5º SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GEOGRAFIA DO 6º ANO - 2022

 

                                                         SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GEOGRAFIA

TEMA: Sustentabilidade no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!”

 Subtema: A importância da sustentabilidade para o planeta.

Unidade Temática: Conexões e Escala

Objetos do Conhecimento: Relações entre os componentes físicos-naturais.

 

Objetivo geralEstudo do espaço, da superfície terrestre e da distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio ambiente que podemos chamar de ecologia, mas também pode ser uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive para compreender e planejar onde se viver.

Ano: 6°                          Período: 06/06/2022  a  18/06/2022                               Nº de Aulas: 6

                            HABILIDADES

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica no campo e na cidade.

(EF06GE03IT) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico, os padrões climáticos, sua relação e impactos sobre a dinâmica social e econômica  no campo e na cidade da Mesorregião do Sul Baiano e Microrregião de Porto Seguro das áreas litorâneas e de Itamaraju.

                 COMPETÊNCIA ESPECÍFICA

2.  Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

Construir argumentos com base em infomações geograficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciênciassocioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

                   COMPETÊNCIAS GERAIS

6.Construir argumentos com base em informações geográficas ,debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental  e o respeito à biodiversidade  e ao outro ,sem preconceito de qualquer natureza.

7.Agir  pessoal e coletivamente com respeito ,autonomia , responsabilidade ,flexibilidade ,resiliência ,e determinação , propondo ações sobreas questões socioambientais ,com base em princípios éticos ,democráticos , sustentáveis e solidários.

           COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autonomia; autoestima; autoconfiança; compromisso: estimular a capacidade do aluno de organizar e de buscar respostas às suas perguntas, permitindo o desenvolvimento de seu autoconhecimento e cresça mais confiante, com isso só tem a ganhar o reconhecimento em si e as características que o tornam único. Contudo estimulando o compromisso tanto no cotidiano escolar quanto no futuro, para o sucesso profissional.

 

                                                         ETAPAS DA AULA / METODOLOGIA

                                                                                1ªAula

 ETAPA 1 :Iniciar a aula fazendo um levantamento prévio  sobre a aula anterior. Em seguida fazer a leitura compartilhada do texto resumido sobre “A deriva continental  e as placas tectônicas”  disponível  na apostila,promovendo comentários e reflexões sobre o assunto abordado . Se preferir inicie a aula com o vídeo proposto no link: https://www.youtube.com/watch?v=P3FhtxeDaz4  em seguida pedi que responda a atividade complementar.

 

 Leitura do texto e interpretação:                                   

                                                               

A deriva continental e as placas tectônicas

 

Deriva Continental

 

 Deriva Continental é uma teoria que inicialmente postulou o movimento das massas continentais ao longo do tempo geológica da Terra, considerando que, anteriormente, os atuais continentes possuíam outras formas e até mesmo se situavam em outras localidades do planeta. Essas observações foram realizadas antes mesmo do conhecimento a respeito das placas tectônicas, o que serviu como uma posterior comprovação da movimentação não só dos continentes terrestres, mas de toda a crosta

 

                                                                Teoria das Placas Tectônicas

 

  Em 1913, Alfred Wegener apresentou a Teoria da Deriva Continental, que afirma que, há milhões de anos, as massas de Terra formavam um único supercontinente, chamado Pangeia. Essa teoria foi confirmada por sua sucessora, a chamada Teoria das Placas Tectônicas.

 

 A Teoria das Placas tectônicas parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do no interior da Terra. Portanto, a superfície terrestre não é uma placa imóvel, como era falado no passado.

Principais placas tectônicas

 

 O planeta Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores. Como exemplos de placas principais, podemos citar a Placa Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana. As menores podem ser exemplificadas pela Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das Marianas.

 

                                                                                      Tipos de placas

 

·         Oceânicas: encontram-se no assolho oceânico.

·         Continentais: situam-se sob os continentes.

·         Oceânicas e continentais: situam-se sob o continente e no assoalho oceânico.

ETAPA 2: Após a leitura o professor pode orientar aos alunos a escrita do texto no caderno de forma organizada.

                                                                              2ª aula

 

 ETAPA 1: Uma breve sondagem sobre o conteúdo da aula passada, continua com a explicação sobre “Movimentos das placas tectônicas” logo após aplica uma atividade de fixação, que pode ser a sugerida no planejamento ou outra atividade elaborada pelo professor.

Texto para interpretação:

 

 Por que as placas tectônicas movimentam-se?

 

  Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra.

 

  A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção. Esse movimento convectivo transfere calor do núcleo (camada mais interna da Terra) para as camadas mais externas, provocando a movimentação das placas, levando à junção ou à separação dos continentes.

Movimentos das placas tectônicas

 

 A movimentação das placas é lenta, contínua e ocorre no limite entre elas. Esse deslocamento leva bastante tempo e é responsável por diversas transformações e fenômenos que ocorrem na crosta terrestre, como a formação de montanhas e vulcões, terremotos e aglutinação ou separação dos continentes.

 

 Os movimentos das placas tectônicas podem ser laterais, de afastamento e de colisão.

 

                                                                             Divergente

 

 No movimento divergente, as placas afastam-se umas das outras, formando fendas e rachaduras na crosta terrestre. Assim, quando ocorre o movimento das correntes convectivas ascendentes, o magma do interior da Terra atravessa as fendas, sendo levado para a superfície. O magma, então, resfria-se e é acrescentado às bordas das placas, que aumentam de tamanho.

Convergente

 

 No movimento convergente, as placas aproximam-se e chocam-se umas contra as outras. Quando o movimento convergente ocorre entre uma placa oceânica e uma placa continental, a primeira retorna ao manto, enquanto a segunda enruga-se, formando dobras. Isso ocorre porque as rochas das placas oceânicas são mais densas que as rochas das placas continentais.

 

ETAPA 1: Após a realização da escrita, leitura e interpretação de texto esta etapa orientar a atividade de fixação sobre a primeira e segunda aula.

                                                                            Atividade

 

1- A teoria da deriva continental, proposta por Alfred Wegener em 1912, explica a:

 

A) movimentação dos objetos celestes.

 

B) configuração atual dos continentes.

 

C) ocorrência de terremotos e vulcões.

 

D) presença de rochas na astenosfera.

 

E) formação das três zonas climáticas.

 

2- A teoria da deriva continental defende que os atuais seis continentes terrestres formavam um único continente, denominado:

 

A) Laurásia.

 

B) Pangeia.

 

C) Eurásia.

 

D) Ocidente.

 

E) Pantalassa

 

3- A teoria inicial que indicou que a crosta terrestre era formada por um conjunto de placas tectônicas, que anteriormente formava um único bloco de terra, foi denominada

 

A) teoria de origem natural.

 

B) teoria do Big Bang.

 

C) teoria da epistemologia.

 

D) teoria da genética.

 

E) teoria da deriva continental.

 

Porque as rochas das placas oceânicas são mais densas que as rochas das placas continentais.

 

Atividade de fixação sobre a primeira e segunda aula.

 

                                                                                 Atividade

 

1- A teoria da deriva continental, proposta por Alfred Wegener em 1912, explica a:

 

A) movimentação dos objetos celestes.

 

B) configuração atual dos continentes.

 

C) ocorrência de terremotos e vulcões.

 

D) presença de rochas na astenosfera.

 

E) formação das três zonas climáticas.

 

2- A teoria da deriva continental defende que os atuais seis continentes terrestres formavam um único continente, denominado:

 

A) Laurásia.

 

B) Pangeia.

 

C) Eurásia.

 

D) Ocidente.

 

E) Pantalassa

 

3- A teoria inicial que indicou que a crosta terrestre era formada por um conjunto de placas tectônicas, que anteriormente formava um único bloco de terra, foi denominada.

 

A) teoria de origem natural.

 

B) teoria do Big Bang.

 

C) teoria da epistemologia.

 

D) teoria da genética.

 

E) teoria da deriva continental

4- Como é denominado o movimento de afastamento entre placas tectônicas que formam as chamadas dorsais mesoceânicas?

A) Convergente

 

B) Transcorrente

 

C) Divergente

 

D) Transformante

 

E) Verticalmente

 

5-A teoria das placas tectônicas foi importante para comprovar os processos de deriva continental. A principal evidência desse teoria apontou que

 

A) a crosta terrestre é fragmentada em porções litosferas que se movimentam.

 

B) o manto apresenta dinâmicas climáticas que interferem na vegetação do globo.

 

C) o manto possui a capacidade de influenciar os agentes exógenos do relevo.

 

D) o núcleo emite ondas sísmicas que provocam a movimentação da crosta terrestre.

 

E) a crosta terrestre é responsável pela origem da movimentação da astenosfera.

 

                                                                                   3ª aula

 Etapa 1:Nessa etapa da aula, fazer a correção da atividade da aula passada.

 

Etapa 2: Para fazer uma aula um pouco mais dinâmica, como sugestão, podemos dividir a sala em grupo e pedir que os grupos façam a leitura das páginas 64,66,68 e 68, logo após a leitura peça que os grupos crie 6 ou mais, sem as respostas.

Etapa 3: Continuação da atividade em grupo, depois que criarem as perguntas sem a respostas, o professor deverá fazer a troca das perguntas entre os grupos e pedir que eles respondam as perguntas criadas pelos colegas. Se houver tempo, ainda na aula o professor destroca novamente as folhas das perguntas para que os alunos façam a correção da perguntas criadas por eles.

 

Observação: Se acaso o professor não quiser aplicar a atividade em grupo, pode ser feita individual ou o professor pode criar uma outra maneira de aplica o conteúdo.

 

                                                                                 

 

 

                                                                                   4ª aula

 

ETAPA 1: Esta aula esta estruturada em 2 etapa, para cada aula uma etapa, sabendo que cada turma tem uma realidade, uma dinâmica e um tempo para aprender , estes fatores são determinantes para a realização das atividades. Mas,lembre-se! Seu papel é fundamental para que os alunos possam ampliar a visão de mundo e os conhecimentos científicos.

Texto para leitura:

                                                               A litosfera

                                Quais são os tipos de tensões na crosta terrestre 

 

 

 

Litosfera - O que é Litosfera? - Significado e Definição - Resumo Geografia

 

 

 

 

 

                                                                                                                                   

                                                            

Biosfera: o que é, ecosfera e reservas da biosfera - Toda Matéria   A litosfera é a parte rígida da esfera terrestre, compreendendo a crosta e a parte mais externa do manto. Sua origem está associada ao processo de formação da Terra. Inicialmente, o planeta era muito quente e gasoso, mas, com seu resfriamento ao longo de milhões de anos, a camada mais superficial se solidificou. A crosta é constituída de duas partes com diferentes espessuras, constituições rochosas e formas: a crosta continental, que é a estrutura terrestre mais superficial, composta de camadas de rochas que configuram os continentes e as zonas de baixa profundidade nas costas, e a crosta oceânica, que é a do fundo dos oceanos, mais fina se comparada à crosta continental. Esse conjunto das partes sólidas da Terra é formado por diversos tipos de rocha. Em sua superfície e em seu interior existem vários tipos de minerais, que são explorados pelos seres humanos no desenvolvimento das atividades econômicas e, por isso, são chamados de recursos minerais (como a areia, utilizada na construção civil, e o petróleo, óleo natural do qual é possível produzir gasolina, nafta, asfalto, querosene, solventes    A litosfera é a parte rígida da esfera terrestre, compreendendo a crosta e a parte mais externa do manto. Sua origem está associada ao processo de formação da Terra. Inicialmente, o planeta era muito quente e gasoso, mas, com seu resfriamento ao longo de milhões de anos, a camada mais superficial se solidificou. A crosta é constituída de duas partes com diferentes espessuras, constituições rochosas e formas: a crosta continental, que é a estrutura terrestre mais superficial, composta de camadas de rochas que configuram os continentes e as zonas de baixa profundidade nas costas, e a crosta oceânica, que é a do fundo dos oceanos, mais fina se comparada à crosta continental. Esse conjunto das partes sólidas da Terra é formado por diversos tipos de rocha. Em sua superfície e em seu interior existem vários tipos de minerais, que são explorados pelos seres humanos no desenvolvimento das atividades econômicas e, por isso, são chamados de recursos minerais (como a areia, utilizada na construção civil, e o petróleo, óleo natural do qual é possível produzir gasolina, nafta, asfalto, querosene, solventes etc.).

  A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra. O ar, por sua vez, é uma mistura de gases, constituída de 78% de gás nitrogênio, 21% de gás oxigênio, 0,03% de gás carbônico e o restante de outros gases. Outros planetas do Sistema Solar também possuem atmosfera, mas com características diferentes das da atmosfera terrestre. Ao longo da evolução da Terra, a atmosfera passou por modificações que possibilitaram o desenvolvimento e a proliferação da vida. Entre elas, estão a redução de gases venenosos aos seres vivos, como o cloro, e a formação de uma camada de gás ozônio, que protege a superfície terrestre da radiação ultravioleta emitida pelo Sol. A atmosfera também regula a temperatura da superfície terrestre: ela retém parte do calor proveniente do Sol, mantendo a temperatura ideal para o desenvolvimento dos seres vivos.

  A hidrosfera é o conjunto das águas do planeta damos o nome de hidrosfera. Ela é formada pelas águas subterrâneas, pela água existente na atmosfera, pelas geleiras e pelas águas de oceanos, mares, rios e lagos. Devido às condições de temperatura na superfície terrestre, a água em estado líquido é encontrada em abundância. Sem água, não haveria vida: além de fazer parte da composição dos corpos dos seres vivos, ela é o ambiente de desenvolvimento e reprodução de muitos deles. Os seres humanos utilizam a água para satisfazer diversas necessidades. A água que bebemos é proveniente de rios e reservatórios subterrâneos. Oceanos, mares e rios muitas vezes servem como via de transporte de pessoas e de mercadorias.

   A biosfera é o resultado da interconexão entre a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera. Observe a ilustração. A biosfera é a menor das esferas, formada pelos seres vivos e pelos elementos que propiciam as condições necessárias para o desenvolvimento da vida (solo, ar, água etc.)

ETAPA 2: Após fazer a leitura do texto e interpretação do texto, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações a respeito do assunto abordado.

                                                                                   5ª aula

ETAPA 1:Nesta aula prover comentários e reflexões sobre o objeto de conhecimento abordado na aula anterior. Em seguida pedi para os alunos copiar e responder a atividade proposta na apostila.

                                                                                   ATIVIDADE

1.      Em seu caderno, relacione os ambientes terrestres identificados no quadro a suas definições.

a) (  ) Trata-se da porção mais rígida do planeta, constituída por crosta e parte superior do manto.

b) (  ) É resultado da interligação de todos os outros ambientes e é nela que os seres vivos se desenvolvem.

 c) (   ) Contém os gases necessários para o desenvolvimento da vida.

 d) (   ) É formada por geleiras, oceanos, mares, rios, lagos, águas subterrâneas, vapor d’água, água retida nos seres vivos.

I. Biosfera                 II. Atmosfera

III. Hidrosfera         IV. Litosfera

2.      Escolha dois ambientes da Terra presentes na fotografia abaixo e cite exemplos de atividades humanas relacionadas a eles:

Group of Kid Children with Color Kite on a Beach Stock Image - Image of  child, caucasian: 163390687

3.      A crosta terrestre é constituída de duas partes com diferentes espessuras, contituições rochosase formas; a crosta continental, que é a estrutura terrestre mais superficial,e a crota oceânica, que à do fundo dos oceanos, mais fina se comparada á crosta continental. A crosta terrestre também é chamada de :

A)    Biosfera               b) Litosfera                     c) Mesosfera          d) Troposfera      e) endosfera

ETAPA 2: Correção da atividade, momento de tira dúvidas e socialização.

 

Sugestão:                                                                                                        

ETAPA 1: Nessa aula solicitar aos alunos assistir um vídeo “Oque é Litosfera, Hidrosfera e Atmosfera” que esta disponivel no link: https://youtu.be/tfabqh-kSUg .

ETAPA 2:Após assistir o vídeo e anotar informações, fazer um bate papomcom os alunos sobre as informações do assunto abordado. Em seguida peça aos alunos que faça uma produção de texto com relatos do vídeo, o que mais o chamou atenção.

                                                                                   6ªAula

ETAPA 1: Nessa aula retoma ao tema: Sustentabilidade no sentido mais significativo: “Amor à vida, por todas as formas de vida e para a vida!” relacionado ao subtema: A importância da sustentabilidade para o planeta. Peça aos alunos para acessar o link: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/falando-de-sustentabilidade/noticia/2019/01/07/lixo-domestico-problema-global.ghtml  e fazer uma reflexão sobre “Lixo Domiciliar”. O lixo domiciliar ,doméstico ou residencial é todo tipo de resíduo gerado pelos habitantes das residências, que podem ser materiais orgânicos( as embalagens, os vidros, os papeis).Lixo é todo material descartado pelo ser humano. Após assistir o vídeo e anotar informações, fazer um bate papo com os alunos sobre as informações do assunto abordado.

 ETAPA 2: Promover um momento de escuta, reflexão e socialiação sobre o assunto abordado.E em seguida orientaa fazer a atividae proposta na apostila.

                                                    ATIVIDADE

       REFLEXÃO:

1.      Observe as imagens abaixo e reflita com os colegas sobre as causas desses problemas. E descreva sua reflexão.

 

Chocante: imagens mostram vida cruel de crianças em lixão tóxico no Camboja  - Fotos - R7 Internacional

 

 

 

 

Mendigo ou morador de rua na Praça da Sé – USP Imagens

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Obs. O professor(a) e livre para fazer as modificações de acordo a sua realidade não fugindo do objeto de conhecimento.

 

 

 

RECURSOS: ( 59 a 71 e 74 a 81 ) Livro didático; (x ) Data show; (  ) Jornal; (  ) Revista; ( x ) Vídeo; (  ) Computador; ( ) Jogos; ( x ) Textos Informativos; ( ) Outros

AVALIAÇÃO: ( ) Prova; ( x) Trabalho; ( x) Resolução de Exercícios/Livro páginas: (   69 a 71   )

( ) Seminários; (x ) Apresentação oral; ( ) Observação do desempenho do grupo; (x ) Cartaz; ( x) Debate;( ) Relatórios;

(x  ) Atividade escrita; (  x) Avaliação da participação; Outros:

 

Referencial:

Imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.todamateria.com.br%2Fbiosfera%2F&psig=AOvVaw2DLdkwPATm5W8kBoiqRiti&ust=1654580210761000&source=images&cd=vfe&ved=0CAwQjRxqFwoTCKjZvYyOmPgCFQAAAAAdAAAAABAM

 

Imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.dreamstime.com%2Fgroup-kid-children-color-kite-beach-happy-boys-girls-run-sand-holding-colorful-flying-sea-background-image163390687&psig=AOvVaw3XzMiaF2M3QdBit3WQdULZ&ust=1654581264201000&source=images&cd=vfe&ved=0CAwQjRxqFwoTCMiXzOqRmPgCFQAAAAAdAAAAABAk

 Imagem mostra vida cruel de crianças no lixão. https://img.r7.com/images/2015/03/16/6ujdv3w1lx_w9rlnfru7_file

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fimagens.usp.br%2Feditorias%2Farquitetura-categorias%2Fcenas-da-cidade%2Fattachment%2Fmendigo-ou-morador-de-rua-na-praca-da-se-2%2F&psig=AOvVaw1hj7wy--QWiN0SgkNeww92&ust=1654585337086000&source=images&cd=vfe&ved=0CAwQjRxqFwoTCNCTu_-gmPgCFQAAAAAdAAAAABAE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                        Que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós...

 

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