SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA |
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TEMA: Sustentabilidade no sentido mais significativo:
“Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” Subtema: A importância da
sustentabilidade para o planeta. |
Unidade Temática: Conexões
e Escala Objetos do Conhecimento: Relações entre
os componentes físicos-naturais. |
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Objetivo geral: Estudo do espaço, da superfície terrestre
e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca
entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode
ser uma prática humana
de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver. |
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Ano: 6° Período:
06/06/2022 a 18/06/2022 Nº
de Aulas: 6 |
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HABILIDADES |
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(EF06GE03) Descrever os
movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o
tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a
dinâmica social e econômica no campo e na cidade.
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COMPETÊNCIA ESPECÍFICA |
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2. Estabelecer conexões entre diferentes temas
do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos
para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da
natureza ao longo da história. Construir argumentos
com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de
vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à
biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. |
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COMPETÊNCIAS GERAIS |
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6.Construir argumentos
com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de
vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro ,sem preconceito de qualquer
natureza. 7.Agir pessoal e coletivamente com respeito
,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação ,
propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios
éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários. |
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COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
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Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a
capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas,
permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante,
com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o
tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar
quanto no futuro, para o sucesso profissional. |
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ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA |
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1ªAula
ETAPA 1 :Iniciar a aula fazendo um levantamento prévio sobre
a aula
anterior. Em seguida fazer a leitura compartilhada do texto resumido sobre “A deriva continental e as placas tectônicas” disponível na apostila,promovendo comentários e
reflexões sobre o assunto abordado . Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto no link: https://www.youtube.com/watch?v=P3FhtxeDaz4 em seguida pedi que responda a atividade
complementar. Leitura
do texto e interpretação: A deriva continental e
as placas tectônicas Deriva Continental Deriva
Continental é uma teoria que inicialmente postulou o movimento das massas
continentais ao longo do tempo geológica da Terra, considerando que,
anteriormente, os atuais continentes possuíam outras formas e até mesmo se
situavam em outras localidades do planeta. Essas observações foram realizadas
antes mesmo do conhecimento a respeito das placas tectônicas, o que serviu
como uma posterior comprovação da movimentação não só dos continentes
terrestres, mas de toda a crosta
Teoria
das Placas Tectônicas Em 1913,
Alfred Wegener apresentou a Teoria da Deriva Continental, que afirma que, há
milhões de anos, as massas de Terra formavam um único supercontinente,
chamado Pangeia. Essa teoria foi confirmada por sua sucessora, a chamada
Teoria das Placas Tectônicas. A Teoria das
Placas tectônicas parte do pressuposto de que a crosta terrestre está
dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os
continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma,
impulsionadas por forças vindas do no interior da Terra. Portanto, a
superfície terrestre não é uma placa imóvel, como era falado no passado. Principais placas
tectônicas O planeta
Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38
menores. Como exemplos de placas principais, podemos citar a Placa
Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana. As menores podem
ser exemplificadas pela Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das
Marianas. Tipos de placas ·
Oceânicas: encontram-se no
assolho oceânico. ·
Continentais: situam-se sob os continentes. ·
Oceânicas e continentais: situam-se sob o continente e no assoalho oceânico. ETAPA 2: Após
a leitura o professor pode orientar aos alunos a escrita do texto no caderno
de forma organizada.
2ª
aula ETAPA 1: Uma breve sondagem sobre o conteúdo da aula passada,
continua com a explicação sobre “Movimentos
das placas tectônicas” logo após aplica uma atividade de fixação, que
pode ser a sugerida no planejamento ou outra atividade elaborada pelo
professor. Texto para interpretação: Por que as placas tectônicas movimentam-se? Os
movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas
temperaturas existentes no interior da Terra. A crosta
terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O
intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de
convecção. Esse movimento convectivo transfere calor do núcleo (camada mais
interna da Terra) para as camadas mais externas, provocando a movimentação
das placas, levando à junção ou à separação dos continentes. Movimentos das placas
tectônicas A
movimentação das placas é lenta, contínua e ocorre no limite entre elas. Esse
deslocamento leva bastante tempo e é responsável por diversas transformações
e fenômenos que ocorrem na crosta terrestre, como a formação de montanhas e
vulcões, terremotos e aglutinação ou separação dos continentes. Os movimentos
das placas tectônicas podem ser laterais, de afastamento e de colisão.
Divergente No movimento
divergente, as placas afastam-se umas das outras, formando fendas e
rachaduras na crosta terrestre. Assim, quando ocorre o movimento das
correntes convectivas ascendentes, o magma do interior da Terra atravessa as
fendas, sendo levado para a superfície. O magma, então, resfria-se e é
acrescentado às bordas das placas, que aumentam de tamanho. Convergente No movimento convergente, as placas
aproximam-se e chocam-se umas contra as outras. Quando o movimento
convergente ocorre entre uma placa oceânica e uma placa continental, a
primeira retorna ao manto, enquanto a segunda enruga-se, formando dobras.
Isso ocorre porque as rochas das placas oceânicas são mais densas que as
rochas das placas continentais. ETAPA 1: Após
a realização da escrita, leitura e interpretação de texto esta etapa orientar
a atividade de fixação sobre a primeira e
segunda aula.
Atividade 1- A teoria da deriva continental, proposta por
Alfred Wegener em 1912, explica a: A) movimentação dos objetos celestes. B) configuração atual dos continentes. C) ocorrência de terremotos e vulcões. D) presença de rochas na astenosfera. E) formação das três zonas climáticas. 2- A teoria da deriva continental defende que os
atuais seis continentes terrestres formavam um único continente, denominado: A) Laurásia. B) Pangeia. C) Eurásia. D) Ocidente. E) Pantalassa 3- A teoria inicial que indicou que a crosta
terrestre era formada por um conjunto de placas tectônicas, que anteriormente
formava um único bloco de terra, foi denominada A) teoria de origem natural. B) teoria do Big Bang. C) teoria da epistemologia. D) teoria da genética. E) teoria da deriva continental. Porque as rochas das placas oceânicas são mais
densas que as rochas das placas continentais. Atividade de fixação
sobre a primeira e segunda aula.
Atividade 1- A teoria da deriva continental, proposta por
Alfred Wegener em 1912, explica a: A) movimentação dos objetos celestes. B) configuração atual dos continentes. C) ocorrência de terremotos e vulcões. D) presença de rochas na astenosfera. E) formação das três zonas climáticas. 2- A teoria da deriva continental defende que os
atuais seis continentes terrestres formavam um único continente, denominado: A) Laurásia. B) Pangeia. C) Eurásia. D) Ocidente. E) Pantalassa 3- A teoria inicial que indicou que a crosta terrestre
era formada por um conjunto de placas tectônicas, que anteriormente formava
um único bloco de terra, foi denominada. A) teoria de origem natural. B) teoria do Big Bang. C) teoria da epistemologia. D) teoria da genética. E) teoria da deriva continental 4- Como é denominado o movimento de afastamento
entre placas tectônicas que formam as chamadas dorsais mesoceânicas? A) Convergente B) Transcorrente C) Divergente D) Transformante E) Verticalmente 5-A teoria das placas tectônicas foi importante para
comprovar os processos de deriva continental. A principal evidência desse
teoria apontou que A) a crosta terrestre é fragmentada em porções litosferas
que se movimentam. B) o manto apresenta dinâmicas climáticas que
interferem na vegetação do globo. C) o manto possui a capacidade de influenciar os
agentes exógenos do relevo. D) o núcleo emite ondas sísmicas que provocam a
movimentação da crosta terrestre. E) a crosta terrestre é responsável pela origem da
movimentação da astenosfera.
3ª aula Etapa 1:Nessa etapa da aula, fazer a correção da atividade da aula passada. Etapa 2: Para fazer uma aula um pouco mais dinâmica, como
sugestão, podemos dividir a sala em grupo e pedir que os grupos façam a
leitura das páginas 64,66,68 e 68, logo após a leitura peça que os grupos
crie 6 ou mais, sem as respostas. Etapa 3: Continuação da atividade em grupo, depois que
criarem as perguntas sem a respostas, o professor deverá fazer a troca das
perguntas entre os grupos e pedir que eles respondam as perguntas criadas
pelos colegas. Se houver tempo, ainda na aula o professor destroca novamente
as folhas das perguntas para que os alunos façam a correção da perguntas
criadas por eles. Observação: Se acaso o professor não quiser aplicar a atividade
em grupo, pode ser feita individual ou o professor pode criar uma outra
maneira de aplica o conteúdo.
4ª aula ETAPA 1: Esta
aula esta estruturada em 2 etapa, para cada aula uma etapa, sabendo que cada
turma tem uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender , estes
fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas,lembre-se!
Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e
os conhecimentos científicos. Texto para leitura: A litosfera
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