br/sustentabilidade-ambiental-o-que-e/ Imagem https://www.hypeness.com.br/2018/05/15-imagens-que-vao-fazer-voce-repensar-mesmo-o-uso-do-plastico/
Imagens que vão fazer você repensar (mesmo) o uso de plásticos /Hypeness-
Inovação e criatividade para todos. https://blog.waycarbon.com/2018/06/lixo-plastico-dia-do-meio-ambiente/
Imagens. https://meioambiente.culturamix.com/ecologia/a-degradacao-do-meio-ambiente .
Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário